SóProvas


ID
1125244
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência ao pré-natal deve iniciar-se o mais cedo possível, visando ao controle de condições mórbidas ou de riscos e melhor avaliação do desenvolvimento fetal. Considerando a conduta médica e de enfermagem, na possibilidade de intercorrências clínicas na gestação, julgue as assertivas abaixo:

Providenciar hospitalização da maioria das gestantes cardiopatas, vários dias ou até mesmo semanas antes da data provável do parto, para avaliar e prevenir sinais e sintomas de descompensação cardíaca.

Alternativas
Comentários
  • Onde se concebe que essa resposta é considerada correta?

  • As alterações hemodinâmicas ocorrem durante a gravidez, parto e puerpério. Essas mudanças começam durante as primeiras seis a oito semanas de gestação e atingem o seu pico no final do segundo trimestre. As alterações hemodinâmicas podem se tornar clinicamente evidentes em algumas cardiopatas preexistentes. Em todos os casos, principalmente nos mais graves, as gestantes devem ser monitoradas durante o trabalho de parto, sendo que a monitoração fetal também é útil, fornecendo dados importantes sobre a vitalidade do concepto e as contrações uterinas. A internação ou não da gestante depende de vários fatores como qual cardiopatia que a gestante está acometida, se está compensada ou não, vitalidade fetal. Porém, muitas gestantes cardiopatas, podem necessitar de internação vários dias ou até mesmo semanas antes da data provável do parto, para avaliar e prevenir sinais e sintomas de descompensação cardíaca. Resposta CERTO Biliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.
  • Quero saber em qual Cderno de Atenção está essa recomendação.... porque eu não achei. . porém vai de conduta médica achar melhor internar.