SóProvas



Questões de Farmacologia na Enfermagem


ID
45901
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O atendimento farmacológico de emergência, atualmente preconizado nas Síndromes Coronarianas Agudas, inclui o uso de

Alternativas
Comentários
  •  Morfina;

    Oxigênio (4l/min) por cânula nasal;

    Nitrato (nitroglicerina SL);

    Ácido acetilsalicílico;

    Betabloqueador.(antiarrítmicos,proteção contra infarto) Propanolol,atenolol...;

    Clopidogrel. Inibe agregação plaquetária.
  • Lembrando que morfina associada a Nitroglicerina pode causar hipotensão severa. Monitorar SSVV rigorosamente.
  • LEMBRANDO QUE NEM TODO INFARTO PEDE O USO DE NITRATO.

  • MUITO CUIDADO COM OS VELHINHOS QUE FAZEM USO DE SILDENAFIL E VOCÊ OFERECE NITRATO.


ID
45904
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Parada Cardíaca, a dose de epinefrina preconizada por via intravenosa, em cada aplicação, a partir de uma solução de 1:10.000 é de

Alternativas
Comentários
  • Epinefrina ou adrenalina é um importante agente terapêutico em pacientes com parada cardíaca. Este e outros agonistas aumentam a pressão diastólica e melhoram o fluxo coronariano, além de ajudar a preservar o fluxo sanguíneo cerebral durante a reanimação.

    A epinefrina é o principal fármaco a ser usado em todas as modalidades da parada cardiorrespiratória. Os principais efeitos são: aumento da resistência vascular sistêmica; aumento da pressão de perfusão gerada pela compressão torácica externa; aumento da frequência cardíaca; aumento da atividade elétrica miocárdica; aumento do fluxo sanguíneo cerebral e coronariano; aumento da contratilidade miocárdica; aumento da automaticidade; aumento do vigor na fibrilação ventricular, favorecendo a conversão da fibrilação fina (baixa amplitude) em fibrilação grossa (alta amplitude), que é mais suscetível à desfibrilação elétrica.

    Terapia medicamentosa na parada cardiorrespiratória

    Dose EV/IO de epinefrina – 1mg a cada 3 a 5 minutos

    Dose EV/IO de vasopressina: 40 unidades podem substituir a primeira ou a segunda dose de epinefrina

    Dose EV/IO de amiodarona: primeira dose: bolus de 300mg. Segunda dose 150mg.

    Ou seja, cada aplicação, a partir de uma solução de 1:10.000 é de 1,0mg.

    Resposta E




    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010.

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.

ID
95005
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São exemplos de broncodilatadores, anti-hipertensivos, benzodiazepínico e antibiótico, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Broncodilatadores – aminofilina, fenoterol; anti-hipertensivos – losartana potássica, captopril, enalapril; diuréticos - hidroclorotiazida; benzodiazepínico – clonazepan; barbitúricos - fenobarbital; antibiótico – gentamicina, amicacina, estreptomicina; anti-histamínino – fenotiazina; Hidantoinas – fenitoína. Logo, as medicações que são respectivamente broncodilatadores, anti-hipertensivos, benzodiazepínico e antibiótico são: fenoterol, enalapril, clonazepan e amicacina. Resposta D Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Vi uma certa pegadinha, pois todas opções eram para tratar algo especifico enquanto o benzodiazepínico é uma classe dentro dos ansiolíticos, podendo nos confundir no fenobarbital, também é um calmante porem é um barbitúrico


ID
95032
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos distúrbios psiquiátricos, os antipsicóticos utilizados no tratamento podem ser

Alternativas
Comentários
  • A Risperidona um neuroléptico do grupo benzisoxazol. Sua principal indicação é para o tratamento de sintomas psicóticos, especialmente os pacientes esquizofrênicos que não melhoraram com outras medicações antipsicóticas.

    Fonte:http://www.psicosite.com.br/far/anp/risperidona.htm
  • Fenoterol é o que chamamos comercialmente de Berotec, utilizado em tratamento sintomático de crises agudas de asma e outras enfermidades com constrição reversível das vias respiratórias, como bronquite obstrutiva crônica, enfisema e transtornos broncopulmonares.
    Halotano é um anestésico de inalação adequado para grande e pequena cirurgia em pacientes de todas as idades.
  • Risperidona (Antipsicótico)  - Trata os sintomas dos distúrbios psicóticos, como alucinações e delírios.

    Haloperidol (Neuroléptico) - Alivia perturbações como, delírios ou alucinações em casos de esquizofrenia.


ID
106867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando um trabalhador é afastado de sua atividade laboral porque está sendo medicado com psicofármaco, que pode causar impregnação, significa que o medicamento em uso está classificado entre os

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra D

    A manifestação clínica mais comuns da intoxicação por neurolépticos é a impregnação neuroléptica ou síndrome extrapiramidal, resultante da ação do medicamento na via nigro-estriatal, onde parece haver um equilíbrio entre as atividades dopaminérgicas e colinérgicas. Neste caso, há um bloqueio dos receptores dopaminérgicos e, conseqüentemente, uma predominância da atividade colinérgica, com aparição dos sintomas extra-piramidais:

    • - em doses terapêuticas, podem ocorrer reações distônicas, feitas de espasmos musculares breves ou sustentados, geralmente com movimentos lentos e anormais, torcicolo, espasmos musculares, crises oculógiras, rigidez e sinal da roda dentada;
    • - as intoxicações leves levam o paciente a apresentar, além das distonias, sedação, acatisia (compulsão em manter o corpo em movimento, principalmente as pernas), miose, hipotensão ortostática, taquicardia, pele e boca secas e retenção urinária. É comum o aparecimento de uma síndrome extrapiramidal que exclui distonias, acatisia, parkinsonismo, tremor perioral e discinesia tardia;
    • - em casos graves, nota-se o aparecimento de convulsões, coma profundo com abolição dos reflexos, depressão respiratória e distúrbios da termorregulação. No eletrocardiograma observa-se alterações dos segmentos QT, QRS, PR e ST, além de alteração de onda TU (link com imagem ECG.grafico);
    • - a síndrome neuroléptica maligna é um quadro extremamente grave, que também pode ocorrer com doses terapêuticas pelo fato de não ser dose dependente. Ela se traduz por uma alteração da consciência, rigidez, hipertermia, rabdomiólise e acidose lática, além de taquicardia e hipertensão. A mortalidade é alta e o óbito ocorre em 20-30% dos casos.


ID
121807
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as diferentes classificações farmacológicas, são considerados antibiótico, anti-inflamatório, broncodilatador, ansiolítico e anti-hipertensivo, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    A) Anti inflamatório, antibiótico, ansiolítico, broncodilatador, anti hipertensivo

    B) Diurético, antibiótico, ansiolítico, broncodilatador e anti inflamatório

    C) Broncodilatador, ansiolítico, antibiótico, broncodilatador e anti inflamatório

    E) Antibioótico, ansiolítico, broncodilatador, anti inflamatório e diurético


ID
121816
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um cliente faz uso de drogas depressoras do sistema ner- voso central e ingere bebida alcoólica concomitantemente. A interação do álcool no mecanismo de ação do medicamento pode resultar no processo denominado

Alternativas
Comentários
  • Antagonismo - o efeito de um agente é diminuído, inativado ou eliminado quando se combina com outro agente.

    Efeito Sinérgico - efeito maior que a soma dos efeitos de cada agente em separado;

    Precipitação – ocorre por incompatibilidade física, química ou físico-química

    Neutralização – quando uma droga neutraliza o efeito de outra

    Potencialização - o efeito de um agente é aumentado quando em combinação com outro agente;

    O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central logo quando a pessoa ingere mais uma droga que também tem o mesmo efeito acaba potencializando a ação.

    Resposta E

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.



ID
130852
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os medicamentos utilizados para diminuir a hipercolesterolemia, controlar a hipertensão arterial, provocar broncodilatação e aumentar o débito urinário são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • b) sinvastatina, atenolol, fenoterol e hidroclorotiazida.
  • Hipercolesterolemia - Níveis altos de colesterol estão associados à aterosclerose, que é o acúmulo depósitos gordurosos ricos em colesterol nas paredes das artérias. Isto pode estreitar ou entupir as artérias, reduzindo a velocidade ou interrompendo o fluxo de sangue aos órgãos vitais, especialmente o coração e o cérebro. Há diversas medicações utilizadas para a redução do colesterol como: rosuvastatina, sinvastatina e estatina.

    Controlar a hipertensão arterial – anti-hipertensivos - O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Assim, os anti-hipertensivos devem não só reduzir a pressão arterial (PA), mas também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais, e, se possível, a taxa de mortalidade. Podemos citar como anti-hipertensivos: atenolol, lozartana, captopril, nifedipina.

    Provocar broncodilatação – os broncodilatadores são utilizados para o tratamento farmacológico da broncoconstrição, agem através de seu efeito direto relaxante sobre a célula muscular lisa. São exemplos: fenoterol, aminofilina, ipatróprio.

    Aumentar o débito urinário – diuréticos - Os diuréticos são fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário. Também promovem a eliminação de eletrólitos como o sódio e o potássio, sendo usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática, pois perda de sódio provoca redução de líquido extracelular. São exemplos a furosemida, hidroclorotiazida, espirono-lactona, benzotiazida, acetazolamida.

    Logo, os medicamentos utilizados para diminuir a hipercolesterolemia, controlar a hipertensão arterial, provocar broncodilatação e aumentar o débito urinário são, respectivamente, sinvastatina, atenolol, fenoterol e hidroclorotiazida.

    Resposta B

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


ID
133246
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos medicamentos utilizado nas síndromes coronárias agudas, associado ao correto e respectivo mecanismo de ação, corresponde

Alternativas
Comentários
  • Discordo desta resposta, por que a morfina é administrada para alivio da dor aguda ou crônica. Enquanto que a Epinefrina é um fármaco adrenérgico; antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco, de administração intramuscular ou subcutânea.

  • Para as síndromes coronarianas agudas a epinefrina(adrenalina) possue efeito inotrópico(força) e cronotrópico(ritmo) positivo ou seja, aumenta: a frequência cardíaca, contratilidade miocardica,PA, melhora a perfusão coronariana, é vasoconstritora. Além disso possue efeito broncodilator, sendo útil na asma, choque anafilático e obstrução alta. A vasopressina é um vasoconstrictor sistêmico potente e também atua na reabsorção renal de água. A morfina além de ser um potente analgésico e sedativo,  diminui a resistencia periférica dos vasos fazendo com que aumente a perfusão tecidual periférica e consequentemente diminua a demanda de oxigênio para o miocárdio. A naloxona é um antagonista utilizado na intoxicação por opióides. O cloreto de potássio é utilizado para correção de disturbios hidroeletrolíticos que causam hipopotassemia.
  • Gildete Palmeira, pelo que entendi a questão pede Um dos medicamentos utilizado nas síndromes coronárias agudas, e o analgésico de escolha para o Infarto do miocárdio é a morfina, pois ela reduz a pré e pós-carga, o que diminui a carga de trabalho do coração, relaxa os bronquíolos, aumentando a oxigenação. (BRUNNER E SUDARTH).

  • A vasopressina é um potente vasoconstritor não adrenérgico.

    A morfina é a droga de escolha para controle da dor nas síndromes coronárias agudas - SCA. O controle da dor e redução da ansiedade diminuem o nervosismo do paciente e a atividade do sistema nervoso autônomo, com consequente redução das necessidades metabólicas do coração por diminuir a demanda de oxigênio miocárdico, portanto, devendo ser priorizado no atendimento dos pacientes portadores de SCA.

    Naloxona é um antagonista dos receptores opioides, age competindo com os opiáceos nos seus sítios receptores, revertendo os seus efeitos. Exerce alguns efeitos analgésicos.

    O cloreto de postássio é destinado ao tratamento de hipocalemia, alcalose metabólica, podendo também ser utilizada no tratamento de intoxicações digitálicas.

    A Epinefrina é uma catecolamina endógena, com propriedades alfa e beta-adrenérgicas, utilizada na parada cardíaca e bradicardia sintomática. Seu efeito alfa melhora a perfusão coronariana por aumentar a pressão diastólica aórtica (PDA), reduz o fluxo de sangue para órgãos “não vitais”, como pele, músculo e leito esplâncnico, e redireciona o débito cardíaco limitado para o cérebro. Seu efeito beta corresponde aos inotropismo e cronotropismo positivos. A epinefrina estimula as contrações espontâneas e aumenta o vigor e a intensidade da fibrilação ventricular (FV), o que aumenta o sucesso da desfibrilação. Ou seja, tem um efeitos inotrópico positivo e não negativo.

    Respsota B

    Bibliografia

    Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.

  • COMPELTANDO A RESPOSTA DO Mauricio Barros

    ..............O cloreto de potássio é utilizado TAMBÉM PARA REVERTER O QUADRO DE INTOXICAÇÃO DIGITÁLICA

     


ID
316468
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma dose de insulina regular foi administrada ao paciente diabético por via subcutânea às 10 horas da manhã. Após a aplicação, espera-se que a insulina atinja o pico de ação em

Alternativas
Comentários
    • A Insulina Regular tem o seguinte tempo de ação: (Subcutanea)

    - Inicio: 30 min.
    - Pico: 2 - 4 h
    - Duração: 8 h

    • E a Insulina NPH:

    - Inicio: 1:30 h
    - Pico: 4 - 8 h
    - Duração: 24 h
     


ID
316471
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à terapia farmacológica de um indivíduo adulto apresentando atividade elétrica sem pulso, a droga recomendável, segundo as diretrizes da American Heart Association 2010, é:

Alternativas
Comentários
  • Epinefrina

  • Good, son of God.

  • Good, son of God.

  • Good, son of God.


ID
317848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos diferentes procedimentos e recomendações de enfermagem, julgue os itens de 76 a 82.
A administração excessiva de corticosteroides pode resultar na síndrome de Cushing, cujas manifestações clínicas restringem-se a: catarata, glaucoma, hipertensão, face em lua cheia, hipocalemia, miopatia, osteoporose e suscetibilidade aumentada para as infecções.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro na questão encontra-se na palavra ''restringem-se'' e também em algumas das patologias citadas.

    Restringem-se, na questão, quer dizer que são apenas essas as manifestações clinicas da doença de Cushing, o que está errado. Há outras manifestações que não foram citadas.

    Pesquisei no livro (Enfermagem Médico Cirugica - Brunner & Suddarth) e não encontrei como manifestações clínicas catarata, glaucoma e hipolcalemia.

