SóProvas



Questões de Exames Laboratoriais


ID
71287
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os exames empregados para detectar Doença de Chagas, tuberculose e hepatite são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • VDRL é o exame diagnóstico da Sífilis.
  • Machado Guerreiro - Doença de Chagas;
    Pesquisa BK - Tuberculose; e
    HBs Ag - Hepatite.
  • Acertei por causa da hepatite. Rs

  • Machado Guerreiro, Pesquisa de BK e HBs Ag.


    fui seco por causa do HBS ag

  • BK = Bacilo de KOCH

     


ID
106921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anemia é definida como a diminuição do número de glóbulos vermelhos, de hemoglobina ou de hematócrito a níveis inferiores aos padrões de normalidade. A anemia causada por deficiência de vitamina B12 é denominada

Alternativas
Comentários
  • A anemia causada por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico também é chamada de anemia megalobástica.

    Anemia aplática- é causada por defici~encia de todas as céculas sangíneas ou substituiçao de medula ossea por material gorduroso.

    Anemia hemolíca- é afragilidade das hemácias que rompem-se facilmente.

    Anemia ferropriva- ferro abaixo do normal.

    Anemia falciforme- as hemaciás tem forma de foice.


  • Anemia perniciosa é um tipo de anemia originada pela má absorção de vitamina B12 devido a falta de fator intrínseco nas secreções gástricas, geralmente causada por atrofia gástrica com destruição das células parietais que são responsáveis pela secreção de ácido clorídrico e do fator intrínseco. Comum em pós-operatório de cirurgia bariátrica, gastrite auto-imune e em pacientes com úlcera péptica extensa.
  • Quem tem um pouco de conhecimento consegue associar a vitamina B12 com a anemia perniciosa, porém essa questão é passível de anulação, pois a anemia causada por deficiência de B12 é a megaloblástica, a anemia perniciosa se restringe à deficiência congênita do fator intrínseco, o que por consequência leva a deficiência da cobalamina (vitamina B12)


ID
121810
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a coleta de material para exames laboratoriais, os resultados dos níveis de sódio e potássio sérico apontaram acentuada diminuição em relação aos parâmetros de normalidade. A terminologia correspondente ao material coletado e as alterações dos níveis de sódio e potássio são, respectivamente,

Alternativas

ID
357313
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à infecção hospitalar, marque V quando verdadeiro e F quando falso:

( ) Infecção é uma doença que envolve microrganismos tipo: bactérias, fungos, vírus e protozoários.

( ) Os sinais e sintomas de uma infecção hospitalar podem ser, entre outros: febre, dor no local afetado, exames laboratoriais normais, debilidade, etc.

( ) As infecções podem acometer diversas localizações topográficas de um indivíduo (partes do corpo), ou disseminar-se pela corrente sangüínea.

( ) Alguns agentes têm “preferência” por determinadas localizações topográficas, assim a localização da infecção depende do tipo de microrganismo.

( ) A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção) que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial.
( ) A ocorrência de infecções após a alta não caracterizam infecção hospitalar. Marque a seqüência

A seqüência correta de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
375889
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as atribuições do técnico de enfermagem que atua no laboratório é CORRETO afirmar que deverá:

Alternativas

ID
375892
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O procedimento de coleta de amostras deverá ser realizado por um profissional qualificado e treinado. Indique a alternativa INCORRETA quanto este procedimento:

Alternativas

ID
425542
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante uma visita domiciliar a mãe mostra ao profissional de enfermagem o resultado de um exame de fezes do seu filho onde consta a presença dos cistos de Entamoeba hitolítica .Tal parasito é causador da:

Alternativas
Comentários
  • letra E

     

  • tricocefalíase; ovos

    ancilostomíase; ovos

    estrongiloidíase; ovos

    giardíase; cisto giardia

    amebíase. cisto E. histolística


ID
566893
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para acompanhar a evolução das condições de coagulação sanguínea de um trabalhador, vítima de um acidente que produziu um ferimento sangrante, a coleta de sangue deve utilizar um tubo

Alternativas
Comentários
    • É o tubo de ensaio com tampa azul, usado para realização de coagulograma, possui citrato trissódico 3,2 a 3,8%, Tubo utilizado para realizar exames de tempo de atividade da protrombina, tempo de tromboplastina e antitrombina III

  • Tubo Sem Aditivo ou Seco - os tubos de plástico para soro têm ativador de coágulo jateado na parede do tubo que acelera o processo de coagulação. São utilizados para determinações em soro na Bioquímica e Sorologia. São também aprovados para tipagem ABO, RH, pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste de antiglobulina direta. Utiliza-se o tubo de tampa vermelha. Tubo Fluoreto - os tubos Fluoreto/EDTA são utilizados para dosagem de glicose e lactato no plasma, contém oxalato de potássio. Possuem Fluoreto de Sódio como inibidor glicolítico e o anticoagulante EDTA, que preserva a morfologia celular mantendo a qualidade da amostra. Os tubos são utilizados para dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada. Utiliza-se o tubo de tampa cinza. Tubo com oxalato – esse tubo é o fluoreto que contém o oxalato ao invés do fluoreto, ou seja, contém oxalato de potássio, estabilizador, ou fluoreto de sódio. Logo, tem a tampa cinza. Tubo com EDTA – é utilizado para análise hematológica, é a amostra obtida por meio da coleta em tubo de EDTA de tampa roxa. O EDTA é o anticoagulante recomendado para hematologia por ser o melhor anticoagulante para preservar a morfologia celular. Utilizado para hemogramas. Tubo com citrato de sódio: são utilizados para prova de coagulação. As diferentes concentrações de Citrato de Sódio podem ter efeitos significativos nas análises de TP e TTPa, especialmente em pacientes sob terapia de anticoagulantes e quando reagentes mais sensíveis são utilizados. Utiliza-se o tubo de tampa azul. Logo, para acompanhar a evolução das condições de coagulação sanguínea de um trabalhador, vítima de um acidente que produziu um ferimento sangrante, a coleta de sangue deve utilizar um tubo com citrato. Reposta E Bibliografia www.anvisa.gov.br

ID
566899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a colheita de urina em 24 horas para Glicosúria e Proteinúria de uma trabalhadora portadora de Diabetes, o técnico de enfermagem deve orientar

Alternativas
Comentários
  • Para a coleta da urina de 24h para estes fins, deve-se desprezar a 1ª urina e iniciar a coleta, marcando o horário e terminando nas 24h após o horário inicial, utilizando o mesmo frasco, sem restrições alimentares, porém na manhã seguinte não é necessário desprezar a 1ª urina, deve-se manter a coleta continuamente até o horário.

  • E se a urina for colhida a primeira vez na parte da tarde, ou à noite? Ainda sim deverá ser orientado que o término da coleta será na manhã do dia seguinte? 



ID
637528
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao se coletarem amostras para análises laboratoriais, devem ser considerados os seguintes fundamentos, EXCETO:

Alternativas

ID
637531
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale o tipo de coloração utilizado para corar os elementos celulares em esfregaço de sangue periférico:

Alternativas
Comentários
  • A coloração PAS é um método de coloração usado em histologia e patologia. Este método é primariamente usado para identificar glicogênio em tecidos. A reação do ácido periódico seletivamente oxida os resíduos de glicose, produzindo aldeídos que reagem com o reagente de Schiff e produz uma cor púrpura-magenta.

    Azul de toluidina é frequentemente utilizado para identificar os mastócitos, em virtude da heparina nos seus grânulos citoplasmáticos.[3] É também usada para colorir os proteoglicanos e glicosaminoglicanos em tecidos, tais como a cartilagem.

    Laranja de acridina é um composto orgânico. É utilizado como um corante catiónico fluorescente selectivo para o ácido nucleico, útil para a determinação do ciclo celular. Sendo permeável às células, interage com DNA e RNA por intercalação ou atração


ID
729853
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma complicação comum em pacientes com diabetes é a nefropatia diabética, e o melhor marcador disponível para identificar indivíduos em risco de desenvolverem insuficiência renal é a microalbuminúria. De acordo com o Ministério da Saúde (2006), faz-se necessário saber que outras situações podem elevar a excreção urinária de albumina, como

Alternativas
Comentários
  • Algumas situações podem elevar a excreção de albumina na urina e devem ser levadas em consideração: exercício físico intenso, doença aguda febril, hematúria e/ou leucocitúria, contaminação com secreção vaginal, descompensação diabética, crise hipertensiva e insuficiência cardíaca congestiva (Cadernos de Atenção Básica nº 36, p. 76).

  • A nefropatia diabética também é uma complicação comum e devastadora em pacientes com diabetes, com uma frequência pouco inferior a retinopatia. Tradicionalmente inicia por um estágio de nefropatia incipiente, com aumento da excreção urinária de albumina, chamada de microalbuminúria, em geral, após cinco anos da doença. A microalbuminúria é o melhor marcador disponível para identificar indivíduos em risco de desenvolverem insuficiência renal. Deve ser dosada em conjunto com creatinina em todos pacientes com diabetes tipo 2 no momento do diagnóstico. Situações que precisam ser descartadas antes do diagnóstico de nefropatia que podem elevar a excreção urinária de albumina incluem exercício físico intenso, febre, infecção, insuficiência cardíaca, piúria, hematúria, glicemia muito alta e aumento da pressão arterial. Resposta B Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
  • Os anti-inflamatórios não esteroides em doses elevadas e os inibidores da enzima conversora da angiotensina (Ieca) reduzem a excreção de albumina, e a necessidade da suspensão ou não desses fármacos para realização do rastreamento depende do julgamento médico.

