SóProvas



Questões de Windows Explorer - conceitos de organização de pastas e arquivos


ID
2470
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
MPE-RJ
Ano
2007
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que as questões a seguir referem-se a
computadores com uma instalação padrão do sistema
operacional Microsoft Windows XP Professional e uma
instalação completa do Microsoft Office 2003.

No menu "Ferramentas" do Windows Explorer, há a opção de executar o comando "Mapear unidade de rede". Esse comando permite que o usuário:

Alternativas
Comentários

  •      Mapear unidade de rede é selecionar um compartilhamento qualquer de outra máquina da rede e transformá-la em uma unidade de disco virtual em nosso computador.Em outras palavras é criar um "atalho" na forma de uma unidade de disco, que aponta para um compartilhamento em outro micro.
         Para mapear uma unidade, basta acionar Ferramentas/Mapear Unidade de Rede.
  • Permite fazer um "atalho" na forma de uma unidade local para uma unidade compartilhada da rede (de outro computador), ou seja, é criado um "disco virtual" que acessa a unidade da rede quando esta está disponível.
  • LETRA A

    O Mapeamento de unidade de rede é a criação de um atalho à partir de uma letra de DRIVE que possa ser acessado diretamente por esta letra na Janela "Meu Computador", no "Windows Explorer" e nas outras formas de acesso À arquivos.
  • Mapeamento é a associação de uma pasta compartilhada em uma rede de computadores a uma letra de unidade disponível em um computador local. Pois alguns usuários devem acessar as mesmas unidades e pastas compartilhadas com freqüência. Embora a unidade ou a pasta compartilhada possa ser facilmente acessada quando pesquisada em Meus locais de rede, essa tarefa pode tornar-se desnecessariamente repetitiva para a conexão com compartilhamentos comuns.



    Para simplificar o processo de pesquisa de unidades e pastas compartilhadas, você pode estabelecer uma conexão semipermanente com um recurso compartilhado, mapeando-o no Windows Explorer. Esse recurso mapeado é conhecido como unidade mapeada ou unidade de rede. Após mapear um recurso, você poderá acessá-lo da mesma forma que acessaria um volume local.

    Para mapear uma unidade de rede você deve fazer o seguinte:

    No Windows Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, clique em Mapear unidade de rede. Escolha uma letra de unidade disponível para atribuir ao compartilhamento e na caixa Pasta, digite o caminho da pasta compartilhada (por exemplo,\\ComputerDicas\users). Marque a opção Reconectar-se durante o Logon e clique emConcluir.
  • [ScreenJot+(Mapear+unidade+de+rede)+07-01-2008+22+59+20.jpg]
  • Muito boa aula. Completou o conceito de administração indireta e perfeita compreensão das autarquias.

  • Obrigado, Elias! Vamos em frente pra dominar todos os assuntos e fechar a prova! Abraço!
  • Muito obrigada professor por explicar tão bem o que tange as autarquias. 

  • Excelente aula!!!


ID
9067
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manuel Martins Filho (Livro de provas comentadas):
    a) Falso. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas.
    b) Falso. O usuário só poderá acessar uma pasta se tiver permissão. Caso o acesso à pasta seja controlado por senha ela também será necessária. Logo depende de senha!
    c) Falso. A forma mais eficiente para armazenar arquivos é organizá-los em pastas de acordo com o assunto, por exemplo.
    d) Falso. O critério mais utilizado (por ser mais simples e prático) é pelo nome do arquivo.
    e) Correto. Pasta base é semelhante à pasta Meus Documentos só que no ambiente corporativo (rede). Quando um usuário vai salvar um arquivo do Word no Excel por exemplo, e não especifica a pasta ele é salvo por padrão na pasta Meus Documentos. No entanto, quando um usuário estiver em um ambiente corporativo onde o sistema operacional instalado é o Windows NT ou 2003 Server, e for salvar um arquivo ele será salvo por padrão na sua pasta base. Assim, pasta base é a mesma coisa que a pasta Meus Documentos, só que nesse caso o usuário não estará salvando a pasta no disco rígido da sua máquina, mas em um drive (disco) da rede onde ele está conectado.
  • ESAF, como sempre, escolhendo a "mais certa" (ou a menos errada)...
    Quanto à primeira alternativa, uma pasta PODE conter apenas arquivos, sim.
  • Acho que o "apenas" arquivos deve ser interpretado como "só é possível armazenar arquivos em pastas".
    Acho que a questão foi mal formulada, ganhando duplo sentido =/
  • Acho que a idéia é de restrição na A. Mas ficou num sentido meio duplo mesmo.
  • Cara, revoltante essa ESAF com essas questões mal formuladas. Poxa, perguntasse logo algo mto difícil, mas pelo menos indo direto ao ponto. Fica nesse lenga lenga da "mais certa", isso não mede conhecimento.
  • Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco.

    Uma pasta pode conter arquivos E OUTRAS PASTAS.

    Lembre-se bem: Pastas são “gavetas”, arquivos são “documentos”. Portanto, nunca vai haver um arquivo que tem uma pasta dentro.

    Mais fácil resolver essa questão por eliminação, a letra b, c e d estão nitidamente erradas, a única que fazia dúvida era a letra "A", mas ela está incompleta, logo, só poderia estar certa a letra E. 

  • Segundo o Manuel Martins Filho (Livro de provas comentadas):


    a) Falso. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas.


    b) Falso. O usuário só poderá acessar uma pasta se tiver permissão. Caso o acesso à pasta seja controlado por senha ela também será necessária. Logo depende de senha!


    c) Falso. A forma mais eficiente para armazenar arquivos é organizá-los em pastas de acordo com o assunto, por exemplo.


    d) Falso. O critério mais utilizado (por ser mais simples e prático) é pelo nome do arquivo.


    e) Correto.

     

    Pasta base é semelhante à pasta Meus Documentos só que no ambiente corporativo (rede). Quando um usuário vai salvar um arquivo do Word no Excel por exemplo, e não especifica a pasta ele é salvo por padrão na pasta Meus Documentos.

     

    No entanto, quando um usuário estiver em um ambiente corporativo onde o sistema operacional instalado é o Windows NT ou 2003 Server, e for salvar um arquivo ele será salvo por padrão na sua pasta base. Assim, pasta base é a mesma coisa que a pasta Meus Documentos, só que nesse caso o usuário não estará salvando a pasta no disco rígido da sua máquina, mas em um drive (disco) da rede onde ele está conectado.


ID
12691
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando um arquivo não pode ser alterado ou excluído acidentalmente deve-se assinalar em Propriedades do arquivo o atributo

Alternativas
Comentários
  • O atributo "somente leitura" indica que o arquivo não deve ser modificado ou deletado.
  • Na realidade, é possível sim apagar um arquivo que seja somente leitura. O sistema operacional dará um aviso, mas permitirá sua exclusão.
  • Acabei de realizar o procedimento acima e mesmo assim o arquivo foi excluído. Não existe, ao meu ver, um procedimento que impeça um arquivo de ser excluído acidentalmente.
  • Questão errada, porque se eu assinalo um arquivo como "somente leitura" eu apenas não poderei modificá-lo, mas terei a possibilidade de excluí-lo normalmente.
  • Concordo com os colegas e acredito que a resposta correta deveria ser "oculto", assim como os arquivos C:\ que mantém o sistema funcionando.

  • A questão está correta, ela não diz que o arquivo não pode ser excluído, e sim que ele não pode ser excluído acidentalmente, já que o windows pede uma confirmação do usuário antes de excluir arquivos "somente leitura".

  • a FCC tem que rever seus conceitos para esse tipo de questão ela esta pessíma olha que quetão mal feita as opções de respostas pior ainda.

    Quando um arquivo não pode ser altrado ou excluido: O usuário  tem que ter status de ADM e atribuir essas normas no AD.

  • A questão está correta e nela além de ser uma questão de Informática, está também presente a Disjunção da Lógica.
    Como há um "ou", então basta apenas UMA acertiva verdadeira pra ser verdadeira, portanto a questão está correta (e por sinal muito bem feita) e o gabarito idem (letra B).

    Ex. OU o arquivo não pode ser alterado, OU excluído acidentalmente. Com isso, já que a primeira afirmação é verdadeira, então só pode ser a opção B que protege o arquivo contra alteração.
  • Em resposta ao Adriano, ao exclui qualquer arquivo o windows pede confirmação, até quando você vai excluir um arquivo definitivamente apertando simuntaneamente Shift+Del. Ao me ver o problema da questão não está aí...
  • A atenção aos detalhes evita que nós cometamos erros ACIDENTALMENTE. A questão diz "evitar que um arquivo seja excluído ACIDENTALMENTE, ou seja, ele até pode ser excluído, mas não dessa forma.

     


ID
13549
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para duas unidades C e D de discos rígidos (HD), instaladas num mesmo computador,

Alternativas
Comentários
  • Bem como são 2 Hds, o primario ficar em Master no caso "C", o segundo fica em slave no caso "D" . e c tivesse um terceiro seria "E" a sim por diante...
  • Os diferentes discos (rígido,compacto ou flexível) são representadosno sistema Windows com letrasseguidas do sinal : (dois pontos).Normalmente, A: e B: designam os drives para as unidades de disquete de pequena capacidade. As unidades C: e D: costumam denominar os discosfixos (dois HDs instalados na mesma máquina ou um HD com repartição, porexemplo) e as letras E: e F: costumam nomear os drives de CD-ROMs (leitores e/ou gravadores).
  • Como comentado pela colega Genoveva, nem sempre se trata de 2 HDs, podem ser criadas 2 ou mais partições no mesmo HD ou 2 ou mais partições em mais de 1 HD.
  • Quem nunca instalou 2 HDs em um PC? Ou já fez duas partições? Um será C: e o outro D: ( como regra) Obs: sem 2 HDs e sem partições , lembra-se que o "D:" via de regra será dos CDs! Bons estudos!

ID
23308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que a janela Meus documentos do Windows XP esteja em execução e contenha informações acerca de uma lista de arquivos existentes da pasta Meus documentos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, julgue os itens que se seguem.

Ao se digitar o termo CAIXA no campo ENDEREÇO da janela e, a seguir, teclar ENTER, será iniciado procedimento de busca da referida palavra nos arquivos contidos na pasta.

Alternativas
Comentários
  • Fiz o teste no meu computador e iniciou-se uma busca na Internet!
  • Comigo aconteceu o mesmo, existe uma busca sim e inclusive pede que confirme o site solicitado.
  • se for na web seria correto, a questão que é nos arquivos contidos na pasta.
  • O procedimento de busca acontece sim, mas não nos arquivos contidos na pasta como a questão fala e sim abre uma nova janela de busca na internet.
  • Vai abrir uma pagina no navegador, porque esta colocando pra pesquisar dentro da barra de endereço assim ele não encontra procura na internet.
  • Faça o teste.Em uma pasta qualquer com vários arquivos crie um e dê o nome de CAIXA.Agora digite na barra de endereços o nome CAIXA.Se CAIXA for um arquivo abrirá. Se for uma pasta entrará nela.Agora tente sem o arquivo/pasta CAIXA. Abrirá o navegador e buscará na internet.Espero ter ajudado.Qual a nota deste comentário?
  • Na verdade funcionará da seguinte forma ao digitar a palavra CAIXA: 1. Se tiver uma pasta com o nome caixa, irá abrir esta pasta na mesma janela;2. Se não tiver uma pasta ou um arquivo com o nome CAIXA, a janela do IE irá se abrir, com o nome CAIXA na barra de endeços
  • Ao digitar no campo endereço da JANELA e, a seguir, teclar ENTER, será iniciado procedimento de busca da referida palavra associado ao IE6, caso o computador esteja conectado a internet. Para pesquisar sobre determinado arquivo, o usuário deve recorrer à ferramenta pesquisar ou através do teclado pressionado F3.


  • Ao se digitar o termo CAIXA no campo ENDEREÇO da janela e, a seguir, teclar ENTER, será iniciado procedimento de busca da referida palavra nos arquivos contidos na pasta.

  • Gabarito: Errado

    Caso não seja encontrado nenhuma pasta ou arquivo com o nome "caixa", será aberto uma janela no IE com o nome "caixa" na barra de endereço para fazer uma busca na internet.


ID
23311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que a janela Meus documentos do Windows XP esteja em execução e contenha informações acerca de uma lista de arquivos existentes da pasta Meus documentos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, julgue os itens que se seguem.

Nessa janela, existe funcionalidade que permite reordenar os arquivos listados em uma ordem que depende do tamanho do arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Se você clicar com o botão direito do mouse aparecerá a opção reordenar, depois que escolher reordenar é só optar pelo tamanho.
  • Na realidade se vc clicar com o botao direito do mouse em uma area vazia da pasta aparecerá a opção Organizar icones, com uma setinha com as opçoes "nome", "tamanho", "tipo", "modifidado em".
  • Outra opção é clicar no ícone "modos de exibição", escolher "detalhes" e ordenar por tamanho, tipo, ou data da modificação.

  • botão direito do mouse numa área vazia:

  • Certo.


ID
23314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que a janela Meus documentos do Windows XP esteja em execução e contenha informações acerca de uma lista de arquivos existentes da pasta Meus documentos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, julgue os itens que se seguem.

Nessa janela existe opção que permite iniciar uma ação que poderá levar à criação de uma nova pasta.

Alternativas
Comentários
  • Certo.Isto está em Organizar - Nova Pasta
  • Sim. Uma opção é:Ir no Menu Arquivo - Novo - Pasta
  •  Sim! Basta lembrar do painel de tarefas comuns, novidade trazida pelo Windows XP, que apresenta as operações mais comuns associadas a arquivos e/ou pastas (novo, recortar, copiar, colar etc).

  • Janela Meus Documentos , Menu Arquivo ----> Novo ----> Pasta.



    Ou ainda "Clic" botão direito do mouse ----> novo ----> pasta .  


  • essa questão esta adaptada, a questão como esta na prova é diferente


ID
28780
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quais dos seguintes elementos se encaixam na definição de arquivo?

Alternativas
Comentários
  • Arquivo é toda informação, seja ela texto, figura, som, vídeo, que for gravada em disco.
  • ESSA QUESTÃO DEVE TER SIDO CANCELADA

    ARQUIVO NÃO PODE SER PASTA

    PASTA OU DIRETÓRIO É ONDE SE ARMAZENA OS ARQUIVOS

    LETRA E ESTÁ ERRADA
  • Questão ruim...

    A pasta mesmo contendo texto ou imagens não se torna um arquivo. Não tem extensão não é arquivo!
  • ARQUIVO - é um registro que contém informações (dados) sobre uma área específica registrada no disco rígido (HD) do computaodor.
    Estes arquivos podem conter informações de qualquer tipo de dados que se possa encontrar em um computador: textosimagensvídeosprogramas, etc.


    Esta questão realmente foi mal formulada, pois arquivo é aquivo e pasta é pasta, possuem definições distintas. Porém, por exclusão, já que as outras opções são completamente erradas, a que mais se aproxima do conceito de arquivo é a letra E.

  • RESPOSTA: alternativa E
    Podemos definir como arquirvo o conjunto de registros agrupados segundo uma regra organizacional que contém informações sobre certa área de atividade. Os arquivos podem conter qualquer tipode de informação:eles podem ser programas, textos, sons, imagens, vídeos, planilhas. Logo, tudo no computador é armazenado sob a forma de arquivos.
  •  Arquivo é apenas a nomenclatura que usamos para definir Informação Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos.Pastas são “gavetas”, arquivos são “documentos”. Portanto, nunca vai haver um arquivo que tem uma pasta dentro. As pastas guardam os arquivos e não o contrário!Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome é dado no momento da criação. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada Sistema Operacional. No Windows, que vamos estudar neste material, os nomes podem conter até 256 caracteres (letras, números, espaço em branco, símbolos), com exceção destes / \ | > < * ? : “ que são reservados pelo Windows.


    sobre Informática por João Antonio Carvalho
    professorjoaoantonio@algosobre.com.br







  • Esta questão foi repetida pela Cesgranrio, ipsis literis, na Prova do Banco do Brasil 2012.
  • Letra E. CPU é um componente de hardware, assim como o Disco Rígido. A pasta é um arquivo, que tem o atributo D de diretório. No Linux o atributo é mostrado na listagem, assim como no Windows (como DIR com a opção /AD no prompt de comandos).
  • Resposta correta item ( e )

    Esses arquivos podem conter informações de qualquer tipo de dados que se possa encontrar em um computador: textos, imagens, vídeos, programas, etc. 

  • A banca quis fazer uma pegadinha e acabou se enrolando, Pasta não é arquivo, mesmo que ela tenha arquivos dentro dela sua definição não se altera, porem, de toda forma essa era a alternativa menos errada, então deu para acertar com tranquilidade
  • Os comentários dos colegas ,muitas vezes, superam em qualidade os do próprio professor.


ID
30058
Banca
FCC
Órgão
TRE-BA
Ano
2003
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para obter rapidamente informações sobre um item selecionado, no lado esquerdo da janela do Meu computador ou do Windows Explorer, deve-se clicar, na tela padrão do Windows 98, a opção

Alternativas
Comentários
  • realmente não entendi essa questão... dá certo isso!!!!
  • tbm não entendi, nunca vi´, será que não anularam esta questão?
  • pode ser no 98 ....sei lá...jurassico isso! rs
  • caraca! coincidentemente estou numa carroça que tem o Windows 98.
    isso acontece.

    mas não nos preocupemos, questões como essas, nunca mais!
  • Correta: letra C:  como página da Web, no menu Exibir.
  • Incrível! Ainda bem que o win98 está fora dos concursos..

  • Sangue lacrimejou dos meus olhos ao ver a "barra de acerto" tão vermelha kk

  • Puts, Windows 98...

  • Questão feita para chute.

ID
30262
Banca
FCC
Órgão
TRE-AC
Ano
2003
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para copiar um Arquivo no Windows Explorer, clique no arquivo que deseja copiar e clique em:

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma questão apenas de atençao, pois no enunciado diz COPIAR logo deve-se copiar e, posteriormente, colar o arquivo copiado.
  • Outras maneiras para realizar o processo de copiar e colar:

    1)Menu Editar (Copiar) - Menu Editar (Colar)

    2)Botão direito copiar e colar

    3)Atalho: Ctrl + C (copiar) e depois ctrl + V (colar)
  • Recortar seria no caso de mover o arquivo, porem no enunciado da questão o comando não é este. Durante o recorte e colagem, quando você recorta algo, ele será armazenado na área de transferência e você poderá criar apenas uma cópia dele. Copiar e colar não têm restrições no Windows, ou seja, podemos copiar quaisquer arquivos/pastas e colá-los (ou movê-los) para qualquer lugar necessário.


ID
33658
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com o cursor do mouse posicionado em uma área livre do lado direito da janela do Windows Explorer, dentro de uma pasta específica, pode-se criar uma subpasta nova clicando no botão

Alternativas
Comentários
  • Essa foi pra não zerar de jeito nenhum. Letra "B".

  • Letra B
    .
    .
    Clicando com o BOTÃO DIREITO DO MOUSE em QUALQUER PASTA (vale também para o Windows 7)
     
    Bons estudos a todos nós! Sempre!
  • Sempre confundo o direito com o esquerdo


ID
55468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Ipojuca - PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos ambientes Windows, Internet e intranet, julgue
os itens a seguir.

O Windows Explorer é utilizado tanto para acesso aos diretórios e arquivos armazenados na máquina do usuário como para acesso a áreas de armazenamento na rede, caso o computador esteja conectado a um ambiente de rede ou à Internet.

Alternativas
Comentários
  • certo - tanto é que, se o usuário digitar um endereço da web na barra de endereço do windows explorer, este requisitará o "apoio" do internet explorer e se conectará imediatamente ao site, alterando, inclusive, sua interface, passando a usar a do navegador.
  • Discordo do gabarito!
    Não é o WE que se conecta a rede!! Como o colega acima mesmo disse, ao digitar uma URL na barra de endereço do WE, ele solicita "ajuda" do IE para acessar a internet!! Então, abrindo o IE, é que se acessa a area de armazenamento na rede!!

    Alguem concorda???
  • Gustavo, tudo bem?

    Pelo windows explorer, você pode acessar mapeamentos de rede, recursos disponíveis em outros computadores que estejam conectados na mesma rede, pastas compartilhadas, impressoras. Você também pode digitar o IP de um computador local e ter acesso aos compartilhamentos que ele oferece. Isso tudo independentemente de acesso a internet e internet explorer.

    Já quando você digita uma URL, um endereço de site, exemplo www.questoesdeconcursos.com.br, pelo windows explorer, o windows reconhece que é uma função do navegador de internet fazer este serviço.

    Mesmo assim, o windows explorer fez a função dele, pois quando o internet explorer carregar, será aberto com o endereço da página digitada anteriormente.

    Sucesso nos estudos! 
  • Por definição o Windows Explorer é um gerenciador de arquivos, que permite navegar entre pastas e organizar arquivos e pastas, contudo ele possibilita ao usuário acessar páginas da internet por meio de dua barra de endereços, porém o resultado desta ação, ou seja a abertura do site, depende da versão do IE instalado na Máquina, se for o IE6 ou anterior (caso padrão do Windows XP da época da questão) o site é aberto na própria janela do Windows Explorer, já em computadores com versões posteriores ao IE6 o site é aberto em uma nova janela, a janela do navegador. Mesmo assim é dito que ele permite acessar páginas da Internet.
  • Correto. O Windows Explorer permite o gerenciamento de arquivos locais e remotos. Caso seja informado um link de Internet, o navegador padrão será acionado. Se for o link de um arquivo conhecido como DOC, PDF, ele efetua o download.

ID
58951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do sistema operacional Windows, julgue os próximos
itens.

No Windows XP, o Windows Explorer apresenta uma série de utilitários que auxiliam a manter o sistema funcionando de forma adequada. Para acessar esses utilitários, deve-se procurar a janela propriedades do disco e selecionar a guia Ferramentas.

Alternativas
Comentários
  • Por que a questão está errada? Na guia ferramentas realmente existem 3 "utilitários que auxiliam a manter o sistema funcionando de forma adequada":

    1. Verificador de Erros (scandisk)

    2. Desfragmentação

    3. Backup

    Alguém sabe explicar?

    : |

  • Caro Paulo Roberto,

    O erro está em chamá-los de utilitários quando na verdade são Ferramentas. Se vc for por outro caminho: Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema encontrará as mesmas Ferramentas que vc citou. Além do mais a questão menciona a guia Ferramentas.

    Digite no Google utilitários do Windows XP ou utilitários do Windows Explorer e veja a diferença.

  • Acho que outro erro é dizer que essas ferramentas seriam do Windows Explorer. Elas são ferramentas independentes, indo lá em propriedades você encontra apenas um atalho para elas.

  • Sylvia, o desfragmentador de disco é sim um utilitário ( http://support.microsoft.com/kb/942092/pt  ).  O erro da questão encontra-se ao afirmar que esses utilitários são apresentados no Windows explorer.
  • Concordo com o Diego!

    No Windows XP, o Windows Explorer    Meu computador> disco local apresenta uma série de utilitários que auxiliam a manter o sistema funcionando de forma adequada. Para acessar esses utilitários, deve-se procurar a janela propriedades do disco e selecionar a guia Ferramentas.

  • Na minha opinião o "deve-se" tornou a questão incorreta, já que há outros meios de acessar tais caminhos.
  • CONCORDO COM O COMENTÁRIO DO "RL".  NÃO VEJO ERRO NESSA QUESTÃO.

  • A questão ficará correta ao trocar a palavra restritiva "deve-se" pela "pode-se" já que existe mais de um caminho para chegar ao mesmo efeito.
  • Prezados,

    Existe sim uma série de utilitários que auxiliam a manter o sistema funcionando de forma adequada.

    Uma forma de acessar esses utilitários é clicar com o botão direito na unidade de disco, ir na parte de propriedades, e guia ferramentas, conforme imagem abaixo :




    A banca deu o gabarito dessa questão como "ERRADO", mas não concordo com a banca.




  • Não concordo com o gabarito pois quando a questão diz: "...deve-se procurar a janela propriedades do disco e selecionar a guia Ferramentas." esse procurar nao esta muito claro, entendi que devo clicar no botão direito do mouse e ir em propriedades > ferramentas.

    eu marquei certo, mas a banca disse que tá errado. Fazer o que neh?!

    nao gostei.