    As manifestações clínicas da Doença de Cushing são: obesidade do tipo central, tronco pesado e membros relativamente magros. Pele fina fina, frágil e facilmente traumatizada; equimoses e estrias; fraqueza e apatia.
    Ocorre catabolismo proteico excessivo prodizindo o desgaste muscular e a osteoporose; cifose, dor nas costas e fraturas por compressão das vértebras.
    Há retenção de sódio e agua em consequencia da atividade mineralocorticóide aumentada, produzindo hipertensão e insuficiência cardíaca.
    O paciente desenvolve uma aparencia de ''face de lua cheia''; existe suscetibilidade aumentada para infecções.

    Segue link para vocês terem uma noção da aparencia física do portador da doença:
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&gs_rn=14&gs_ri=psy-ab&cp=13&gs_id=1e&xhr=t&q=sindrome+de+cushing&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46751780,d.dmQ&biw=1163&bih=640&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=5pSZUb3IMcHD0QG38oD4Ag#imgrc=_

    É isso. Espero ter colaborado.

    Abs.

  • A síndrome de Cushing (SC) é um distúrbio causado por excesso de cortisol associado à deficiência do mecanismo de controle do eixo adrenal-hipotálamo-hipofisário e do ritmo circadiano de secreção do cortisol.

    Pode surgir por tumores adrenais com produção autônoma de cortisol (adenoma benigno ou maligno), hiperplasia adrenal, produção excessiva

    de adrenocorticotropina (ACTH) ou tumor ectópico. Sinais e sintomas: ganho de peso, diminuição da libido, fadiga, hirsutismo, amenorreia, “fácies em lua cheia”, “giba dorsal”, estrias purpúreas, obesidade central, hipopotassemia.

    Fonte: 7ª DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL

    http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf


ID
393748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipertensão arterial e o diabetes melito, doenças crônicas não
transmissíveis, representam sérios problemas de saúde pública,
sendo a principal causa de hospitalizações no sistema público de
saúde. Acerca do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e
Diabetes Melito, julgue os itens a seguir.

A assistência farmacêutica disponibiliza quatro medicações anti-hipertensivas e duas hipoglicemiantes no âmbito da atenção básica do Sistema Único de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Portaria nº 2.583 de 10 de outubro de 2007 

    Art 1º Definir o elenco de medicamentos e insumos que devem ser disponibilizados na rede do sistema único de saúde, destinados ao monitoramento da glicemia capilar dos portadores de diabets melitus, nos termos da lei federal nº 11. 347, de 2006

     

    I - Medicamentos

    a) glibenclamida 5mg comprimido 

    b) cloridrato de metformina 500 mg e 850 mg comprimido; 

    c) glicazida 80 mg comprimido 

    d) insulina humana regular - suspensão injetável 100 UL/ML 


ID
517978
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para pacientes em uso de sildenafil está contraindicado o uso de qual medicamento abaixo?

Alternativas

ID
520291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de antibióticos pode produzir efeitos colaterais de natureza tóxica.

Qual órgão está sofrendo esse efeito quando o profissional de enfermagem identifica agitação, confusão mental e queixa de cefaleia?

Alternativas
Comentários

ID
531832
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São considerados, respectivamente, medicamentos cardiotônicos, antiarrítimicos e hipoglicemiantes:

Alternativas

ID
539632
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A interrupção súbita no uso de glicocorticoides pode resultar em

Alternativas
Comentários
  • e)

    insuficiência suprarrenal aguda.


ID
539659
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cliente atendido no ambulatório apresenta síndrome extrapiramidal pela ingestão excessiva de haloperidol. Neste caso, os sinais característicos dessa síndrome são:

Alternativas
Comentários
  • A reação extrapiramidal é manisfestada por rigidez muscular e por tremor generalizado ou  localizado. Pode ocorrer igualmente hipertensão e não hipotensão. Em casos extremos, o  paciente pode apresentar-se comatoso, com depressão respiratória e hipotensão, às vezes grave o suficiente para determinar um estado de choque. Existe também um risco de  arritmias ventriculares associadas a um prolongamento do intervalo QT.  Fonte: Bula da medicação
  • Opistótono: s.m. Contratura generalizada que encurva as costas, observada no tétano.

ID
542392
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cliente hipertenso em uso de betabloqueador apresenta, entre outras, as seguintes reações adversas ao tratamento medicamentoso

Alternativas
Comentários
  • As reacções adversas que podem ocorrer com os bloqueadores beta são variadas, podendo ocorrer náuseasvómitos, alterações do trânsito intestinal e dores abdominais. A nível de efeito cardiovascular, podem verificar-se bradicardia sinusal, bloqueio atrioventricular, tonturas (eventualmente síncope) e possível agravamento da insuficiência cardíaca. Pode também verificar-se depressãoinsónia oualucinações.

    Mesmo com os agentes com selectividade para o coração (β1) pode ocorrer broncoespasmo, especialmente em doentes com antecedentes de asma brônquica.

    Alguns bloqueadores beta podem também estar implicados em alterações metabólicas, tais como dislipidemias, podendo também verificar-se o surgimento de diabetes mellitus tipo 2

  • De acordo com VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensos, as reações adversas ao uso de betabloqueadores são: broncoespasmo, bradicardia, distúrbios da condução atrioventricular, vasoconstrição periférica, insônia, pesadelos, depressão psíquica, astenia e disfunção sexual. 

  • Principais efeitos adversos dos betabloqueadores

    Broncoespasmo, bradicardia , distúrbios da condução atrioventricular,vasoconstrição periférica, insônia, pesadelos, depressão psíquica, astenia e disfunção sexual


  • Betabloqueador = Inibe a ação do sistema simpático, logo, seus efeitos serão devido a predominância parassimpática.

    Letra E: Broncospasmo, bradicardia e disfunção sexual.


ID
587560
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, considerando as medicações indicadas para tratamento da candidíase oral, é recomendado o bochecho com a suspensão oral de

Alternativas
Comentários

  • Tratamento

    Candidíase oral - Nistatina, suspensão ou tabletes, 500.000 a 1 milhão UI, 3 a 5 vezes ao dia, durante 14 dias, uso tópico. Em crianças, recomenda-se o uso durante 5 a 7 dias. Como tratamento de segunda escolha ou em pacientes imunocomprometidos, pode ser utilizado: Fluconazol, 200mg, via oral, 1 vez ao dia, para adultos, com duração de tratamento de 7 a 14 dias, devendo ser evitado seu uso em crianças.

    FONTE: DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS GUIA DE BOLSO. 8a edição revista. 2010


  • O metronidazol é um medicamento indicado, principalmente, no tratamento de infeção causada por bactérias anaeróbicas


ID
595963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

A droga de escolha para o tratamento e controle do distúrbio bipolar do tipo mania, apresentado por esse paciente, é o carbonato de lítio. Contudo, drogas anticonvulsivantes como o clonazepam, a carbamazepina e o ácido valproico, assim como o bloqueador dos canais de cálcio verapamil, podem ser utilizadas para o tratamento e controle desse distúrbio.

Alternativas
Comentários
  • http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/s1/39.html

  • OS ANTICONVULSIVANTES SÃO:

    1>  BLOQUEADORES DOS CANAIS DE SODIO: UTILIZADOS PARA CRISES PARCIAS, GENERALIZADAS TONICO CLONICAS

    -FENITOINA( RASHES CUTANEOS)

    -CARBAMAZEPINA( ACIDO VALPROICO> TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR)

    2> BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CALCIO: UTILIZADOS PARA CRISES DE AUSENCIA

    - VERAPAMIL

    3>  ESTIMULADORES do GABA

    -BARBITURICOS: FENORBABITAL 

    -BENZODIAZEPNICOS: CLONAZEPAM( CRISES DE AUSENCIA) e  DIAZEPAM( tonico clonico generalizadas)

     

    OBS: AS CRISES SE DIVIDEM EM:

    1: CRISES PARCIAIS

    2: CRISES GENERALIZADAS

    - CRISE DE AUSENCIA

    - CRISE TÔNICO-CLONICA OU CHAMADA TAMBÉM DE MAL EPILEPTICO

     

     


ID
595966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

Para tratamento psiquiátrico, esse paciente, medicado com lítio, deve ser monitorado quanto aos níveis séricos de lítio antes da administração da medicação, devido à toxicidade do lítio, que é determinada pela dose e que pode causar vista turva, ataxia, zumbido nos ouvidos, náuseas e vômitos, e até colapso cardiovascular.

Alternativas

ID
595969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

A clopromazina usada pelo paciente funciona como coadjuvante dos distúrbios bipolares e apresenta efeitos colaterais extrapiramidais e efeito antipsicótico de igual intensidade quando comparado aos causados pelo haloperidol, do grupo da butirofenonas.

Alternativas
Comentários
  • http://entendendoaesquizofrenia.com.br/website/?page_id=136
  • Cada antipsicótico possui um conjunto diferente de efeitos colaterais. Alguns efeitos ocorrem mais no início, desaparecendo à medida que o organismo vai se adaptando ao medicamento; 


    1. Efeitos Neurológicos

    TremoresRigidez muscularContrações musculares involuntárias (semelhantes a câimbras)InquietaçãoAnsiedadeDificuldade de ficar parado muito tempoFicar marchandoLentidãoAumento da salivaçãoSíndrome neuroléptica: quadro raro caracterizado por febre (40ºC), rigidez muscular, variação da pressão arterial, taquicardia, sudorese, palidez, confusão mental, desorientação. O paciente deve ser levado imediatamente ao médico. 

    2. Efeitos Cardiovasculares

    Redução da pressão arterial ou hipotensão postural (quando o paciente se levanta)TaquicardiaBradicardiaDistúrbios da condução cardíaca em pacientes com predisposição a arritmias (raro)

    3. Alterações visuais

    Visão embaçadaCuidado com pacientes que tenham glaucoma

    4. Alterações cutâneas

    Reações cutâneas, como rash cutâneo (manchas ou pápulas avermelhadas pelo corpo)Sensibilidade à luz solar (uso de fotoprotetor)

    5. Aumento do colesterol

    Aumento de LDL e triglicerídeos

    6. Ganho de peso

    7. Alterações hormonais

    Aumento da prolactina, que pode causar entumescimento da glândula mamária nas mulheres com saída de leiteAlterações menstruaisRedução de libido

    8. Hiperglicemia e Diabetes (raros)

    Aumento da glicose no sangueDiabetes em pessoas predispostas (mais raro)

    9. Efeitos Hematológicos (raros)

    Diminuição de glóbulos brancos (agranulocitose)Redução de plaquetas

    10. Efeitos Hepáticos

    Aumento transitório de transaminases (enzimas do fígado conhecidas pela sigla TGO e TGP)

    11. Efeitos Gastrintestinais

    Boca secaNáuseasVômitosDiarréiaPrisão de ventre

    12) Efeitos Urogenitais

    Retenção urinária

  • Primeira Geração - Baixa Potência - Clorpromazina

    Primeira Geração - Alta Potência - Haloperidol


ID
596011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que infarto agudo do miocárdio é uma situação
emergencial que requer conhecimentos específicos, julgue os itens
seguintes.

Como terapêutica medicamentosa podem-se utilizar o dinitrato de isossorbida, que, administrado por via sublingual, promove rápida vasodilatação coronariana, e o ácido acetilsalicílico, que, administrado por via oral, inibe a formação das plaquetas.

Alternativas
Comentários
  • em caso de IAM sera usado o MONAB
    Morfina Oxigênio Nitratos Aspirina Betabloqueador
  • Dinitrato de isossorbida é utilizado em insuficiênica cardíaca congestiva. A nitroglicerina é usada no IAM.
  • Nitratos: Devem ser utilizados na formulação sublingual (nitroglicerina, mononitrato de isossorbida ou dinitrato de isossorbida) para reversão de eventual espasmo e/ou para alívio da dor anginosa. O dinitrato de isossorbida é um vasodilatador de ação direta, que relaxa a musculatura vascular lisa, tendo como indicação angina pectoris e insuficiência cardíaca congestiva. Ácido acetilsalicílico (AAS): Único anti-inflamatório não esteroide indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM, eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contraindicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É o antiplaquetário de eleição a ser utilizado no infarto agudo do miocárdio. AAS Inibe irreversivelmente a COX e a produção de TXA-A2, impedindo a agregração plaquetária, a reoclusão coronária e a recorrência de eventos após a terapia fibrinolítica. Logo o AAS não inibe a produção das plaquetas, mas sim, a agregação delas. Resposta ERRADO Bibliografia Sociedade Brasielira de Cardiologia. IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol 2009; 93(6 Supl. 2): e179-e264. Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Atualizando o comentário acima - hoje usamos o MONAC M-DE MONITORIZAÇÃO (ECG,OXIMETRIA,PA) O-OXIGENIO SÓ SE A SATURACAO ESTIVER
  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR - Resumido:

     

    O dinitrato de isossorbida é um vasodilatador de ação direta, que relaxa a musculatura vascular lisa, tendo como indicação angina pectoris e insuficiência cardíaca congestiva.

    Ácido acetilsalicílico (AAS): Único anti-inflamatório não esteroide indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM, eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contraindicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). O AAS não inibe a produção das plaquetas, mas sim, a agregação delas.

     

    Resposta ERRADO

     

    Fonte: Bibliografia Sociedade Brasielira de Cardiologia. IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol 2009; 93(6 Supl. 2): e179-e264. Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


ID
596059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a medicamentos e à sua
administração.

Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, têm como ação principal a diminuição do fluxo sanguíneo renal e do débito cardíaco, provocando perda de sódio, potássio, magnésio, ácido úrico e cálcio.

Alternativas
Comentários
  • Diurético tiazídico:

    Atua sobre o mecanismo tubular renal de absorção de eletrólitos, aumenta a excreção urinária de sódio e água por inibição da reabsorção de sódio no princípio dos túbulos distais e aumenta a excreção urinária de potássio incrementando a secreção de potássio no túbulo contornado distal e em tubos coletores. Absorve-se com relativa rapidez após sua administração oral. Sua meia-vida normal é de 15 horas, o efeito diurético começa após 2 horas, o efeito máximo é obtido após 4 horas e sua ação dura de 6 a 12 horas. Elimina-se por via renal de forma inalterada

    nao elimina acido úrico, magnésio,calcio...
    bons estudos.
    boa sorte.
  • excreção de ácido úrico é diminuída e a de magnésio aumentada

  • quem compete com o ácido úrico é a furosemida, não os medicamentosn da classe dos tiazídicos.


ID
596062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a medicamentos e à sua
administração.

A norepinefrina é uma catecolamina vasopressora usada para aumentar a pressão arterial e o débito cardíaco, sem comprometer a função renal.

Alternativas
Comentários
  • A Norepinefrina aumenta a resistência vascular sistêmica e consequentemente a PA, mas sem aumentar significativamente o débito cardíaco!
  • E a taquicardia provocada pela norepinefrina? Aumenta o débito cardíaco.


ID
596065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a medicamentos e à sua
administração.

Entre os hipotensores, a losartana bloqueia os efeitos da angiotensina II nos seus receptores, reduzindo a resistência periférica. Após a administração desse medicamento, a hipopotassemia do paciente deve ser monitorada.