    FONTE: Cadernos de Atenção Básica nº 36, p. 76

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf

     


ID
759265
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A glicemia de jejum, deve ser realizada após um jejum mínimo de:

Alternativas

ID
762790
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Marangoni e Schechter, a hemocultura é o único teste que estabelece o diagnóstico de bacteremia. A correlação entre o volume de sangue colhido e a positividade do exame é de grande importância. Assinale a opção que corresponde ao volume de sangue mínimo, recomendado por coleta.

Alternativas

ID
783214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos procedimentos de enfermagem na assistência ao paciente com doença renal ou do trato urinário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: antes do exame deve-se beber bastante líquido, entretanto ficar em jejum; INCORRETA

    Letra D: Iniciar a micção. Desprezar o 1º jato da urina, sem interromper a micção, e recolher o  ato médio, evitando encher o frasco até a tampa. Desprezar também o jato final. Fechar o frasco imediatamente;
    : : Após a coleta, trazer ao laboratório no prazo máximo de uma hora até o momento de sair de casa;
    : : Informar se está ou esteve em uso de antibióticos e/ou antissépticos urinários. 
  • Correta: D, urina de 24 h deve-se esvaziar a bexiga e coletar a partir daquela hora todas as urinas até o mesmo horário.


ID
798382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de sessenta e cinco anos de idade, queixando-se de estar, nos dois últimos meses, apresentando cansaço aos pequenos esforços, inapetência, sonolência, sangramento de gengiva e nódulos em região cervical, foi internado em hospital, para investigação diagnóstica, tendo sido confirmada leucemia mieloide aguda. O referido paciente não possui comorbidades. No exame físico feito pelo enfermeiro, foram identificados dispneia, diminuição da expansibilidade pulmonar, nódulos dolorosos
palpáveis em região supramandibular e no pescoço, esplenomegalia importante e hepatomegalia moderada. O hemograma mostrou alterações típicas da doença. Após alguns dias de internação e
realização de exames, foi estabelecida programação terapêutica quimioterápica.

Com referência ao quadro clínico acima apresentado e à assistência de enfermagem, julgue os itens subsecutivos.

No hemograma do paciente em questão, é provável que se identifique trombocitose associada a anemia e leucopenia.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi " O hemograma de uma leucemia aguda é caracterizado pela presença de anemia e plaquetopenia (trombocitopenia), com a leucometria total de diferencial variável. A anemia é um achado praticamente universal e normalmente varia de moderada a grave, sendo normocítica e normocrômica e sem reticulocitose. A hemoglobina geralmente fica na faixa de 5-9g/dL. A leucocitose é um achado comum, embora alguns casos abram com leucopenia. Quase sempre são encontrados blastos no sangue periférico e podem ser contados no hemograma, mas há casos em que eles só são encontrados na medula óssea (5% - Leucemia aleucêmica). " http://www.digimed.ufc.br/wiki/index.php/Leucemia_Mieloide_Aguda

ID
800599
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No exame de Hemograma o valor normal da taxa de Hemoglobina em um homem adulto é:

Alternativas

ID
1125664
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue cada uma das proposições seguintes:

Para a coleta de urocultura, o profissional deve orientar a realização de higiene íntima, cuidado este não necessário para a coleta do sumário de urina e urina tipo 1.

Alternativas

ID
1125667
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue cada uma das proposições seguintes:

A coleta de escarro é indicada para detectar a presença de microrganismos e deve ser realizada em jejum após o enxágue da boca com água.

Alternativas
Comentários
  • Orientações para coleta de escarro espontâneo

    De acordo com as recomendações da OMS devem ser coletadas duas amostras de escarro de cada paciente para aumentar as chances de se obter um resultado positivo, uma vez que a quantidade de bacilos no escarro é variável.

    A primeira amostra deve ser coletada quando o paciente sintomático respiratório procurar o atendimento na Unidade de Saúde, para aproveitar a presença dele e garantir a realização do exame laboratorial. Não é necessário estar em jejum, porém é importante que a boca esteja limpa e sem resíduos de alimentos. Uma boa amostra de escarro consta de material proveniente da árvore brônquica, e contém quantidades mínimas de material originado no nariz e na boca.

    A segunda amostra deve ser coletada na manhã seguinte, assim que o paciente despertar. Essa amostra, geralmente é mais rica em bacilos porque á composta da secreção acumulada na árvore brônquica por toda a noite.

    O paciente deve estar em jejum e realizar bochecho com água para a retirada de resíduos da orofaringe. Recomenda-se que as amostras sejam coletadas em locais abertos, de preferência ao ar livre. Se a coleta for realizada em uma sala, esta deverá ser arejada, tendo as janelas abertas para reduzir a concentração de partículas infectantes, os núcleos de Wells (partículas de 1 a 5 µm com 1 a 2 bacilos, que ficam suspensas no ar). A porta deverá permanecer fechada durante a coleta, dessa forma o fluxo de ar será direcionado para fora do ambiente através da janela.

    Fonte: Manual Nacional de VIGILÂNCIA LABORATORIAL da TUBERCULOSE e outras MICOBACTÉRIAS, Ministério da Saúde, página 134


ID
1125670
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue a proposição seguinte:

As fezes para a realização de coprocultura devem ser coletadas a partir de amostra da porção média, com espátula e recipiente estéreis.

Alternativas
Comentários
  • Coprocultura é um exame realizado às fezes, para verificar se há presença de sangue ou bactérias.

    Este exame permite fazer a cultura de microorganismos de forma a poderem ser identificadas. Os mais frequentes são a escherichia coli, salmonela, shigela, campylobacter, yersinia e clostridium difficile.


    REFERÊNCIA: www.conhecersaude.com/.../3224-coprocultura.html

  • Coprocultura é um exame realizado às fezes, para verificar se há presença de sangue ou bactérias. Este exame permite fazer a cultura de microorganismos de forma a poderem ser identificadas. Os mais frequentes são a escherichia coli, salmonela, shigela, campylobacter, yersinia e clostridium difficile. Procedimento: - Deve-se evacuar em um recipiente de boca larga, em coletor universal estéril, evitando-se a eliminação conjunta de urina ou água do vaso sanitário. - Em seguida, com auxílio da espátula, transfira pequena porção, a partir da amostra média, para o coletor. - Procurar coletar, como amostra, porções alteradas contendo muco, sangue ou pus, quando presentes. - Evitar contaminar a parte externa do frasco com fezes. - Tampar bem o coletor. - Enviar ao laboratório o mais rápido possível, caso contrário, manter refrigerado. Resposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Manual de Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Módulo 4: Procedimentos Laboratoriais: da requisição do exame à análise microbiológica e laudo final/Agência Nacional de Vigilância Sanitária.– Brasília: Anvisa, 2013.

ID
1125673
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue a  proposição seguinte:

A coleta de exame em paciente portador de sonda vesical deve ser realizada pinçando-se a extensão da bolsa e abrindo-se a válvula do sistema fechado, após a limpeza local.

Alternativas
Comentários
  • Sonda Vesical de Demora (SVD): é a inserção de um cateter (sonda) pelo canal uretral até a bexiga, para drenagem contínua da urina, por certo período. A realização da coleta de urina por sonda vesical em sistema fechado é realizada segundo os seguintes princípios: - Clampear a sonda do paciente 30 minutos antes (tem bibliografias que falam em até 2h) da realização da coleta da amostra; - Realizar assepsia no local apropriado para punção do sistema fechado de sondagem (silicone para coleta de urina); - Realizar punção com agulha e seringa de 10 ml no silicone para coleta de urina; - Aspirar cerca de 10 ml de diurese vinda de bexiga (não da bolsa); - Colocar amostra em frasco e identificar com o nome do paciente, data, horário, forma de coleta e assinatura do profissional que realizou a obtenção da amostra; - Desclampear da sonda; - Encaminhar ao laboratório. Ou seja, não se deve abrir a válvula do sistema fechado da SVD. Resposta ERRADO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. www.unifesp.br

ID
1228705
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na disfunção hepática, a icterícia ocorre quando a concentração sanguínea de

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra E

    Icterícia é o nome dado a um sinal clínico caracterizado pela coloração amarelada de pele, mucosas e escleróticas devido a um aumento de bilirrubina no sangue maior que 2 mg/dl (hiperbilirrubinemia). Há quatro causas possíveis para o aumento dos níveis de bilirrubina no sangue:

    • Hemólise isto é, a destruição de hemáceas que leva à produção de bilirrubina  a partir da hemoglobina;
    • Falha no mecanismo de conjugação nos hepatócitos;
    • Obstrução no sistema biliar obs:a hepatite A causa o amarelamento da pele e dos olhos através da acumulação da bilirrubina;
    • Uso de contraceptivos Orais que contenham Acetato de Ciproterona e Etinilestradiol, que além provocar o aparecimento, piora as condições do indivíduo que já possua.

