SóProvas


ID
113278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de organização e gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes itens.

O nome de um arquivo é composto de duas partes, separadas por um ponto (.). A primeira é geralmente definida pelo usuário ou pelo programa que cria o arquivo e pode identificar o conteúdo ou a finalidade do arquivo. A segunda parte representa a extensão do arquivo e segue padrões que identificam o tipo de arquivo, como exe, doc e ini.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Temos como exemplo:picasa36-setup.exe ( Um arquivo executável )Apostilabacen.rar ( Arquivo Compactado )O nome antes do "ponto" pode ser renomeado sem prejuízo.;)
  •  só pra acrescentar 

    arquivo ini:

     arquivo texto usado para armazenar/fornecer configurações pessoais para sistemas/usuários ex.: WIN.INI
     

  • "A primeira é geralmente definida pelo usuário ou pelo programa que cria o arquivo e pode identificar o conteúdo ou a finalidade do arquivo."
    Nesta primeira parte são permitidos o uso de:
    @
    #
    $
    %
    &
    E proibidos:
    *
    /
    ?
    >
    <

  • Certo. No ambiente Windows, a afirmação está correta. No Linux a idéia de extensão de arquivos, ou até mesmo distinção entre pastas e arquivos, não existe. No Windows, a extensão poderá ter 1 ou mais caracteres. Por exemplo, PROGRAMA.C (código fonte de linguagem C), TESTE.GZ (arquivo compactado), PACOTE.MDB (banco de dados do Access), PLANOS.DOCX (documento do Office 2007/2010), PLANOS.ACCDB (formato de banco de dados do Access 2007/2010). E poderá não ter extensão, como o arquivo HOSTS.
  • Pode adotar essa questão como conceito para extensões, é exatamente isso que foi descrito...
  • É um arquivo de "inicialização", daí a extensão "ini".

    Guarda valores que configuram um programa (por exemplo, informando que cores o usuário escolheu) ou dados entre usos do programa (como os pontos obtidos num jogo).

    Foi criado para o Windows, mas hoje o Windows o substituiu pelo "Registro", que tem a mesma função e é mais difícil de mexer (daí considerado mais seguro em relação à modificações "indevidas" feitas pelos usuários).

    Um arquivo ".ini" é um arquivo de texto simples (pode ser visualizado e modificado pelo Bloco de Notas) contendo valores identificados por nomes (cada conjunto deste é chamado de "entrada").

    Como ele foi substituído ainda no Windows 98 (pelo uso do Registro), você normalmente não encontrará arquivos ini no WindowsXP, exceto em programas antigos, ou para compatibilização com antigos programas.

    Espero ter ajudado
  • Prezados,


    A questão não apresenta nenhum erro , o nome do arquivo é formado por duas partes separadas pelo ponto. A primeira parte é o nome propriamente dito que damos ao arquivo. Em alguns sistemas operacionais existiam algumas limitações de tamanho ou de caracteres especiais, hoje em dia boa parte dessas restrições foram superadas. A segunda parte, chama extensão, representa o tipo do arquivo.


    Portanto, questão correta.



    RESPOSTA: CERTO


  • Certo

    No ambiente Windows, a afirmação está correta. No Linux a idéia de extensão de arquivos, ou até mesmo distinção entre pastas e arquivos, não existe. No Windows, a extensão poderá ter 1 ou mais caracteres. Por exemplo, PROGRAMA.C (código fonte de linguagem C), TESTE.GZ (arquivo compactado), PACOTE.MDB (banco de dados do Access), PLANOS.DOCX (documento do Office 2007/2010), PLANOS.ACCDB (formato de banco de dados do Access 2007/2010). E poderá não ter extensão, como o arquivo HOSTS.

  • A extensão do arquivo .INI é principalmente um padrão informal para a configuração de alguns softwares ou plataformas. Esses formatos .INI são arquivos simples baseados em texto com a estrutura fundamental composta de propriedades e seções.

    Os arquivos .INI foram originalmente usados por programas para armazenar suas configurações individuais no sistema operacional Windows. O nome do arquivo .ini basicamente significa "Inicialização". Existem várias outras extensões de arquivos de inicialização, como .TXT, .CONF, .CFG. Além disso, os sistemas operacionais Unix e Linux também utilizam extensões de formato de arquivo semelhantes para configurações do sistema. É simples de analisar, legível e utilizável pelo formato para configuração e não requer nenhum tipo de complexidade.

    Suportam a extensão INI: Windows, Linux, MAC OS.