SóProvas


ID
1131145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando a legislação vigente e os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue os itens que se seguem, relativos aos procedimentos utilizados para a elaboração das demonstrações contábeis.

Na demonstração do resultado do exercício, a apresentação das perdas e das despesas geralmente é feita de forma separada, fundamentando-se esse fato em razões que levam à tomada de decisão econômica e não em razões de cunho conceitual.

Alternativas
Comentários
  • A DRE é um demonstrativo que está relacionado a função Econômica da Contabilidade. O objetivo da DRE é apresentar o resultado econômico de uma entidade em determinado período ordenando, conforme a lei, as despesas e receitas do exercício.

  • Item Correto.

    De acordo com o CPC 00 :

    item 4.33 - A definfição de despesas abrange tanto as perdas quanto as despesas propriamente ditas que surgem no curso das atividades usuais da entidade.  (CONCEITO)


    Item 4.34 - Perdas representam outros itens que se enquadram na definição de despesas e podem ou não surgir no cursos das atividades usuais da entidade, representando decréscimos nos benefícios econômicos e, como tais, não diferem, em natureza, das demais despesas. Consequentemente, não são consideradas como elemento separado neste Estrutura Conceitual.    ( ainda está no cunho conceitual ) 


    ITEM 4.35 (...) Quando as perdas são reconhecidas na demonstração de resultado, elas são geralmente demonstradas separadamente, pois sua divulgação é útil para fins de tomada de decisões econômicas.

  • Em resumo: Para o CPC, não há diferença conceitual entre despesas e perdas, pois em função de terem como resultado a redução dos lucros da entidade, ambas têm a mesma natureza. Mas do ponto de vista econômico, de tomada de decisão, há diferenciação entre perdas e despesas sim, e em razão disto elas geralmente são apresentadas de forma separada na DRE.

    Gabarito: Certo

  • Embora não seja um princípio de contabilidade relacionado na resolução CFC 1282 de 2010, que trata dos princípios, a prevalência da essência sobre a forma deve ser sempre observada. É como se fosse um princípio mor, que paira soberano sobre todo o arcabouço normativo contábil.

  • Certo.

    A separação das despesas das perdas tem objetivo de melhorar a qualidade da informação apresentada, pois a perdas tendem a não se repetir com a mesma frequência que as despesas.

    O conceito é o mesmo, pois tanto as perdas quanto as despesas diminuem o resultado econômico afetando situação líquida da empresa.

  • CERTO

    A separação na apresentação dos dados melhora a qualidade da informação apresentada.

    2021: um ano de vitória.

  • Na demonstração do resultado do exercício, a apresentação das perdas e das despesas geralmente é feita de forma separada, fundamentando-se esse fato em razões que levam à tomada de decisão econômica e não em razões de cunho conceitual.

    lembrei do CPC 16 para responder o item:

    perdas normais são reconhecidas como custo, perdas anormais como despesas - conceitualmente é a mesma coisa, mas economicamente são previstas pela empresa. O Dyeimes Sousa Freitas reforça esse argumento com o CPC 00

    AVANTE