  • Questão ridícula, Cespe sempre fazendo "cespisse"! Até o professor comentou que não concorda com essa questão! Só por causa dessa palavrinha "deve-se" ou "pode-se", isso não justifica! A questão deveria estar certa! É só pra eliminar candidatos mesmo!

  • Qual seria a justificativa do examinador?

  • Eu vivo informando a todos, o CESPE cobra português durante toda a prova.

  • Meu Morfador bugou nessa questão 

  • concordo com alessadra solano ( teclado com defeito)

    e restritiva ... deve se e nao pode se ... ou seja tem mais opcoes

  • errado,

    as ferramentas que auxiliam na manutenção do sistema operacional podem ser acessadas pelas configurações, painel de controle, pelo menu iniciar - clicando em acessórios do windows e, posteriormente, em ferramentas admistrativas. Também é possível selecionar o gerenciador de tarefas, de dispositivos e de rede, clicando com o botão direito no menu iniciar.

    A questão errou pela restrição, apenas.


ID
80779
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para copiar um arquivo de uma pasta para outra, dentro da mesma unidade (drive), pode-se arrastar o arquivo com o mouse da pasta de origem para a pasta de destino, mantendo pressionada a tecla

Alternativas
Comentários
  • Ao arrastar arquivos entre pastas (no Windows Explorer) com o botão esquerdo (normal), eles serão copiados se a pasta de destino estiver numa unidade (drive) diferente da unidade de origem. Se for para pastas na mesma unidade, então os arquivos serão movidos, e não copiados. No Windows XP, ao arrastar itens para o menu Iniciar, normalmente são criados atalhos, sem que os arquivos sejam movidos ou copiados. Em diversas versões do Windows, você pode refinar seu arraste, nestes casos:- Arrastar com o botão esquerdo e com SHIFT pressionado, faz com que os arquivos sejam movidos.- Arrastar com o botão esquerdo e com CTRL pressionado, faz com que os arquivos sejam copiados.- Arrastar com o botão esquerdo e com ALT pressionada, faz com que sejam criados meros atalhos para os arquivos.- Arrastar arquivos com o botão direito é a melhor maneira para mover ou copiar, pois ao soltar, aparece um menu pop-up perguntando o que você quer fazer: copiar, mover, criar atalhos (ou cancelar).
  • CTRL e arrastar = cria uma cópia;

    SHIFT e arrastar = move o documento ( recorta);

    CTRL+SHIFT e arrastar = cria um atalho (fica uma setinha na parte de baixo);

    ALT e arrastar = cria um atalho também.
  • Quando arrastamos uma pasta ou arquivo na mesma unidade, ela sempre será movida da localização atual para o local onde soltarmos. Se usarmos a tecla CTRL enquanto arrastamos, uma cópia será criada. Se usarmos o SHIFT o item será movido. Se usarmos CTRL+SHIFT ou ALT um atalho será criado. Se operarmos com uma unidade diferente no destino, ao arrastarmos o item será copiado. As demais ações serão idênticas ao efeito quando estamos na mesma unidade.
  • gabarito: letra B
  • Eu gravo assim:
    - arrastar um arquivo pressionando Ctrl - cria Cópia (c de cópia/ctrl)
    - arrastar um arquivo pressionando Shift - move o arquivo (oh, shit, a pasta perdeu o arquivo)
    - arrastar pressionando Alt - cria um "ALTalho" (atalho)
  • CTRL  + arrastar = (copiar+colar)

    SHIFT + arrastar = (recortar+colar)

    CTRL+SHIFT ou  Alt + arrastar = atalho.


ID
81286
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para mover um arquivo de uma pasta para outra, cada pasta em uma unidade (drive) diferente, pode-se arrastar o arquivo com o mouse da pasta de origem para a pasta de destino, mantendo pressionada a tecla

Alternativas
Comentários
  • Apenas para esclarecimentos que:Para MOVER o arquivo ou pasta, conforme é a pergunta, será necessário manter pressionado a tecla SHIFT enquanto arrasta para o diretório de sua opção ou escolha.Para COPIAR o arquivo ou pasta, basta manter pressionado a tecla CTRL, enquanto arrasta para o diretório de sua opção ou escolha.Para CRIAR ATALHO de um arquivo ou pasta, basta manter pressionado a tecla ALT, enquanto arrasta para a área de trabalho ou local desejado.IMPORTANTE: No caso de criar atalho com arquivos ou pastas é importante ficar atento quando EXCLUIR o original, e em seguida tentar abrir o atalho do mesmo, este não abrirá em função de que ele foi EXCLUÍDO. Para entender melhor, o atalho é apenas um caminho (um mapeamento) mais rápido para o arquivo ou pasta e NÃO o arquivo de origem e local de origem.É isso então.Att.Flávio
  • DISCOS DIFERENTES = QUANDO ARRASTA COPIA--------usando SHIFT = MOVE(RETIRANDO DO LUGAR DE ORIGEM)EX: arrastar um arquivo do disquete para a área de trabalho do computador.MESMO DISCO = QUANDO ARRASTA MOVE-------usando CTRL = COPIA(DEIXANDO O DA ORIGEM NO MESMO LOCAL)EX: arrastar um arquivo da pasta meus documentos para outra pasta dentro de meus documentos.
  • CTRL e arrastar = cria uma cópia;

    SHIFT e arrastar = move o documento ( recorta);

    CTRL+SHIFT e arrastar = cria um atalho (fica uma setinha na parte de baixo);

    ALT e arrastar = cria um atalho também.

  • Comandos dentro do mesmo drive: Comandos entre drives diferentes:
    apenas arrasta = move; apenas arrasta = copia;
    CTRL + arrastar = cria uma cópia; idem;
    SHIFT e arrastar = move o documento (recorta); idem;
    CTRL+SHIFT e arrastar = cria um atalho (ou link); idem;
    ALT e arrastar = cria um atalho também (ou link). idem.
     
  • O comentário a cima está equivocado, pois em discos diferentes SHIFT + Arrastar --> Recorta; CTRL + Arrastar --> Não recorta (copia, pois o que recorta é o SHIFT). Em uma mesma unidade CTRL + Arrastar --> Copia, como já foi dito o "idem" do comentário anterior está errado.
  • Quando arrastamos uma pasta ou arquivo na mesma unidade, ela sempre será movida da localização atual para o local onde soltarmos. Se usarmos a tecla CTRL enquanto arrastamos, uma cópia será criada. Se usarmos o SHIFT o item será movido. Se usarmos CTRL+SHIFT ou ALT um atalho será criado. Se operarmos com uma unidade diferente no destino, ao arrastarmos o item será copiado. As demais ações serão idênticas ao efeito quando estamos na mesma unidade.
  • Seguindo as alternativas da questão, sem me ater a mais detalhes:

    ALT = Começa com "A" de Atalho.
    SHIFT = Do inglês, 'shift' é Trocar.
    CTRL = Começa com "C" de Cópia.

    Não fazem nada.
    TAB
    INSERT


ID
82447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue o item a seguir.


O Windows Explorer permite a visualização do conteúdo de uma pasta por meio de quatro modos de exibição: ícones grandes, ícones pequenos, listas e detalhes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.O Windows Explorer permite a visualização dos contéudos por meio de CINCO modos de exibição, qual sejam:- miniaturas;- detalhes; - lista;- lado a lado; e- ícones.
  • Caí direitinho... essa Cespe... :)
  • O programa Windows explorer ou Explorando é o gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows.Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.Para abrir esse programa deve-se clicar no botão "Iniciar", em seguida, em "Programas" e em Windows Explorer. Ou clicar no ícone "Meu computador"No menu Exibir pode-se escolher como se deseja ver o conteúdo do Explorer.Para se visualizar as barras de ferramentas e de status elas devem estar marcadas. No menu Exibir, os arquivos podem ser exibidos de diversas maneiras: Ícones grandes - aparecem desenhos relativamente grandes e os nomes de cada pasta e/ou arquivo existente, Ícones pequenos - surgem desenhos relativamente pequenos e, também, os nomes de cada pasta e/ou arquivo existente, Lista - aparece uma lista apenas com o nome dos arquivos, Detalhes - lista o nome, tamanho, tipo e última data em que o arquivo foi modificado. Portanto, a opção detalhes é a que mostra mais informações sobre os arquivos.Continuando no menu exibir, clicando-se no item Organizar ícones pode-se ordenar os arquivos de diferentes maneiras:Clicar em Ordenação obtidaNome em ordem alfabéticaTipo pela extensão do arquivoTamanho pelo tamanhoModificado pela última data em que o arquivo foi modificadoSe a opção Detalhes estiver em uso pode-se ordenar os arquivos, usando outro procedimento: Clicar diretamente sobre as palavras Nome, Tamanho, Modificado ou Tipo, na parte superior do lado direito.CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR COM OS MODOS DE EXIBIÇÃO DO WORD, QUE SÃO:- NORMAL;- LAYOUT DA WEB;- LAYOUT DE IMPRESSÃO;- LAYOUT DE LEITURA;- ESTRUTURA DE TÓPICOS.
  • Essa questão me causou dúvidas, procurei a respeito na Internet, e um professor de um site comentou sobre ela:26 O Windows Explorer permite a visualização do conteúdo de uma pasta por meio de quatro modos de exibição: ícones grandes, ícones pequenos, listas e detalhes.- FALSO: os modos de exibição do Windows Explorer são: Lista, Detalhes, Ícones, Lado a Lado e Miniaturas (e Película, se estivermos numa página de vídeos ou fotos).Mas, por favor, verifiquem se o edital falava WINDOWS ou especificamente WINDOWS XP... Se falava em XP, a questão 26 é FALSA mesmo! Mas se versava (o edital) sobre WINDOWS, é bom verificar quem tem um Windows anterior (98 ou 95) - sei que é difícil.. pois, pelo que lembro, estes quatro itens eram usados no Windows 98... (faz muito tempo que não o utilizo.. não me lembro realmente se é verdade).Em sendo as duas verdadeiras: a) O Edital mencionar "Windows" sem especificar "XP" e b) sendo realmente no Windows 98 esses quatro modos de exibição conforme descrito, a questão é VERDADEIRA! Cabe aí tentarem algo! (acho difícil)Se quiser ler mais sobre as questões de informática comentadas dessa prova, entra nesse link;http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=3116
  •  Questão correta! Ainda há um modo de exibição a ser citado: miniaturas.

  • - MINIATURAS

    - LADO A LADO

    - ÍCONES

    - LISTA

    - DETALHES

  • Apenas acrescentado, nas pastas SOMENTE com arquivos de imagem aparece a sexta opção que é o modo de exibição em PELICULA.

     

  • Questão sexy.

  • Complemetando:



  • Questão Correta! Existem,sim, 4 tipos de visualização e não SOMENTE 4 tipos. Uma questão desse tipo dá raiva! Mas fazer o quê? Estudar  também a matéria CESP? Pior que é!
  • Oras, se permite 5, permite 4 também!!!Questão de 2010. Atualmente o cespe trabalha com essa possibilidade que falei. Entretanto, se a questão utiliza-se o SOMENTE esses quatro, daí sim estaria Errado. Enfim, discordo totalmente desse gabarito de 2010.


    Abraço!!!

  • Pessoal, o correto não seria  8 modos: extragrandes, grandes,médios,pequenos,listas,detalhes,lado a lado e conteúdo?


  • Independente da versão Windows, a questão está Errada. 

    No Windows XP era: Icones Grandes, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e MINIATURAS. 

    No Windows 7 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e Conteúdo.

    No Windows 8 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, LISTA (antigo Lado a Lado), Detalhes, BLOCOS e Conteúdo.

  • Obrigada Fernando por explicar.

    Conseguir sanar a dúvida.

  • Acredito ser passível de anulação

  • Desatualizada. Atualmente, no Windows 8.1, existem 8 modos de visualização, quais sejam, ÍCONES EXTRA GRANDES, ÍCONES GRANDES, ÍCONES MÉDIOS, ÍCONES PEQUENOS, LISTA, DETALHES, BLOCOS E CONTEÚDO.
    Em 2010 a questão estava correta, hoje não!!!!

  • PHILLIPE DF, Acho que ainda estava faltando uma opção chamada, Lado a lado.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Independente da versão Windows, a questão está Errada. 

     

    No Windows XP era: Icones Grandes, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e MINIATURAS. 

    No Windows 7 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e Conteúdo.

    No Windows 8 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, LISTA (antigo Lado a Lado), Detalhes, BLOCOS e Conteúdo.

  • em algum momento a cespe falou que só há esses modos de exibição?

    ...

  • Pedro Almeida, falou sim. No momento em que ele diz "por meio de quatro modos de exibicao" ele está limitando a quantidade e deixando claro quais são.

  • Comentário do professor do QC:

    Independente da versão Windows, a questão está Errada. 

    No Windows XP era: Icones Grandes, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e MINIATURAS. 

    No Windows 7 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e Conteúdo.

    No Windows 8 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, LISTA (antigo Lado a Lado), Detalhes, BLOCOS e Conteúdo.

    ERRADA

  • Windows10: ícones extre grandes, ícones grandes, ícones médios, ícones pequenos, Lista e Detalhes, Blocos e Conteúdo.

  • O incompleto pra CESPE não era correto?

  • Windows 10: ícones extra grandes, ícones pequenos, ícones médios, ícones grandes, blocos, lista, conteúdo e detalhe.

  • NO WINDOWS 10

    ERRADA

    MODOS DE EXIBIÇÃO DO EXPLORADOR DE ARQUIVOS WIN10:

    "BLOCO CO.LI.DE com 4 ÍCONES"

    BLOCOS

    CONTEÚDO

    LISTA

    DETALHES

    ÍCONES PEQUENOS

    ÍCONES MÉDIOS

    ÍCONES GRANDES

    ÍCONES EXTRA GRANDES

  • Essa foi a prova de informatica mais mal elaborada que eu já vi em toda minha vida.


ID
82786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue o
próximo item.

As informações de espaço livre em um disco rígido de uma máquina que tenha instalado o sistema Windows XP podem ser obtidas a partir do menu Arquivo do Windows Explorer, acessando-se a opção Propriedades, que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada.

Alternativas
Comentários
  • As informações de espaço livre em um disco rígido de uma máquina que tenha instalado o sistema Windows XP podem ser obtidas a partir de 1ºpasso-Meu computador 2ºpasso-disco local C 3ºpasso-propriedades No menu Arquivo do Windows Explorer, acessando a opção Propriedades verificamos apenas o tamanho em disco.
  • Pode-se obter estas informações de formas diferentes, mas a citada é uma das maneiras corretas. Você pode encurtar o caminho, clicando com o botão direito do mouse sobre a unidade selecionada, e clicar em propriedades.
  • Concordo com Eliziane MachadoO que aparece seguindo o caminho da questão são as propriedades do computador e não o espaço livre em disco. Do disco, há a verificação de fragilidade. O caminho correto seria acessar a pasta Meu computador, clicar na unidade (Geralmente c:\) com o botão direito e clicar em propriedades para se saber o quanto há de espaço livre e ocupado no disco local.Creio que esta questão seria passível de recurso.
  • gente, só se eu estiver muito enganada, mas aparece sim...aparece espaço livre e espaço usado, bem como capacidade total e mais um monte de coisa...
  •  QUESTÃO CORRETA!!! é possível sim!!!! acabei de testar.....

    Quando vc esta no EXPLORER e vai selecionar uma unidade de disco, não precisa clicar em MEU COMPUTADOR, senão ela vai alterar mesmo a janela de EXPLORER para MEU COMPUTADOR.

    Para evitar esta troca, vai direto no sinal de + ao lado do MEU COMPUTADOR, depois clique na unidade desejada; vai perceber que a janela continua sendo do Explorer, depois é só seguir o que a questão afirma e vai ver que funciona mesmo.

    Questão corretíssima!!!!

  • Tudo é uma questão da redação do enunciado.

    O "x" da questão é o final do enunciado, onde lemos "que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada."

    Abra o Windows Explorer, selecione a unidade desejada [ exemplo: Disco Local (C:) ], menu Arquivo, Propriedades.

    Uma das informações será o espaço livre da unidade selecionada.

    []s

  • Excelente observação do Luciano Conill pois caso vc simplesmente abra o explorer vc não achará as informações sobre o espaço livre em disco. Só conseguirá se o HD estiver selecionado.
  • O enunciado da questão está errado na parte final.

    Errado:"....acessando-se a opção propriedades, que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada."; correto:"...selecionando a unidade desejada e acessando a opção propriedades que exibe informações específicas."   Realizem na prática que verão.
  • Não necessariamente, Diego. Se você seguir outro caminho as coisas ocorrerão de maneira diferente. Se clicarmos com o botão direito sobre a unidade de disco e escolhermos "Explorar", isso irá abrir o Explorer já com a unidade de disco em questão selecionada.
  • Olá colegas.
    Só para complementar em uma maneira prática.



    Bons estudos e boa sorte!
  • Certo.
    Existem várias formas de obter a informação da quantidade de espaço livre, e esta é uma delas.
    • Windows Explorer, Arquivo, Propriedades, estando a unidade selecionada.
    • Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade, Propriedades.
    • Windows Explorer, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a unidade, e na Barra de Status (Exibir, Barra de Status) aparece a informação.
    • Windows Explorer, modo de exibição Detalhes, a informação é mostrada à frente da unidade.
    • Painel de Controle, Sistema, Hardware, Unidades de Disco, Propriedades, Volume, Preencher, clique na unidade, Propriedades
    • Win+Pause, Gerenciador de Dispositivos, Unidades de Disco, Propriedades, Volume, Preencher, clique na unidade, Propriedades
    • Gerenciador do Computador, Armazenamento, Gerenciamento de Discos, unidade, Propriedades.
  • Complementando o comentário de Fernando Nishimura de Aragao, pode-se ainda selecionar a unidade no Windows Explorer e teclar ALT+ENTER, que as propriedades do disco também são exibidas.
    A parte mais importante da questão está no final: "exibe informações específicas sobre a unidade selecionada", pois é necessário que uma unidade de disco esteja selecionada para que informações de espaço livre sejam mostradas (propriedades de uma pasta, por exemplo, mostram informações como tamanho, data de criação e outros, mas não mostram, logicamente o espaço livre em disco).

ID
89362
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Microsoft Windows, o programa Windows Explorer, entre outras tarefas,

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A.O Windows Explorer é o Gerenciador de Arquivos Windows, pois permite acesso a toda a árvore de diretórios (pastas) e arquivos do seu computador, permitindo operações com arquivos e pastas (como criar, excluir, renomear, mover e copiar pastas e arquivos).
  • Windows Explorer (literalmente do inglês "Explorador do Windows", nome pelo qual é encontrado na versão portuguesa de todas as versões do Windows) é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Explorer
  • O programa Windows explorer ou Explorando é o gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows.Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.
  • Alternativa B também esta correta, pois pode se fazer pesquisas no windows explorer e navegar na internet.

     

     

  • Esta questão não foi anulada porque, salvo engano, a prova não aconteceu.

    Letras "A" e "B" estão corretas.

    Cuidaaaadoo!!!!
  • Cuidado você, Alessandro Santos.

     

    A letra B se refere ao INTERNET EXPLORER. WINDOWS EXPLORER é outra coisa.

  • pesquisa (correto) e exibe(errado)  informações na World Wide Web, através de uma conexão à Internet. O Windows explorer pode ser comparado  a um atalho para realizar pesquisas na web. Mais ele não exibe essas informações na sua janela,  quem exibe essas informações é o proprio navegador. Façam o teste.

  • A exibe a estrutura hierárquica de arquivos, pastas e unidades no computador.

    B pesquisa e exibe informações na World Wide Web, através de uma conexão à Internet.

    As duas respostas estão corretas na minha opnião.


ID
90043
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na barra de endereços da janela do Windows Explorer, no sistema operacional Windows XP, pode-se digitar

Alternativas
Comentários
  • Se você digitar endereços da Web, será automaticamente aberto no IE.
  • Muitos usuários não estão acostumados a procurar pastas digitando o caminho na barra de endereços do W.Explorer, até porque é bem mais complicado ter que gravar algo como por exemplo: C:\Documents and Settings\Júlia\Meus documentos\Concursos\Provas) - especialmente se nem sabemos bem onde o bendito arquivo está - mas caso saibamos, claro que dá certo.E se vc começa a digitar "http" ou "www" na barra de endereços dele notará que o próprio Windows Explorer te dará opções (uma lista tipo um drop-down/auto-preenchimento) de sites que você tenha visitado usando o Internet Explorer (claro, partindo do pressuposto que você já tenha visitado alguns sites pelo IE antes).
  • A Barra de endereços aparece na parte superior do windows explorer e exibe seu local atual no computador ou em uma rede.Para a maioria dos locais, digite o nome completo da pasta ou o caminho completo para o novo local (como C:\Users\Public) e pressione ENTER.Para acessar locais comuns, digite o nome (como Documentos, Painel de Controle) e pressione ENTER. E, apesar de pouco usual, é possível navegar pela Internet digitando um endereço da Web (URL) na Barra de endereços, o que fará com que a janela da pasta seja alternada para o Internet Explorer.
  • Que questão mais louca. Na barra de endereços do Windows Explorer eu posso digitar qualquer coisa que eu queira. A forma como o Windows Explorer vai interpretar o que eu digitei é um assunto à parte. Ele pode interpretar da forma que eu espero que ele interprete, ou não.

  • De fato, na barra de endereços do Windows Explorer é possível digitar muita coisa e na maioria das vezes o Explorer encontrará o que foi digitado. No caso de um endereço da web ele abrirá o seu navegador padrão para que seja acessado tal endereço. Em se tratando de pastas, digitando o caminho ele a encontrará (para algumas pastas do seu PC, sequer será preciso digitar o caminho, bastando que se digite o nome da pasta) e, além do mais, na "setinha" localizada à direita da barra de endereços é possível navegar pelos vários diretórios e pastas abrangidos pelo Windows Explorer.

    Bons estudos a todos
  • Uma correção no que diz respeito a endereços (URLs) digitadas na barra de endereços do Windows Explorer abre o NAVEGADOR PADRÃO (configurado pelo usuário) ou o Internet Explorer (caso esteja na configuração padrão). Deve-se atentar quanto a isso, apenas um detalhe.
  • Só uma dúvida: o botão de opções do lado direito da barra é a setinha?
  • Que diabo, a questão fala ".... pode-se digitar". Selecionar é selecionar!!!
  • Para quem não for assinante.

    Gabarito: C

     

    --

     

     

    Macete: palavras genéricas ( tudo, sempre, com certeza etc. ) e palavras restritivas ( nada, nunca, apenas, somente etc. ) quase sempre estão erradas. Na questão, encontramos a palavra "apenas" em todas as assertivas, exceto uma que é a resposta.

    Isso é muito comum na FCC.


ID
91300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando que, em uma empresa, um computador seja usado por
várias pessoas para acesso à Intranet, julgue os itens que se seguem.

Caso se deseje usar o referido computador para gerar documentos no Windows XP, é possível salvar esses documentos na pasta Meus Documentos, mas, por padrão, nenhuma pasta ou subpasta pode ser excluída desse computador, e também não é possível enviar documento anexado a correio eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • uma das funções basicas é essa, enviar documento anexado a correio eletrônico o famoso e-mial com anexo.
  • Pelas informações da questão, não é possível asseverar a impossibilidade de excluir documentos ou mesmo anexar arquivos.

  • Alguém pode explicar o ponto chave dessa questão? marquei errado porque não entendi nada, mais creio que o erro da questão não seja eu não ter entendido.

    Tenho uma suposição sobre o erro, caso esteja errado me corrijam, não vejo nexo entre diversas pessoas usarem o mesmo computador e terem que salvar obrigatoriamente na pasta meus documentos, eles podem utilizar logoff e também não vejo lógica em não poder enviar documentos anexos...

    bons estudos 
  • Errada.
    A questão fala sobre um computador ingresso em uma Intranet, o que entendemos como sendo um computador com acesso restrito por senha. Cada usuário tem a sua pasta de Documentos, e esta é inacessível por outros usuários. Entretanto, dentro das pastas do usuário atual, ele consegue excluir apenas as pastas que ele mesmo criou. E por fim, é possível enviar por correio eletrônico o arquivo, porque em uma Intranet, temos serviços semelhantes à uma Internet (protocolo, softwares, etc). No caso do correio eletrônico, poderia ser o Lotus Notes, por exemplo.
  • Principio Nishimura wins

  • Quando a questão fala "mas, por padrão" está o erro.

