SóProvas


ID
1125067
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos, cirurgias e/ou, exames. Considerando as condições mínimas para a segurança do paciente e a divisão de responsabilidades entre os profissionais de saúde, julgue a assertiva abaixo:

A anestesia peridural, epidural ou extradural têm a vantagem de menor incidência de cefaléia quando comparada à raquianestesia, e de facilitar a realização de técnicas com utilização de catéter.

Alternativas
Comentários
  • A raqui-anestesia consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no líquido cefalorraquidiano (coluna vertebral) onde se encontram as raízes nervosas, através de uma agulha, que é em seguida retirada. A raquianestesia é muito usada para procedimentos ortopédicos de membros inferiores e para cesarianas. Cefaléia é a complicação mais comum da raquianestesia. A anestesia epidural consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no espaço epidural (coluna vertebral) através de um cateter que é deixado no local durante a intervenção. A anestesia peridural é comumente usada durante o parto normal. Resposta CERTO Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • A raqui-anestesia consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no líquido cefalorraquidiano (coluna vertebral) onde se encontram as raízes nervosas, através de uma agulha, que é em seguida retirada. A raquianestesia é muito usada para procedimentos ortopédicos de membros inferiores e para cesarianas. Cefaléia é a complicação mais comum da raquianestesia. A anestesia epidural consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no espaço epidural (coluna vertebral) através de um cateter que é deixado no local durante a intervenção. A anestesia peridural é comumente usada durante o parto normal.

     

    Resposta CERTO

     

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.