SóProvas



Questões de VoIp


ID
8323
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a redes de computadores:

I. VoIP é a capacidade de transmitir conversas por voz pela rede Ethernet local e até mesmo pela rede remota. A voz compartilha o cabo Ethernet com os dados, dispensando a necessidade de um cabo de telefone separado.

II. O DHCP é usado para proporcionar privacidade e segurança à conexão pela Internet. Ele oferece, de forma efi ciente, uma linha privada por meio de um serviço público. Sua principal utilização destina-se a usuários individuais que se conectam de casa a um local central. Existem vários métodos de confi guração de uma conexão por DHCP, incluindo iniciar o processo em um computador cliente, caso em que o roteador não tem conhecimento da conexão por DHCP. No entanto, o roteador também pode ser confi gurado com conexões por DHCP roteador-a-roteador que não envolvem os usuários.

III. Os Uplinks são usados para conectar os switches de uma rede. Embora eles possam ser conectados por conexões Ethernet comuns, switches de classes mais altas oferecem suporte a conexões com velocidade mais alta, usando protocolos de entroncamento para a conexão switch-a-switch.

IV. O ISDN é usado nos roteadores conectados à Internet para converter um único endereço exclusivo da Internet em vários endereços de rede privada. Ou seja, vários dispositivos podem compartilhar um único endereço de Internet e, como os endereços privados não podem ser acessados diretamente a partir de outro usuário da Internet, isso se torna uma medida de segurança. Ela pode estar disponível em roteadores de pequenas empresas conectadas via Internet e também em locais maiores para o roteador de limite.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.

    ISDN é uma tecnologia que usa o sistema telefónico comum. O ISDN já existe há algum tempo, sendo consolidado nos anos de 1984 e 1986, sendo umas das pioneiras na tecnologia xDSL.

    A VoIp é voz sobre IP.

    Uplinks não faço a mínima idéia. Por eliminação só poderia ser a questão B.
  • Mas , no caso da I) também está errada , pois ele fala " pela rede Ethernet local", Ethernet, é via cabo 802.3, e não Wifi 802.11 , "A voz compartilha o cabo Ethernet com os dados, dispensando a necessidade de um cabo de telefone separado." , como???

  • Mas, Erik Silva, de qual informação você inferiu o 802.11?


ID
28972
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito de VoIP, quais os três tipos de servidores que compõem a arquitetura do SIP (Session Initiated Protocol)?

Alternativas
Comentários
  • Existem três tipos de servidores SIP:

    * servidor de registro;
    * servidor proxy;
    * servidor de redirecionamento.
  • No que diz respeito ao SIP, os network servers se dividem em três tipos:
    • Servidor Proxy - atua tanto como um servidor como um cliente, com o propósito de fazer requisições SIP em benefício de outros clentes que não podem fazer as requisições diretamente;
    • Servidor de Redirecionamento - ao invés de repassar pacotes, envia um pacote ao rementente avisando a este quem é o próximo servidor.
    • Servidor de Registro - recebe as atualizaçoes das localizações dos usuários na rede, aceitando requisições do tipo REGISTER.
  • Os colegas já explicaram o funcionamento dos principais elementos de uma arquitetura SIP.
    Grosso modo, um registrar é como uma lista telefônica, onde os usuários mostram se estão ou não disponíveis; um proxy normalmente funciona na borda de rede, representando os clientes que ali estão; o redirect envia mensagens tipo 3xx, de redirecionamento, normalmente para outros domínios (lembra uma pouco o comportamento de DNS).

    A figura abaixo mostra a sequência de uma comunicação usando SIP:


    Fonte:
    http://www.javaworld.com/javaworld/jw-06-2006/jw-0619-sip.html?page=2
  • gab.: B

    Os quatro principais elementos que formam a arquitetura SIP:

    • Sip User Agent
    • SIP Proxy Server
    • SIP Redirect Server
    • SIP Registrar Server. 

    SIP User Agents- É a entidade do SIP que interage com o usuário.

    SIP Proxy Servers- É um tipo de servidor intermediário do SIP, que atua também como cliente e servidor, recebendo as requisições e passando adiante para servidores mais próximos do destino. 

    SIP Redirect Server- É um tipo de servidor SIP, que responde ao pedido do UA fornecendo o nome e a localização do usuário, esse servidor não reencaminha os pedidos.

    SIP Registrar Server- Servidor que armazena registros sobre usuários, fornecendo um serviço de localização.


ID
126649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito da tecnologia VoIP, analise as afirmativas a seguir.

I - O protocolo VTP é utilizado em certas implementações de VoIP para criação, modificação e término de sessões.
II - Os gateways de voz realizam a transcodificação do sinal de voz entre os padrões adotados pela rede de telefonia tradicional e a rede VoIP.
III - Os switches e roteadores adequados para lidar com VoIP devem ter recursos para o fornecimento de energia para telefones IP padrão IEEE 802.3af, per- mitindo fornecimento de energia de baixa voltagem por cabos Ethernet Categoria 5 UTP.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Os gateways convertes o VOIP para a rede convencional.Os Switchs e Roteadores devem ter o recurso conhecido por PoE para enviar a voltagem para os aparelhos pelo cabo de rede.
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "B", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Bons estudos!
  • I - O protocolo que desempenha essa função é o SIP. O VTP (Virtual Trunking Protocol) é um protocolo proprietário da CISCO referente a trunk de VLANs.
    II - Esta é uma das funções do gateway por definição.
    III - A utilização de PoE (802.3af) é uma possibilidade para implementar uma rede VoIP, mas não é uma obrigatoriedade. A energia dos telefones IPs podem ser fornecidas pela rede elétrica.

ID
126661
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêm uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Qual dos protocolos baixo, referenciados pelo H.323, é um padrão de codificação de áudio?

Alternativas
Comentários
  • Codecs

    H.323 utilizes both ITU-defined codecs and codecs defined outside the ITU. Codecs that are widely implemented by H.323 equipment include:




    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/H.323
  • Q.931 é um protocolo de camada 3, usado principalmente para o estabelecimento de chamada ISDN, manutenção e liberação de conexões de rede entre dois DTEs no canal D.
  •  

    Audio signals contain digitized, compressed sound (usually speech). H.323 supports proven ITU-standard audio codec algorithms. The algorithms with support include:

    • G.711—3.1 kilohertz (kHz) at 48, 56, and 64 kbps (normal telephony)

    • G.722—7 kHz at 48, 56, and 64 kbps

    • G.728—3.1 kHz at 16 kbps

    • G.723—5.3 and 6.3 kbps modes

    Selection of the right codec reflects tradeoffs between speech quality, bit rate, compute power, and signal delay.

    http://www.cisco.com/en/US/tech/tk543/tk757/technologies_tech_note09186a0080094968.shtml#backinfo
  • G.711
    padrão de codificação de voz baseado na forma de onda e para a digitalização da voz.

    H.261
    descreve métodos de codificação e decodificação para imagens móveis a ser utilizada em transmissões por rede.

    H.245
    usado em áudio, vídeo e transmissão de dados, bem como em voz sobre IP (VoIP).

    Q.931
    protocolo de sinalização para a Rede Digital de Serviços Integrados (ISDN) de comunicação que é usado em voz sobre IP (VoIP).

    T.120
    describes a series of communication and application protocols and services that provide support for real-time, multipoint data communications.

  • G.711 : Codec de áudio cujo suporte é obrigatório quando utilizado o VOIP com a pilha de protocolos H.323

    H.261: No H.323 quando utilizado vídeo, o suporte será obrigatório para o H.261 (codec de vídeo)

    H.245.0 CS : Protocolo de controle responsável pela comunicação mulltimídia.

    Q.931:  protocolo de sinalização de controle para redes ISDN. obs.: as vezes as bancas colocam o Q.931 como sinônimo para o H.225 CS.

    T.120: contém um conjunto de protocolos para suporte a transferência de dados em aplicações interativas em tempo real. É um dos protocolos recomendados pelo H.323.

  • a)audio

    b)vídeo

    c)negociação

    d)sinalização

    e)dados
  • a) áudio (GABARITO)

    b) vídeo

    c) protocolo utilizado no canal de controle de chamadas, compreendem a abertura e o fechamento de canais de mídia e a negociação do método de compressão a ser utilizado.

    d) O papel deste protocolo é fornecer condições para que exista negociação de características específicas das redes de telefonia, tais como geração de tons e controle de conexão dedicada. Após o estabelecimento da comunicação, o gerenciamento deste protocolo é feito entre o Gateway e o Terminal diretamente. O Gatekeeper atua somente na negociação de abertura de canal de comunicação.

    e) O padrão T.120 contém uma série de protocolos de comunicação e aplicação, e serviços que dão suporte para comunicação de dados multiponto em tempo-real. Aplicações colaborativas, tais como conferências de dados, aplicações multiusuários e jogos para multi-jogadores
  • Tudo que começar com G.7xx é um codec de áudio!

    Tudo que começar com H.26x é um codec de vídeo! 

ID
126664
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação por meio do padrão H.323 emprega uma série de elementos básicos que, juntos, possibilitam a comunicação multimídia. As funções de autenticação, autorização e tarifação são funções do

Alternativas
Comentários
  • Implementação do H.323

    A) Terminais: Estações multimédia (também denominadas CODECs – Codificadores) compatíveis com os padrões de Vídeo (H.261, H.263, etc), áudio (G.711, etc) e controles (H.221, H.225, H.245, etc). Alguns fabricantes fornecem terminais com MCUs incorporadas para possibilitar múltiplas conexões simultaneamente. (ERRADO)

    B) Gateways: Componente opcional que possibilita a comunicação de terminais H.323 com outros padrões, tais como H.310, H.321 e H.322.         (ERRADO)

    C) MCU (Multi Control Unit): Componente que centraliza os pedidos de chamada, possibilitando a conexão de 3 ou mais participantes simultaneamente. (ERRADO)

    D) Gatekeeper: Componente opcional que centraliza os pedidos de chamada e gerencia a banda empregada pelos participantes para evitar que sobrecarreguem a rede com taxas de transmissão muito elevadas. (CORRETO)

    E) RTP (Real-Time Transport Protocol) do IETF

  • Gatekeepers

    Componentes mais importantes. Atuam como ponto central para todas as chamadas dentro de sua zona (Zona é oconjunto de todos terminais, gateways e MCUs gerenciados por um único gatekeeper.  Uma (zona deve incluir, pelo menos, um terminal e pode incluir  segmentos de LAN conectados usando roteadores) e provêem serviços de  controle de chamada para registrar participantes. Dentre outras coisas, são também responsáveis pelo gerenciamento da largura de banda em conferências H.323.

  • GABARITO D

    Gatekeeper (guardião): controla os pontos extremos sob sua jurisdição, denominada zona.

    FONTE: Tanenbaum


ID
131350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

Em uma requisição SIP (session initiated protocol) versão 2.0, cada linha é formada por um método e um endereço (SIP-URI) e pela identificação de versão do protocolo.

Alternativas

ID
131353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

Em uma resposta SIP, a linha de status contém o código de status numérico, que é classificado em 6 categorias.

Alternativas
Comentários
  •    Da RFC:

       The first digit of the Status-Code defines the class of response.
       The last two digits do not have any categorization role.  For this
       reason, any response with a status code between 100 and 199 is
       referred to as a "1xx response", any response with a status code
       between 200 and 299 as a "2xx response", and so on.  SIP/2.0 allows
       six values for the first digit:

          1xx: Provisional -- request received, continuing to process the
               request;

          2xx: Success -- the action was successfully received, understood,
               and accepted;

          3xx: Redirection -- further action needs to be taken in order to
               complete the request;

          4xx: Client Error -- the request contains bad syntax or cannot be
               fulfilled at this server;

          5xx: Server Error -- the server failed to fulfill an apparently
               valid request;

          6xx: Global Failure -- the request cannot be fulfilled at any
               server.

     

  • Traduzindo:
    O protocolo SIP possui seis classes de respostas às requisições de um Agente de Usuário Cliente. Essas respostas são dadas pelos Agentes de Usuário Servidores ou por Servidores SIP. As classes de respostas seguem o padrão do HTTP para cinco classes e foi criada uma classe adicional de resposta para requisições específicas do SIP:
    1 - Classe Informacional: As mensagens recebidas que pertencem a esta classe indicam o progresso das chamadas SIP. A primeira mensagem recebida pelo agente de usuário cliente (UAC) confirma o recebimento do Invite e indica que o UAC deve parar de mandar Invites.
    2 - Classe Sucesso: As mensagens de resposta enviadas com estes códigos indicam aceitação a uma requisição. No caso da primitiva Invite, deve ser enviada uma mensagem Ack.
    3 - Classe Redirecionamento: Esta mensagem é enviada por um servidor de redirecionamento, quando o usuário não se encontra na localização procurada e necessita a indicação da nova localização. Nesse caso, dependendo da arquitetura utilizada na rede SIP, podem ocorrer dois processos que tornam a comunicação transparente para o usuário: O UAC envia uma mensagem de Invite automaticamente para a nova localidade ou o servidor de redirecionamento envia um Ack para o UAC e redireciona a sessão para a nova localidade do receptor.
    4 - Classe Erro do Cliente: As mensagens pertencentes a esta classe indicam algum erro na solicitação do cliente, que deve refazê-la, seguindo as informações obtidas do erro ocorrido.
    5 - Classe Erro do Servidor: Estas respostas avisam o cliente que a solicitação enviada não pôde ser processada naquele servidor, mas o cliente pode enviá-la para outros servidores da rede SIP.
    6 - Classe Erro Global: As mensagens de erro global indicam que a requisição enviada irá falhar em qualquer servidor SIP que for enviada, não devendo o cliente reenviá-la. Para enviar este tipo de resposta, o servidor deve ter total conhecimento do destinatário da mensagem.
    As mensagens de respostas são enviadas com um código de três dígitos, no qual o primeiro é o código da classe de resposta e os dois últimos são os números de ordem das respostas. Porém, se um Agente de Usuário Cliente não conhecer a mensagem pelo seu código de cliente, ele deve ser capaz de entender a resposta pela classe.
  • Grupos de respostas e status (Servidor)
      – São os mesmos códigos de status do HTTP.

      – 1xx – Informação
         • Ex. Chamando usuário

     

      – 2xx – Sucesso
         • Ex. Usuário aceitou a sessão ou alguma outra solicitação.

     

      – 3xx – Redirecionamento
         • Ex. Usuário mudou de domínio

     

      – 4xx – Erro do cliente
         • Ex. Requisição mal formulada

     

      – 5xx – Erro do servidor
         • Ex. Erro interno do servidor

     

      – 6xx – Erro global (Não existe essa classe de resposta no HTTP)
         • Nova classe de status introduzida pelo SIP
         • Ex. Participante não suporta o codec solicitado

  • Sip ----- Similar ao HTTP - Possuem mensagem de avisos

    • 1xx - Informações
    • 2xx - Redirecionamento
    • 3xx - Sucesso
    • 4xx - Erro Cliente
    • 5xx - Erro Servidor
    • 6xx - Erro global - Falha Geral


ID
131356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

O protocolo SDP (session description protocol) tem mecanismos para identificar uma seção. Por exemplo, o nome da seção pode ser descrito por meio do campo o em uma mensagem SDP.

Alternativas

ID
131359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

Em uma arquitetura H.323, a unidade de controle multiponto ou MCU (multipoint control unit) é responsável pelo estabelecimento de conferências entre três ou mais pontos finais. O MCU não pode coexistir, na mesma rede, com um controlador multiponto.

Alternativas
Comentários
  • A Unidade de Controle Multiponto (MCU) apóia conferências entre três ou mais estações. Como elemento do H.323, um MCU consiste em um Controlador Multiponto (MC), que é obrigatório, e zero ou mais Processadores de Multiponto (MP).


ID
131362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

O H.323 não possui suporte para endereços no formato E.164.

Alternativas
Comentários
  • H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimédia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes.

    H.323: Possui mecanismos de endereçamento flexíveis os quais incluem URL e padrão de numeração E.164.

  • E.164 é uma recomendação da ITU-T (Telecommunication Standardization Sector), que define, internacionalmente, a utilização da numeração na rede de telecomunicações pública (PSTN) e em algumas outras redes de dados. Também define o formato de números de telefone. Os números E.164 podem ter um máximo de quinze dígitos e são geralmente escritos com um prefixo +. Para discar os números corretamente a partir de uma linha de telefone fixa normal deve-se utilizar o prefixo internacional (DDI) adequado.
  • E.164 define o formato de números de telefone.

  • H.323: Possui mecanismos de endereçamento flexíveis os quais incluem URL e padrão de numeração E.164.

    O H.323 suporta os seguintes aliases:

    • Numeração E.164;
    • ID H.323;
    • URL;
    • Transport Address;
    • Endereços de email;
    • Party number.

    SIP: Somente permite o endereçamento através de URL.


    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialh323xsip/pagina_4.asp


ID
131365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

O controle de mídia e a sinalização de chamadas, em uma arquitetura H.323, é realizado pelos protocolos H.245 e H. 225, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  •  O controle de mídia não seria feito pelo RTCP, não?

  • RTP é pra transporte e o RTCP é para controle desse transporte feito com o RTP

  • Também discordo do gabarito da questão, mas não no ponto que vocês levantaram
    O RTCP exerce um certo controle sobre as mídias transportadas pelo RTP, sim, controles do tipo: controle de congestionamento, provê informações acerca da qualidade da distribuição dos dados de um fluxo, etc.
    Mas, o protocolo H.245 além da função de troca das capacidades entre os endpoints, também, é responsável por abrir e fechar esses canais lógicos de mídia (RTP/RTCP), então pode-se dizer que exerce algum controle de mídia

    Quanto essa questão da sinalização de chamadas, o protocolo responsável por ela dentro da arquitetura H.323 é o Q.931 (mas já vi mencionarem outro nome, H.225 Call Signalling). Considero o gabarito errado, por causa da confusão em associar com o H.225 RAS, que tem outras funções diferentes de sinalização de chamadas, como registro do terminal no gatekeeper, alocação de largura de banda no gatekeeper. Como não especificou qual seria, o mais adequado seria colocar Q.931 ou até mesmo H.225 Call Signalling.
  • Em relação à sinalização, eu li em Tanenbaum que era realizado pelo protocolo Q.931, mas assistindo a aula do curso da Cathedra de Redes, o professor Ricardo Coutinho mencionou o H.225 como protocolo de sinalização. Eu ficaria com o que o Tanenbaum informou, pois é mais conceituado, muito mais.
  • Existe o H.225.0 RAS (register, admission, status), responsável pela comunicação entre terminal e gatekeeper, permitindo àquele se autenticar, sair e entrar em uma zona H.323, solicitar largura de banda e informar seu status.

    Existe também o H.225.0 CS (call signalling), que provê controle de sinalização da chamada. É baseado no protocolo Q.931.

    Por fim, existe o H.245 CS (control signalling), responsável pelo anúncio dos recursos suportados pelos terminais, negociação do método de compressão a serem utilizados e abertura e o fechamento de canais de mídia.

  • Questão polêmica. Parece que os autores não se decidem. Vamos ver o q diz cada um?

    Segundo[1], o H.323 não é um protocolo único; ele especifica como vários protocolos podem ser combinados para formar um sistema de telefonia IP funcional. (...) A Figura 26.5 lista os quatro principais protocolos que formam os blocos de construção de H.323.

    Protocolo: Finalidade

    H.225.0: Sinalização usada para estabelecer uma chamada

    H.245: Controle e feedback durante a chamada

    Figura 26.5: Os quatro protocolos básicos usados pelo H.323 para telefonia IP.

    Segundo o autor acima[1], essa questão está certa.

    H.225 Sinaliza 1 x 0 Q.931 sinaliza

    Já [2] afirma que "é preciso um protocolo para estabelecer e encerrar conexões, fornecer sinais de discagem, gerar sons de chamada e o restante da telefonia-padrão. A ITU Q.931 é usada aqui. Os terminais também precisam de um protocolo para se comunicar com o gatekeeper (se existir). Para esse propósito, é usado o H.225.

    Segundo[2], a questaõ estaria errada, uma vez que a sinalização é feita com o Q.931, sendo a comunicação com o GK feita com o H.225. Assim:

    H.225 Sinaliza 1 x 1 Q.931 sinaliza

    Fui consultar outro autor de peso pra ver pra quem ele desempata, e [3] já meio q bagunça o negócio, afirmando que

    "O protocolo Q.931 é usado durante as fases de estabelecimento e encerramento de conexões(e para Controle e sinalização)". E acrescentea que o "H.225, ou RAS (Registration/Administration/Status), é usado para registro no gatekeeper.

    Isso ainda não ficou claro pra mim, pois [3] mais confundiu do q esclareceu(embora também afirme q o Q.931 faz sinalização). Mas mesmo assim, fica valendo a afirmaçaõ acerca da sinalização no Q.931. Assim, atualizando o placar:

    H.225 Sinaliza 1 x 2 Q.931 sinaliza

    Uma obra bem recente de 2018, do autor [4] não menciona nada acerca do Q.931, mas afirma que "H.225 is the H.323 protocol that handles call or videoconfence signaling".

    H.225 Sinaliza 2 x 2 Q.931 sinaliza

    Bem, parei por aqui. Espero q os nobres companheiros façam algumas pesquisas nesse sentido. Acho q o gabarito deve se manter, pq se até os autores não de decidem...a banca nem deveria entrar nessa polemica.

    Aguardando comentários dos colegas.

    Fonte:

    [1] Interligação de redes com TCP/IP, Douglas Comer.

    [2] Tanenbaum, Redes, 5ed

    [3] Forouzan

    [4] Network+ Guide to Networks, Jill West, Tamara Dean, Jean Andrews

    [5] Kurose, Infelizmente, um excelente autor, não menciona nada em sua obra.


ID
131368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

As mensagens utilizadas no protocolo SIP e H.323 são enviadas em formato texto (ASCII).

Alternativas
Comentários
  • As mensagens SIP utilizam formato texto sim, mas as mensagens H.323 utilizam uma notação abstrata (ASN.1).

  • Discordo do colega abaixo. H.323 usa mensagens em código binário

  • Formato de mensagens

    H.323 = Binário
    SIP = ASCII (ou seja texto )

    Portanto questão ERRADA.