  • A icterícia reflete perturbações na produção e/ou em passos do metabolismo/excreção da bilirrubina e pode ser manifestação clínica de numerosas doenças hepáticas e não hepáticas. A icterícia pode ser a primeira ou mesmo a única manifestação de uma doença hepática. A icterícia é definida como coloração amarelada da pele, escleróticas e membranas mucosas consequente à deposição, nesses locais, de pigmento biliar (bilirrubina), o qual se encontra em níveis elevados no plasma (hiperbilirrubinemia). A icterícia é clinicamente detectada quando a concentração sérica de bilirrubina está anormalmente elevada. Resposta E Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. Martinelli. Iciterícia. Jaundice. Medicina, Ribeirão Preto, 37: 246-252, july/dec. 2004.

ID
1251016
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao exame de coleta de urina de 24 horas, é correto afirmar que ele requer do paciente coletar

Alternativas
Comentários
  • todo débito urinário durante 24 horas


ID
1259065
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos cuidados de enfermagem para a coleta de urina 24 horas, analise as afirmativas abaixo:

I. Enfatizar que a perda de coleta de urina, mesmo que seja de apenas uma amostra, durante o período programado, invalidará o exame, implicando o recomeço do procedimento.

II. Orientar o paciente para guardar toda a urina no frasco durante o período de coleta.

III. Constitui-se em um procedimento importante para avaliação da função renal e evolução do paciente.

IV. Durante o período de coleta, o paciente deve estar com restrição hídrica para facilitar o controle do débito urinário.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1315636
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As amostras utilizadas para a pesquisa de BAAR são

Alternativas
Comentários
  • BAAR, bacteria acido alcool resistente, exame realizado por meio do escarro do paciente, a linfa é outra região por qual a bactéria da tuberculose possui tropismo.

  • O papel da enfermagem

     

    O enfermeiro da equipe de saúde da família pode ser o responsável pela identificação dos sinais da TB, sendo um agente extremamente necessário para a quebra do ciclo de doença, por meio do diagnóstico precoce.

    Realizar teste rápido de HIV.

    Incentivar o aumento do consumo de líquidos.

    Orientar sobre a melhor posição para facilitar a drenagem das vias respiratórias.

    Explicar a importância da medicação.

    Orientar sobre os medicamentos, as interações medicamentosas e os efeitos colaterais.

    Monitorar os efeitos colaterais dos medicamentos anti-TB, evitar o consumo de álcool e alguns alimentos que interagem com a INH, por exemplo: atum, queijo envelhecido, vinho tinto e molho de soja.

    Incentivar a nutrição adequada.

    Orientar sobre a higiene bucal, ao espirrar ou tossir cobrir a boca e o nariz, descartar os lenços de forma adequada e lavar as mãos.

    Notificação compulsória - comunicar ao departamento de saúde qualquer caso de TB, para que as pessoas com contato com pacientes infectados possam ser submetidas à triagem e tratamento se diagnosticado.

    Esses pacientes precisam de acompanhamento com a equipe multiprofissional, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

  • linfa e escarro.

  • Como BAAR positivo pode significar M. tuberculosis ou outra micobactéria, a análise deve ser complementada com a cultura para identificação da espécie e realização de teste de sensibilidade às drogas.


ID
1315639
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a confecção do hemograma completo, a amostra deve ser coletada com anticoagulante, que inibe a síntese dos fatores de coagulação. Acerca desse assunto, é correto afirmar que o anticoagulante utilizado para essa coleta é o (a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    EDTA é utilizado como anticoagulante na coleta de sangue total para uso rotineiro em hematologia (hemograma, velocidade de hemossedimentação, testes de fragilidade osmótica, etc.). O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca.

     

    REFERÊNCIA: http://www.doles.com.br/produtos/instrucoes/ANTICOAGULANTE_UNIVERSAL.pdf

  • Tubo com citrato de sódio: são utilizados para prova de coagulação. As diferentes concentrações de Citrato de Sódio podem ter efeitos significativos nas análises de TP e TTPa, especialmente em pacientes sob terapia de anticoagulantes e quando reagentes mais sensíveis são utilizados. Utiliza-se o tubo de tampa azul. Tubo com EDTA – é utilizado para análise hematológica, é a amostra obtida por meio da coleta em tubo de EDTA de tampa roxa. O EDTA é o anticoagulante recomendado para hematologia por ser o melhor anticoagulante para preservar a morfologia celular. Utilizado para hemogramas. Tubo Fluoreto - os tubos Fluoreto/EDTA são utilizados para dosagem de glicose e lactato no plasma, contém oxalato de potássio. Possuem Fluoreto de Sódio como inibidor glicolítico e o anticoagulante EDTA, que preserva a morfologia celular mantendo a qualidade da amostra. Os tubos são utilizados para dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada. Utiliza-se o tubo de tampa cinza. Os tubos de coleta de sangue podem ser com ativador de coágulo ou sem ativador, portanto tem vários tipos com essa descrição superficial. Tubo com Heparina - os tubos têm as paredes internas revestidas com heparina lítica, heparina amônica ou heparina sódica. São utilizados quando se faz necessário o uso de plasma para determinações na Bioquímica e outros exames. Logo, para a confecção do hemograma completo, a amostra deve ser coletada com anticoagulante, que inibe a síntese dos fatores de coagulação que é o EDTA. Resposta B. Bibliografia www.anvisa.gov.br
  • fui seco na heparina.


ID
1321897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue o item seguinte.

A avaliação dos exames laboratoriais é necessária para pacientes com quadro de trombocitopenia, devido ao risco de trombose arterial e venosa.

Alternativas
Comentários

ID
1321900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue o item seguinte.

A administração de fatores de crescimento, como o G-CSF, é importante na neutropenia, mesmo quando ela é causada pela ação das drogas citotóxicas ou não.

Alternativas

ID
1325497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

A doença de enxerto contra o hospedeiro (DECH) é a causa mais comum de mortalidade relacionada ao transplante de medula óssea e de células-tronco e hematopoiéticas. O estágio clínico grave pode ser identificado na pele, pela eritrodermia generalizada, no fígado, pelas alterações nos níveis de bilirrubinas entre 6 a 15 mg/dL e no intestino, pela diarréia, maior que 1.500 mL/dia.

Alternativas
Comentários

ID
1325587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as precauções com o paciente neutropênico, julgue os próximos itens.

A neutropenia caracteriza-se por valores de neutrófilos inferiores a 2.500/mm3 . Valores menores ou iguais a 1.000/mm3 demonstram neutropenia severa e moderada, respectivamente. A ocorrência de febre associada a neutropenia caracteriza uma emergência oncológica.

Alternativas
Comentários

ID
1345324
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Irritabilidade neuromuscular, sinais de Chvostek e Trousseau positivos, insônia, anorexia, vômito, alterações do humor e aumento da pressão arterial são alguns sinais e sintomas presentes no desequilíbrio hidroeletrolítico causado por:

Alternativas
Comentários
  • Sinal de Chvostek é um sinal médico que consiste na presença de espasmos dos músculos faciais em resposta à percussão do nervo facial na região zigomática. É um dos sinais de tetania observados na hipocalcemia.


    sinal de Trousseau de tetania latente pode ser observado em pacientes com hipocalcemia, quando espasmos carpais pode ser provocados ao se ocluir  a  artéria braquial. Para realizar esta manobra, um manguito de medição de pressão sanguínea é colocado ao redor do braço e inflado até uma pressão maior que a pressão sanguínea sistólica, cerca de 20mmHg maior, e mantido no local por 3 minutos. Se o espasmo carpal ocorrer, manifestado como flexão do punho e articulações metacarpofalangeanas, extensão das interfalanges distais e articulações interfalangeanas proximais e adução do polegar e dedos, o sinal é dito estar presente e o paciente provavelmente tem hipocalcemia


    REFERÊNCIA: pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_de_Trousseau_de_tetania_latente


ID
1345471
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A principal ação do ácido fólico é

Alternativas
Comentários
  • Letra B está correta.


ID
1345525
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma pessoa que acabou de digerir moléculas de triglicerídeo, é esperado encontrar quantidades aumentadas de

Alternativas
Comentários
  • glicerol=trialcool=OH+3 acidos graxicos=triglicerideos

  • Dislipidemias, também chamadas de hiperlipidemias, referem-se ao aumento dos lipídios no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos (TG). Os níveis séricos de colesterol e TG se elevam em função do consumo alimentar aumentado de colesterol, de carboidratos, de ácidos graxos saturados, de ácidos graxos trans e de excessiva quantidade de calorias. Por isso a seleção adequada destes itens poderá contribuir de maneira eficaz no controle das dislipidemias. Logo, em uma pessoa que acabou de digerir moléculas de triglicerídeo, é esperado encontrar quantidades aumentadas de ácidos graxos. Resposta C Bibliografia Sposito Andrei C., Caramelli Bruno, Fonseca Francisco A. H., Bertolami Marcelo C., Afiune Neto Abrahão, Souza Aguinaldo David et al . IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose: Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq. Bras. Cardiol. 2007 Apr; 88( Suppl 1 ): 2-19. Xavier HT, Izar MC, Faria Neto JR, Assad MH, et al. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Arq Bras Cardiol. 2013; 101(4Supl.1): 1-22.
  • LETRA C

     


ID
1462981
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para obtermos uma amostra limpa de urina, deve-se

Alternativas

ID
1464298
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Para realização de urocultura, deve-se coletar uma amostra isolada de urina, jato médio após assepsia, tendo o paciente mantido ____________ de estase vesical. Essa amostra pode ser randômica (coletada a qualquer momento do dia) ou na primeira urina da manhã.

