SóProvas


ID
1125670
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o tempo de internação, o cliente é submetido a vários tipos de exames. Em relação aos exames laboratoriais, julgue a proposição seguinte:

As fezes para a realização de coprocultura devem ser coletadas a partir de amostra da porção média, com espátula e recipiente estéreis.

Alternativas
Comentários
  • Coprocultura é um exame realizado às fezes, para verificar se há presença de sangue ou bactérias.

    Este exame permite fazer a cultura de microorganismos de forma a poderem ser identificadas. Os mais frequentes são a escherichia coli, salmonela, shigela, campylobacter, yersinia e clostridium difficile.


    REFERÊNCIA: www.conhecersaude.com/.../3224-coprocultura.html

  • Coprocultura é um exame realizado às fezes, para verificar se há presença de sangue ou bactérias. Este exame permite fazer a cultura de microorganismos de forma a poderem ser identificadas. Os mais frequentes são a escherichia coli, salmonela, shigela, campylobacter, yersinia e clostridium difficile. Procedimento: - Deve-se evacuar em um recipiente de boca larga, em coletor universal estéril, evitando-se a eliminação conjunta de urina ou água do vaso sanitário. - Em seguida, com auxílio da espátula, transfira pequena porção, a partir da amostra média, para o coletor. - Procurar coletar, como amostra, porções alteradas contendo muco, sangue ou pus, quando presentes. - Evitar contaminar a parte externa do frasco com fezes. - Tampar bem o coletor. - Enviar ao laboratório o mais rápido possível, caso contrário, manter refrigerado. Resposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Manual de Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Módulo 4: Procedimentos Laboratoriais: da requisição do exame à análise microbiológica e laudo final/Agência Nacional de Vigilância Sanitária.– Brasília: Anvisa, 2013.