    Fonte: Andrew S. Tanenbaum Quarta Edição "REDES DE COMPUTADORES", p 736.
  • ERRADO

    "protocolo SIP e H.323 são enviadas em formato texto (ASCII)."

    H.323 = usa binário.

    SIP = ASCII.

  • [1] Formato de mensagens no H.323: Binário; Formato de mensagens no SIP: ASCII

    Perito, acredito q vc veio aqui apenas pra fazer baderna. O seu comentário é de 2018. Em 2012, o "camarada lá de cima" já tinha respondido corretamente a essa questao, inclusive, citando fonte,

    Aí vem vc dizer um negócio desses. Não está certo isso!!!

    Fonte:

    [1] Fonte: Andrew S. Tanenbaum Quarta Edição "REDES DE COMPUTADORES", p 736.


ID
131371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

Entre as funcionalidades do protocolo RTCP (real-time transport control protocol), encontra-se a de prover informações acerca da qualidade da distribuição dos dados de um fluxo. A arquitetura H.323 utiliza o RTCP.

Alternativas
Comentários
  • O RTCP - desempenha uma função importante no controle de congestionamento. Se houver vídeo presente, o RTCP irá lidar com a sincronização de áudio/vídeo.

    Portanto questão Correta.

    Fonte: Andrew S. Tanenbaum Quarta Edição "REDES DE COMPUTADORES", p 733.
  • Gabarito Certo

    Real-Time Transport Control Protocol (RTCP)

     

    O protocolo RTCP, do IETF, é baseado no envio periódico de pacotes de controle a todos os participantes da conexão (chamada), usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de mídia (Voz). Desta forma, com um controle mínimo é feita a transmissão de dados em tempo real usando o suporte dos pacotes UDP (para Voz e controle) da rede IP.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
131374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

O codec G.711 utiliza a técnica de modulação por codificação de pulso.

Alternativas
Comentários
  • Modulação por Código de Pulso (PCM) é um método usado para representar digitalmente amostras de sinais analógicos.
  • Codec G.711 utiliza o PCM. Questão correta!

ID
131377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

Entre os codecs padronizados pelo ITU-T, somente o G.729 possui uma GPL (general public license).

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    G.729 é um algoritmo de compressão de áudio para voz que compacta o áudio de voz em pedaços de 10 milisegundos.

  • G.711 também é opensource

    veja abaixo a tabela completa de licenciamento.

    http://www.ozvoip.com/voip-codecs/


ID
140440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de convergência de redes, julgue os itens subsequentes.

SIP é um protocolo recente que tem a vantagem de usar os protocolos nativos utilizados nas redes IP. É o protocolo de controle de chamada para voz sobre IP na versão R5 do padrão UMTS. A Microsoft não adotou o SIP como protocolo de estabelecimento de chamada para servidores e terminais.

Alternativas
Comentários
  • A Microsoft adota o SIP, por exemplo, no Messenger (Communicator)

  • A UMTS cuida do padrão mundial para telefonia 3G e ela não tem nada haver com VoIP.
  • Errado.

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/aa998265(v=exchg.150).aspx


ID
143764
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Você leu o enunciado da questão?
  • O jitter é causado exatamente pela variação de tempo na entrega causada pelo melhor esforço da camada de redes. Por isso a única incorreta é a "c"
  • a) O protocolo IPSEC permite proteger as comunicações realizadas através de uma VPN (Virtual Private Network). (CORRETA)
     b) O jitter fornece uma medida do atraso ocorrido entre a transmissão de pacotes sucessivos de dados no remetente e a quantidade de tempo entre o recebimento desses mesmos pacotes no destino. (CORRETA) 
    c) Nos serviços de voz sobre IP (VoIP), o efeito do jitter e da variação de latência não sofre influência dos protocolos da camada de rede. (INCORRETA - Sofrem sim influência dos protocolos da camada de rede)
     d) Os produtos de videoconferência baseados em H.323 integram codecs (compressordecompressor) baseados em hardware ou software.  (CORRETA)
     e) O H.323 é um conjunto de protocolos completo, integrado verticalmente para realização de conferências pela Internet, utilizando recursos multimídia. (CORRETA)
  • Protocolo de rede causando jitter?!
    Existem outros fatores que causam o jitter como: multi-percursos, tempo de processamento do codec na camada de aplicação, desincronização RX-TX, mas protocolo de rede é a primeira vez que eu vejo.


ID
145351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Até recentemente, os administradores de redes de comunicação preocupavam-se apenas com o tráfego de dados, e questões como qualidade de serviço e variação de atraso ainda não eram tão críticas. Com a convergência de dados e mídia (voz e vídeo), o cenário mudou bastante e essas questões tornaram-se de suma importância. No que se refere a esse assunto, e à convergência de serviços, de protocolos e de aplicações, julgue os itens subsequentes.

Em uma mensagem SIP request, o campo call-ID é utilizado para identificar o usuário que iniciou a chamada; dessa forma, o call-ID é um identificador único de usuário utilizado nas mensagens pelo SIP.

Alternativas
Comentários
  • O call-ID é o identificador único da chamado e não do usuário.

    From: Ronen <sip:44441234@audiocodes.com> (identificador do usuário que iniciou a chamada)
    To: Trainee <sip:55551234@audiocodes.com.>
     

  • Existe mensagem SIP request?
  • Cabeçalho
        Na versão 1 do SIP, o SIPv1(RFC 2543), existiam 4 tipos de campos de cabeçalho: Geral, Requisição, Resposta e Entidade. Como Não eram usado pelo protocolo, a versão 2, o SIPv2(RFC 3261), não incluía essas classificações.
        O cabeçalho SIP, em geral, segue as mesmas regras do cabeçalho HTTP, eles seguem esse escopo, header:field, onde header é um marcador que representa o nome do campo de cabeçalho e field um marcador que representa a informação do cabeçalho [1]. Ambos os marcadores são case insensitive , campos de cabeçalhos que não conseguem ser entendidos pelos servidores são ignorados.Alguns exemplos de cabeçalho são mostrados abaixo, o caractere entre parêntese representa a forma simplificada de representar esse cabeçalho:
    • Call-ID(i)- cabeçalho indispensável numa comunicação SIP, ele serve como identificador único para uma mensagem,  ele é gerado localmente de maneira randômica, contem um @ e um endereço de IP do transmissor. Exemplo de uso: i:34d54321a6cc5676@146.164.98.78
    • From(f)- cabeçalho necessário em toda comunicação SIP, ele identifica o transmissor de determinada requisição. Exemplo de uso: From:<sip:igorvaz@gmail.com>
    • Date- cabeçalho não obrigatório que indica a data  em que uma resposta ou requisição foi enviada, esse campo segue o padrão de data do HTTP. Exemplo de uso: Date: Fri, 9 Jun 2006 23:29:00 GMT.
    • CSeq- cabeçalho obrigatório que funciona como um contador para cada requisição feita, com exceção de ACK e CANCEL. O Cseq é utilizado pelos UAS para diferenciar uma requisição nova de uma retransmissão e utilizado pelos UAC para identificar a qual requisição uma determinada resposta pertence. Exemplo de Uso: CSeq: 3 OPTIONS
    • Proxy-Authorization – Cabeçalho que contém as informações de UA solicitando autorização em um servidor Proxy, ele pode responder com uma mensagem 407 Proxy Authentication Required contendo um desafio.
  • Conforme chamou a atenção o colega Hetug Porto, entendo que, pra começar, não há mensagem REQUEST no SIP.

     

    Temos as mensagens de clienteINVITE, re-INVITE, ACK, CANCEL, BYE, OPTIONS e REGISTER.

     

    Temos as mensagens de servidor: 1XX, 2XX, 3XX, 4XX, 5XX e 6XX.

     

    De qualquer forma, o campo Call-ID é um identificador único de chamada.

  • Assertiva ERRADA.

    .

    .

    O campo que identifica o USUÁRIO que gerou a chamada é o campo "from". O campo "call-id" serve para identificar a CHAMADA.


ID
145354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Até recentemente, os administradores de redes de comunicação preocupavam-se apenas com o tráfego de dados, e questões como qualidade de serviço e variação de atraso ainda não eram tão críticas. Com a convergência de dados e mídia (voz e vídeo), o cenário mudou bastante e essas questões tornaram-se de suma importância. No que se refere a esse assunto, e à convergência de serviços, de protocolos e de aplicações, julgue os itens subsequentes.

A RFC 3261 define três tipos de servidores SIP: registrar server, proxy SIP server e redirect server.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Servidores do SIP (Protocolo de Inicialização de Sessão):

    Servidor Proxy SIP
    - passa requisições adiante do Agente do Usuário para o próximo Servidor SIP e também retém informações com a finalidade de contabilidade.

    Servidor de Redirecionamento SIP - fornece a resolução de nome e locação do usuário.  Ele fornece informações sobre o endereço do servidor para que o cliente possa contatar o servidor diretamente.

    Registrador SIP - Fornece um serviço de informação de localidades. Ele recebe informações do Agente do Usuário e armazena essa informação de registro.
  • Proxy, Proxy Server: An intermediary entity that acts as both a server and a client for the purpose of making requests on behalf of other clients. A proxy server primarily plays the

    role of routing, which means its job is to ensure that a request is sent to another entity "closer" to the targeted user. Proxies are also useful for enforcing policy (for example, making sure a user is allowed to make a call). A proxy interprets, and, if necessary, rewrites specific parts of a request message before forwarding it.

    Redirect Server: A redirect server is a user agent server that generates 3xx responses to requests it receives, directing the client to contact an alternate set of URIs.

    Registrar: A registrar is a server that accepts REGISTER requests and places the information it receives in those requests into the location service for the domain it handles.

    Server: A server is a network element that receives requests in order to service them and sends back responses to those

    requests. Examples of servers are proxies, user agent servers, redirect servers, and registrars.

    Como viram no trecho final, não são so esses servidores; há mais, mas a questao naõ restringiu e, por isso, ta certa!!!

    Ah, e não vou traduzir!!!

    Fonte:

    RFC 3261


ID
145357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Até recentemente, os administradores de redes de comunicação preocupavam-se apenas com o tráfego de dados, e questões como qualidade de serviço e variação de atraso ainda não eram tão críticas. Com a convergência de dados e mídia (voz e vídeo), o cenário mudou bastante e essas questões tornaram-se de suma importância. No que se refere a esse assunto, e à convergência de serviços, de protocolos e de aplicações, julgue os itens subsequentes.

O SIP possui mecanismo, denominado re-INVITE, para modificar uma sessão.

Alternativas
Comentários
  • During the session, either Alice or Bob may decide to change the   characteristics of the media session.  This is accomplished by   sending a re-INVITE containing a new media description.  This re-   INVITE references the existing dialog so that the other party knows   that it is to modify an existing session instead of establishing a   new session. 

    http://www.ietf.org/rfc/rfc3261.txt


ID
145366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Até recentemente, os administradores de redes de comunicação preocupavam-se apenas com o tráfego de dados, e questões como qualidade de serviço e variação de atraso ainda não eram tão críticas. Com a convergência de dados e mídia (voz e vídeo), o cenário mudou bastante e essas questões tornaram-se de suma importância. No que se refere a esse assunto, e à convergência de serviços, de protocolos e de aplicações, julgue os itens subsequentes.

Existem seis classes de mensagens SIP, em que a classe 6xx é utilizada para mensagens de erros globais.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo SIP possui seis classes de respostas às requisições de um Agente de Usuário Cliente. Essas respostas são dadas pelos Agentes de Usuário Servidores ou por Servidores SIP. As classes de respostas seguem o padrão do HTTP para cinco classes e foi criada uma classe adicional de resposta para requisições específicas do SIP:


    1 - Classe Informacional
    As mensagens recebidas que pertencem a esta classe indicam o progresso das chamadas SIP. A primeira mensagem recebida pelo agente de usuário cliente (UAC) confirma o recebimento do Invite e indica que o UAC deve parar de mandar Invites.

    2 - Classe Sucesso
    As mensagens de resposta enviadas com estes códigos indicam aceitação a uma requisição. No caso da primitiva Invite, deve ser enviada uma mensagem Ack.
     

    3 - Classe Redirecionamento
    Esta mensagem é enviada por um servidor de redirecionamento, quando o usuário não se encontra na localização procurada e necessita a indicação da nova localização. Nesse caso, dependendo da arquitetura utilizada na rede SIP, podem ocorrer dois processos que tornam a comunicação transparente para o usuário: O UAC envia uma mensagem de Invite automaticamente para a nova localidade ou o servidor de redirecionamento envia um Ack para o UAC e redireciona a sessão para a nova localidade do receptor.
     

    4 - Classe Erro do Cliente
    As mensagens pertencentes a esta classe indicam algum erro na solicitação do cliente, que deve refazê-la, seguindo as informações obtidas do erro ocorrido.
     

    5 - Classe Erro do Servidor
    Estas respostas avisam o cliente que a solicitação enviada não pôde ser processada naquele servidor, mas o cliente pode enviá-la para outros servidores da rede SIP.
     

    6 - Classe Erro Global
    As mensagens de erro global indicam que a requisição enviada irá falhar em qualquer servidor SIP que for enviada, não devendo o cliente reenviá-la. Para enviar este tipo de resposta, o servidor deve ter total conhecimento do destinatário da mensagem.
    As mensagens de respostas são enviadas com um código de três dígitos, no qual o primeiro é o código da classe de resposta e os dois últimos são os números de ordem das respostas. Porém, se um Agente de Usuário Cliente não conhecer a mensagem pelo seu código de cliente, ele deve ser capaz de entender a resposta pela classe.
     

  • 1XX: Informação: Indica que uma requisição foi recebida e que ainda está sendo processada.
    2XX: Sucesso: Indica que a requisição obteve sucesso.
    3XX: Redirecionamento: O servidor não pode atender o cliente por algum motivo e retorna possíveis endereços para uma retransmissão.
    4XX: Erro do cliente: Existe algum erro na requisição, por isso o servidor não pode responder. A requisição pode ser reenviada se o erro for consertado.
    5XX: Erro do servidor: Uma requisição aparentemente correta não pode ser respondida por um erro do servidor, podendo ser reenviada a outro servidor.
    6XX: Falha geral: A requisição falhou e não deve ser reenviada a nenhum outro servidor.

  • Eita, q o negócio aí em cima vai do alfinete ao foguete!!!

    O protocolo SIP utiliza o modelo cliente-servidor para comunicação entre as entidades envolvidas no protocolo. Possui seis classes de respostas às requisições de um Agente de Usuário Cliente.

    1 - Classe Informacional: indicam o progresso das chamadas SIP.

    2 - Classe Sucesso: indicam aceitação a uma requisição.

    3 - Classe Redirecionamento: enviada por um servidor de redirecionamento, quando o usuário não se encontra na localização procurada

    4 - Classe Erro do Cliente: indicam algum erro na solicitação do cliente, que deve refazê-la.

    5 - Classe Erro do Servidor: a solicitação não pôde ser processada naquele servidor, mas pode ser feita em outro.

    6 - Classe Erro Global: As mensagens de erro global indicam que a requisição enviada irá falhar em qualquer servidor SIP.

    Fonte:

    [1] https://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/Anos-anteriores/2008-2/trabalhos_vf/pisa/Comunicao.html

  • Sip ----- Similar ao HTTP - Possuem mensagem de avisos

    • 1xx - Informações
    • 2xx - Redirecionamento
    • 3xx - Sucesso
    • 4xx - Erro Cliente
    • 5xx - Erro Servidor
    • 6xx - Erro global - Falha Geral

ID
149881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos meios físicos de transmissão de dados, elementos de
interconexão e modelos de referência OSI e arquitetura TCP/IP,
julgue os itens a seguir.

BGP (border gateway protocol) é um protocolo da camada de sessão utilizado para controle de mídia em aplicações de voz sobre IP (VoIP).

Alternativas
Comentários
  • O BGP [RFCs 1771,1772,1773,1774,1657] assim como o EGP, é um protocolo de roteamento interdominios, criado para uso nos roteadores principais da Internet.
  • BGP - Border Gateway Protocol
    Protocolo EGP por vetor de distância.
    Protocolo de roteamento dinâmico, utilizado para comunicação entre sistemas autônomos (AS).
    Utilizam TCP porta 179
    O BGP4 é um protocolo de roteamento interdomínios (AS) que garante a ausência de loops de roteamento e permite roteamento baseado em políticas.
    Presente no backbone Internet. Usado entre os provedores de serviço de Internet ou entre estes e os clientes.
    O roteamento entre AS é determinado na maioria das vezes por questões politicas.

  • Complemetando a resposta anterior:

    O BGP é um protocolo da camada de Rede.

  • 2010

    No contexto do protocolo BGP ( border gateway protocol ), a troca de informações de roteamento entre dois roteadores ocorre por meio de uma sessão estabelecida entre eles. Essa sessão corresponde a uma conexão TCP.

    certa

     

     

    TCP: 179

  • BGP - Protocolo de rede " roteamento entre Sistemas Autônomos" - utiliza o TCP.

    • Vetor de rota.

ID
158440
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um serviço de voz digitalizada é do tipo "orientado a conexões", denominado serviço de

Alternativas
Comentários
  • O examinador está tratando do protocolo UDP, que não fornece um mecanismo para assegurar que os pacotes de dados sejam entregues em ordem sequencial, ou ainda que forneça garantias de qualidade de serviço
  • A questão está extremamente mal elaborada. Orientado à conexão e logo em seguida conexão não-confiável.

  • Essa questão foi baseada no Livro Redes de computadores de Andrew S. Tanenbaum. Na figura 1.16 na página 36 em que são apresentados exemplos de tipos de serviços orientados a conexão e sem conexões.

     

     

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=0tjB8FbV590C&lpg=PA34&vq=Tipos%20de%20conex%C3%B5es%20de%20servi%C3%A7os&hl=pt-BR&pg=PA36#v=onepage&q=figura%201.16&f=false

  • Letra e

     

    Figura 1.16. Seis diferentes tipos de serviços


    Orientados a conexões
    Serviço                                        Exemplo
    Fluxo de mensagens confiável     Seqüência de páginas
    Fluxo de bytes confiável              Logon remoto
    Conexão não confiável                Voz digitalizada

     

    Sem conexões
    Serviço                                    Exemplo
    Datagrama não confiável         Lixo de correio eletrônico
    Datagrama confirmado             Correspondência registrada
    Solicitação/resposta                Consulta a banco de dados

     

    Redes de Computadores_Tanenbaum_4ed.pdf - pag. 42

     

    Essa mesma tabela pode ser vista no link abaixo

    https://sites.google.com/site/estudandoredes/capitulo-01---introducao/1-3-software-de-rede/1-3-3-servicos-orientados-a-conexoes-e-servicos-sem-conexoes

  • credo, questão esquisita

    gab E


ID
158482
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O envio de pacotes de controle aos participantes de uma chamada, fornecendo um feedback da qualidade dos serviços de envio de áudio e vídeos pela Internet (VOIP), é realizado pelo protocolo

Alternativas
Comentários
  • The primary function of Real-Time Transport Control Protocol - RTCP is to provide feedback on the quality of service (QoS) in media distribution by periodically sending statistics information to participants in a streaming multimedia session.

  • RTCP (Real-Time Transport Control Protocol )

    O protocolo RTCP, definido também através da recomendação RFC3550 do IETF, é baseado no envio periódico de pacotes de controle a todos os participantes da conexão (chamada), usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de mídia (Voz). Desta forma, com um controle mínimo, é feita a transmissão de dados em tempo real usando o suporte dos pacotes UDP (para Voz e controle) da rede IP.


  • O Real-Time Transport Protocol (RTP) é um protocolo de transporte de tempo real que visa fornecer um serviço de entrega fim-a-fim para aplicações que transmitem dados em tempo real, tais como áudio e vídeo. 

    O RTP é constituído de uma parte de dados (RTP) e uma parte de controle, denominada RTCP. A principal função do RTCP é prover qualidade de distribuição dos dados.
  • O protocolo utilizado para monitorar o QOS para as conexões do RTP é o RTCP (Real-time Transport Control Protocol).

    Ques Deus nos Abençoe.
  • "O protocolo RTCP, definido também através da recomendação [RFC 3550] do IETF, é baseado no envio periódico de pacotes de controle a todos os participantes da conexão (chamada), usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de mídia (Voz). Desta forma, os dados estatísticos contido no pacote de controle, pode ser usado para finalidades de diagnósticos, por exemplo, para modificar suas taxas de transmissão."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/RTCP


  • LETRA C.

    Segundo Tanenbaum(2011,P.344-345),"O RTCP é definido com o RTP na RFC 3550 e cuida do feedback, da sincronização e da interface do usuário, mas não transporta nenhuma amostra de mídia."


    REDES DE COMPUTADORES-TANENBAUM-5 EDIÇÃO 2011. 


ID
180601
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em telefonia IP,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra A

    Gateway (GW) é a funcionalidade responsável pela interoperabilidade entre a rede VoIP e o rede telefônica pública. Ela executa a conversão de mídia em tempo real (Voz analógica x Voz digital comprimida) e a conversão de sinalização para as chamadas telefônicas que entram e saem da rede VoIP.

     

  • A função do gateway VoIP é conectar terminais telefônicos comuns, codificar os sinais de voz recebidos desses terminais, empacotá-los em frames IP e transmiti-los pela rede de dados (e vice-versa).
     
  • Qual o erro na letra D????

  • George,

    Acredito que o erro na letra D seria o seguinte trecho: requer prioridade para os pacotes de dados e procedimentos para sinalização de chamadas.

     

    A priorização deve ser deve ser para os pacotes de voz. Além disso, sinalização de chamadas não são tratadas como prioridade.