Alternativas

ID
1464301
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No caso de hemoculturas, geralmente duas coletas são suficientes, com amostras obtidas antes do pico febril e com um intervalo mínimo de 15 a 20 minutos entre as punções. Havendo solicitação médica de uma terceira amostra, esta pode ser obtida após 15 a 20 minutos da coleta anterior ou no prazo de até

Alternativas

ID
1485439
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O(s) valor(es) laboratorial(is) mais específico(s) de lesão hepatocelular nos pacientes portadores de insuficiência hepática é(são):

Alternativas
Comentários
  • O fígado produz mais de 60 transaminases, sendo que apenas duas são de maior importância clínica, a alanina aminotransferase (ALT) ou transaminase glutâmico-pirúvica (TGP) e a aspartato aminotransferase (AST) ou transaminase glutâmicooxalacética (TGO). Essas aminotransferases (ALT/TGP e AST/TGO) são marcadores sensíveis de lesão do parênquima hepático, porém os níveis destas enzimas não medem a extensão de dano no fígado ou mostram um prognóstico da evolução futura. A Transaminase Oxalacética (TGO) é encontrada em grandes concentrações no fígado, coração, músculo esquelético, rins e em menor concentração no cérebro, pulmões, pâncreas e baço. Valores elevados ocorrem na ingestão alcóolica (geralmente TGO>TGP), cirrose, deficiência de piridoxina, hepatites virais (geralmente TGP > TGO), hemocromatose, colescistite, colestase, anemia hemolítica, hipotireoidismo, infarto agudo do miocárdio (TGO>TGP), insuficiência cardíaca, doença musculoesquelética, esteatose, hepatite não alcoólica, metástase hepática, mononucleose, trauma, obstrução intestinal e acidose láctica. A Transaminase Pirúvica (TGP) localiza-se principalmente no fígado. Útil no diagnóstico e monitoramento de doença hepática associada com necrose hepática. Mais sensível que a TGO/AST na detecção de injúria do hepatócito. São raras as situações de elevação sem doença do parênquima hepático. Altera-se antes dos sinais e sintomas clínicos aparecerem. Persiste por mais tempo elevada que a TGO/AST. Valores elevados são encontrados no etilismo, hepatites virais, hepatites não alcóolicas, cirrose, colestase, hemocromatose, anemias hemolíticas, hipotireoidismo, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, choque, traumas extensos, pré-eclâmpsia, queimaduras pancreatites graves, doenças musculoesqueléticas, doença de Wilson e na deficiência de alfa-1-tripsina. Os níveis de TGP são superiores a TGO nas hepatites e esteatoses não alcoólicas. Resposta B Bibliografia Pedrosa W. Manual de Exames. Hermes Pardini. Ed 2013/2014. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Hepatites virais: o Brasil está atento / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
  • A Transaminase Oxalacética (TGO) é encontrada em grandes concentrações no fígado, coração, músculo esquelético, rins e em menor concentração no cérebro, pulmões, pâncreas e baço. Valores elevados ocorrem na ingestão alcóolica (geralmente TGO>TGP), cirrose, deficiência de piridoxina, hepatites virais (geralmente TGP > TGO), hemocromatose, colescistite, colestase, anemia hemolítica, hipotireoidismo, infarto agudo do miocárdio (TGO>TGP), insuficiência cardíaca, doença musculoesquelética, esteatose, hepatite não alcoólica, metástase hepática, mononucleose, trauma, obstrução intestinal e acidose láctica. A Transaminase Pirúvica (TGP) localiza-se principalmente no fígado. Útil no diagnóstico e monitoramento de doença hepática associada com necrose hepática. Mais sensível que a TGO/AST na detecção de injúria do hepatócito. São raras as situações de elevação sem doença do parênquima hepático. Altera-se antes dos sinais e sintomas clínicos aparecerem. Persiste por mais tempo elevada que a TGO/AST. Valores elevados são encontrados no etilismo, hepatites virais, hepatites não alcóolicas, cirrose, colestase, hemocromatose, anemias hemolíticas, hipotireoidismo, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, choque, traumas extensos, pré-eclâmpsia, queimaduras pancreatites graves, doenças musculoesqueléticas, doença de Wilson e na deficiência de alfa-1-tripsina. Os níveis de TGP são superiores a TGO nas hepatites e esteatoses não alcoólicas

  • A Transaminase Oxalacética (TGO) é encontrada em grandes concentrações no fígado, coração, músculo esquelético, rins e em menor concentração no cérebro, pulmões, pâncreas e baço. Valores elevados ocorrem na ingestão alcóolica (geralmente TGO>TGP), cirrose, deficiência de piridoxina, hepatites virais (geralmente TGP > TGO), hemocromatose, colescistite, colestase, anemia hemolítica, hipotireoidismo, infarto agudo do miocárdio (TGO>TGP), insuficiência cardíaca, doença musculoesquelética, esteatose, hepatite não alcoólica, metástase hepática, mononucleose, trauma, obstrução intestinal e acidose láctica. A Transaminase Pirúvica (TGP) localiza-se principalmente no fígado. Útil no diagnóstico e monitoramento de doença hepática associada com necrose hepática. Mais sensível que a TGO/AST na detecção de injúria do hepatócito. São raras as situações de elevação sem doença do parênquima hepático. Altera-se antes dos sinais e sintomas clínicos aparecerem. Persiste por mais tempo elevada que a TGO/AST. Valores elevados são encontrados no etilismo, hepatites virais, hepatites não alcóolicas, cirrose, colestase, hemocromatose, anemias hemolíticas, hipotireoidismo, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, choque, traumas extensos, pré-eclâmpsia, queimaduras pancreatites graves, doenças musculoesqueléticas, doença de Wilson e na deficiência de alfa-1-tripsina. Os níveis de TGP são superiores a TGO nas hepatites e esteatoses não alcoólicas


ID
1485442
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O pH sanguíneo normalmente é levemente alcalino com uma variação de 7,35 a 7,45 e quando está abaixo da variação normal ocorre

Alternativas
Comentários

ID
1487896
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a realização de exames no recém-nato nos quais seja necessário pequena quantidade de sangue coletado no papel de filtro ou tiras reagentes é indicada a punção:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 33 Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento.Brasília-DF.2012

     

     

    O teste do pezinho, feito na criança logo após o seu nascimento, conforme estabelece o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) (BRASIL, 2004b), permite a detecção da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito (fase 1 do programa) e de hemoglobinopatias (fase 2), doenças que podem ser tratadas, prevenindo o retardo mental (que as duas primeiras enfermidades podem ocasionar) e as infecções e outras complicações que frequentemente podem ocasionar a morte de crianças com hemoglobinopatias.

     

    O teste deverá ser feito a partir do 3º dia de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina, evitando-se resultados falsos negativos para fenilcetonúria.

    Além disso, a dosagem de hormônio estimulante da tireoide (TSH) nas primeiras 24 horas de vida pode acarretar um aumento de falsos positivos para hipotireoidismo congênito. Assim, a coleta para o exame deve ser realizada entre o 3º e o 7º dia de vida da criança. Embora não seja o ideal, aceita-se que seja feita a coleta até o 30º dia de vida do bebê.


ID
1510654
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao protocolo para coleta de exames laboratoriais, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Isso nao é de redes de computadores XD

  • Classificaram isso como Redes de Computadores porque o estagiário "esperto" leu "protocolo" no enunciado. Só de raiva eu respondi e acertei. A alternativa correta é a letra D, afinal, para coleta de exames laboratoriais a identificação adequada da amostra é CONDIÇÃO FUNDAMENTAL para garantia da qualidade e confiabilidade dos resultados, ou alguém aí gostaria de receber um resultado positivo de HIV de outra pessoa? 

    Segue comentário das demais:

    Letra A: absurda, coletar sangue sem luvas??? HIV e outras doenças nem existem né? Mesmo sendo uma emergência, segurança em primeiro lugar.

    Letra B: Usar tubos anticoagulante na coleta de soro? Errado, o tubo tem que ser coagulante, ou seja, precisa separar o sólido do líquido

    Letra C: A punção lombar consiste na aspiração do líquido cefalorraquidiano (líquor) na medula espinhal, através da utilização de uma agulha, para exame citológico e também para injeção de quimioterapia com a finalidade de impedir o aparecimento (profilaxia) de células leucêmicas. Alguém aí acha que um Agente de Combate a Endemias deve fazer isso?

    (Aqui é TI man! Mas precisando a gente manja de todos os paranauês!!! Vida de concurseiro!)

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coagulante

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pun%C3%A7%C3%A3o_lombar


ID
1518976
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dieta rica em fibras, abstendo-se da ingestão de carne vermelha, aves, peixes, nabos e rábano picante por 48 a 72 horas é um preparo para qual tipo de exame?

