SóProvas


ID
1126198
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qualquer ataque planejado para fazer uma máquina ou software ficar indisponível e incapaz de executar sua funcionalidade básica é conhecido como ataque de negação de serviço (Denial of Service - DOS). Há diversos tipos de ataque DOS sendo que, um deles, tira vantagem de redes mal configuradas que possuem um endereço de difusão (broadcast) pelo qual o usuário pode enviar um pacote que é recebido por todos os endereços IP da rede. Este tipo de ataque explora esta propriedade enviando pacotes ICMP com um endereço fonte configurado para o alvo e com um endereço destino configurado para o endereço de difusão da rede.

O tipo de ataque descrito acima é conhecido como;

Alternativas
Comentários
  • A técnica dita por reflexão20;” (em inglês “smurf”) baseia-se na utilização de servidores de difusão (broadcast) para paralisar uma rede. Um servidor broadcast é um servidor capaz de duplicar uma mensagem e de enviar a todas as máquinas presentes na mesma rede. 

    O cenário de tal ataque é o seguinte:

    • a máquina que ataca envia um pedido ping (ping é um instrumento que explora o protocolo ICMP, permitindo testar as conexões numa rede enviando um pacote e esperando a resposta) a um ou a vários servidores de difusão falsificando o endereço IP fonte (endereço ao qual o servidor deve responder, teoricamente) e fornecendo o endereço IP de uma máquina alvo.
    • o servidor de difusão reflecte o pedido sobre o conjunto da rede;
    • todas as máquinas da rede enviam uma resposta ao server de difusão,
    • o servidor broadcast redirige as respostas para a máquina alvo.



    Assim, quando a máquina que ataca envia um pedido a vários servidores de difusão situados em redes diferentes, o conjunto das respostas dos computadores das diferentes redes vai ser encaminhado para a máquina alvo.

    Fonte: http://pt.kioskea.net/contents/12-ataque-por-reflexao-smurf

  • O Smurf é um tipo de ataque de negação de serviço. O agressor envia uma rápida seqüência de solicitações de Ping (um teste para verificar se um servidor da Internet está acessível) para um endereço de broadcast. Usando spoofing, o cracker faz com que o servidor de broadcast encaminhe as respostas não para o seu endereço, mas para o da vítima. Assim, o computador-alvo é inundado pelo Ping.

  • Gabarito:

    Letra D