SóProvas


ID
113071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito do planejamento de auditoria, julgue os itens abaixo.

I Entre os objetivos do planejamento de auditoria, está a identificação da legislação aplicável à entidade.

II Um dos fatores econômicos que precisam ser avaliados pelo planejamento de auditoria são as políticas de negócio dos concorrentes da entidade auditada.

III Para planejar uma auditoria, o auditor ou a entidade de auditoria deve conhecer não apenas as práticas contábeis correspondentes ao período auditado, mas também as práticas adotadas em períodos anteriores.

IV Quando o auditor de uma entidade investidora não examinar as demonstrações contábeis das entidades investidas e, se os ativos destas representarem parte relevante dos ativos totais daquela, ele deve considerar se pode assumir a incumbência de auditar as referidas demonstrações.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Item I: certo(NBC T 11.4.2, item e)Item II: errado.De acordo com a norma, os fatores econômicos avaliados pelo auditor referem-se às condições macro-econômicas do setor e do país (inflação, juros, tributos), não estão relacionados às questões micro-econômicas, como competição. Veja a NBC T 11.4, mais uma vez...11.4.3.3. Para o auditor independente completar o conhecimento do negócio da entidade a ser auditada, deve avaliar os fatores econômicos desta, abrangendo:a)o nível geral da atividade econômica na área de atuação da entidade e fatores que podem influenciar seu desempenho, tais como níveis de inflação, crescimento, recessão, deflação, desemprego, situação política, entre outros;b)as taxas de juros e as condições de financiamento;c)as políticas governamentais, tais como monetária, fiscal, cambial e tarifas para importação e exportação; ed)o controle sobre capitais externos.Item III: certo(NBC T 11.4.1.4, item a)Item IV: certo(NBC T 11.4.3.20, item c)Responder com Citação
  • ITEM I

    CERTO

    11.4.2.1. Os principais objetivos do Planejamento da Auditoria são:

    e)identificar a legislação aplicável à entidade;

    ITEM II

    ERRADO

    11.4.3.3. Para o auditor independente completar o conhecimento do negócio da entidade a ser auditada, deve avaliar os fatores econômicos desta, abrangendo:

    a) o nível geral da atividade econômica na área de atuação da entidade e fatores que podem influenciar seu desempenho, tais como níveis de inflação, crescimento, recessão, deflação, desemprego, situação política, entre outros;

    b) as taxas de juros e as condições de financiamento;

    c) as políticas governamentais, tais como monetária, fiscal, cambial e tarifas para importação e exportação; e

    d) o controle sobre capitais externos.

    ITEM III

    CERTO

    11.4.1.3. O planejamento pressupõe adequado nível de conhecimento sobre as atividades, os fatores econômicos, a legislação aplicável e as práticas operacionais da entidade e o nível geral de competência de sua administração.

    11.4.1.4. O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

    a) o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relação ao exercício anterior;

    ITEM IV

    CERTO

    11.4.3.20. c) quando o auditor de uma entidade investidora não examinar as Demonstrações Contábeis das entidades investidas e se os ativos destas representam parte relevante dos ativos totais daquela, deve considerar se pode assumir a incumbência;

    FONTE: NBC T 11.4 - Planejamento da Auditoria