    Por padrão pode-se sim fazer alterações, cabe ao administrador limitar as ações nessa pasta.


ID
98263
Banca
OFFICIUM
Órgão
TJ-RS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual dos ícones abaixo representa um recurso compartilhado?

Alternativas
Comentários
  • Normalmente, quando tem o desenho da mão quer dizer que está compartilhado :P
  • Compartilhado: ícone que tiver essa mãozinhaO que tiver a setinha é atalhoo amarelo é pasta e drivers.relembrando, compartilhou fica a mãozinha.

ID
103603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.

A partir do menu Arquivo do Windows Explorer, o Windows XP oferece a opção de se criar um arquivo em formato editável no Excel, no Word e no PowerPoint, e também de criar arquivos da suíte BROffice, desde que esses software estejam instalados no computador em uso.

Alternativas
Comentários
  •  Questão correta.... na minha opinião é autoexplicativa.

    Gostaria de deixar uma dica: cuidado para não confundir a janela do MEU COMPUTADOR com o WINDOWS EXPLORER, pois existe uma configuração na interface dos dois que deixa a aparência igual - botão PASTAS -, no entanto as funções dos menus não mudam.

  • Outra alternativa seria que apresentaria essas mesmas opções seria clicar com o botão direito na "área de trabalho"

    Bons Estudos!!
  • .
  • GABARITO: CERTO.

  • Mas esses aplicativos podem ser usados online,então a resposta não seria ERRADO?

    Eu já usei o libre office online


ID
109069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos sistemas operacionais como o Windows, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos, que são armazenados no disco fixo ou em outros tipos de mídias removíveis do computador, organizados em

Alternativas
Comentários
  •  As pastas são espaços lógicos criados em uma máquina para facilitar o armazenamento e a organização de arquivos e de outras pastas em um ambiente computacional.

    Questão Cespe 2010.
  • Letra D. As telas são construídas pela placa de vídeo e exibidas no monitor de vídeo. As imagens, no contexto de arquivos, são os que possuem extensão JPG, GIF, PNG, e armazenam dados que representam uma figura, imagem, foto, gráfico, animação, etc. As janelas organizam os aplicativos em execução em áreas determinadas na tela do sistema operacional. As pastas, ou diretórios, organizam sub-pastas e arquivos em seu interior, podendo ser criadas e modificadas em qualquer unidade não-ROM. Os programas, ou aplicativos, apesar de armazenados em arquivos e distribuídos em pastas, são caracterizados pela extensão EXE (executável), COM (comandos), BAT (comandos em lote), PIF (arquivo de configuração), MSI (pacote de instalação da Microsoft), etc, não se aplica como possível resposta à questão.
  • Ahhh se as provas atuais fossem fáceis como as de 2010 para trás !!!


ID
113278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de organização e gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes itens.

O nome de um arquivo é composto de duas partes, separadas por um ponto (.). A primeira é geralmente definida pelo usuário ou pelo programa que cria o arquivo e pode identificar o conteúdo ou a finalidade do arquivo. A segunda parte representa a extensão do arquivo e segue padrões que identificam o tipo de arquivo, como exe, doc e ini.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Temos como exemplo:picasa36-setup.exe ( Um arquivo executável )Apostilabacen.rar ( Arquivo Compactado )O nome antes do "ponto" pode ser renomeado sem prejuízo.;)
  •  só pra acrescentar 

    arquivo ini:

     arquivo texto usado para armazenar/fornecer configurações pessoais para sistemas/usuários ex.: WIN.INI
     

  • "A primeira é geralmente definida pelo usuário ou pelo programa que cria o arquivo e pode identificar o conteúdo ou a finalidade do arquivo."
    Nesta primeira parte são permitidos o uso de:
    @
    #
    $
    %
    &
    E proibidos:
    *
    /
    ?
    >
    <

  • Certo. No ambiente Windows, a afirmação está correta. No Linux a idéia de extensão de arquivos, ou até mesmo distinção entre pastas e arquivos, não existe. No Windows, a extensão poderá ter 1 ou mais caracteres. Por exemplo, PROGRAMA.C (código fonte de linguagem C), TESTE.GZ (arquivo compactado), PACOTE.MDB (banco de dados do Access), PLANOS.DOCX (documento do Office 2007/2010), PLANOS.ACCDB (formato de banco de dados do Access 2007/2010). E poderá não ter extensão, como o arquivo HOSTS.
  • Pode adotar essa questão como conceito para extensões, é exatamente isso que foi descrito...
  • É um arquivo de "inicialização", daí a extensão "ini".

    Guarda valores que configuram um programa (por exemplo, informando que cores o usuário escolheu) ou dados entre usos do programa (como os pontos obtidos num jogo).

    Foi criado para o Windows, mas hoje o Windows o substituiu pelo "Registro", que tem a mesma função e é mais difícil de mexer (daí considerado mais seguro em relação à modificações "indevidas" feitas pelos usuários).

    Um arquivo ".ini" é um arquivo de texto simples (pode ser visualizado e modificado pelo Bloco de Notas) contendo valores identificados por nomes (cada conjunto deste é chamado de "entrada").

    Como ele foi substituído ainda no Windows 98 (pelo uso do Registro), você normalmente não encontrará arquivos ini no WindowsXP, exceto em programas antigos, ou para compatibilização com antigos programas.

    Espero ter ajudado
  • Prezados,


    A questão não apresenta nenhum erro , o nome do arquivo é formado por duas partes separadas pelo ponto. A primeira parte é o nome propriamente dito que damos ao arquivo. Em alguns sistemas operacionais existiam algumas limitações de tamanho ou de caracteres especiais, hoje em dia boa parte dessas restrições foram superadas. A segunda parte, chama extensão, representa o tipo do arquivo.


    Portanto, questão correta.



    RESPOSTA: CERTO


  • Certo

    No ambiente Windows, a afirmação está correta. No Linux a idéia de extensão de arquivos, ou até mesmo distinção entre pastas e arquivos, não existe. No Windows, a extensão poderá ter 1 ou mais caracteres. Por exemplo, PROGRAMA.C (código fonte de linguagem C), TESTE.GZ (arquivo compactado), PACOTE.MDB (banco de dados do Access), PLANOS.DOCX (documento do Office 2007/2010), PLANOS.ACCDB (formato de banco de dados do Access 2007/2010). E poderá não ter extensão, como o arquivo HOSTS.

  • A extensão do arquivo .INI é principalmente um padrão informal para a configuração de alguns softwares ou plataformas. Esses formatos .INI são arquivos simples baseados em texto com a estrutura fundamental composta de propriedades e seções.

    Os arquivos .INI foram originalmente usados por programas para armazenar suas configurações individuais no sistema operacional Windows. O nome do arquivo .ini basicamente significa "Inicialização". Existem várias outras extensões de arquivos de inicialização, como .TXT, .CONF, .CFG. Além disso, os sistemas operacionais Unix e Linux também utilizam extensões de formato de arquivo semelhantes para configurações do sistema. É simples de analisar, legível e utilizável pelo formato para configuração e não requer nenhum tipo de complexidade.

    Suportam a extensão INI: Windows, Linux, MAC OS.


ID
113281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de organização e gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes itens.

Na pasta Arquivos de Programas do Windows, são armazenados os programas instalados e que podem ser executados no computador, portanto, essa área não aceita a gravação de nenhum outro tipo de arquivo que não seja de extensão no formato exe.

Alternativas
Comentários
  • Arquivos do tipo .msi windows installer também ficam localizados nesta pasta. Não só esse mas arquivos do tipo .dll, .txt, .ini, dentre outros.
  • Com poderes de Administrador, você pode gravar qualquer arquivo nesta pasta, independente de extensão e tipo, desde que haja espaço em disco.

  • Prezados,

    A pasta arquivos de programas é a pasta que por padrão guarda os programas instalados, mas o Windows permite que eles sejam instalados em qualquer pasta. O Windows também não possui nenhuma restrição quanto à gravação de arquivos .exe nessa pasta.

    Portanto, questão errada.


    RESPOSTA: ERRADO



  • Essa é do CESPE mesmo?

  • MACETE: NISHIMURA - WIN  ͜ʖ͠)

    "Em questões de Informática do Cespe, negação, comparação,  restrição , supervalorização ou menosprezo, é sinal de erro em 95% dos casos. Os outros 5% são negações, restrições ou comparações corretas, conceituais."

  • meti o nishuruma nessa

ID
113284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de organização e gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes itens.

Para facilitar o acesso de pastas e arquivos aos usuários, o Windows Explorer oferece o modo de visualização em Lista, que disponibiliza os arquivos contidos na unidade ou diretório selecionado, com informações sobre nome, tamanho, tipo, data de criação e data de modificação.

Alternativas
Comentários
  • Essas informações só são exibidas na opção "Detalhes"(Barra de Menu -> Exibir -> Detalhes).
  •  O erro encontra-se em data de criação pois no modo visualização em lista só aparece  tamanho, tipo,  e data de modificação.

  • Aparece é DATA DE MODIFICAÇÃO..... e NÃO de CRIAÇÃO

  • Lista - só aparecem as pastas
    Conteúdo - aparecem as pastas + data de modificação
    Detalhes - aparecem as pastas + data de modificação + tipo + tamanho do arquivo
  • Complementando:



  • MODOS DE EXIBIÇÃO DAS PASTAS NO WINDOWS 7
    Bos estudos a todos nós! Sempre!



    .

    .
    .

    .

    .

    .

    .
  • Prezados,

    O Windows Explorer, conforme imagem abaixo, possui os seguintes modos de exibição:


    Os modos de ícones são bem intuitivos, o modo lista exibe os arquivos e pasta lado a lado. Para obter as informações que o enunciado trouxe, devemos utilizar o modo detalhes.

    Portanto, questão errada.


    RESPOSTA: ERRADO



  • CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS! 

    - Detalhes >> data da modificação > tipo  > tamanho

    - Botão direito do mouse >> Propriedades > Criação > Modificação > Acesso

  • ERRADO

    MODO DE EXIBIÇÃO DETALHES

  • Os modos de ícones são bem intuitivos, o modo lista exibe os arquivos e pasta lado a lado. Para obter as informações que o enunciado trouxe, devemos utilizar o modo detalhes.

     

    Portanto, questão errada.

    RESPOSTA: ERRADO

  • Até hoje, cespe não se cansa de cobrar isso. Melhor ainda hahaha

  • Só Deus salva!

  • GABARITO: ERRADO.


ID
115939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.

No Windows XP, a janela Meu Computador, que pode estar acessível tanto pelo desktop quanto pelo menu Programas, permite acesso ao ambiente de gerenciamento de pastas e arquivos, o qual, quando acionada a opção de visualização de pastas, apresenta a mesma interface do Windows Explorer.

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa CORRETA - com relação ao acesso eu sei que é possível acessar MEU COMPUTADOR, além do desktop, pelo MENU INICIAR. Não entendi este MENU PROGRAMAS, se alguém puder explicar.......

    Quanto à interface, esta é realmente IGUAL à interface do Windows Explorer. Para que fique igualzinha é preciso deixar na configuração visualização de pastas; é só clicar no botão PASTAS, que fica entre os botões VISUALIZAR e MODOS DE EXIBIÇÃO.

  • "que pode estar acessível tanto pelo desktop quanto pelo menu Programas"

     

    não entendi esse menu programas nao...

  • O menu PROGRAMAS, é o menu localizado ao clicar em INICIAR onde se localiza: MEUS DOCUMENTOS/MEU COMPUTADOR/DOCUMENTOS RECENTES/MINHAS MÚSICAS...etc

    Quem usou o Windows 98 pode lembrar bem desse menu!

    Bons estudos!!!

  • Na minha humilde opinião trata-se de questão passível de recurso, pois o menu "Todos os Programas"  não dá acesso direto ao "Meu computador".
    O correto seria "Menu Inciar" já que trata-se do Windows XP
  • Certo.

    O correto seria "Menu Inciar" já que trata-se do Windows XP.

    Ele pode estar acessível tanto pelo desktop quanto pelo menu Programas.

  • GABARITO: CERTO.


ID
115942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.

A partir do menu Arquivo do Windows Explorer, o Windows XP oferece a opção de se criar um arquivo em formato editável no Excel, no Word e no PowerPoint, e também de criar arquivos da suíte BROffice, desde que esses software estejam instalados no computador em uso.

Alternativas
Comentários
  • Menu "Arquivo", "Novo" e seleciona pasta, atalho ou tipo de arquivo a ser criado, desde que o software que o opere esteja instalado.
  • Outra forma de se criar um arquivo no Windows Explorer é dando um clique com o botão direito,na opção novo apresenta as mesmas opções de criação do menu Arquivo.

    Bons Estudos!

  • Uma observação:

    Deixe o Xp carregar, aperte winkey + E (atalho do windows explorer). Tente criar um documento novo, como a Cespe menciona na questão.

    Não funciona, por quê? Quem está habilitado é o meu computador.

    Você precisa escolher os meus documentos ou outra local que aceite a criação de arquivos.

    Como a Sra. Cespe gosta de tudo nos mínimos detalhes e adora nos sacanear, acredito que faltou este detalhe para a questão estar correta.
  • CORRETA

    Lembrando que atualmente, no Windows 8.1, não existe a opção de se criar um arquivo...


    Opções no Menu Arquivo do Windows 8.1:


    Abrir nova Janela ( Abrir nova Janela - Abrir nova Janela em novo processo);
    Abrir Prompt de Comando ( Abrir Prompt de Comando - Abrir Prompt de Comando como Administrador);
    Abrir o Windows Power-Shell ( Abrir o Windows Power-Shell - Abrir o Windows Power-Shell como Administrador);
    Excluir HIstórico ( Lista de locais recentes - HIstórico da Barra de Endereços);
    Ajuda ( Ajuda - Sobre o Windows)
    Fechar....



  • GABARITO: CERTO.

  • Win 10 : Arquivo >Início > Novo> Novo item


ID
116761
Banca
FCC
Órgão
TRE-AC
Ano
2003
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows Explorer para criar uma pasta e realizar uma cópia de um Arquivo para esta pasta devemos:

Alternativas
Comentários
  • D Clicar em Arquivo ?? Novo ?? Pasta ?? colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar - Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar - Colar.


ID
122308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens a respeito dos conceitos de sistemas operacionais Windows e Linux e de seus aplicativos.

No Windows Explorer, a opção Mapear unidade de rede, encontrada no menu Ferramentas, permite mapear uma unidade de rede para que outra máquina, localizada na rede de computadores, possa ser usada como um disco virtual acessível do computador do usuário.

Alternativas
Comentários
  • para se achar o ''mapear unidade de rede'' conforme a questão é atravez do menu ferramentas no windows explore. E para que serve?Facilitar o acesso a pastas de outros computadores que estejam numa rede.Ao acessar uma máquina via rede de computadores, o usuário, teria que digitar todas às vezes o caminho do servidor/máquina e pasta que se desejasse acessar, assim como um endereço da internet,O mapeamento visa facilitar essa tarefa pois estando mapeadas ou seja com o caminho pronto, isso se torna bem mais fácil é rápido. É muito útil na instalação de programas através da rede e também quando se precisa acessar arquivos constantemente em uma rede.
  • Só achei estranho o termo "disco virtual", pois leva o candidato a achar que a questão está se referindo à memória virtual que o windows cria, a partir do hd da própria máquina...:|
  • A informação sobre mapeamento está um pouco incompleta, visto que só se pode mapear um compartilhamento de outra máquina, e não a máquina toda como o texto me deu a entender.

    Todo mapeamento precisa apontar para um servidor de arquivos e um compartilhamento.
    Exemplo: Unidade X:\ aponta para \\servidor\compartilhamento (\\meucomputador\musicas, onde musicas é uma pasta ou unidade do meu computador que decidi compartilhar com outras pessoas da rede).

    A questão está certa, só um pouco incompleta. Como existem outras questões incompletas que são consideradas erradas acaba se ficando na dúvida sobre qual opção marcar.

  • É possível mapear uma unidade para qualquer recurso compartilhado em uma rede. Ao fazer isso, é possível acessar os recursos de forma rápida e fácil usando a interface de usuário do Windows XP ou um prompt de comando. Para cada unidade mapeada, um ícone aparece em Meu computador e uma lista aparece no painel esquerdo do Windows Explorer.

    Paulo Roberto Sampaio: O termo disco virtual no qual a questão se refere, trata de é um espaço oferecido, geralmente no servidor de arquivos, para que os usuários da rede da empresa possam armazenar arquivos como se estivessem usando um disco local. A partir do MEU COMPUTADOR você tem uma UNIDADE MAPEADA na qual você acessa, modifica, executa ou exclui esses arquivos. Isso dá a impressão de que você esta usando um HD instalado na própria máquina, como esse HD encontra-se em outro computador e mapeada a unidade no seu computador, logo, chamamos de disco virtual ou unidade virtual

    Memória virtual é o espaço do disco rígido usado pelo Windows para executar aplicações nas quais a memória RAM disponível não é suficiente. Quanto mais RAM , mais rápido o desempenho, e menor o uso de memória virtual.

  • Quando você tem um computador em rede e quer acessar o conteúdo de um diretório específico de outro computador, você precisa explorar a rede para buscar este diretório. Caso você mapeie o diretório desejado,  ele será adicionado as suas unidades de rede e se conectará automaticamente no momento em que inicializar o seu sistema. É uma maneira de agilizar as coisas, como quando você cria um atalho para um programa na área de trabalho.

ID
122332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca da Internet e da intranet, assim como dos conceitos de organização de informação em ambientes eletrônicos, julgue os próximos itens.

A composição do nome de um arquivo no Windows deve ter no máximo 255 caracteres seguido da terminação que identifica o tipo de arquivo, como doc, txt, pdf ou xls, precedido de um ponto final, ou então de dois pontos (:), barra (/), ou sinal de maior (>) ou menor (<).

Alternativas
Comentários
  • O correto deve ser: A composição do nome de um arquivo no Windows deve ter no máximo 255 caracteres seguido de um ponto e da terminação que identifica o tipo de arquivo, como doc, txt, pdf, xls,etc...Não pode ser usado sinais como:dois pontos (:), barra (/), ou sinal de maior (>) ou menor (<).
  • Há algumas regras que devem ser seguidas ao nomear um arquivo ou pasta no sitema operacional Windows:a) um nome de arquivo pasta deve ter até 255 caracteres.b)Não pode ser usado os seguintes caracteres:* \ /:?" > <.c)Não pode ter dois obejtos com o mesmo nome no mesmo diretório.(pasta)d)Arquivos possuem extensão ( ou chamado sobrenome) que é um conjunto de três caracteres e serve para identificar o tipo de um arquivo.EXemplos:documentos do WORD - trabalho.DOC
  • Vários erros nesta afirmativa. Um arquivo do Windows necessariamente NÃO PRECISA ter ponto (.) e depois terminação (conhecido como extensão). O arquivo C:\WINDOWS\System32\drivers\etc\hosts é um exemplo. Neste arquivo você pode especificar endereços de sites que não deseja que sejam carregados nos seus navegadores. Dois pontos, barra, sinal de maior ou menor não podem ser usados para nomear um arquivo. Somente a primeira parte está certa (que deve ter no máximo 255 caracteres).

  • Errado. O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) está incluído nessa contagem de caracteres. Além do mais, não é possível usar os caracteres reservados / (barra normal – usado para opções de linha de comando) | (barra vertical – usado para concatenar comandos na linha de comando) \ (barra invertida – usado para localização de pastas) : (dois pontos – significa unidade de disco) * (asterisco – caractere curinga para substituir vários caracteres em uma pesquisa) ? (interrogação – caractere curinga que substitui um caractere em pesquisas) < (sinal de menor – usado para indicar a origem de informações em uma linha de comando) > (sinal de maior – usado para indicar a saída de informações em uma linha de comando). A extensão do arquivo é uma convenção, não obrigação. Existem arquivos sem extensão no computador, como o HOSTS, que armazena os redirecionamentos de URL e IPs localmente.
  • Gabarito: ERRADO

     

    Caracteres não aceitos nas pastas e/ou arquivos:

     

    /|\    ( Vulcão)

     

    :*          (Beijo)

     

           (Losango)

     

    "?        (Chuva)

  • Esse CESPE é um brincalhão mesmo

  • Podem ir direto ao comentário do Fernando NishimuradeAragao. 

    SABE TUDO O HOMI!!!

  • ela perdeu o controle 

    ela perdeu o controle de novo

     

    entendedores entenderão

  • Há algumas regras que devem ser seguidas para nomear (e renomear) um arquivo ou uma pasta no sistema operacional Windows. Aqui vão elas:

     

    1. Um nome de arquivo ou pasta deve ter até 260 caracteres.

    O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) faz parte desses 260 caracteres. = Fernando Nishimura

    2. Não podem ser usados os seguintes caracteres: * (asterisco), “ (aspas), > (sinal de maior), < (sinal de menor), : (dois pontos), / (barra), | (barra vertical), (barra invertida) e ? (interrogação).

    3. Não pode haver dois objetos com o MESMO NOME no mesmo diretório (pasta).

     

    Gabarito: ERRADO

  • "

    ..

    *

    /|\

    /? \

  • No Windows nomes de arquivos podem ter até 255 caracteres nas versõesmais antigas e 260 nas mais novas, mas alguns são proibidos por possuírem funções reservadas, são eles:

    / \ * : ? < > | “

  • WINDOWS 260 CARACTERES

    LINUX 255 CARACTERES

    “TRIDENTE BEIJADO DOS DOIS LADOS?”

    "\|/:* < >?"

  • TRIDENTE BEIJADO DOS DOIS LADOS?”

    "\|/:* < >?"

  • Sobre os caracteres vedados:

    Que dia é hoje? Sábado ☺

    Setas <>

    Aspas (duplas) “”

    Barras / | \

    Asterisco *

    Dois pontos :

    Interrogação ?

  • Primeiro erro: A extensão não é obrigada a estar no nome do arquivo

    Segundo erro: Os caract. mencionados são proibidos.

    Terceiro erro: Caract. máximos no windows= 260. Linux=255


ID
126166
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

NÃO se trata de um tipo de organização de arquivos:

Alternativas
Comentários
  • O termo diretório não se trata de um tipo de organização de arquivos, como proposto pela questão. O termo está em desuso, sendo substituído por PASTAS e mais recentemente por BIBLIOTECAS.
  • VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS:

    SEQUENCIAL:

    *Vantagens: acessos sequenciais mais eficientes;

    *Desvantagens: operações de modificações não são simples.

    SEQUENCIAL INDEXADA:

    *Vantagens: utilizam índices, que agilizam a consulta por estarem na RAM;

    *Desvantagens: necessidades de áreas de extensão, que precisam ser reorganizadas.

    INDEXADA:

    *Vantagens: não existem áreas de extensão; registros sem compromisso com armazenamento físico;

    *Desvantagens: atualização do índice quando da inserção de um registro.

    DIRETA:

    *Vantagens: acesso direto, sem necessidade do índice;

    *Desvantagens: determinar funções que gerem menor número de colisões.

    INVERTIDA:

    *Vantagens: acesso direto ao registro após localização da lista invertida;

    *Desvantagens: as listas invertidas valem apenas para aquela disposição física do arquivo.

    "Nossa vitória não será por acidente".


ID
128065
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos.

I. Os arquivos com extensões criadas para tipos específicos são, em geral, denominado "tipo de arquivo registrado". Estes tipos de arquivos não são rastreados pelo registro do sistema operacional.
II. Recursos compartilhados podem ser definidos como os recursos da rede disponíveis para os usuários, tais como pastas, arquivos ou impressoras. Um recurso compartilhado também pode se referir a um recurso em um servidor, disponível para usuários da rede.
III. Quanto maior o tamanho de cluster utilizado, também chamado de tamanho da unidade de alocação, mais eficiente será o armazenamento de informações no disco.
IV. Uma unidade de alocação é a menor quantidade de espaço em disco que pode ser alocada para manter um arquivo.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • I - Arquivos de registro são arquivos que contêm mensagens sobre o sistema, incluindo o kernel, os serviços e as aplicações rodando nele. Há arquivos de registro diferentes para informações diferentes. Por exemplo: há um arquivo de registro default do sistema, um arquivo de registro para mensagens de segurança e um outro para tarefas do cron.

