SóProvas


ID
1126990
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor da empresa Seringueira S.A. elaborou exame seletivo nas notas fiscais emitidas, para confirmação do saldo de Contas a Receber e da Receita do período. Referido procedimento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D;

    Para responder a questão, imaginei o BALANÇO PATRIMONIAL (BP) e a DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS (DR) da empresa. Uma vez que estou examinando APENAS o saldo do contas a RECEBER (FAZ parte do BP - ATIVO) e da RECEITA (FAZ parte de da DR - Receitas), não poderei " afirmar" que outros saldos de outras contas estão OK, portanto, não podem ser projetados para população inteira. Ou seja, é um meio eficiente de obter evidência de auditoria, mas não pode ser "generalizado" para as demais.

    Bons estudos!

  • Dentre os métodos de amostragem destaca-se : sistemática (intervalo),bloco,aleatória,estatística e ao acaso.Dentre estas os métodos ao acaso(caso da questão) que é baseada na experiência do auditor e ainda o método de seleção de bloco não podem ser projetados para toda a população.

  • Só esclarecendo o comentário da :), a população não se refere às outras contas do balanço/dre e sim à todas as contas a receber(em relação às analisadas) e às receitas do período(idem). 

  • Gabarito: D

     

    O fundamento dessa questão encontra-se na NBC TA 500 - Evidências de Auditoria.

     

    A55.    Embora o exame seletivo de itens específicos de uma classe de transações ou saldo contábil frequentemente seja um meio eficiente de obter evidência de auditoria, não constitui amostragem em auditoria. Os resultados de procedimentos de auditoria aplicados a itens selecionados dessa maneira não podem ser projetados para a população inteira; portanto, o exame seletivo de itens específicos não fornece evidência de auditoria referente ao restante da população.

  • Importante comentar que o método de SELEÇÃO AO ACASO pode ser sim uma técnica de amostragem e representar a população inteira. Isso está explicado na NBC TA 530.

    Já o EXAME SELETIVO DE ITENS ESPECÍFICOS não pode ser usado para projetar o comportamento da população, pois não é "ao acaso", possui tendenciosidade e previsibilidade consciente. Entretanto, é uma técnica eficiente para obter uma evidência de auditoria. Isso está explicado na NBC TA 500.

    Daí o gabarito da questão: D

  • NBC TA 500, A55

    Embora o exame seletivo de itens específicos de uma classe de transações ou saldo contábil frequentemente seja um meio eficiente de obter evidência de auditoria, não constitui amostragem em auditoria. Os resultados de procedimentos de auditoria aplicados a itens selecionados dessa maneira não podem ser projetados para a população inteira; portanto, o exame seletivo de itens específicos não fornece evidência de auditoria referente ao restante da população.