SóProvas


ID
1132381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao gerenciamento de informação e à gestão de documentos, julgue o próximo item.

Caso seja necessária uma avaliação documental, deve ser criado o código de classificação de documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • A questão erra ao falar "deve ser criado o código de classificação de documentos de arquivo.", a avaliação de documentos ocorre com a aplicação da tabela de temporalidade, o código de classificação de documentos de arquivo mencionado na questão acontece na classificação de documentos, vejam em outras questões os conceitos de forma correta:


    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e Pesquisa

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Avaliação de documentos; 

    A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação; 

    A classificação do documento de arquivo é feita a partir de um código ou plano de classificação e efetivada mediante a anotação desse código no próprio documento. 
    GABARITO: CERTA.
  • Gabarito: ERRADO (discordo)

    Bom, é certo que a questão está mal elaborada, fundamento:

    A Tabela de Temporalidade, para estar confeccionada, precisa conter em suas 2 primeiras colunas a classificação dos documentos. Ora, se existe a TTD, é visto que já se procedeu ao processo de criação da tabela de classificação. Não há como criar a TTD sem a tabela de classificação, por isso a questão é confusa. O fato de a classificação se dar em outro momento não excluí a dependência das duas. A avaliação documental é uma atividade complexa que envolve a análise da classificação, da destinação, do gênero, das necessidades de microfilmagem, etc. Pra mim essa questão foi elaborada que nem a bunda do examinador Cespe.

    Bons estudos!

  • Errado! 

    O código é necessário para a classificação e não para avaliação como afirma a questão.

    Bons estudos a todos. 

  • ótimo  os  comentários  da Isabela!

     

  • A questão é mal formulada e nos induz ao erro. entendo que essa classificação não é a classificação do plano de classificação na gestão de arquivos, essa necessária antes de destinar. É uma classificação para destinar e isso não existe.

    Segundo Luis Carlos Lopes, o cerne das práticas arquivísticas é formado pela classificação (arquivo corrente com documentos em uso), pela avaliação (arquivo corrente, fase de destinação dos documentos) e pela descrição (típica de arquivo permanente). Classifica para usar, avalia para destinar e depois no arquivo permanente descreve como organizou.

    TTD - Tabela de Temporalidade Documental: É o registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão. A tabela é criada após a análise, avaliação da documentação, com aprovação pela autoridade competente, para destinação (transferir ou recolher).

    A tabela de temporalidade é o resultado da avaliação de documentos e é aplicada no arquivo corrente e intermediário, e define a destinação final dos documentos, que pode ser recolhido ao arquivo permanente ou eliminação.


    Classificação: a classificação é o fornecimento dos meios para a compreensão do valor das informações arquivísticas. Ela tem como objetivo auxiliar na recuperação das informações possibilitando a administração, o controle (interno e externo) e o acesso às mesmas, processo que só será possível se os documentos estiverem corretamente classificados e ordenados.

    Todos os outros aspectos de um programa que vise o controle de documentos dependem da classificação. Se os documentos são adequadamente classificados, atenderão bem as necessidades das operações correntes.

    O arquivista deverá ter consciência que os processos classificatórios terão consequências nas demais atividades de tratamento (avaliação e descrição).

  • Falou em avaliação é tabela de temporalidade.
    Os documentos inseridos na tabela de temporalidade, já vêm com um código, onde foi dado pelo plano de classificação logo de início. Devido a seu uso para a classificação do documento.

    GAB ERRADO

  • Puts! Errei por falta de atenção.

    Avaliação = TTD
    Códico de classificação vem antes dá TTD.
  • Para que seja realizada a avaliação documental - que resulta na criação da tabela de temporalidade - é necessária a classificação documental. A redação da questão está zoada...O comentário do IGOR está errado...
  • Para a avaliação documental deve ser utilizada a tabela de temporalidade de documentos de arquivo.

    Muito embora o código e a tabela sejam frutos da mesma atividade (avaliação de documentos) e funcionem em conjunto, elas são ferramentas diferentes, com funções diferentes. Enquanto o código é utilizado para estabelecer uma relação lógica entre os documentos (uma forma de organização para melhor compreensão de suas informações), a tabela é utilizada para determinar os prazos de guarda e a destinação dos documentos.

    Portanto o item está incorreto.
  • O código de classificação observa a logística.

    Enquanto a avaliação utiliza a tabela da temporalidade p saber prazos de guarda e destinação.

     

    Gabarito: Errado

  • ERRADA

     

    AVALIAÇÃO DOCUMENTAL = USO DA TABELA DE TEMPORALIDADE

     

  • Boa noite,

     

    ·        A avaliação está ligada a tabela de temporalidade (fase de destinação final), enquanto a classificação está ligada as fases do setor de protocolo.

     

    Bons estudos

  • Avaliação = tabelA de temporalidade

  • AvaLiação - TabeLa temporaLidade

     

    Classificação - Código de Classificação

  • Caso seja necessária uma avaliação documental, deve ser criada a tabela de temporalidade de documentos de arquivo.

  • Fixando o conteudo, credito a Geovana Santana

    AvaLiação - TabeLa temporaLidade

     

    Classificação - Código de Classificação

  • ERRADO,POIS O DOCUMENTO SEMPRE SERÁ CLASSIFICADO INDEPENDENTE DE AVALIAÇÃO, LOGO AO CHEGAR NO SETOR DE AVALIAÇÃO ELE JÁ ESTARÁ CLASSIFICADO.A CLASSIFICAÇÃO OCORRE LOGO APÓS O RECEBIMENTO.

  • Resolução: quando se quer avaliar um documento, o instrumento a ser utilizado deve ser a tabela de temporalidade e não um código de classificação. O código serve para agrupar os documentos em classes de acordo com as atividades de que ele trata.

    Resposta: errada

  • Prezados, questão incorreta. Vejamos um esquema:

    INSTRUMENTOS FUNDAMENTAIS DE GESTÃO DOCUMENTAL

    Classificação ->> Plano de Classificação;

    Avaliação ->> Tabela de temporalidade.

    Bons estudos.

  • Direto ao Ponto!

    Caso seja necessária uma avaliação documental, deve ser criado o código de classificação (T. de TEMPORALIDADE) de documentos de arquivo.

    Justificativa: AVALIAÇÃO = T. de TEMPORALIDADE (Enfia isso na cabeça de uma vez!)

    GABARITO: ERRADO