    A maioria dos arquivos de registro são localizados no diretório /var/log/

    III - CLUSTER - sistema onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta para realizar processamento pesado. Em outras palavras, os computadores dividem as tarefas de processamento e trabalham como se fossem um único computador

    UNDIADE DE ALOCAÇÃO - é a unidade básica de alocação do espaço em disco para arquivos e diretórios.

  • Letra E. O item I está errado porque qualquer arquivo armazenado no computador será registrado e rastreado. No caso do Windows, é o Visualizador de Eventos quem registra as operações sobre arquivos, e no Registro do Windows, estão registradas as associações entre extensão e aplicativos, que podemos definir no item Programas Padrão. O item III está errado porque quanto menor for o tamanho de um cluster, mais eficiente será o armazenamento da informação.
  • (III) Errado apenas na teoria, pois é indiferente na prática. O ganho será mínimo trocando o tamanho dos clusters padrão de 4096 bytes para 16 bytes por cluster. Considere o seguinte: entenda a unidade de alocação como uma caixa de papelão onde você só pode colocar um objeto. Quanto menor a caixa, menor será o objeto que cabe. Se a caixa for muito grande um objeto pequeno ficará sozinho lá dentro e o resto do espaço da caixa não será utilizado. Mas como tratamos de arquivos, cada arquivo será espalhado pelo número mínimo de caixas onde ele couber por inteiro, preenchendo 100% de cada uma, menos da última. Antigamente, quando tínhamos arquivos muito pequenos, hds que hoje parecem piada, com 30 MB somente, era comum fixarmos as unidades de alocação no menor tamanho possível. Era ridículo um arquivo de texto de 1 kb ocupar uma unidade de alocação inteira de 16 kb. Perdia-se 15 kb. Hoje a maioria dos arquivos é enorme e as unidades de alocação não cresceram.​ Ou seja, a perda é insignificante e por isso o tamanho padrão do windows não é mais "o menor possível".

    Quanto à velocidade, vale a pena comentar. Na prática:

    Testei o disco da Seagate com as diversas formatações e o resultado foi surpreendente. Os testes foram feitos copiando uma pasta de fotos de mais de 3GB com 1.300 arquivos, do HD interno para o externo via USB 3.0.
    Com NTFS:
    unidade de alocação de 16 bytes (a mínima), a velocidade média foi de 68 MB/s
    unidade de alocação de 128 bytes, a velocidade média foi de 70 MB/s
    unidade de alocação de 4096 bytes (4 kb, a padrão do Windows 7/8), a velocidade média foi de 70 MB/s
    unidade de alocação de 8192 bytes (8 kb, a máxima), a velocidade média foi de 60 MB/s
    Com exFAT:
    unidade de alocação de 32 bytes (a mínima), a velocidade média foi de 46 MB/s
    unidade de alocação de 128 bytes, a velocidade média foi de 40 MB/s
    unidade de alocação de 4096 bytes (4 kb, a padrão do Windows 7/8), a velocidade média foi de 45 MB/s
    unidade de alocação de 32768 bytes (a máxima), a velocidade média foi de 30 MB/s
    O resultado me surpreendeu. Vemos que o tamanho da unidade de alocação tem influência na velocidade, mas entre a unidade mínima e a unidade padrão a variação é bem pequena. Já a unidade de tamanho máximo  teve uma redução considerável de velocidade da cópia.

    Outro teste chegou a conclusões similares:
    The speed differences seen in this test between the large sizes and the default size were not significant enough to recommend large sizes.  But a future experiment with more benchmark samples, larger test sets, and better experimental conditions may give clearer data.
    I was curious to see whether there are obvious benefits to large cluster sizes.  Apparently, there are not.

    Fontes:
    http://roitblog.blogspot.com.br/2013/11/tamanho-ideal-das-unidades-de-alocacao.html
    https://ejrh.wordpress.com/2012/10/26/cluster-size-experiment/


ID
128998
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cada componente do caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC corresponde, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Sequência lógica de subdivisões:

    Diretório raiz (no caso E:, mas poderia ser C:, etc.) >>Pasta >>Subpasta >> (poderia ser sub-sub pasta) >>nome do arquivo >> e extenção do arquivo ( que poderia ser do Writer - ODT., ou ainda possuir mais um caracter como a versão 2007 do MS-Word - DOCX).

    Lembar também: Não se pode gravar na mesma pasta um arquivo que tenha o mesmo nome e extensão de outro, mas se pode gravar um que tenha mesmo nome e extensão diferentes.

    Exemplo:

    QuestõesdeConcursos.Doc (Word 2003) e QuestõesdeConcursos. Xls (Excel).
  • Letra E. O caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC está dividido em diretório raiz (representado pela primeira barra invertida) da unidade (símbolo de dois pontos) E (letra da unidade, que poderá ser até ZZZ), pasta (ARQUIVOS), subpasta (ALIMENTOS), nome do arquivo (RAÍZES) e a extensão do arquivo (após o ponto, opcional, mas tradicional no ambiente Windows, com 3 letras [podendo ser quantas desejar] DOC, documento do Word ou WordPAD). Podemos ter dois ou mais arquivos com o mesmo nome em uma mesma pasta, desde que possuam extensões diferentes, como RAÍZES.DOC e RAÍZES.XLS, e ainda podemos ter uma subpasta com o nome RAÍZES também.

ID
130207
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cada componente do caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC corresponde, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC d) diretório raiz, pasta, subpasta, nome do arquivo e extensão do arquivo.

  • Resposta letra D.

    Geralmente (quase 99%) das vezes que aparecer letras isoladas no endereço de uma URL, refere-se a diretórios raízes, exemplo: E(geralmente utilizadas para pendrives), C(disco local do computador), D(unidade de CD/DVD). OBS: essas letras podem variar de computador para computador, mas em geral, seguem um padrão.

    ARQUIVOS e ALIMENTOS são nomes de pastas e subpastas, geralmente representadas sem pontos.

    RAIZES.DOC é o nome do arquivo e sua extensão, geralmente representadas por um ponto entre as duas "palavras". DOC é uma extensão dos arquivos do Word.

  • E:\ >>> diretório raiz ou unidade de disco

    ARQUIVOS >>> diretório ou pasta
    ALIMENTOS >>> subdiretório ou subpasta
    RAIZES >>> nome do arquivo (você coloca o qual quiser)
    .DOC >>> extensão do arquivo (documento de texto do MS Word)
  • .doc--> uord

    .xls--> excel

    exe-->executaval

    ppt--> pouer point


    bons estudos. Confiem em Deus, pq no final tudo compensa!

  • Letra D.

    O caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC está dividido em diretório raiz (representado pela primeira barra invertida) da unidade (símbolo de dois pontos) E (letra da unidade, que poderá ser até ZZZ), pasta (ARQUIVOS), subpasta (ALIMENTOS), nome do arquivo (RAÍZES) e a extensão do arquivo (após o ponto, opcional, mas tradicional no ambiente Windows, com 3 letras [podendo ser quantas desejar] DOC, documento do Word ou WordPAD).

    Podemos ter dois ou mais arquivos com o mesmo nome em uma mesma pasta, desde que possuam extensões diferentes, como RAÍZES.DOC e RAÍZES.XLS, e ainda podemos ter uma subpasta com o nome RAÍZES também.


ID
131635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de organização de informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não fiz este concurso, porém a questão poderia ser anulada. O nome do software é WinRAR e não apenas rar. Rar é uma das extensões que o winrar.
  • Exato. O WinRar, como o próprio nome diz, é a versão Windows do programa RAR, originalmente desenvolvido para DOS.(aliás, a mesma coisa com o Winzip... com a diferença que o programa original, no DOS, era chamado de PKZIP)
  • Atenção, Administradores do QC! Esta questão foi anulada pelo CESPE.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Onde se lê “RAR”, deveria ser “WinRar”. Devido ao exposto, opta-se pela anulação da questão.
    Bons estudos!
  • Ola pessoal,

    Acho que o CESPE se equivocou em anular esta questão por este motivo:  


    Justificativa da banca:  Onde se lê “RAR”, deveria ser “WinRar”. Devido ao exposto, opta-se pela anulação da questão.

    Pois, como os colegas acima já comentaram, o RAR é SIM um programa e não apenas a extensão .RAR do Winrar. 
    E aqui está a prova:  http://www.rarlab.com/rarold.htm (Versões Obsoletas do Rar)

    O RAR teve várias versões que rodavam apenas em DOS. Só tempos depois que veio ser criada a versão do Windows, WINRAR, que foi para competir com o então lider de mercado WINZIP.

    Dado este esposto, fica minha indignação por quem fez a questão acertadamente e depois teve a mesma anulada equivocadamente.

    Lamentável.

    Abraços a todos e Bons Estudos.

ID
137662
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cada técnico do Ministério Público, para desempenhar as
suas atribuições, tem o suporte de uma estação de trabalho
constituída de um microcomputador PC, sob controle do
Windows XP, composta de gabinete, monitor, teclado e mouse.
Os computadores do departamento estão conectados em rede,
bem como duas impressoras Laser corporativas, uma branco e
preto (impressora padrão) e uma colorida, que estão respectivamente
configuradas e mapeadas para atender a todos os
usuários do departamento.

Os arquivos gravados em discos e as pastas que organizam esses arquivos nos discos podem ser gerenciados pelo técnico por meio do programa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito absurdo esse. A questão pergunta o nome do programa, e desde onde "Meu Computador" é um programa? O programa é o Windows Explorer, apenas, que é o gerenciador de arquivos do Windows.
  • Concordo com o Helbert, mas já saiu o resultado dos recursos e essa questão não foi anulada!
    : (
  • Tem que ir por meio da lógica nessa questão, mesmo sendo absurda em sua formulação..
  • Prezados(as) amigos(as),

    Não podemos RELATIVIZAR O QUE É ERRADO...

    Uma questão como essa NÃO PODE SER ACEITA COMO SENDO VERDADEIRA, pois, apenas o Windows Explorer é um programa. Meu Computador, por sua vez, é uma funcionalidade do Sistema Operacional Windows XP, pela qual o usuário pode ter acesso a HARDWARE(parte física) e a SOFTWARE(programa) que estejam presentes na máquina do usuário.

    Um erro inaceitável da FCC!!!

  • É o que eu venho falando FCC para mim é a pior banca quando se trata de questões de informática muitas questões erradas.

  • A resposta certa seria, por meio do programa Windows Explorer ou pela janela do Meu Computador.

  • Gabarito erradíssimo ! Letra C é a resposta correta visto que Meu Computador não é um programa.
  • Essa questão ela tem duas formas de interpretar:

    A primeira, todo gerenciamento de arquivos é feito pelo Windows Explorer.

    A segunda, o meu computador tem a função de abrir o windows explorer em uma área específica assim como o meus documentos, lixeira, etc.

    Para mim essa questão teria duas respostas, C e D, sendo a D mais completa (por definição), já que o meu computador tem essa função.
  • Os examinadores dessa FCC poderiam ter aulas com os da CESPE, quem sabe eles aprenderiam fazer questões decentes. Ô banca fulera essa FCC
  • Questão elaborada por um  estagiário da FCC e gabarito definitivo feito pelo tiozinho do café.
  • Windows Explorer – um programa utilíssimo, bem semelhante ao Meu Computador, onde podemos gerenciar pastas, arquivos e discos. A diferença básica é que no Explorer podemos ter uma visão hierárquica das unidades, pastas e arquivos, ao contrário do Meu Computador, onde cada um desses elementos apresenta-se em uma janela própria.
     
  • EU USO O WINDOWS VISTA E NELE O ``MEU COMPUTADOR``  E UM POUCO DIFERENTE DO WINDOWS EXPLORER.
    SAO DOIS PROGRAMAS.ACHO QUE A BANCA ESTA CERTA. NO ``MEU COMPUTADOR`` TEMOS OPCOES COMO ALTERAR DESINSTALAR PROGRAMAS, ABRIR PAINEL DE CONTROLE E MAPEAR UNIDADE DE REDE. TAIS RECURSOS N'AO TENHO NO WINDOWS EXPLORER.
    TB ACHAVA QUE ERAM A MESMA COISA, MAS MEXENDO NOS PROGRAMAS PUDE VERIFICAR QUE SAO DIFERENTES.
    A PROPOSITO, MEU TECLADO DESCONFIGUROU, POR ISSO TANTOS ERROS DE ACENTUACAO.
  • Só eu acho que "Meu Computador" nunca foi um programa?


  • Cuidado com APENAS, NUNCA, SEMPRE, SOMENTE

  • Bom, para mim, "meu computador" é uma pasta dentro do Windows Explorer.


ID
140989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto a organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta CORRETA letra AÀ guisa de informação, caso queira excluir arquivos diretamente (sem mandá-los a lixeira), é só utilizar o comando de atalho "Shift + Del". Assim, o(s) arquivo(s) serão exluídos diretamente, sem passar pela lixeira.
  • A - A Lixeira é uma pasta especial que o Sistema Windows utiliza para o processo de exclusão dos arquivos e pastas dos discos rígidos do computador.
    A Lixeira só guarda objetos provenientes de um Disco Rígido (HD) do computador, ou seja, quando se tenta apagar um objeto de uma unidade removível (disquete, unidade de rede, etc.), a lixeira simplesmente não o retém, esse objeto é definitivamente apagado.
    A lixeira tem um limite máximo de armazenamento, que por padrão, é de 10% do tamanho do HD (atenção: cada unidade de disco rígido do meu computador possui uma pasta lixeira própria). A lixeira mantém armazenados os dados nela por tempo indeterminado, até que se resolva retirar o objeto da lixeira, colocando-o em qualquer outro local (incluindo o seu local de origem) ou até que ele seja apagado completamente da lixeira.
    Para retirar um objeto da lixeira, selecione o referido objeto e acione o comando Arquivo / Restaurar, na barra de menus da lixeira. A mesma ação pode ser encontrada no botão direito do mouse sobre o objeto ou no painel de tarefas comuns (figura abaixo). Quando se retira o objeto por esse método, o mesmo vai ser enviado imediatamente para o local de onde foi originalmente apagado. - CORRETA!
     
    B – Ao se criar uma PASTA pode ser SALVO na mesma, ARQUIVOS com qualquer extensão e não apenas a .doc.

    C - ZIP: Arquivo ZIPADO (compactado pelo programa Winzip). Seu conteúdo é, na realidade, um ou mais arquivos “prensados” para ocupar um número menor de bytes;
     
    D – Tal procedimento não existe. Há procedimentos para se liberar espaço em Disco tais como Limpeza de Disco... E para se excluir um Arquivo não necessariamente precisa ser com a tecla DELETE.
     
    E – Os aplicativos de edição de textos, planilhas eletrônicas e programas de apresentação não fazem parte do pacote dos sistemas operacionais.

  • Fazendo um adendo ao excelente comentário do colega abaixo: 
    algumas distribuições GNU/Linux, como o Ubuntu, já trazem em seu pacote o OpenOffice.
  • Concordo com o amigo, Roberto Wagner. O ubuntu e o OpenSuse já veem com o pacote OpenOffice. São sistemas operacionais atuais. Ou será que somente o Windows é considerado sistema operacional pela banca?
  • Apesar da alternativa A figurar como correta, a Lixeira não exatamente uma PASTA. Figura no Windows Explorer como se fosse uma pasta, mas o Sistema Operacional não trata como tal.
    O procedimento de usar a tecla DELETE quando um arquivo está selecionado no Windows Explorer apaga o arquivo. Portanto também é uma resposta para a questão.
    Deveria ser anulada.
  • Complementando os comentários dos colegas, só uma observação em relação à letra "D": a tecla DEL não apaga permanentemente o arquivo do disco rígido, mas lança-o em uma pasta temporária chamada lixeira, onde o arquivo permanecerá até que a lixeira seja esvaziada. Outra observação importante é o fato de que a lixeira pode ser programada para apagar periodicamente os arquivos nela contidos. Caso se queira excluir definitivamente um arquivo, sem que ele seja enviado para a lixeira, basta pressionar SHIFT + DEL.

    Abraços.
  • Deletar um arquivo (de acordo com a nomeclatura windows) temos como resultado o arquivo indo pra lixeira. Quando a gente exclui (de acordo com a nomeclatura windows) utilizando ("Shift + Del") o arquivo nem pra lixeira vai. 

    A pergunta e': Para o Cespe Exclui = delete e tambem Exclui = Exclui ?

    Ou seja, em outras palavras Excluir e Deletar para o cespe e' o mesmo que Excluir?

  • QUESTÃO PASSÍVEL DE SER ANULADA:

    A lixeira é um local e não uma pasta, logo, questão errada.

  • lixeira NAO é PASTA!!! 

  • Cespe = pesadero

  • A - A Lixeira é uma pasta especial que o Sistema Windows utiliza para o processo de exclusão dos arquivos e pastas dos discos rígidos do computador.


    A Lixeira só guarda objetos provenientes de um Disco Rígido (HD) do computador, ou seja, quando se tenta apagar um objeto de uma unidade removível (disquete, unidade de rede, etc.), a lixeira simplesmente não o retém, esse objeto é definitivamente apagado.


    A lixeira tem um limite máximo de armazenamento, que por padrão, é de 10% do tamanho do HD (atenção: cada unidade de disco rígido do meu computador possui uma pasta lixeira própria). A lixeira mantém armazenados os dados nela por tempo indeterminado, até que se resolva retirar o objeto da lixeira, colocando-o em qualquer outro local (incluindo o seu local de origem) ou até que ele seja apagado completamente da lixeira.


    Para retirar um objeto da lixeira, selecione o referido objeto e acione o comando Arquivo / Restaurar, na barra de menus da lixeira. A mesma ação pode ser encontrada no botão direito do mouse sobre o objeto ou no painel de tarefas comuns (figura abaixo). Quando se retira o objeto por esse método, o mesmo vai ser enviado imediatamente para o local de onde foi originalmente apagado. - CORRETA!


     
    B – Ao se criar uma PASTA pode ser SALVO na mesma, ARQUIVOS com qualquer extensão e não apenas a .doc.

     

    C - ZIP: Arquivo ZIPADO (compactado pelo programa Winzip). Seu conteúdo é, na realidade, um ou mais arquivos “prensados” para ocupar um número menor de bytes;


     
    D – Tal procedimento não existe. Há procedimentos para se liberar espaço em Disco tais como Limpeza de Disco... E para se excluir um Arquivo não necessariamente precisa ser com a tecla DELETE.


     
    E – Os aplicativos de edição de textos, planilhas eletrônicas e programas de apresentação não fazem parte do pacote dos sistemas operacionais.

     

    Complementando os comentários dos colegas, só uma observação em relação à letra "D": a tecla DEL não apaga permanentemente o arquivo do disco rígido, mas lança-o em uma pasta temporária chamada lixeira, onde o arquivo permanecerá até que a lixeira seja esvaziada. Outra observação importante é o fato de que a lixeira pode ser programada para apagar periodicamente os arquivos nela contidos. Caso se queira excluir definitivamente um arquivo, sem que ele seja enviado para a lixeira, basta pressionar SHIFT + DEL.

    Abraços.

  • Questão antiga, vamos lá:

    a) CORRETA, a lixeira tem a função de armazenar, temporariamente, os arquivos excuídos (com limite de armazenamento).

    b) ERRADA, a pasta documento não muda a extenção do arquivo.

    c) ERRADA, isso não acontece, os aquivos só são levemente comprimidos.

    d) ERRADA NA ÉPOCA DA PROVA. Veja bem, eu todo dia excluo arquivos usando a tecla Delete.

    e) ERRADA NA ÉPOCA DA PROVA, entretanto, atualmente, o linux Ubuntu, por exemplo, já vem com pacote de edição de textos, planilhas eletrônicas e programas de apresentação.

  • Lixeira armazena arquivos DELETADOS.

ID
143008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos e aplicações para Internet e intranet,
bem como a organização e o gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas, julgue os itens que se seguem.

A pasta Arquivos de Programas, do Windows, é o local em que normalmente são instalados os programas do sistema operacional Windows. Essa pasta também pode ser utilizada para a criação de novas pastas para instalação, pelo próprio usuário da máquina, de outros programas de seu interesse.

Alternativas
Comentários
  • Por motivos organizacionais o Windows tem essa pasta padrão para a locação permanente dos dados advindos de programas instalados em seu bojo.
    Porém trata-se de uma pasta comum onde o usuário poderá perfeitamente alocar pastas com arquivos executáveis e instalação de softwares.
  • Eu achei que a pasta Arquivos de Programas serve para os outros programas instalados no computador (não do sitema operacional Windows),  enquanto que a pasta Windows os programas do sistema operacional windows. Questão duvidosa!!! o que acham???

  • Concordo com marcony!

    Para mim, a questão é muito duvidosa, visto que os programas do sistema operacional Windows são instalados na própria pasta do windows, a exemplo dos conhecidos paint e paciêcia, além dos aplicativos de sistema que são programas do intalados junto com o sistema windows e não programas advindos de outras instalações ulteriores.

  • Bom pessoal, não vi nada de confuso nem duvidoso nessa questão, ela fala o seguinte:

    A pasta "arquivos de programas" como todo mundo já sabe, é a pasta onde são instalados arquivos de programas  do sistema operacional do windows. E ainda acrescenta que essa pasta "arquivos de programas" também pode ser utilizada para instalação de novos programas, um ex. disso é quando instalamos o nero, o photoshop, uma impressora etc. as pastas contendo arquivos desses programas vão direto para o diretório "arquivos de programas".... espero ter ajudado, bons estudos
  • Questão correta! A pasta Arquivos de Programas, do Windows, é o local em que normalmente são instalados os programas do sistema operacional Windows. Não confudam a instalação de programas com a instalação do sistema e grifem sempre palavras como "sempre", "independentemente", "normalmente", "necessariamente". Os programas normalmente são instalados na pasta Arquivos de Programas, mas você também encontra programas instalados na pasta Windows, como o notepad, por exemplo.

    O sistema em si é instalado no diretório System32 da pasta Windows.

ID
143317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto aos conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA letra CO diretório raiz ocupa mais alguns setores no disco, logo após os setores ocupados pela FAT. Cada arquivo ou diretório do disco rígido possui uma entrada no diretório raiz, com o nome do arquivo, a extensão, a data quando foi criado ou quando foi feita a última modificação, o tamanho em bytes e o número do cluster onde o arquivo começa.Um arquivo pequeno pode ser armazenado em um único cluster (conjunto de computadores que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído), enquanto um arquivo grande é "quebrado" e armazenado ocupando vários clusters. Neste caso, haverá no final de cada cluster uma marcação indicando o próximo cluster ocupado pelo arquivo. No último cluster ocupado, temos um código que marca o fim do arquivoQuando um arquivo é deletado, simplesmente é removida a sua entrada no diretório raiz, fazendo com que os clusters ocupados por ele pareçam vagos para o sistema operacional. Quando for preciso gravar novos dados, estes serão gravados por cima dos anteriores, como uma fita K7 que é regravada com outra música.
  • Letra C.
    Na letra A, os nomes de arquivos podem ter 255 caracteres diversos, assim como a extensão, separada por ponto. Mas a regra é flexível, aceitando vírgulas e também duas letras na extensão. Confusa esta alternativa...
    Na letra B, folder é pasta em inglês, e diretório é pasta de arquivos/conteúdo.
    Na letra D, o WIndows Explorer, na configuração padrão inicial do Windows XP não oferece acesso aos arquivos do sistema operacional e aos programas instalados, advertindo quem abrir estas pastas, mas possibilitando acesso, caso ele deseje prosseguir. Além deste item, o problema da alternatica está em afirmar que existe acesso a todos os arquivos criados pelo usuário. Um exemplo é o NTUSER.DAT que é um arquivo do sistema, criado na conta de cada usuário, inacessível pelo usuário enquanto está com a sessão ativa. Outra alternativa confusa.
    Na letra E, a criação de pastas é possível, nos locais onde permissões (CHMOD) habilitem esta ação, a partir do comando MkDir (make directory)
  • Letra A - Errada

    1º O nome de um arquivo pode ter no máximo 255 caracteres, a extensão não tem limite de dois.

    2º Os caracteres de uma extensão até podem ser separados por vírgula (não é um daqueles caracteres proibidos pelo sistema), mas é um erro dizer que "deve", não existe essa regra. Na verdade, não lembro de nenhuma extensão com caracteres separados por virgula.