Alternativas
Comentários

ID
1521397
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O procedimento denominado hemocultura, comumente utilizado nas instituições hospitalares, é realizado para

Alternativas

ID
1525363
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O hemograma é o exame mais solicitado pelos médicos e faz a análise qualitativa e quantitativa das células sanguíneas. O leucograma é realizado no hemograma total, sendo relacionado com o

Alternativas
Comentários
  • Leucograma se refere a análise dos leucócitos, comumente chamados de células brancas, que fazem parte do sistema imunológico do organismo

    ALTERNATIVA B


ID
1611568
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“O exame de urina é um dos procedimentos laboratoriais mais solicitados pelos médicos das mais variadas especialidades e para os pacientes com as mais diferentes queixas clínicas, ou mesmo para indivíduos que apenas se submetem a uma avaliação periódica, sem sintomatologia alguma. As condições de coleta, como todos os demais exames de laboratório são fundamentais para a obtenção de informações úteis e confiáveis.”

(Anamnese e exame físico. 2. ed. Por Alba Lucia Bottura Leite de Barros.)

Sobre as condições de coleta do exame de rotina de urina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O jato final da urina é útil na investigação do trato urinário baixo.

( ) Deve‐se utilizar amostra recente, sem adição de nenhum conservante, não é necessário colher grande volume – 10 a 20 ml é ideal.

( ) Para urina tipo I jato médio, deve‐se desprezar o primeiro jato (primeira porção da urina que sai).

( ) O primeiro jato da urina é útil na investigação de sangramentos.

( ) Se o exame não puder ser realizado em um prazo máximo de 3 horas após a coleta, a amostra deverá ser congelada.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • a consulplan é esquisita
    no próprio livro q cita na questão diz q a amostra deve ser no mínimo 12ml


ID
1611571
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na coleta de sangue venoso de tubos a vácuo, existe uma possibilidade pequena de contaminação com aditivos de um tubo para o outro, durante a troca de tubos, no momento da coleta de sangue. Por isso, foi estabelecida pelo CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) uma ordem de coleta. Assinale a sequência correta de coleta de sangue em tubos plásticos.

Alternativas
Comentários
  • A ordem correta a seguir é a seguinte: Frascos para hemocultura. Tubos com citrato (tampa azul-claro). Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela). Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde). Tubos com EDTA (tampa roxa). Tubos com fluoreto (tampa cinza). Importante respeitar também o volume correto de sangue a ser colhido. Fonte: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
  • por eliminação :  os tubos com citrato são azuis e não vermelhos


ID
1678423
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É fundamental a assistência de enfermagem aos pacientes no que diz respeito ao preparo e na realização de exames complementares. Os fluidos mais comuns para exames são:

Alternativas

ID
1690783
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma pessoa chega à unidade de emergência com queixas de mal estar súbito e referindo episódios de vômitos. Após ter passado pela triagem, permaneceu por mais alguns momentos na sala de espera da unidade. Após 30 minutos de espera, os episódios de vômito se tornaram incoercíveis. Imediatamente foi encaminhada ao atendimento e ao ser revisto o histórico coletado pelo enfermeiro na triagem, observou-se que o cliente apresenta doenças como hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Foram coletados exames laboratoriais venosos e os resultados evidenciam hipocloremia, hipomagnessemia, hipopotassemia e hiponatremia. Além da bioquímica, foram observados os seguintes valores gasométricos: pH = 7,61; pO2 = 91 mmHg; pCO2 = 41 mmHg; HCO3- = 39,81 mEq/l; BE= + 18. Logo em seguida à coleta dos exames a enfermeira nota uma redução na profundidade e frequência respiratória. A partir desses resultados laboratoriais, o enfermeiro acompanha o paciente até a unidade de emergência relatando que o cliente apresenta um quadro de

Alternativas
Comentários
  • Considera-se os seguintes valores de referência:

    pH: 7,35 a 7,45

    HCO³-: 22 a 26 mEq/l (Alguns autores trazem 22 a 28 mEq/l) => Relaciona-se ao sistema metabólico

    PCO²: 35 a 45 mmHg => Relaciona-se ao Sistema Respiratório


    SITUAÇÃO ÁCIDO - BÁSICO           PH               HCO³-              PCO²

    _____________________________________________________________

    Acidose Metabólica                         Baixo             Baixo               Normal   

    _____________________________________________________________

    Alcalose Metabólica                       Elevado         Elevado            Normal

    _____________________________________________________________

    Acidose Respirtória                       Baixo              Normal            Elevado

    _____________________________________________________________

    Alcalose Respiratória                   Elevado          Normal             Baixo


    Observa-se na tabela acima que quando trata-se de um problema relacionado ao sistema metabólico, tem-se alteração no valor do HCO³- ( Bicarbonato) e o valor do PCO² (Concentração de Oxigênio) permanece inalterado, o inverso ocorre quando o problema está relacionado ao sistema respiratório, em que apresenta-se alteração no valor do PCO² e o HCO³- esta normal.

    No caso clínico acima, tem-se um pH elevado (7,61), um PCO² dentro dos padrões da normalidade (41 mmHg) e um HCO³- elevado (39,81 mEq/l), portanto apenas pela alteração do bicarbonato já é possível inferir-se tratar de um distúrbio metabólico. Ao compararmos com os valores contidos na tabela, conclui-se que o problema corresponde a uma Alcalose Metabólica, portanto letra C.


    Dica: para memorização fácil, considera- se o seguinte

    Os parâmetros ( Elevado/Baixo) de HCO³- são diretamente proporcionais ao do pH, já os parâmetros de PCO² são inversamente proporcionais ao do pH.

    Para fixar: https://www.youtube.com/watch?v=zjonhdz-KBA

  • Acidose e alcalose são modificações do pH sanguíneo decorrentes do aumento ou da diminuição da concentração sanguínea de íons H+. O pH normal do sangue oscila entre 7,34 e 7,44. Havendo aumento das concentrações de íons H+, o pH estará abaixo de 7,34, configurando a acidose. Se houver diminuição de íons H+, o pH ficará acima de 7,44, caracterizando a alcalose. Existem quatro alterações primárias do equilíbrio ácidobásico: - Acidose metabólica – quando diminuir o HCO3- ou quando a concentração de H+ aumentar. - Alcalose metabólica - quando o HCO3- estiver elevado ou quando ocorrer uma perda de H+. - Acidose respiratória – quando ocorrer aumento da pCO2. - Alcalose respiratória – quando a pCO2 for reduzida. A alcalose metabólica no paciente é, provavelmente, resultante de uma hipopotassemia secundária aos vômitos em conjunto com patologias de base (hipertensão, diabetes e doença renal crônica). A alcalose metabólica é o resultado de um processo que diminui a concentração de H+, tanto que o paciente apresenta um pH sanguíneo básico de 7,61, e aumenta a concentração de HCO3- que está no paciente em 39,81mEq/l, quando o valor de referência é de 22 a 26 mEq/l; a resposta fisiológica esperada é o aumento discreto da PaCO2, que no paciente ainda está dentro da normalidade. Portanto na alcalose metabólica há elevação da concentração de HCO3- que eleva PH sanguíneo. Além disso, o paciente apresentou uma redução na profundidade e frequência respiratória que é justamente um mecanismo compensatório do organismo em caso de alcalose respiratória. Resposta C Bibliografia Furoni RM, Pinto Neto SM, Giorgi RB, Guerra EMM. Distúrbios do equilíbrio ácido básico. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v. 12, n. 1, p. 5 - 12, 2010. Carlotti APCP. Abordagem clínica dos distúrbios do equilíbrio ácido-base. Medicina (Ribeirão Preto) 2012;45(2): 244-62.
  • Se não me engano seria alcalóides descompensada


ID
1734538
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A coleta de exames complementares requer cuidados importantes quanto ao preparo do paciente e à orientação adequada no momento da coleta. Quanto a esse procedimento, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
1741321
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto ao procedimento de coleta de material clínico para exames laboratoriais, analise as afirmativas a seguir.

1) Para a coleta de amostra de jato médio, a urina é coletada durante as 24h.

2) Na coleta de sangue, realiza-se a punção venosa com o bisel voltado para baixo.

3) Na amostra de escarro, o paciente participa ativamente da coleta do material.

Está(ão) correta(s): 

Alternativas

ID
1784101
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os cuidados associados à coleta de fezes para exames é correto afirmar:

Alternativas

ID
1807099
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O teste de hemoglobina glicada é utilizado nos pacientes diabéticos tem por finalidade:

Alternativas
Comentários
  • Hemoglobina Glicada ( HbA1C) - O TESTE MEDE A GLICEMIA MÉDIA DOS ÚLTIMOS 2 A 3 MESES. Diabetes diagnosticada em A1C maior ou igual a 6,5%.

    Glicemis de Jejum ( FPG) - Verifica os níveis de glicose no sangue em jejum. A diabetes é diagnosticada em glicose no sangue em jejum maios ou igual a 126 mg/dl.

    Teste oral de tolerancia a glicose  ( TTG) - É um teste de 2 h que verifica os niveis de glicose no sangue antes e duas h depois de beber uma bebida doce especial. Explica como o corpo processa a glicose, A diabetes é diagnosticada em duas horas de glicose no sangue maior ou igual a 200 mg/dl.