Alternativas
Comentários
  • Por favor me ajudem qual é o erro dessa questão??? Pra mim ela está coreta.
  • Acho que não é necessário monitorar o potássio.
    Ação dos Inibidores da enzima conversora da angiotensina II: Mecanismo de ação: Bloqueiam os receptores de ATI da angiotensina II,diminuindo: a aldosterona,a reabsorção de sódio, a retenção de água, a volemia e a PA, mas também promovem vasodilatação.http://www.webartigos.com/artigos/assistencia-do-enfermeiro-ao-paciente-hipertenso-o-diferencial-nos-cuidados-educativos/54495/


  • Na verdade o erro está quando a questão se refere à hipopotassemia, pois a losartana tem como um dos seus efeitos a hipercalemia (ou hiperpotassemia), sendo necessário o controle dos valores séricos de potássio nos indivíduos em uso desta medicação!
  • O risco de hipercaliemia que acompanha o uso do losartan é agravado pelo uso concomitante de fármacos que condicionem poupança de potássio, ou de suplementos de potássio. Os valores séricos de potássio e creatinina devem em especial ser monitorizados em pacientes com insuficiência renal.

    A utilização de AINEs em conjunto com o losartan reduz o efeito anti-hipertensor deste, e pode favorecer a ocorrência de insuficiência renal aguda.


ID
639394
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O metronidazol é um medicamento indicado, principalmente, no tratamento da .

Alternativas
Comentários
  • ndicações - METRONIDAZOL

    INFECCOES POR BACTERIAS ANAEROBICAS, TAIS COMO, BACTEROIDES FRAGILIS E OUTROS TIPOS DE BACTEROIDES, FUSOBACTERIAS, EUBACTERIAS, CLOSTRIDIA, ESTREPTOCOCO ANAEROBICO. PROFILAXIA E TRATAMENTO DE INFECCOES CIRURGICAS.
  • Utilizado no combate à bactérias anaeróbicas.
  • É um medicamento usado para tratar infecções causadas por bacterias anaerobicas e por alguns protozoários. Pode ser usado para tratar infecções gastrointestinais graves em pacientes hospitalizados até infecções vagiais relativamente simples em mulheres. 


ID
639397
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração da fenitoína por via endovenosa no adulto requer alguns cuidados, sendo um deles

Alternativas
Comentários
  • A Fenitoína é uma solução irritante. Portanto, recomenda-se a infusão de cloreto de sódio a 0,9% através do mesmo dispositivo intravenoso para reduzir irritações. Não se recomenda a adição de solução injetável de Fenitoína à infusão intravenosa, devido à baixa solubilidade e a consequente precipitação.
  • Pacientes diabéticos:  A fenitoína pode aumentar as concentrações séricas de glicose e a possibilidade dehiperglicemia; podem ser necessários ajustes de doses dos hipoglicemiantes orais ou da insulina.

  • A Fenitoína é um fármaco do grupo dos antiepilépticos, que é usado no tratamento da epilepsia., não deve ser administrada com soro glicosado. Alternativa B


ID
639400
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dois ou mais medicamentos, administrados ao mesmo tempo, reforçam reciprocamente os seus efeitos. Quando isso acontece, pode-se afirmar que ocorreu

Alternativas
Comentários
  • "Sinergismo é um tipo de resposta farmacológica obtida a partir da associação de dois ou mais medicamentos, cuja resultante é maior do que simples soma dos efeitos isolados de cada um deles. O sinergismo pode ocorrer com medicamentos que possuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização). Das associações sinérgicas podem surgir efeitos terapêuticos ou tóxicos."

    http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/html/560/body/v35n1a04.htm
  • O elaborador dessa questão mostrou uma grande criatividade colocando muitas palavras que sequer existem no meio de saúde, ou existe em parte, por exemplo acantose é uma hipertrofia da pele.
    O sinergismo é a ação combinada de agentes na qual o efeito combinado é mais intenso do que a soma dos efeitos individuais, ou seja, dois ou mais medicamentos, administrados ao mesmo tempo, reforçam reciprocamente os seus efeitos. Por exemplo amicacina com furosemida, pode levar a uma toxicidade sinérgica aumentado a nefrotoxicidade e a ototoxidade do fármaco.

    Resposta C

    Bibliografia 

    A, MK. Farmacologia para enfermagem. Rio de Janeiro, 2010.

ID
639427
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A principal indicação terapêutica do lítio é para

Alternativas
Comentários
  • Estabilizadores do Humor: lítio, valproato, carbamazepina e outros

    O  transtorno  do  humor  bipolar  (THB)  é  um  transtorno mental  grave   que acomete   indivíduos   jovens,   cujo  curso  em  geral  é  crônico  e  muitas  vezes incapacitante. 

    No controle dos seus sintomas a farmacoterapia  é   fundamental.

    Além disso,   abordagens psico-educativas,  individuais ou em grupo e  incluindo os  familiares,  com  informações  sobre  a  doença  (sintomas,  períodos  de  crise, etiologia, curso e prognóstico, estresses  indutores), sobre as drogas   utilizadas (doses, tempo de uso, efeitos colaterais, controles laboratoriais), sobre aspectos nutricionais,  exercícios  físicos,  impactos  sociais  são  de  grande  utilidade, particularmente  para manter  a  adesão  ao  tratamento  que  é  de  longo  prazo  e sujeito a  intercorrências.   


    Desenvolver no paciente a capacidade de  identificar os sinais precoces do  início de um novo episódio de mania ou depressão e de lidar  com os  fatores desencadeantes, é uma estratégia de grande valor para a prevenção de recaídas.


    stabilizadores  do  humor,  doses  diárias  e  níveis  séricos 

    recomendados 

     DROGAS                       DOSES DIÁRIAS (mg)       NÍVEIS SÉRICOS

    Lítio (Carbolitium )                 900 - 2100               0,6 - 1,2 mEq/ml

    Carbamazepina (Tegretol )              400   1600             8 - 12  g / ml 

    Ácido valpróico/valproato           500 - 1800            50 - 120  g /

    Lamotrigina (Lamictal )                     150-250                      ______

    Topiramato (Topamax )                200-600                     _________     

    Gabapentina (Neurontin)            900-1800                 ________    

    O  lítio é utilizado no  tratamento e na profilaxia de episódios agudos   tanto maníacos como depressivos do transtorno do humor bipolar, na ciclotimia, como potencializador  dos  antidepressivos   em  pacientes  com   depressão  maior unipolar, que  respondem parcialmente ou não  respondem   aos antidepressivos, em episódios de agressividade e de descontrole do comportamento.   

  • Gabarito: Letra D.

     

    Complementando

     

     

    Outra questão também da banca FCC que nos ajuda a responder, vejam:

     

     

    Q931004  Ano: 2018  Banca: FCC  Órgão: Prefeitura de Macapá - AP  Prova: Técnico em Enfermagem

     

    Considerando o protocolo descrito pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 315, de 30 de março de 2016, o carbonato de lítio é um dos medicamentos indicados no tratamento

     d) do transtorno afetivo bipolar do tipo I.


ID
639430
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O chá do Santo Daime, originado da Amazonia, é conhecido também como

Alternativas
Comentários
  •  o chá de ayahuasca, conhecido popularmente como “Santo Daime”. consumido por comunidades indígenas da Amazônia há pelo menos 300 anos.
  • Com todo o respeito, mas isso é tipo de questão que se coloque em uma prova específica?! =/
  • Concordo! Acho que esse tipo de questão não deveria cair em prova.
  • esse tipo questão deveria ser anulada já que favorece os habitantes da região.

  • Eu sabia a resposta pq moro na região, mas realmente é uma questão que não tem nada haver, FCC sempre iventando moda pra desclassificar.

    Essa questão cabe mais como matéria de regionalismo do que enfermagem. questão podre de ruim!!!!

  • É conhecimento gerais.

ID
664609
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a administração do medicamento, um dos cuidados é observar eventuais reações adversas. Considerando-se esse pressuposto, ao cliente que recebeu medicamento trombolítico por via intravenosa é necessário observar os eventos adversos, sendo um dos principais a

Alternativas
Comentários
  • A principal reação adversa dos trombolíticos é a hemorragia, o enfermeiro deve estar atento aos sinais e evitar procedimentos que promovam a hemorragia.
  • Os fibrinolíticos ou trombolíticos são os fármacos usados para dissolver os trombos sanguineos.
  • Riscos:

    Os trombolíticos podem causar algumas complicações, como excesso de 3,9 derrames cerebrais por mil pacientes tratados (principalmente no primeiro dia após tratamento). Estão sob maior risco de derrame , os idosos , pessoas com baixo peso, sexo feminino, antecedente de doença cerebrovascular , hipertensão arterial e hipertensão arterial tanto sistólica como diastólica na admissão hospitalar .

    Sangramentos maiores não-cerebrais (complicações hemorrágicas que necessitam de transfusão), principalmente os relacionados aos procedimentos, podem ocorrer entre 4% e 13% . Estão sob maior risco para sangramentos , os idosos, pessoas com baixo peso e sexo feminino, mesmo em pacientes que não realizaram intervenção percutânea ( angioplastia coronariana ). Alternativa D



ID
723844
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A velocidade e a absorção do princípio ativo do medicamento, a partir da curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou na excreção urinária são indicadas pela

Alternativas
Comentários
  • Biodisponibilidade
    Característica relacionada à eficácia clínica do medicamento. Traduz-se na velocidade e quantidade do princípio ativo ou fármaco, contido no medicamento, que alcança a circulação geral.
    Para medicamentos administrados via intravenosa, essa propriedade não existe porque o processo de absorção não ocorre por essa via de administração.
    Assim como os estudos clínicos são úteis para determinar a segurança e eficácia terapêutica, os estudos de biodisponibilidade são úteis para definir, em termos de medicamentos, como sua formulação afeta a farmacocinética do princípio ativo, requisito indispensável para avaliar a qualidade de um medicamento.


    Fonte: Anvisa

  • Item correto, letra C

    Biodisponibilidade indica a velocidade e a extensão em que uma substância é liberada de sua forma farmacêutica e absorvida, tornando-se disponível na circulação sistêmica.

    Biodisponibilidade absoluta é a medida que compara a biodisponibilidade de um fármaco administrado por via extra vascular com o mesmo fármaco administrado pela via intravenosa.

    Biodisponibilidade relativa é a medida que compara a biodisponibilidade de um fármaco contido em dois medicamentos distintos administrados por uma via extravascular. A Biodisponibilidade Relativa é determinada por meio de Estudos Farmacocinéticos.


  • A Biodisponibilidade refere-se à fração de uma dose ingerida de uma substância que tem acesso à circulação sistêmica na forma quimicamente inalterada. A biodisponibilidade é calculada comparando os níveis plasmáticos da droga após ser usada uma determinada via de administração (VO, IM, SC), com os níveis dessa droga atingidos no plasma após injeção IV, na qual a totalidade do agente entra na circulação. 
     


ID
729673
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terapia medicamentosa para hipertensão arterial compreende uma diversidade de grupos farmacológicos, como bloqueador do canal de cálcio, betabloqueador e diuréticos de alça, respectivamente descritos em:

Alternativas
Comentários
  • Os resultados obtidos com diltiazem decorrem da inibição do influxo de íons de cálcio através das membranas das células miocárdicas e da musculatura lisa dos vasos coronarianos, durante as fases de despolarização das células musculares envolvidas. O efeito anti-hipertensivo de diltiazem se faz primariamente através do relaxamento da musculatura lisa dos vasos sanguíneos, resultando numa diminuição da resistência vascular periférica. A magnitude da redução da pressão arterial está relacionada ao grau de hipertensão; portanto, em indivíduos hipertensos existe um efeito anti-hipertensivo enquanto que, em normotensos, existe apenas uma discreta queda da pressão arterial. 
    FONTE: http://www.bulas.med.br/bula/2474/diltizem+ap.htm
  • No site www.publicacoes.cardiol.br tem as Diretrizes Brasileiras para Hipertensão VI onde, na página 35, há uma tabela (tabela 3) com os anti-hipertensivos comercialmente disponíveis no Brasil. Nesta tabela eles estão classificados conforme pergunta a questão.
  • Atualizando a informação de Gabriele Velho:

    http://publicacoes.cardiol.br/2014/img/pockets/POCKETBOOK_2017_interativa.pdf

    Págs 32 à 37...

  • BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CÁLCIO: NIDEDIPINA, ANLODIPINO, DILTIAZEM.

    BETABLOQUEADORES: PROPANOLOL, ATENOLOL


ID
729850
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, a terapia anti-hipertensiva em pacientes portadores de doença renal crônica - DRC, dentre outros objetivos, visa

Alternativas
Comentários
  • Valor normal do Potássio:
    3,5 a 5,1 mmol/L

    Valor normal da creatinina:
    Homens: 0,7 a 1,2 mg/dL
    Mulheres: 0,5 a 0,9 mg/dL

    Valor normal da uréia:
    16,6 a 48,5 mg/dL.
  • A terapia anti-hipertensiva em pacientes portadores de DRC visa: • reduzir a pressão arterial para níveis abaixo de 130 /85 mmHg • reduzir o risco cardiovascular • reverter ou limitar a progressão da doença renal • reduzir os níveis de proteinúria

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica15.pdf

ID
736834
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os fármacos que mais comumente são considerados os principais agentes iatrogênicos em idosos são:

Alternativas

ID
758914
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um colaborador solicita orientação ao técnico de enfermagem quanto às medicações escritas na receita médica: atenolol 50 mg, hidroclorotiazida 25 mg, AAS 100 mg, sinvastatina 10 mg. O técnico explicou que nessas dosagens, os medicamentos têm, respectivamente, ação

Alternativas
Comentários
  • ATENOLOL:  ANTI-HIPERTENSIVA
    HIDROCLORATIAZIDA:  DIURÉTICA
    AAS: ANTIAGREGANTE PLAQUETÁRIA
    SINVASTATINA: HIPOLIPEMIANTE (FARMACO USADO EM TRATAMENTO DE DISLIPIDEMIAS, PRINCIPALMENTE CONTROLE DE COLESTEROL)

    RESPOSTA CORRETA É D
  • Vejam essa questão Q282124 


ID
758977
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológica (SINITOX) do Ministério da Saúde, os efeitos tóxicos dos glicosídeos cianogênicos referentes à ingestão da raiz e folhas da planta mandioca brava manifestam-se por

Alternativas
Comentários
  • A mandioca-brava é originária da América do Sul, particularmente do Brasil, onde é amplamente cultivada. No

    nordeste brasileiro, são conhecidas mais de 150 variedades de mandioca. Propaga-se por pedaços de caule, de 15 a

    25cm de comprimento e com 3 a 4 gemas, colocados horizontalmente no solo em sulcos preparados (...)