    Obs.: pelo que entedi, ele está dizendo que esses dois caracteres ficam separados um do outro por vírgula (exemplo.d,c). Se ele está falando do que separa a extensão do nome do arquivo, essa separação é feita por ponto, não por vírgula.

    Letra B - Errada

    Os termos pasta, folder e diretório são sinônimos entre si. Mas arquivo e documento não são sinônimos dos três primeiro termos.

    Obs.: tenho dúvida se arquivo e documento são sinônimos. Sei que todo documento é um arquivo, mas acho que nem todo arquivo é um documento. De qualquer forma, nada tem a ver com o significado de pasta/folder/diretório. Os arquivos ficam dentro das pastas.

    Letra C - Correta

    É o "C:\", o diretório que identifica o HD, também chamado de diretório principal. Se no computador só há um HD instalado em uma única partição, então é lá que está o sistema operacional e os arquivos de programas, além dos arquivos gravados pelos usuários, organizados em pastas e subpastas (ou diretórios e subdiretórios).

    Se hover mais de um HD ou mais de uma partição, haveria outros diretórios raiz, e não necessariamente haveria sistemas e arquivos instalados nele. Como a questão não fala nada disso e as outras opções estão incorretas...

    Letra D - Errada

    O usuário poderá acessar todos os diretórios criados por ele, correto. O problema é a segunda afirmação.

    Não é que não ofereça acesso a essas áreas, oferece. Você pode entrar, mas não deve a menos que saiba exatamente o que tá fazendo. E o sistema vem configurado para de dar esse aviso na primeira vez. Mas ele, por si só, não te impede. Você pode entrar lá e bagunçar certas coisas (não tudo pq há arquivos que o sistema estará utilizando naquele momento), mas vai prejudicar o sistema. Além disso, acessar não significa necessariamente que você vai mudar alguma coisa lá.

    Claro que se houver um administrador do sistema e não for você, o administrador pode te impedir de entrar. Mas a opção não fala nada disso.

    Letra E - Errada

    Sem conhecimento de Linux é possível responder essa questão. Organização de arquivos e pastas é o básico de um sistema, não faria sentido a proibição de criar pastas para qualquer usuário.
  • Discordo do Rodolfo quanto ao erro da B. Diretório não é sinônimo de pasta (ou folder). Diretório é aquele explicado no item C. Já pasta é um subitem do diretório.

    C:\ --> Diretório.

    C:\Users --> Users é a pasta que está dentro do diretório.

  • Diretório é sinônimo de Pasta.


ID
143479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da organização e gerenciamento de arquivos e pastas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. O Internet Explorer é o programa utilizado para navegar na Internet.
    b) Certa. Para excluir um arquivo você pode enviá-lo para a lixeira e em seguida exclui-lo de lá. Outra forma de excluir um arquivo sem ter que mandá-lo para a lixeira é utilizando as teclas SHIFT+DELETE diretamente no arquivo.
    c) Errada. É possível sim alterar o nome de um arquivo ou diretório criado anteriormente. Na maioria das vezes, em informática, tudo pode ser desfeito e alterado.
    d) Errada. Excluindo a pasta onde se localiza o programa não necessariamente o remove do computador, pois as informações relativas ao mesmo ainda continua no registro. Para se excluir corretamente deve-se ir no Painel de Controle/Adicionar e Remover Programas.
    e) Errada. Um diretório pode ser visto como um conjunto de pastas. O processo descrito na questão diz respeito a ação de renomear um arquivo. 
  • Comentários PROFESSOR: ALEXANDRE LÊNIN CARNEIRO - pontodosconcursos:
    a) Errado. O Internet Explorer é o programa para navegação na Internet (browser). Para acessar as pastas e arquivos, utiliza-se o WINDOWS EXPLORER.
    b) Certo. Para que um arquivo seja excluído definitivamente, após a exclusão ele deve ser removido da lixeira. Existem outras maneiras
    de fazer isto como segurar a tecla [Shift] quando for excluir o arquivo não o enviará para a lixeira. Existe, ainda, a possibilidade de configurar o Windows para que ele não envie os arquivos excluídos para a lixeira.
    c) Errado. É possível alterar o nome de um arquivo criado.
    d) Não! Remover os arquivos do computador não implica na exclusão completa do programa instalado. Em muitos casos, o programa cria itens na área de trabalho, no menu iniciar, pastas especiais para os arquivos gerados na sua utilização, além de realizar configurações no sistema durante o processo de instalação. Por isso, a forma correta é utilizar a opção “Adicionar ou remover programas” do “Painel de Controle”.
    e) Negativo. Confusão aqui! Diretório não é um termo comum no ambiente Windows. O correto é “pasta”. Existem várias maneiras de criar uma pasta, mas nenhuma delas requer a criação de uma cópia de qualquer arquivo!
  • Na minha opinião todas estão erradas, visto que eu não DEVO, obrigatoriamente, remover a partir do gerenciador de arquivos ( windows explorer ).
  • Pessoal, não diria que a alternativa b é a alternativa correta, e sim a alternativa menos errada, calma eu explico:

                            Como sabemos hoje em dia não é mais possível dizer que exclui um arquivo definitivamente do computador, pois temos a disposição programas que recuperam esses arquivos mesmo depois de esvaziada a lixeira e até mesmo depois de formatada a máquina. Acho que a única forma de excluirmos um arquivo definitivamente do computador é chamando o Ozama Bim Laden pra explodir a tua máquina caso contrário não poderiamos falar em excluir definitivamente...

    Bons estudos
  • Na minha opnião todas estão ERRADAS, pois para excluir um arquivo definitivamente eu não DEVO fazer como diz a alternativa B. Se a questão dissesse: "PODE-SE removê-lo para a lixeira(....)", aí sim estaria correto.

    b) No Windows, para se excluir definitivamente um arquivo do computador, DEVE-SE removê-lo para a lixeira a partir do gerenciador de arquivos e, em seguida, deve-se também removê-lo da lixeira.ERRADO

    BONS ESTUDOS!!!!!!!!!
  • Letra B. Na letra A o aplicativo é o Windows Explorer. Na letra C a ação Renomear é acessível pelo menu Arquivo, pelo menu de contexto e pela tecla F2. Na letra D, o comando DELETE é uma tecla, e não um aplicativo. Até na antiga versão do MS-DOS era um comando interno, sem arquivo correspondente, como o ATTRIB.EXE por exemplo. Na letra E, o procedimento não cria uma nova pasta (diretório).
  • Para a alternativa B estar correta, o certo seria substituir o verbo "deve-se" por "pode-se". Além de poder se excluir arquivos diretamente usando SHIFT+DEL.

  • kkkkkk

  • Como assim a letra B está correta ?

    para excluir definitivamente algum arquivo que esteja no computador é a tecla SHIFT+DEL

  • chocada com esse gabarito kkkkk

  • Olha Britto, sinceramente. Todas estão erradas!

    Questão anulável essa.


ID
149827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca das aplicações de informática, julgue os itens a seguir.

Com o auxílio de aplicativo de recuperação de dados, é possível recuperar arquivo que foi enviado para a lixeira.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão !!!!???
  • Não sei exatamente o nome do programa, mas a Receita Federal utiliza esse tipo de programa.
  • Se o arquivo foi apenas "enviado para a lixeira" é possível recuperá-lo. Só não é mais possível recuperá-lo, quando utilizar a função "esvaziar a lixeira".
  • Todos os arquivos removidos da Lixeira podem ser recuperados por meio de técnicas forenses de reconstituição de dados. Os arquivos excluídos da Lixeira são transferidos para uma pasta oculta chamada Recycled ou Recycler, dependendendo do sistema operacional. Esses arquivos excluídos da Lixeira não podem ser acessados pelo sistema operacional, é preciso utilizar um aplicativo com essa função. Usar um software forense. 
  • Complementando a resposta abaixo, isso é possível pois em mídias magnéticas não há uma deleção física do arquivo, ou seja, os dados estão lá ainda (se não forem sobrescritos por outros dados, claro). O que acontece quando se deleta um arquivo é que o Windows marca, em uma tabela de alocação de dados, aqueles "pedaços" do disco como estando vagos. Por isso é possível se recuperar os dados com programas especiais, até um certo ponto. Para que houvesse deleção física seria necessário "desmagnetizar" o disco.
  •  

      Eu coloquei errado e errei a questão, mas é uma questão de prova controversa, pois ha programas que recuperam arquivos deletadoss, porém se um arquivo foi enviado para a lixeira nem precisa usar programa nenhum, basta abrir a lixeira, selecionar o arquivo e clicar no menu arquivo e restaurar que ele envia o arquivo novamente para onde estava

  • COM AUXÍLIO E SEM AUXÍLIO É POSSIVEL RECUPERAR.

     

  • Comparando com outras assertivas:

    Com o auxílio de aplicativo de recuperação de dados, é possível recuperar arquivo que foi enviado para a lixeira. (Certo)

    Somente com o auxílio de aplicativo de recuperação de dados, é possível recuperar arquivo que foi enviado para a lixeira. (Errado)

    Somente com o auxílio de aplicativo de recuperação de dados, é possível recuperar arquivo que fora esvaziado da lixeira. (Certo)

  •              Bom gente, essa questão está meio confusa, pois é possivel recuperar um dado que foi excluido do computador através de um aplicativo de recuperação, porém um arquivo que está na lixeira podemos apenas restaurar o arquivo que ele volta pra o local de origem... mais vai entender a banca né?


    bons estudos
  • Concordo com o Carlos Medeiros,

    O arquivo q não foi excluído da lixeira não precisa de nenhum programa para ser recuperado.
    Logo o item está incorreto.
    Questão anulável!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • A questão não está dizendo que DEVE ser utilizado um programa, mas que PODE SER!!! Nada de anulação, essa questão está coerente sim, pode as duas coisas,tanto usar o programa como restaurar diretamente pela lixeita...
  • Gente!

    A questão diz "pode",ou seja, ela reconhece que de outro modo pode-se recuperar o arquivo.
    Lembrando que depois de excluída da lixeira não é mais recuperável. Se eu estive errado corrijam-me.

    Bons estudos a todos!

    Item C
  • Correto. Quando o arquivo está armazenado na Lixeira é possível recuperar ele de diferentes formas: restaurar, mover para ou arrastando para fora da lixeira. Estes são os recursos disponíveis no próprio Windows. E através de aplicativos como o GetDataBack for NTFS, Recuva32, e outros, podemos recuperar arquivos que estão na Lixeira e outros que já tenham sido eliminados da Lixeira (pela opção Esvaziar Lixeira), porque eles buscam os clusters (unidades de alocação) onde estavam os dados, reconstruindo a tabela de alocação de arquivos. Para sucesso total é preciso que novos dados não tenham sido gravados no disco sobre os dados antigos.
  • há uma grande diferença entre "recuperar arquivo que foi enviado para a lixeira."   e; "recuperar arquivo que foi deletado da lixeira." 
    • se o arquivo foi somente enviado para a lixeira (como diz o enunciado, então não é necessário nenhum programa para recuperar, é só ir na lixeira, o arquivo está lá!!
    • agora, se o arquivo foi deletado da lixeira, aí sim se faz necessário um programa que possa recuperar este arquivo, que para efeitos de utilização normal no micro, foi deletado definitivamente.
    questão cabe recurso
  • PRA MIM CABE "ANULAÇÃO"

    PORQUE A PERGUNTA TEM DOIS SENTIDOS!OS DOIS SENTIDOS ESTÃO CERTOS,PORÉM PARA CADA INTERPRETAÇÃO CABE GABARITO "CERTO" OU  "ERRADO".

  • Depois de algum tempo estudando para concurso eu consigo me livrar dessas questões duvidosas. Tudo se resume na palavra "POSSÍVEL"; desta forma torna a questão correta.

    Muita atenção ao se deparar com essa palavra, pois como na questão em tela, apesar de simples e óbvia, transparece uma imagem de errada justamente pela obviedade, pois muitos devem ter raciocinado que o próprio Windows pode restaurar o arquivo para o local de origem.

    Gabarito: Certo

    Bons Estudos !


  • Errei a questão por não ler o texto associado à questão. Realmente existem programas que recuperam arquivos deletados até mesmo da lixeira, mas o procedimento tem que ser feito o quanto antes.

  • Quem pode o mais, pode o menos, ou seja, se um aplicativo é capaz de recuperar os arquivos que foram excluídos da lixeira, dirá os que ainda estão nela.

     

    É necessário que haja um aplicativo para recuperar um arquivo que está na lixeira??? lógico que não. basta arrastá-lo para fora da pasta da lixeira ou então utilizar a opção restaurar, entretanto a questão NÃO PERGUNTOU SE É NECESSÁRIO um aplicativo de recuperação para restaurar os arquivos que estão na lixeira, ela perguntou se isso é POSSIVEL...e aí é possivel ou não, logico que é possivel embora não seja necessário, portanto a questão está correta.

     

     

    Gabarito: CORRETO

     

  • Certo

    Quando o arquivo está armazenado na Lixeira é possível recuperar ele de diferentes formas: restaurar, mover para ou arrastando para fora da lixeira. Estes são os recursos disponíveis no próprio Windows. E através de aplicativos como o GetDataBack for NTFS, Recuva32, e outros, podemos recuperar arquivos que estão na Lixeira e outros que já tenham sido eliminados da Lixeira (pela opção Esvaziar Lixeira), porque eles buscam os clusters (unidades de alocação) onde estavam os dados, reconstruindo a tabela de alocação de arquivos. Para sucesso total é preciso que novos dados não tenham sido gravados no disco sobre os dados antigos.


ID
152647
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que um usuário tenha selecionado três arquivos de uma pasta, chamada "p1", utilizando o Windows Explorer do Windows XP, em português, com configurações padrões. Se este usuário tentar renomear simultaneamente este conjunto de arquivos para "xyz", utilizando a funcionalidade arquivo => renomear,

Alternativas
Comentários
  • opção Eos arquivos serao renomeados com o nome inserido e sera acresentado numeração em cada um deles.
  • Outro modo de fazer isso:Selecione os arquivos que devem ser renomeados.Com os arquivos selecionados, aperte a tecla F2.Você vai notar que o primeiro arquivo da lista tornou-se editável. Dê um novo nome ao arquivo e aperte a tecla Enter.Pronto: Agora todos arquivos serão automaticamente renomeados e numerados em relação ao nome dado ao primeiro arquivo. Por exemplo, se você deu o nome "arquivo.jpg" ao primeiro documento, os outros serão renomeados para "arquivo(1).jpg", "arquivo(2).jpg" e assim por diante.
  • Fiz um teste aqui no meu Windows Explorer e ficou renomeado para:

    "xyz", "xyz (1)", "xyz (2), e não (2) e (3)

    contrariando o gabarito.

     

  • Perfeito Michele.Ainda há outro aspecto, talvez irrelevante. O arquivo que receberá o nome original será o último selecionado.
  • nossa que conhecimento util para o cotidiano profissional do funcionario k

  • Falta informação no enunciado, logo passível de anulação.

    Vejamos o primeiro caso:

    Se cada arquivo possuir uma extensão diferente, todos eles serão renomeados como XYZ.

    Caso dois:

    Se todos os arquivos possuírem a mesma extensão, serão renomeados como XYZ e entre parênteses o número de arquivos, que neste caso até o 3.


ID
159529
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows XP:

Alternativas
Comentários
  • LETRA EComentáriosa) Errado. Os arquivos podem ser lidos tanto na pasta raiz quanto nas subpastas.b) Errado. Os disquetes por padrão são lidos na unidade A.c) Errado. A barra de tarefas não é limitada a abrir até oito programas.d) Errado. Não existe a opção renomear através do menu Iniciar, conforme dito no item.e) Correta. Os programas instalados no Windows XP, por padrão, são armazenados na pasta Arquivos de Programas.
  • A barra de tarefas é capaz de abrir até quantos programas? alguém sabe?

    Se souber, me manda um recado para meu perfil, por favor.

    Agradeço.
  • A quantidade de programas abertos vai depender da quantidade de memória RAM que o computador possuí ...Sendo assim , não é possível definir um nº exato de programas abertos a serem exibidos na barra de tarefas. 
  •  

    e) os arquivos dos programas que nele são instalados, via de regra, são armazenados na pasta Arquivos de programas.

     

    _Como assim VIA DE REGRA? Por acaso não é possível, ao instalar um programa, OPTAR em deixá-lo em outra pasta do PC...?

  • Robson Costa você mesmo já repondeu sua dúvida,

    Regra:são armazenados na pasta Arquivos de programas.

    Exceção:OPTAR em deixá-lo em outra pasta

  • Verdade Núbia. Obrigado.      :)

  • Sim Robson, é possível optar na hora da instalação. É por isso que a questão inseriu "via de regra". Bons estudos!

ID
159550
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmativas:

I. Uma pasta constitui um meio de organização de programas e documentos em disco e pode conter arquivos e pastas adicionais.

II. Os arquivos podem ser organizados de várias maneiras, como, por exemplo, por nome, por data, por tipo e outros.

III. Via de regra, a pasta ou diretório Arquivos de Programas contém sub-pastas, que por sua vez, contêm outras sub-pastas, organizadas em ordem alfabética de seus respectivos nomes.

Quanto à organização de arquivos e pastas (diretórios) no ambiente Windows, é correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • LETRA ETodas as alternativas estão corretas.
  • Baita comentário do colega abaixo...................maz ahhhhh!!!!

  • III - CORRETA

    "Normalmente, os arquivos são listados em ordem alfabética, por nome. Mas essa convenção nem sempre é a que faz mais sentido. Por exemplo, se você estiver exibindo uma lista de fotos que você tirou com uma câmera digital, os arquivos podem ter nomes difíceis de se lembrar, como "IMG_0450". Mas ser você marcar suas fotos, classificá-las pelas marcas provavelmente fará mais sentido do que colocá-las na ordem alfabética".

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Arrange-sort-or-group-your-files


    Então, mesmo sabendo que existem quatro modos de organizar arquivos, que são por: NOME, TIPO, TAMANHO, DATA (modificado em), o modo padrão será sempre o por ordem alfabética.

     

  • Tatiana, tenho que concordar que o comentário do Danilo não foi de muita ajuda...
  • Tenho que discordar.

    Embora alguns membros deste site sejam colaboradores, há também outros membros que não o são, e portanto, há um limite de 10 questões diárias a serem respondidas. Todavia, apesar de não ser possível resolver mais do que 10 questões, obtendo a resposta conferida pela banca, é possível acessar os comentários. E nestes casos, um comentário como este do colega Danilo seria de muita ajuda.
  • De fato, pra quem não é colaborador, ajuda bastante quando alguém diz a letra, pois mesmo depois de ultrapassar as 10 questões diárias, temos acesso às questões e comentários, só não temos o gabarito.
    Claro, é ótimo quando alguém dá uma explicação, acrescenta informação e afins. Mas só a letra já me ajuda bastante.
    Sempre grata, então, pelos comentários de todos. Já acertei questões em provas só por causa de coisas que aprendi por aqui. =]
  • Vou ser muito criticado!!!   Mas vá lá...

    O site não é caro. Se pagar seis meses fica mais em conta ainda.  

    Regrageral,  se você está vendo on - line as questões quer dizer que conseguiude alguma maneira  acesso à internet. (pago ou não)

    "Achoque é um exagero falar que não tem condições de assinar o site."

    “Sempre há um jeitinho”

    “Acredito que este site é a forma mais barata de se estudar paraconcurso”


  • O site não é caro, mas se você está desempregado e já paga: acesso a internet, inscrição do concurso, despesas com viagem ( se puder fazer em outro Estado o concurso), qualquer economia para manter os estudos é uma questão de "sobrevivência". Pelo menos para mim.

  • por favor o bota ai não e curtir do  facebook, e sim qual comentário foi mais útil para você responder a questão.

    pqp viu

  • Acho complicado dizer que as sub-pastas são "organizadas em ordem alfabética de seus respectivos nomes" pois isso não é como é a organização e sim uma forma de exibição, mas enfim prefiri marcar como certo. Mas como o gabarito também tem I e II o mais correto seria anulação.

     

     


ID
160267
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Windows Explorer em uma única exibição de sua janela mostra normalmente, no quadro à esquerda da mesma,

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: A

    O Windows Explorer apresenta sua interface dividida em duas partes: a área das pastas (à esquerda) e a área do conteúdo (a mais larga, à direita). A área das pastas (ou da árvore), é o painel que mostra a estrutura completa do computador, hierarquicamente, pasta por pasta, unidade por unidade, como um grande organograma. Na área das pastas não há arquivos.

    QUE DEUS ABENÇOE OS CONCURSEIROS QUE ESTUDAM!

     

     

  • Da onde que no windows explorer aparece arquivos no lado esquerdo?? Neste lado apenas pastas e unidades.
  • Na Área das Pastas não há arquivos.

    Gabarito errado, questão de 2006, daremos uma colher de chá.
  • Questão desatualizada!!!

  • O correto é a letra C

    Não vou ficar repetindo os comentários anteriores, mas resumidamente: o lado esquerdo não mostea aqruivos, como diz na A

ID
160648
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para organizar todas as janelas abertas na área de trabalho do Windows XP deve-se clicar com o botão direito do mouse em

Alternativas
Comentários
  • Organizar as janelas

    Você pode organizar janelas abertas de uma dessas três maneiras:

    • Cascata, que organiza as janelas em uma única pilha em leque exibindo os títulos das janelas.

    • Empilhadas, que coloca as janelas em uma ou mais pilhas verticais dependendo do número de janelas abertas.

    • Ladoa lado, que mostra cada janela—aberta, mas não maximizada—na área detrabalho para que você possa vê-las todas ao mesmo tempo.

    Imagem de janelas agrupadas em padrão cascata, pilha vertical e lado a ladoOrganizar as janelas em cascata (à esquerda), lado a lado (à direita) ou em uma pilha vertical (no centro)

    Para organizar as janelas abertas, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da barra de tarefas e clique em Janelas em Cascata, Mostrar Janelas Empilhadas ou Mostrar Janelas Lado a Lado.

    Paraorganizar janelas agrupadas por programa ou pasta, clique com o botãodireito do mouse no botão agrupado na barra de tarefas e clique em Janelas em Cascata, Mostrar Janelas Empilhadas ou Mostrar Janelas Lado a Lado.

    Fonte:http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Managing-multiple-windows


ID
163468
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue as afirmativas abaixo a respeito do Windows Explorer e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. O Windows Explorer apresenta sua interface dividida em duas partes: a área do conteúdo (painel que mostra a estrutura completa do computador) e a área das pastas (apresenta o que há na pasta selecionada da área de conteúdo).

II. O Windows Explorer sempre estará visualizando o conteúdo de algum diretório (pasta ou unidade).

III. O sinal de + (mais) ao lado de algumas pastas indica que a mesma possui subpastas. As que não possuem esse sinal estão vazias.

Está(ao) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • III- O sinal de +(mais) ao lado de algumas pastas indica que a mesma possui subpastas- Correto!!! . Isso para os WINDOWS anterior ao WIN 7, pois este traz uma seta ao lado das pastas que contém as subpastas. Já as que não possuem esse sinal estão vazias, não podemos afirmar, pois podem ter arquivos.

    Logo, o sinal de +(mais) ou uma seta indicará que existe subpatas na área de pastas ou também chamada de árvore, localizado na lateral esquerda da janela do Window Explorer.

  • Acredito que a resposta neste caso seria a B.


ID
171163
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário acessa a área de trabalho do Windows XP que possui três aplicações abertas em execução concorrente, num esquema conhecido por multitarefa preemptiva. A primeira aplicação utilizando o Mozilla Firefox, a segunda o Writer do pacote BROffice.org 3.0 e a última criando uma apresentação utilizando o PowerPoint do pacote MSOffice 2007 BR.

Assinale a alternativa que indique o procedimento executado por meio do atalho de teclado + Esc.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra A

    O atalho de teclado que a questão supõe é a tecla Alt (alternar).

    Deve ser utilizado o comando Alt + Esc para se alternar entre os aplicativos abertos na área de trabalho do Windows XP.

  • Outra maneira, por meio de atalho, de alternar entre as tarefas que estão sendo excutadas é: ALT+TAB.

  • Fazendo uma pequena retificação:

    ALT + ESC e ALT + TAB são dois comandos que executam ações diferentes. O primeiro circula através dos itens abertos na ordem em que els foram abertos. Já o ALT+ TAB faz com que o Windows mostre miniaturas das telas dos aplicativos abertos.