    Aleatório ou Casual - teste de sangue a qualquer hora do dia, quando a pessoa tiver sintomas graves de diabetes. A diabetes é diagnosticada em glicose no sangue maior ou igual a 200 mg/dl + sintomas clássicos.

     

     


ID
1835608
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Observe as afirmativas a seguir, em relação à coleta de hemocultura:

I – Deve-se coletar de 1 a 4 ml de sangue de crianças com até 13 Kg para cada frasco.
II – Deve-se fazer duas vezes antissepsia da pele com clorexidine alcoólico 0,5% aguardando secar após cada antissepsia.
III – Geralmente as coletas são realizadas após o pico febril e com intervalo mínimo de 15 a 20 minutos entre as punções.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários

ID
1845670
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem de 44 anos procura ambulatório com queixa de tosse seca, com predomínio noturno, há 2 meses, e eventualmente produtiva com catarro amarelo. Não teve infecções recentes das vias respiratórias. Relata asma na infância. Chega a fumar 2 maços por dia. Não faz uso de medicamentos. Exame físico sem anormalidades específicas no aparelho respiratório. Nesse momento da avaliação clínica, o exame indicado é:

Alternativas
Comentários
  • Quando o paciente apresenta catarro é preciso observar as características como: volume (escasso, moderado ou abundante), aspecto (mucoso, purulento, sanguíneo ou com estrias de sangue), coloração (esbranquiçado, amarelado, esverdeado) e odor (fétido ou não). A presença de escarro purulento ou mucopurulento e amarelado ou esverdeado está, geralmente, relacionada a quadros infecciosos agudos, subagudos e crônicos. Telerradiografia de tórax é a mesma coisa que radiografia de tórax, porém a primeira denominação é academicamente melhor aceita para esse exame. Para auxiliar no diagnótico é utilizado a radiografia de tórax que é um dos procedimentos diagnósticos mais solicitados, tanto em pacientes hospitalizados quanto nos pacientes de consultório. É uma das técnicas mais baratas, rápidas, fáceis de realizar e que brindam informação inicial suficiente e muitas vezes definitiva ao médico solicitante. A radiografia de tórax auxilia a descobrir e orientar na busca de um diagnóstico para o paciente, já que esse paciente tem asma, é fumante, logo necessita de exames para auxilar nos diagnósticos que podem variar desde tuberculose a enfisema pulmonar. Resposta D. Bibliografia Ardenghi RM. Indicações mais frequentes na solicitação de radiografias de tórax e seus achados radiológicos, em pacientes com infecção respiratória. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012.
  •    TELERRADIOGRAFIA DO TÓRAX siguinifica o mesmo que ;

        RX DE TÓRAX


ID
1847785
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem em exames diagnósticos, alguns dos cuidados adotados na fase pré-analítica são:

I. Identificar o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra, de forma a garantir a rastreabilidade.

II. Rotular a amostra do paciente no momento do encaminhamento ao laboratório.

III. Transportar e preservar a amostra do paciente em recipiente aquecido, identificado com a simbologia de risco biológico, com os dizeres “Espécimes para Diagnóstico" e com nome do laboratório responsável pelo envio.

Está correto o que consta em 

Alternativas
Comentários
  • A realização de exames divide-se em: - Fase pré-analítica – começa na coleta de material, seja ela feita pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita no ambiente laboratorial. - Fase analítica – corresponde à etapa de execução do teste propriamente dito. - Fase pós-analítica – inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão. As condições pré-analíticas comumente abordadas no laboratório clínico incluem variação cronobiológica, gênero, idade, posição, prática de atividade física, dieta, jejum e uso de drogas para fins terapêuticos ou não. Em uma abordagem mais ampla, outras circunstâncias também precisam ser consideradas, a exemplo da realização de procedimentos terapêuticos ou diagnósticos, cirurgias, transfusão de sangue e infusão de soluções, entre outras. A coleta e a adequação de amostras igualmente entram nessa lista. Segundo a RDC 302, a amostra deve ser identificada no momento da coleta ou da sua entrega quando coletada pelo paciente e deve ser identificado o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra de forma a garantir a rastreabilidade. Ou seja, a primeira afirmativa está correta. A amostra deve ser identificada no momento da coleta ou da sua entrega quando coletada pelo paciente e não no momento do encaminhamento ao laboratório. Segunda afirmativa está errada. A amostra de paciente deve ser transportada e preservada em recipiente isotérmico, quando requerido, higienizável, impermeável, garantindo a sua estabilidade desde a coleta até a realização do exame, identificado com a simbologia de risco biológico, com os dizeres “Espécimes para Diagnóstico" e com nome do laboratório responsável pelo envio. Ou seja, o recipiente não é aquecido mas sim isotérmico, a afirmativa III também está errada. Resposta A.   Bibliografia www.anvisa.gov.br
  • 6.1.7.1 Deve ser identificado o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra de forma a garantir a rastreabilidade.

    Fonte: Segurança e Controle de Qualidade no Laboratório de Microbiologia Clínica, Anvisa, Ministério da Saúde, página 11

  • Justificando os itens errados:

     

    II. A amostra do paciente deve ser rotulada no momento da coleta. Se possível, os frascos devem ser rotulados até mesmo antes de iniciar a coleta, e não no momento de encaminhar para o laboratório.

     

    III. A amostra deve ser transportada em recipiente refrigerado.


ID
1848523
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que indica, para os casos de pancreatite aguda, a enzima que pode apresentar nível aumentado no soro.

Alternativas
Comentários
  • Os valores de referência do exame de amilase no adulto variam entre 20 e 160 unidades/litro. A amilase alta pode ser um sinal de inflamação ou doença no pâncreas ou nas glândulas salivares. Valores baixos de amilase podem indicar insuficiência pancreática ou doenças graves no fígado.


    amilase é uma enzima digestiva produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares. Sua função é “quebrar” os carboidratos (açúcares) ingeridos na alimentação para serem mais facilmente digeridos pelo organismo.

    O exame de amilase geralmente é solicitado quando há suspeita de pancreatite(inflamação no pâncreas) ou outras doenças que afetam o pâncreas.


    O nível de amilase pode aumentar até 6 vezes em casos de pancreatite aguda. O aumento ocorre dentro de 1 a 3 dias após o início da inflamação. Já na pancreatite crônica os valores de amilase podem estar um pouco elevados, mas à medida que o pâncreas vai sendo destruído, o nível baixa.


    Fonte: en.wikipedia.org/medicoresponde.com.br



ID
1848526
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que indica o índice que é calculado para determinar hipocromia.

Alternativas
Comentários
  • Hipocromia é caracterizada por uma baixa pigmentação dos eritrócitos, que é dada pela quantidade de hemoglobina presente na célula.

     

    - VCM: Volume corpuscular médio - determina o volume dos eritrócitos.

    - Hematócrito - determina a relação entre o volume ocupado por eritrócitos e o volume total de sangue

    - CHCM - determina o percentual de hemoglobina presente nos eritrócitos

    - RDW - indicador obtido por meio de equipamento que informa desvios médios nos tamanhos e formas dos eritrócitos

    - Eritograma - análise de todos os componentes envolvidos com os eritrócitos.


ID
1848532
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. O material fecal não é adequado para cultura e isolamento de microrganismos anaeróbios.

II. Bactérias anaeróbias podem ser adquiridas por trauma ou ingestão de alimentos contaminados.

III. Como as infecções urinárias são causadas por uma grande variedade de espécies bacterianas, a identificação não deve ser realizada por meio da cultura e sim pela detecção de antígenos específicos.

Assinale:

Alternativas

ID
1848535
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao controle de microganismos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1848541
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da uroanálise, assinale V para afirmativa correta e F para a falsa.
( ) Não se deve homogeneizar a urina contida no frasco de coleta para não revolver o sedimento que será analisado em separado.
( ) Urina transparente nem sempre significa normalidade.
( ) Urato amorfo e oxalato de cálcio são cristais anormais de urina alcalina.
( ) Deverá sempre ser relatada a presença de espermatozoides na amostra de urina de paciente do sexo feminino.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1848544
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos métodos de coloração diferencial em bacteriologia, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Kinyoun é similar a coloração de Ziehl, porém nela não requer aquecimento.

    Fontana - Tribondeau é visualizada na M.O com auxilio do óleo de imersão.

    Ziehl-Nielsen  é usado a Fucsina, Álcool Ácido e o Azul de Metileno.


ID
1848553
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O método de Stoll & Hausher é indicado para quantificar

Alternativas
Comentários
  • Importante lembrar das peculiaridades de alguns testes que são quase que específicos para determinados parasitos, por exemplo:

    Willis e Stoll = Ancilostomídeos

    Baermann e Rugai = S. stercolaris

    Graham ou fita adesiva = E. vermicularis

    Kato-katz = S. mansoni


    Estudando a matéria pude observar essas cobranças por parte das bancas.


ID
1848559
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de von Willebrand pode ser suspeitada quando há alteração

Alternativas

ID
1848562
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que indica os parasitos que podem ser identificados no exame do sangue periférico.

Alternativas
Comentários
  • Microfilárias de Wuchereria bancrofti, tripomastigotas de Trypanosoma cruzi e trofozoítas de Plasmodium falciparum.