     

     


ID
180607
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O SIP é um protocolo baseado em texto, com arquitetura do tipo cliente-servidor, guardando particularidades similares a outro protocolo, e tanto ele quanto o protocolo H.323 mantêm a mesma forma comum de endereçamento. O outro protocolo e a forma comum de endereçamento associam- se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Segundo  consta em Tanenbaum(Livro Redes de Computadores),o SIP(Session Initiation Protocol ) é um protocolo de texto modelado sobre o HTTP. ?Neste protocolo, os números dos telefones são representados por URls; sendo possível, numa página WEB, iniciar uma ligação clicando  em um link.
  • Isso eu sei, dificil é saber o que a FCC quer saber.
  • Agora se imagine fazendo esta prova! Eu em casa tentei ler o enunciado 3x e simplesmente não consegui compreender a pergunta da FCC. Mesmo depoois de saber a resposta não consegui compreender.
    E ainda agora, escrevendo este comentário, não faço a minima ideia do que a FCC quis dizer com este enunciado.
  • FCC (Fundação Copiou Colou)
  • Ainda segundo Tanenbaum(2011,p. 461), na Tabela 7.18 de comparação entre o H.323 e o SIP, 

    "O endereçamento no H.323 pode ser realizado por URL ou número de telefone, já no SIP pode ser realizado via URL."

    O.b.s: O trecho acima foi parafraseado por mim para facilitar a compreensão dos dados que o autor disponibilizou na tabela do livro. Para maiores informações folheiem a bibliografia abaixo.

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • LETRA "C"

    SIP => baseado em texto, com características muito similares ao HTTP. Utiliza algumas características do HTTP, tais como regras de codificação e cabeçalhos.

    SIP => Somente permite o endereçamento através de URL.

    fonte.: http://www.iel.unicamp.br/estagio2014/videoconferencia.pdf
  • SIP é cliente-servidor como o HTTP (o tal outro protocolo), no caso a forma de endereçamento do SIP é usando URL. No H.323 também existe uma forma comum ao HTTP (o tal outro protocolo) que é a URL, mas existem outros tb.

    Respectivamente o Outro protocolo (Http) e a forma comum de endereçamento(url) é:

    HTTP e URL.. letra C.


ID
180610
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nos protocolos definidos pelo padrão H.323, o RTP (Real Time Transport Protocol) tem como função

Alternativas
Comentários
  • O transporte de áudio e video são encapsulados no RTP que roda na camada de aplicação nas portas 5004 e 5005 (UDP). O controle da ssessoes nas comunicacoes de audio e video é feito pelo RTCP que também roda sobre UDP.
  • Funções dos protocolos H323:

    - H225 -> registro, admissão, status, sinalização de chamada e controle. Bem como aspectos de sincronização da mídia e RTP profile. Mensagens do tipo RAS (Register, Authentication, Status). 
     
    - H245 -> descrição e controle de mídia, troca de capacidades entre terminais, e controle geral dos canais lógicos que transportam os fluxos de mídia.

    Também é formada por uma ampla variedade de recomendações dos codificadores de áudio e vídeo. Exemplo: G711.

    Gateway - dentre suas funções pode-se destacar o controle da conexão e tradução de protocolos.
     
    a) função dos codecs
    b) função do H.245
    c) função do H.245
    d) ok
    e) função do Gateway
     
    http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/h323/arquitetura.html
  • Janielton Veloso, as portas do RTP (UTP) são negociadas dinamicamente. Não fixas como você citou.

    Entre tantas possibilidades de referência, segue uma:

    http://www.c21video.com/firewall.html
  • LETRA D.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.458),"Por fim, é necessário um protocolo para a transmissão de dados reais. O RTP sobre UDP é usado com esse propósito."

     

    -REDES DE COMPUTADORES-TANENBAUM-2011-5 EDIÇÃO.

  • a) codificar e decodificar voz. Errado. Quem é responsável por isso são os codecs G.711, G.723.1, G.729. Dica: O padrão "G" está relacionado aos CODECs especificamente de ÁUDIOS!

    .

    b) determinar quais serão os protocolos de compactação utilizados em uma conferência. Errado. O responsável por isso é o H.245, que é o cara responsável pelo "Controle da Sinalização". Encapsulado sempre sob o protocolo TCP;

    .

    c) determinar quais as taxas máximas de transmissão suportadas. Errado. O responsável por isso é tbém o H.245, que é o cara que negocia os aspectos de conexão. Lembrando que é o responsável pelo controle para a transmissão dos dados e quem de fato faz a transmissão é o RTP com o auxílio do RTCP.

    .

    d) trocar dados entre os componentes do padrão. Certo. A troca de dados SEMPRE acontece por meio do protocolo RTP e SEMPRE encapsulado no protocolo UDP.

    .

    e) permitir a comunicação de voz entre as redes de computador e as redes de telefonia. Errado. Quem faz isso é a arquitetura H.323 ou SIP.

  • Questão duvidosa pois existe o padrão específico para dados que é o T.120

    Porém por eliminação a resposta é Letra B.


ID
180613
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

H.323 é

Alternativas
Comentários
  • O padrão H.323 especifica o uso de áudio, vídeo e dados em comunicações multimédia, sendo que apenas o suporte à mídia de áudio é obrigatório. Mesmo sendo somente o áudio obrigatório, cada mídia (áudio, vídeo e/ou dados), quando utilizada, deve seguir as especificações do padrão. Pode-se ter uma variedade de formas de comunicação, envolvendo áudio apenas (telefonia IP), áudio e vídeo (videoconferência), áudio e dados e, por fim, áudio, vídeo e dados.

    Fonte >> http://pt.wikipedia.org/wiki/H.323

  • Parte do meu resumex de VoIP
    PROTCOLO H.323:
    •  O H.323 é um "guarda-chuva" de protocolos que definem todos os aspectos de sincronização entre transmissão de voz, vídeo e dados.
      • Um deles é o H.225, que estabelece o canal de sinalização de chamada, além do canal RAS (Registration, Admission and Status).
      •  Um outro protocolo é o H.245, que estabelece o canal de controle da chamada.
        • Canais estabelecidos durante a comunicação :
        • Canal de sinalização de chamada (H.225)
        • Canal de controle (H.245)
    http://imageshack.us/photo/my-images/594/h323.png/


ID
210355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos utilizados na transmissão de voz sobre IP
(VoIP), julgue os itens que se seguem.

O SIP (session initiation protocol), um protocolo da camada de transporte, tem a função de estabelecer, gerenciar e encerrar sessões entre dois ou mais participantes de uma comunicação VoIP.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. SIP é um protocolo da camada de Aplicação e utiliza porta UDP/TCP 5060, definidas na RFC 3261.

  • O SIP (Protocolo de Inicialização de Sessão) é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP assemelhando-se ao HTTP (Camada de Aplicação) sendo baseado em texto, e é bastante aberto e flexível.

  • "O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) (RFC 2543, 1999.).

    SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo."

     

    A função descrita na questão está correta, porém quando é mencionado que o SIP é da camada de transporte, torna-se errada.

     

     

     

  • A questão não deixa claro se a camada é referente ao modelo OSI ou TCP.

    A RFC também não deixa claro ao dizer:

    This document describes Session Initiation Protocol (SIP), an application-layer control (signaling) protocol for creating,modifying, and terminating sessions with one or more participants.http://www.ietf.org/rfc/rfc3261.txtNo modelo OSI pode surgir alguma confusão dizendo que o SIP tem algum ponto na camada de Sessão. Da forma que a questão foi apresentandaestá correta, pois segue aquilo que foi dito (de forma genérica) pela RFC
  • VoIP (Voice over IP) corresponde a um conceito de uso de aplicações e protocolos para o estabelecimento, controle e transmissão de multimídia sobre redes IP, tanto privadas quanto públicas.
    Há diversas formas de implentação deste conceito, sendo que as duas mais comuns são H.323 e SIP, além do IAX-2.

    O SIP (Session Initiation Protocol) é um protocolo mais simples, que usa a sinalização escrita em UTF-8 e portas TCP/UDP/5060 para a sinalização, estabelecimento e controle de chamadas em códigos conhecidos (baseado em HTML e SMTP, incluindo o uso de URIs), usando uma enorme variedade de aplicações e CODECs para efetivar a comunicação.

    Enquanto o H.323 é um conjunto completo de protocolos, o SIP é um simples protocolo de sinalização, que provê os meios mínimos para o estabelecimento e controle de chamadas. Sua popularidade está em ser um protocolo livre e na simplicidade do uso.

    O quadro abaixo mostra uma pequena comparação entre SIP e H323:



    Fontes:
    http://www.protocols.com/pbook/h323.htm
    http://www1.avaya.com/pc/SIP_for_Dummies.pdf
    http://www.gaoresearch.com/products/v2oip/v2oip.php
    http://www.x100p.com/voip/protocol.php
    http://www.voip-info.org/wiki/view/IAX+versus+SIP
  • SIP, Camada de Aplicação ;)

  • Camada de APLICAÇÃO.


ID
210358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos utilizados na transmissão de voz sobre IP
(VoIP), julgue os itens que se seguem.

As tarefas do H.245, protocolo utilizado no canal de controle de chamadas, compreendem a abertura e o fechamento de canais de mídia e a negociação do método de compressão a ser utilizado.

Alternativas
Comentários
  • The H.245 protocol is now used to negotiate the parameters of the call. It uses the H.245 control channel, which is always open. Each side starts out by announcing its capabilities, for example, whether it can handle video (H.323 can handle video) or conference calls, which codecs it supports, etc. Once each side knows what the other one can handle, two unidirectional data channels are set up and a codec and other parameters assigned to each one.

     

    -- Tanenbaum (Cap7.4 - Multimedia)

    • H.245: negocia aspectos de conexão, como taxa de bits e algoritmos de compactação de voz (codecs).

    • H.225 (RAS): se comunica com o gatekeeper, sendo responsável pelo registro, admissão e status dos equipamentos de rede. As mensagens RAS podem ser trocadas entre os gatekeepers e os terminais, gateways e MCU (descrita ainda nesta seção). A troca de mensagens RAS também ocorre entre gatekeepers de zonas distintas.

    • H.225 (Q.931): estabelece e encerra conexões, fornece tons de discagem e gera sons de chamada.

    • H.235: estabelece autenticação e segurança para os terminais VoIP.

    • H.450: estabelece transferência e redirecionamento de chamadas, atendimento simultâneo, chamada em espera, identificação de chamadas entre outros.

  • Segundo o Forouzan, o protocolo responsável pela abertura e encerramento de uma comunicação de dados ou de canaís de mídia em relação a Voz sobre IP é o Q.931. Ou seja, seguindo com base nessa doutrina, a questão está errada em dizer que o Protocolo H.245 compreende a abertura e o fechamento de canais de mídia.


ID
210361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos utilizados na transmissão de voz sobre IP
(VoIP), julgue os itens que se seguem.

O canal de sinalização de chamadas, representado pelo protocolo Q.931, trata do estabelecimento e encerramento de conexões e fornece funcionalidades da telefonia convencional, como, por exemplo, o tom de discar.

Alternativas
Comentários
  • Now that it has bandwidth allocated, the PC can send a Q.931 SETUP message over the TCP connection. This message specifies the number of the telephone being called (or the IP address and port, if a computer is being called). The gatekeeper responds with a Q.931 CALL PROCEEDING message to acknowledge correct receipt of the request. The gatekeeper then forwards the SETUP message to the gateway.

    The gateway, which is half computer, half telephone switch, then makes an ordinary telephone call to the desired (ordinary) telephone. The end office to which the telephone is attached rings the called telephone and also sends back a Q.931 ALERT message to tell the calling PC that ringing has begun. When the person at the other end picks up the telephone, the end office sends back a Q.931 CONNECT message to signal the PC that it has a that ringing has begun.

    When either party hangs up, the Q.931 call signaling channel is used to tear down the connection.

    Tanenbaum - Cap7.4 Multimedia.

  • Em português.... (Tanembaum)

    Q.931 -> protocolo que estabelece e encerra conexões, fornece tons de discagem, gera sons de chamada e o restante da telefonia padrão.

ID
210364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos utilizados na transmissão de voz sobre IP
(VoIP), julgue os itens que se seguem.

O RTCP (real-time control protocol) é um protocolo usado na transferência de mídias de áudio e vídeo mais eficiente que o RTP (real-time transport protocol).

Alternativas
Comentários
  • Estes protocolos não concorrem entre si. O RTCP fornece funcionalidades como geração de dados estatísticos sobre o funionamento do RTP.

  • O Real-Time Transport Protocol (RTP) é um protocolo de transporte de tempo real que visa a fornecer um serviço de entrega fim-a-fim para aplicações que transmitem dados em tempo real (ex: áudio e vídeo). O RTP é constituído de uma parte de dados (RTP) e uma parte de controle (RTCP).

    A principal função do RTCP é prover realimentação da qualidade da distribuição dos dados. Também provê suporte para conferências em tempo real com grupos na Internet, assim como suporte para a sincronização de fluxos de diferentes mídias.

    Tanto o sistema H.323 quanto o protocolo SIP usam o RTP.
  • Segundo Tanenbaum...

    "O protocolo RTP tem um irmão caçula, chamado RTCP que cuida do feedback, da sincronização e da interface do usuário, mas não transporta quaisquer dados"

  • Já vi algumas questões considerando que o RTCP transporta informações.

    Para efeito de provas, é interessante considerar que o RTCP:
    - Monitora a ENTREGA dos dados;
    - Possui funções de CONTROLE e IDENTIFICAÇÃO

  • 1º A questão já começa errando a sigla do o acrônimo RTCP, o correto é "Real-time Transport Control Protocol". 

    2º O RTCP tem função de monitoramento de rede durante a sessão RTP, gerenciando a conexão enviando e recebendo relatórios.

  • Gabarito: Errado.

    Não é mais eficiente não. Os dois tem suas aplicabilidades. Fato é que o RTCP vai prover mecanismos de controle de fluxo, controle de qualidade de dados e feedback para as fontes. O RTP, por sua vez, vai fornecer mecanismos de timestamp, sequenciamento e mixagem. Não há uma concorrência entre os dois, tudo depende do contexto de uso.

    Não foi objeto da questão, mas RTP porta temporária de número par. RCTP usa porta temporária de número ímpar.

    Bons estudos!

  • RTCP não transfere...

    Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real - RTCP (Real-time Transport Control Protocol) é um protocolo de suporte a comunicação do RTP, ou seja, quem transporta a VOZ é o RTP controlado pelo RTCP, ambos encapsulados no UDP.

    O RTCP cuida do feedback (do Jitter, do Congestionamento, da largura de banda), da sincronização e da interface do usuário, mas não transporta nenhuma amostra de mídia.

    Fonte: Prof. Hachid Targino

  • gab.: ERRADO.

    O protocolo RTP tem um irmão caçula, chamado RTCP (Real-time Transport Control Protocol). Ele

    cuida do feedback, da sincronização e da interface do usuário, mas não transporta quaisquer

    dados. A primeira função pode ser usada para fornecer feedback sobre retardo, flutuação, largura

    de banda, congestionamento e outras propriedades de rede para as origens.

    Fonte: Tanembaum, 4ª edição.

    OUTRAS QUESTÕES SOBRE O ASSUNTO:

    (Q46810) Os pacotes RTP e RTCP são geralmente transportados sobre UDP. Para começar uma sessão RTP, a aplicação define um par particular de endereços de transporte (endereço IP e porta UDP) de destino. Em uma sessão multimídia, cada mídia é transportada sobre uma sessão RTP diferente, para a qual são emitidos pacotes de controle RTCP. Assim, o áudio e o vídeo são transportados sobre sessões diferentes, o que permite ao usuário final escolher a mídia que deseja receber. (C)

    (Q267620) O RTCP fornece feedback acerca da qualidade de distribuição dos dados, permitindo saber se há problema na rede ou na distribuição de vídeo. (C)

    (Q277893)  O RTP (real-time transport protocol) tem capacidade para transportar dados de um serviço VoIP sobre o protocolo UDP (user datagram protocol). (C)

    (Q132812)  Em razão de suas características, o real time protocol (RTP) pode ser utilizado para fluxo de dados em tempo real, como tráfego de voz(C)


ID
211186
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de computadores, com sua evolução em termos de velocidade e qualidade, têm proporcionado o uso de novas aplicações, tais como voz e imagem. A aplicação de telefonia que utiliza a Internet como meio de transmissão é denominada

Alternativas
Comentários
  •     a) MPLS. (Protocolo que permitir um serviço unificado de transporte de dados para aplicações baseadas em comutação de pacotes ou comutação circuitos. Permite a implementação da engenharia de tráfego e QoS )

        b) VoIP. (Voice Over IP, Protocolos de voz sobre IP)

        c) Telecom. (abreviação de telecommunication)

        d) QoS. (Quality of Service - parametro de medida de qualidade de serviço)

        e) CDMA. (Protocolo utilizado para transporte de dados em redes de comutação de circuitos, mais especificamente a PSTN)

  • Gabarito B

    A plataforma VoIP transforma os sinais de voz (analógicos) em pacotes digitais para transmissão tanto na Internet quanto na Intranet. Estes pacotes são compactados para transmissão a um segundo portal, no qual eles serão novamente compactados, dessa vez em sinais de som analógicos, e enviados ao receptor.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • VoIP é a tecnologia que possibilita chamadas telefônicas pela Internet.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
230563
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em aplicações VoIP, é fundamental a garantia de que os pacotes de informações serão processados em períodos de tempo bem definidos e entregues na ordem correta. Qual parâmetro de Qualidade de Serviço (QoS) deve ser definido para atender a essa necessidade?

Alternativas
Comentários
  • Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes. Logo, uma das formas de minimizar a variação de atraso é a utilização de buffer, onde esse buffer vai armazenando os dados a medida que eles chegam e os encaminham para a aplicação a uma mesma cadência. Ocorre nos momentos onde este passa pelo valor zero, sendo bastante crítica nos sistemas que operam com modulação em fase. Um exemplo de sistemas que tem o Jitter como inimigo é o serviço de Voz sobre IP (VoIP). Para este sistema, tanto o efeito do Jitter, variação de latência, quanto a sua mais simples solução, bufferização, não são agradáveis.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jitter
  • O jitter  =  é uma medida fundamental da qualidade do VoIP. O jitter mede a variação no tempo entre pacotes enviados e recibidos no destino final causada por dificuldades da rede, tais como alterações de rota, congestionamento, perda de pacotes, reguladores de tráfego, etc.

    Para que uma chamada telefônica VoIP funcione bem os pacotes enviados a partir da fonte, devem chegar dentro de uma janela de tempo determinados (ou "buffer") de forma que estes podam ser colocados na ordem correta e reproduzir assim as palavras faladas na origem.

    Quando há excessivo jitter o tempo de espera é muito longo (latência alta) e os pacotes chegam fora da janela de tempo causando a perda destes ao ser descartados.

    Fonte : http://www.teleole.com.br/ajuda/teste-voip#answer3
  • Em aplicações VoIP, é fundamental a garantia de que os pacotes de informações serão processados em períodos de tempo bem definidos (ou seja, a variação no atraso = jitter deve ser especificada para que o usuário não note uma falha na comunicação ao conversar com outra pessoa) e entregues na ordem correta.
    Bons Estudos! 

ID
245278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de VPN (virtual private network) e VOIP, julgue os itens
subsecutivos.

Na comunicação entre dois indivíduos por meio de VOIP, utilizando TCP/IP e a Internet como meio de transmissão em um sistema que adota o padrão H.323 do ITU-T, a voz digitalizada no início da transmissão é transmitida por meio de pacotes em tempo real com Qualidade de Serviço (QoS), pois não utiliza o UDP. Ao chegarem a seu destino, os dados são convertidos novamente em sinais analógicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO ao dizer "pois não utiliza o UDP"

    Utiliza-se UDP para transmissão de dados pois os pacotes causam menos overhead na trasmissão. O tratamento de pacotes perdidos ou sequenciamento dos mesmos é feito em camadas superiores (APLICAÇÃO), como por exemplo, por meio do uso de RTP e RTCP.

    Usa-se TCP apenas para sinalização e  controle em VOIP.

  • O erro está em: "com Qualidade de Serviço (QoS), pois não utiliza o UDP"

    Existem diversas formas de se prover QoS, mas somente utilizar o protocolo TCP não dá substância a afirmação de que se usa QoS. Pode-se perfeitamente obter QoS utilizando UDP (serviços de VoIP, em geral, utilizam esse protocolo).
  • A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida.

    Ou seja, os pacotes NÃO SÃO transmitidos com QoS garantida.
  • Pessoal, parece a questão dos sete(7) erros. Só adicionando um comentários aos dos colegas. Não há nada na recomendação H.323 referente ao QoS. Nada! A rede IP, que dará suporte ao tráfego de Voz e/ou Vídeo, é que deverá prover o QoS necessário para os pacotes enviados (sinalização e dados).
    O tráfego será enviado pelos terminais H.323 e o sucesso da empreitada caberá a rede caso tenha sido configurada corretamente para esse suporte. OK?


ID
247012
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre a tecnologia de Voz sobre IP (VoIP), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • VoIP pode ser utilizado através de adaptadores para telefones analógicos (ATA) ou gateways VoIP, que são aparelhos que podem ser conectados diretamente em uma conexão banda larga e a um aparelho telefônico comum ou a um PABX em posições de troncos ou ramais. Eles fornecem a interligação entre as redes IP e fixas.

    Fonte: Wikipedia
  • Adaptador para telefone analógico (ATA) é um dispositivo para realizar a interface de adaptação para que telefones convencionais (analógicos) possam se conectar a uma rede IP, a fim de realizar de chamadas VoIP. Os ATAs funcionam como um gateway de VoIP.

    Na arquitetura H323, um gateway é um dispositivo utilizado para permitir a comunicação entre terminais H323 e terminais não-H323.

    A principal função do gateway é realizar a translação entre formatos de transmissão, procedimentos de comunicação e formatos de áudio, vídeo e dados.
  • Em função da alternativa B estar correta a E também estaria.
    Se um ATA pode ser plugado diretamente na sua conexão com a internet vc NÃO NECESSITA de uma infra de LAN para utilizar o VoIP.

    Questão era passível de anulação.

    Inclusive, vendo outras questões da banca posso dizer: ô bancazinha FRACA esta COVEST. E eu reclamava do vestibular da UFPE.

ID
252169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura TCP/IP, julgue os itens
subsequentes.

Entre as características dos protocolos IP e UDP, está a de garantir a entrega ordenada dos dados; por isso, eles são utilizados em aplicações VoIP.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Tanto o protocolo IP como o UDP, oferecem o serviço de transmissão não orientado à conexão, ou seja, sem controle de erros. Fazendo com que os pacotes possam chegar ao destino desordenados, se perderem por inteiro e até mesmo duplicado.

