SóProvas


ID
1126225
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nos sistemas de transmissão de Voz sobre IP, em que a demanda por banda é crítica, torna-se necessário utilizar algoritmos de compressão do sinal de voz. Para que se tenha uma boa qualidade da voz são necessários mecanismos para o controle dessa qualidade (QoS). Os principais problemas são: atraso fim-a-fim, variação do atraso e perdas e erros em pacotes. As redes de VoIP usam alguns pilares básicos para conservar a largura de banda e melhorar a prioridade, dentre eles estão:

- ...I... : são as irregularidades de intervalos de tempos entre a chegada da voz, ou seja, é a variação no intervalo entre as chegadas de pacotes introduzidos pelo comportamento aleatório na rede. Para evitar esses efeitos, o equipamento deve segurar os pacotes que chegam por um tempo especificado, dando tempo subsequente dos pacotes chegarem e ainda caberem em uma compressão natural da voz.

- Voice Compression: o payload é a área de dados do frame onde a informação de voz codificada é colocada. Importante notar o efeito provocado pelo ajuste do tamanho do payload nos frames IP usados para VoIP. Quanto ... II... , menor será o consumo de banda em uma chamada VoIP, porém maior será o delay para transmitir cada frame desta chamada. Os ... III..., que fazem a compressão e a descompressão, permitem que a rede de switching de pacote seja carregada mais eficazmente.

As lacunas I, II e III são preenchidas correta e respectivamente por

Alternativas
Comentários
  • Jitter: são as irregularidades de intervalos de tempos entre a chegada da voz, ou seja, é a variação no intervalo entre as chegadas de pacotes introduzidos pelo comportamento aleatório na rede. Para evitar os efeitos do jitter , o equipamento deve segurar os pacotes que chegam por um tempo especificado, dando tempo subseqüente dos pacotes chegarem e caber ainda em uma compressão natural da voz. Um método para controlar esse problema é adicionar um buffer na recepção que acrescenta um atraso determinado, de tal forma que o atraso total experimentado pelo pacote, incluindo o atraso extra gerado pelo buffer seja igual ao máximo atraso possível na rede.


    O payload é a área de dados do frame onde a informação de voz codificada é colocada, conforme pode ser visto na figura a seguir. Quanto maior o payload, menor será o consumo de banda numa chamada VoIP, porém maior será odelay para transmitir cada frame desta chamada.

  • Variação do atraso ( Jitter ou Flutuação )

    Atraso variável entre pacotes pertencentes a um mesmo fluxo.