ID
1848565
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O método de Lutz ou método de Hoffman-Pons e Janner é bastante eclético, pois é útil para pesquisa de cistos de protozoários e larvas, bem como ovos de helmintos. Pela facilidade de execução e pelo baixo custo, é o método mais indicado para o exame parasitológico das fezes, mas não é recomendado quando há suspeita de infecção por

Alternativas

ID
1848568
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A reação de Coombs indireto presta-se para

Alternativas
Comentários
  • Detecção de incompatibilidade sanguínea materno-fetal. Coletar sangue da mãe e do cordão umbilical para determinar os antígenos dos sistemas ABO e Rh. Não é necessário realizar o teste de Coombs direto de rotina. No caso de mãe Rh negativo, deve-se realizar pesquisa de anticorpos anti-D por meio do Coombs indireto na mãe e Coombs direto no sangue do cordão umbilical.

     

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf

  • gab d

    corrigindo a questão:

    • tipagem de grupos sanguíneos: se chama tipagem sanguínea
    • identificação de anticorpos para medicamentos = deve ser quem não pode tomar alguns medicamentos, alergia a medicamentos
    • identificação de anticorpos presos às hemácias = coombs direto
    • pesquisa de anticorpos irregulares = coombs indireto
    • pesquisa da doença hemolítica do recém-nascido = identificação de anticorpos presos às hemácias = coombs direto

ID
1848571
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à tipagem sanguínea, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1848574
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para reduzir a glicólise, o sangue deve ser coletado em tubo que contenha

Alternativas
Comentários
  • O tubo com fluoreto (cinza) inibe a degradação da glicose


ID
1848577
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o exame parasitológico de fezes, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1863415
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as opções abaixo, qual alternativa de valor da glicemia capilar em jejum já se caracteriza como uma hipoglicemia e hiperglicemia respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos – com ou sem sintomas – para valores abaixo de 70 mg/dL. Os sintomas clínicos, entretanto, usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor de 60 mg/dl a 50 mg/dl, podendo esse limiar ser mais alto, para aqueles pacientes cujas médias de glicemias são elevadas, ou mais baixo para aqueles que fazem tratamento intensivo e estão acostumados a glicemias mais baixas. Hiperglicemia é o aumento dos níveis glicêmicos, que ocorre quando há pouca insulina no organismo ou quando o corpo não consegue usá-la apropriadamente. O valor de normal de referência para glicemia em jejum é de até 70 a 99mg/dl, de 100 a 125mg/dl é considerado com tolerância a glicose diminuída e a partir de 126mg/dl (duas medidas) já pode ser considerado diabético. Logo, valores baixos correspondem à hipoglicemia e altos a hiperglicemia. Portanto, dentre as opções, a alternativa de valor da glicemia capilar em jejum que se caracteriza como uma hipoglicemia e hiperglicemia respectivamente são: 69 mg/dL e 210mg/dL.

    Resposta da banca: A

    Resposta do professor: E    (essa questão foi desconsiderada (anulada), conforme retificação nº. 06/2013 do Edital de Abertura).

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. www.diabetes.org
  • Acredito que o gabarito esteja errado.


ID
1877905
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Por mais de um século, a coloração de Gram tem sido utilizada com o objetivo de caracterizar bactérias patogênicas mediante a exposição destas aos agentes químicos capazes de impregnar de modo diferenciado nas paredes celulares com composição diversa. Tal técnica é indispensável aos laboratórios de microbiologia, seja para apontar seja para confirmar o diagnóstico etiológico de doença infecciosa. A respeito do emprego da coloração de Gram na classificação dos microrganismos clinicamente importantes, relacione as bactérias patogênicas ao homem (gênero e espécie), na coluna da esquerda, com sua afinidade e seu arranjo observados na microscopia direta ao Gram de materiais biológicos, na coluna da direita. 

I. Escherichia coli;

II. Staphylococcus aureus;

III. Streptococcus pyogenes;

IV. Bacillus cereus;

V. Mycobacterium leprae.


a. Cocos gram-positivos aos pares e em cadeias;

b. Bacilo gram-negativo;

c. Cocos gram-positivos isolados e aglomerados;

d. Bacilo gram-positivo;

e. Não se cora ao Gram.


Assinale a alternativa que contém a associação correta: 

Alternativas
Comentários
  • Letra -  A ( I-b, II-c, III-a, IV-d, V-e )

    Escherichia coli Bacilo gram-negativo (I b);

    Staphylococcus aureus -  Cocos gram-positivos isolados e aglomerados (II c);

    Streptococcus pyogenes - Cocos gram-positivos aos pares e em cadeias (III a );

    Bacillus cereus - Bacilo gram-positivo (IV d);

    Mycobacterium leprae - Não se cora ao Gram (V e)

     

     

     

     

     


ID
1877908
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à coleta de sangue com destinação à realização do exame hemograma, é certo afirmar que:

Alternativas

ID
1877911
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atualmente no setor de hematologia, são utilizados contadores eletrônicos variados e de múltiplas procedências. Analise as assertivas no que se refere a esses equipamentos:

I. É realizada medida e contagem dos pulsos de impedância causados pelos glóbulos;

II. É realizada a dispersão da luz polarizada;

III. É realizada análise em vários ângulos da dispersão da luz focalizada nos glóbulos;

IV. É realizada medida de condutividade elétrica em radiofrequência.


Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas

ID
1877917
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Alguns materiais de laboratório devem ser utilizados para o transporte de materiais clínicos destinados a exames microbiológicos. Ao se considerar a preservação de materiais clínicos coletados, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1877920
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os exames laboratoriais que avaliam a coagulação sanguínea, Tempo de Ativação da Protrombina (TAP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • A questão diz "caso" a conduta do motorista seja tipificada como homicídio doloso.


ID
1877923
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A fase pré-analítica, que compreende o preparo do paciente, a coleta, o transporte e o preparo da amostra biológica, é o momento em que ocorre com maior frequência os erros laboratoriais. Em relação aos procedimentos e aos cuidados que se deve ter durante essa fase, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1877926
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Inúmeros métodos coproparasitológicas são eficazes para a evidência tanto de ovos e larvas de helmintos quanto de cistos e oocistos de protozoários na constatação de parasitos intestinais. Em um laboratório foi realizado um estudo objetivando avaliar a conformidade de resultados encontrados entre a técnica convencional de centrífugo-sedimentação (Ritchie modificada) e um kit comercial para detecção de parasitos intestinais. De 200 amostras analisadas, utilizando-se a técnica de Ritchie modificada, 101 sujeitos apresentaram resultado positivo, sendo 90 com protozoários e 12 com helmintos. Já com o kit comercial, 80 amostras positivaram, sendo 70 com protozoários e 10 com helmintos. Independente da técnica utilizada, as espécies parasitárias encontradas foram: Giardia lamblia, Enterobius vermicularis, Entamoeba coli e Ascaris lumbricoides. Os resultados obtidos indicam que a técnica de Ritchie modificada, ao ser comparada ao kit comercial, apresenta:

Alternativas

ID
1877944
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao transporte e conservação de amostra biológica para análise laboratorial é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1877947
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na retirada de sangue no laboratório, os métodos mais comuns são: punção arterial, punção de pele e punção venosa. Em relação às técnicas de coleta de sangue, está INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1877950
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O primeiro passo para todas as análises efetuadas no Laboratório Clínico é a coleta de material biológico e dela dependem todas as fases seguintes, sendo impossível alcançar resultados exatos e confiáveis sem a realização de um procedimento correto e a utilização de material apropriado. A respeito das diversas técnicas de coleta de materiais biológicos em análises clínicas é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1877956
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dosagem da glicose plasmática é um dos exames bioquímicos mais realizados no laboratório de análises clínicas, sendo útil na investigação de diabetes. A preparação do paciente depende do tipo de exame a ser realizado e o sangue periférico deve ser coleto em tubo com fluoreto. Assim sendo, analise as assertivas abaixo: 

I. Consiste na quantificação da glicose feita em uma amostra, coletada após 8-12h jejum, e em uma segunda amostra, coletada 120 minutos depois da ingestão de 75g de glicose anidra (para adultos). Valores abaixo de 140 mg/dL na segunda amostra são considerados normais;

II. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada após 8-12h jejum. Atualmente, segundo recomendação da Associação Americana de Diabetes (ADA), o limite máximo normal deste exame é de 99mg/dL;

III. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada duas horas após a ingestão de uma refeição regular. 


Os testes descritos em I, II e III identificam respectivamente: 

Alternativas

ID
1877959
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É INCORRETO afirmar sobre os exames bioquímicos do sangue:

Alternativas

ID
1877965
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos exames mais frequentes em laboratórios clínicos é o hemograma e, indubitavelmente, é também um dos mais relevantes. Para sua realização, amostras inadequadas devem ser rejeitadas. Diante do exposto, NÃO corresponde a um critério de rejeição de amostra para hemograma:

Alternativas

ID
1877968
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ainda sobre a realização de coleta de sangue para hemograma, no tocante ao material utilizado pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1878190
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No tocante à uroanálise, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1878193
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.


