SóProvas


ID
1122277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o conceito de nível de consciência como o grau de alerta comportamental apresentado pelo indivíduo, nota-se uma grande possibilidade de variação desse parâmetro em pacientes. No que se refere à avaliação do nível de consciência em pacientes vítimas de trauma, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Escala de Coma de Glasgow (ECG) avalia o nível de consciência mediante a observação do comportamento, baseando-se em um valor numérico.  A escala de Coma de Glasgow é realizada com base nos três critérios de abertura do olho (escore varia de 1 a 4), respostas verbais (escore varia de 1 a 5) e respostas motoras (escore varia de 1 a 6). Os resultados do nível de consciência do paciente são determinados através de escores, onde o escore mais alto é 15 (responsividade máxima) e o mais baixo é 03 (responsividade mínima), sendo que o primeiro corresponde ao estado normal de consciência e o último indica o coma profundo. O escore abaixo de 08 corresponde ao coma e acima de 08, não coma, portanto 08 determina o limite.

    Uma rápida avaliação do estado neurológico deve determinar o nível de consciência e a reatividade pupilar do traumatizado. O rebaixamento do nível de consciência é indicativo de diminuição da oxigenação, lesão direta do encéfalo ou uso de drogas e/ou álcool. Na avaliação inicial segue-se a sequência: alerta, resposta ao estímulo verbal, resposta ao estímulo doloroso e se não responde a estímulos.

    Avaliação primária é o processo ordenado para identificar e corrigir de imediato, problemas que ameacem a vida em curto prazo.

    1. Estabilizar a coluna cervical manualmente, verificar responsividade e verificar permeabilidade das vias aéreas.

    2. Verificar respiração e ministrar oxigênio.

    3. Verificar circulação e hemorragias.

    4. Realizar exame neurológico sucinto.

    5. Expor a vítima (prevenir hipotermia).


    Resposta E


    Bibliografia


    Volpato ACB, Vitor CS, Santos MAM. Enfermagem em Emergência.Martinari. 2°edição. 2014.


  • Gabarito: Letra E.

     

     

    CAUTELA, Nobres Concurseiros.

    Observem as atualizações da Escala de Coma de Glasgow (GCS) em 2017

     

     

     

    De acordo com a Escala de Coma de Glasgow (GCS).

    Atualizada em 2017

     

     

     

     

    a) Errada.

    Os resultados do nível de consciência do paciente são determinados através de escores, onde o escore mais alto é 15 (responsividade máxima) e o mais baixo é 03 (responsividade mínima), sendo que o primeiro corresponde ao estado normal de consciência e o último indica o coma profundo.

     

     

    b) Errada.

    Em vítimas de trauma com déficit de consciência, deve-se considerar inicialmente investigar hipoperfusão e hipóxia ,depois de descartadas essas hipóteses, devem-se investigados o abuso de álcool ou outras drogas.

     

     

    c) Errada.

     

    De acordo com o indicador Abertura Ocular (AO), da escala de coma de Glasgow, o paciente recebe pontuação que varia de 1 a 4.

     

    Houve uma atualização na Escala de Coma de Glasgow (GCS) em 2017 onde foi inserido nessa classificação a variação (Não Testável) que tem como pontuação (NT).

     

     

    d) Errada.

     

    De acordo com o indicador Resposts Verbal (RV), da escala de coma de Glasgow, o paciente recebe pontuação que varia de 1 a 5.

     

    Houve uma atualização na Escala de Coma de Glasgow (GCS) em 2017 onde foi inserido nessa classificação a variação (Não Testável) que tem como pontuação (NT).

     

     

    e) Correta.