  • Alt + Esc Alterna entre janelas na ordem em que foram abertas.
  • "atalho de teclado + Esc. "


    espero que esta questão tenha sido anulada.

  • A FGV tem por costume não indicar o nome da tecla de atalho somente para dificultar a questão, ao invés de dizer o nome da tecla  que no caso em questão é a tecla  "ALT", eles escrevem " atalho de teclado". Se a sua prova for realizada pela FGV fiquem bem atentos nesta dica.

  • Enunciado confuso

  • WIN+TAB, OUTRA FORMA 

  • ctrl + esc = menu iniciar

    alt + esc = circular por itens abertos


ID
176491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à informática e Internet, julgue os itens a seguir.

O Windows Explorer é uma ferramenta que permite o acesso aos diretórios e arquivos armazenados localmente em um computador. Dessa forma, por meio desse aplicativo não é possível o acesso de arquivos gravados em outras estações ou servidores, tampouco o acesso à Internet.

Alternativas
Comentários
  •  Com o windows explorer, tem acesso à rede local e a internet também, além das pastas locais do computador.

  • O erro está em: "não é possível o acesso de arquivos gravados em outras estações ou servidores"

    Esse acesso é possível sim

    Um exemplo é o "Meus locais de Rede"

  • o erro está TAMBÉM em "tampouco o acesso à Internet"... com o Windows Explorer pode-se, sim, navegar na internet.

  • Pode sim acessar arquivos e pastas de outros computadores atraves do meus locais de rede, ou compartilhamento podendo visualizar o conteudo de outars maquinas que estão em rede. E a quetão do acesso a internet pode ser feito pelo windows explore.

  • Existem vários erros nessa questão:

    1º Na parte que fala em aplicativo, o windows explorer é um programa e não aplicativo. Ex. de aplicativos: Word, Excel, Writer e muitos outros.

    2º Pertite acesso aos diretórios locais, de outros computadores e servidores, quando estamos em rede.

    3º Permite o acesso a internet, faça o teste digite uma palavra na barra de endereços que você deseje procurar na internet.

    Então uma questão muito fácil de acertar, bastava saber uma das 3 opções. 

  • Existem vários erros no comentário de Guilherme (que foi votado como o melhor).

    1 - Windows explorer é um aplicativo SIM, um aplicativo quem vem junto ao windows quando instalamos.

    2 - Windows explorer não permite o acesso a internet, pois se você digitar um endereço na barra de endereços dele, um navegador padrão será aberto, o que significa que é necessário OUTRO aplicativo para se concretizar a ação. Tanto que se seu Internet explorer estiver com problemas, e não tiver outro navegador, você não conseguirá abrir nenhuma página na internet.

    3 - A não ser que esteja em REDE,  realmente NÃO existe a possibilidade de acesso a outros computadores e servidores. A questão omitiu um termo importante para identificarmos se pode ou não ocorrer esse acesso. Mas como para a CESPE, incompleto é certo, então devemos considerar que existe a possibilidade.

    Questão truncada e mal redigida, se pararmos para analisar cada ponto a fundo.


ID
180466
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando uma pasta for aberta em Meus Documentos do MS Windows XP, os seus arquivos e subpastas serão exibidos como ícones. À direita de cada ícone, aparecerá o nome da subpasta ou arquivo e, abaixo do nome, as informações da classificação escolhida para exibição, se no menu Exibir for escolhida a opção

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra E

    Vejamos uma figura que ilustra o que a questão esta cobrando do candidato.

    Aqui temos a Exibição Lado a Lado, onde podemos ver que aparece o nome do arquivo do lado direito e suas informações abaixo, vejamos:

  • Alternativa correta: E

    Modos de exibição:

    Película: a imagem selecionada aparece ampliada;

    Miniaturas: exibe a prévia do conteúdo de arquivos e pastas quando possível;

    Lado a Lado: exibe os ítens com o ícone e ao lado o nome do arquivo ou pasta e informações adicionais;

    Ícones: exibe o ícone em cima e o nome em baixo.

    Lista: exibe o ícone e o nome do arquivo ao lado sem informações adicionais e

    Detalhes: exibe o ícone e colunas separadas mostrando detalhes sobre os ítens como: nome, tamanho, tipo, data de modificação.

  • Macete pra não esquecer mais.


    Se o nome do modo de exibição é lado a lado, então o nome do objeto ficará ao lado.
  • Lado a Lado -> BLOCOS. (w8)


ID
184906
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma das funções básicas de um computador é processar e armazenar informações. Para que tais informações possam ser facilmente encontradas pelo usuário, os principais sistemas operacionais oferecem recursos para organização dos arquivos de dados. A esse respeito, constata-se que

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a resposta. Posso ter um arquivo que não seja suportado pelo sistema operacional sem maiores problemas.

     

    Por Exemplo, um arquivo de vídeo .Xvideo inicialmente não é "suportado" pelo sistema operacional, tenho que para ele "entenda" o arquivo instalar plugins específicos.

     

     

    Que Deus nos abençoe, bons estudos.

  • Moisés, acredito que o arquivo "suportado" pelo S.O. da letra B faz referência ao sistema de arquivos. Por exemplo: se um disco rígido (ou uma mídia removível) estiver formatado em FAT32, somente arquivos de até 4 gigas podem ser armazenados. Só que o item menciona o "tipo" de arquivo. Está mal formulada a resposta.

  • Questão passível de recurso.Concordo com o Moises e discordo do Guilherme.
    Deveria estar especificado então "desde que suportado pelo sistema de arquivos".
    Tenembaum (Sistemas Operacionais Modernos, 2010) fala que os diretórios podem conter arquivos não suportados pelo sistema operacional, mas que determinados programas podem entender sua estrutura interna e trabalhar sobre eles.
  • Letra B. Na letra A, os diretórios (pastas) podem possuir a extensão SYS, mas isto não determina se ele poderá ou não ser acessado por todos os usuários. Na letra C, a existência de arquivos com senhas não determina que a sua pasta seja bloqueada ou liberada. O próprio sistema Microsoft Windows não atribui senhas às pastas. As permissões são atribuídas através da guia Segurança em unidades NTFS. As imagens armazenadas, no sentido de arquivos JPG, GIF, PNG, não são acessadas automaticamente, apenas quando o usuário abre a respectiva pasta. As imagens de partição, criadas por softwares como o Ghost, serão acessadas automaticamente quando estamos clonando discos ou recuperando partições. A letra E sugere que o armazenamento de arquivos com textos simples, por exemplo, com extensão TXT, gravados em código ASCII (não em binário), poderão ser gravados em qualquer pasta/diretório do computador.
  • Fernando Nishimura de Aragao,
    Gostaria de lembrá-lo que diretório não possui extensão, só os arquivos que possuem.
    att.

  • Pessoal, essa é aquele tipo de questão em que a gente tem que escolher a menos errada. Dentre todas as questões a menos errada seria essa. Eu posso ter sim arquivos não suportados em diretórios de qualquer sistema operacional. Quantas vezes não baixamos arquivos que inicialmente não são reconhecidos, como arquivos de vídeos por exemplo, porém se olharmos pela ótica de uso dentro do sistema ele não produzirá arquivos que ele não suporte.

    Abraços!

  • Um bom exemplo que ocorria muito antigamente era aquele em que pôr um único arquivo de 5gb no sistema utilizando o HD como fat32 apresentava erro...

  • Fiz esta questão em um outro momento e o gabarito afirmava ser correto a letra C, neste aqui afirma ser a letra B, e que por sinal a C está errada pois basta que alguém tenha a senha para abri-lo e a letra B está errada pois o arquivo não precisa ser suportado para ser salvo.

  • Que tipo de arquivo não seria suportado pelo sistema operacional?


ID
191488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de organização de informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • * a) Uma pasta pode conter diversos arquivos; no entanto, um arquivo não pode estar armazenado em diversas pastas, pois isso pode causar conflito quando um usuário solicitar a sua abertura.

    ERRADO

    * b) Um arquivo cujo tamanho é de 7.900 Kb não cabe em um diretório que possui 0,5 Gb de espaço livre

    ERRADO.

    * c) O Desktop ou área de trabalho é uma área temporária do Windows onde são armazenados arquivos que foram eliminados do sistema, mas que ainda podem ser recuperados.

    ERRADO

    * d) Em uma pasta criada no diretório Meus Documentos do Windows, só devem ser salvos arquivos no formato .doc.

    ERRADO

    * e) As pastas são espaços lógicos criados em uma máquina para facilitar o armazenamento e a organização de arquivos e de outras pastas em um ambiente computacional.

  • vamos comentar as alternativas...

    a) uma pasta pode conter diversos arquivos e também podemos ter um arquivo armazenado em diversas pastas, não tem nada de conflito.
    b) um arquivo de 7.900 kb aproximadamente 8 Mb cabe perfeitamente em um diretório com espaço livre de 0,5 Gb ou 500 Mb.
    c) A área de trabalho ou desktop é uma pasta normal, a pasta que fica os arquivos que foram eliminados do sistema é a lixeira.
    d) qualquer pasta criada no diretório do windows pode ser salvo arquivos de todos os formatos, não temos restrições como por exemplo(na pasta minhas musicas - só podem ser salvas músicas, na pasta vídeos - só podem ser salvos vídeos etc.. qualquer tipo de arquivo pode ser armazenado sem problemas).
    e) As pastas são espaços lógicos criados em uma máquina para facilitar o armazenamento e a organização de arquivos e de outras pastas em um ambiente computacional. (essa não tem nem o que comentar, perfeita descrição de pastas)

    Bons Estudos


  • Letra E. No item A, podemos armazenar vários arquivos em uma pasta e cópias destes arquivos em pastas diferentes. Não haverá conflito entre eles. O problema que poderia ocorrer, mas não relevante para a questão é quando o usuário tem arquivos com mesmo nome em pastas diferentes com conteúdos diferentes (problemas com versões de arquivos, mas a nível de usuário e não de sistema operacional). No item B, o arquivo possui aproximadamente 8Mb de tamanho, que pode ser gravado em um local com 0.5Gb de espaço livre (ou 500Mb de espaço livre). O local do item C é a Lixeira do Windows, não a Área de Trabalho ou Área de Transferência. A pasta Meus Documentos pode armazenar qualquer arquivo, desde os DOC até os executáveis, portanto o item D está errado.
  • Letra A - Errada

    Errado pela justificativa, não tem conflito. Um arquivo não pode estar armazenado em diversas pastas porque isso é impossível, um mesmo arquivo não pode estar em mais de um lugar no computador. O que podem haver é diversas cópias e/ou atalhos do arquivo original em diversas pastas.

    Letra B - Errada

    7.900 Kb são quase 8 Mb. 0,5 Gb são 512 Mb. Cabe e sobra muito espaço.

    Letra C - Errada

    Todo esse conceito pertence a Lixeira, onde ficam armazenados arquivos excluídos que ainda podem ser recuperados. Desktop ou Área de Trabalho é a área inicial do Windows.

    Letra D - Errada

    Podem ser salvos arquivos de todos os tipos.

    Letra A - Correta

    Conceito correto, não tenho consideração a mais.
  • Amigos, a questão A não se refere a cópias, mas a um mesmo arquivo estar armazenado em diferentes pastas. E ao contrário do que foi dito nas duas respostas acima, esta é uma possibilidade absolutamente possível e útil! O erro da alternativa está justamente na afirmação de que "pode haver conflito quando um usuário solicitar a sua abertura".

    Vejam o que está escrito na documentação oficial da MicroSoft:

    A hard link is a directory entry for a file. Every file can be considered to have at least one hard link. On NTFS volumes, each file can have multiple hard links, and thus a single file can appear in many directories (or even in the same directory with different names). Because all of the links reference the same file, programs can open any of the links and modify the file. A file is deleted from the file system only after all links to it have been deleted. After you create a hard link, programs can use it like any other file name.

    http://www.microsoft.com/resources/documentation/windows/xp/all/proddocs/en-us/fsutil_hardlink.mspx?mfr=true

    Numa tradução livre, o texto acima afirma mais ou menos o seguinte:

    Hardlink é uma entrada de diretório para um arquivo. Todo arquivo precisa possuir pelo menos um hardlink. Em volumes NTFS, cada arquivo pode ter multiplos hardlinks, e um simples arquivo pode aparecer em vários diretórios (ou até em um mesmo diretório desde que com diferentes nomes). Por conta de todos os links se referirem ao mesmo arquivo, programas podem abrir e modificar o arquivo a partir de qualquer um dos seus links. O arquivo será apagado do disco apenas quando todos os seus links [hardlinks] tiverem sido deletados. Depois que você cria um hardlink, programas podem utilizá-lo como qualquer outro arquivo.

    Ou seja, embora não seja algo muito comum - especialmente em ambiente Windows - a utilização de multiplos hardlinks para um mesmo arquivo é um recurso válido e útil.

    Sobre a questão como todo, a resposta certa é a letra E, conforme dito pelos demais colegas.

  • Prezados, vamos analisar as alternativas :

    a) Uma pasta pode conter diversos arquivos; no entanto, um arquivo não pode estar armazenado em diversas pastas, pois isso pode causar conflito quando um usuário solicitar a sua abertura.

    Alternativa errada. O mesmo arquivo realmente não pode estar em mais de uma pasta, mas é possível fazer cópia do arquivo, ou adicionarmos atalhos para o arquivo.


    b) Um arquivo cujo tamanho é de 7.900 Kb não cabe em um diretório que possui 0,5 Gb de espaço livre.

    Alternativa errada. Se um diretório possui 0,5 GB livres, ele possui 512 MB, o que significa 524288 KB ( 512 x 1024 ) de espaço livre, o que daria para comportar os 7.900 Kb do arquivo.


    c) O Desktop ou área de trabalho é uma área temporária do Windows onde são armazenados arquivos que foram eliminados do sistema, mas que ainda podem ser recuperados.

    Alternativa errada. A alternativa está se referindo a lixeira.


    d) Em uma pasta criada no diretório Meus Documentos do Windows, só devem ser salvos arquivos no formato .doc.

    Alternativa errada. Não há nenhuma restrição quanto aos tipos de arquivos salvos na pasta Meus Documentos.


    e) As pastas são espaços lógicos criados em uma máquina para facilitar o armazenamento e a organização de arquivos e de outras pastas em um ambiente computacional.

    Alternativa correta, ela apresenta corretamente o conceito de pastas.


  • Letra E


    No item A, podemos armazenar vários arquivos em uma pasta e cópias destes arquivos em pastas diferentes. Não haverá conflito entre eles. O problema que poderia ocorrer, mas não relevante para a questão é quando o usuário tem arquivos com mesmo nome em pastas diferentes com conteúdos diferentes (problemas com versões de arquivos, mas a nível de usuário e não de sistema operacional).


    No item B, o arquivo possui aproximadamente 8Mb de tamanho, que pode ser gravado em um local com 0.5Gb de espaço livre (ou 500Mb de espaço livre).


    O local do item C é a Lixeira do Windows, não a Área de Trabalho ou Área de Transferência.


    A pasta Meus Documentos pode armazenar qualquer arquivo, desde os DOC até os executáveis, portanto o item D está errado.


ID
191491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao Windows Explorer, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra B

    Vejamos uma página do Windows Explorer após a escolha do Modo de Exibição Detalhes:

    Podemos perceber que passa a ser exibido o tamanho, tipo, e a data de modificação do arquivo constante da pasta selecionada.

  • Letra A - Errada

    O Painel de Controle aparece na "árvore" do Windows, como demonstrado anteriormente pelo colega.

    Letra B - Correta

    Existem vários modos de exibição, entre eles o "Detalhes" que apresenta tamanho, tipo, data de modificação e outros detalhes que podem ser configurados pelo usuário.

    Letra C - Errada

    Para ver o histórico das páginas visitadas na Internet é preciso acessar a opção de histórico no navegador (Internet Explorer ou Mozilla Firefox, por exemplo).

    Letra D - Errada

    Se um arquivo estiver aberto e você tentar renomear dará erro.

    Letra E - Errada

    Errado, deve se usar a opção "Pesquisar" no Windows Explorer ou no Menu Iniciar. Google não dá acesso a máquinas de usuários ligados a Internet.
  • A letra B está ERRADA pelo seguinte motivo:
    Ela diz que "para se obter a listagem completa dos arquivos salvos em um diretório [...] deve-se selecionar Detalhes nas opções de Modos de Exibição."
    Pois bem, segundo esse raciocínio, caso minha pasta estiver configurada pra exibir "Lista" ou "Conteúdo", quer dizer uqe nãov erei tudo que contém nela?? Verei só parte dos arquivos??

    Mais alguém pensa assim?? Achei mal formulada, no mínimo, essa questão.

    Abraços e bons estudos

  • Prezados, vamos analisar as alternativas :


    a) O Windows Explorer é utilizado para gerenciar pastas e arquivos e por seu intermédio não é possível acessar o Painel de Controle, o qual só pode ser acessado pelo botão Iniciar do Windows.

    Alternativa errada. Por intermédio do Windows Explorer podemos sim acessar o painel de controle.


    b) Para se obter a listagem completa dos arquivos salvos em um diretório, exibindo-se tamanho, tipo e data de modificação, deve-se selecionar Detalhes nas opções de Modos de Exibição.

    Alternativa correta. Dentre os modos de exibição possíveis , o Detalhes apresentará a data de modificação, tamanho e tipo como padrão, podendo também apresentar outras informações como data de criação, autores, marca , titulo , etc...


    c) No Windows Explorer, o item Meus Locais de Rede oferece um histórico de páginas visitadas na Internet para acesso direto a elas.

    Alternativa errada. O histórico de navegação dentro do Browser que mostrará o histórico de páginas visitadas na internet, e não o Meus Locais de Rede.


    d) Quando um arquivo estiver aberto no Windows e a opção Renomear for acionada no Windows Explorer com o botão direito domouse, será salva uma nova versão do arquivo e a anterior continuará aberta com o nome antigo.

    Alternativa errada. Ao tentar renomear um arquivo aberto o Windows apresentará um erro.


    e) Para se encontrar arquivos armazenados na estrutura de diretórios do Windows, deve-se utilizar o sítio de busca Google, pois é ele que dá acesso a todos os diretórios de máquinas ligadas à Internet.

    Alternativa errada. O Google não tem acesso a todos os diretório de máquinas ligadas à internet. Para encontrar arquivos armazenados no âmbito de sua máquina, deve-se utilizar a ferramenta Pesquisar do Windows Explorer.


  • Como abrir painel de controle sem usar INICIAR?

  • Abre pelo MEU COMPUTADOR, dani melo!

  • Letra B

    a) O Windows Explorer é utilizado para gerenciar pastas e arquivos e por seu intermédio não é possível acessar o Painel de Controle, o qual só pode ser acessado pelo botão Iniciar do Windows.

    Alternativa errada. Por intermédio do Windows Explorer podemos sim acessar o painel de controle.

    b) Para se obter a listagem completa dos arquivos salvos em um diretório, exibindo-se tamanho, tipo e data de modificação, deve-se selecionar Detalhes nas opções de Modos de Exibição.

    Alternativa correta. Dentre os modos de exibição possíveis , o Detalhes apresentará a data de modificação, tamanho e tipo como padrão, podendo também apresentar outras informações como data de criação, autores, marca , titulo , etc...

    c) No Windows Explorer, o item Meus Locais de Rede oferece um histórico de páginas visitadas na Internet para acesso direto a elas.

    Alternativa errada. O histórico de navegação dentro do Browser que mostrará o histórico de páginas visitadas na internet, e não o Meus Locais de Rede.

    d) Quando um arquivo estiver aberto no Windows e a opção Renomear for acionada no Windows Explorer com o botão direito domouse, será salva uma nova versão do arquivo e a anterior continuará aberta com o nome antigo.

    Alternativa errada. Ao tentar renomear um arquivo aberto o Windows apresentará um erro.

    e) Para se encontrar arquivos armazenados na estrutura de diretórios do Windows, deve-se utilizar o sítio de busca Google, pois é ele que dá acesso a todos os diretórios de máquinas ligadas à Internet.

    Alternativa errada. O Google não tem acesso a todos os diretório de máquinas ligadas à internet. Para encontrar arquivos armazenados no âmbito de sua máquina, deve-se utilizar a ferramenta Pesquisar do Windows Explorer.


ID
195628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de organização e gerenciamento de
informações, arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes
itens.

No Windows, o nome de um arquivo pode conter qualquer quantidade e tipo de caractere, tais como letras, números e símbolos diversos, como / \ : < > ".

Alternativas
Comentários
  • no windows, o nome dos arquivos não pode conter os seguintes caracteres: /  \  <  >  :  "  *  ?(barra, contra barra, menor, maior, dois pontos, aspas, asterisco, interrogação).

  • Só para acrescentar, o caracter | também não é permitido.

  • ERRADO

    Os simbolos permitidos sao os seguintes :

    +-_}{][()!@#$%¨&

    Portanto e mais facil lembrar quais nao sao permitidos, que sao os que o pessoal citou abaixo.

  • Também está errado ao afirmar que o nome de um arquivo pode conter qualquer quantidade de caractere.

  • Não podem ser utilizados os caracteres conhecidos como CURINGAS, devido que mudam de valor e significado no meu da informática.

  • errada:

    não é qualquer quantidade, vai até 255 caracters.

    não é qualquer caracter, conforme comentários abaixo.

     

  • Dúvida:
    Os caracteres são 255 ou vão de 0(zero) à 255 = 256 caracteres
  • Errado. O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) está incluído nessa contagem de caracteres. Além do mais, não é possível usar os caracteres reservados / (barra normal – usado para opções de linha de comando) | (barra vertical – usado para concatenar comandos na linha de comando) \ (barra invertida – usado para localização de pastas) : (dois pontos – significa unidade de disco) * (asterisco – caractere curinga para substituir vários caracteres em uma pesquisa) ? (interrogação – caractere curinga que substitui um caractere em pesquisas) < (sinal de menor – usado para indicar a origem de informações em uma linha de comando) > (sinal de maior – usado para indicar a saída de informações em uma linha de comando).
  • MACETE:

    Caracteres não permitidos:

    Beijinho, losango, vulcão e chuva?

    : * <> /|\ '' ?
  • Ae Tiago! mandou bem... esqueço mais não!!!!
    Valeu!

  • O nome de uma pasta pode conter espaços, números, parênteses, vírgulas e pontos de exclamação.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Caracteres NÃO permitidos: são as barras, dois pontos, asterisco, símbolos de maior e menos, interrogação e aspas.

     

    “TRIDENTE BEIJADO DOS DOIS LADOS?”        “ \ | / :* <> ?”

     

     

    "Estes caracteres não podem ser utilizados para não haver risco de o sistema operacional confundir o nome do arquivo com linguagem de programação, que utiliza esses caracteres com frequência." ( Prof. Victor Dalton )

  • Não pode conter BASIADO:

     

    Barras   \ | /

     

    Aspas  ''  ''

     

    Setas  < >

     

    Interrogaçao  ?

     

    Asterisco  *

     

    DOis pontos  :

     

     

  • No Windows nomes de arquivos podem ter até 255 caracteres nas versões mais antigas e 260 nas mais novas, mas alguns são proibidos por possuírem funções reservadas, são eles:

    / \ * : ? < > | “

  • Caracteres não permitidos:

    Beijinho, losango, vulcão e chuva?

    : * <> /|\ '' ?


ID
202429
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa correta, a respeito da organização de pastas e arquivos em computadores pessoais (PCs) com sistema operacional Windows.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a opção "A", pois uma pasta pode conter um arquivo e uma subpasta com nome idênticos.

  •  Essa questão deveria ser (ter sido) anulada porque a alternativa "a" também está correta, ou seja, é possível que uma pasta contenha um arquivo e uma subpasta que possuam exatamente o mesmo nome.

  • A questão deveria ser anulada.

    A alternativa A  pode ser considerada correta ou errada a depender da situação.

    Se o arquivo que possui o mesmo nome da subpasta não possuir extensão alguma(arquivo desconhecido) então não podera ser criado na mesma pasta.

    Se o arquivo for criado e possuir alguma extensão conhecida, ele podera ser criado.

    E a alternativa E não especifica se os arquivos possuem a mesma extensão ou não. Caso tenham extensões diferentes então podera ser criado sim.

  • A letra A está corretissima.

