SóProvas


ID
1127266
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em paciente vítima de acidente automobilístico, que apresenta sangramento intenso em membros inferiores, os prestadores de primeiros socorros, sem treinamento específico, devem inicialmente.

Alternativas
Comentários
  • Primeiros socorros


    Controlando sangramentos: 

    Mantenha pressão direta com as mãos por bastante tempo. 

    2° Use uma bandagem elástica para manter a pressão se não for possível manter a pressão direta continuamente com as mãos até a chegada do resgate. 

    3° Aplique torniquete somente se a pressão direta não for eficaz ou não for possível E SOMENTE por pessoa com treinamento adequado. 

  • É a perda de sangue através de ferimentos ou pelas cavidades naturais. Elas podem ser classificadas em internas e externas. O sagramento externo é visível na superfície do corpo, e é decorrente de corte, raspão ou perfuração, produzidos, por exemplo, por um pedaço de vidro, um prego, uma faca, ou outro objeto cortante. Qualquer ruptura anormal da pele ou da superfície do corpo é chamada de ferimento. Dessa maneira, ocorre o sangramento ou a hemorragia. O sangramento interno é aquele que surge em decorrência de um ferimento interno, que faz com que o sangue saia do sistema circulatório, mas permaneça no corpo, sendo, portanto, uma hemorragia interna. Os mais comuns ocorrem no tórax e no abdome. Para o socorrista leigo em sangramentos externos, como o caso apresentado acima, deve-se conter a hemorragia com pressão direta, colocar um pano ou papel limpo no ferimento e fazer pressão sobre o local, o suficiente para deter o sangramento; elevar o braço ou a perna da vítima, mantendo a pressão sobre o ferimento. Caso não seja possível encontrar pano limpo ou papel, comprima o local diretamente com a mão ou apenas alguns dedos, até que o sangramento pare ou até que a ajuda chegue. Se a mão do socorrista estiver suja ou cortada, deve-se fazer a compressão usando a mão da própria vítima. Também pode-se tratar o ferimento, cortando-se parte da roupa da vítima para usar na compressão. É preferível o uso de gaze esterilizada, mas nem sempre é possível. Reposta D Bibliografia Bruner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.