O CONHECIMENTO TÁCITO E O CONHECIMENTO EXPLÍCITO
O conhecimento explícito pode ser expressoem palavras e números, dados brutos, fórmulas científicas, procedimentoscodificados ou princípios universais.
O conhecimento tácito é invisívele inexprimível, pessoal, difícilde formalizar, o que dificulta a transmissão e compartilhamento. Está enraizadonas ações, experiências, emoções, valores e ideais doindivíduo; e também em conclusões, insights e palpites subjetivos.
As dimensões do conhecimento tácito:
-Dimensão técnica - abrange um tipo de capacidadeinformal e difícil de definir ou know-how. Por exemplo: um artesão é incapaz dearticular princípios técnicos ou científicos subjacentes ao que sabe.
-Dimensão cognitiva - esquemas, modelos mentais,crenças e percepções tão arraigadas que são tomadas como certas, reflete nossaimagem da realidade (o que é) e a visão do futuro (o que deveria ser). Essesmodelos implícitos moldam a forma de percepção do mundo à nossa volta.
Gabarito b) tácito utiliza uma abordagem pessoa para pessoa como estratégia de gestão de conhecimento desenvolvendo redes pessoais que conectam os indivíduos.
O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.
O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.
DE TÁCITO PARA TÁCITO: Socialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.
DE TÁCITO PARA EXPLÍCITO: Externalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITO: Combinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.
DE EXPLÍCITO PARA TÁCITO: Internalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!