    No caso de aplicações que utilizam VOIP, ao utilizar esses protocolos, irão ter problemas de latência e jittler (variações de atrasos).

    Sendo assim nas aplicações VOIP (Voice Over Internet Protocol) trabalha com pacotes orientados a conexão e com controle de erros, que é o caso do protocolo TCP.

  • Acho que vc se enganou Rafael. Todos seus argumentos estão corretos, mas o VOIP utiliza UDP e não TCP (assim como a maioria de serviços de streaming em tempo real).

    Nós seres humanos já fazemos o trabalho de controle de erros e sequenciamento de trafego, pois qnd chega uma palavra estranha pelo telefone falamos
    :

    "O que? Repete por favor?", então já fazemos o trabalho do protocolo TCP.

    Logo usa-se UDP e tiramos todo o overhead do TCP (Não é apenas por esse kmotivo que se utiliza UDP em vez de TCP em VOIP, mas com esse raciocinio já é o suficiente pra matar a questão)
  • O comentário do Rafael Antunes está errado, concordo com o Tiago Martins.

    VOIP usa UDP, NÃO ORIENTADO A CONEXÃO e SEM CONTROLE DE ERROS. Lembre-se do overhead do TCP, three way handshake e etc ....

    Sendo assim nas aplicações VOIP (Voice Over Internet Protocol) trabalha com pacotes orientados a conexão e com controle de erros, que é o caso do protocolo TCP.
  • Mais uma pequena correção ao comentário do Rafael.

    Ele relacionou serviço orientando à conexão ao conceito de controle de erros (serviço confiável).

    Deve-se tomar muito cuidado com esses conceitos. Serviço orientado à conexão é diferente de serviço confiável. Você pode ter um serviço orientado à conexão que não seja confiável, como também pode ter um serviço confiável que não seja orientado á conexão.

    Em suma,

    Serviço orientado à conexão: só irei falar quando o destinatário me garatir que está apto a escutar. É o famoso handshake de 3 vias;
    Serviço confiável: garantirei uma comunicaçao livre de erros.
  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    O IP É UM PROTOCOLO DE MELHOR ESFORÇO, OU SEJA, ELE NÃO POSSUI CAPACIDADE DE GERENCIAR E RECUPERAR PACOTES CORROMPIDOS OU NÃO ENTREGUES.


ID
255835
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na QoS, é um parâmetro importante (SLA) para as aplicações executadas em rede cuja operação adequada depende, de alguma forma, da garantia de que os pacotes de informação devem ser processados em períodos de tempo bem definidos (trata da variação no tempo e na sequência de entrega das informações), como é o caso de VoIP.

Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Não entendi bem esta questão. Será que alguém pode me ajudar?

    Fonte: Wikipédia.
     
    Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes. Logo, uma das formas de minimizar a variação de atraso é a utilização de buffer, o qual armazena os dados à medida que eles chegam e os encaminha para a aplicação segundo uma mesma cadência. Ocorre nos momentos onde este passa pelo valor zero, sendo bastante crítica nos sistemas que operam com modulação em fase. Um exemplo de sistemas que tem o Jitter como inimigo é o serviço de Voz sobre IP (VoIP). Para este sistema, tanto o efeito do Jitter, variação de latência, quanto a sua mais simples solução, bufferização, não são agradáveis.
  • É pessoal a FCC adora pegar material do wikpedia.
    O duro é que lá nem sempre é 100% confiável, pelo menos em monografias, é local que não aceitamos como referêncial.
  • Qualidade de Serviço - QoS - são as necessidades (requisitos) das aplicações para que estas "funcionem" de maneira satisfatória. Os requisitos são definidos em termos de parâmetros, entre eles: latência, jitter, vazão, disponibilidade etc.

    Cada um desses parâmetros define uma necessidade específica da aplicação e precisam ser combinados (acordados) entre os dispositivos da rede para atender à aplicação em questão. Há técnicas diferentes para se implementar QoS: DiffServ, IntServ etc.

    IntServ funciona reservando recursos para a aplicação: a aplicação solicita uma QoS à rede. Todos os dispositivos existentes "pelo caminho" onde os dados da aplicação irão passar combinam e reservam a parcela de recursos necessários para satisfazê-la. Isso é chamado "contrato de serviço - SLA".

    No DiffServ o SLA é feito de outra maneira, etiquetando os pacotes e de acordo com essas etiquetas, cada pacote é tratado de uma maneira diferente pelos roteadores da rede.
    A latência é o parâmetro que diz respeito à demora de entrega dos pacotes.

    O Jitter é o parâmetro que diz respeito à variação no tempo da entrega das informações. Ou seja, alguns pacotes são entregues rapidamente, outros demoram muito etc. Para algumas aplicações, como a de  "voz sobre IP" ou VoIP é inaceitável que essa variação (Jitter) seja grande.

    Espero ter colaborado com a colega.

  • Na QoS, é um parâmetro importante (SLA) para as aplicações executadas em rede cuja operação adequada depende, de alguma forma, da garantia de que os pacotes de informação devem ser processados em períodos de tempo bem definidos (trata da variação no tempo e na sequência de entrega das informações), como é o caso de VoIP.

    O jitter é a variação do atraso.

    Quando você está recebendo um streaming de vídeo, por exemplo, se o vídeo estiver com atraso, às vezes você nem percebe e se perceber nem se importa, como é o caso das TV por assinatura digitais, que transmitem jogos de futebol com atraso em relação às TVs abertas analógicas. Mas se tiver com jitter alto não há quem não reclame.

    Um exemplo de jitter alto seria um vídeo fragmentado em 20 pacotes IP, com o 1º pacote chegando com atraso de 20ms, o 2º com atraso de 10ms, o 3º com 15ms, o quarto com 2ms, o quinto com 30ms...

    Jitter baixo seria 1º pacote com 15ms de atraso, o 2º com 16ms, o 3º com 16ms, o 4º com 15ms, o 5º com 16ms...

    Entederam? Uma coisa é o atraso, outra coisa é a variação do atraso.
  • Um conceito semelhante a Jitter (que Tanenbaum chama de flutuação) é o de retardo. Vejamos:

    Retardo: é o tempo que os pacotes levam para chegar ao destino. No caso de telefonia e videoconferência, por exemplo, o atraso dos pacotes pode tornar a comunicação inaceitável. Para correio eletrônico e vídeo por demanda, o atraso dos pacotes já não é tão crítico. Se todos os pacotes estiverem uniformemente atrasados alguns segundos, não haverá nenhum dano. Essas aplicações, portanto, não são sensíveis ao retardo.

    Flutuação (Jitter): refere-se a pacotes que chegam a intervalos de tempo irregulares entre eles. No login remoto, por exemplo, a alta flutuação faz com que os caracteres apareçam na tela em pequenas rajadas. Em outra situação, se o usuário estiver assistindo a um vídeo pela rede e os pacotes chegarem 500 segundos atrasados uniformemente (Retardo), não haverá nenhum dano. Porém, se os pacotes chegarem com alta flutuação, o resultado será desastroso. O mesmo acontece com áudio, onde a flutuação de até alguns milissegundos será bastante audível.

  • Respondendo à dúvida da Jéssica:
    "Um exemplo de sistemas que tem o Jitter como inimigo é o serviço de Voz sobre IP (VoIP)."

    A qualidade da percepção da mídia que chega (voz ou imagem) deve ser o mais uniforme possível, de maneira que o receptor tenha boa recepção do que está sendo enviado: imagine estar assistindo televisão e a imagem ou o som começam a variar bruscamente, ora muito lentos, ora muito rápidos, ora descasados. 

ID
345220
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A adoção da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas empresas e organizações tem crescido por permitir grande redução de custos, particularmente com ligações de longa distância. Os principais componentes de um sistema VoIP baseado na arquitetura H.323 são os MCUs, gateways, gatekeepers e os terminais.

Em relação às funções de um gatekeeper, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
398056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os protocolos de comunicação desempenham um papel importante
nas redes de comunicação. A crescente variedade e a complexidade
de tais protocolos exigem técnicas robustas e eficientes para o
desenvolvimento de sistemas bem sucedidos. A esse respeito, julgue
os itens a seguir.

Com o avanço das comunicações digitais, diversos protocolos têm surgido para viabilizar as chamadas de voz pela rede mundial de computadores. Nesse contexto, o SIP (session initiation protocol) é usado para criar, modificar e terminar sessões, como as chamadas telefônicas através da Internet.

Alternativas
Comentários
  • O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores.

    SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

    SIP teve origem em meados da década de 1990 (naquele tempo o H.323 estava a começar a ser finalizado como um padrão) para que fosse possível adicionar ou remover participantes dinamicamente numa sessão multicast. O desenvolvimento do SIP concentrou-se em ter um impacto tão significativo quanto o protocolo HTTP, a tecnologia por trás das páginas da web que permitem que uma página com links clicáveis conecte com textos, áudio, vídeo e outras páginas da web. Enquanto o HTTP efetua essa integração através de uma página web, o SIP integra diversos conteúdos a sessões de administração. O SIP recebeu uma adoção rápida como padrão para comunicações integradas e aplicações que usam presença. (Presença significa a aplicação estar consciente da sua localização e disponibilidade).

    Fonte: Wiki
  • O SIP é usado para estabelecer, modificar e terminar uma sessão.

    Pelo jeito, para o CESPE, criar = estabelercer.

  • resumo

    SIP

    o SIP (session initiation protocol) é usado para criar, modificar e terminar sessões, como as chamadas telefônicas através da Internet.

    O SIP é um protocolo aberto, flexível e não impõe o uso de padrões específicos de sinalização e controle.

    o SIP aborda apenas os módulos de inicialização e gerenciamento de sessão.

    SIP: Somente permite o ENDEREÇAMENTO através de URL.

     

    ·        UTILIZA O RTP

    ·        Camada de

    aplicação

    ·        estabelece, gerencia e encerra uma

    sessão multimídia

    ·        Pode criar uma sessão entre duas partes, entre várias partes

    ou e multicast.

    ·        Pode ser suportado tanto pelo UDP, TCP

    ou SCTP da camada de transporte.

    ·        MENSAGENS utilizadas são baseadas em texto (ASCII).

    ·        um dos padrões de telefonia por Internet.

    ·        O protocolo SIP permite bastante flexibilidade

    SESSÃO SIMPLES

    Uma sessão simples utilizando o SIP é constituída

    de três fases: estabelecimento, comunicação e

    encerramento.

    O estabelecimento é feito através de um handshake

    triplo, no qual o originador envia uma mensagem

    INVITE. Caso esteja disposto, o recebedor envia uma

    mensagem aceitando a sessão. Para confirmar o

    recebimento, o originador envia uma mensagem ACK

     

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Segundo Tanenbaum (2011,p.460),"O SIP pode estabelecer sessões de duas partes(ligações telefônicas comuns), sessões de várias partes(em que todos podem ouvir e falar) e sessões de multicast (com um transmissor e muitos receptores)."


ID
398305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens,relativos às características da camada de aplicação e ao tratamento da sinalização.

Em transmissões de voz, o TCP deverá ser o protocolo padrão sempre que a mídia estiver sendo transmitida, devido à sua capacidade de sequenciamento e de correção de erros na camada de transporte (modelo OSI).

Alternativas
Comentários
  • Em transmissão por voz, é utilizado o protocolo UDP
  • Bom, o protocolo TCP garante a entrega de mensagens integrais e permite a re-sequenciação das mensagens. O UDP não tem esse controle. O UDP envia as mensagens, se o receptor receber ou não, tanto faz para ele.

    O protocolo TCP por fazer o controle supracitado, torna o trafego da informação mais lento.

    Agora pense: Você gosta da sensação de demora para a pessoa te responder a uma pergunta no telefone? É a mesma coisa na transmissão de voz. Se for utilizado o protocolo TCP pode ocorrer essa demora no recebimento por parte da estação ouvinte. Por isso usa-se o UDP, pois a possibilidade de perda de dados é "menos problemática" do que a demora no recebimento da informação.
  • até que enfim uma resposta decente !


    parabéns !
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    voz, video usam UDP, pois podem perder alguns pedaços, e devido a alta velocidade é melhor usar UDP. 

  • UDP: te vira, da teus pulos!

    TCP: Irei fazer tudo para o Sr!

  • correção de erros>>> camada de REDE

  • gab.: ERRADO.

    VOIP UTILIZA O UDP!

    Transporte

    Há dois protocolos, quais sejam o TCP, que é orientado à conexão e o UDP, que não é orientado à conexão.

    UDP serve como uma alternativa ao TCP, caso se prefira a velocidade ao controle. Utilizado normalmente em aplicações de multimídia, como comunicação de voz (VOIP), imagem, etc.

  • Eu gosto de fazer essa associação para me lembrar da diferença.

    O protocolo TCP,garante a entrega, correto? Nisso, se não houver a transferencia completa, ele envia novamente.

    agora, numa conversa de áudio ou vídeo, vc acha legal que haja eco? trate o eco como o TCP...

    Vc prefere com eco ou sem eco?

    Sem eco = UDP.

    Como informatica é "fácil" de o exterminador da cespe nos enganar, eu procuro fazer associações com o dia a dia que me façam aprender mais fácilmente.

    Espero que tenha ajudado!

  • TCP---- sinalização e controle

    UDP --RTP --- Transporte

    SIP - .323 -- Sinalização


ID
398314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens,relativos às características da camada de aplicação e ao tratamento da sinalização.

No padrão SIP (session initialization protocol), a mídia e a sinalização são separadas, seguindo o mesmo direcionamento do sistema de sinalização número 7 (SS7).

Alternativas
Comentários
  • SS7 - Protocolo de sinalização utilizado em redes TDMA, GSM para fechar circuitos de voz e dados
    SS7 funciona sobre redes de comutação de circuitos. Largamente utilizado na infraestrutura de telefonia

    SIP - Protocolo de sinalização de chamadas via IP.
    O SIP funciona sobre a rede de comutação de pacotes (E.g. Internet)
  • Conceito importante trazido pela questão é a separação ente mídia e sinalização, chamados protocolos out-of-band. Nesses, os comandos e pacotes de gerenciamento/sinalização são separados do fluxo de dados propriamente dito. 

    No caso do SIP, os comandos (INVITE e ACKs por exemplo) trafegam pela porta 5060, em ambas as pontas, e a porta para a comunicação VoIP é negociada durante o estabelecimento da chamada.
  • SIP é um protocolo “fora de banda/Out of Band”. Significa que as mensagens SIP são enviadas e recebidas em portas diferentes das que a mídia é transmitida. Sendo assim, existem duas conexões:
      – Uma conexão para sinalização (Porta UDP fixa 5060)
      – Outra conexão para os dados de mídia (SIP irá definir essa porta - Conteúdo do SDP)

  • caramba, nunca ouvi falar desse ss7

    não tem isso no tanenbaum nem no kurose né?


ID
398320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens,relativos às características da camada de aplicação e ao tratamento da sinalização.

Em um ambiente H.323, o gatekeeper deverá operar gerenciando na sua zona todos os terminais e gateways, porém, para eventos como videoconferência, a largura de banda deverá ser gerenciada pela MCU (multipoint control units).

Alternativas
Comentários
  • Um Gatekeeper é o componente mais importante de uma rede H.323. Ele age como o ponto central para todas as chamadas dentro de sua zona e provê serviços de controle de chamada para estações registradas. Em muitas implementações, um Gatekeeper H.323 age como um interruptor virtual.

    http://penta2.ufrgs.br/h323/gatekeepers.htm
  • Gatekeepers executam duas funções de controle de chamada importantes. A primeira é tradução de endereço dos apelidos de terminais de rede e gateways para endereços IP ou IPX, como definido na especificação da RAS. A segunda função é administração de largura de banda, que também é designada dentro da RAS.

    Como podemos ver, a largura de banda eh administrada pelo GP e designada pelo RAS nada tendo a ver com a MCU.

    fonte:http://penta2.ufrgs.br/h323/gatekeepers.htm
  • O Gatekeepers são responsáveis pelo o gerenciamento da largura de banda. O MCU dar suporte a mais de três participantes da conferência e reponsável por negociar os codecs.

    Ques Deus nos Abençoe.
  • Só complementando...

    Serviços obrigatórios dos Gatekeepers:

         –  Address Translation 
         –  Admission Control
         –  Bandwidth Control
         –  Zone Management
  • Largura de banda é com gatekeeper!

  • Segundo o Forouzan, o terminal e o gatekeeper se comunicam, usando o protocolo H.225 para negociar a largura

    de banda

  • Primeiro, o PC tem de descobrir o gatekeeper e, para isso, transmite por broadcast um pacote UDP de descoberta para a porta 1718. Quando responde, o PC descobre o endereço IP do gatekeeper. Agora, o PC se registra com o gatekeeper, enviando a ele uma mensagem RAS em um pacote UDP.

    Depois que a mensagem é aceita, o PC envia ao gatekeeper uma mensagem RAS de admissão solicitando largura de banda. Só depois que a largura de banda for concedida, será possível iniciar a configuração de chamada. A ideia de solicitar largura de banda com antecedência tem a finalidade de permitir ao gatekeeper limitar o número de chamadas, a fim de evitar saturar a linha de saída, e desse modo oferecer a qualidade de serviço necessária.

    Fonte: Tanenbaum


ID
398350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a protocolos e codecs utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

Em VoIP, a descoberta de gatekeepers restringe-se ao protocolo H323.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo H.323, (eu chamaria de especificação ou padrão) utiliza em suas diversas funcionalidades  uma família de recomendações 
    entre elas, o responsãvel pela descoberta do gatekeeper, que é o H.225.0: RAS Registration, Admission and Status .
  • sistema de controle do padrão H.323 é composto pelos protocolos:
    ·         H.225 – Cuida do gerenciamento do cala RAS (REGISTRATION/ADMISSION/STATUS)estabelecido entre os terminais Gatekeepers. Esse canal é responsável pela descoberta dos Gatekeepers e registro dos terminais a eles. É implementado sobre o protocolo UDP.
    ·         Q.931 – Define como é feita a sinalização das chamadas, ou seja, controla o processo de realização e encerramento das chamadas. Funciona sobre o protocolo TCP.
    ·         H.245 – Cuida do controle das chamadas após serem estabelecidas. Funciona sobre protocolo TCP.
    Os Gatekeepers e os terminais podem negociar a banda dinamicamente.
    Assim, como protocolo Q.931, o canal H.245 pode ser estabelecido diretamente entre os terminais ou haver o controle dos Gatekeepers.
  • Questão Anulada

    O item não possui informações suficientes para sua resolução, motivo pelo qual se opta por sua anulação.


ID
398356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a protocolos e codecs utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

G.711u, G.711a e G.729 são codecs comumente utilizados em VoIP.

Alternativas
Comentários
  • Só pra complementar o colega, esses codecs não se restringem só ao H323, eles são utilizados pelo SIP também, assim como, GSM, ILBC e outros codecs.
    bons estudos

ID
398362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a protocolos e codecs utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

Comparado a uma rede comutada por circuitos, o VoIP constitui, basicamente, uma solução mais prática para se assegurar a confidencialidade dos dados, uma vez que tanto o SIP quanto o H323 cifram os dados na origem.

Alternativas
Comentários
  • A maioria das soluções VoIP ainda não suportam criptografia, o que resulta na possibilidade de se ouvir chamadas alheias ou alterar seu conteúdo[3]. Um método de segurança é disponível através de codificadores de áudio patenteados que não são disponíveis para o público externo, dificultando o entendimento do que está sendo trafegado e protegendo o consumidor. Entretanto, outras áreas de segurança através de obscuridade não têm tido sucesso a longo prazo devido à grupos de engenharia reversa. Algumas empresas usam compressão de dados para tornar a escuta alheia mais difícil. Entretanto, segurança através de criptografia e autenticação ainda não está amplamente disponível ao público[4].



    http://pt.wikipedia.org/wiki/Voip
  • O SIP por default é trafegado em texto claro. O que constitui um grande risco a segurança.
    Há, entretanto, vários métodos para aumentar a segunça de um tráfego SIP, entre eles podemos sitar utilizar SIP sobre IPSec, ou utilizar S/MIME nas mensagens.
  • o voip nao é comutado a circuito.
    é orientado a datagramas.
  • VoIP (Voice over IP) corresponde a um conceito de uso de aplicações e protocolos para o estabelecimento, controle e transmissão de multimídia sobre redes IP, tanto privadas quanto públicas.
    Há diversas formas de implentação deste conceito, sendo que as duas mais comuns são H.323 e SIP, além do IAX-2.

    O H.323 corresponde a uma pilha de CODECs de voz e vídeo e protocolos, que são utilizados para sinalização de chamadas, transmissão simultânea, controle de jitter, AAA, entre outros. Criando um paralelo com a pilha OSI, teríamos a seguinte correlação:



    O SIP (Session Initiation Protocol) usa uma filosofia diferente. É um protocolo mais simples, que usa a sinalização escrita em UTF-8 e portas TCP/UDP/5060 para a sinalização, estabelecimento e controle de chamadas em códigos conhecidos (baseado em HTML e SMTP, incluindo o uso de URIs), usando uma enorme variedade de aplicações e CODECs para efetivar a comunicação.

    Enquanto o H.323 é um conjunto completo de protocolos, o SIP é um simples protocolo de sinalização, que provê os meios mínimos para o estabelecimento e controle de chamadas. Sua popularidade está em ser um protocolo livre e na simplicidade do uso.

    O quadro abaixo mostra uma pequena comparação entre SIP e H323:




    O IAX-2 (Inter Asterisk Exchange, v2) é um protocolo criado especialmente para VoIP, que permite o estabelecimento e controle de chamadas sem o uso de RTP, usando apenas UDP/4569, que facilita sua passagem por firewalls e NAT. Este protocolo, porém, cria uma vulnerabilidade a ataques de negação de serviço. 




