SóProvas


ID
1125667
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue cada uma das proposições seguintes:

A coleta de escarro é indicada para detectar a presença de microrganismos e deve ser realizada em jejum após o enxágue da boca com água.

Alternativas
Comentários
  • Orientações para coleta de escarro espontâneo

    De acordo com as recomendações da OMS devem ser coletadas duas amostras de escarro de cada paciente para aumentar as chances de se obter um resultado positivo, uma vez que a quantidade de bacilos no escarro é variável.

    A primeira amostra deve ser coletada quando o paciente sintomático respiratório procurar o atendimento na Unidade de Saúde, para aproveitar a presença dele e garantir a realização do exame laboratorial. Não é necessário estar em jejum, porém é importante que a boca esteja limpa e sem resíduos de alimentos. Uma boa amostra de escarro consta de material proveniente da árvore brônquica, e contém quantidades mínimas de material originado no nariz e na boca.

    A segunda amostra deve ser coletada na manhã seguinte, assim que o paciente despertar. Essa amostra, geralmente é mais rica em bacilos porque á composta da secreção acumulada na árvore brônquica por toda a noite.

    O paciente deve estar em jejum e realizar bochecho com água para a retirada de resíduos da orofaringe. Recomenda-se que as amostras sejam coletadas em locais abertos, de preferência ao ar livre. Se a coleta for realizada em uma sala, esta deverá ser arejada, tendo as janelas abertas para reduzir a concentração de partículas infectantes, os núcleos de Wells (partículas de 1 a 5 µm com 1 a 2 bacilos, que ficam suspensas no ar). A porta deverá permanecer fechada durante a coleta, dessa forma o fluxo de ar será direcionado para fora do ambiente através da janela.

    Fonte: Manual Nacional de VIGILÂNCIA LABORATORIAL da TUBERCULOSE e outras MICOBACTÉRIAS, Ministério da Saúde, página 134