SóProvas


ID
1125601
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As pessoas reagem à morte de maneiras diferentes, por isso, à medida que o paciente se agrava, o profissional de enfermagem deve ter um cuidado todo especial, proporcionando-lhe conforto físico e espiritual. Baseando-se nessa afirmativa, julgue a proposição seguinte:

Negação é uma manifestação de revolta. Tudo parece não satisfazer o paciente, que age com raiva, irritação e rispidez.

Alternativas
Comentários
  • A fase onde o paciente age com raiva, irritação e rispidez é a chamada fase da Ira.

  • Segundo a psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross os pacientes passam por cinco estágios do luto, a negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. A primeira fase, negação, se caracteriza pela não aceitação da doença, Seria uma defesa psíquica que faz com que o indivíduo acabe negando o problema, e tente encontrar algum jeito de não entrar em contato com a realidade seja da morte de um ente querido ou da perda de emprego. É comum a pessoa também não querer falar sobre o assunto. A raiva se caracteriza pela revolta do indivíduo à situação, se sente injustiçado e não se conforma por estar passando por isso. A terceira fase, barganha, é a negociação em que o indivíduo tenta acordo começando consigo mesmo, e acaba querendo dizer que será uma pessoa melhor se sair daquela situação, faz promessas a Deus. Na depressão a pessoa se retira para seu mundo interno, se isolando, melancólica e se sentindo impotente diante da situação. Por fim a aceitação, é o estágio em que o indivíduo não tem desespero e consegue enxergar a realidade como realmente é, ficando pronto pra enfrentar a perda ou a morte. Logo, pela descrição acima é de raiva e não de negação. Resposta ERRADO Bibliografia Kubler-Ross E, Menezes P. Sobre a Morte e o Morrer. Ed Martins Fontes. 2001. aa
  • Segundo a psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross, os pacientes passam por cinco estágios do luto:  negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

    A raiva se caracteriza pela revolta do indivíduo à situação, se sente injustiçado e não se conforma por estar passando por isso.