SóProvas


ID
1132237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere à programação e à execução orçamentária bem como às receitas e despesas públicas, julgue os itens que se seguem.

A classificação da despesa que permite avaliar o impacto da ação governamental na economia do país é denominada classificação funcional, que, por sua vez, divide-se em espécies, como educação, saúde e infraestrutura.

Alternativas
Comentários

  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO);

    A questão está ERRADA porque a classificação da despesa que avalia o impacto da ação governamental é a CLASSIFICAÇÃO PROGRAMÁTICA. Segue resumo segundo MTO:

    CLASSIFICAÇÃO PROGRAMÁTICA

    1) Toda ação estruturada em PROGRAMAS;

    2) Orientada para realização dos objetivos ESTRATÉGICOS definidos no PPA para período de 4 anos.

     CLASSIFICAÇÃO PROGRAMAS PPA 2012/2015)

    1) PROGRAMAS TEMÁTICOS: a) Temas das Políticas Públicas e orientações governamentais; b) São FINALÍSTICOS

    2) PROGRAMAS E GESTÃO, MANUTENÇAO E SERVIÇOS: a) NÃO-FINALÍSTICOS; b) Apoio, gestão e manutenção.`

    Fonte: Aulas professor Alexandre Teshima




  • Para complementar:

    Existem varias classificacoes de receitas e despesas.

    Quanto a categoria economica:

    Despesas Correntes, são as que o Estado faz, durante um período financeiro, em bens consumíveis, ou que vão traduzir na compra de bens consumíveis; as Despesas de Capital,são as realizadas em bens duradouros e no reembolso de emprestimos.

    Quanto ao impacto na situacao liquida patrimonial:

    Despesas Efectivas, são as que se traduzem, sempre, numa diminuição do património monetário do Estado, quer se trate de despesas em bens de consumo, quer em bens duradouros, implicam sempre uma saída efectiva e definitiva de dinheiros da tesouraria; Despesas Não Efectivas, são as que, embora representem uma diminuição do património da tesouraria, têm, como contrapartida, o desaparecimento de uma verba de idêntico valor do passivo patrimonial.

  • CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DA DESPESA

    Busca responder basicamente à indagação “em que áreas de despesa a ação governamental será realizada?

    Subdivide-se em função e subfunção, e não, em espécies.

    A avaliação dos impactos da ação governamental pode ser verificado nos POs (Planos Orçamentários) : "A adequada localização do gasto permite maior controle governamental e social sobre a implantação das políticas públicas adotadas, além de evidenciar a focalização, os custos e os impactos da ação governamental."

    Fonte: Manual Técnico Orçamentário - Página 34 e 35

  • Cuidado! A questão erra quando diz que a classificação funcional dividi-se em espécie. A classificação FUNCIONAL demonstra em qual área a ação governamental será realizada (onde o recurso será aplicado). Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção às quais se vinculam. Ex. FUNÇÃO: Saúde; SUBFUNÇÃO: Vigilância sanitária. FUNÇÃO: Educação; SUBFUNÇÃO: Ensino superior. 

  • ERRADO, vejo 2 erros

    A classificação da despesa que permite avaliar o impacto da ação governamental na economia do país é denominada classificação funcional, que, por sua vez, divide-se em espécies, como educação, saúde e infraestrutura.

    A classificação que permite avaliar o impacto da ação governamental é a programática.

    Segundo o MTO 2013:

    A classificação funcional é composta de um rol de funções e subfunções.

    Função: educação, trabalho,cultura, saúde

    Infraestrutura não corresponde a classificação por função.



  • A finalidade essencial da classificação programática é demonstrar as realizações do Governo e a efetividade de seu trabalho em prol da população.

    GAB ERRADO

  • Segundo Sérgio Mendes, pg 277, a classificação por natureza de despesa é a que "permite analisar o impacto dos gastos públicos na economia". Questão ERRADA

  • Correto: A classificação que permite avaliar o impacto da ação governamental é a programática.

    A classificação funcional é composta de um rol de funções e subfunções:

    Função: educação, trabalho,cultura, saúde

    Erro: Infraestrutura não corresponde a classificação por função.

  • O impacto dos gastos públicos é identificado na natureza da despesa quanto a sua categoria econômica.
  • A classificação que responde a pergunta "Qual o efeito econômico da realização da despesa?" é a classificaçao por NATUREZA DA DESPESA, item da estrutura CATEGORIA ECONÔMICA, a qual faz parte da programação quantitativa da despesa. (CAGRUMOLE).

    A classificação funcional é composta por FUNÇÕES (reflete a competência institucinal do órgão - saúde, educação, etc..) + SUBFUNÇÕES (natureza da atuação governamental), sendo as funções e subfunções combináveis entre si (matricialidade).

  • gente o erro da questao esta em "denominada classificação funcional, que, por sua vez, divide-se em espécies" ERRADO

    SO EXISTE A DIVISÃO POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO.

    EX:   FUNÇÃO --> SAUDE

             SUBFUNÇÃO --->VIGILANCIA SANITARIA

  • GABARITO: ERRADO

     

    A classificação por categorias econômicas permite analisar o impacto dos gastos públicos na economia do país.


