SóProvas


ID
1132375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item subsecutivo.

Para a separação dos documentos, como os do MTE, daqueles acumulados por outros órgãos, é indicada a teoria das três idades documentais.

Alternativas
Comentários
  • A mistura de órgão seria ideal o metodo alfabetico. Além disso, a teoria  das 3 idadesestá separa quanto ao uso em corrente, intermediária e permanente não fazendo alusão a separação de órgãos.

  • A questão está errada, acredito que para separação dos documentos acumulados pelo MTE daqueles acumulados por outros órgãos deve-se aplicar o princípio da proveniência, uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo - ArquivologiaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; 

    É possível distinguir dois níveis dos postulados fundamentais do princípio da proveniência: um primeiro nível, que consiste em não se misturar a documentação de diferentes fundos, e um segundo nível, que se baseia em não se misturar a documentação das diferentes unidades que compõem o fundo, mantendo sua estrutura orgânica original.

    GABARITO: CERTA.

  • Gabarito: ERRADO

    O que justifica a separação dos documentos por unidade ou orgão é o PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA! Nada de misturar a teoria das 3 idades aqui.

    Bons estudos!

  • Às vezes, o que se torna mais louco em questões de concurso é torná-las, totalmente, nada haver, o que na maioria das vezes nos deixam a acreditar que realmente aquilo não é tão "tramboso" assim, quando na verdade é rsrsrs;

  •  A separação pretendida pela assertiva ocorrerá com a aplicação do princípio da proveniência:

    Proveniência

    Também denominado princípio do respeito aos fundos, este princípio tem a seguinte premissa: "Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa.”

    A definição do Dicionário de Terminologia Arquivística não se afasta muito disto:

    “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.”

    Item Errado

  • Pessoal, olha como a questão é ilógica:

    1. Temos os documentos do MTE e temos os documentos do órgão X, ok? 

    2. A teoria das três idades materializa a separação dos documentos por idades documentais, destinando-os a arquivos correntes, intermediários e permanentes, de acordo com a temporalidade estabelecida.

     

    Para pensar: de que adiantaria separar os documentos de órgãos diferentes dentro da teoria das três idades? não adiantaria nada. Pelo contrário, misturaria os documentos provenientes de fundos diferentes.

     

    Então, por mais que a pessoa não saiba da existência do princípio da proveniência (adequado para separar documentos de diferentes fundos), dá para resolver a questão tentando imaginar a situação. 

    Espero ter ajudado. ;)

  • Para a separação dos documentos acumulados por entidades diferentes é indicada a aplicação do princípio da Proveniência.

    Este princípio determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outras instituições, sob pena de o conjunto perder o seu valor informativo e probatório.

    Isso por que a razão de existir de um arquivo é servir de prova e fonte de informações sobre seu produtor. Se os documentos do MTE se misturarem aos de outro ministério, por exemplo, o usuário não será mais capaz de obter informações precisas sobre o MTE, comprometendo a função do arquivo.

    A Teoria das Três Idades é indicada para a avaliação de documentos, para a determinação do seus valores e importância, bem como para a definição dos seus prazos de guarda e definição.

    Portanto o item está incorreto.
  • Bom, a teoria das 3 idades existe e serve para classificar os documentos de acordo com o estágio de evolução de cada um dos arquivos.
    1. Corrente (ou arquivo de primeira idade) 
    2. Intermediária (ou arquivo de segunda idade) 
    3. Permanente (ou arquivo de terceira idade) 


    Mas a separação dos documentos daqueles gerados por outros órgãos refere-se ao nosso famoso Princípio da Proveniência, ou princípio do respeito aos fundos, que consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outrosprovenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos. 

  • parece q ta com conceito de proveniencia !!

  • A teoria das 3 idades existe e serve para classificar os documentos de acordo com o estágio de evolução de cada um dos arquivos.

  • Para a separação dos documentos acumulados por entidades diferentes é indicada a aplicação do princípio da Proveniência.

    Este princípio determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outras instituições, sob pena de o conjunto perder o seu valor informativo e probatório.

    Isso por que a razão de existir de um arquivo é servir de prova e fonte de informações sobre seu produtor. Se os documentos do MTE se misturarem aos de outro ministério, por exemplo, o usuário não será mais capaz de obter informações precisas sobre o MTE, comprometendo a função do arquivo.

    A Teoria das Três Idades é indicada para a avaliação de documentos, para a determinação do seus valores e importância, bem como para a definição dos seus prazos de guarda 

  • TEORIA DAS TRÊS IDADES: a teoria arquivística sistematiza o ciclo de vida dos documentos de arquivo em três fases distintas e complementares, caracterizadas por intervalo de tempo e pelo tipo de uso que é dado ao documento em cada idade. 

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA OU DO RESPEITO AOS FUNDOS: é considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo.

    Ou seja, nesse caso a separação de documentos será comandada pelo princípio da PROVENIÊNCIA, não da teoria das três idades

  • ERRADA

     

    SEPARAÇÃO DE DOC. ACUMULADOS POR ENTIDADES DIFERENTES = PROVENIÊNCIA

    TEORIA DAS TRÊS IDADES = AVALIAÇÃO DE DOC., PRAZOS DE GUARDA, VALORES E IMPORTÂNCIA. 

  • Para a separação de documentos acumulados por entidades diferentes o princípio usado é o da PROVENIÊNCIA! 

    PROVENIÊNCIA= ORIGEM

  • Para a separação dos documentos acumulados por entidades diferentes é indicada a aplicação do princípio da Proveniência.

    A Teoria das Três Idades é indicada para a avaliação de documentos, para a determinação do seus valores e importância, bem como para a definição dos seus prazos de guarda e definição.

     

    GABARITO: ERRADO
     

     

  • É indicado o princípio da proveniência.
  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA:
    – Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

  • Errado.

    Para a separação utiliza-se o princípio da proveniência, ao passo que a Teoria das Três Idades é indicada para a avaliação de documentos, para a determinação do seus valores e importância, bem como para a definição dos seus prazos de guarda e definição.

    Respeito aos Fundos/Proveniência: É o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo e, é ele que fundamenta (serve de base) os principais procedimentos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas. Conforme o princípio de respeito aos fundos, o arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado (armazenado) aos de outras entidades geradoras. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, entende-se o conjunto de documentos de uma mesma proveniência, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora (entidade, órgão ou pessoa física) devem ser mantidos em um mesmo fundo (conjunto documental). Esse princípio delimita externamente o fundo. Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência. (não confundir com Procedência).

    Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.

    Em resumo, o princípio da Proveniência diz quais documentos são ou não são do arquivo, mas não diz qual a importância dos documentos para o arquivo. Este trabalho é feito pela avaliação, que tem como fundamento prático a Teoria das Três Idades, que determina a passagem dos documentos de arquivo por fases conforme se modifica sua importância para o arquivo.

  • Para a separação dos documentos, como os do MTE, daqueles acumulados por outros órgãos, é indicado o Princípio da Proveniência.

  • excelente comentário.

  • Gab: ERRADO

    Para a separação dos documentos acumulados por entidades diferentes é indicada a aplicação do princípio da proveniência. A teoria das três idades apenas diz em qual nível o documento se encontra. Ou seja, Corrente, intermediário (primários) ou permanente (secundário).

    Erros, mandem mensagem :)

  • Errado !

    O principio correto é o da Proveniência.

    Pois este diz que o fundo de arquivo de uma entidade, não pode se misturar com o fundo de outra.

    Seguimos !!