SóProvas


ID
1132414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o Decreto n.º 6.170/2007 e a Portaria Interministerial n.º 507/2011, que dispõem sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse, julgue os itens que se seguem.


Órgãos e entidades da administração pública federal não podem celebrar ajustes ou termos de cooperação entre si; contudo, podem firmar convênios.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO):


    DECRETO 6170 Art. 2º É vedada a celebração de convênios e contratos de repasse:

    III - entre órgãos e entidades da administração pública federal, caso em que deverá ser observado o art. 1o, § 1o, inciso III;

  • 1º Este Decreto regulamenta os convênios, contratos de repasse e termos de execução descentralizada celebrados pelos órgãos e entidades da administração pública federal com órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, para a execução de programas, projetos e atividades que envolvam a transferência de recursos ou a descentralização de créditos oriundos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União. (Redação dada pelo Decreto nº 8.180, de

  • GABARITO: ERRADO


    QUESTÃO:

    Órgãos e entidades da administração pública federal não podem celebrar ajustes ou termos de cooperação entre si; contudo, podem firmar convênios.(NÃO PODEM!)


  • Errado, haja vista um convênio ter de um lado a AP federal e do outro a AP estadual, distrital ou municipal, bem como entidades privadas sem fins lucrativos, em regime de mútua cooperação.


    "Não desmerecendo a verborréia, mas na hora do vamo vê, isso basta."
  • Apenas complementando, eles podem firmar o termo de execução descentralizada do art.1º, p 1º, inciso III.

  • Observando que o instituto do Termo de Cooperação não existe mais desde 2013., tendo sido substituído pelo Termo de Execução Descentralizada.

  • Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: MTE

    Prova: Agente Administrativo

          

    Em caráter excepcional, órgãos e entidades federais podem executar programas estaduais ou municipais, e os órgãos da administração direta podem executar programas a cargo de entidade da administração indireta, sob regime de mútua cooperação mediante convênio. CERTO.

    ____________________________________________________________________________

      

    Órgãos e entidades da administração pública federal não podem celebrar ajustes ou termos de cooperação entre si; contudo, podem firmar convênios. ERRADO, também não podem firmar convênio.

       

       

    Federal x Estadual pode

    Federal x Municipal pode

    Federal x Estadual pode

    Federal x Federal NÃO PODE, na questão o "entre si" deixa isso evidente.

     

  • VEDADO...

  • Gabarito: Errado.

    PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 507/2011
    Art. 10. É vedada a celebração de convênios:
    (...)
    III - entre órgãos e entidades da Administração Pública federal, casos em que deverão ser firmados termos de cooperação;

     

  • Gabarito: Errado

  • Wellington Santos, obrigado pelo comentário incrivelmente útil ^^

     

  • DECRETO Nº 6.170, DE 25 DE JULHO DE 2007.

    Art. 1º Este Decreto regulamenta os convênios, contratos de repasse e termos de execução descentralizada celebrados pelos órgãos e entidades da administração pública federal com órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, para a execução de programas, projetos e atividades que envolvam a transferência de recursos ou a descentralização de créditos oriundos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União.

    § 3º Excepcionalmente, os órgãos e entidades federais poderão executar programas estaduais ou municipais, e os órgãos da administração direta, programas a cargo de entidade da administração indireta, sob regime de mútua cooperação mediante convênio.

    Gabarito Errado!

  • ERRADO

     

    Órgãos e entidades públicas federais (entre si): termo de cooperação.

    Orgãos e entidades públicas federais para estados, municípios e DF: convenio.

  • FEDERAL COM FEDERAL TEM QUE SER POR TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA.

  • GAB: E

    Na celebração de convênios E contratos de repasse entre órgãos e entidade da administração pública federal deve-se utilizar o termo de execução descentralizada e não convênios ou contratos de repasse.

    Fundamentação com base no decreto 6.170:

    Art. 2º É vedada a celebração de convênios e contratos de repasse:  

    III - entre órgãos e entidades da administração pública federal, caso em que deverá ser observado o art. 1 , § 1, inciso III (refere-se ao termo de execução descentralizada); 

    Persevere!

  • Vide tb. Lei 13.019/2014 (OSC).

    Bons estudos.

  • A própria RFB adota o Federalismo por COOPERAÇÃO. (Fonte: art. 23, P.U; art.30, VI, VII - CF-88, e outros)

    Bons estudos.