-
"O ICMP é usado por hospedeiros e roteadores para comunicar informações de camada de rede entre si. A sua utilização mais comum é para comunicação de erros. Ele é frequentemente considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP. Isto é, mensagens ICMP são carregadas como carga útil IP. Essas mensagens têm um campo de tipo e um campo de código. Além disso, contêm o cabeçalho e os primeiros 8 bytes do datagrama IP que causou a criação da mensagem ICMP em primeiro lugar. Essas mensagens não são somente para sinalizar condições de erro."
capítulo 4 [Kurose] - CAMADA DE REDE
-
O protocolo ICMP é usado para fornecer relatórios de erros à fonte original, sendo integrante do protocolo IP. Através dele, por exemplo, podemos conhecer pacotes que não chegaram ao seu destino (tempo de vida espirado), gateways não consegue retransmitir os pacotes na frequência adequada (gerando congestionamento) entre outros.
GABARITO: CORRETO
-
FOROUZAN, Comunicação de Dados e Redes de Computadores, 4ª Ed. pág.623
-
"O ICMP permite que os roteadores relatem erros ou informações sobre circunstâncias inesperadas. Ele é usado por hospedeiros e roteadores para troca de informações da camada de rede entre si; a utilização mais comum é para comunicação de erros. O ICMP deve ser permitido em uma rede para que os hosts enviem mensagens de erro ou de controle para outros hosts da rede.
É freqüentemente considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima do IP. As mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP como carga útil IP, exatamente como segmentos TCP ou UDP, que também são carregados como carga útil.
No caso de erro num datagrama ICMP, nenhuma mensagem de erro é emitida para evitar um efeito “bola de neve” no caso de incidente sobre a rede."
Fonte: https://notloaded.wordpress.com/2011/09/01/icmp-internet-control-message-protocol/
-
CAMADA LOGO ACIMA?
ELE NÃO ESTÁ NA CAMADA DE REDE ASSIM COMO O IP?
-
Certo.
Segundo Kurose, O ICMP é considerado parte do IP e está localizado entre as camadas de rede e transporte.
-
Esta é aquela famosa tentativa de interpretação de um examinador formado em artes visuais tentando fazer uma questão de tecnologia.
O ICMP NUNCA vai estar na camada de transporte, que seria a camada acima da camada do IP, o que o ICMP faz é meio que ENCAPSULAR o pacote IP, entende-se assim, que ele está acima do IP num contexto fática análogo a dizer que o IPSec está acima do IP, pois "abraçam" este pacote.
Agora o (j e g u e) do examinador vai e MUDA a explicação do autor e diz que tá na CAMADA superior. Por quê? Para tentar dar um "tchan" na questão e f***tudo.
-
ICMP ser considerado parte do IP ? Correto !
Agora estar na camada acima, ou seja, na camada de transporte, é um absurdo !!
Tanto o IP quanto o ICMP estão na camada de rede (modelo OSI) ou de internet (modelo TCP/IP)
-
muito errado esse gabarito.
-
Sim pessoal, logo a cima:
Em termos de arquitetura, está logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas, como carga útil, dentro de datagramas IP.
Em termos de arquitetura no datagrama.
Tinha que entrar com recurso apenas por causa da palavra "camada".
-
Sim pessoal, logo a cima:
Em termos de arquitetura, está logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas, como carga útil, dentro de datagramas IP.
Em termos de arquitetura no datagrama.
Tinha que entrar com recurso apenas por causa da palavra "camada".
-
Vamos aos comentários.
A literalidade do conceito de ICMP de acordo com kurose (2014): "O ICMP é com frequência considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP." . Fonte: página 261.
#SóNinja
-
até hoje não engoli essa questão!
-
Bely Silva Junior
De acordo com sua citação de Kurose, o examinador errou na elaboração da questão. "Estar na camada acima" é diferente de dizer que, "em termos de arquitetura de camadas, está acima do IP".
Gabarito deveria ser ERRADO
-
Gabarito: Certo
Fonte: Cespe
-
Eu sinceramente fico passadaaa com alguns comentários. Perceba q alguém até fez o favor de transcrever o trecho em que o famoso autor Kurose afirma que o "ICMP fica logo acima do IP", mas, mesmo assim, as vozes do atraso preferem fazer baderna.
Mateus e outros q estão atrapalhando: Não me interessa o q vc crê ou pensa...me interessa o q o autor e a banca pensam. Estamos aqui pra passar em uma prova, dentro das regras da banca, não pra ficar brincando de "cai no poço".