    Todas as mandiocas contém maior ou menor teor, de um glicosídeo cianogenético chamado manihotoxina (...)

    Recomenda-se para evitar a intoxicação aguda por ingestão da mandioca, que ela seja descascada, dividida em

    fragmentos, submetendo-se à ação do sol por 1 hora e, depois, proceder a fervura.(...)

    A ingestão da mandioca-brava causa um quadro clínico semelhante ao da intoxicação pelo ácido cianídrico, mas não com

    as características superagudas, pois a quantidade desse ácido liberada, em geral, é muito pequena.

    A pessoa intoxicada apresenta o hálito com odor característico e os seguintes sintomas:

    - irritação da boca, faringe e das vias aéreas superiores acompanhada de salivação intensa.

    - náusea, vômito, cólica abdominal.

    - alterações respiratórias.

    - manifestações neurológicas, destacando-se tontura, incoordenação das idéias, perturbação visual, midríase, sonolência,

    convulsões com contração dos maxilares (trismo) e repuxos tetaniformes forçando o pescoço e dorso para trás (em

    opistótono).

    FONTE:  Fitoterapia Disponível em URL: http:// http://www.fitoterapia.com.br/portal/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=62


    BONS ESTUDOS A TODOS!!

     

     

     

    Todas as mandiocas contém maior ou menor teor, de um glicosídeo cianogenético chamado manihotoxina

      (..(   (

  • Cólicas abdominais e diarréia intensa. Gab. B


ID
762820
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, segundo Lolita Silva.

I - Após a administração do Fentanil deve-se observar a pressão arterial e frequência respiratória, pois a droga pode ocasionar hipertensão e taquicardia.

II - O gluconato de cálcio não deve ser utilizado em pacientes com intoxicação digitálica e hipercalemia.

III- A hipoglicemia é uma das reações adversas ocasionadas pela furosemida.

IV - A nitroglicerina é um agente hipotensor severo.

V - Paralisia flácida, bloqueio neuromuscular e tremores são sintomas que podem aparecer após o uso do sulfato de magnésio.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
783232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Essencial ao paciente que se submeta a transplante de pâncreas, a ciclosporina

Alternativas
Comentários
  • A ciclosporina suprime as reações imunológicas que causam rejeição de órgãos transplantados, reduzindo a probabilidade de rejeição, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais indesejáveis de outras drogas usadas para esse fim. 
    É o medicamento de primeira escolha na linha terapêutica, mas há vários efeitos colaterais atribuídos ao seu uso, entre eles a hiperplasia gengival.

    A ciclosporina é um imunomodulador específico com ação na inibição de linfócitos T.

  • são IMUNOSSUPRESSORES: 
    1) Ciclosporina: É um inibidor específico de linfócitos T. Lembrando que ela também inativa a calcineurina. É nefrotóxica.
    2) Azatioprina: Inibe a síntese das purinas;
    3) Micofenolato: é uma droga antiproliferativa que age na biossíntese das purinas, ocorre inibição da síntese de DNA e RNA e conseqüentemente da proliferação celular.
    4) Tacrolimus: anti-linfócitos T, seletivo e potente. Mecanismo de ação semelhante à ciclosporina. É menos nefrotóxico que ela.
    5) Corticosteróides
  • ciclosporina suprime as reações imunológicas que causam rejeição de órgãos transplantados, reduzindo a probabilidade de rejeição, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais indesejáveis de outras drogas usadas para esse fim.


ID
800605
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São fármacos utilizados para o tratamento de distúrbios convulsivos:

Alternativas

ID
800635
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, assinale o fármaco que aumenta o risco de hipoglicemia.

Alternativas
Comentários
  • Há duas respostas corretas para essa questão, porque a ranitidina também aumenta o risco de hipoglicemia.

  • Não encontrei um lugar que diga que AAS tem como efeito colateral a hipoglicemia: Bula da Anvisa, "Distúrbios do trato gastrintestinal superior e inferior como sinais e sintomas de dispepsia, dor gastrintestinal e abdominal, raramente inflamação gastrintestinal, úlcera gastrintestinal, levando potencialmente, mas muito raramente, a úlcera gastrintestinal com hemorragia e perfuração, com respectivos sinais e sintomas clínicos e laboratoriais. Devido a seu efeito inibitório sobre a agregação plaquetária, o ácido acetilsalicílico pode estar associado com o aumento do risco de sangramento. Foram observados sangramentos tais como hemorragia intra e pós-operatória, hematomas, epistaxe, sangramento urogenital e sangramento gengival. Foram raros a muito raros os relatos de sangramentos graves, como hemorragia do trato gastrintestinal e hemorragia cerebral (especialmente em pacientes com hipertensão não controlada e/ ou em uso concomitante de agentes anti-hemostáticos), que em casos isolados podem ter potencial risco de morte. A hemorragia pode provocar anemia pós-hemorrágica/ anemia por deficiência de ferro (por exemplo, sangramento oculto), crônica ou aguda, com respectivos sinais e sintomas clínicos e laboratoriais, tais como astenia, palidez e hipoperfusão. Reações de hipersensibilidade com suas respectivas manifestações clínicas e laboratoriais incluem asma, reações leves a moderadas que afetam potencialmente a pele, o trato respiratório, o trato gastrintestinal e o sistema cardiovascular, com sintomas tais como rash cutâneo, urticária, edema, prurido, rinite, congestão nasal, alterações cardio–respiratórias e, muito raramente, reações graves, como choque anafilático. Disfunção hepática transitória com aumento das transaminases hepáticas tem sido relatada muito raramente. Há relatos de tinitos e tonturas, que podem ser indicativos de uma sobredose.


ID
826015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um efeito adverso, previsível ao se utilizar antipsicótico.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Os sintomas extrapiramidais podem se manifestar através de:

    • dificuldade em falar
    • dificuldade de engolir
    • face sem expressão
    • tremores e agitação nas mãos e dedos
    • rigidez de braços e pernas
    • andar arrastado


ID
826030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O programa do Ministério da Saúde para prevenção de diabetes melito e hipertensão arterial destaca a importância do avanço no tratamento medicamentoso da hipertenção, especialmente com o uso de compostos que inibem a formação de angiotensina II, bloqueando a enzima conversora de angiotensina (ECA). O inibidor da ECA indicado para os hipertensos portadores de diabetes é

Alternativas
Comentários
  • Tem indicação formal para os hipertensos portadores de diabetes, haja vista o fato de provocar queda da pressão intraglomerular, tão danosa para a função renal, e evitar perda de albumina pela urina.

    FONTE:Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão arterial e ao Diabetes mellitus-Manual de Hipertensão arterial e Diabetes mellitus,  Ministério da Saúde.

  • α-metildopa: diminuição da síntese e secreção de adrenalina. Sintetiza: metildopamina, metilnoradrenalina, metiladrernalina. Isso reduz a síntese de adrenalina na glândula suprarrenal levando a uma redução da PA. Indicados em gestantes sem desmaios porque provoca hipotensão ortostática, desmaios sonolência e sedação... 

    INIBIDORES ADRENÉRGICOS DE AÇÃO CENTRAL – α-METILDOPA E CLONIDINA: ↓15-20 mmHg

    Clonidina: engana e ativa o receptor α₂ da adrenalina, não deixa liberar adrenalina. Usado em pacientes que sofrem altas liberações de adrenalina – mecanismos de regulação. Usado em pacientes com surto psicótico por liberação de adrenalina, diminuindo os níveis de adrenalina e a PA, pode provocar hipertensão rebote

    INIBIDORES ADRENÉRGICOS DE AÇÃO CENTRAL – α-METILDOPA E CLONIDINA: ↓15-20 mmHg

    Propanolol: primeira escolha em doenças coronariana, IAM, com ICC tratada, em pacientes com arritmias

    cárdicas, em enxaqueca. Promovem diminuição do debito cardíaco (volume de sangue ejetado pelo coração) que leva a uma vasodilatação, porque não deixa a FC aumentar. Se liga no receptor  β-1 no coração diminuindo a frequência cardíaca e a força da contração. Redução na secreção de renina → diminuindo o fluxo renal. O propranolol e superado pelo atenolol  porque não bloqueia o receptor β do pulmão.O propranolol é contra indicado em asmáticos porque ocupa o receptor β do pulmão, dislipidemia e em diabéticos. β-bloqueadores → propranelol-atenolol (↓15-20)

    Minoxidil: calvície. Pode provocar hipertricose → desenvolvimento anormal e exagerado de revestimento piloso. 

    Vasodilatadores de ação direta: hidralazina em emergência e urgência – EV(↓25-40)

    Captopril: inibe a síntese da enzima conversora de angiotensina I (ECA) no pulmão, impedindo a conversão em angiotensina II. Melhora a circulação renal → melhora o fluxo sanguíneo nos rins nutrindo os nefrons. Usado em deficiência renal, não retém NaCL e H2O ajuda na diurese. É a primeira escolha em diabéticos. Bloqueia a cininase no pulmão, elevando a bradicinina (acumula no pulmão) provocando um aumento de prostaglandinas e no que produz inflamação que provoca tosse, portanto, não pode ser usado em ASMATICOS. Não usar em gestantes → efeito teratogênico. Reduz a mortalidade em pacientes com HAS, ICC, IAM. NO: oxido nítrico: vasodilatador potente. A inibição da formação da Angiotensina pelo CAPTOPRIL Promove: vasodilatação – redução da atividade simpática – inibição da proliferação celular – melhora na hemodinâmica renal. Redução na liberação de aldosterona → leva a um aumento na eliminação de H2O e sódio. Reações adversas: tosse seca, alteração do paladar, edema angioneurótico, teratogênico (2º e 3º trimestre na gravidez) hiperpotassemia em renais crônicos. Não usar em gestantes. Inibidor da ECA: captopril – enalapril

  • https://www.google.com.br/search?rlz=1C1GGRV_enBR753BR753&biw=1920&bih=970&tbm=isch&sa=1&ei=VjvGWsrpEYejwASeko7QAg&q=inibidor+eca&oq=inibidor+eca&gs_l=psy-ab.3...19071.19071.0.19338.1.1.0.0.0.0.0.0..0.0....0...1c.1.64.psy-ab..1.0.0....0.boW1-AkCJcE#imgrc=SS3DyqiMrhyNdM:


ID
826075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em emergência hipertensiva, situação em que a pressão arterial está extremamente elevada (superior a 180 mmHg x 120 mmHg), o procedimento imediato consiste em abaixar rapidamente a pressão para evitar comprometimento de órgão-alvo e risco de morte eminente. Uma das condutas adotadas é a terapia medicamentosa com nitroprussiato de sódio. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os principais efeitos adversos do nitroprussiato de sódio são: náuseas, vômitos, taquicardia reflexa, retenção hídrica, fasciculações e, principalmente, o risco letal de intoxicação por tiocianato. Ou seja, causa retenção hídrica. A alternativa A está errada. O nitroprussiato de sódio pode ser diluído em Soro Glicosado 5%. Necessita de proteção à luz. Infusão por acesso central ou periférico com bomba de infusão. Devido ao efeito rápido e potente, deve-se realizar controle rigoroso da pressão arterial, idealmente com monitorização de PA invasiva. Apresentação é em frasco-ampola: 50mg/2ml, é utilizado 1 ampola para 250ml do diluente, logo, tem-se 100mg de nitroprussiato de sódio em 250ml e não 50mg como coloca a alternativa B. O paciente deve ser mantido com monitoramento da pressão arterial de forma contínua de preferência pelo método invasivo e não a cada 50 minutos como coloca a alternativa C. Normalmente no início da infusão, programa-se a verificação da PA de 10-10 minutos. O nitroprussiato de sódio age diretamente na musculatura lisa arteriolar e venular, promovendo vasodilatação direta nestes territórios, o que a torna a droga de eleição no tratamento da crise hipertensiva associada à insuficiência cardíaca congestiva. Por sua ação venosa, diminui a pré-carga (retorno venoso ao coração). Por outro lado, sua ação arterial reduz a resistência periférica e, consequentemente, a pós-carga. Embora o nitroprussiato de sódio possa causar aumento da pressão intracraniana, esse efeito não o torna proibitivo na encefalopatia hipertensiva, porque o benefício da queda da PA é em muito superior ao risco do hiperfluxo cerebral. Resposta D. Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Rodrigues CIS. Tratamento das emergências hipertensivas. Rev Bras Hipertens vol 9(4): outubro/dezembro de 2002.
  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

    Os principais efeitos adversos do nitroprussiato de sódio são: náuseas, vômitos, taquicardia reflexa, retenção hídrica, fasciculações e, principalmente, o risco letal de intoxicação por tiocianato. Ou seja, causa retenção hídrica. A alternativa A está errada. O nitroprussiato de sódio pode ser diluído em Soro Glicosado 5%. Necessita de proteção à luz. Infusão por acesso central ou periférico com bomba de infusão. Devido ao efeito rápido e potente, deve-se realizar controle rigoroso da pressão arterial, idealmente com monitorização de PA invasiva. Apresentação é em frasco-ampola: 50mg/2ml, é utilizado 1 ampola para 250ml do diluente, logo, tem-se 100mg de nitroprussiato de sódio em 250ml e não 50mg como coloca a alternativa B. O paciente deve ser mantido com monitoramento da pressão arterial de forma contínua de preferência pelo método invasivo e não a cada 50 minutos como coloca a alternativa C. Normalmente no início da infusão, programa-se a verificação da PA de 10-10 minutos. O nitroprussiato de sódio age diretamente na musculatura lisa arteriolar e venular, promovendo vasodilatação direta nestes territórios, o que a torna a droga de eleição no tratamento da crise hipertensiva associada à insuficiência cardíaca congestiva. Por sua ação venosa, diminui a pré-carga (retorno venoso ao coração). Por outro lado, sua ação arterial reduz a resistência periférica e, consequentemente, a pós-carga. Embora o nitroprussiato de sódio possa causar aumento da pressão intracraniana, esse efeito não o torna proibitivo na encefalopatia hipertensiva, porque o benefício da queda da PA é em muito superior ao risco do hiperfluxo cerebral.

     

    Resposta D. 

     

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Rodrigues CIS. Tratamento das emergências hipertensivas. Rev Bras Hipertens vol 9(4): outubro/dezembro de 2002.


