SóProvas


ID
1125733
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma exigência legal do COFEN, desde 2002. Em relação a Sistematização da Assistência de Enfermagem(SAE), julgue cada uma das proposições seguintes:

O técnico de enfermagem deve contribuir em todas as fases da SAE, exceto na fase de Diagnóstico de Enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • as 5 etapas são: coleta de dado, diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação.

    Não entendi pq esta errada

                             

  • O item está certo, pois é uma atividade privativa de Enfermeiro!


  • Art. 4

    Cabe privativamente ao enfermeiro, o diagnóstico de enfermagem bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas. Privativo do enfermeiro: Diagnóstico e Planejamento

  • A questão diz q: o técnico de Enfermagem, deve contribuir em todas as fases da SAE, exceto nos diagnósticos de Enf.

    O técnico participa da SAE sob a supervisão do Enfermeiro, porém os diagnósticos e prescrições de Enfermagem são atividades privativas do Enfermeiro

  • A resposta é Errada, pois o tecnico de enfermagem não participar do planejamento, o que corresponde a prescrição de enfermagem.

  • Passível de ANULAÇÃO. Ao meu ver é ERRADA! Pois exceto a fase do diagnostico e PRESCRIÇÃO

  • Questão totalmente equivocada, conforme a resolução cofen nº 358/2009

    Art. 1º – Ao Enfermeiro incumbe:

    I – Privativamente:

    A implantação, planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem, que compreende as seguintes etapas:

    Consulta de Enfermagem

    Compreende o histórico (entrevista), exame físico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem.

    Para a implementação da assistência de enfermagem, devem ser considerados os aspectos essenciais em cada uma das etapas, conforme descriminados a seguir:

    Histórico: Conhecer hábitos individuais e biopsicossociais visando a adaptação do paciente à unidade de tratamento, assim como a identificação de problemas.

    Exame Físico: O Enfermeiro deverá realizar as seguintes técnicas:

    inspeção, ausculta, palpação e percussão, de forma criteriosa, efetuando o levantamento de dados sobre o estado de saúde do paciente e anotação das anormalidades encontradas para validar as informações obtidas no histórico.

    Diagnóstico de Enfermagem: O Enfermeiro após ter analisado os dados colhidos no histórico e exame físico, identificará os problemas de enfermagem, as necessidades básicas afetadas e grau de dependência, fazendo julgamento clínico sobre as respostas do indíviduo, da família e comunidade, aos problemas, processos de vida vigentes ou potenciais.

    Prescrição de Enfermagem: É o conjunto de medidas decididas pelo Enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.

    Evolução de Enfermagem: É o registro feito pelo Enfermeiro após a avaliação do estado geral do paciente. Desse registro constam os problemas novos identificados, um resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas subsequentes.

  • Questão totalmente mal formulada, já que o diagnóstico e planejamento de enfermagem é privativo do enfermeiro.

  • O técnico contribui no Planejamento das ações