SóProvas


ID
1123300
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Corresponde a uma lesão que compromete, tipicamente, a epiderme e não deixa cicatriz no processo de regeneração, determinando o restitutio ad integrum:

Alternativas
Comentários
  • Equimose é uma infiltração de sangue na malha dos tecidos com 2 a 3 centimetros de diâmetro. Surge com a ruptura de capilares. Pode suceder uma rubefação ou hiperemia, podendo estar relacionada a trauma ou distúrbios de coagulação.

    Escoriação é uma ligeira esfoladura que atinge a epiderme, chaga superficial da pele; ferimento.

    Petéquia é um pequeno ponto vermelho no corpo (na  pele ou mucosas), causado por uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos. Em contraste com outras manchas na pele, as petéquias não somem(ou clareiam) quando são pressionadas. A causa mais comum de petéquias é o trauma físico, por exemplo, acessos de tosse severos, vômito e choro, que pode resultar em petéquias faciais, especialmente ao redor dos olhos. Nesses casos, as petéquias são completamente inofensivas e geralmente desaparecem dentro de alguns dias. A petéquia pode ser um sinal de trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas). Também pode ocorrer quando a função das plaquetas estiver inibida (como um efeito colateral de medicações ou em certas infecções).

    Víbice são estrias púrpureas provocada pelos hormônios, na síndrome de Cushing, ou mesmo pela distensão da pele durante a ascite e anasarca, gravidez e obesidade. Aparecem manchas ou estrias lineares, raras ou numerosas, que se dispõem paralelamente.

  • Vi que o colega já comentou a questão, mas na hora da prova é importante termos um raciocínio rápido. Então, qualquer dica boa ajuda.

    Equimose é uma lesão que se traduz por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. "Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de rotura capilar, permitindo, assim o extravasamento sanguíneo. (...) Thoinot dizia que a equimose era uma prova irrefutável da reação vital."

    "Quando se apresenta e, forma de pequenos grão, recebe o nome de sugilação e, quando em forma de estrias. toma a denominação de víbice. E petéquias, pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico."

    Portanto, por óbvio já descartamos 3 alternativas (equimose, petéquia e víbice), uma vez que equimose é gênero do qual petéquia e víbice são espécies.

    Apenas para não passar em branco, "escoriação tem quase como resultado a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves. Tem pouco significado clínico, mas assume valor indiscutível na perícia médico-legal. Define-se como o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue."

    Fonte: Medicina Legal, Genival Veloso França, 2012.

  • Gab B

     

    2°- Escoriação: O arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. 

    OBS: Sinonin chamou  de Erosão epidérmica 

    OBS: Dalla Volta chamou de abrasão

     

    Epiderme: É a camada mais fina e protetora, externamente, com diversas terminações nervosas. 

     

    Derme: Camada viva de tecidos abaixo da epiderme. É quase 25 vezes mais grossa do que a epiderme. 

     

    Escoriação típica: É aquela que apenas a epiderme sofre a ação da violência. 

    OBS: A escoriação não cicatriza, não deixa marcas, a regeneração da área lesada é por Reepitelização ( Restitutio ad Integrum ) 

     

    Escoriação Pós Morte: Não há formação de crosta, a derme é branca e não sugila serosidade nem sangue de suas papilas. 

     

    OBS: Escoriação que deixar cicatriz não é escoriação.

     

    Fonte: Genival Veloso França ed:2017

  • Escoriação - não deixa cicatriz nem marcas, restitutio ad integrum

    Equimose - Infiltração hemorragica nas malhas dos tecidos

    Essas são formas de equimoses :

    Petequia - Pequenas equimoses, pontilhado hemorrágico

    Víbice - Pequenas equimoses em forma de estria 

    Sugilação - Pequenas equimoses em forma de grãos

  • GABARITO LETRA B 

     

    a) Equimose. Trata-se de lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos

     

     b) Escoriação. Escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação da violência. Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por reepitelização. Há o restitutio ad integrum.Tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves. Tem pouco significado clínico, mas assume um valor indiscutível na perícia médico-legal. Define-se, de forma mais simples, como o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. Simonin chamou-a de erosão epidérmica e Dalla Volta de abrasão. 

     

     c)Petéquia.  Pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico. 

     

     d) Víbice. Quando em forma de estrias, toma a denominação de víbice. Quando a equimose é produzida por objetos cilíndricos, como bastões, cassetetes, bengalas, deixa, em vez de uma marca, duas equimoses longas e paralelas, conhecidas por víbices, em virtude de o extravasamento do sangue verificar-se ao lado do traumatismo e não na sua linha de impacto. 

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Equimoses são lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo. Não ocorre comprometimento da epiderme na equimose.

    B) CERTO. A escoriação tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes e define-se, de forma mais simples, como o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme. Escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação da violência. Nesse caso, a escoriação dá origem a um exsudato de líquido incolor e crosta serosa, que quando se desprega da lesão não deixa vestígios. Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas, não forma queloide. A regeneração da área lesada é por reepitelização. Há o restitutio ad integrum

    C) ERRADO. Petéquias são pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico, do tamanho de um ponto até uma cabeça de alfinete; por ser uma equimose, também não ocorre com comprometimento da epiderme, tão somente infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos adjacentes.

    D) ERRADO. Quando a equimose é produzida por objetos cilíndricos, como bastões, cassetetes, bengalas, deixa, em vez de uma marca, duas equimoses longas e paralelas, conhecidas por víbices, em virtude de o extravasamento do sangue verificar-se ao lado do traumatismo e não na sua linha de impacto. Aqui também não ocorre comprometimento da epiderme.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • Escoriação vem de escore, arrancamento de uma parte do coro. OBS: não há cicatrização, e sim reparo

  • Gab B

    Escoriação: É o arrancamento da epiderme, camada mais superficial da pele, pelo deslizamento do agente contundente que atua tangencialmente, isto é, de raspão. 

    • Camada superficial: Epiderme
    • Camada Profunda: Derme. 
    • Também chamada de Abrasão ou Erosão epidérmica
    • Princípio do Restitutio ad integrum: Restuti por completamente e não deixa cicatrizes. 
    • OBS: Escoriação feita por unhas são chamadas de Estigmas Ungueais, podendo ser encontradas no pescoço, nos casos de esganadura, e ao redor da boca e nariz, quando o agressor tenta abafar os gritos da vítima ou imobilizá-la. 

  • GAB. B

    Não deixa cicatriz no processo de regeneração, determinando o restitutio ad integrum = Escoriação.

    Equimose: Infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos

    Essas são formas de equimoses :

    Petequia: Pequenas equimoses, pontilhado hemorrágico.

    Víbice: Pequenas equimoses em forma de estria. 

    Sugilação: Pequenas equimoses em forma de grãos.

  • Segundo Genival Veloso França, a escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação violenta. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por reepitelização.

  • O melhor a se fazer é pesquisar no Google Imagens as fotos de cada um deles.

    Com certeza você não esquecer mais.

  • Escoriação: NÃO deixa cicatriz permanente por não atingir a derme (camada profunda da pele).

    Alternativa CORRETA: LETRA B.