ID
846379
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Colaboradora, durante exame periódico, apresentou hipertensão arterial, hipertermia e taquipneia. Após orientação médica, as ações de enfermagem no controle dessas
alterações incluem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A paciente apresentou três problemas: hipertensão arterial, hipertermia e taquipnéia, logo as medidas tomadas devem ser agir nesses casos. Na hipertensão arterial, o médico prescreve um anti-hipertensivo, que pode ser penalapril por via oral, a nifedipina sublingual é utilizado em caso de emergências hipertensivas, o que não foi relatado na questão. Quanto ao decúbito, ele não altera a pressão. Na hipertermia deve-se adotar medidas para diminuir a temperatura, como banho, compressa gelada, porém dentro das alternativas apresentadas, há o tratamento medicamentoso, prescrito pelo médico, com antitérmico, a dipirona. Água fenicada é considerada um desinfetante, não deve ser utilizada em compressas para diminuição da temperatura. Na taquipneia observamos uma dificuldade respiratória com aumento da frequência, logo a administração de oxigênio e decúbito elevado auxiliam nas trocas gasosas. Resposta E. Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Agora eu tenho que saber o que o médico prescreve? Acho que isso não é atribuição do técnico de enfermagem : advinhar o que o médico vai prescrever.

  • TEM QUE SABER SIM! SE ALGUM MEDICAMENTO (PRINCIPALMENTE NOS SETORES DE CLÍNICA MÉDICAS INTRA HOSPITALARES) ESTIVER ERRADO VOCÊ DEVE AVISAR AO MÉDICO, E CASO VOCÊ ADMINISTRE TAL MEDICAMENTO E CAUSE PROBLEMAS, SE ABASTEÇA DE PROVAS (TIRE FOTO DO PRONTUÁRIO) E TESTEMUNHAS (VAI SER DIFÍCIL) , SENÃO NO MÍNIMO VOCÊ VAI RESPONDER SOLIDARIAMENTE COM O MÉDICO E NAS MAIORIAS DAS VEZES VOCÊ SERÁ TOTALMENTE CULPADO.


ID
851011
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O medicamento, cuja ação bactericida e fungicida exige rigor no horário de sua administração para manutenção do seu nível na corrente sanguínea, é um

Alternativas

ID
915136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à terapia medicamentosa usada
em pacientes na área de saúde mental.

Os psicolépticos atuam aumentando a atividade psíquica normal ou alterada.

Alternativas
Comentários

ID
915139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à terapia medicamentosa usada
em pacientes na área de saúde mental.

Os hipnóticos são utilizados em todos os transtornos que envolvem o distúrbio do sono.

Alternativas
Comentários
  • Os hipnóticos (cloral, barbitúricos, metaqualona etc.) são utilizados para produzir uma sedação geral e facilitar o sono.
     http://www.angelfire.com/on/drogas/pspsicole.html 
  • O distúrbio do sono predispõe à fadiga, depressão, acidentes de trabalho, distúrbios do humor, queda do desempenho profissional e afetivo-sexual. Os fármacos ansiolíticos são utilizados no tratamento dos sintomas da ansiedade, enquanto os fármacos hipnóticos são utilizados no tratamento da insônia (distúrbios do sono). Apesar dos objetivos clínicos serem diferentes, as mesmas drogas são frequentemente usadas para ambas as finalidades, variando-se neste caso somente a dose para cada fim, devido ao fato de que as drogas que aliviam a ansiedade geralmente produzem certo grau de sedação e sonolência, que é um dos principais inconvenientes do uso clínico dos ansiolíticos. Resposta CERTO Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Hipnóticos produzem sonolência e facilita o início e a manutenção do sono que lembra o natural em suas características eletroencefalográficas, ou seja, o indivíduo poderá ser facilmente acordado.

  • Em TODOS os distúrbios do sono? Existem casos que são usados fitoterápicos, não classificados como hipnóticos, questão mal elaborada...enfim, seguimos...


ID
919453
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante de um paciente portador de afecção cardíaca, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A principal via de eliminação é a excreção renal da droga não modificada. Após administração intravenosa em voluntários sadios, de 60-75 da dose de digoxina foi recuperada inalterada na urina durante o período de acompanhamento de 6 dias.

    O clearance corpóreo total da Digoxina® parece estar diretamente relacionado à função renal e, desta forma, a porcentagem de perda diária é uma função do clearance de creatinina e pode ser estimado pela creatinina sérica estável.


    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
    http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/9600/digoxina#ixzz3do1OWYYX


ID
936079
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para diminuir o edema cerebral decorrente de traumatismo crânio-encefálico deve-se administrar

Alternativas

ID
952834
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente adulto com doença neoplásica apresenta anemia induzida por quimioterapia. O medicamento indicado para a correção dessa anemia é

Alternativas
Comentários
  • Eritropoetina- Indicações  Eritropoetina Humana Recombinante está indicado nos seguintes casos: - Anemia por insuficiência renal crônica em pacientes pré e sob diálise. - Anemia associada ao câncer e quimioterapia (mielossupressora ou nefrotóxica). - Anemia de paciente infectado pelo vírus HIV e submetido ao tratamento com zidovudina (AZT). - Anemias de outras causas, como, por exemplo, artrite reumatóide e prematuridade. - Uso da eritropoetina humana recombinante em pacientes anêmicos a serem submetidos a procedimentos cirúrgicos

ID
953053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação dos medicamentos no organismo humano, julgue os itens seguintes.

Os diuréticos são substâncias capazes de aumentar a produção de urina, o que, consequentemente, aumenta o volume extracelular, com eliminação de eletrólitos como o sódio, cloro, potássio e bicarbonato.

Alternativas
Comentários

ID
953056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação dos medicamentos no organismo humano, julgue os itens seguintes.

Os medicamentos digitálicos interferem na circulação sanguínea de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (ICC), o que diminui a frequência ventricular na presença da fibrilação e aumenta a força contrátil do miocárdio

Alternativas
Comentários
  • Os digitalicos são utilizados na insuficiencia cardiaca congestiva, aumentando a força de contração do coração

  • A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) consiste na condição em que o coração se torna incapaz de bombear sangue suficiente para as necessidades do corpo, seja em repouso ou durante o exercício. A ICC leva ao aumento da pressão venosa, o que aumenta a filtração capilar e o consequente edema. Os medicamentos digitálicos provocam a inibição da bomba Na/K – ATPase, provocando aumento da concentração intracelular de sódio, e, consequentemente de cálcio intracelular, devido à troca do sódio com o cálcio, aumentando a contração cardíaca. Ocorre a diminuição intracelular de potássio, e, os efeitos são aumentados pela hipocalemia. Os medicamentos digitálicos aumentam a contratilidade do miocárdio, o efeito é alcançado mesmo com baixas doses; diminuem a FC; indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, arritmia supraventricular; quando o paciente apresentar pulso < 60bpm não deve ser administrado; altas doses pode levar a parada cardíaca. Logo, os digitálicos agem diretamente na contratilidade miocárdica e não diretamente na circulação sanguínea. Resposta ERRADO Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Olá amados, tudo bem?  Complementando....

     

    DIGITALICOS

     

    Efeitos:



    – Aumento do débito cardíaco;


    – Redução da pressão venosa;


    – Diurese;


    – Redução do edema.

     

    Reações Adversas:



    – Anorexia e diarreia;


    – Náuseas, vômitos e perturbações visuais;


    – Confusão mental


    – Cefaléia, fadiga e tontura.

     

    Quando estas reações ocorrem, a dose deve ser diminuída ou interrompida por alguns dias. Uma dose letal de digitálico causa morte por parada cardíaca.

     

    Especialidades Disponíveis:

     

    – Lanatosídeo C (Cedilanide) – amp. 2ml com 0,2rng/ml


    – Digoxina e Lanoxin – cpr. de 25mg

     

    Cuidados de enfermagem:

     

    – Observar a dose – doses acumulativas;


    – Antes de administrar verificar o pulso, se este estiver abaixo de 60, comunicar o enfermeiro ou o médico responsável do setor;


    – Quando EV aplicar lentamente;


    – Observar efeitos tóxicos (anorexia, náuseas, cefaleia e confusão mental).

     

    FONTE : https://experienciasdeumtecnicodeenfermagem.com/farmacologia-digitalicos/

  • Os efeitos dos digitálicos são:

    Estímulo vagal resultando em bradicardia;

    Aumento da força e velocidade de contração ventricular;

    Aumento do débito cardíaco, melhorando a circulação e reduzindo a congestão venosa e edema, também por promover a diurese;

     

    https://www.infoescola.com/farmacologia/digitalicos/

  • Ele fala fibrilação, mas é fibrilação atrial ou ventricular?

    A digoxina influencia sim no fluxo sanguineo visto que tem a capacidade de aumentar debito cardiaco.


ID
953059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação dos medicamentos no organismo humano, julgue os itens seguintes.

Antieméticos são medicamentos utilizados para inibir o refluxo do vômito.

Alternativas
Comentários
  • Antiemético é o nome ofertado à classe de medicamentos que tem como objetivo o tratamento de náuseas e vômitos.

    fonte: sanarmed.


ID
1045393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Um evento comum durante o tratamento antineoplásico é a toxicidade gastrointestinal, frequentemente manifestada por náuseas e vômitos. Para reduzir essas reações, utiliza-se um arsenal de drogas antieméticas que, geralmente, são associadas a altas doses de glicocorticoide, como a dexametasona, devido a sua ação inibitória sobre a prostaglandina.

Alternativas
Comentários

ID
1061122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos pela equipe de enfermagem constitui uma tarefa que demanda grande responsabilidade, competência técnica e conhecimento de fármacos. Com relação ao preparo, à administração e à ação desses produtos, julgue os itens a seguir.

No corpo humano, a dipirona, cujas principais vias de administração são a oral, a intramuscular e a endovenosa, tem ação analgésica e antitérmica.

Alternativas
Comentários
  • Não sabia que a dipirona era feita também por via intramuscular!!!!


  • Referência

    Teuto

    Apresentação de Dipirona Injetável

    Solução injetável 500mg/mL
    Embalagens contendo 1, 5, 6, 25, 50, 100 e 120 ampolas com 2mL.

    USO INTRAVENOSO
    USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 1 ANO.
    USO INTRAMUSCULAR
    USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 3 MESES.

    COMPOSIÇÃO
    Cada mL da solução injetável contém:
    dipirona monoidratada ....................................................................................500mg
    Veículo q.s.p.........................................................................................................1mL
    Excipientes: hidróxido de sódio, edetato dissódico, metabissulfito de sódio e água para injetáveis.

    Dipirona Injetável - Indicações

    Este medicamento é indicado como analgésico e antipirético.

  • E ainda pode agir em sua pequena porção como antiflamatório.

  • a dipirona pode ser feita ainda por via intramuscular


ID
1069234
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao paciente em uso de digitálicos deve ser o cuidado de verificar o pulso e freqüência cardíaca antes de administrar cada dose do medicamento. Este NÃO deve ser administrado no caso do pulso ser:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E. Fundamento:

    Os medicamentos digitálicos provocam a inibição da bomba Na/K – ATPase, provocando aumento da concentração intracelular de sódio, e, consequentemente de cálcio intracelular, devido a troca do sódio com o cálcio, aumentando a contração cardíaca. Ocorre a diminuição intracelular de potássio, e, os efeitos são aumentados pela hipocalemia. Os medicamentos digitálicos aumentam a contratilidade do miocárdio, o efeito é alcançado mesmo com baixas doses; diminuem a FC; indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, arritmia supraventricular; quando o paciente apresentar pulso < 60bpm não deve ser administrado; altas doses pode levar a parada cardíaca. Logo, os digitálicos agem diretamente na contratilidade miocárdica e levam à diminuição da frequência cardíaca

     

     

    FONTE: Comentário da professora Anita Randi, aqui do QC.


ID
1125067
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos, cirurgias e/ou, exames. Considerando as condições mínimas para a segurança do paciente e a divisão de responsabilidades entre os profissionais de saúde, julgue a assertiva abaixo:

A anestesia peridural, epidural ou extradural têm a vantagem de menor incidência de cefaléia quando comparada à raquianestesia, e de facilitar a realização de técnicas com utilização de catéter.

Alternativas
Comentários
  • A raqui-anestesia consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no líquido cefalorraquidiano (coluna vertebral) onde se encontram as raízes nervosas, através de uma agulha, que é em seguida retirada. A raquianestesia é muito usada para procedimentos ortopédicos de membros inferiores e para cesarianas. Cefaléia é a complicação mais comum da raquianestesia. A anestesia epidural consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no espaço epidural (coluna vertebral) através de um cateter que é deixado no local durante a intervenção. A anestesia peridural é comumente usada durante o parto normal. Resposta CERTO Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • A raqui-anestesia consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no líquido cefalorraquidiano (coluna vertebral) onde se encontram as raízes nervosas, através de uma agulha, que é em seguida retirada. A raquianestesia é muito usada para procedimentos ortopédicos de membros inferiores e para cesarianas. Cefaléia é a complicação mais comum da raquianestesia. A anestesia epidural consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no espaço epidural (coluna vertebral) através de um cateter que é deixado no local durante a intervenção. A anestesia peridural é comumente usada durante o parto normal.

     

    Resposta CERTO

     

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


ID
1125073
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos, cirurgias e/ou, exames. Considerando as condições mínimas para a segurança do paciente e a divisão de responsabilidades entre os profissionais de saúde, julgue a assertiva abaixo:

No caso de bloqueios, deve-se ajudar a colocar o paciente para a realização de raquianestesia, anestesia epidural ou anestesia regional, proporcionando segurança, tranquilidade e conforto ao indivíduo e à equipe.

Alternativas

ID
1125076
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos, cirurgias e/ou, exames. Considerando as condições mínimas para a segurança do paciente e a divisão de responsabilidades entre os profissionais de saúde, julgue a assertiva abaixo:

Os anestésicos locais menos utilizados no espaço peridural são a lidocaína, a bupivacaína e a ropivacaína.

Alternativas
Comentários
  • A anestesia epidural consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no espaço epidural (coluna vertebral) através de um cateter que é deixado no local durante a intervenção. A anestesia peridural é comumente usada durante o parto normal. O início e a duração da analgesia dependem principalmente das características farmacológicas do anestésico local utilizado. A utilização de concentrações maiores tende a acelerar o início de ação e a adição de adrenalina prolonga a duração da anestesia. Anestésicos locais são fármacos que determinam bloqueio reversivo da condução nervosa, com perda de sensações em área circunscrita do organismo, sem alteração do grau de consciência. Anestésicos locais podem, ainda, ser agrupados de acordo com sua duração de efeito em agentes de: curta duração, como procaína e cloroprocaína; duração média, abrangendo lidocaína, prilocaína, mepivacaína e articaína; longa duração, como bupivacaína, tetracaína, etidocaína e ropivacaína. O espaço peridural se situa entre a dura-máter e o canal vertebral e a escolha do anestésico depende das características da cirurgia, como eficácia, latência e duração. Em relação à duração, pode-se escolher anestésico de curta duração, como a lidocaína ou de longa duração, como a bupivacaína ou ropivacaína. As mais utilizadas são a lidocaína a 2% sem ou com epinefrina a 1:200.000, a bupivacaína a 0,5% e a ropivacaína a 1%. A bupivacaína a 0,25% e a ropivacaína a 0,2% são usadas para analgesia pré-operatória, analgesia de parto ou tratamento de dor, e a bupivacaína a 0,75%, quando se deseja bloqueio motor mais intenso. Ou seja, a lidocaína, a bupivacaína e a ropivacaína são os anestésicos mais utilizados no espaço peridural. Resposta ERRADO Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Estão entre os mais utilizados,em especia, a Lidocaína por ser a droga de escolha para raquioanestesia de curta duração e a Bupivacaína a sendo a mais indicada durante o trabalho de parto por ter caracterísca de grande bloqueio sensorial e pouco bloqueio motor.