    Fontes:
    http://www.protocols.com/pbook/h323.htm
    http://www1.avaya.com/pc/SIP_for_Dummies.pdf
    http://www.gaoresearch.com/products/v2oip/v2oip.php
    http://www.x100p.com/voip/protocol.php
    http://www.voip-info.org/wiki/view/IAX+versus+SIP
  • Beto, acho que você não entendeu a questão! O que você argumentou tem nada a ver com que realmente a questão indaga! 

  • Voip não tem preocupação de garantir confiadencibilidade dos dados, tampouco criptografia. 

    Gabarito: E

  • Errado.

    De fato, não são eles quem cifram... eles nativamente não tem esse recurso.
    Para tanto utilizam os protocolos necessários para tal: PGP, IPSec, S/MIME, TLS...

     

  • Questão puxada.

    O h323 tem o h.235 para privacidade e autenticação,

    já no SIP a criptografia de mídia precisa ser especificada pelo SDP, então não é exatamente o SIP.

    Lembrando que não falaram sobre o SIPS.

    gab errado


ID
398368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a protocolos e codecs utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

Em geral, a Internet acelerou o processo de convergência em redes embasadas em VoIP, sendo o uso do TCP/IP fundamental nesse processo, visto que tais protocolos são utilizados em vários serviços de rede, seja nas redes de transmissão de dados, seja nas de voz.

Alternativas
Comentários
  • Tanto o  Voip  como o H323, são protoco los de comunicação que foram desenvolvidos para utilizar as redes de comutação de pacotes UDP/IP existentes
  • tanto h.323 e sip usam udp e tcp além de outros protocolos
  • VoIP (Voice over IP) corresponde a um conceito de uso de aplicações e protocolos para o estabelecimento, controle e transmissão de multimídia sobre redes IP, tanto privadas quanto públicas.
    Há diversas formas de implentação deste conceito, sendo que as duas mais comuns são H.323 e SIP, além do IAX-2.

    O H.323 corresponde a uma pilha de CODECs de voz e vídeo e protocolos, que são utilizados para sinalização de chamadas, transmissão simultânea, controle de jitter, AAA, entre outros. Criando um paralelo com a pilha OSI, teríamos a seguinte correlação:



    O SIP (Session Initiation Protocol) usa uma filosofia diferente. É um protocolo mais simples, que usa a sinalização escrita em UTF-8 e portas TCP/UDP/5060 para a sinalização, estabelecimento e controle de chamadas em códigos conhecidos (baseado em HTML e SMTP, incluindo o uso de URIs), usando uma enorme variedade de aplicações e CODECs para efetivar a comunicação.

    Enquanto o H.323 é um conjunto completo de protocolos, o SIP é um simples protocolo de sinalização, que provê os meios mínimos para o estabelecimento e controle de chamadas. Sua popularidade está em ser um protocolo livre e na simplicidade do uso.

    O quadro abaixo mostra uma pequena comparação entre SIP e H323:




    O IAX-2 (Inter Asterisk Exchange, v2) é um protocolo criado especialmente para VoIP, que permite o estabelecimento e controle de chamadas sem o uso de RTP, usando apenas UDP/4569, que facilita sua passagem por firewalls e NAT. Este protocolo, porém, cria uma vulnerabilidade a ataques de negação de serviço. 




    Fontes:
    http://www.protocols.com/pbook/h323.htm
    http://www1.avaya.com/pc/SIP_for_Dummies.pdf
    http://www.gaoresearch.com/products/v2oip/v2oip.php
    http://www.x100p.com/voip/protocol.php
    http://www.voip-info.org/wiki/view/IAX+versus+SIP
  • Dei como errado, pois eles deixaram claro sobre redes de dados, e redes de voz (PSTN). PSTN não é TCP/IP porém a Internet pode ser feita sobre a rede de Voz.. ficou muito zuada essa questão, não consegui entender o que eles queriam.

    Contudo eu errei, e o gabarito é CERTO.


ID
398371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a protocolos e codecs utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

O SIP (session iniciation protocol) é embasado em mensagens de texto.

Alternativas
Comentários
  • SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através da rede via protocolo IP. É um protocolo de iniciação de sessão (SIP) para iniciar sessões interativas entre usuários.

    O protocolo SIP possui as seguintes características:
    1. simplicidade;
    2. independência do protocolo de transporte
    3. baseado em texto.
  • Em outras palavras, a questão está relacionada ao formato em que as mensagens SIPs são tratadas. Lembrem-se que assim como o HTTP, o SIP utiliza formato ASCII (texto).
  • Segundo Forouzan (2008, p. 671), "O SIP É UM PROTOCOLO BASEADO EM TEXTO, COMO O HTTP. ASSIM COMO O HTTP, O SIP USA MENSAGENS. SEIS MENSAGENS ESTÃO DEFINIDAS, A SABER: INVITE, ACK, BYE, OPTIONS, CANCEL, REGISTER."


    Bibliografia:

    FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
  • SIP ---- Similar Ao protocolo HTTP


ID
398437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos protocolos utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

Tanto o SIP quanto o H323 utilizam o TCP como método de transporte principal, a fim de garantir que, em uma sessão de VoIP, os pacotes de voz não se percam.

Alternativas
Comentários
  • O UDP é utilizado, e não TCP.
  • O protocolo H323 utiliza o RTP e RTCP como método de tranporte principal, sendo que ambos utilizam UDP. 
  • Protocolos usados no VoIP:

    Fonte: Teleco
  • Alternativa errada. SIP é protocolo de sinalizção, não faz transporte de dados. Além disso, normalmente utiliza o protocolo UDP (podendo usar o TCP também).

  • Protocolos de Transporte Utilizados:

     

    H.323: RTP/RTCP.

     

    SIP: RTP/RTCP.

    H.323: Pode utilizar um protocolo na camada de transporte com serviço de conexão confiável ou não confiável. As conexões de admissão e registro são feitas através de protocolo UDP, enquanto que o canal H.245 é aberto pelo protocolo TCP.

     

    SIP: A maioria das entidades SIP utiliza uma camada de transporte com serviço não orientado à conexão.

  • Tanto o SIP quanto o H323 utilizam o TCP como método de transporte principal[Até aqui está valendo pois a sinalização do SIP pode ser por TCP], a fim de garantir que, em uma sessão de VoIP, os pacotes de voz não se percam[Pacotes de voz são em UDP/RTP e podem ser perder, aí entra o erro da questão pois não é mais sobre sinalização que se fala]

    Gab Errado.

  • tcp - sinalização e controle


ID
398443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos protocolos utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

Em razão de suas características, o real time protocol (RTP) pode ser utilizado para fluxo de dados em tempo real, como tráfego de voz.

Alternativas
Comentários
  • O Real-Time Protocol ( RTP) - é um protocolo de transporte em tempo real que visa a fornecer um serviço de entrega fim-a-fim para aplicações que transmitem dados em tempo real, tais como vídeo e áudio. Apesar de ser um protocolo de transporte, ele é usualmente executado como uma parte da camada de aplicação.
    É constituído de uma parte de dados (RTP) e uma parte de controle (RTCP), que provê a qualidade da distribuição dos dados.
  • (Q277893) Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Gerente de Telecomunicações

     

    O RTP (real-time transport protocol) tem capacidade para transportar dados de um serviço VoIP sobre o protocolo UDP (user datagram protocol). (C)


ID
398452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos protocolos utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

O real time control protocol (RTCP) pode transportar informações sobre a identidade dos participantes de uma comunicação VoIP.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo utilizado para monitorar o QOS para as conexões do RTP é o RTCP (Real-time Transport Control Protocol).

    Ques Deus nos Abençoe.
  •  
    RTCP ( Real-Time Control Protocol ou protocolo de controle em tempo real) geralmente éusado com o RTP para permitir o transporte de algum retorno sobre a qualidade datransmissão (a quantidade de jitter , a perda média de pacotes etc) e também pode transportaralgumas informações a respeito da identidade dos participantes.

    Fonte :
    http://pt.scribd.com/doc/22752483/77/RTP-e-RTCP
  • RTCP
    ·         Monitora a entrega dos dados
    ·         Além de ter funções de controle e identificação


    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_4.asp
  • CERTO

    Segundo Forouzan(2008,p.669),"O RTCP(Real-Time Transport Control Protocol) tem cinco tipos de mensagens. O número ao lado de cada tipo de mensagem define o tipo da mensagem."

    200-Relatório do remetente;

    201-Relatório do receptor;

    202-Mensagem de descrição da origem;

    A origem envia periodicamente uma mensagem de descrição de origem para fornecer informações adicionais de si. Essas informações podem ser o nome, endereço de e-mail, número de telefone e endereço do proprietário ou controlador da origem.

    203-Mensagem de despedida;

    204-Mensagem específica do aplicativo.

    **Portanto, o RTCP pode transportar informações de identidade através do tipo 202.

    Bibliografia:

    LIVRO PROTOCOLO TCP/IP-AUTOR: BEHROUZ A. FOROUZAN


  • RTCP - Real-time Transport Control Protocol

    • Mensagens

    – SR (Sender Reports)

    • Enviada pelo transmissor

    • Quantidade dos dados transmitidos e sincronismo


    – RR (Receiver Reports)

    • Enviada pelo receptor

    • Informações sobre a qualidade da transmissão


    – SDES (Source Description)

    • Informações de identificação dos participantes

    • E-mail, telefone, localização geográfica, etc.


    – BYE (End of participation)

    • Enviado por uma das fontes para anunciar a saída

    de uma sessão RTP


    – APP (Application-specific message)

    • Mensagens de controle da aplicação via RTCP

  • Para mim o RTCP controla e monitora. Já o RTP transporta.

  • Método Nishimura:

    questão CESPE informativa / descritiva sobre informática = 99% de chance de CORRETA


ID
398461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos protocolos utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

Tanto o RTP quanto o RTCP influenciam amplamente o comportamento de uma rede IP, tornando-se elementos-chave para o controle da qualidade de serviço em circuitos virtuais.

Alternativas
Comentários
  • RTP e RTCP não afetará a rede IP a qualquer momento, os pacotes RTP de maneira alguma controla a qualidade do serviço (QoS).
  • Pegadinha muito cobrada pelas bancas:

    RTP não garante QoS. Ele não foi especificado para garantir a qualidade de serviço, ele é utilizado para enviar os dados usando UDP por baixo, por isso não garante a entrega, muito menos QoS.

    Outras técnicas garantem o QoS (como o IntServ, o DiffServ), mas o simples envio dos dados  através do RTP não garante.
  • o rtp não garante qos mesmo, mas o rtcp, pelos meus estudos, sim.
  • Concordo com o Raimundo. RTCP é Usado para monitoração do QoS e informação de participantes daquela sessão.
  • Acho que o erro está no fato desses protocolos usarem datagramas e não circuitos virtuais.
  • Para adicionar recursos de qualidade de serviços à pilha TCP/IP, dois modelos de classes de serviços para tráfego Internet estão sendo considerados e desenvolvidos pela IETF (Internet Engineering Task Force): o primeiro refere-se aos serviços diferenciados, denominado Differentiated Services [ DIFFSERV ] ou ainda de Soft QoS, que provê uma tratamento diferenciado, com preferência estatística, a determinados tipos de fluxo; e o segundo refere-se aos serviços integrados ou Integrated Services [ INTSERV ], também chamado de Hard QoS, que fornece uma garantia absoluta na alocação dos recursos da rede.

    O RTP foi projetado para permitir que os receptores compensassem o jitter e a perda se sequência dos pacotes IP, de maneira que carreguem informação seobre o tipo de dado transportado, timestamps e número de sequência. O RTCP é usado em conjunto com o RTP para transporte de informações de controle a respeito da sessão (jitter, perda de pacotes, identidade dos participantes, etc).
    Esses protocolos não têm qualquer influência sobre o comportamento da rede IP (ex: QoS): eles simplesmente compensam jitter da rede pelo sequenciamento apropriado, uso de buffer e codecs.


    Retirado de 
    http://www.rnp.br/newsgen/0005/qos_voip1.html
    http://www.rnp.br/newsgen/0009/qos_voip2.html
    ftp://ftp.pop-rn.rnp.br/topicos/H323-RTP-RTCP.pdf
  • - O RTP é encapsulado em pacotes UDP, que por característica não garante entrega e nem evita perda de pacotes. Em consequência disso, não garante o QoS. 

    - O RTCP é um protocolo que é enviado periodicamente nas sessões de RTP com informações úteis do remetente/receptor, como nr de pacotes enviados, perdidos, variações de atraso, etc. Ele também é encapsulado em pacote UDP, e também não garante QoS. Essas informações que ele apresenta poderão ser utilizados pelas aplicações, que utilizarão outros meios de garantir o QoS.

  • Alguém sabe onde está o erro da questão?

    Tanto o RTP quanto o RTCP influenciam amplamente o comportamento de uma rede IP, tornando-se elementos-chave para o controle da qualidade de serviço em circuitos virtuais.

    Está na parte de cirtuitos virtuais?

     

  • RTCP não implementa QoS, apenas monitora.

  • Um dos erros na questão é que o RTP não fornece QoS:

    Segundo Kurose - Redes de Computadores e a Internet:

    Devemos enfatizar que o RTP não fornece nenhum mecanismo que assegure a entrega de dados a tempo nem fornece outras garantias de qualidade de serviço (QoS); ele não garante nem mesmo a entrega dos pacotes nem impede a entrega de pacotes fora de ordem .

  • Os Protocolos RTP e RTCP sao voltados para servicos de transmicao de voz(VOLIP) em redes TCP

    IP

  • Segundo o Tenenbaum, em sua obra (Redes de Computadores 4 edição) o Protocol RTP não oferece QoS( Qualidade de serviços).

  • Nossa, tá parecendo a casa da mãe Joana! Fulano acha isso, Beltrano acha assado e Cicrano acha cozido...Pessoal, citem uma fonte, prfvr, q acaba com essa portaria toda!!!!

    Segundo[1], "no RTP não há mecanismos que garantam que os pacotes atravessem uma internet em tempo hábil. Essas garantias, se elas existem, precisam ser dadas pelo sistema subjacente.

    O RTCP permite que emissores e receptores transmitam uns aos outros uma série de relatórios que contenham informações adicionais sobre os dados sendo transferidos e o desempenho da rede."

    E outra: a parte do circuito virtual tá certa, pois, se estivesse errada, seria o mesmo q afirmar q pacotes RTP/RTCP não percorrem redes Frame Relay e ATM, impedindo o uso de protocolos como o H.323 nestas redes, por exemplo, o q eh um erro descarado!!!

    [2]

    Uma das principais motivações para o desenvolvimento do padrão H.323 foi a interoperabilidade com outras redes de serviços multimídia (...) como redes ATM.

    Fonte:

    [1] Redes, Douglas Comer.

    [2] https://memoria.rnp.br/newsgen/0111/h323.html


ID
398467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos protocolos utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.

No SIP, um softphone é considerado elemento do tipo user agent client (UAC).

Alternativas
Comentários
  • uac user agent client é quem faz a chamada
    uas user agent server é quem recebe a chamada
  • • SOFTPHONE ou IPPHONE – É um telefone especial utilizado somente quando está ligado diretamente com IP.
    • USER AGENT (UA) – É um elemento capaz de gerar e receber mensagens do protocolo SIP. Uma estação UA pode ser:
    ? USER AGENT CLIENT (UAC) – Trabalha como uma estação cliente e pode estar associado a um ou mais servidores SIP.
    ? USER AGENT SERVER (UAS) – Trabalha como servidora.
     
    Portanto, pelas definições acima, um softphone é considerado um elemento do tipo UAC.
  • Tomar cuidado com o comentário de Raimundo pois um UAC pode estar atuando como um User Agent Server -UAS- em determinado momento.

    Algumas características são necessárias para ser considerado um User Agent Client ( UAC): envia requisições e recebe respostas, elemento interage com o usuário.



ID
459457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A videoconferência é uma tecnologia utilizada na Internet para
transmissão em tempo real de áudio e vídeo entre interlocutores.
Com relação à videoconferência e seus protocolos, julgue os itens
que se seguem.

O SIP é um protocolo para videoconferência, porém, o seu uso em VoIP deve ser evitado porque o consumo de banda no fechamento de um canal de voz ultrapassa 128 kB, onerando a rede.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

     sigla SIP (Session Initiation Protocol) pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão” com código aberto (livre para ser utilizado, modificado e distribuído por qualquer pessoa) cuja função é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede VoIP (rede de conexão por voz com a internet).

    Esse sistema permite a comunicação através de vídeo e áudio em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos, bastando apenas que o utilizador tenha uma boa conexão com a internet para poder usufruir de todas as ferramentas otimizadas para a melhor utilização dos seus recursos, que incluem: serviços de chat, compartilhamento de dados, vídeo, áudio, texto; e muitas outras funcionalidades consideradas indispensáveis no mundo atual.

    Seu alvo principal é a telefonia móvel, porém sendo bastante eficiente via desktop, para reuniões corporativas, sistemas telefônicos em computação nebulosa; com a proposta de ampliar ainda mais as plataformas para utilização do SIP via VoIP; o seu principal objetivo a ser atingido nos próximos anos.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Simples e objetivo...

    O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de código aberto de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) (RFC 2543, 1999.).


ID
459460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A videoconferência é uma tecnologia utilizada na Internet para
transmissão em tempo real de áudio e vídeo entre interlocutores.
Com relação à videoconferência e seus protocolos, julgue os itens
que se seguem.

O SIP prevê o uso de um proxy, caso seja necessário estabelecer chamadas em nome de usuários.

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura do SIP é formada pelos componentes:

    - User Agents (UAs);

    - Registrar Servers;

    - Proxy Servers;

    - Redirect Servers.

  • Servidor Proxy (SIP): Uma entidade intermediária que atua como um servidor e um cliente com o objetivo de fazer solicitações em nome de outros clientes.


ID
459463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A videoconferência é uma tecnologia utilizada na Internet para
transmissão em tempo real de áudio e vídeo entre interlocutores.
Com relação à videoconferência e seus protocolos, julgue os itens
que se seguem.

O H323 é um protocolo utilizado em VoIP. Sua arquitetura prevê dois componentes básicos: um cliente de gateway analógico para IP, com a função de converter a telefonia analógica em digital; e um gateway IP para H323, com a função de converter o protocolo IP em H323.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    A especificação do padrão H.323 prevê a existência de quatro tipos de componentes com funções distintas em uma comunicação multimídia: Terminais, Gateways, Gatekeepers e Multipoint Control Units (MCUs)


    http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/h323/arquitetura.html


ID
463513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias locais e de longa distância utilizadas
em redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

O protocolo Frame Relay suporta tráfego de voz com tecnologia VoIP (voice over IP).

Alternativas
Comentários
  • Acho que ele suporta trafego de voz com tecnologia frame relay...VOFR!

  • Mario VerdeBelo, então, solto-lhe uma bomba!!!

    Se vc tiver usando FR vc ñão consegue usar o Skype(q usa VOIP)??? É isso q vc tá querendo dizer???

  • Frame Relay é camada 2 então imagino que vai carregar Voip sim.

  • VoFR - Voice over Frame Relay

    – Voz digitalizada via PCM e depois comprimida

    – Qualidade regular

    • Atrasos

    • Jitter

    • Perda de pacotes


ID
492262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso de conteúdo multimídia tornou-se muito comum na Internet
e em redes locais. Acerca de arquivos multimídia e suas formas
de transmissão, julgue os itens subseqüentes.

A videoconferência, além de ser uma tecnologia que permite interação entre participantes, permite a visualização e a conversação em tempo real.

Alternativas
Comentários
  •  

     Resposta Certa!!!

           Uma videoconferência consiste em uma discusão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local.
           Os sistemas interpessoais de videoconferência possibilitam a comunicação em tempo real entre grupos de pessoas, independente de suas localizações geográficas, em áudio e vídeo simultaneamente.

     

ID
492265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso de conteúdo multimídia tornou-se muito comum na Internet
e em redes locais. Acerca de arquivos multimídia e suas formas
de transmissão, julgue os itens subseqüentes.

Os protocolos H323 e SIP são utilizados para técnicas como VoIP (voz sobre IP) mas não para técnicas de videoconferência, porque envolvem o envio e o recebimento de imagens.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    O Conunto de protocolos H323 foi projetado originalmente para videoconferências, sendo adaptado para VoIP. Já o SIP foi feito para VoIP mas dá suporte a áudio, vídeo e dados.
  • O H.323 embora seja somente obrigatório o envio de áudio pode enviar vídeo e dados também. O SIP opera na camada de aplicação e realiza chamada de videoconferência através de áudio, vídeo e dados. Uma vantagem do H.323 em relação ao SIP é que quando este foi lançado já possuía o MCU (Controle Multi Usuário) que permite videoconferências entre 3 ou mais usuários. O SIP já possui este recurso, mas não quando foi lançado, pois este recurso foi implementado depois.

  • H.323: - Capaz de gerenciar falhas na comunicação

    - Mais seguro

    - Afeta o desempenho da conexão (muitas regras)

    SIP: - Não gerencia as falhas na comunicação

    - Mais utilizado atualmente

    - Melhor desempenho de conexão (poucas regras)

    ----------------------------------------------------------------------------------

    H.323 e SIP

    - Protocolos utilizados para VoIP e Videoconferências

    • Localizados na camada de Aplicação

    - Estabelecem as sessões entre as máquinas participantes

    - Opera com os protocolos RTP e RTCP

    Prof. Rani Passos


ID
549865
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Codificadores de voz (codecs) utilizados em sistemas VoIP e que apresentam baixas taxas de geração de bits provocam um(a)

Alternativas
Comentários
  • A fim de otimizar a densidade de informação presente em cada pacote, é comum que sejam utilizadas alternativas como a compressão do que se deseja transmitir ou a supressão dos momentos de silêncio (ou VAD, de Voice Activity Detection) para economia de banda. (...) Contudo, no caso do VoIP, a atividade de compressão influi diretamente na qualidade dos serviços prestada, isto é, quanto maior a compressão, pior será sua QoS, dado que haverá maior degradação do sinal codificado além de maiores atrasos devido ao processamento nos pontos de acesso. 

     

    https://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/codec/Redes_e_Voz.html

  • Só uma duvida:

    Quanto mais BAIXA a compressao, apresentam baixas taxas de geração de bits ou quanto mais ALTA a compressao apresentam baixas taxas de geração de bits ?????


