SóProvas


ID
1131154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise econômico-financeira de empresas, julgue os itens subsecutivos.

O EBITDA, além de ser um índice de lucratividade, é um indicador de geração monetária efetiva de caixa por meio de atividades operacionais.

Alternativas
Comentários
  • EBITDA - COMO CALCULAR?

    Reinaldo Luiz Lunelli

    Um indicador financeiro bastante utilizado pelas empresas de capital aberto e pelos analistas de mercado é o chamado EBITDA, cujo conceito ainda não é claro para muitas pessoas. A sigla corresponde a “Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

    CONCEITO

    Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos. Difere do EBIT, conhecido como o lucro na atividade, no que se refere à depreciação e amortização, pois o EBIT considera estes efeitos contábeis.

    A utilização do EBITDA ganha importância, porque analisar apenas o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) muitas vezes tem sido insuficiente para avaliar seu real desempenho em um dado período, já que muitas vezes é influenciado por fatores difíceis de serem mensurados.


    Fonte - http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/calculodoebitda.htm


  • Qual o erro da questão?

  • O Ebitada não é um índice de lucratividade.

  • Ebitda (“earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”) ou, em português, Lajida (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização).

    O Ebitda é apurado através da DRE, que por sua vez é obtida considerando o regime de competência. Por isso, o Ebitda não é um indicador de geração monetária efetiva de caixa.

    O erro na verdade está ao afirmar geração efetiva de caixa.


  • o EBITDA não é um índice de LUCRATIVIDADE e sim, índice FINANCEIRO ou de DESEMPENHO.  

  • O erro está em:

    "O EBITDA, além de ser um índice de lucratividade..."???

    ou

    "...é um indicador de geração monetária efetiva de caixa por meio de atividades operacionais." ???

  • EBITDA é um indicador financeiro

    Representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos

  • ebitda é um indicador de lucratividade sim, entretanto, não demonstra geração monetária (dinheiro) efetiva, mas, sim, geração econômica. Ou seja, se vai receber aquilo são outros quinhentos...

  • O Ebitda representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

    .

    https://www.btgpactualdigital.com/blog/financas/ebitda-o-que-e-para-que-serve-e-como-calcular

     

  • Gab. Errado

    O EBITDA é um indicador financeiro, associado ao fluxo de caixa operacional da empresa. E não um indicador de lucratividade, como afirma a questão.

  • - CESPE - TC-DF / 2014

    O EBITDA é um indicador associado ao conceito de fluxo de caixa operacional das empresas. 

    Gabarito: Certo

  • Errado

    Ebitda realmente é um indicador de lucratividade, no entanto, não é um indicador de geração efetiva de caixa por meio de atividades operacionais.

    Segundo o Professor Luciano Rosa:

     

    A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo ou financiamento. Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo.  

    Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das comprar ainda não ter sido paga.

  • EBITIDA é o lucro antes dos juros. Não indica a geração de caixa efetiva, pois ignora variáveis como impostos incidentes sobre o lucro.

    Mede a potencial geração de caixa e não a efetiva.

    Gab. E