SóProvas


ID
1126543
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A anemia megaloblástica caracteriza-se por um importante distúrbio bioquímico envolvendo a síntese de DNA. Considerando os achados laboratoriais associados a esse distúrbio, julgue cada um dos itens abaixo:

Leucopenia e plaquetopenia

Alternativas
Comentários
  • As causas mais comuns de anemia megaloblástica são:

    1. Deficiência de vitamina B12 (cianocobalamina): dieta deficiente, deficiência de fator intrínseco (anemia perniciosa), gastrectomia total, má absorção seletiva de B12, doenças que afetam o íleo terminal (ileítes regionais)
    2. Deficiência de folato: dieta deficiente, aumento das necessidades (gravidez, alcoolismo, infância), má absorção, induzida por drogas (anticonvulsivantes, anticoncepcionais), cirurgias com ressecção intestinal extensa
    3. Deficiência mista (vitamina B12 e folato): doença celíaca
    4. Uso de drogas: antagonistas do folato (metotrexato, trimetropina, pirimetamida), agentes alquilantes (ciclofosfamida, sufassalazina etc.).

    No quadro clínico, além dos sintomas próprios da anemia, salienta-se, na deficiência de cobalamina, as manifestações neurológicas do tipo neuropatia periférica ou mielopatia com degeneração axonal, por alteração na síntese da bainha de mielina, caracterizadas por sintomas como parestesias, distúrbios da propiocepção, irritabilidade, alterações da memória, entre outros.

    Laboratorialmente, o hemograma revela anemia macrocítica, muitas vezes acompanhada por leucopenia e plaquetopenia, reticulócitos diminuídos. A dosagem de hemocisteína está elevada. Fazem-se necessárias, também, as quantificações séricas de cobalamina e ácido fólico que estarão diminuídas.

    Macrocitose menos pronunciada, menor número de reticulócitos e ausência de hipersegmentação dos neutrófilos podem estar presentes nas anemias macrocíticas não megaloblásticas como consequência de doença hepática ou tiroidiana ou, ainda, nas síndromes mielodisplásicas e anemia aplástica onde outras citopenias fazem parte do quadro. Além disso, os efeitos tóxicos do álcool na medula óssea podem ser acompanhados por macrocitose na ausência de anemia.


    FONTE: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4075
  • A anemia megaloblástica é uma anormalidade relacionada ao baixo aporte de vitamina B12/ácido fólico. A carência destes nutrientes afetam a maturação dos eritrócitos e de outras células sanguíneas como leucócitos e plaquetas.

  • Ninaninão! verbos anômalos só exitem dois: ser e ir.