ID
549868
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas redes VoIP, o protocolo H.323 é utilizado para

Alternativas
Comentários
  • H.323 é uma recomendação criada pela ITU para o estabelecimento, controle e término das chamadas, ou seja, é uma recomendação que especifica os protocolos de sinalização e controle das ligações. Ela é mais antiga e complexa, atualmente está sendo menos usada nos sistemas VoIP. Ela tem como características:

    1 - Suporte a conferência ponto a ponto e multiponto: estabelecimento da chamada entre dois ou mais usuários.

    2 - Heterogeneidade: o equipamento com H.323 obrigatoriamente deve dar suporte a comunicação de áudio. Vídeo e dados são opcionais, porém aplicáveis.

    3 - Suporte a contabilidade e gerência: prevê a contabilidade para a tarifa dos serviços e bloqueio de chamadas.

    4 - Segurança: autenticação dos usuários.

    5 - Serviços suplementares: transferência e redirecionamento de chamadas.

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_4.asp



ID
549880
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao efeito de latência (atraso) em redes VoIP, considere as afirmativas a seguir
I - Técnicas de QoS, se bem aplicadas, podem reduzir tal efeito.
II - São consideradas fontes de latência: buffer (para eliminação de jitter), processo de codificação/decodificação de voz e empacotamento.
III - Uma alta latência agrava o efeito de eco nas comunicações VoIP.
São corretas as afirmativas

Alternativas

ID
595885
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em sistemas de comunicação por Voz sobre IP, a digitalização da voz permite transportá-la pela infraestrutura de rede tal como qualquer outro protocolo de comunicação de dados. Isso traz inúmeras vantagens, mas também alguns problemas.

A alternativa que representa um dos problemas associados ao uso de sistemas IP para transmissão de voz está indicada em

Alternativas

ID
595888
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O tráfego de conteúdo multimídia interativo (que envolve as aplicações de Voz sobre IP) impõe alguns desafios importantes sobre a infraestrutura das redes, que são tipicamente classificados como requisitos de QoS (Quality of Service)
Com base nos parâmetros, identifique com V as combinações corretas de parâmetros associados à manutenção da QoS, em uma infraestrutura de rede específica, e com F, as demais.
( ) Dispositivos terminais de alta performance.
( ) Largura de Banda suficiente.
( ) Baixa Perda de pacotes.
( ) Baixa Latência (ou atraso).
( ) Enlaces externos em fibra ótica.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Parâmetros que afetam a QoS

     

    Latência

    Jitter (variação de latência)

    Perda de pacotes

    Banda passante (largura de banda)


ID
662341
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto de voz sobre IP, representa uma semelhança entre os protocolos H.323 e SIP:

Alternativas
Comentários
  • Compatibilidade com a internet - h323: não / Sip: sim. 
    Sinalização de chamadas - h323: Q.931 sobre tcp  /  Sip: Ip sobre tcp ou udp. 
    Formato de mensagens - h323: binário / Sip: ASCII. 
    Transporte de Mídia - h323: RTP/RTCP / Sip:RTP/RTCP 
    Conferências de multimídia - h323: Sim / Sip: Não


    Redes de Computadores – ANDREW S. TANENBAUM

  • H.323 (https://www.itu.int/rec/T-REC-H.323-200912-I/en)

    Packet-based multimedia communications systems

    Scope

    This Recommendation covers the technical requirements for multimedia communications systems

    in those situations where the underlying transport is a Packet-Based Network (PBN) which may not

    provide a guaranteed Quality of Service (QoS). These packet-based networks may include Local

    Area Networks, Enterprise Area Networks, Metropolitan Area Networks, Intra-Networks and

    Inter-Networks (including the Internet).

    Segundo Tanenbaum 5a edição, H323 passou a ter compatibilidade com a Internet.

  • Pode colocar a fonte? Obrigado!

  • Questão para anular ! A maioria das respostas são ambíguas, inclusive pela resposta (letra D), já que o transporte é em RTP. Se for por isso então tanto SIP e H323 fazem sinalização, os dois tem compatibilidade com internet, etc.

    Questão mal feita.


ID
703105
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre SIP, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O SIP pode estabelecer sessões de duas partes, sessões de várias partes e sessões multicast.

II. As sessões no SIP podem conter áudio, vídeo ou dados.

III. O SIP é um protocolo da camada de aplicação e pode funcionar sobre o UDP ou o TCP.

IV. Com o SIP, o recurso de localização de chamada não é possível de ser utilizado. Essa funcionalidade só foi disponibilizada a partir da versão 2.0 deste protocolo.

Alternativas
Comentários


  • I. O SIP pode estabelecer sessões de duas partes, sessões de várias partes e sessões multicast. 
    (CORRETA) - Uma de suas funções é gerenciamento de sessões e controle de fluxo

    II. As sessões no SIP podem conter áudio, vídeo ou dados. 
    (CORRETA)
    A arquitectura do SIP faz uso do SDP (Session Description Protocol). O SDP foi uma ferramenta de conferência multicast via IP desenvolvida para descrever sessões de áudio, vídeo e multimídia. Na realidade, qualquer tipo de MIME (Multipurpose Internet Mail Extension) pode ser descrita, similar à habilidade do e-mail de suportar todos os tipos de anexos em mensagens. A descrição da sessão pode ser usada para negociar uma aceitação de um conjunto de tipos de mídias compatíveis.

    III. O SIP é um protocolo da camada de aplicação e pode funcionar sobre o UDP ou o TCP. 
    UDP é melhor, mas rola TCP

    IV. Com o SIP, o recurso de localização de chamada não é possível de ser utilizado. Essa funcionalidade só foi disponibilizada a partir da versão 2.0 deste protocolo.

    O SIP recebeu uma adoção rápida como padrão para comunicações integradas e aplicações que usam presença. (Presença significa a aplicação estar consciente da sua localização e disponibilidade).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Inicia%C3%A7%C3%A3o_de_Sess%C3%A3o

ID
723610
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qualquer dos seguintes protocolos pode ser utilizado para implementar serviços de "voz sobre IP", EXCETO

Alternativas
Comentários
  • [1] - O H323 é um conjunto de padrões da ITU-T que define um conjunto de protocolos para o fornecimento de comunicação de áudio e vídeo numa rede de computadores.
    [2] - A rede pública de telefonia comutada ou RPTC (do inglês Public switched telephone network ou PSTN) é o termo usado para identificar a rede telefônica mundial comutada por circuitos destinada ao serviço telefônico, sendo administrada pelas operadoras de serviço telefônico.
    [3] - SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP.
    [4] - MGCP é um acrónimo para a expressão inglesa Media Gateway Control Protocol, um protocolo proposto pelo grupo de trabalho IETF (Internet Engineer Task Force) para integração da arquitetura SS#7 em redes VOIP
    [5] - Em ciência da computação, RTP (do inglês Real-time Transport Protocol) é um protocolo de redes utilizado em aplicações de tempo real como, por exemplo, entrega de dados áudio ponto-a-ponto, como Voz sobre IP.
    OBS.: A maioria dos equipamentos VoIP disponíveis atualmente seguem o padrão SIP. Os equipamentos de VoIP mais antigos seguem o H 323.
    Fontes:
    [1] http://www.3cx.com.br/voip-sip/h323.php
    [2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_p%C3%BAblica_de_telefonia_comutada
    [3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Inicia%C3%A7%C3%A3o_de_Sess%C3%A3o
    [4] http://pt.wikipedia.org/wiki/MGCP
    [5] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Real-time_Transport_Protocol
  • Uma PSTN (rede telefônica pública comutada) é uma rede comutada por circuitos tradicional otimizada para comunicação de voz em tempo real. Quando você liga para alguém, você fecha uma chave ao discar e estabelece um circuito com o outro participante. A PSTN garante a Qualidade do Serviço (QoS) ao dedicar o circuito à sua chamada até que você desligue o telefone. Se você e o seu interlocutor estiverem falando ou em silêncio, você continuará a usar o mesmo circuito até desligar.

    fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc737738%28v=WS.10%29.aspx
     

  • MGCP (MEDIA GATEWAY CONTROLLER PROTOCOL)

        O protocolo de Controle de Media Gateway (MGCP) é definido pela recomendação RFC 2705 do IETF, e usado para controlar as conexões (chamadas) nos gateways presentes nos sistemas VOIP. O MGCP implementa uma interface de controle através de um conjunto de transações do tipo comando (resposta que cria, controla e audita as chamadas nos GW’s). Estas mensagens usam como suporte os pacotes UDP da rede IP, e são trocadas entre os GC’s e GW’s para o estabelecimento, acompanhamento e finalização de chamadas. O sistema é composto por um Call Agent, pelo menos um media gateway (MG), responsável pela conversão dos sinais entre circuitos e pacotes, e pelo menos um signaling gateway (SG), quando conectado a um PSTN. Trabalha basicamente como mestre/escravo, onde os gateways devem executar os comandos pelo agente de chamadas.

    Mensagens do MGCP:

    Mensagem Significado
    MG –Media Gateway: Processa a conversão dos dados do formato da rede de circuito para o formato da rede de pacotes.
    MGC –Media Gateway: Controller Gerencia as conexões nas redes de pacotes, através dos agentes de chamada.
    SG – Signalling Gateways: Interface para a rede de sinalização SS7 da rede de telefonia pública comutada (RTPC).
    MCU – Multipoint Conference Unit: Gerencia as chamadas multicast (conferência).

ID
779299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de arquitetura, protocolos e serviços de redes de
comunicação, julgue os itens subsequentes.

O protocolo SIP (session initiation protocol) tem a capacidade de prover mecanismos que estabelecem chamadas entre interlocutores e permite o encerramento das chamadas. Aos participantes (clientes) não é permitido concordar com a proposta de codificação da mídia, que é feita manualmente pelos administradores de rede.

Alternativas
Comentários
  • O SIP é um protocolo do tipo cliente-servidor, com sintaxe e semântica similar ao HTTP. As requisições geradas por uma entidade cliente são enviadas para uma entidade do tipo servidor. O servidor processa a mensagem e devolve ao cliente uma resposta.

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialh323xsip/pagina_3.asp
  • Nossa. Que coisa arcaica: "feita manualmente pelos administradores de rede".
  • Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar aoHTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) (RFC 2543, 1999.).

    SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

    SIP teve origem em meados da década de 1990 (naquele tempo o H.323 estava a começar a ser finalizado como um padrão) para que fosse possível adicionar ou remover participantes dinamicamente numa sessão multicast. O desenvolvimento do SIP concentrou-se em ter um impacto tão significativo quanto o protocolo HTTP, a tecnologia por trás das páginas da web que permitem que uma página com links clicáveis conecte com textos, áudio, vídeo e outras páginas da web. Enquanto o HTTP efetua essa integração através de uma página web, o SIP integra diversos conteúdos a sessões de administração. O SIP recebeu uma adoção rápida como padrão para comunicações integradas e aplicações que usam presença. (Presença significa a aplicação estar consciente da sua localização e disponibilidade).

    SIP foi moldado, inspirado em outros protocolos de Internet baseados em texto como o SMTP (email) e o HTTP (páginas da web) e foi desenvolvido para estabelecer, mudar e terminar chamadas num ou mais utilizadores numa rede IP de uma maneira totalmente independente do conteúdo de dados da chamada. 

  • Na verdade, os participantes acordam a codificação de mídia. Esse é o erro. (Fonte: www.meubizu.com.br)


ID
781564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As aplicações web têm exigido cada vez mais recursos de infraestrutura nos servidores. A respeito das técnicas e tecnologias utilizadas nesse ambiente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O IPSec é um protocolo padrão de camada 3 projetado pelo IETF que oferece transferência segura de informações fim a fim através de rede IP pública ou privada. Ele pega pacotes IP privados, realiza funções de segurança de dados como criptografia, autenticação e integridade, e então encapsula esses pacotes protegidos em outros pacotes IP para serem transmitidos. Ele combina diversas tecnologias diferentes de segurança em um sistema completo que provê confidencialidade, integridade e autenticidade:
    Ele opera em dois modos: modo de transporte(nativo) e modo túnel.

    - Modo transporte: 
    No modo de transporte, somente a informação (payload) é encriptada, enquanto o cabeçalho IP original não é alterado.
    - No modo de tunelamento: Todo o datagramaIP original é encriptado e passa a ser o payloadde um novo pacote IP. 

    Fonte: Material Cathedra - Gleyson Azevedo

    d) A questão trata da abordage processos-por-solicitação: No processo por solicitação pode ser criado um pool de processos, de modo que cada uma lide apenas com uma solicitação de cada vez mas pode lidar com múltiplas solicitações de diferentes sessões em uma sequência.

    Fonte: Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas  Martin Fowler. pág 91

    e) O protocolo serve para centralizar atividades de  autenticação, autorização e contabilização
    O processo de transação para autenticação de um cliente segue os seguintes passos: 
    Suplicante: um  host envia uma solicitação de acesso a um cliente RADIUS, por exemplo, um  elemento de rede como um Switch; • Autenticador: o cliente RADIUS requisita as credenciais ao host de origem e os envia em forma de mensagem RADIUS a um servidor de autenticação RADIUS; • Servidor Autenticador: o servidor RADIUS verifica os dados enviados e procede com a autenticação, autorizando ou não a requisição do cliente RADIUS.
    Fontes: http://www.ulbra.inf.br/joomla/images/documentos/TCCs/2011_01/PROJETO_RC_LucianoWolf.pdf
     
  • LETRA C.

    Complemento ao colega.

    Segundo Forouzan(2008,p.672),"O estabelecimento de uma sessão SIP exige um reconhecimento mútuo(handshake) de três vias."

    Bibliografia;

    FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.


ID
793993
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O SIP (Session Initiation Protocol) é um dos protocolos mais utilizados para controlar as sessões de comunicação para voz, vídeo e outros serviços multimídia. Considerando o modelo de referência OSI, o protocolo SIP pertence à camada de

Alternativas
Comentários
  • A camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizados para promover uma interação entre a máquina-usuário (máquina destinatária e o usuário da aplicação). Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolo) para que tal comunicação aconteça, por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mail através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação (POP3, IMAP). Tudo nesta camada é relacionado ao software. Alguns protocolos utilizados nesta camada são: HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, Ping, etc.

    Portanto, GABARITO LETRA "A".
  • Em outras palavras.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.460),"O SIP é um protocolo da camada de aplicação e pode funcionar sobre o UDP ou o TCP, conforme a necessidade."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.


ID
805510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à infraestrutura de tecnologia da informação (TI), julgue o  item  que se segue.

Em ambientes com tecnologias WiFi e VoIP, uma infraestrutura de TI pode apresentar disponibilidade para ramais internos em um telefone do tipo smartphone com suporte a 802.1 e que suporte a instalação de determinados aplicativos de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • telefone do tipo smartphone com suporte a 802.11

  • 802.1?? O quê que isso tem haver com smartphone?

  • Segundo uma tradução Tabajara [1] que fiz do site do Grupo de Trabalho IEEE 802.1, "este é encarregado de se preocupar e desenvolver padrões e práticas recomendadas nas seguintes áreas: arquitetura 802 LAN / MAN, internetworking entre 802 LANs, MANs e outras redes de longa distância, 802 Segurança, 802 gerenciamento geral de rede e protocolo camadas acima das camadas MAC & LLC".

    Ou seja, questão ERRADA!!!

    Fonte:

    [1] https://1.ieee802.org/ Obs: Traduçaõ livre via Google Translate mesmo!!!


ID
828100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que indica um protocolo utilizado para VoIP (voice over Internet protocol).

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    ICMP é Internet Control Message Protocol utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. DNS é o serviço de nomes de domínios, responsável por traduzir endereços URL em IP, e vice-versa. FTP é o protocolo para transferência de arquivos. SNMP é Simple Network Management Protocol - Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um protocolo de gerência típica de redes UDP, que facilita a troca de informação entre os dispositivos de rede, como placas de rede e switches.
  • O H.323 especifica um conjunto de protocolos e procedimentos para comunicação multimídia em redes comutadas por pacotes LANs baseadas em IP, MANs e WANs. Provê mecanismos de áudio, vídeo e dados. Uso mais comuns em VoIP e videoconferência.
  • O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector) H.32x, que pertence a série H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimédia". A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimédia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes.

    Redes baseadas em pacotes incluem as redes IP (Internet Protocol) como a Internet, redes IPX (Internet Packet Exchange), as redes metropolitanas, as redes de longa distância (WAN) e ainda conexões discadas usando PPP.

    O padrão H.323 é completamente independente dos aspectos relacionados à rede. Dessa forma, podem ser utilizadas quaisquer tecnologias de enlace, podendo-se escolher livremente entre as que dominam o mercado atual como EthernetFast EthernetFDDI, ou Token Ring. Também não há restrições quanto à topologia da rede, que pode consistir tanto de uma única ligação ponto a ponto, ou de um único segmento de rede, ou ainda serem complexas, incorporando vários segmentos de redes interconectados.

    O padrão H.323 especifica o uso de áudio, vídeo e dados em comunicações multimédia, sendo que apenas o suporte à mídia de áudio é obrigatório. Mesmo sendo somente o áudio obrigatório, cada mídia (áudio, vídeo e/ou dados), quando utilizada, deve seguir as especificações do padrão. Pode-se ter uma variedade de formas de comunicação, envolvendo áudio apenas (telefonia IP), áudio e vídeo (videoconferência), áudio e dados e, por fim, áudio, vídeo e dados.

  • O H.323 é um conjunto de protocolos de camada de aplicação que rodam sobre TCP e UDP para troca de dados de voz, vídeo e controle em tempo real, com padrões específicos para a codificação de voz e imagem, com diferentes níveis de qualidade, além de protocolos de estabelecimento e controle de seção. 
    A figura abaixo ilustra a relação entre os diferentes padrões:




    De maneira semelhante, mas mais parecido com o modelo OSI:



    Onde:
     
    H.225.0: RAS: Registration, Admission and Status, que funciona entre o terminal e gatekeeper para resolução de endereços e serviços de controle de admissão, além de sinalização de chamada para estabelecimento de comunicação entre duas entidades H323;
    H.235: descreve a segurança dentro do H.323, tanto para sinalização quanto mídia.
    H.239: descreve uso de videoconferência dual stream;
    H.245: protocolo de controle para comunicações multimedia, que descreve as mensagens e procedimentos para comunicação de capacidades, abertura e fechamento de canais de audio, video e dados.
    H.450: descreve serviços suplementares;
    H.460: define extensões opcionais que podem ser implementadas no terminal ou gatekeeper, incluso NAT e firewall
    H.261: stream de vídeo sobre RTP
    H.263: Bitstream sobre RTP
    Q.931: gerencia inicialização e finalização de chamadas
    T.38: mapeamento de serviços de fax baseados em IP
    T.125: Multipoint Communication Service Protocol (MCS).
     

    Fontes:
    http://www.protocols.com/pbook/h323.htm
    http://www.cisco.com/en/US/tech/tk1077/technologies_tech_note09186a00800c5e0d.shtml

ID
833683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do serviço VoIP, julgue o   seguinte  item.

O protocolo H.323, com controle de admissão e codecs, é uma alternativa ao SIP utilizada em audioconferências e videoconferências.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo H.323 conta como uma das principais características a padronização de codecs, além disso, em sua arquitetura possui o gatekeeper, que atua, dentre várias funções, no controle de admissão.

  • Deveria ser o contrário, o SIP como alternativa ao H.323

    Além do mais o SIP não faz gerenciamento de conferências multimídia.

    Para anular, porém o gabarito é "Certo"


ID
833686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do serviço VoIP, julgue o   seguinte  item.

O RTP (real-time transport protocol) tem capacidade para transportar dados de um serviço VoIP sobre o protocolo UDP (user datagram protocol).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    O RTP é utilizado em conjunto com o RTP Control Protocol (RTCP). Enquanto o RTP conduz as transmissões de mídia (ex., áudio e vídeo), RTCP é utilizado para monitorar estatísticas e qualidade de serviço (QoS) e auxilia a transmissão do múltiplas transmissões. RTP é originado e recebido em números port iguais e comunicação RTCP associada utiliza o próximo maior número port. O RTP é uma das fundações do VoIP e é utilizado em conjunto com SIP que auxilia na configuração das conexões de rede.

  • Gabarito C

    Resumo

    RTP e RTCP

    É um protocolo desenvolvido para gerenciar a transmissão de tráfego em tempo real na Internet. O RTP não suporta mecanismos de entrega (multicast, números de portas e assim por diante); ele tem que ser usado em conjunto com o UDP. O RTP se situa entre o UDP e o programa aplicativo. As principais contribuições do RTP são recursos de timestamp, sequenciamento e mixagem. A função básica do RTP e multiplexar diversos fluxos de dados de tempo real sobre um único fluxo de pacotes UDP. O RTP usa uma porta UDP temporária de número par.

    O protocolo RTP tem um irmão caçula, chamado RTCP (Real-time Transport Control Protocol). Entre suas funções está: o fornecimento de feedback sobre retardo, flutuação, largura de banda, congestionamento e outras propriedades de rede para as origens. Ele também lida com a sincronização entre fluxos. O protocolo RTCP usa um número de porta UDP ímpar imediatamente superior ao número de porta selecionado pelo RTP.

    Fontes: Forouzan e Tanembaum.


ID
833689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do serviço VoIP, julgue o   seguinte  item.

O SIP (session initiation protocol), que provê mecanismos para suporte de tráfego de voz, necessita de outros protocolos para estabelecer e encerrar chamadas em uma rede IP.

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente do H.323, o próprio protocolo SIP provê mecanismos para estabelecer e encerrar chamadas em uma rede IP, porém não dispõe de mecanismo próprio para transmissão dos dados utilizando para isso o protocolos RTP e RTCP.

  • Gabarito E

    Resumo

    VOZ SOBRE IP (SIP e H.323)

    Em vez de se comunicar através de uma rede por comutação de circuitos, esta aplicação possibilita a comunicação entre duas partes através da Internet por comutação de pacotes. Foram projetados especialmente dois protocolos auxiliares para controlar este tipo de comunicação: SIP e H.323

    O SIP (Session Initiation Protocol) foi desenvolvido pelo IETF. Trata-se de um protocolo de camada de aplicação que estabelece, gerencia e encerra uma sessão multimídia (chamada). Ele pode ser usado para criar sessões entre duas partes, entre várias partes ou em multicast. O SIP foi projetado para ser independente do suporte oferecido pela camada de transporte; ele pode ser suportado pelo UDP, TCP ou SCTP.