    A E está errada não tem nada disso de arquivo oculto com mesmo nome ficar impedido e sim com a mesma extensão.

  • LETRA  E está errada pois:
    Um usuário será impedido de atribuir um nome a um arquivo, caso já exista um arquivo oculto que possua o mesmo NOME com a mesa extensão.

    SE FOR O MESMO NOME E EXTENSÕES DIFERENTES - PODE

    OBS: COMO A QUESTÃO NÃO É CLARA QNTO A EXTENSÃO, FICA INCOMPLETA



    LETRA A ESTÁ CORRETA

ID
203158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGM - RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando que um usuário tenha criado um conjunto de arquivos
e pastas em um sistema operacional Windows XP, julgue os itens
seguintes.

Se o usuário movimentar o arquivo para dentro de uma pasta criada previamente, a hora de criação do arquivo será modificada para a mesma hora de criação da pasta.

Alternativas
Comentários
  • "Se o usuário movimentar o arquivo para dentro de uma pasta criada previamente, a hora de criação do arquivo será modificada para a mesma hora de criação da pasta."

     

    Boa questão ....cara do CESPE !!!!

     

    O QUE SE ALTERA NESTE CASO NÃO É A HORA DA CRIAÇÃO; MAS , SIM , A HORA QUE HOUVE MODIFICAÇÃO NA PASTA.

  • O item que altera a data nas propriedades do Arquivo é "acessado em". O restante continua intacto.
    Nas propriedades da Pasta não tem os itens "Modificado em" e nem "Acessado em". Apenas o item "criado em", que não muda ao acessá-lo.

  •  A hora da modificação do arquivo só altera caso o arquivo seja aberto, alterado e salvo novamente... ficando gravado a hora da última fez em quem o arquivo foi salvo.


    ERRADO!

  • Vejamos as opções que podemos encontrar em propriedades de pastas e arquivos:

    Pastas: Criado em

    Arquivos: Criado em; Modificado em e Acessado em.

    Dessa forma, as opções que podem sofrer alterações na data são: modificado em e acessado em. O item criado em não sofre modificação.

    Quando eu apenas arrasto um arquivo para a pasta eu não estou  modificando o arquivo (já que para isso é necessário abrí-lo), no entanto eu de qualquer forma o acessei (nesse caso haverá modificação do horário) 

  • Errado

    Nem a data de criação, nem de modificação e nem de acesso serão alteradas por um simples mover. A data de criação não muda, será aquela data em que foi criado o arquivo, a data de acesso muda quando você abre o arquivo (não quando você move) e a data de modificação mode quando você acessa, altera o arquivo e salva as alterações.
  • Assertiva ERRADA. 


    Complementando: o Windows Explorer (explorador de arquivos do Windows) não altera a data de criação dos arquivos. Existem, entretanto, programas específicos para essa finalidade. 
  • ERRADO.

    O fato de mover um documento não altera a data de criação dele.


ID
203161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGM - RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando que um usuário tenha criado um conjunto de arquivos
e pastas em um sistema operacional Windows XP, julgue os itens
seguintes.

A data de criação do arquivo vai estar de acordo com a data configurada no sistema.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    E não apenas a data de criação, assim como a data de modificação, data de acesso, etc. As datas são registradas a partir da informada pelo computador. A alteração de data e hora do computador pode ser realizada de duas formas: via SETUP (BIOS), configurando diretamente a informação na inicialização ou via Painel de Controle, Data e Hora.
  • CERTO.

    As datas que serão registradas nos documentos, seja a data de criação, de modificação, ou de acesso, serão registradas de acordo com a data configurada no sistema.

  • Principio Nishimura Wins

  • Certo

    E não apenas a data de criação, assim como a data de modificação, data de acesso, etc. As datas são registradas a partir da informada pelo computador. A alteração de data e hora do computador pode ser realizada de duas formas: via SETUP (BIOS), configurando diretamente a informação na inicialização ou via Painel de Controle, Data e Hora.

  • Essa pergunta esta errada. O arquivo mantém a data de criação vinda de outro dispositivo.


ID
209440
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as alternativas considerando o Sis-tema Operacional Windows XP. Sobre ele é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Questão possui 2 itens errados a letra "c" e "d". Quando o usuário seleciona pastas e arquivos e preciona a tecla "Delete" é disponibilizada uma caixa de texto perguntando se os mesmos devem ser enviados à lixeira, não são enviados diretamente na configuração padrão o Windows.

  • Concordo plenamente com o Vladimir esta questão deveria ser anulada.

    Grande abraço e bons estudos.

  • Esse e o tipo  de erro que uma banca nao pode fazer

    abraços a todos!

  • É incrível o quanto se fala em anular e até incoerente, pois muitos reclamam do nivelamento por baixo de algumas bancas.

    Pior que nivelar por baixo é anular questão fáceis de acertar, quem estuda um pouquinho sabe que é evidente que a pasta Meus documentos não faz essa exigência, e quem não estuda não chega a toda essa certeza por mais fácil que seja a questão.

    Só aqui no site, até o momento, tivemos 31 CONCURSEIROS que marcaram alternativas que não foram nem "C" nem "D".

    Apenas para aqueles que não se esforçaram seria interessante que se anula-se a questão.


    O erro da "D" é absurdo. O erro da "C" é um detalhe( bom pa Cespe).

  • A letra C, apesar de aparentemente certa, só funciona se alterarmos a configuração da Lixeira. Quando a Lixeira está configurada para remover arquivos sem solicitação de confirmação, os arquivos vão para a lixeira sim, na forma proposta. Mas alterar a configuração é sair do padrão do Windows, logo, não vale.
  • Acertar uma questão não é somente ter o conhecimento mas também estar atento!

    Neste caso é realmente passível de anulação, mas pensem, um pouco de atenção e o erro da d) seria GROTESCAMENTE visível.

    Se fosse na minha prova, eu faria de tudo para anular.

    O que mais me incomoda é a falta de coerência entre as bancas que trabalham cada uma a sua maneira, não havendo padrão para resposta. Esta é uma banca que desconsiderou a caixa de diálogo. Em outras bancas, esta é imprescindivel.

    Bons estudos.
  • Concordo Eduardo Rosa. Por isso, se torna muito,mas muito importante o candidato fazer exercícios e treinar em cima da banca da prova a qual ele vai se submeter. A diferença entre Cespe e ACAFE é imensa. A Cespe, para quem estuda para PF e PRF, cobra o certo, porém com pegadinhas. A ACAFE, para quem estudou para Delta e  estuda para Agente, se acha a dona da bola,do campo, do juiz e cobra , as vezes o extremamente certo e as vezes o meio certo.Isso da margem para ela escolher a resposta certa. E não adianta recurso. Quem já estudou as prova anteriores da ACAFE sabe o que estou falando (DA, DC entre outras matérias). Boa sorte para nós.


ID
217246
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O programa do Windows XP, utilizado para cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, é

Alternativas
Comentários
  • Windows Explorer (literalmente do inglês "Explorador do Windows", nome pelo qual é encontrado na versão portuguesa de todas as versões do Windows) é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.

    Seu ícone é uma pasta (diretório) amarela com uma lupa por cima da mesma e o nome de seu arquivo é Explorer.exe, o qual normalmente se encontra em C:\Windows. Para encontrar esse programa, clique no botão "Iniciar", em seguida, em Programas e em Acessórios, lá estará o Windows Explorer.

     

  • letra B.

    O Windows Explorer é uma ferramenta de vital importância dentro do computador para o gerenciamento de todas as informacões sendo seu conhecimento indispensável para manipulacão de arquivos e pastas, e o desconhecimento na forma de agir em determinadas ocasiões pode acarretar em perdas de informacões.

  • Letra B. O Adicionar Hardware é uma opção do Painel de Controle que permite a adição de novos componentes de hardware (placas e equipamentos) ao ambiente do Windows. O Windows Firewall é outro componente do Painel de Controle, que filtra as conexões através de regras estabelecidas, liberando ou bloqueando o acesso do computador ao meio externo, rede interna (LAN) com senha (intranet) ou à web (Internet). O Painel de Controle é a central de controle do Windows. O Serviços de Componentes é um item dentro de Ferramentas Administrativas (Painel de Controle) para consultar os itens componentes do sistema operacional, e acessar o Visualizador de Eventos e Serviços.
  • Queria voltar no tempo p/ fazer os concursos de antigamente... as questões era muito !!mixuruca!!


ID
217324
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre as funções de gerenciamento de pastas e/ou arquivos pode-se dizer que dessas opções qual está ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • O termo "justificar" é empregado normalmente no contexto de edição de texto; no editor Word temos um botão específico para essa operação, conforme mostrado na figura a seguir.

    219655

Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O armazenamento lógico em disco rígido é estruturado hierarquicamente, do nível maior para o menor, em

Alternativas
Comentários
  • A estrutura hierárquica citada no enunciado é uma característica que diz respeito ao sistema operacional que controla o dispositivo de armazenamento (hardware), e não uma limitação imposta pelo dispositivo em si (disco rígido).

    A maioria dos sistemas operacionais modernos, se não todos, utiliza esse tipo de estrutura. Temos como exemplo: os sistemas da  família Windows (95, 98,2000, XP, NT, Vista, etc) e os sistemas da linha UNIX (LINUX ).

    Nessa estrutura hieráquica, um diretório ou pasta  pode conter outros diretórios (subdiretórios ou sub-pastas), e assim sucessivamente. Os arquivos são armazenados dentro de algum diretório, ao menos no diretório raiz (diretório que contém todos os demais).

  • Letra B.

    Os discos armazenam informações em diretórios (o primeiro é o diretório raiz), sub-diretórios (divisões dentro dos diretórios) e arquivos (informações no computador).

    Diretório é sinônimo de pastas, portanto, a resposta poderia ser pasta, sub-pasta e arquivo.
  • Um arquivo numa conterá uma pasta. Por isso, a opção arquivo tem que ser necessariamente a última opção.

  • Resumindo, a resposta certa é a letra B

  • Vejam a imagem abaixo:



    Hierarquicamente, temos primeiro o diretório(pasta) "livro" e em seguida as subpastas "capítulos", se clicarmos em um dos subdiretórios(subpastas) "capítulos" encontraremos os "arquivos".
  • A aula do professor Frank do QC me salvou nessa.

    Força e Honra.

  • Diretório -> Sub-diretório -> Arquivo      ou      Pasta -> Sub-pasta -> Arquivo

     

    Gabarito: B


ID
220111
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

OBSERVAÇÃO: As questões sobre os aplicativos consideram
sempre a originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (customização,
parametrização etc.) feita pelo usuário.

Instruções: Para responder às questões de números 26 a 30,
considere:

I. A necessidade de ativar no Windows XP ? edição
doméstica ? a proteção contra invasões e outras
ameaças (p. ex. vírus).

II. A tarefa de imprimir arquivos em uma impressora
instalada na rede, quando o padrão está definido
para uma impressora local do computador pessoal.

III. O recebimento de um arquivo executável como
anexo de uma mensagem eletrônica proveniente de
uma pessoa conhecida. Entretanto, os meios de
divulgação vêm alertando quanto à possibilidade de
vírus em arquivos com o nome parecido com o
recebido. Deve-se tomar providências para que não
prolifere o vírus, caso exista.

IV. Visando a organização e facilidade de acesso aos
arquivos do computador sob Windows XP, edição
doméstica, é recomendado proceder à exibição do
caminho completo do arquivo ou pasta abertos na
barra de endereços (drive:\pasta\subpasta\arquivo.
Ex. C:\Controles\Index\arquivo.

V. A fim de minimizar o prejuízo de perda de textos
digitados no Word 2000, seja por queda de energia
ou algum outro fator, é recomendado proceder ao
salvamento de informações de autorrecuperação a
cada 5 minutos.

Para acionar esse modo de exibição, conforme recomendado em IV, estando no Meu Computador por meio do menu

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra E

    Vejamos a resposta correta por meio de ilustrações para facilitar o aprendizado.

    1º Caminho: Ferramentas > Opções de Pasta

    2º Caminho: Opções de Pasta > Modo de Exibição

    ImageShack, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting, photo image hosting site, video hosting site

  • Caro amigo a segunda está errada...

              è a Opção Exibir caminho completo na barra de titulos

  • Dentro de opções de pasta tem tres caminhos:geral

    modo de exibição e Pesquisar.

     


ID
232267
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows XP, versão em português, a opção "Pesquisar", presente no utilitário Windows Explorer, tem a função de

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO

    Um exemplo :

    Como faço para localizar programas?


    No momento em que os programas são instalados, em geral é solicitado que o usuário os adicione ao menu principal. Para localizar programas que não estão listados, use a função Pesquisar no menu principal ou no W.Explorer. Basta clicar em Iniciar e digitar o nome do programa desejado no campo Iniciar pesquisa . Enquanto você digita, os nomes do programa relevante aparecem na lista Programas. Realce o nome do programa a ser executado e pressione Enter .
     

  • Alternativa CORRETA letra A

    Ilustrando..

    Este é o ambiente que encontramos no Windows Explores, sendo que a LUPA representa o botão de pesquisa de documentos, arquivos ou pastas gravados no computador.

     

    Este é o botão que representa a opção de pesquisa no Windows Explorer..


ID
235519
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CODENI-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Alguns atributos são configuráveis pelo usuário e podem ser alterados depois que o arquivo foi criado. As informações sobre o modo de proteção são um exemplo óbvio. A maioria dos sinalizadores também entra nesta categoria. A qual chamada de sistema que faz relacionamento com arquivo se refere a descrição anterior?

Alternativas
Comentários
  • Operações com Arquivos

    Os arquivos existem para armazenar informações e permitir que estas sejam recuperadas. Sistemas diferentes oferecem operações diferentes para permitir armazenamento e recuperação. A seguir as principais operações que se relacionam com arquivos:

    - CREATE: o arquivo é criado sem dados, permitindo definir alguns atributos de criação.

    - DELETE: excluí o arquivo e todos as suas possíveis referências permitindo liberar espaço em disco.

    - OPEN: antes de utilizar um arquivo, um processo deve abri-lo. O propósito é permitir que o sistema transfira os dados e os atributos do disco para memória principal, permitindo acesso rápido em chamadas posteriores.

    - CLOSE: encerra a utilização do arquivo, fechando todos os dados para liberação do espaço interno na memória.

    - READ: os dados do arquivo são lidos, o chamador deve especificar quantos dados são necessários e também oferecer um buffer onde colocá-los.

    - WRITE: os dados são gravados no arquivo.

    - GET ATTRIBUTES: permite que os processos tenham acesso aos dados de atributos definidos no arquivo.

    - SET ATTRIBUTES: possibilita a alteração de atributos de arquivo por parte do usuário ou do processo em execução.

    - RENAME: permite renomear um arquivo.

    Disciplina: Princípios de Sistemas Operacionais
    Prof.: Júlio César Benedito

  • letra "A"

ID
235522
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CODENI-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando o sistema de arquivos é organizado como uma árvore de diretórios, é necessário explicitar algum meio para especificar nomes de arquivos. Dois métodos diferentes são comumente utilizados, sendo eles:

Alternativas
Comentários
  •  

    Nome de caminho absoluto e Nome de caminho relativo.

    O caminho absoluto é a composição do computador+drive+pastas+arquivo, como por exemplo:

    • \\servidor\c$\arquivos de programas\MSN Messenger\msnmsg.exe - caminho absoluto completo, drive como compartilhamento oculto (devido ao $)
    • c:\arquivos de programas\MSN Messnger\msnmsg.exe - caminho absoluto, informando drive+pastas+arquivo

    O caminho relativo é referente a sua posição dentro da unidade ou rede. Se está na pastas c:\arquivos de programas\Skype e deseja o arquivo msnmsg.exe que está em c:\arquivos de programas\MSN Messnger, devemos 'subir' um nível, saindo da pasta Skype e acessar a pasta MSN Messenger. O comando visual seria um clique no ícone 'Nivel acima' do Windows Explorer (ou teclar ALT+SETA ESQUERDA) e depois acessar a pasta MSN Messnger. No ambiente de linha de comandos, seria ..\MSN Messenger\msnmsg.exe

  • endereço absoluto é a informação para a localização do recurso de forma independente da página atual (protocolo + domínio + caminho). Oendereço relativo é a informação para a localização do recurso a partir da página atual.

    Suponha a existência das páginas HTML nos seguintes endereços:

         http://www.nce.ufrj.br/cursos/cursos.htm
         http://www.nce.ufrj.br/cursos/inscricao.htm

    Uma ligação na página "cursos.htm" para a página "inscricao.htm" poderia ser construída com endereço absoluto ou com endereço relativo:
     

    absoluto:

    <A href="http://www.nce.ufrj.br/cursos/inscricao.htm">
    Inscrição</
    A>

    relativo:

    <A href="inscricao.htm">Inscrição</A>
  • Um caminho (ou path) é uma sucessão de diretórios. Temos um caminho absoluto quando ele inicia no diretório raiz (/) ou (c:/) no Windows. Um caminho relativo, inicia-se no atual diretório de trabalho. Exemplos:

    /home/bohlke/programas/testes/arquivo1.blah
     
    É um caminho absoluto para o arquivo. Pode-se alcançar o arquivo1.blah independendo do diretório atual.
     
    programas/teste/arquivo1.blah

    É um caminho relativo para o mesmo arquivo. Só se pode alcançá-lo se estivermos previamente em /home/bohlke
     
    Att,
     
    Fonte: http://pcleon.if.ufrgs.br/~leon/Livro_3_ed/node52.html


ID
236983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de
arquivos e pastas, julgue os itens subsequentes.

O sistema de arquivos é utilizado pelo sistema operacional para gerenciar a gravação e a recuperação de dados do dispositivo de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos.

    Os sistemas de arquivos mais usados atualmente, são: a FAT16, compatível com o DOS e todas as versões do Windows, a FAT32, compatível apenas com o Windows 98 e Windows 95 OSR/2 (uma versão “debugada” do Windows 95, com algumas melhorias, vendida pela Microsoft apenas em conjunto com computadores novos), o NTFS, compatível com o Windows NT, o EXT2, usado pelo Linux, e o HPFS compatível com o OS/2 e versões antigas do Windows NT.

  •             O sistema de arquivos (também conhecida por gestão de ficheiros) é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento em massa frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.

      É uma forma de criar uma estrutura lógica de acesso a dados numa partição. Sendo assim, também é importante referir que nunca poderá ter dois ou mais tipos de formatos numa mesma partição.

  • Assertiva CORRETA. 


    Complementando: quando o comando da questão diz "recuperação de dados" leia-se "leitura de dados". São termos diferentes mas ambos se referem ao ato de obter informações que foram previamente salvas.
  • GABARITO: CERTO

     

    Os principais sistemas de arquivos são NTFS e FAT, ambos compreendidos pelo Linux e pelo Windows. Eles determinam como os arquivos são alocados no HD.

     

    Fonte: Alfacon

  • O sistema operacional do computador gerencia todo o software e hardware instalado.
    Através dele, o usuário consegue interagir através dos periféricos de entrada, com os programas.
    O uso dos programas produzirão resultados, que poderão ser visualizados em periféricos de saída.

    Para que os dados permaneçam entre uma sessão e outra de uso, é preciso salvar na forma de arquivo. Durante o uso, os dados estão na memória RAM, e não estão gravados em discos.
    Os discos de armazenamento precisam guardar uma grande quantidade de arquivos, e utiliza uma espécie de índice para localizar as informações que compõe um dado.
    Cada disco possui um sistema de arquivos responsável por gerenciar a gravação e recuperação dos dados.
    O sistema de arquivos do Windows é o NTFS. Ele é mais rápido e mais seguro, se comparado ao FAT32, seu antecessor.

    Gabarito: Certo.

ID
236986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de
arquivos e pastas, julgue os itens subsequentes.

Os nomes de caminhos relativos de uma pasta sempre começam com o diretório-raiz e cada nome é único.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA!

     

    Os nomes de caminhos relativos de uma pasta sempre começam com o diretório-raiz, porém o nome não é necessariamente único, pois eu posso ter duas partes com mesmo nome, porém armazenadas em locais diferentes...

     

    Por exemplo:

     

    c:\usuário/claudia/edital/cespe

    c:\usuário/claudia/cespe

     

    Ou seja... há duas pastas chamadas CESPE!

  • e nao necessariamente inicia com diretorio raiz. se o arquivo estiver numa rede, vai iniciar com duas barras invertidas

     

    ex: \\COMPUTADOR\caminho

  • "Os nomes de caminhos relativos de uma pasta" . E cada nome é único.

    Ex: C:\Concursos\Cespe

           C:\Concursos\bancas\Cespe        Nomes de caminhos diferentes! Não poderia existir um outro nome de caminho "C:\Concursos\Cespe".

    O que está errado na questão é dizer que sempre começa com o diretório-raiz.

  • Nomes de caminhos
    • Quando o sistema de arquivos é organizado como uma árvore de diretório, é preciso algum modo de especificar o nome dos arquivos;
    • São usados comumente dois métodos:
    – Nome de caminho absoluto;
    – Nome de caminho relativo;
     

    Nomes de caminhos absolutos
    • Sempre iniciam no diretório raiz;
    • Cada S.O. fornece uma forma diferenciada de indicar a
    separação de diretórios:
    – Windows: \
    – Unix, Minix e Linux: /
    – MULTICS: >
    • Exemplo:
    – \home\humberto
    – /home/humberto
    – >home>Humberto
    Se o primeiro caractere do nome do caminho for o separador, então o caminho é absoluto;
    /home/users/humberto ç
    users/humberto
    ./users/humberto
      Nome de caminho relativo
    • Usado juntamente com o conceito de diretório de
    trabalho;
    • Também chamado diretório atual;
    • Assim, um usuário pode designar um diretório de trabalho específico e quaisquer nomes de caminhos que não comecem a partir do diretório-raiz são interpretados em relação ao diretório do trabalho.
    • Como exemplo, imagine que o diretório de trabalho de um usuárioUNIX seja /home/usuário, então o arquivo, cujo nome de caminhoabsoluto seja /home/usuário/arquivo.txt pode, simplesmente, serinterpretado como arquivo.txt.
    • O comando Unix:
    – cp /home/users/humberto/aula.doc /docs
    – cp aula.doc /docs
    • Faz o mesmo efeito se o diretório atual for
    /home/users
    http://pt.scribd.com/doc/75135722/49/Figura-49-Projeto-de-Sistemas-de-Arquivos-hierarquico
  • O erro é falar que "cada nome é único"!!!

  • Restringiu dua vazes, ou seja, duas vezes errado!


  • Pessoal,

    O caminho absoluto indica todo o percurso desde o diretório-raiz até o arquivo. Exemplo:

    No Windows: C:\SO\aulas\processos.txtNo Linux: /SO/aulas/processos.txt

    caminho relativo indica o nome do arquivo. Exemplo:

    No Windows: processos.txtNo Linux: processos.txt


  • No caso de caminho relativo o nome de cada arquivo/pasta é único sim.

  • Cada disco possui um sistema de arquivos responsável por gerenciar a gravação e recuperação dos dados.
    O sistema de arquivos do Windows é o NTFS. Ele é mais rápido e mais seguro, se comparado ao FAT32, seu antecessor.
    Para localizar uma informação, o Windows utiliza um caminho, formado pela letra da unidade de disco, diretório raiz, pastas e subpastas.

    Gabarito: Errado.
  • Errado

    Cada disco possui um sistema de arquivos responsável por gerenciar a gravação e recuperação dos dados.

    O sistema de arquivos do Windows é o NTFS. Ele é mais rápido e mais seguro, se comparado ao FAT32, seu antecessor.

    Para localizar uma informação, o Windows utiliza um caminho, formado pela letra da unidade de disco, diretório raiz, pastas e subpastas.

  • Rapaz, os comentários dos alunos é melhor do que o do professor,ele  parece estar sem vontade.,..

  • Um caminho absoluto ou completo aponta para a mesma localização em um sistema de arquivos, independentemente do diretório de trabalho atual. Para fazer isso, é necessário incluir o diretório raiz.

     Em contraste, um caminho relativo inicia a partir de algum diretório de trabalho fornecido, evitando a necessidade de fornecer o caminho absoluto completo. Um nome de arquivo pode ser considerado como um caminho relativo baseado no diretório de trabalho atual. Se o diretório de trabalho não for o diretório pai do arquivo, resultará em um erro de arquivo não encontrado se o arquivo for endereçado pelo seu nome.