I. Bactérias anaeróbias podem ser adquiridas por trauma ou ingestão de alimentos contaminados;

II. Como as infecções urinárias são causadas por uma grande variedade de espécies bacterianas, a identificação não deve ser realizada por meio da cultura e sim pela detecção de antígenos específicos;

III. O material fecal não é adequado para cultura e isolamento de microrganismos anaeróbios.


Assinale: 

Alternativas

ID
1878196
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pela facilidade de execução e pelo baixo custo, o método mais indicado para o exame parasitológico das fezes é o método de Lutz ou método de Hoffman-Pons e Janner, método bastante eclético, já que é útil para pesquisa de cistos de protozoários e larvas, assim como ovos de helmintos. Tal método não é recomendado quando há suspeita de infecção por:

Alternativas
Comentários
  • Taenia saginata e Enterobius vermicularis.

  • Confesso que fui por exclusão, posto que ao pensar Enterobius vermicularis, já me vem à cabeça o método de fita gomada.


ID
1878205
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Por mais de um século, a coloração de Gram tem sido utilizada com o objetivo de caracterizar bactérias patogênicas mediante a exposição destas aos agentes químicos capazes de impregnar de modo diferenciado nas paredes celulares com composição diversa. Tal técnica é indispensável aos laboratórios de microbiologia, seja para apontar seja para confirmar o diagnóstico etiológico de doença infecciosa. A respeito do emprego da coloração de Gram na classificação dos microrganismos clinicamente importantes, relacione as bactérias patogênicas ao homem (gênero e espécie), na coluna da esquerda, com sua afinidade e seu arranjo observados na microscopia direta ao Gram de materiais biológicos, na coluna da direita. 


I. Escherichia coli;

II. Staphylococcus aureus;

III. Streptococcus pyogenes;

IV. Bacillus cereus;

V. Mycobacterium leprae.


a. Cocos gram-positivos aos pares e em cadeias;

b. Bacilo gram-negativo;

c. Cocos gram-positivos isolados e aglomerados;

d. Bacilo gram-positivo;

e. Não se cora ao Gram.


Assinale a alternativa que contém a associação correta: 

Alternativas

ID
1878208
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à coleta de sangue com destinação à realização do exame hemograma, é certo afirmar que:

Alternativas

ID
1878211
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atualmente no setor de hematologia, são utilizados contadores eletrônicos variados e de múltiplas procedências. Analise as assertivas no que se refere a esses equipamentos: 


I. É realizada medida e contagem dos pulsos de impedância causados pelos glóbulos;

II. É realizada a dispersão da luz polarizada;

III. É realizada análise em vários ângulos da dispersão da luz focalizada nos glóbulos;

IV. É realizada medida de condutividade elétrica em radiofrequência.


Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas

ID
1878220
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os exames laboratoriais que avaliam a coagulação sanguínea, Tempo de Ativação da Protrombina (TAP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) é INCORRETO dizer que:

Alternativas

ID
1878226
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Inúmeros métodos coproparasitológicas são eficazes para a evidência tanto de ovos e larvas de helmintos quanto de cistos e oocistos de protozoários na constatação de parasitos intestinais. Em um laboratório foi realizado um estudo objetivando avaliar a conformidade de resultados encontrados entre a técnica convencional de centrífugo-sedimentação (Ritchie modificada) e um kit comercial para detecção de parasitos intestinais. De 200 amostras analisadas, utilizando-se a técnica de Ritchie modificada, 101 sujeitos apresentaram resultado positivo, sendo 90 com protozoários e 12 com helmintos. Já com o kit comercial, 80 amostras positivaram, sendo 70 com protozoários e 10 com helmintos. Independente da técnica utilizada, as espécies parasitárias encontradas foram: Giardia lamblia, Enterobius vermicularis, Entamoeba coli e Ascaris lumbricoides. Os resultados obtidos indicam que a técnica de Ritchie modificada, ao ser comparada ao kit comercial, apresenta:

Alternativas

ID
1878244
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao transporte e conservação de amostra biológica para análise laboratorial é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1878247
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na retirada de sangue no laboratório, os métodos mais comuns são: punção arterial, punção de pele e punção venosa. Em relação às técnicas de coleta de sangue, está INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1878250
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O primeiro passo para todas as análises efetuadas no Laboratório Clínico é a coleta de material biológico e dela dependem todas as fases seguintes, sendo impossível alcançar resultados exatos e confiáveis sem a realização de um procedimento correto e a utilização de material apropriado. A respeito das diversas técnicas de coleta de materiais biológicos em análises clínicas é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1878256
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dosagem da glicose plasmática é um dos exames bioquímicos mais realizados no laboratório de análises clínicas, sendo útil na investigação de diabetes. A preparação do paciente depende do tipo de exame a ser realizado e o sangue periférico deve ser coleto em tubo com fluoreto. Assim sendo, analise as assertivas abaixo: 


I. Consiste na quantificação da glicose feita em uma amostra, coletada após 8-12h jejum, e em uma segunda amostra, coletada 120 minutos depois da ingestão de 75g de glicose anidra (para adultos). Valores abaixo de 140 mg/dL na segunda amostra são considerados normais;

II. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada após 8-12h jejum. Atualmente, segundo recomendação da Associação Americana de Diabetes (ADA), o limite máximo normal deste exame é de 99mg/dL;

III. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada duas horas após a ingestão de uma refeição regular.


Os testes descritos em I, II e III identificam respectivamente: 

Alternativas

ID
1878262
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as assertivas que se seguem:


I. Agente quelante, previne a coagulação por se ligar ao cálcio. Preserva a morfologia dos componentes celulares, por isso é o anticoagulante de escolha para exames hematológicos (hemograma);

II. Anticoagulante indicado para estudos de coagulação, pois seu efeito pode ser revertido pela adição de cálcio. Como é quelante de cálcio, não é adapto para quantificação deste analito;

III. Mucopolissacarídeo sulfatado que inibe a trombina. Tem utilização para realização de ensaios bioquímicos, não sendo indicado quando o material deva ser usado para posterior análise por reação em cadeia da polimerase (PCR).


Sobre anticoagulantes usados na coleta de sangue, I, II e III identificam respectivamente: 

Alternativas

ID
1878265
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos exames mais frequentes em laboratórios clínicos é o hemograma e, indubitavelmente, é também um dos mais relevantes. Para sua realização, amostras inadequadas devem ser rejeitadas. Diante do exposto, NÃO corresponde a um critério de rejeição de amostra para hemograma:

Alternativas

ID
1878268
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ainda sobre a realização de coleta de sangue para hemograma, no tocante ao material utilizado pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1878271
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Devido à simplicidade de se coletar amostras de urina, normalmente acontece alguma desatenção por parte do paciente. Em relação aos cuidados durante a coleta, a conservação e o transporte desse tipo de amostra é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1910407
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existem 4 tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico de diabetes mellitus. Sobre esses exames é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. No ttG 75g, uma glicemia de 2 horas pós-sobrecarga entre 140 mg/dL e 200 mg/dL indica tolerância à glicose diminuída.

     

     b) ERRADA. A glicemia casual não necessita de período em jejum. Já a glicemia de jejum necessita de no mínimo 8 horas de jejum.

     

     c) ERRADA. No teste de tolerância à glicose (ttG) com 75g, o paciente recebe uma carga de 75 g de glicose em jejum e a glicemia é medida antes e 120 minutos após a ingestão. Uma glicemia de 2 horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes.

     

     d) CORRETA

     

     e) ERRADA. Quando a pessoa requer diagnóstico imediato e o serviço dispõe de laboratório com determinação glicêmica imediata ou de glicosímetro e tira reagente, a glicemia casual é o primeiro exame a ser solicitado. Nesse caso, o ponto certo indicativo de diabetes é maior ou igual a 200 mg/dL.

  • O diagnóstico de diabetes baseia-se na detecção da hiperglicemia. Existem quatro tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico do DM: glicemia casual, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) e, em alguns casos, hemoglobina glicada (HbA1c).

    Quando a pessoa requer diagnóstico imediato e o serviço dispõe de laboratório com determinação glicêmica imediata ou de glicosímetro e tiras reagentes, a glicemia casual é o primeiro exame a ser solicitado, pois fornece um resultado na própria consulta. Na glicemia casual ponto de corte indicativo de diabetes é maior ou igual a 200 mg/dL na presença de sintomas de hiperglicemia. A glicemia casual não precisa de jejum, portanto a alternativa B está errada. A alternativa E também está incorreta.

    No caso da glicemia de jejum alterada, entre 110 mg/dL e 125 mg/dL, por apresentarem alta probabilidade de ter diabetes, podem requerer segunda avaliação por TTG-75 g.

    No TTG-75 g, o paciente recebe uma carga de 75 g de glicose, em jejum e a glicemia é medida antes e 120 minutos após a ingestão. Uma glicemia de duas horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes e entre 140 mg/dL e 200 mg/dL, indica tolerância à glicose diminuída. A alternativa A está incorreta pois coloca o intervalo de valores errado, assim como C está errada já que ela coloca como diabetes níveis acima 150mg/dl, quando na verdade é 200mg/dl.

    A hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada ou glico-hemoglobina, também conhecida pelas siglas A1C e HbA1C, indica o percentual de hemoglobina que se encontra ligada à glicose. Como ele reflete os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos dois a três meses, é recomendado que seja utilizado como um exame de acompanhamento e de estratificação do controle metabólico. Não necessita de períodos em jejum para sua realização.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.