Vc quer discutir com o Kurose, cuja obra é usada em 99% das Universidades do Mundo, ok...se inscreva em um programa de Doutorado e vá fazer sua tese pra provar q o ICMP não fica acima do IP. Mas aqui não! Isso já tá virando 1 bagunça!
Muitos comentários q a gnt lê aqui são achismos, ou tirados de wikipedia, de blogs, de sites duvidosos, de Universidade de 5a categoria, etc etc etc.
Galera, bora reportar abuso dos comentários q ficam aí pra confundir a gnt. Isso prejudica, e muito!
-
CERTA
"O ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo auxiliar do protocolo IP. Trata-se de um protocolo da camada de Internet/Rede da Arquitetura TCP/IP, sendo utilizado para comunicar a ocorrência de situações anormais na transferência de um pacote, gerando relatórios de erros à fonte original e respondendo às consultas a respeito do estado das máquinas da rede e roteadores."
Fonte - Estratégia Concursos
-
o ICMP (Internet Control Message Protocol), um protocolo de controle, que opera no nível 3 do modelo OSI (junto com o protocolo IP).
fonte : https://www.hardware.com.br/dicas/icmp-arp.html#:~:text=Al%C3%A9m%20do%20TCP%20e%20do,junto%20com%20o%20protocolo%20IP).
-
O ICMP, apesar de ser da camada de rede, atua entre a camada de transporte e rede, o ICMP usa o IP. Já vi isso em mais de uma questão CESPE, e lembro de 2 professores explicando isso. Não faço ideia porque é assim, mas já acertei algumas questões com esse entendimento, só decora!
-
O ICMP é com frequência considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP. Isto é, mensagens ICMP são carregadas como carga útil IP, exatamente como segmentos TCP ou UDP, que também o são. De maneira semelhante, quando um hospedeiro recebe um datagrama IP com ICMP especificado como protocolo de camada superior, ele demultiplexa o conteúdo do datagrama para ICMP, exatamente como demultiplexaria o conteúdo de um datagrama para TCP ou UDP.
Fonte: Redes de Computadores e a Internet - Uma abordagem Top Down - Kurose
-
Ele é frequentemente considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP. Isto é, mensagens ICMP são carregadas como carga útil IP (capítulo 4 [Kurose] - CAMADA DE REDE)
Questão: O ICMP é considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura em camadas, está na camada logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP.
Certo????
Podemos dizer que o ICMP está acima do IP dentro da camada de rede (nas subcamadas), ou entre a camada de rede e a de transporte, não que está numa camada acima do IP (transporte).
E não foi anulada! Bicho, os caras fazem a cagada que bem entendem e ngm faz nada para parar com esses absurdos!
Uma merd de uma questão pode deixar o cara fora do cargo, esses caras brincam com a vida do candidato! Ódio define.
-
Não sei como essa questão não foi derrubada. IP e ICMP encontram-se na mesma camada.
-
Pelo visto vou ter que guardar essa questão no meu coração (em caso de recurso)
-
Ele está acima do IP e não na camada acima do IP (transporte)
-
O ICMP (Internet Control Message Protocol) foi desenvolvido para suprir essas deficiências – ele
é um protocolo auxiliar do protocolo IP. Trata-se de um protocolo da camada de Internet/Rede da
Arquitetura TCP/IP, sendo utilizado para comunicar a ocorrência de situações anormais na
transferência de um pacote, gerando relatórios de erros à fonte original e respondendo às
consultas a respeito do estado das máquinas da rede e roteadores.
Fonte: Estratégia
-
Vi que surgiram muitas dúvidas sobre a questão.... Explicarei aos colegas com base nas aulas do professor Rani do estratégia.
.
Vamos considerar duas coisas:
- A questão é uma desgraça? COM TODA CERTEZA QUE É!
- Contudo, é uma questão pra um cargo ESPECÍFICO de T.I PRA ABIN, então minha gente, caiu foi é doutrina APROFUNDADA sobre o tema.
.
Pra galera da PF,PRF, tribunais, e derivados: o tema é estudado de forma mais superficial... (não estou afirmado de forma categórica que não possa ser cobrado assim...).
.
"está na camada logo acima do IP" -> ambos estão dentro da camada rede - OSI; Internet TCP/IP -> mas não é errado falar que está na camada acima, é como se fosse uma "planta baixa (olhar por dentro das camadas)"... DENTRO DA RESPECTIVA CAMADA DOS MODELOS, o ARP está na camada abaixo -> o IP no meio -> e acima o ICMP/IGMP.
É isso, qualquer coisa mandem aqui que estou acompanhando.
PF/21 !!!!!!
