SóProvas


ID
112450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm
apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do
posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal
e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento
generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao
corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada,
sem distinção entre a cortical e a medular. Foram
observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no
coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no
útero.

A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a70.

Uma característica epidemiológica importante dessa doença é a alta transmissibilidade, sendo facilmente transmitida por via aerógena. Por isso, é comum a disseminação entre rebanhos vizinhos de propriedades adjacentes.

Alternativas
Comentários
  •    A transmissibilidade da leucose bovina não é alta. O contágio de um animal para outro necessita de um contato físico bem próximo e prolongado. Não ocorrendo  a transmissão de animais que estejam separados a mais de dois metros

  • Transmissão horizontal: comumente ocorre através de agulha ou seringa reutilizada,descornador, tatuagem, equipamento de castração, transfusão de sangue,utilização da mesmaluva de toque retal paradiversos animais, mesma argola (em touros) e monta

    natural. Animaisconfinados estão mais suscetíveis a se infectarem através de secreções nasais, saliva, urina,fezes, descargas uterinas.

    Transmissão vertical:A transmissão para os fetos pela placenta é possível, mas ocorre não mais do que 4 a 8% dos casos. Quando bezerras são alimentadas com leite ou colostro de mãesinfectadas, a transmissão horizontal pode ser menor, pela presença de anticorpos anti-VLB nasecreção. Para evitar a possibilidade de transmissão para o neonato através do colostro ou leitede vacas infectadas preconiza-se o aquecimentodesta secreção lácteaa 56 ºC por 30 minutos,ou a utilização de um banco de colostro proveniente de vacas negativas, conservado a –20ºC em freezer.

    A pasteurização destrói facilmente o vírus. Não é considerada uma Zoonose. Podendo, o leitee a carne bem como seus derivados, serem consumidos sem preocupação.


    http://www.veterinariapreventiva.com.br/pdf/artigo1.pdf