ID
1125202
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a assistência de enfermagem prestada ao paciente com insuficiência cardíaca, julgue as assertivas abaixo:

O uso da digoxina requer cuidados; principalmente antes de sua administração o enfermeiro deve avaliar a frequência cardíaca apical. Quando o ritmo do paciente e a fibrilação atrial e a frequência cardíaca é inferior a 60 ou o ritmo se torna regular, o enfermeiro pode suspender o medicamento e notificar o médico, porque esses sinais indicam o desenvolvimento de bloqueio de condução atrioventricular.

Alternativas
Comentários
  • Um do cuidados de enfermagem:

    - O pulso e os sinais de intoxicação (pulso>60bpm) e que durante o seu desenvolvimento o medico devera ser comunicado imediatamente.


ID
1125214
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os medicamentos administrados aos clientes são usados, quase exclusivamente, para prevenir, diagnosticar ou tratar doença. Em relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos, julgue a assertiva abaixo:

Os medicamentos variam consideravelmente no modo pelo qual atuam e em seus tipos de ação. Vários efeitos podem ocorrer em virtude de sua administração, como: efeitos terapêuticos, efeitos colaterais, efeitos adversos, efeitos tóxicos, reações idiossincrásicas, reações alérgicas e interações medicamentosas.

Alternativas

ID
1125559
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Medicamento é toda substância que, introduzida no organismo, atua de forma preventiva ou profilática, diagnóstica ou terapêutica. A propósito de medicamentos, julgue cada uma das assertivas seguintes:

Os medicamentos podem ser de origem natural ou sintética, e apresentam-se apenas nos estados sólido, líquido e gasoso.

Alternativas
Comentários

ID
1125562
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Medicamento é toda substância que, introduzida no organismo, atua de forma preventiva ou profilática, diagnóstica ou terapêutica. A propósito de medicamentos, julgue cada uma das assertivas seguintes:

Solução é a mistura de soluto com solvente.

Alternativas

ID
1125568
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Medicamento é toda substância que, introduzida no organismo, atua de forma preventiva ou profilática, diagnóstica ou terapêutica. A propósito de medicamentos, julgue a assertiva seguinte:

A quantidade de sódio contida em um frasco de soro fisiológico a 0,9 % é 20 gramas.

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos em porcentagem é um número em 100. No caso: Soro Fisiológico 0,9% - são 9g de glicose em 100ml do solvente A quantidade de sódio em um frasco varia de acordo com o volume da solução, logo, é impossível dizer que há 20 gramas de sódio em um frasco de SF0,9% sem saber o volume. Resposta ERRADO Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

ID
1126729
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A asma é uma doença do trato respiratório que acontece com maior frequência nas épocas de frio. A criança com asma pode mostrar sinais e experimentar sintomas que variam desde episódios agudos de falta de ar, sibilância e tosse, seguidos por um período tranquilo, até um padrão relativamente contínuo de sintomas crônicos. Uma das condutas terapêuticas medicamentosas para controlar a exacerbação da doença é a administração de corticosteroides.

Assinale a alternativa que apresenta um fármaco da classe dos corticosteroides.

Alternativas
Comentários
  • prednisolona; 

    Também conhecido comercialmente como Predsim, Rinisone, Prednisolon ou Prelone, o Fosfato sódico de Prednisolona de administração oral é um corticoide que possui potente ação anti-inflamatória, anti-reumática e anti-alérgica.

    Indicações da Prednisolona

    Doenças endócrinas, osteoarticulares e osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas, e outras que respondam à terapia com corticosteroides.

    site; tua saúde

  • Berotec: Broncodilatador

    Furosemida: diuretico

    Dipirona: Analgesico e antitermico

    Atrovent:  Broncodilatador


ID
1151689
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A intoxicação por medicamentos tem sido um problema geral de saúde. De acordo com a farmacologia, dos principais agentes envolvidos nas intoxicações medicamentosas encontram-se os benzodiazepínicos e opiáceos. O agente e seu correto antagonista estão indicados em:

Alternativas
Comentários
  • Benzodiazepínicos estão entre os medicamentos mais prescritos do mundo graças às suas propriedades ansiolíticas, sedativas, hipnóticas, anestésicas, antiepilépticas e de relaxamento muscular. Opióides São drogas depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC) usadas no tratamento da dor, sobretudo em neoplasias malignas, cólicas biliares e estados pós-operatórios. Tanto os opiáceos como os benzodiazepínicos podem levar a dependência.

    Um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista (medicamento) é designado como antagonista, nos atendimentos, é utilizado como um antídoto, para reverter a ação de uma substância.

    Os antagosnistas dos opióides (exemplo morfina) são Naloxone e Naltrexone

    O antagosnista do benzodiazepínicos (exemplo midazolam) é o Flumazenil.

    Resposta C

    Bibliografia


    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.



  • Agente: Opioide- Antagonista: Naloxone

    Agente: Benzodiazepínico- Antagonista: Flumazemil

  • Para quem não é assinante Gabarito: C

  • Benzodiazepínicos estão entre os medicamentos mais prescritos do mundo graças às suas propriedades ansiolíticas, sedativas, hipnóticas, anestésicas, antiepilépticas e de relaxamento muscular. Opióides São drogas depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC) usadas no tratamento da dor, sobretudo em neoplasias malignas, cólicas biliares e estados pós-operatórios. Tanto os opiáceos como os benzodiazepínicos podem levar a dependência.

    Um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista (medicamento) é designado como antagonista, nos atendimentos, é utilizado como um antídoto, para reverter a ação de uma substância.

    Os antagosnistas dos opióides (exemplo morfina) são Naloxone e Naltrexone

    O antagosnista do benzodiazepínicos (exemplo midazolam) é o Flumazenil.

    Resposta C

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • Antagon Flumazenil: benzodiazepínico

    Antagonista Naloxona: opiode

    Atropina: intoxicações

    Protamina: heparina

    REVERSOR DE OPIOIDEEEEEEEEEEEEEES????????????????

    RESPOSTA :>>>> NALOXOOOOOOOOOOOOOOONA NELES.

    Cloridrato de naloxona

    Narcan

    Naloxona

    Pode-se considerar a adm de naxolona por transeuntes, em casos de suspeita de emergências potencialmente fatais associadas a opióides.

    Morfina, Codeína e Fentanil pertencem ao grupo dos opióides. Todos são derivados do ópio. A medicação utilizada como antagonista para os opióides é a: Naloxona.

    Em pacientes com dependência de opioides, conhecida ou suspeita, que não respondem, apresentam respiração anormal, mas têm pulso, é adequado que socorristas leigos devidamente treinados e pro ssionais de saúde capacitados para SBV, além da prestação dos cuidados básicos, administrem naloxona

     por via intramuscular (IM) ou intranasal (IN). Pode-se considerar o treinamento em resposta à overdose de opioides, com ou sem distribuição de naloxona, para pessoas com risco de overdose em qualquer ambiente. 

    FO

    NT

    E: 

    DESTAQUES da American Heart Association 2020. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE


ID
1223533
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O edema agudo de pulmão (EAP) é um quadro clínico de urgência, constituindo grande risco de morte para o paciente, caso medidas terapêuticas não sejam imediatas. Considerando as drogas utilizadas nesses casos, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • os nitratos são a melhor opção na forma sublingual...


  • O Nitroprussiato de Sódio é indicado para estimular o débito cardíaco e para reduzir as necessidades de oxigênio do miocárdio na insuficiência cardíaca secundária ao infarto agudo do miocárdio bem como na doença valvular mitral e aórtica e na cardiomiopatia, incluindo tratamento intra e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Esse medicamento provoca queda de pressão e pode ser utilizado em crises hipertensivas.

    Os bloqueadores dos canais de cálcio são um grupo de drogas frequentemente prescritas no tratamento da hipertensão arterial. Entre os mais usados na prática clínica estão a Nifedipina, Amlodipina, Nicardipina, felodipina, Verapamil e Diltiazem. 

    A dobutamina é indicada em estados de hipoperfusão nos quais o débito cardíaco é insuficiente para suportar as demandas circulatórias, para o tratamento de pacientes nos quais a pressão de enchimento ventricular anormalmente aumentada pode levar a um risco de congestão pulmonar e edema, para aumentar a contratilidade cardíaca na insuficiência cardíaca e para aumentar a contratilidade cardíaca na descompensação cardíaca da insuficiência cardíaca congestiva ou na contratilidade deprimida devido a uma cirurgia cardíaca ou a uma cirurgia vascular de grande porte.

    A Nitroglicerina precisa ser administrada em frascos de vidro ou de polietileno e conduzida por equipos de polietileno. Tem ação muito mais potente na dilatação venosa do que arterial. O tratamento do Edema Agudo de Pulmão pode ser feito com nitratos, nitroglicerina SL ou spray mais furosemida caso o paciente não tenha hipotensão arterial.

    Resposta D

    Bibliografia


    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.


  • Nitroglicerina é destinado apenas para uso intravenoso. Não administrar por injeção intravenosa direta. Deve ser diluído em  (5%) ou cloreto de sódio (0,9%) antes da realização da infusão. O equipo usado para infusão pode influenciar na quantidade de Nitroglicerina administrada ao paciente e requer atenção para a resposta clínica.

    Adesivo transdérmico: angina crônica (prevenção).

    Asolução injetável: angina (pacientes que não respondem à Nitroglicerina sublingual ou a beta-bloqueadores); insuficiência cardíaca congestiva (após infarto agudo do miocárdio); hipertensão (pré-operatória); indução de hipotensão controlada durante cirurgia.

    FONTE: consultaremédios, medicinananet

  • principal indicação do uso de nitroprussiato de sódio (que é um vasodilatador) é no manejo de emergências hipertensivas, por causa do seu rápido e potente efeito de diminuição da PA, entre elas:

    Edema agudo de pulmão: sendo o anti-hipertensivo de escolha se pressão arterial sistólica (PAS) > 180 mmHg, caso contrário, prefere-se a nitroglicerina EV.

    FONTE: sanar


ID
1225276
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No tratamento da insuficiência cardíaca aguda, um dos medicamentos utilizados é a morfina, visando ao seguinte resultado:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra A

    A morfina é um fármaco de grande auxílio na terapêutica, pois: promove venodilatação, reduzindo o retorno venoso para o coração em até 40%.

  • Gente, protestem! Para que colocar o gabarito nos comentários se o próprio site já faz isso? Tem que colocar comentários que justifiquem a alternativa e ajude e/ou auxiliem quem está estudando.

  • Quanta agressividade!! assim como eu, outras pessoas postam o gabarito... isso ocorre pq mtos só podem responder o limite de 10 questões por dia e tbém ñ sabe como encontrar o gabarito no site, assim como eu ñ sabia logo qdo entrei. Perceba q só postei gabaritos em questões que não tinham comentários para ajudar e ñ p prejudicar . Acho que ninguém está aqui para brincar de responder questões ñ, suponho eu. 

  • A ansiedade do paciente é altamente contagiosa e se transmite facilmente aos elementos da equipe médica se esta não tiver "sangue de barata", digo, experiência. A morfina é capaz de sedar a ansiedade do doente (e da equipe) porém realiza importantes ações hemodinâmicas, como queda na pressão atrial (por reduzir retorno venoso via venodilatação), diminuição da pós-carga imposta ao ventrículo esquerdo e, "de quebra" exerce efeito inotropo-positivo discreto. As contra-indicações são pneumopatia grave, insuficiência hepatocelular e mixedema.

  • PS: morfina é polêmica até no qconcursos: Não se seda com morfina, morfina não é sedativo, o mecanismo é outro, não levem as crenças errôneas para a prova, ok?

  • PS: morfina é polêmica até no qconcursos: Não se seda com morfina, morfina não é sedativo, o mecanismo é outro, não levem as crenças errôneas para a prova, ok?

  • Reduzir o retorno venoso


ID
1228696
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O médico prescreve ao paciente adulto a administração de: 

I. cloridrato de propranolol 1 comprimido de 15 mg e no ambulatório. Os comprimidos desse medicamento apresentam-se na dosagem de 10 mg e 40 mg. 
II. antibiótico derivado da penicilina 700 mg por via intramuscular. A apresentação desse antibiótico é: frasco contendo 1 g do medicamento diluído em 5 mL. 
III. soro glicofisiológico (SGF 5%) 400 mL, em 8 horas. 


O cloridrato de propranolol está indicado, dentre outros, ao paciente que apresenta

Alternativas
Comentários
  • . Arritmias supraventriculares
    a) Taquicardias atriais paroxísticas, particularmente aquelas arritmias induzidas por catecolaminas, digitálicos ou associadas à síndrome de Wolff-Parkinson-White.
    b) Taquicardia sinusal persistente que não seja compensatória e prejudique o bem-estar do paciente.
    c) Taquicardias e arritmias devido a tireotoxicidade quando um efeito imediato é necessário, auxiliando no tratamento a curto prazo (2 a 4 semanas). Pode ser usado simultaneamente com o tratamento específico (vide Precauções e Advertências sobre tireotoxicidade).
    d) Extrassístoles atriais persistentes, que prejudiquem o bem-estar do paciente e que não respondam aos métodos convencionais.
    e) Flutter e fibrilação atriais quando a frequência ventricular não pode ser controlada apenas por digitálicos, ou quando estes são contraindicados.

  • Mas tb trata hipertensão, certo?

    Esta correta essa questão?


  • Propranolol é indicado: HAS, IAM, arritmias cardiacas, aneurisma, taquicardias, angina

  • INDICAÇÕES DO PROPRANOLOL: HIPERTENSÃO,  ANGINA PECTORIS DEVIDO À ATEROSCLEROSE CORONARIANA,  ARRITMIAS CARDÍACAS, INFARTO DO MIOCÁRDIO,  ENXAQUECA ESTENOSE SUBAÓRTICA HIPERTRÓFICA...
  •  

    Propranolol com 40 mg.

    É um bloqueador beta adrenérgico. O mecanismo anti-hipertensivo, é complexo e envolve diminuição do débito cardíaco(ação inicial), redução da secreção de renina, readaptação dos baroreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. São eficazes como monoterapia, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbimortalidade cardiovascular.

    Constituem-se a primeira opção para tratamento da hipertensão arterial associada a doença arterial coronariana ou arritmias. São úteis em pacientes com síndrome de cefaléia de origem vascular(enxaqueca).

