SóProvas


ID
1125082
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se os sinais vitais, julgue a assertiva abaixo:

O carotídeo é o pulso mais comumente auscultado. O pulso normal é localizado em vez de difuso. Ambas as artérias carótidas devem ser iguais na frequência, ritmo e força, devendo ser igualmente elásticas. As pulsações diminuídas ou desiguais podem indicar aterosclerose ou doença do arco aórtico.

Alternativas
Comentários
  • O pulso carotídeo é o pulso sentido na artéria carótida que se localiza de cada lado do pescoço. Posicionam-se os dedos sem pressionar muito para não comprimir a artéria e impedir a percepção do pulso. Do ponto de vista prático, a artéria radial e carótida são mais fáceis para a localização do pulso. Cada batimento cardíaco gera uma onda de pressão que é transmitida para as artérias em todo o organismo, logo o pulso corresponde aos batimentos cardíacos. O controle do pulso pode ser feito nas artérias radial, femoral, braquial, carotídea, poplítea e pediosa. Segundo Celmo Celeno Porto, o pulso normal varia entre 60 a 100bpm. A avaliação dos pulsos arteriais periféricos compreende a pesquisa de um conjunto de parâmetros: frequência, ritmo, amplitude e regularidade. Quanto ao volume deve ver se está forte, mediano ou fraco e não está relacionado ao número de pulsações por minuto, ele pode estar forte e o paciente ser bradicárdico. O ritmo é outro parâmetro. O paciente pode estar com o pulso fraco e ser rítmico ou arrítmico. Comparar com a Artéria Homóloga. Averigua-se a igualdade ou desigualdade dos pulsos, palpando simultaneamente as artérias periféricas homólogas. Pode ocorrer desigualdade em casos como: dissecção de aorta, coarctação de aorta, ou insuficiência arterial aguda, logo só não haverá igualdade entre pulsos em caso de alguma patologia. Resposta CERTO. Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • Pulso nome que se dá a dilatação pequena e sensível das artérias produzido pela corrente circulatória. Toda vez que 0 sangue é lançado do ventrículo esquerdo para a aorta, a pressão e o volume provocam oscilações ritmadas em toda a extensão da parede arterial evidenciados quando se comprime moderadamente a artéria contra uma estrutura dura.Pulso nome que se dá a dilatação pequena e sensível das artérias produzido pela corrente circulatória. Toda vez que 0 sangue é lançado do ventrículo esquerdo para a aorta, a pressão e o volume provocam oscilações ritmadas em toda a extensão da parede arterial evidenciados quando se comprime moderadamente a artéria contra uma estrutura dura.

  • Gabarito:


    CERTO