    Já o H.323 é um protocolo padrão ITU que permite a um telefone convencional da rede de telefonia pública se comunicar com um computador conectado à Internet. Um gateway estabelece uma conexão entre a Internet e a rede de telefonia pública. O H.323 suporta uma série de protocolos para estabelecer e manter a comunicação de voz (ou vídeo), entre eles está: RTCP, RTP, UDP, TCP

    Fonte: Forouzan

  • O protocol SIP por sí só é capaz de estabelecer e encerrar sessões.

    O protocol H.323 por sí só não é capaz de estabelecer e encerrar sessões, é necessário utilizar protocolos, como: Q.931


ID
837430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de VoIP e de videoconferência, julgue os itens seguintes.

O protocolo H.323, padrão utilizado para audioconferência entre sistemas finalísticos na Internet, possui encapsulamento com suporte para áudio, mas não para vídeo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, pois também abrange encapsulamento para suporte à vídeo.

    Segundo Kurose(2010,p.463),"O padrão H.323 é uma especificação guarda-chuva que inclui as seguintes especificações:

    -Uma especificação para o modo como porções de áudio e vídeo são encapsuladas e enviadas à rede. Em particular, para essa finalidade o H.323 impõe o RTP."

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • Trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimidia". A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimidia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes.

    Fonte: minhas anotações

  • Gabarito Errado

    O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector) H.32x, que pertence a série H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimédia". A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêm uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes.

    Redes baseadas em pacotes incluem as redes IP (Internet Protocol) como a Internet, redes IPX (Internet Packet Exchange), as redes metropolitanas, as redes de longa distância (WAN) e ainda conexões discadas usando PPP.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O q pode causar confusão aqui eh q, de fato, o padrão obriga apenas o suporte a audio. O suporte a video é opcional. Veja o q diz esta fonte[1]:

    [1] O padrão H.323 especifica o uso de áudio, vídeo e dados em comunicações multimídia, sendo que apenas o suporte à mídia de áudio é obrigatório.

    Mas entendo q tal fato ocorre na implementação. Por ex, uma organização quer implantar VOIP, então ela adota o padrão H.323. Por questões de largura de banda, ela não quer/ou não precisa, usar videos(teleconferencias, por ex). Nenhum problema! Ela pode implantar o H.323 em um primeiro momento e, posteriormente quando contratar uma largura maior, ela implanta a função de video, pois o H.323 oferece suporte a isso.

    Agora, imagine um caso contrário:

    Uma organização tem a necessidade de implantar apenas video(uma empresa de vigilancia c/ cameras de monitoramento , por ex, ou sei lá....há maluco pra tudo!!!) e adota o padrão H.323 apenas para video, sem audio. Nesse caso, não pode usar o padrão H.323,, pois o audio é obrigatorio.

    Alguém discorda desse raciocinio?

    Fonte:

    [1] https://memoria.rnp.br/newsgen/0111/h323.html

  • Áudio e vídeo

    Gabarito -> Errado


ID
893974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de telefonia e tráfego de voz, julgue os itens
subsecutivos.

O VoWI-FI é uma tecnologia que combina transmissão de dados via VoIP com tecnologia 3G de transmissão de dados para telefones celulares.

Alternativas
Comentários
  • GABA: E - A voz sobre IP (VoIP) já se consolidou entre a maioria dos usuários de Internet banda larga. Alémdo baixíssimo custo, a possibilidade de uso de aplicações de videoconferência e troca de dados durante as ligações faz com que a tecnologia VoIPse torne muito atraente. Apesar de todas as vantagens temos uma certeza: poucos se sentem confortáveis em ficar presos na frente do computador durante uma ligação telefônica.
    A solução para esse problema já está sendo usada amplamente em escritório e até mesmo em ambientes públicos: são as redes sem fio Wifi. Apesar de incipiente, a convergência entre as aplicações VoIP e o Wifi já se apresenta muito promissora. Osprincipais fabricantes de aparelhos wireless já dispõem de telefones Wifi que poderão ser utilizados como um celular, fazendo erecebendo chamadas dentro de uma rede sem fio. Quem possui um computador de mão (PDA) também já pode usufruir das aplicações como Skype e outros softphones, que foram adaptados para esses dispositivos e funcionam em redes Wifi.
    Apesar das muitas qualidades, o VoWifi (VoIP sobre Wifi) também possui alguns pontos fracos, dentre os quais podemos destacar a baixa qualidade de serviço e a pouca segurança inerente às redes sem fio.
    Apresentamos a seguir os principais aspectos da convergência do VoIP com o Wifi, mostrando quais são seus problemas e como tratá-los. Por fim, mostramos o que o mercado já nos oferece e os resultados de alguns testes feitos com dispositivos e aplicações que já implementam essas tecnologias.


  • Para resolver a quesão basta saber o que é cada conceito:

    - VoWI-FI ou VoWLAN (Voice over Wireless LAN) é a utilização de uma rede wireless (802.11) para VOIP
    - VOIP (Voice over Internet Protocol ) é uma metodologia ou tecnologia para entregar comunicação de voz ou sessões multimedia utilizando redes IP.
    - 3G é uma tecnologia de telecomunicação móvel. (Nã0 é sinonimo de WI-FI!!!)

    Posto isso fica fácil:
    O VoWI-FI é uma tecnologia que combina transmissão de dados via VoIP com tecnologia 3G de transmissão de dados para telefones celulares.

    A questão fez uma salada dizendo VoWI-FI "combina transmissão de dados via VOIP com tecnologia 3G".
    Um possível reescrição da afirmação de maneira que ficasse verdadeira poderia ser:
    VoWI-FI é uma tecnologia que combina VoIP com tecnologia WI-FI de transmissão de dados.

  • • VoFR - Voice over Frame Relay

    – Voz digitalizada via PCM e depois comprimida

    – Qualidade regular

    • Atrasos

    • Jitter

    • Perda de pacotes

    • VoWi-fi – Voice over Wi-fi

    – VoWLAN

    – VoIP sobre redes wi-fi

    – Utiliza uma rede wireless, em vez de uma rede celular

    • VoLTE – Voice over Long Term Evolution

    – Evolução a Longo Prazo

    – Rede de dados sem fio conhecida como 4G

    – Velocidade de até 100Mbps

  • o duro era saber qual era cada conceito dado que não há isso nos principais livros de rede (K, T, F)


ID
893980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de telefonia e tráfego de voz, julgue os itens
subsecutivos.

O VoIP, uma tecnologia de transmissão de sinais de voz por meio de pacotes de dados, utiliza protocolos das redes IP, tais como o TCP, o UDP e o IP.

Alternativas
Comentários
  • VoIP (Voice over IP) corresponde a um conceito de uso de aplicações e protocolos para o estabelecimento, controle e transmissão de multimídia sobre redes IP, tanto privadas quanto públicas.
    Há diversas formas de implentação deste conceito, sendo que as duas mais comuns são H.323 e SIP, além do mais famoso de todos, o Skype.

    O H.323 corresponde a uma pilha de CODECs de voz e vídeo e protocolos, que são utilizados para sinalização de chamadas, transmissão simultânea, controle de jitter, AAA, entre outros. Criando um paralelo com a pilha OSI, teríamos a seguinte correlação:



    O SIP (Session Initiation Protocol) usa uma filosofia diferente. É um protocolo mais simples, que usa a sinalização escrita em UTF-8 e portas TCP/UDP/5060 para a sinalização, estabelecimento e controle de chamadas em códigos conhecidos (baseado em HTML e SMTP, incluindo o uso de URIs), usando uma enorme variedade de aplicações e CODECs para efetivar a comunicação.

    Enquanto o H.323 é um conjunto completo de protocolos, o SIP é um simples protocolo de sinalização, que provê os meios mínimos para o estabelecimento e controle de chamadas. Sua popularidade está em ser um protocolo livre e na simplicidade do uso.

    O quadro abaixo mostra uma pequena comparação entre SIP e H323:



    Fontes:
    http://www.protocols.com/pbook/h323.htm
    http://www1.avaya.com/pc/SIP_for_Dummies.pdf
    http://www.gaoresearch.com/products/v2oip/v2oip.php
  • O VoIP não utiliza o TCP, e sim, o UDP. A afirmativa da questão está errada.

  • Walton,

    O H.323 usa tanto o TCP quanto o UDP. E como ele não especificou qual protocolo específico, está certa a questão.


  • Para a sinalização de chamadas VoIP, H.323 usa Q.931 sobre TCP, ao passo que SIP usa IP sobre TCP ou UDP. 

     

  • [...] utiliza protocolos das redes IP, tais como o TCP, o UDP e o IP. 

    Final confuso, voip usa os protocolos UDP e TCP. Masd falar que ele usa o protocolo ip dentro da rede ip é redundante.

    Em todo caso, o gabarito da questão é Correta.

     

  • Certa

    VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet.

     

  • Walton, antes de vc sair por ai botando boneco, consulte uma fonte. É mais comum o uso do UDP, mas o uso do TCP também pode ser possivel, conforme nos presenteia este honoravel autor, q não é medidor de luz!!![1]

    [1]

    Considere um dos segmentos UDPs, gerado por nossa aplicação VoIP. É possível que um ou mais dos buffers na rota entre o remetente e o destinatário estejam lotados e não possam aceitar o datagrama IP. Nesse caso, o datagrama IP será descartado e nunca chegará à aplicação receptora.

    A perda pode ser eliminada enviando os pacotes por TCP, em vez de por UDP. Contudo, os mecanismos de retransmissão frequentemente são considerados inaceitáveis para aplicações interativas de áudio em tempo real, como o VoIP, porque aumentam o atraso fim a fim Bolot [1996].

    Por essas razões, quase todas as aplicações de VoIP existentes executam em UDP.

    Cuidado, o CESPE adora pegar desatentos, fazendo-os cair feito pato!!!

    Fonte:

    [1] Kurose

  • Gab c

    voip usa tudo, ele é mt mordeno kk

  • Item correto. Em VoIP usamos:

    UDP para transporte = por exemplo SIP, RTP, H.323 e etc.

    TCP para sinalização e controle

    TI SIMPLES E OBJETIVO!!


ID
900622
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o protocolo, utilizado pela suíte Tcp/ip, para o controle de tráfego do tipo VoIP.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo RTCP, definido também através do IETF, é baseado no envio periódico de pacotes de controle a todos os participantes da conexão (chamada Voip), usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de mídia (Voz). Desta forma, os dados estatísticos contido no pacote de controle, pode ser usado para finalidades de diagnósticos, por exemplo, para modificar suas taxas de transmissão.
  • a) NTP - NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no UDP para sincronização do relógio de um conjunto de computadores em redes de dados com latência variável. O NTP permite manter o relógio de um computador com a hora sempre certa e com grande exatidão. Originalmente idealizado por David L. Mills da Universidade do Delaware e ainda hoje mantido por si e por uma equipa de voluntários, o NTP foi utilizado pela primeira vez antes de 1985, sendo ainda hoje muito popular e um dos mais antigos protocolos da internet.

    Errada

    b) RTCP -  o colega acima já explicou.

    Correta


    c) NFS-  
     um sistema de arquivos distribuídos desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems, Inc., a fim de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede, formando assim um diretório virtual. O protocolo Network File System é especificado nas seguintes RFCs: RFC 1094RFC 1813 e RFC 3530 (que tornou obsoleta a RFC 3010).

    Errada

    D) RSV (não existe)- 
    RSVP, ou Protocolo RSVP (Resource reSerVation Protocol), é um protocolo para a arquitetura de serviços integrado, empregado para fazer reservas. Com este protocolo vários transmissores enviam dados para vários grupos.

    O RSVP permite que os receptores individuais mudem livremente de canal e otimiza o uso da largura de banda ao mesmo tempo que elimina o congestionamento.

    É um protocolo de QoS e de habilitação de negócios.

    Errada



    e) HDBC- Não existe

    Errada

    Fonte: wikipedia
  • RTCP faz relartórios de controle e provê QoS.

    Alternativa B.

  • Gabarito B

    RTCP - Real-tim Transport Control Protocol

    O protocolo RTCP (em português, Protocolo de Controle de Transferência em Tempo Real) baseia-se em transmissões periódicas de pacotes de controle por todos os participantes da sessão. É um protocolo de controle dos fluxos RTP que permite veicular informações básicas sobre os participantes de uma sessão e sobre a qualidade de serviço.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
913336
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Entre as alternativas listadas qual representa um protocolo para transporte de voip que utiliza uma única porta para a sinalização e para os canais de voz?

Alternativas
Comentários
  • O IAX2 é um protocolo VOIP que usualmente carrega tanto a sinalização quanto os dados no mesmo caminho. Os comandos e parâmetros são enviados e qualquer extensão tem que ter um código numérico alocado. Historicamente isso foi modelado após os dados internos passar por módulos do Asterisk.

    O IAX2 utiliza um único fluxo de dados UDP(usualmente na porta 4569) para comunicar entre pontos finais, tanto para sinalização quanto para dados. O tráfico de voz é trasmitido in-band, fazendo o IAX mais fácil de ser trabalhado sobre firewalls e também atrás de NAT's. É o principal contraste com o protocolo SIP, H323 e o "Media Gateway Control Protocol" que são utilizados RTP's out-bands para entregar as informações do fluxo.

    O IAX2 suporta entroncamento, e canais de multiplexação em um único link. Quando entroncado, dados de múltiplas chamadas são unidas em um único 'set' de pacotes, o que significa que um datagrama IP pode entregar informações para mais de uma chamada, reduzindo o gasto efetivo IP sem criar latência adicional. Essa é uma grande vantagem para usuários VOIP.

  • VoIP (Voice over IP) corresponde a um conceito de uso de aplicações e protocolos para o estabelecimento, controle e transmissão de multimídia sobre redes IP, tanto privadas quanto públicas.
    Há diversas formas de implentação deste conceito, sendo que as duas mais comuns são H.323 e SIP, além do IAX-2.

    O H.323 corresponde a uma pilha de CODECs de voz e vídeo e protocolos, que são utilizados para sinalização de chamadas, transmissão simultânea, controle de jitter, AAA, entre outros. Criando um paralelo com a pilha OSI, teríamos a seguinte correlação:



    O SIP (Session Initiation Protocol) usa uma filosofia diferente. É um protocolo mais simples, que usa a sinalização escrita em UTF-8 e portas TCP/UDP/5060 para a sinalização, estabelecimento e controle de chamadas em códigos conhecidos (baseado em HTML e SMTP, incluindo o uso de URIs), usando uma enorme variedade de aplicações e CODECs para efetivar a comunicação.

    Enquanto o H.323 é um conjunto completo de protocolos, o SIP é um simples protocolo de sinalização, que provê os meios mínimos para o estabelecimento e controle de chamadas. Sua popularidade está em ser um protocolo livre e na simplicidade do uso.

    O quadro abaixo mostra uma pequena comparação entre SIP e H323:




    O IAX-2 (Inter Asterisk Exchange, v2) é um protocolo criado especialmente para VoIP, que permite o estabelecimento e controle de chamadas sem o uso de RTP, usando apenas UDP/4569, que facilita sua passagem por firewalls e NAT. Este protocolo, porém, cria uma vulnerabilidade a ataques de negação de serviço. 




    Fontes:
    http://www.protocols.com/pbook/h323.htm
    http://www1.avaya.com/pc/SIP_for_Dummies.pdf
    http://www.gaoresearch.com/products/v2oip/v2oip.php
    http://www.x100p.com/voip/protocol.php
    http://www.voip-info.org/wiki/view/IAX+versus+SIP

ID
913342
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual das estratégias a seguir, aplicada ao roteador de borda de uma rede com conexão ADSL à Internet, é mais bem adequada para provimento de QOS para pacotes de voz VoIP que utilizam o protocolo SIP se um grande número de downloads através do protocolo HTTP é efetuado simultaneamente pelos usuários desta rede?

Alternativas
Comentários
  • Se eu limitar os ACKs de saída(gabarito), eu vou gerar retransmissões. Em último caso, como o TCP vai acionar o controle de congestionamento e vai entrar na partida lenta, diminuindo a TAXA de cada download. Porém, isso não necessariamente para prover QoS ao VoIP pois se esse GRANDE numero de downloads solictar uma banda(ainda que pequena), pode ser que não se possa atender aos requisitos de QoS da rede.

    Por outro lado, se eu der pioridade aos pacotes UDP, seria comop "reservar" uma banda para o VoIP...

    Alguém concorda?

  • @Turetto, também acho isso. Fora que no SIP também existe um 200 ACK para confirmação da sessão, ou seja, bloquear o ACK iria eliminar o uso de VoiP da rede interna para externa ou vice e versa.


ID
932920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das tecnologias de voz sobre IP (VoIP) e vídeo conferência, julgue os itens subsequentes.

Os esquemas de codificação preditiva linear de voz usados em sistemas de comunicações móveis e redes IP operam com base em um modelo de produção da fala.

Alternativas
Comentários
  • Volp --- rede e plana e não hierárquica


ID
932923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das tecnologias de voz sobre IP (VoIP) e vídeo conferência, julgue os itens subsequentes.

Na LSF (Line Spectral Frequencies) um sinal de excitação é aplicado a um filtro tudo-pólo (caracterizado por parâmetros LPC (Linear Predictive Codingj), que representa a informação da envoltória espectral do sinal de voz.

Alternativas

ID
932932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das tecnologias de voz sobre IP (VoIP) e vídeo conferência, julgue os itens subsequentes.

Na arquitetura DiffServ, caso uma única fonte transmissora gere pacotes fora do perfil de tráfego esperado, o serviço fornecido a todo o agregado de fluxos ao qual ela pertence não ficará comprometido, porque existe, nessa arquitetura, mecanismo que permite às aplicações especificarem o tráfego associado aos seus fluxos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    DiffServ ou serviços diferenciados é um método utilizado na tentativa de conseguir qualidade de serviço em grandes redes, como a Internet.

    O método DiffServ opera sobre grandes volumes de dados em oposição a fluxos ou reservas individuais. Isto implica uma negociação para todos os pacotes de, por exemplo, um ISP ou uma universidade. Os acordos resultantes destas negociações são designados de "acordos de nível de serviço" (Service Level Agreements), e envolvem geralmente um valor por parte das operadoras de telecomunicações. Estes acordos especificam que classes de tráfego serão servidas, que garantias são necessárias para cada classe, e qual o volume de dados para cada classe.

    Uma "nuvem DiffServ" é um grupo de routers DiffServ. Para os pacotes entrarem numa nuvem DiffServ terão que ser previamente classificados pelo emissor. O emissor preenche o campo de "tipo de serviço" (TOS, de Type of Service, posteriormente designado de DiffServ Code Point ou DSCP) no cabeçalho IP consoante a classe dos dados; as melhores classes são identificadas com os números menores (a escala varia de 0 a 15, contudo deve-se evitar o uso do 0).

    Assim que o pacote entra na nuvem DiffServ, as políticas são aplicadas pelo receptor. Se o tráfego ultrapassar o estabelecido no service level agreement, podem ser cobradas taxas ao emissor, consoante os detalhes do contrato. Dentro da nuvem, basta a cada um dos routers dar prioridade máxima aos pacotes com o menor valor no campo Type Of Service, o que é simples de implementar. Pode estabelecer-se também uma política que descarte (drop) os pacotes com base na frequência de drop caso o router se encontre sem espaço no buffer.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
934093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a VoIP, telefonia IP e videoconferência, julgue os itens seguintes.


A função de um adaptador ATA é converter os sinais analógicos em sinais digitais, para que possam ser transmitidos pela rede IP.

Alternativas
Comentários
  • ATA é um dispositivo que realiza a adaptação para que telefones analógicos possam se conectar a uma rede IP. Adaptador para telefone analógico (ATA) é um dispositivo para realizar a interface de adaptação para que telefones convencionais (analógicos) possam se conectar a uma rede IP, afim de realizar de chamadas VoIP.GABARITO C


ID
934096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a VoIP, telefonia IP e videoconferência, julgue os itens seguintes.


Softfone é o nome dado ao software utilizado para o uso de telefones IP ou adaptadores ATA.

Alternativas
Comentários
  • O softfone é uma tecnologia atual que veio para mudar a atuação da telefonia nas empresas. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela VOIP que permite fazer ligações do computador ou notebook. O softfone adiciona características de voz, dados e imagem ao seu computador, transformando-o em um telefone multimídia. GABARITO E

  • ERRADO.

    Softphone é a denominação geral dada a programas de computador capazes de transformar o sinal analógico da fala em dados para transmissão na web. Exemplos: Skype; Hangouts.


ID
934099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a VoIP, telefonia IP e videoconferência, julgue os itens seguintes.



A conferência cybercast é interativa; portanto, nesse tipo de conferência, todos os usuários interconectados podem enviar e receber áudio e vídeo.

Alternativas
Comentários
  • A Conferência Multicast Pode ser de dois tipos:

     

    Conferência em grupo:

    é uma conferência interativa onde todos os usuários que estão conectados podem

    enviar e receber áudio e vídeo

    proporciona um ambiente colaborativo

    grupo conecta-se a um software servidor (refletor)

    grupo tem um endereço IP ou "host name"

     

    Cybercast (ou conferência "one-way"):

    somente o criador da conferência pode enviar vídeo e áudio

    demais podem ver e ouvir os dados enviados, mas não os podem enviar


ID
934102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a VoIP, telefonia IP e videoconferência, julgue os itens seguintes.


Na telefonia IP, a rede é plana, não hierárquica, e especializada no roteamento e transporte de pacotes de dados.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Na telefonia IP, a rede é plana, não hierárquica, especializada no roteamento e transporte de pacotes de dados, e pode oferecer vários tipos de serviços. Os terminais são inteligentes, seu endereçamento independe de sua localização geográfica, e o processamento e a realização das chamadas ocorrem em vários equipamentos que podem estar localizados em qualquer parte da rede.

