SóProvas


ID
113200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às características dos trabalhos do auditor interno e do auditor externo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a diferença básica entre a auditoria interna e a externa refere-se ao grau de independência existente. O auditor interno é dependente da empresa em que trabalha e é responsável por seus atos somente perante a empresa em que exerce suas atividades. O auditor externo por sua vez, presta serviço ao acionista, aos banqueiros, aos órgãos públicos governamentais e ao público em geral visando principalmente a CREDIBILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, examinadas dentro de parâmetros de NORMAS DE AUDITORIA E PRINCÍPIOS CONTÁBEIS.De acordo com a CVM, o AE é responsável pela emissão de seu parecer sobre os dados examinados.
  • A auditoria externa é mais independente do que a interna porque é exercida por empresa terceira especializada, já a auditoria interna é prestada por profissional da empresa, por isso seu grau de independência é limitado.
  • - A auditoria externa é realizado por auditores independentes, ou seja, que não possuem relação com a empresa auditada, e o objetivo desse tipo de procedimento é examinar as demonstrações contábeis .

    Link para melhor compreensão do tema - > http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/auditoriainterna_diferencasbasicasentreauditoria.htm

  • INDEPENDÊNCIA

  • Com relação às características dos trabalhos do auditor interno e do auditor externo, assinale a opção correta. Alternativas:

    A) A auditoria externa é permanente, enquanto a auditoria interna é periódica. ERRADA - inversão de característica a auditório externa é periódica e a interna é permanente.

    B) O escopo dos trabalhos feitos pelo auditor interno é determinado por legislação específica. ERRADA - neste caso o escopo é definido pela governança.

    C) O auditor externo dirige seus trabalhos para orientar o funcionamento do sistema contábil e de controle interno para que funcionem eficientemente. ERRADA - trabalho do auditor interno, a auditoria externa obtém segurança razoável sobre se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro, possibilitando, assim, o auditor expressar uma opinião sobre se as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável;

    D) A diferença básica entre a auditoria interna e a externa refere-se ao grau de independência existente. CORRETA.

    E) Os demonstrativos contábeis são os principais objetos de trabalho do auditor interno. ERRADA - auditoria interna se volta para aspectos operacionais, de integridade, adequação e eficácia.