    Portanto, creio que caberia recurso.

     

    http://hiperdia.datasus.gov.br/medicamentosdesc.asp?med=propranolol

     


ID
1228753
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os cuidados de enfermagem no uso de insulina inclui-se orientar o paciente quanto a

Alternativas
Comentários

ID
1232614
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cardiotônicos são substâncias que aumentam a força miocárdica (ação inotrópica positiva). Os cardiotônicos são representados principalmente pelo grupo dos digitálicos. Considerando os cuidados na administração de cardiotônicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • o uso dos digitálicos induzem a bradicardia


  • Uma das reações adversas do paciente que faz uso de Digitalicos é a Bradicardia ou até mesmo parada cardiaca.


ID
1232620
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, para utilização e comercialização de medicamentos é:

Alternativas
Comentários
  • Os pedidos de patentes de produtos e processos farmacêuticos passaram a ter sua análise obrigatória pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 1999, por meio do instituto da anuência prévia. Ressalta-se que esta anuência é concedida, ou negada, após a avaliação do pedido, considerando além dos aspectos formais da análise (verificação técnica dos requisitos de patenteabilidade), os aspectos próprios de saúde pública (acesso aos medicamentos e avaliação técnica dos compostos). Conforme o Decreto n.º 3.029, de 16 de abril de 1999 a Agência terá por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e fronteiras. A Anvisa tem a função de autorizar o funcionamento de empresas de fabricação, distribuição, importação e de comercialização de medicamentos. Ou seja, para utilização e comercialização de medicamentos é obrigatório o registro junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resposta C Bibliografia www.planalto.gov.br

ID
1255837
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No infarto agudo do miocárdio a droga com ação antiagregante plaquetária que muda o prognóstico do paciente é:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra B

    O AAS é hoje em dia muito mais usado como um antiagregante plaquetário do que como anti-inflamatório, têm em comum a propriedade de inibir a formação do trombo, sem interferir de forma significativa nos demais segmentos da coagulação. Promovem a inibição das funções plaquetárias como adesividade e agregação, inibem a reação de liberação ou secreção das plaquetas, reduzem os agregados plaquetários circulantes e inibem a formação do trombo, induzido predominantemente por plaquetas

  • O AAS é hoje em dia muito mais usado como um antiagregante plaquetário do que como anti-inflamatório, têm em comum a propriedade de inibir a formação do trombo, sem interferir de forma significativa nos demais segmentos da coagulação. Promovem a inibição das funções plaquetárias como adesividade e agregação, inibem a reação de liberação ou secreção das plaquetas, reduzem os agregados plaquetários circulantes e inibem a formação do trombo, induzido predominantemente por plaquetas

  • A)hormônio com ação hipoglicemiante

    B)Gabarito

    C) opioide analgésico

    D) diurético de alça 1°linha de escolha em hipertensão

    E) betabloqueador do canal de cálcio gera broncoespasmos


ID
1283989
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os anti-hipertensivos abaixo, o que se enquadra na classe dos inibidores da enzima conversora da angiotesiva - E.CA é:

Alternativas
Comentários
  • o correto é angiotensina e não angiotesiva 

  • Hidroclotiazida: Diurético inibidor do transportador NaCl

    captopril:  Inibidor da ECA

    dobutamina: catecolamina

    propanolol: Betabloqueador adrenérgico.


  • Hidroclorotiazida = diurético tiazídico

    Dobutamina = agente inotrópico de ação direta

    Propanolol = bloqueador beta adrenérgico


ID
1301371
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No cuidado de enfermagem ao trabalhador com transtorno bipolar afetivo, em tratamento com lítio, são identificadas manifestações que incluem tremores, diarreia, vômitos, cefaleia, polidipsia, poliúria, letargia, fasciculação, lesão renal e de tireoide. Esse quadro clínico caracteriza

Alternativas
Comentários
  • A Litemia é um exame de sangue que se faz e nele mostra a quantidade de lítio no sangue.

    A litemia ideal é de 0,6 a 1,2 mE/L. O médico poderá ajustar a dose aumentando ou diminuindo a quantidade. Ou ainda, vendo se o paciente está tomando corretamente a medicação.

     

    A toxicidade do lítio está diretamente relacionado às suas concentrações plasmáticas. Níveis séricos acima de 1,5meq/L representam maiores riscos de toxicidade, embora pacientes sensíveis possam apresentar estes quadros com litemia inferior a 1,5meq/L. Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e alterações da coordenação podem ser os sinais precoces de uma intoxicação por carbonato de lítio e podem ocorrer com litemia inferior a 2,0meq/L. Em níveis plasmáticos superiores, tontura, ataxia, visão borrada, zumbidos e diminuição da capacidade de concentração urinária podem ser observados. Litemias acima de 3,0meq/L podem produzir quadros clínicos complexos envolvendo múltiplos órgãos e sistemas.

     

    Letra D

     

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=8974232013&pIdAnexo=1838555

    http://diadepancadasoudebeijinhos.blogspot.com.br/2011/12/litio-e-litemia.html


ID
1301377
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Interação medicamentosa é causa frequente de internações hospitalares. O enfermeiro deve saber que a interação medicamentosa entre

Alternativas
Comentários
  • ==> inibidor da enzima de conversão angiotensina (ECA)

    - Está reconhecido que o emprego associado de um IECA com antiinflamatório não hormonal REDUZ a sua eficácia anti-hipertensiva provavelmente por diminuir a síntese de prostaglandinas vasodilatadoras.

    - Os inibidores da ECA também podem causar pequenas alterações na função renal ou aumentar os níveis de potássio - HIPERCALEMIA.

     

    Letra E

     

    Fonte:

    http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=1266

    http://www.heartfailurematters.org/pt_PT/Como-%C3%A9-que-o-seu-m%C3%A9dico-pode-ajudar%3F/PT-ACE-Angiotensin-converting-enzyme-inhibitors

  • A resposta certa "E) ansiolíticos e sedativos potencializa o efeito desses medicamentos" não tem nexo algum.


ID
1315624
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto ao efeito que corresponde à interação medicamentosa da correlação entre anti-hipertensivo e outro medicamento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • "Edson deixa eu tentar explicar níveis séricos é a concentração de uma certa substância no nosso sangue. 
    Exemplo a glicemia ( índice de glicose no sangue) é considerada normal se estiver ente 70 e 110 ml/dl então se uma pessoa estiver com 300ml/dl quer dizer que o nível sérico da glicose está acima do normal." 
    Espero ter ajudado!


  • O captopril é indicado para tratamento da hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e nefropatia diabética. Ele interage com antiácidos (Carbonato de Cálcio/ Bicarbonato de sódio/ Hidróxido de alumínio) reduzindo a biodisponibilidade do captopril.

    Adenosina é um antiarrítmico, já o dipiridamol é um vasodilatador que aumenta a concentração endógena de adenosina, ou seja, seus efeitos são potencializados.

    Dicumarol é um anticoagulante e o clofibrato é um anti-hiperlipidêmico e leva a uma redução na absorção do dicumerol.

    Furosemida é um diurético e o clofibrato um anti-hiperlipidêmico e diminui a concentração serica e a eficácia terapêutica da furosemida e não aumenta como relatado na alternativa D.

    O propranolol é um bloqueador beta adrenérgico utilizado como anti-hipertensivo e a reserpina é um anti-hipertensivo que leva à flutuação dos efeitos antiadrenérgicos.

    Logo, a única alternativa incorreta é a letra D.

    Resposta D

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • Clofibrato é um anti-hiperlipidemia e tem interação com diversos fármacos dentre estes a furosemida aumentando o efeito de ambos os fármacos.


ID
1320844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das complicações clínicas decorrentes da terapia antineoplásica, julgue o item a seguir.
Os agentes alquilantes alteram a estrutura do RNA ao ler erroneamente o seu código, podendo causar náuseas, vômitos, cistite, estomatite e alopecia.

Alternativas
Comentários
  • Os agentes Alquilantes  são Ciclo-inespecíficos, agem em todas as fases do ciclo celular, e não apenas no RNA. 


ID
1321909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das mucosites, julgue o item que se segue.

A administração de nistatina contribui com o tratamento de infecções nas respostas inflamatórias gastrointestinais.

Alternativas
Comentários
  • A nistatina é ativa contra fungos do tipo levedura, incluindo o gênero Candida, e sua eficácia foi fortemente estabelecida em infecções por Candida, tais como estomatite, vulvovaginite e dermatite intertriginosa. A Nistatina é indicada para o tratamento de candidíase da cavidade bucal e do trato digestivo superior (esofagite por cândida) encontrada em pacientes com moléstias que necessitaram uso prolongado de antibióticos, radioterapia ou drogas imunodepressoras que provocam queda de resistência orgânica e na síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS). Resposta CERTO. Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. http://www.medicinanet.com.br/bula/3717/nistatina.htm

ID
1321918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das mucosites, julgue o item que se segue.

Agentes anti-inflamatórios e anestésicos devem ser utilizados conforme a prescrição médica por promoverem a cura e minimizar o conforto, ajudando no processo alimentar das crianças.

Alternativas
Comentários
  • minimizar o conforto?

  • Mucosite é inflamação na mucosa. Os anti-inflamatóriois inibem prostaglandina, ela age no estômago reduzindo produção de HCl e aumentando produção de muco.


ID
1325518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Paciente em TCTH em uso de Ciclosporina A deve ser orientado quanto a alguns cuidados no uso desse medicamento, a saber: a necessidade de adesão rigorosa ao horário de administração, a importância de ingeri-la com alimentos, a possibilidade de ingeri-la com outras medicações, a exemplo do Tacrolimus, bem como a necessidade de comunicar ao médico quando for incapaz de ingeri-la devido efeitos colaterais gastrointestinais.

Alternativas

ID
1330768
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a insulinoterapia, analise as assertivas abaixo. 

 
I. As insulinas apresentam boa estabilidade, mas são sensíveis à luz e às variações extremas de temperatura, devendo ser conservadas entre 2 a 30°C.
II. Antes da aplicação da insulina, recomenda-se que o frasco seja agitado vigorosamente para diluir possíveis grumos.
III. O frasco em uso pode ser mantido à temperatura ambiente, entre 15 e 30°C, por aproximadamente 60 dias, para diminuir a irritação no local de aplicação que pode ocorrer quando a insulina gelada é administrada.
IV. Os frascos de insulina de reserva devem ser conservados na porta da geladeira, entre 2 e 8°C. Durante viagens, a insulina não pode ser transportada em recipientes contendo gelo. 
 
É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II. Antes da aplicação da insulina deve-e misturar o produto lentamente, rolando o frasco entre a palma das mãos até que o liquido fique leitoso e homogêneo.

    III. A insulina depois de aberta deverá ser mantida em temperatura de 15 a 30 graus por 30 dias

  • Conservação - Como guardar os frascos de insulina  Insulina é um hormônio que deve ser conservado de maneira adequada, para que sejam garantidas as suas propriedades farmacológicas. Estejam atentos, portanto, às seguintes orientações: 
    • Frascos de insulina NUNCA devem ser congelados (temperatura abaixo de 2º).  • Evite expor os frascos à luz do sol, pois a insulina pode sofrer degradação.  • Evite deixar os frascos em locais muito quentes, como o porta-luvas do carro, perto do fogão ou forno elétrico, etc.  • As insulinas devem ser armazenadas em geladeiras, na porta ou parte inferior.  • A insulina que está em uso poderá ser mantida em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), por até um mês. Nesse caso, deixar o frasco no lugar mais fresco da casa, como, por exemplo, perto do filtro de água.  • Não usar a insulina se notar mudança na cor e presença de grânulos.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF pág. 50
  • As insulinas lacradas precisam ser mantidas refrigeradas entre 2°C a 8°C. Após aberto, o frasco pode ser mantido em temperatura ambiente para minimizar dor no local da injeção, entre 15°C e 30°C, ou também em refrigeração, entre 2°C a 8°C. A insulina não deve ser exposta ao sol. Não pode congelar a insulina. Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Observar o aspecto normal das insulinas antes da aplicação (cristalina ou turva), descartando o frasco em caso de anormalidades (como grumos). A afirmativa I está correta, As insulinas apresentam boa estabilidade, mas são sensíveis à luz e às variações extremas de temperatura, devendo ser conservadas entre 2 a 30°C. A segunda afirmativa está errada, pois se insulina apresentar qualquer característica que não seja comum a ela deve ser desprezada. A afirmativa III está errada pois o frasco deve ser mantido em temperatura ambiente após aberto por até 30 dias e não 60 como afirma a banca. A afirmativa IV está correta já que as insulinas devem ser armazenadas em geladeiras, na porta ou parte inferior. Para transporte da insulina deve-se colocar o frasco em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum ou gelo seco. Resposta E Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
  • A "E" está errada (local de armazenamento) - Em geladeira doméstica, a insulina deve ser conservada entre 2 e 8o C; para isso, precisa ser armazenada nas prateleiras do meio, nas da parte inferior, ou na gaveta de verduras, longe das paredes, em sua embalagem original e acondicionada em recipiente plástico ou de metal com tampa. SBD 2019-2020.

  • letra | está errada pois precisam ser mantida refrigeradas entre 2 a 8 graus.


ID
1342828
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresente após a administração de doses de medicamentos, normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Reação Adversa é qualquer resposta ao uso de um medicamento que seja nociva e não intencional, e que ocorre nas doses normalmente usadas em seres humanos. Qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresente após a administração de doses de medicamentos, normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade. Efeito reverso - não é um termo utilizado na administração de medicamentos. Erro terapêutico simples – erro terapêutico se refere ao erro em qualquer etapa da administração de medicação, seja na prescrição, na dispensa, na administração, etc. Farmacocinética - é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou seja, a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos. Reação cruzada - se refere à habilidade de um sítio de combinação de anticorpo em particular de reagir com mais de um determinante antigênico ou a habilidade de uma população de moléculas de anticorpos de reagir com mais de um antígeno. Resposta A Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Reação Adversa é qualquer resposta ao uso de um medicamento que seja nociva e não intencional, e que ocorre nas doses normalmente usadas em seres humanos. Qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresente após a administração de doses de medicamentos, normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade.

     

    Efeito reverso - não é um termo utilizado na administração de medicamentos.

     

    Erro terapêutico simples – erro terapêutico se refere ao erro em qualquer etapa da administração de medicação, seja na prescrição, na dispensa, na administração, etc.

     

    Farmacocinética - é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou seja, a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.

     

    Reação cruzada - se refere à habilidade de um sítio de combinação de anticorpo em particular de reagir com mais de um determinante antigênico ou a habilidade de uma população de moléculas de anticorpos de reagir com mais de um antígeno. Resposta A Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


ID
1342879
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A escala analgésica é constituída por três degraus, no primeiro degrau os analgésicos são não opioides, que inclui:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "C"

    Substâncias chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos são aquelas obtidas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína) ou opiáceos semi-sintéticos quando são resultantes de modificações parciais das substâncias naturais (como é o caso da heroína que é obtida da morfina através de uma pequena modificação química).