    Na telefonia tradicional, a rede é hierárquica, ou seja, é baseada em grandes centrais telefônicas interligadas de forma hierárquica e que detém a inteligência da rede. Além disso, os terminais são desprovidos de inteligência e o seu endereçamento depende da geografia da área de abrangência da rede.

    Fonte: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialtelip/pagina_2.asp

  • Rede plana nada mais é q a rede comutada;

    Rede hieararquica é a rede de telefonia.

    Fonte:

    [1] VoIP, Redes de Longa Distância, Prof. Walter Cunha


ID
934105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a VoIP, telefonia IP e videoconferência, julgue os itens seguintes.


O MCU (multipoint control unit) é o equipamento responsável pelos serviços de conferência entre três ou mais terminais. Ele é composto por um controlador multiponto (multipoint controller), responsável pela sinalização das chamadas, e por um processador multiponto (multipoint processor), responsável pelo processamento dos pacotes de dados dos sinais de voz dos terminais envolvidos na conferência.

Alternativas
Comentários
  • Recursos de hardware adicionais para videoconferência.

    MCU – Unidade de Controle Multiponto 3 ou mais elementos

    GATEKEEPER - Realiza o controle e centralização de chamadas e aceite de conexão melhor interoperabilidade

    GATEWAYS – Conectar Tecnologias Diferentes Interoperabilidade

    https://youtu.be/Spyslxgk75U


ID
934108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a VoIP, telefonia IP e videoconferência, julgue os itens seguintes.


A telefonia IP utiliza os protocolos TCP/UDP/IP da rede como infraestrutura para os seus protocolos de aplicação.

Alternativas
Comentários
  • isso não é transporte ?

  • Sei que são protocolos mas o UDP e TCP são transporte e não aplicações

  • QUE DJABO DE QUESTÃO É ESSA?

  • Item correto.

    Em videoconferência e de VoIP utiliza-se:

    SIP e H.323 para o estabelecimento da sessão

    RTP e UDP para transporte - envio e recebimento de imagens ou voz).

    TCP para sinalização e controle

    atenção! o item nao disse que o TCP/UDP e IP são da camada de aplicação!! ele disse que a telefonia IP utiliza os protocolos TCP/UDP/IP da rede COMO INFRAESTRUTURA para os seus protocolos de aplicação (SIP, H.323)


ID
934111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a VoIP, telefonia IP e videoconferência, julgue os itens seguintes.


O protocolo RTP realiza o envio periódico de pacotes de controle a todos os participantes da conexão (chamada), usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de mídia (voz).

Alternativas
Comentários
  •  

    O protocolo RTP realiza o envio periódico de pacotes de controle a todos os participantes da conexão (chamada), usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de mídia (voz).

     

    -> A função de CONTROLE é do protocolo RTCP.

     

     

    (Q267620) Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador Tecnologista - Metrologia em Informática

    Com relação a real-time transport protocol (RTP) e a real-time transport control protocol (RTCP), assinale a opção correta.

     a) O RTCP fornece feedback acerca da qualidade de distribuição dos dados, permitindo saber se há problema na rede ou na distribuição de vídeo.

     

     

    (Q46810) Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: ANATEL Prova: Analista Administrativo - Rede e Segurança

     

    Os pacotes RTP e RTCP são geralmente transportados sobre UDP. Para começar uma sessão RTP, a aplicação define um par particular de endereços de transporte (endereço IP e porta UDP) de destino.

    Em uma sessão multimídia, cada mídia é transportada sobre uma sessão RTP diferente, para a qual são emitidos pacotes de controle RTCP. Assim, o áudio e o vídeo são transportados sobre sessões diferentes, o que permite ao usuário final escolher a mídia que deseja receber. (C)

     

     

    Resumindo:

     

    RTP -> Inicia 

    RTCP -> Controle

     

     

    A T E N Ç Ã O 

    Convém lembrar que o RTCP não é evolução do RTP, mas ambos são complementares, veja:

     

    (Q70119) Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Tecnologia da Informação

    O RTCP (real-time control protocol) é um protocolo usado na transferência de mídias de áudio e vídeo mais eficiente que o RTP (real-time transport protocol). (E)

     

  • O protocolo RTP tem um irmão caçula chamado rtcp que cuida do feedback, da sincronização e da interface com o usuário. A primeira função pode ser usada para fornecer feedback sobre dados como retardo e flutuação.

     Fornecendo feedback continuo, os algoritmos de codificação podem ser adaptados continuamente para oferecer a melhor qualidade possível sobre as circunstâncias atuais.

    Fonte: Tanenbaum, 4ed.

  • O protocolo RTP realiza o envio periódico (se o protocolo é de tempo REAL como pode ser PERIÓDICO???) de pacotes de controle a todos os participantes da conexão (chamada), usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de mídia (voz).


ID
947101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de segurança lógica em ambientes de redes, julgue os itens a seguir.

Considera-se uma lista de acesso o mecanismo capaz de controlar o tráfego de dados em uma rede de comunicação. Quando utilizada com VoIP, essa lista poderá permitir ou negar o estabelecimento de uma chamada de voz.

Alternativas
Comentários
  • O VoIP (Voice over Internet Protocol) voz sobre IP roteia a conversação humana. Através do VoIP você pode receber ligações usando a internet ou outro protocolo de rede, a lista pode aceitar ou negar o estabelecimento da chamada de voz através do gerenciamento de lista.

  • Uso dos protocolos SIP e H.323  permite ou nega estabelecimento de chamadas de voz.

  • A questão destaca o uso de ACL's em VoIP, significa dizer que listas de acessos tem o controle de barrar ou permitir o uso de determinadas portas devido ao padrão VoIP se basear em protocolo UDP, consequentemente pode negar ou permitir uma chamada.


ID
960088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de VoIP e telefonia IP, julgue os itens de 55 a 59.

As audioconferências realizadas por meio de VoIP funcionam de maneira similar às conferências realizadas mediante telefones analógicos, divergindo apenas quanto ao modo de transferência dos dados de um ponto a outro, uma vez que os telefones tradicionais empregam a comutação de pacotes e as redes VoIP, a comutação de circuitos.

Alternativas
Comentários
  • A questão tenta enganar o concursei com a inversão de valores. Os telefones tradicionais empregam a comutação de circuitos, enquanto as redes VoIP, comutação de pacotes

  • ERRADO. O TRECHO ERRADO É ESTE: "[...] uma vez que os telefones tradicionais empregam a comutação de pacotes e as redes VoIP, a comutação de circuitos."

    Segundo Tanenbaum(2011,p.101),"O sistema telefônico tradicional é baseado na comutação de circuitos, mas a comutação de pacotes está começando a ganhar terreno com o aumento da tecnologia VoIP."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • Foi trocado os conceitos.

  • Dividindo para conquistar

    As audioconferências realizadas por meio de VoIP funcionam de maneira similar às conferências realizadas mediante telefones analógicos. OK

    Divergindo apenas quanto ao modo de transferência dos dados de um ponto a outro, uma vez que os telefones tradicionais empregam a comutação de pacotes e as redes VoIP, a comutação de circuitos. >> Telefones tradicionais empregam comutação de circuitos. Conceitos trocados.

  • A questão esta indo correta até  informar que: "telefones tradicionais empregam a comutação de pacotes e as redes VoIP, a comutação de circuitos." Na verdade houve uma inversão para enganar o concursando desatento. O correto seria: "telefones tradicionais empregam a comutação de circuitos e as redes VoIP, a comutação de pacotes".

  • A questão inverteu os conceitos – telefones tradicionais empregam a comutação de circuitos e as Redes VoIP empregam a comutação de pacotes.

    Gabarito: Errado

  • "É exatamente o q ele disse, só q tudo ao contrário"[1].

    Fonte:

    [1] Kiko

  • SISTEMA TRADICIONAL ----------------> COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS

    TECNOLOGIA VolP ----------------> COMUTAÇÃO DE PACOTES

    PARAMENTE-SE!

  • VoIP (voz sobre IP)

    Voz sobre IP refere-se à forma de executar chamadas de telefone em uma rede de dados IP, por meio de conexão à Internet ou de conexão à própria rede interna.

    VOIP = Comutação por pacotes

  • A questão está 99% certa, mas com aquele 1% de vadiagem misturada com um pouquinho assim de falcatrua:

    VoIP - Comutação por pacotes;

    Telefonia Convencional - Comutação por circuitos.

  • tá certo, só que ao contrário.


ID
960091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de VoIP e telefonia IP, julgue os itens de 55 a 59.

Um ambiente comum de videoconferência constitui-se de uma sala equipada com câmera especial e facilidades tecnológicas para a apresentação de documentos. Contudo, atualmente, dados os processadores cada vez mais rápidos e a compressão de dados, é possível realizar videoconferência por meio de equipamentos do tipo desktop (webcam e microfone simples).

Alternativas
Comentários
  • Segundo sua aplicabilidade, os sistemas de videoconferência são classificados em:

    • Sistemas de Salas (Room System): são os produtos de primeira linha, utilizados para aplicações que requerem alta qualidade e desempenho e operam com taxa de transmissão de vídeo entre 600 Kbps a 2014 kbps. Contemplam um monitor de TV para imagem local e um aparelho de TV para apresentação de imagem remota, recursos de interface de câmera de documentos e compartilhamento de arquivos.

    • Sistemas Set Top: Os aparelhos se assemelham aos equipamentos do tipo sala. Possuem um aparelho de TV para apresentação de imagem remota, permitindo uma velocidade máxima de transmissão de vídeo de 768 Kbps.

    • Sistemas Desktop: São aqueles que oferecem soluções simples de hardware e software para utilização direta de um microcomputador. Normalmente constituídos de uma câmera, uma placa de digitalização e um aplicativo que permite a operação de um sistema IP ou ISDN.

    Como a questão perguntou se é possível realizar videoconferência por meio de equipamentos do tipo desktop, podemos responder que sim, desde que seja através do Sistema Desktop.

    Gabarito: CERTO

  • Sim é possivel realizar videoconferência por meio de equipamentos do tipo desktop (webcam e microfone simples) e hoje também por celulares esse conceito pode ser dividido como WebConferência, pois não solicita muitos recursos de hardware adicionais: Exemplos de plataformas skype, google meet, whereby, zoom, jitsi....

    Video:

    https://youtu.be/Spyslxgk75U

    08:25 - TIPOS DE CONFERÊNCIA 


ID
960094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de VoIP e telefonia IP, julgue os itens de 55 a 59.

Voz sobre IP refere-se à forma de executar chamadas de telefone em uma rede de dados IP, por meio de conexão à Internet ou de conexão à própria rede interna.

Alternativas
Comentários
  • VoIP = Voice over Internet Protocol(Voz sobre o protocolo de internet) - É uma "tecnologia/conceito" que utiliza a banda larga para realizar ligações telefônicas ou seja, é o roteamento da conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

  • sobre o final da afirmação...

    Q911335

    Uma rede wireless ad hoc é um conjunto de computadores conectados entre si, sem ponto de acesso e sem acesso à Internet. (c)

    PARAMENTE-SE!

  • VoIP (voz sobre IP)

    Voz sobre IP refere-se à forma de executar chamadas de telefone em uma rede de dados IP, por meio de conexão à Internet ou de conexão à própria rede interna.

    VOIP = Comutação por pacotes

  • A famosa ligação pelo Whatsapp

    Importante saber

    SIP → Inicia a sessão de comunicação

    RTP → Transfere a voz e dados multimídias

    RTCP → Protocolo de Controle

    Jitter → Variação da Latência


ID
960097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de VoIP e telefonia IP, julgue os itens de 55 a 59.

Em VoIP, um codec ou codificador-decodificador converte sinais de áudio em uma forma digital compactada para transmissão e, em seguida, em um sinal de áudio descompactado para retorno.

Alternativas
Comentários
  • Um codec ou codificador-decodificador, converte sinais de áudio para uma forma digital compactada para transmissão e depois para um sinal de áudio descompactado para retorno. Essa é a essência do VoIP.

    Os codecs fazem a conversão por amostragem do sinal de áudio milhares de vezes por segundo.

    Um codec G.729A tem a velocidade de amostragem de 8 mil vezes por segundo e é o codec mais usado em VoIP. É um equilíbrio entre qualidade de áudio e eficiência de banda larga.

    Fonte: http://www.hughes.com.br/artigos/como-funciona-o-voip

  • GAB C
    O que a CESPE quer dizer com "para retorno"? Toda a questão está correta até essa palavra.
     

  • Codec

    O codec é um pequeno programa para codificar e decodificar as informações de um arquivo de mídia. Ele codifica o formato original em um tamanho menor para armazenar e depois decodifica, transformando novamente em imagem e/ou som para que todos possam ver.

    Obs. VoIp (Voz pela Internet), usa o programa SKYPE.

    Perseverança!


ID
960100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de VoIP e telefonia IP, julgue os itens de 55 a 59.

O H.323, um protocolo abrangente e complexo desenvolvido originalmente para videoconferências, fornece especificações para processamento de vídeo e compartilhamento de dados ou aplicativos de voz,como o VoIP,de maneira interativa e em tempo real.

Alternativas
Comentários
  • H.323 - Conceitos

    Inicialmente, os serviços de videoconferência começaram a ser realizados através da Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI) e dentro deste âmbito o CCITT (posteriormente nomeado ITU-T) elaborou, em 1990, a recomendação H.320 que definia os critérios e especificações para videoconferência neste ambiente.

    Com a multiplicação das redes locais e o elevado crescimento da internet, o protocolo IP foi se tornando gradativamente um padrão “de fato” de convergência de serviços.

    Desta forma, entre 1993 a 1996, foi preparada pelo Grupo de Estudo 15 da ITU-T, e aprovada pela resolução no 1 em 8 de Novembro de 1996, a recomendação H.323.

    A recomendação H.323 define um arcabouço (guarda-chuva) para a estruturação dos diversos padrões e protocolos para transmissão de vídeo, áudio e dados para aplicações em videoconferência.

    O H.323 nasceu então da necessidade de se estabelecer um padrão para a realização de serviços de videoconferência, envolvendo a definição de protocolos, interoperabilidade entre sistemas e criação de um ambiente padronizado para o usuário final.

    Fonte: www.teleco.com.br

  • H323 é um conjunto de padrões da ITU-T que define um conjunto de protocolos para o fornecimento de comunicação de áudio e vídeo numa rede de computadores. O H323 é um protocolo relativamente antigo que está atualmente sendo substituído pelo SIP – Session Initiation Protocol.

    paramente-se!

  • (CESPE) O H.323 não pode ser caracterizado apenas como um protocolo específico, visto que faz referência, por exemplo, a um grande número de protocolos para codificação de voz, configuração de chamadas e sinalização.

    ???????????????????????????????????????

    acabei de resolver uma questão que dizia que H.323 não era protocolo e sim uma arquitetura, ou seja, uma pilha de protocolos

    e agora???????

  • "O H.323, um protocolo abrangente e complexo (ok) desenvolvido originalmente para videoconferências (1), fornece especificações para processamento de vídeo e compartilhamento de dados ou aplicativos de voz ??,como o VoIP,de maneira interativa e em tempo real."

    (1) H323 foi feito para habilitar comunicação multimídia. Voz é apenas uma das aplicações. (Livro: Cisco Voice over IP fundamentals, second edition)

    90% da questão está Ok,

    gabarito "CERTO".


ID
961048
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos protocolos e às técnicas voltadas para o emprego da tecnologia VoIP, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Sip não foi projetada pela ITU.
    ITU - H323
    SIP IETF



    Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) (RFC 2543, 1999.).

  • Pessoal, além da letra C, a alternativa E também está incorreta conforme Tanenbaum. Na letra E é ao contrário do que está descrito.


    Segundo Tanenbaum(2011,p.461),Tabela 7.18, "


    Formato de mensagens para o H.323: BINÁRIO.

    Formato de mensagens para o SIP: ASCII."


    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.


ID
991774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de VoIP (voice over Internet protocol), julgue os itens a seguir.

O SIP (session initiation protocol) disponibiliza mecanismo para manter chamadas entre dois usuários, permite chamar outro usuário pelo seu endereço IP e necessita do protocolo H.323 para gerenciar suas chamadas e direcionar as que não são atendidas para um PABX digital.

Alternativas
Comentários
  • não precisa do h323.

    Na real ele é mais simples que ele e é baseado no HTTP

  • P/ complemento...


    Especificado na RFC 3261. Atua na camada de aplicação, utilizando a porta UDP/TCP 5060. É um protocolo de sinalização para sessões entre usuários (Estabelecimento, Modificação, Término).

    Ele é modular, pois é menos complexo, não determina o uso de codecs específicos e não exige o uso do RTP. Não possui elementos para garantia de QoS (reserva de recursos).

    Protocolo de texto modelado sobre o HTTP e utiliza mensagens em ASCII, nativamente projetado para WAN. Endereçamento por URL, similar ao e-mail. Endereço IPv4 / IPv6, DNS e endereço telefônico.


  • VoIP (voz sobre IP)

    VOIP = Comutação por pacotes

    PSTN = Comutação por circuitos

     

    Entre os problemas enfrentados por sistemas VoIP inclui-se a existência de eco na transmissão devido à ocorrência de LATÊNCIA.

    Protocolos auxiliares para controlar este tipo de comunicação: o

    SIP e H.323.

                                                     OS DOIS usam o protocolo RTP

    RTP:

    ·        se situa entre a camada de aplicação

    ·        funciona sobre UDP

    ·        Não é atribuída nenhuma porta conhecida ao RTP porem deve ser par

    ·        Em uma sessão

    multimídia, cada mídia é transportada sobre uma

    sessão RTP diferente

    ·        o áudio e o vídeo são

    transportados sobre sessões diferentes

    O RTCP (real time control protocol) tem como função monitorar uma conexão fim-a-fim (media stream). Isso é também necessário devido ao fato do UDP não ser orientado a conexão

    O RTP (real-time transport protocol) tem capacidade para transportar dados de um serviço VoIP sobre o protocolo UDP (user datagram protocol). (C)

                                                             É controlado pelo RTCP que atua junto com RTP

    Não oferece qualquer garantia que os pacotes serão entregues num determinado intervalo.

                                                                                  não é atribuída nenhuma porta conhecida ao RTCP

     

                                                                                                                                 deve USADO PORTA IMPAR

     

    SIP

    O SIP é um protocolo aberto, flexível e não impõe o uso de padrões específicos de sinalização e controle.

    o SIP aborda apenas os módulos de inicialização e gerenciamento de sessão.

    SIP: Somente permite o ENDEREÇAMENTO através de URL.

     

    ·        UTILIZA O RTP

    ·        Camada de

    aplicação

    ·        estabelece, gerencia e encerra uma

    sessão multimídia

    ·        Pode criar uma sessão entre duas partes, entre várias partes

    ou e multicast.

    ·        Pode ser suportado tanto pelo UDP, TCP

    ou SCTP da camada de transporte.

    ·        MENSAGENS utilizadas são baseadas em texto (ASCII).

    ·        um dos padrões de telefonia por Internet.

    ·        O protocolo SIP permite bastante flexibilidade

     

  • O H.323 não pode ser caracterizado apenas como um protocolo específico, visto que faz referência, por exemplo, a um grande número de protocolos para codificação de voz, configuração de chamadas e sinalização.

    ·       permite a

    comunicação entre rede de telefonia convencional e

    computadores conectados à internet

    ·        H.323 (Endereçamento): Número de host, Número de telefone, baseado no formato de endereçamento E.164.

    ·       MENSAGENS utilizadas : notação binária ((ASN.1).) para

    comunicação.

    ·       o stream de mídia é transportado pelo protocolo RTP

    ·       O H323 utiliza o protocolo RTP para o transporte de dados de áudio e de vídeo.

    ·       inclui componentes

    como gatekeeper e MCU

    O gatekeeper (guardião) tem a função de centralizar as chamadas dentro de sua zona, para prover o controle de chamadas dos terminais registrados.

     


ID
991777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de VoIP (voice over Internet protocol), julgue os itens a seguir.

Para suportar uma conferência de voz e áudio, pode-se utilizar o protocolo H.323.

Alternativas
Comentários
  • H.323 Packet Based Multimedia Communications Systems

    O padrão H.323 é um conjunto de protocolos verticalizados para sinalização e controle da comunicação entre terminais que suportam aplicações de áudio (Voz), vídeo ou comunicação de dados multimídia.

    É uma recomendação guarda-chuva do ITU-T que define padrões para comunicação multimídia através de redes que não oferecem Qualidade de Serviço (QoS) garantida, como é o caso das redes do tipo LAN, IP e Internet.

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialtelip/pagina_3.asp

  • Errei essa pelo fato da questão definir o H.323 como sendo um protocolo. 

  • Gabarito Certo

    O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector) H.32x, que pertence a série H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimédia". A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêm uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes.

    Redes baseadas em pacotes incluem as redes IP (Internet Protocol) como a Internet, redes IPX (Internet Packet Exchange), as redes metropolitanas, as redes de longa distância (WAN) e ainda conexões discadas usando PPP.

    O padrão H.323 é completamente independente dos aspectos relacionados à rede. Dessa forma, podem ser utilizadas quaisquer tecnologias de enlace, podendo-se escolher livremente entre as que dominam o mercado atual como Ethernet, Fast Ethernet, FDDI, ou Token Ring. Também não há restrições quanto à topologia da rede, que pode consistir tanto de uma única ligação ponto a ponto, ou de um único segmento de rede, ou ainda serem complexas, incorporando vários segmentos de redes interconectados.

    O padrão H.323 especifica o uso de áudio, vídeo e dados em comunicações multimédia, sendo que apenas o suporte à mídia de áudio é obrigatório. Mesmo sendo somente o áudio obrigatório, cada mídia (áudio, vídeo e/ou dados), quando utilizada, deve seguir as especificações do padrão. Pode-se ter uma variedade de formas de comunicação, envolvendo áudio apenas (telefonia IP), áudio e vídeo (videoconferência) e, áudio e dados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Normalmente os comentários do Ibsen, qd adicionam algo de util, só se aproveitam os dois ultimos paragrafos(o resto é introdução, historia, quem criou o q, encheção de linguiça, lero lero etc...)

  •  Pode, a questão não falou que não pode.

    -Lucas Mitas