    A classificação funcional, por funções e subfunções, busca responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada. Os critérios de classificação são as funções e as subfunções.

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • a Bruna está correta:

     

    §  O nível categoria econômica obedece ao critério econômico. É utilizado para mensurar o impacto das decisões do Governo na economia nacional (formação de capital, custeio, investimentos etc.).

     

    A Classificação Funcional busca responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada.

  • Classificação programática

    Classificação da despesa segundo estrutura de programa, ação (projeto, atividade ou operação especial) e subtítulo (localizador do gasto), cujo objetivo é identificar a finalidade do gasto, em que e onde serão alocados os recursos, bem como viabilizar o gerenciamento interministerial de programas. As partes “programa” e “ação” desta classificação foram introduzidas pela Portaria no 42/99. A parte “subtítulo” não está prevista na norma geral, mas, sim, nas subsequentes leis de diretrizes orçamentárias. Esta classificação é composta por doze dígitos: 1º ao 4º (programa); 5º ao 8º (ação); 9º ao 12º (subtítulo).

     

     

    Classificação funcional

    Classificação da despesa segundo estrutura de funções e subfunções, que indicam as áreas de atuação do governo, como saúde, educação, transporte, entre outras. O código da classificação funcional compõe-se de cinco algarismos, sendo os dois primeiros reservados à função e os três últimos à subfunção.

     

    ERRADO

     

    Fonte: Portal do Orçamento Federal

     

  •  

     

    Errada!!!

    Erro da questão:

    classificação da despesa que permite avaliar o IMPACTO da ação governamental do paí é PROGRAMATICA;

    classificação em que área a despesa será realizada é FUNCIONAL, SUBDIVIDE-SE em função e subfunção (onde o recurso será aplicado).

    Função: saude

    Subfunção: vigilância sanitária

     

     

  • Q369572

    Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: Polícia Federal

    Prova: Agente Administrativo

    Em relação a créditos adicionais, receita, despesa pública, restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os itens seguintes.

    A classificação da receita quanto à natureza visa identificar a origem do recurso que ingressa nos cofres públicos segundo o fato gerador, servindo para análise do impacto dos investimentos governamentais na economia.

    Gabarito: certo

  • A classificação funcional é formada por funções e subfunções e busca responder basicamente à indagação “em que áreas de despesa a ação governamental será realizada?”. Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção às quais se vinculam.Trata-se de uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.

    MTO 2018

  • A questão fez uma salada colocando a Subvenção Social  (transferencias Correntes) que atende as áreas específicas de: Saúde, educação e assistencia social.

     

    Já a classificação Funcional faz parte da Estrutura do programa orçamentário que compreende a área de ação governamental será realizada. Dividindo-se em FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO

  • C  G  M  E  D

    CATEGORIA ECONÔMICA

    GRUPO DE NATUREZA DA DESPESA

    MODALIDADE DE APLICAÇÃO

    ELEMENTO DE DESPESA

    DESCOBRAMENTO FACULTATIVO DO ELEMENTO

     

    A classificação da despesa que permite avaliar o impacto da ação governamental na economia do país é denominada = CATEGORIA ECONÔMICA

  • CUIDADO!!! Se vocês ordenarem os comentários por utilidade, o primeiro a estar correto é o da "Resiliência! Fé". O resto contem incorreções.

  • A classificação da despesa que permite avaliar o impacto da ação governamental na economia do país é denominada classificação funcional, que, por sua vez, divide-se em funções, como educação, saúde e infraestrutura.

  •                                PERGUNTA                                                                     CLASSIFICAÇÃO

    QUAL O ORÇAMENTO?                                                                                  ESFERA

    QUEM É O RESPONSÁVEL PELA PROGRAMAÇÃO?                                     INSTITUCIONAL

    EM QUE ÁREA  A AÇÃO SERÁ REALIZADA                                                   FUNCIONAL - FuncionÁrea

    PARA QUE OS RECURSOS SÃO ALOCADOS (FINALIDADE)                       PROGRAMÁTICA

    O QUE SERÁ ADQUIRIDO? QUAL O EFEITO ECONÔMICO?                       CATEGORIA/NATUREZA (ECONÔMICA)

  • Gab. E

    Classificação por categoria econômica

    A classificação da receita por categoria econômica é utilizada para mensurar o impacto das decisões do Governo na economia nacional (formação de capital, custeio, investimentos etc.). As categorias econômicas correntes e capital, estabelecidas no art. 11 da Lei n o 4.320/1964, foram detalhadas pela Portaria Interministerial STN/SOF n o 338- 2006, em: Receitas Correntes Intra-orçamentárias e Receitas de Capital Intra-orçamentárias.

    ---------

    Fonte: PALUDO AUGUSTINHO, Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária

  • ERRADO

    A classificação por categorias econômicas permite analisar o "impacto dos gastos públicos na economia do país".

    Classificação funcional >> busca responder “em que” área de ação governamental a despesa será realizada.

    - Funções e subfunções.