    Mas o ser humano foi capaz de imitar a natureza fabricando em laboratórios várias substâncias com ação semelhante à dos opiáceos: meperidina, o propoxifeno, a metadonasão alguns exemplos. Estas substâncias totalmente sintéticas são chamadas de opióides (isto é, semelhante aos opiáceos). Todas elas têm um efeito analgésico (tiram a dor) e um efeito hipnótico (dão sono). Por ter estes dois efeitos estas drogas são também chamadas de narcóticas.

    A administração por tempo prolongado dos opiáceos pode provocar tolerância (a pessoas precisa usar doses cada vez maiores para sentir os mesmos efeitos) e dependência (a pessoa não consegue mais parar de tomar a droga). A pessoa fica com prisão-de-ventre crônica, estômago sempre "empachado" (má digestão) e com a visão prejudicada devido à miose.

  • Opioides: São os mais potentes analgesicos, devem ser administrados com cautela pois podem levar a dependência, uteis para dores intensas como as colicas renais e cancer. Exemplos: Morfina e tramal.

    Não opioides: São menos potentes, suprimem a dor superficial como cefaleia, mialgias e artralgias. Exemplos: Paracetamol, dipirona e ASS


ID
1343713
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As interações medicamentos as podem ser comuns, e considera-se que esse evento ocorre quando um medicamento modifica a ação de outro medicamento.

Alternativas
Comentários
  • Interação medicamentosa é a interferencia de um medicamento na ação, absorção, no metabolismo ou na excreção de outra substancia. 


ID
1345342
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Smeltzer e Bare (2006) os efeitos colaterais mais frequentes dos betabloqueadores no tratamento dos pacientes com complicações decorrentes das cardiopatias são:

Alternativas
Comentários

ID
1346425
Banca
CETRO
Órgão
CAISM PHILIPPE PINEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome do conjunto de reações e sintomas psicomotores específicos, como rigidez muscular e tremor, relacionados diretamente ao uso de psicotrópicos.

Alternativas
Comentários
  • D ( para quem ja estourou o limite diario )


ID
1346440
Banca
CETRO
Órgão
CAISM PHILIPPE PINEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de ácido acetilsalicílico (AAS) é contraindicada em pacientes que fazem uso de

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "B"

    O AAS não deve ser utilizado por paciente que tem doenças no estômago, fígado ou rins. O seu uso é contra indicado em pacientes que apresentam hemofilia (incapacidade do organismo em controlar sangramentos) e em pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes de qualquer natureza. AAS pode aumentar a atividade de anticoagulantes cumarínicos e aumentar a atividade de alguns medicamentos hipoglicemiantes, como, por exemplo, sulfonilúréias. O uso de medicamentos anticoagulantes pode aumentar o efeito hemorrágico que o AAS possui sobre a mucosa gástrica.


ID
1346521
Banca
CETRO
Órgão
CAISM PHILIPPE PINEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Efeitos adversos como apatia, redução da iniciativa, diminuição de respostas emocionais e sedação são característicos do uso de

I. ansiolíticos.
II. antidepressivos.
III. antipsicóticos.

É correto o que está contido em

Alternativas

ID
1351594
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das principais preocupações relacionada à terapia com digitálicos é quanto ao risco de intoxicação. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os sintomas clínicos de intoxicação por digitálicos incluem anorexia, náuseas, vômito, fadiga e mal-estar.

( ) A enfermagem deve monitorar o paciente para os fatores que aumentam o risco de intoxicação, como, por exemplo, a hipercalemia.

( ) Pacientes em uso de digoxina devem ter a função renal monitorada, principalmente aqueles com 65 anos ou mais, uma vez que esse medicamento é eliminado pelos rins.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Digitálicos: é um grupo de fármaco usado no tratamento de doenças do coração (cardíacas), agem inibindo abomba de sódio existentes nas membranas das células musculares e nervosas alterando a intensidade da contração do músculo cardíaco, reduzindo a frequencia cardíaca. A indicação do uso de digitálicos ocorre, principalmente, em casos de disfunção miocárdica sistólica, ou seja, quando o paciente apresenta as denominadas taquirritmias supraventriculares, ou ainda quando ambos ocorrem ao mesmo tempo.Utiliza-se também em casos de disfunção sistólica, em outras palavras, é  quando o coração insuficiente tem sua capacidade de contração reduzida, ocorre especialmente nos casos de cardiopatiadilatada, que pode ser primária ou resultante de outras doenças cardíacas.

    Os sinais de efeito positivo dos digitálicos são o aumento da diurese, a diminuição da freqüência cardíaca, a constatação doligeiro prolongamento do potencial de ação e plateau*.

    Cuidados de Enfermagem
    - Verificar, antes da administração o pulso e os sinais de intoxicação digitálica e não prosseguir se opaciente apresentar sinais vitais normais (adulto: pulso < 60 bpm / criança: 70 bpm / lactente: 90 bpm).
    - Recomendar ao paciente ingestão de alimentos ricos em potássio, durante a terapia.
    - Porcausar visão turva, cefaléia ou desmaio recomende ao paciente ou aos seus familiares que solicite auxílio para deambulação.

  • A intoxicação digitálica pode levar a alterações nos sistemas gastrintestinal, ocular, sistema nervoso central, ou que apresentem uma modificação no ritmo cardíaco ou deterioração em seu estado cardiovascular.

    A intoxicação por digitálico pode levar a hipercalemia, mas a hipercalemia não leva a intoxicação digitálica.

    A prescrição de digitálicos para idosos deve levar em conta alguns aspectos, como a diminuição da massa muscular do idoso, o que reduz o volume de distribuição do fármaco; a diminuição da função renal no idoso (cerca de 70% da digoxina é eliminada por essa via); a janela terapêutica estreita; além do risco de interação medicamentosa, já que o idoso, normalmente, ingere diversas medicações.


    Resposta A


    Bibliografia 

    A, MK. Farmacologia para enfermagem. Rio de Janeiro, 2010.

  • A hipocalémia sensibiliza o miocárdio para as ações dos glicosídeos cardíacos.

  • Complementando

     

    Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com os artigos III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica.2009 e Desequilíbrios hidroeletrolíticos na sala de emergência*.2012

     

     

    (  F ) A enfermagem deve monitorar o paciente para os fatores que  aumentam  o  risco  de  intoxicação,  como,  por  exemplo,  a hipercalemia. 


     

    Intoxicação digitálica

     

    Pacientes em uso de digoxina que apresentem distúrbios gastrointestinais (anorexia, náuseas e vômitos), neurológicos (confusão mental, xantopsia) ou cardiovasculares (bloqueios átrio-ventriculares, extra-sístoles ventriculares polimórficas freqüentes ou, mais especificamente, taquicardia atrial com BAV variável) devem ter o digital suspenso, pelo menos temporariamente. Nestes casos, o nível sérico de digoxina pode ajudar a confirmar o diagnóstico, porém a conduta de suspender o medicamento não deve ser retardada por este motivo. Mesmo indivíduos com nível sérico baixo podem ter intoxicação digitálica, principalmente se houver hipocalemia ou hipomagnesemia concomitante.

     

    Os níveis de cálcio sérico são mantidos em torno de 8,5-10,5 mg/ dL (2,1-2,6 mmol/L). O clínico deve-se lembrar de que diminui- ções da albumina abaixo de 4 mg/dL podem diminuir os níveis séricos totais de cálcio sem alterar o cálcio ionizado (acrescenta-se 0,8 mg/dL a cada diminuição de 1 mg de albumina).

     

    Hipocalcemia conceitualmente é a diminuição de cálcio menor que 8,5 mg/dL ou cálcio ionizado menor que 1 mEq/L.

  • A digoxina melhora a função cardíaca aumentando a força da contração miocárdica, o débito cardíaco, promove a diurese ao aumentar o débito cardíaco, lentifica a condução cardíaca através do nodo AV, portanto a frequência ventricular nos casos de arritmias supraventriculares.

    Sintomas da intoxicação: anorexia, náuseas, vômitos, depressão e mal-estar (efeitos precoces). Alteração da FC ou ritmo; inicio do ritmo irregular; alterações indicativas de bloqueio SA e AV; taquicardia atrial com bloqueio, taquicardia juncional e taquicardia atrial.

    Reversão da intoxicação: FAB (Digibind)

    Fatores que aumentam o risco de intoxicação: a HIPOCALEMIA (que pode ser causada por diurético) aumentando a ação da digoxina e presdispõe a arritmias; medicamentos que aumentam o efeito da digoxina (incluindo ANTIBIÓTICOS E MEDICAMENTOS CARDÍACOS que lentificam a condução Av e podem diminuir ainda mais a frequência cardíaca; FUNÇÃO RENAL PREJUDICADA (principalmente pacientes com 65 anos ou>). A digoxina é ELIMINADA PELOS RINS.
                                         
    REFERENCIA: BRUNNER & SUDDARTH

  • A HIPOCALEMIA AUMENTA AUMENTA A TOXIDADE DA DIGOXINA.


ID
1392013
Banca
COSEAC
Órgão
CLIN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A insulina é um hormônio que deve ser conservado de maneira adequada. Para que sejam garantidas as suas propriedades farmacológicas é necessário:

Alternativas
Comentários
  • Questao confusa..Segundo M.S Após aberto, o frasco pode ser mantido em temperatura ambiente para minimizar dor no local da injeção, entre 15°C e 30°C, ou também em refrigeração, entre 2°C a 8°C; 

    Transporte e viagens:
    • colocar o frasco em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum ou gelo seco;
     

  • Exatamente Renato, somente manter em geladeira caso esteja o frasco fechado sem uso, senão pode durar em temperatura ambiente por 30 dias.

ID
1399723
Banca
CONTEMAX
Órgão
COREN-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabe-se que as drogas da quimioterapia, são drogas irritantes e vesicantes que podem ocasionar complicações características. Sobre as vesicantes, os sinais e sintomas do extravasamento incluem:

Alternativas
Comentários
  • Os sinais e sintomas do extravasamento mais citados foram edema (89%), hiperemia (78%), dor (67%) e queimação/ardor (33%).

  • Cuidados de enfermagem na aplicação por via endovenosa

     Puncionar veia calibrosa.

     Escolher a veia periférica mais distal dos membros superiores e de maior calibre acima das áreas de flexão.

     Fixar o dispositivo de uma maneira que facilite a visualização do local da inserção do cateter para a avaliação de extravasamento.

     Certificar se o acesso venoso está pérvio com soro fisiológico ou água destilada antes de iniciar a quimioterapia.

     Usar three way para facilitar na manipulação medicamentosa.

     Administrar o quimioterápico antineoplásico em bolus, infusão rápida e lenta ou contínua, conforme prescrição médica.  Não administrar quimioterápicos vesicantes sob infusão contínua através de um acesso venoso periférico.

    Interromper a infusão quando houver: edema, hiperemia, diminuição ou parada do retorno venoso e dor no local da punção.  Seguir protocolo da instituição em caso de extravasamento do quimioterápico.

     Lavar a veia puncionada com SF 0,9% antes de retirar o dispositivo da punção

     Fazer compressão local por 3 minutos após a retirada do dispositivo para evitar o refluxo do quimioterápico e sangue.  Observar presença de complicações locais associados à administração dos quimioterápicos por veia periférica: flebite, urticária, vasoespasmo, dor, eritema, descoloração, hiperpigmentação venosa e necrose tecidual secundária ao extravasamento.


ID
1407538
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O compromisso ético do profissional de enfermagem prevê conhecer as ações das drogas e a possibilidade dos riscos relacionados a elas. Relacione as drogas com suas principais ações:

I. Furosemida 
II. Brometo de ipatrópio
III. Amiodarona
IV. Metildopa
V. Nitroprussiato de sódio

( ) antiarrítmico
( ) anti-hipertensivo
( ) vasodilatador
( ) broncodilatador
( ) diurético

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1417891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de hemoderivados, julgue o próximo item.

A produção de hemoderivados pela indústria nacional alcançou volumes comparáveis aos de indústrias de países desenvolvidos, como Alemanha e França, tornando o Brasil autossuficiente em diversos produtos, como, por exemplo, na produção de albumina e imunoglobulinas recombinantes.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil ainda não tem investimentos suficientes para a produção de hemoderivados.


ID
1417894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de hemoderivados, julgue o próximo item.

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (HEMOBRÁS) é uma estatal vinculada ao Ministério da Saúde que trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue, com a produção de medicamentos essenciais à vida de pessoas com hemofilia, além de portadores de imunodeficiência genética, cirrose, câncer e AIDS e de queimados. A produção da HEMOBRÁS é destinada ao abastecimento de medicamentos dos sistemas público e privado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO: A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) é uma estatal vinculada ao Ministério da Saúde que trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de medicamentos derivados do sangue. Para isso, produzirá na sua fábrica, em construção no município de Goiana [colocar o link http://www.goiana.pe.gov.br/], situado a 63 quilômetros do Recife, capital de Pernambuco, remédios fundamentais para milhares de pessoas portadoras de hemofilia, imunodeficiência primária, câncer, Aids, cirrose e queimaduras graves. Serão eles: albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX, fator de von Willebrand e complexo protrombínico. Seus produtos serão distribuídos no Sistema Único de Saúde (SUS), colaborando para o fortalecimento do complexo industrial da saúde do Brasil.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_Brasileira_de_Hemoderivados_e_Biotecnologia

  • ela se destina ao abastecimento de medicamentos dos sistemas privados?


ID
1417897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de hemoderivados, julgue o próximo item.

Hemoderivados são medicamentos derivados do sangue, mais especificamente do plasma contido no sangue, que servem para o tratamento de doenças graves, como, por exemplo, hemofilia. No Brasil, é proibida a compra, venda ou qualquer outro tipo de comercialização do sangue, dos seus componentes e derivados, seja por pessoas físicas, seja por pessoas jurídicas.

Alternativas
Comentários
  • Hemoderivados não são medicamentos.


ID
1426600
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de Nitroglicerina (Tridil) injetável recomenda-se;

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D 

    DOSE: Inicial de 5 a 20mcg/min, aumentando 5mcg/min a cada 3 a 5 minutos até efeito desejado (dose máxima de 400 mcg/min).

    Cuidados: bomba de infusão em acesso central ou periférico. Administrar em frasco de vidro  – substância estável por 48hs (recipientes de PVC podem adsorver 30 a 80% do princípio ativo). Diluir em soro glicosado a 5% ou solução fisiológica 0,9%. Pode antagonizar o efeito da heparina – acompanhar mais de perdo o controle da anti-coagulação. Pode desenvolver tolerância. Se administrado por via oral, deixar um período de 10 a 12hs sem medicação.