SóProvas


ID
1130404
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das contribuições teóricas mais importantes da teoria psicanalítica foi a noção de mecanismo de defesa. Considerando os conceitos relacionados a esse mecanismo, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Negação.
2. Projeção.
3. Regressão.
4. Deslocamento.
5. Formação Reativa.

( ) Retornar a uma fase anterior do desenvolvimento ou funcionamento para evitar conflitos.

( ) Transportar sentimentos relacionados com uma ideia ou objeto para outros que se assemelhem com o original.

( ) Transformar um desejo ou impulso em seu oposto.

( ) Evitar a consciência de aspectos difíceis de enfrentar.

( ) Perceber estímulos internos inaceitáveis como se eles estivessem fora do self.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E esta correta. Matei de primeira pela descrição da regressão, pois para mim as outras ficaram um pouco confusas

  • Gabarito:  e) 3 – 4 – 5 – 1 – 2

    1. Negação = Correlaciona-se com a repressão, ou seja, quando ha a existência de um risco, ameaça ou ainda quando se passou por um evento traumático, o sujeito nega a existência desses fatos.
    2. Projeção = Esse fato acontece quando o sujeito relaciona ao mundo externo suas condições internas, ou seja, desejos, intenções, sentimentos, porém que são ignorados em si e, assim, são atribuídos a outras pessoas, objetos ou animais. 
    3. Regressão = Trata-se aqui de escapar da realidade com o retorno do sujeito as etapas anteriores de seu desenvolvimento em que pode vivenciá-las de forma mais agradável, com menos frustação e ansiedade.
    4. Deslocamento = Acontece quando o objeto que satisfazia um impulso do Id não está presente e o sujeito então desloca este impulso para outro objeto.
    5. Formação Reativa = Inversão da realidade. Aqui o impulso é cada vez mais ocultado e um sentimento contrário é colocado no lugar de outro para disfarçá-lo.