SóProvas


ID
1125076
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos, cirurgias e/ou, exames. Considerando as condições mínimas para a segurança do paciente e a divisão de responsabilidades entre os profissionais de saúde, julgue a assertiva abaixo:

Os anestésicos locais menos utilizados no espaço peridural são a lidocaína, a bupivacaína e a ropivacaína.

Alternativas
Comentários
  • A anestesia epidural consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no espaço epidural (coluna vertebral) através de um cateter que é deixado no local durante a intervenção. A anestesia peridural é comumente usada durante o parto normal. O início e a duração da analgesia dependem principalmente das características farmacológicas do anestésico local utilizado. A utilização de concentrações maiores tende a acelerar o início de ação e a adição de adrenalina prolonga a duração da anestesia. Anestésicos locais são fármacos que determinam bloqueio reversivo da condução nervosa, com perda de sensações em área circunscrita do organismo, sem alteração do grau de consciência. Anestésicos locais podem, ainda, ser agrupados de acordo com sua duração de efeito em agentes de: curta duração, como procaína e cloroprocaína; duração média, abrangendo lidocaína, prilocaína, mepivacaína e articaína; longa duração, como bupivacaína, tetracaína, etidocaína e ropivacaína. O espaço peridural se situa entre a dura-máter e o canal vertebral e a escolha do anestésico depende das características da cirurgia, como eficácia, latência e duração. Em relação à duração, pode-se escolher anestésico de curta duração, como a lidocaína ou de longa duração, como a bupivacaína ou ropivacaína. As mais utilizadas são a lidocaína a 2% sem ou com epinefrina a 1:200.000, a bupivacaína a 0,5% e a ropivacaína a 1%. A bupivacaína a 0,25% e a ropivacaína a 0,2% são usadas para analgesia pré-operatória, analgesia de parto ou tratamento de dor, e a bupivacaína a 0,75%, quando se deseja bloqueio motor mais intenso. Ou seja, a lidocaína, a bupivacaína e a ropivacaína são os anestésicos mais utilizados no espaço peridural. Resposta ERRADO Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Estão entre os mais utilizados,em especia, a Lidocaína por ser a droga de escolha para raquioanestesia de curta duração e a Bupivacaína a sendo a mais indicada durante o trabalho de parto por ter caracterísca de grande bloqueio sensorial e pouco bloqueio motor.