-
É por isso que informática é tão difícil. A banca pode pegar qualquer fonte aleatória que o cara fala qualquer coisa e usar como embasamento teórico pra questão. Mas a questão não diz que roda na camada acima da camada de rede, e sim "logo acima".
Achei um material na internet que diz isso aqui:
"O ICMP é, com frequência, considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP. Isto é, mensagens ICMP são carregadas como carga útil IP, exatamente como segmentos TCP ou UDP, que também o são. Por essa razão, o ICMP é considerado um protocolo de camada de rede, mas que roda na parte superior da camada de rede (sobre o IP), conforme mostrado na figura abaixo"
-
O ICMP (Internet Control Message Protocol) foi desenvolvido para suprir essas deficiências – ele
é um protocolo auxiliar do protocolo IP. Trata-se de um protocolo da camada de Internet/Rede da
Arquitetura TCP/IP, sendo utilizado para comunicar a ocorrência de situações anormais na
transferência de um pacote, gerando relatórios de erros à fonte original e respondendo às
consultas a respeito do estado das máquinas da rede e roteadores.
ICMP é com frequência considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima.
O ICMP é usado por hospedeiros e roteadores para comunicar informações de camada de rede entre si. A sua utilização mais comum é para comunicação de erros. Ele é frequentemente considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP. Isto é, mensagens ICMP são carregadas como carga útil IP. Essas mensagens têm um campo de tipo e um campo de código. Além disso, contêm o cabeçalho e os primeiros 8 bytes do datagrama IP que causou a criação da mensagem ICMP em primeiro lugar. Essas mensagens não são somente para sinalizar condições de erro."
-
Segundo o cespe do passado:
Q80613
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista de Informática - Perito
Texto associado
O ICMP, que faz parte do IP, é utilizado para comunicar erros de transmissão de datagramas, para tanto, ele utiliza uma estrutura de identificação das mensagens por meio dos campos Tipo, Código e Checksum.
Certo!
Kurose versão 6:( página 261)
O ICMP é com frequência considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima, poismensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP.
Porém,no capítulo anterior existe uma figura 4.12 contemplando o interior da camada de rede da internet e os dois estão na mesma camada: a de rede segundo o autor( a camada de rede página 245)
-
quem acertou, errou!
-
A questão é bem confusa mesmo, pois diz que o ICMP "está na camada logo acima do IP", o que não é verdade. Mas o ICMP realmente está logo acima do IP, na mesma camada, ambos na camada de Rede, mas logo acima.
O ICMP funciona na parte mais alta da camada de Rede, isso é dito tanto pelo Kurose quanto pelo Forouzan.
-
Acerca do protocolo de mensagens de controle da Internet (ICMP), julgue o item subsequente.
O ICMP é considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura em camadas, está na camada logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP.
ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os roteadores devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro. O ICMP além de informar a origem sobre falhas no envio de datagramas, envia mensagens de controle que são usadas para informar os hosts sobre redes congestionadas e a inexistência de um gateway melhor para uma rede remota.
Segundo Kurose, no livro Redes de Computadores, uma abordagem Top-Down:
Como vemos acima, o ICMP é considerado parte do IP, já que as mensagens ICMP são carregadas como carga útil IP, exatamente como segmentos TCP ou UDP, ou seja, encapsuladas em datagramas IP. Quando um hospedeiro recebe um datagrama IP com ICMP especificado como protocolo de camada superior, ele demultiplexa o conteúdo do datagrama para ICMP, exatamente como demultiplexaria o conteúdo de um datagrama para TCP ou UDP.
-
capítulo 4 [Kurose] - CAMADA DE REDE
"O ICMP é usado por hospedeiros e roteadores para comunicar informações de camada de rede entre si. A sua utilização mais comum é para comunicação de erros. Ele é frequentemente considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas dentro de datagramas IP. Isto é, mensagens ICMP são carregadas como carga útil IP. Essas mensagens têm um campo de tipo e um campo de código. Além disso, contêm o cabeçalho e os primeiros 8 bytes do datagrama IP que causou a criação da mensagem ICMP em primeiro lugar. Essas mensagens não são somente para sinalizar condições de erro."
-
Gab.: CERTO! (Cespe)
O ICMP está acima do IP e não em uma camada acima do IP. Ele é da camada de REDE e não de TRANSPORTE.
-
Esta imagem define o que a questão quis dizer:
https://suporteti.expresso.tec.br/uploads/images/image_750x_5f70ec7b79331.jpg
Repare que o ICMP, embora esteja dentro da camada de redes, é representado acima do IP (a representação decorre exatamente do que o examinador quis dizer).
-
vou colocar essa questão em um quadro
fofinhaaaaaaaaaaa