ID
236989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de
arquivos e pastas, julgue os itens subsequentes.

Para controlar os arquivos, os sistemas operacionais têm, em regra, diretórios ou pastas que também são arquivos.

Alternativas
Comentários
  • De vez enquando é difícil entender o cespe....

     

    Para controlar os arquivos, os sistemas operacionais têm, em regra, diretórios ou pastas que também são arquivos.

     

    Onde se viu uma pasta ser arquivo? [Não fiz a prova, mas a questão deve ser alterada]

  • De acordo com o Prof. João Antonio (EuVouPassar), no LINUX os diretórios (pastas) são arquivos. Não sei se nos demais Sistemas Operacionais a regra é essa. A formulação da questão generaliza, ou seja, diz "sistemas operacionais". Vamos aguardar mais contribuições.

  • A questão é mesmo muito estranha, mas o gabarito não foi alterado pelo CESPE.
  • Discordo também da questão, pasta é pasta e arquivo é arquivo. O Linux ainda tem pastas que são virtuais como a /proc mas mesmo assim é uma pasta.
  • ME EMBOLEI NESSA! PRECISO SABER SE PASTAS SÃO OU NÃO ARQUIVOS. PQ PELO Q EU SAIBA NÃO SÃO.
  • Já tinha visto em algum lugar que no Linux diretórios eram arquivos, mas no Windows fiquei na dúvida (como a questão não especifica o SO).

    Fiz uma busca e encontrie isso:
    "A directory entry consists of a filename and a "file ID" which is the record number representing the file in the Master File Table"

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/NTFS
  • Objeto Dentry
    O VFS trata diretórios como arquivos.Exemplo: /bin/vi, bin e vi são arquivos, ambos representados pelo objeto inode. Para facilitar a realização de operações específicas sobre diretórios, o VFS usa o conceito de "entrada de diretório" (dentry). O dentry é um componente específico do path. No exemplo, /, bin e vi são objetos dentry. O VFS instancia estes objetos "on the fly", quando há a necessidade de realizar operações sobre diretórios. Os objetos dentry podem portanto ser diretórios, arquivos ou até pontos de montagem.
    [Um sistema de arquivos virtual (abreviado como VFS, do inglês Virtual File System), é uma camada de abstração em cima de um sistema de arquivos mais concreto. O propósito de um VFS é permitir que as aplicações clientes tenham acesso a diversos tipos de sistemas de arquivos concretos de uma maneira uniforme.]

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_arquivos_virtual

  • C....................... q isso????????????????????   Só Jesus salva.   kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    .
    Diretorios são arquivos????? Onde????  As vezes é melhor para de estudar e brincar de marcar na sorte. kkkkkkkk
    .
    Os Diretorios são também chamados de pastas, agora de arquivos? E pior em todos sistemas operacionais, pois a questão generaliza.
    .
    Bom, se alguém souber algo que pelo menos atenue esta do CESPE que nos ajude aí. rs
    .
    Obrigado
  • Que isso galera !? a questão diz: os sistemas operacionais têm, em regra, diretórios ou pastas...não generaliza. Além disso: a questão começa dizendo "para controlar os arquivos"; é exatamente essa a fução dos diretórios...
  • Pessoal para controlar os arquivos o sistema usa a mesma regra que as pastas, sendo que podemos acoplar pastas em pastas formando as subpastas que são tratadas como arquivos.
  • Os "arquivos" por menores que sejam ocupam espaço em disco. As pastas e diretórios ocupam espaço??? A meu ver NÂO no Windows.

    Bom, mais uma da CESPE...
  • Correto. O armazenamento de dados das pastas é realizado como arquivos na tabela de alocação de arquivos. No Windows, é atribuído o atributo D para uma pasta, assim como no Linux. Se não tem o atributo D, pode ter o atributo A (archieve) no Windows, ou vazio (arquivo morto). No Linux, se não é D pode ser L (para indicar um link simbólico) ou um traço (arquivo normal).
  • mnemônico: para controlar a população o estado usa a pm que também é ser humano:

  • Pastas são que nem arquivos, podem ou não possuir tamanho (clique com o botão direito no mouse na área de trabalho e clique em novo documento do microsoft word, não adicione qualquer conteúdo.) Veja por meio de propriedades o tamanho do arquivo.
  • arquivos especiais

  • Erro, abro os comentários e o primeiro que vejo sinto-me como em uma pegadinha

  • para controlar os arquivos o sistema usa a mesma regra que as pastas, sendo que podemos acoplar pastas em pastas formando as subpastas que são tratadas como arquivos.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Correto. O armazenamento de dados das pastas é realizado como arquivos na tabela de alocação de arquivos. No Windows, é atribuído o atributo D para uma pasta, assim como no Linux. Se não tem o atributo D, pode ter o atributo A (archieve) no Windows, ou vazio (arquivo morto). No Linux, se não é D pode ser L (para indicar um link simbólico) ou um traço (arquivo normal).

    Professor do QC

  • Definição de Arquivo

    Em informática, um arquivo é um conjunto de dados que se relacionam de alguma forma, ou seja, juntos descrevem uma informação ou conjunto de informações. Em função da natureza dos computadores, arquivos são sempre formados por dados digitais, organizados seguindo algum tipo de estrutura (ou formato). Arquivos podem representar informações das mais diversas naturezas como imagens, áudio, texto, instruções para processadores, etc. podendo inclusive representar uma combinação desses tipos, como por exemplo um vídeo que contém informações gráficas (a imagem), sonoras (o áudio)e textuais (a legenda).

    Cada arquivo precisa de uma identificação. Do ponto de vista de um computador, arquivos são geralmente identificados por números (como os inodes). Do ponto de vista do usuário de um computador, um arquivo é quase sempre representado por um nome. O computador guarda associações entre os nomes e os números para poder transformar o primeiro no segundo sempre que necessário.

    Como um sistema computacional costuma lidar com milhares de arquivos, é comum que vários arquivos sejam agrupados em conjuntos maiores, seguindo alguma organização que facilite a recuperação de arquivos por parte dos usuários.

    Definição de Diretório

    Um diretório é uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos, que permite o agrupamento de arquivos que se relacionam de alguma forma. Diretórios são frequentemente chamados de pastas em função de uma analogia presente nos sistemas Windows que mais recentemente foi adotada por diversos outros sistemas.

    A divisão proporcionada por um diretório é lógica, no sentido que não existe necessariamente uma divisão física das informações relativas a um diretório. Alguns sistemas como o Linux, permitem inclusive que um arquivo possa ser identificado por mais de um nome, que podem inclusive ser parte de diretórios diferentes num mesmo sistema de arquivos.

    http://professores.dcc.ufla.br/~bruno/aulas/arquivos-e-diretorios.html

  • Questão Errada

    Diretórios não são arquivos. Eles são definidos como uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos, que permite organizar arquivos que se relacionam de alguma forma. Diretórios são frequentemente chamados de pastas em função de uma analogia presente nos sistemas Windows que mais recentemente foi adotada por diversos outros sistemas. 

    Fonte: Estratégia Concursos.

    https://d3eaq9o21rgr1g.cloudfront.net/aula-temp/474548/00000000000/curso-82970-aula-00-v2.pdf?Expires=1603987670&Signature=A-4Ilq2A5Uc9m4Xy-xnzMTGl21xUaPV8dOM7oAD72gbZ0p79ea0DSu0jDkPKiPGa4rzQUAlrL0~cUX9s08J55ZDI-VhAtqW0OYKBhTOME3VP0MhEjUj7DQsQnqmB~XamrHbXOKRC0pb95M5x9QHz5FMczCV2TaQ4CuJ5M5IME9~aXs0fp5GEgcARBnwwbr-hm4RLBOnpb69NHE0UaEHkSYhbm-W52o24-MwgT9p9yZJk1PUZwHXz4thdCWCOw2bd3eNxZyGF3fcnLP2kM4vS905kFjTnQQcfgJYGuuQlDSR5VHcUawfRn2g7Svr-5v0JrVKMqsmfeOExjPRITMne-g__&Key-Pair-Id=APKAIMR3QKSK2UDRJITQ#:~:text=Diret%C3%B3rios%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20arquivos.&text=Diret%C3%B3rios%20s%C3%A3o%20frequentemente%20chamados%20de,v%C3%A1rias%20pastas%20e%20diret%20rios.

  • Uma coisa é dizer que o SO pode até guardar as informações relacionadas aos diretórios como arquivos. Agora, dizer que "diretórios" são "arquivos" é querer cobrar uma coisa como se fosse uma definição e sabemos as definições de cada coisa são diferentes. Enfim, clássica questão da CESPE que ela pode dar o gabarito como quiser.

  • Os diretórios e pastas são denominados de ''arquivos especiais''


ID
240460
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows 7, a barra de menus do Windows Explorer, que é padrão no Windows XP, pode ser exibida por meio de simples toque na tecla

Alternativas
Comentários
  • Para mostrar a barra de menus temporariamente

    1. Na barra de tarefas, clique no botão do Windows ExplorerImagem do botão Windows Explorer..

    2. Pressione a tecla Alt. A barra de menus aparece acima da barra de ferramentas.

      Para ocultar a barra de menus, clique em qualquer item do menu ou pressione Alt novamente.

     

    RESPOSTA LETRA D

  • eu só consegui a exibição desta barra de menus no INTERNET EXPLORER e não no WINDOWS EXPLORER. Neste pressionando alt o menu é selecionado, naquele é exibido ou retirado. A questão não estaria errada?
  • a) Ctrl. sozinha não tem função

    b) Shift. - sozinha não tem função

    C) F3 Localizar, também tem a mesma função do windows 7

    d) Se você estiver usando o windows explorer e ou Internet Explorer 9 ou Superior, clique em ALT no teclado e a barra do menu será exibida.

    e) F9 não tem Função


ID
241603
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O sistema operacional Windows XP utiliza um sistema de armazenamento por meio de interfaces gráficas de usuário baseado em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    sistema de armazenamento baseado em arquivos e pastas, contendo nestas últimas diferentes tipos de arquivos e outras pastas adicionais

  • Vou adicionar um comentário que pode ser útil a vocês em provas futuras apesar de não ser totalmente pertinente à esta questão em pauta. Sucesso a todos.

    Um sistema de arquivos trabalh com dois tipos de elementos: pasta (ou diretório) e arquivo. Tudo que nele reside pode ser classificado em uma destas duas categorias. Por exemplo, um atalho é um arquivo.

  • Alguém poderia explicar o porquê de a alternativa B ser a correta com clareza?
  • Uelington JFC,

    A interface gráfica permite a interação usuário-computador através de elementos gráficos, como ícones e outros indicadores visuais.
    A questão informa que o Windows XP possui um sistema de armazenamento que utiliza essa interface gráfica.
    Além disso, esse sistema de armazenamento do Windows XP é baseado em arquivos e pastas (como podemos verificar através do Windows Explorer) e dentro dessas pastas pode existir arquivos e outras pastas adicionais (subpastas).

    Foi isso que eu entendi. Se alguém tiver uma explicação melhor, por favor, deixe um recadinho no meu perfil.
  • Diretório -> Sub-diretório -> Arquivo      ou      Pasta -> Sub-pasta -> Arquivo

  • Gabarito: Letra B.

    Arquivos e pastas.

    Diretório -> Sub-diretório -> Arquivo    ou   Pasta -> Sub-pasta -> Arquivo




ID
242257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de informática, julgue os itens de 21 a 25.

Por meio da opção Importar arquivo, acessível a partir do Windows Explorer, é possível converter um arquivo em formato PDF para um arquivo do tipo Word.

Alternativas
Comentários
  • Ocorre jsutamente o contrario , quando importa arquivo vc transforma um arquivo do word para PDF, o que inviabiliza sua alteração por terceiros.

  • Questão completamente errada. O Microsfot Explorer é usado para gerenciamento de pastas e arquivos. Não se importa algo nele. Nele você simplemenste acessa a pasta que contém um arquivo específico.

  • pode-se converter o pdf em texto e depois colar no word,mas com essa operação, não se terá o texto com todos os recursos de formatação que tinha inicialmente no arquivo pdf. Mas pode salvar um arquivo no word para um novo arquivo pdf.
  • Não existe essa opção no W.E.. 

  • "Por meio da opção Importar arquivo, acessível a partir do Windows Explorer, é possível converter um arquivo em formato PDF para um arquivo do tipo Word."

     

    ATÉ HOJE É DIFICÍL FAZER ISSO, imaginem naquela época, e com a ajuda do Windows Explorer então?

  • Atualizando... 2021.... ainda não é possível.


ID
244039
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para acessar arquivos compartilhados no Windows, deve-se inicialmente:

Alternativas
Comentários
  • Entre as opções sugeridas, a letra C é a mais correta. Mas não é a única forma. Se quisermos, podemos acessar um compartilhamento sem mapear ele como unidade de rede. Uma impressora por exemplo, é um compartilhamento e não podemos mapear ela.

    No caso dos arquivos, podemos ir em Iniciar/Executar e colocar \\nome-do-computador\compartilhamento

    Assim acessamos sem mapear como unidade de rede. As pessoas podem mapear os compartilhamentos, mas tem o limite de letras de unidades disponíveis no computador.


ID
249268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item seguinte, relacionado a conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

O Windows 7 permite a gravação de CD e DVD no formato sistema de arquivos dinâmico ou no formato mastered, mas não está habilitado para gravação de DVD-Vídeo.

Alternativas
Comentários
  • 5. Caso prefira o modelo tradicional (b), o Windows irá preparar o disco para a gravação. Em seguida, clique no botão “Gravar em disco”, localizado na barra de ferramentas.
    Grave os arquivos em poucas etapas.

    6.  Uma nova janela surgirá com informações sobre a gravação. Confirme o rótulo do CD/DVD e escolha a velocidade de gravação. Clique em “Avançar” para iniciar a gravação.
    Escolha a velocidade de gravação.

    Existem muitos programas de gravação de CDs/DVDs que são recheados de recursos, porém, alguns usuários reclamam de sua complexidade. A gravação pelo Windows Explorer é uma solução simples e econômica para quem procura fazer gravações em poucos minutos.

  • 2. Caso não exista nenhuma mídia no gravador, insira o CD/DVD quando o sistema pedir.
    Insira o disco no drive de CD/DVD.

    3.  A próxima janela pedirá que o usuário insira um rótulo para o CD/DVD. Coloque, de preferência, um nome que seja referente ao seu conteúdo. Escolha também qual o formato de gravação: Dinâmico ou Mastered.

    a)  O sistema dinâmico (Como uma unidade Flash USB) permite gravar arquivos como em um disco rígido ou pendrive. Com esse formato é possível inserir, excluir e modificar os arquivos depois de gravados. Porém, este sistema só pode ser usado em computadores que possuam os Sistemas Operacionais Windows XP, Vista ou Seven.

    b) O sistema mastered (Como um reprodutor de CD/DVD) grava arquivos do jeito que já estamos acostumados. Com esse formato não é possível alterar ou excluir arquivos, mas pode ser utilizado em qualquer computador que suporta mídias desse tipo.

    Dê  um nome para o disco e selecione o formato de gravação.

    4. Caso escolha o formato do item (a), o sistema precisará formatar o CD/DVD para modificar o sistema de arquivos. Depois disso, basta copiar e colar os arquivos do computador na mídia.
    Copie e cole os arquivos da forma que bem entender.

  •  

    Assertiva INCORRETA.
     
    No Windows Seven podemos gravar CD/DVD´s tanto nos formatos citados (sistema de arquivos dinâmicos ou mastered), quanto em DVD-Vídeo.

    A gravação de discos sempre foi um problema para a maioria dos usuários comuns. Isso se deve ao fato de que os sistemas anteriores do Windows não possuíam um sistema de gravação adequado. Assim, aqueles que precisavam gravar um arquivo simples necessitavam descobrir os segredos ocultos de aplicativos complexos e pesados.

    No Windows Seven, o sistema de gravação foi aprimorado. Agora, o usuário pode gravar seus arquivos utilizando o Explorer, sem a necessidade de programas adicionais. Além de simplificar o trabalho, economiza com a licença de outros produtos. Veja abaixo como realizar uma gravação.

    1. Localize a pasta com os arquivos e selecione aqueles que gostaria de gravar. Em seguida, clique no botão “Gravar”, localizado na barra de ferramentas.
    Selecione os arquivos para a gravação.

  • Item ERRADO.

    Por padrão, o Windows grava discos no formato Sistema de Arquivos Dinâmico, mas você também pode optar por gravar discos no formato Mastered.

    O Formato Mastered é recomendado para gravar todos os tipos de arquivo e usar o disco em qualquer computador, inclusive em versões do Windows anteriores ao Windows XP ou gravar músicas ou imagens e usar o disco em qualquer computador.

    Os discos que usam o formato Sistema de Arquivos Dinâmico normalmente são mais convenientes, porque permitem que os arquivos selecionados sejam copiados imediatamente e a qualquer momento, se a mídia for um disquete ou uma unidade flash USB. Por outro lado, os discos do Sistema de Arquivos Dinâmico não podem ser usados em todos os computadores e dispositivos.

    Discos formatados com a opção Sistema de Arquivos Dinâmico:

    • Funcionam como uma unidade flash USB ou um disquete, ou seja, você pode copiar arquivos para o disco imediatamente sem ter que gravá-los.

    • Eles são convenientes, pois você pode manter um disco na unidade de gravação e copiar arquivos sempre que precisar.

    • São compatíveis apenas com o Windows XP e as versões posteriores do Windows.

    Discos formatados com a opção Mastered:

    • Não copia os arquivos imediatamente, ou seja, é necessário selecionar todos os arquivos que serão copiados para o disco e, em seguida, gravá-los de uma só vez.

    • São convenientes se você quiser gravar uma grande quantidade de arquivos, como um CD de música.

    • São compatíveis com computadores mais antigos e dispositivos como CD players e DVD players.
       

    Bons Estudos!
  • Complementando o comentário do Marcus Vinícius...

    No Windows Media Center, você pode gravar estes tipos de DVD:

    • DVD de vídeo: Quando você grava um DVD de vídeo, o Windows Media Center converte todos os arquivos de vídeo selecionados em um formato de vídeo que os DVD players padrão podem reconhecer e reproduzir. Também, em muitos casos, é possível executar o DVD de vídeo no computador, assim como usando o Windows Media Center.

    • DVD de dados: Quando você grava um DVD de dados no Windows Media Center, os arquivos de mídia digital não são convertidos de um formato em outro e são apenas copiados no DVD. Os DVDs de dados são úteis quando você deseja fazer backup de seus arquivos de mídia digital e um único disco DVD de uma face pode armazenar aproximadamente 4,7 GB de arquivos de música, imagens ou vídeos. Por exemplo, você pode desejar um backup de todas as diferentes fotos digitais que estão armazenadas em seu computador, além de todos os arquivos de música e vídeo. Porém, alguns DVD players e computadores não executam DVDs de dados ou alguns dos tipos de arquivo gravados em um DVD de dados.

      Os CDs ou DVDs de dados podem ser acessados posteriomente apenas em um computador e não em dispositivos eletrônicos para o consumidor, como CD players e DVD players autônomos.

    • DVD de apresentação de slides: Quando você grava uma apresentação de slides em DVD no Windows Media Center, as imagens selecionadas são codificadas em um arquivo de vídeo MPEG-2 e todos os arquivos de áudio selecionados são codificados em áudio Dolby Digital. Em um DVD de apresentação de slides, as imagens são exibidas à medida que a música é executada. Você pode executar o DVD de apresentação de slides em um DVD player padrão ou em um computador no Windows Media Center.
  • Complementando mais um pouco....

    Atenção ao que se afirma na questão! "O Windows 7 permite a gravação de CD e DVD"   
    Só a partir dessa afirmação já se sabe que está se referindo ao SO (sistema operacional) e o que na verdade quem têm a função de gravar CD e DVD são outros softwares que podem ser instalados livremente( EX: quem abre as pastas no windows é o software W Explorer), mesmo que no pacote do Windows tenha um programa para isso.

    Então mesmo que o próprio Windows não tenha essa função ele não proíbe a gravação de determinados formatos, depende apenas que vc tenha uma gravadora de DVD e um software para executar.
  • Questão Errada

    Sistema de arquivos dinâmico
              Gravar qualquer tipo de arquivo e usar um disco em um computador com Windows XP ou posterior
              Inserir um disco no gravador do computador e copiar os arquivos como se fosse fazer um backup
              Poder adicionar e apagar quando quiser, se a mídia for um disquete ou uma unidade flash USB

    Mastered
          Gravar todos os tipos de arquivo e usar o disco em qualquer computador, inclusive em versões do Windows anteriores ao Windows XP
          Gravar músicas ou imagens e usar o disco em qualquer computador, inclusive nas versões do Windows anteriores ao Windows XP ou em CD ou DVD players comuns que podem reproduzir arquivos de imagens digitais e MP3
  • Em sintese a questão esta errada!

    Explicando o porquê:

    A questão envolve um conhecimento que não é usual, então busquei apoio no site da Microsoft para apresentar informações que subsidiem a minha explicação, esta trata de dois conceitos, que auxiliam você a resolver esta questão, e qualquer outra que envolver este tipo de conhecimento.

    Seção de disco

    Uma sessão do disco é uma parte do mesmo disco.

    Fechar sessão do disco

    Permite utilizar este disco em outro computador, ou seja, torna este disco compatível com outros computadores,  e permite que eu possa adicionar a este disco ainda mais dados, músicas, ou imagens, vídeos, claro, desde que exista ainda espaço em disco. Obseve que nem todos os discos precisam ser fechados, somente os CD-R, DVD-R e DVD+R precisam ser fechados. Os discos que terminam em RW não precisam ser fechados, entretanto, alguns destes discos podem não ser executados, ou melhor, funcionarem em equipamentos de CD, ou DVD players comuns.


    Qual formato de CD ou DVD devo usar?
    Noções básicas sobre a diferença entre os formatos de disco
    Sistema de Arquivos Dinâmico "versus" Mastered

    Se você já gravou CDs usando o Windows XP, você já conhece o formato Mastered.

    A versão mais recente do Windows oferece um novo formato, chamado Sistema de Arquivos Dinâmico.

    Os discos que usam o formato Sistema de Arquivos Dinâmico normalmente são mais convenientes, porque permitem que os arquivos selecionados sejam copiados imediatamente e a qualquer momento, se a mídia for um disquete ou uma unidade flash USB.

    Por outro lado, os discos do Sistema de Arquivos Dinâmico não podem ser usados em todos os computadores e dispositivos.

     Observe a diferença entre os discos nos formatos Sistema de Arquivos Dinâmico e Mastered:

    Discos formatados com a opção Sistema de Arquivos Dinâmico:

    • Funcionam como uma unidade flash USB ou um disquete, ou seja, você pode copiar arquivos para o disco imediatamente sem ter que gravá-los.

    • Eles são convenientes, pois você pode manter um disco na unidade de gravação e copiar arquivos sempre que precisar.

    • São compatíveis apenas com o Windows XP e as versões posteriores do Windows.

    Discos formatados com a opção Mastered:

    • Não copia os arquivos imediatamente, ou seja, é necessário selecionar todos os arquivos que serão copiados para o disco e, em seguida, gravá-los de uma só vez.

    • São convenientes se você quiser gravar uma grande quantidade de arquivos, como um CD de música.

    • São compatíveis com computadores mais antigos e dispositivos como CD players e DVD players.

      Qual formato de CD ou DVD devo usar?

  • Colega Efraim,
    Cuidado porque o CESPE, quando pergunta esse tipo de coisa, está querendo saber o que o Windows pode fazer com suas ferramentas nativas, e não tudo o que é possível fazer com todos os softwares existentes no mercado.

    Entenda Windows 7 nessa e em outras questões semelhantes como o SO e mais todas as ferramentas que vem junto na instalação padrão, salvo se a questão for muito específica no texto, tipo "Não há ferramentas para windows que permitem...etc..".

    Abraço e bons estudos.
  • O Windows 7 tem um programa nativo que grava videos, slides e cria até menu de DVD para reproduzir em qualquer DVD player(reprodutor de DVD). O nome é " Criador de DVD do Windows" e você pode encontra-lo no "pesquisar programas" do próprio Windows. Há outro programa nativo chamado "Windows Movie Maker".



    Não encontrei a função no Windows Media Center que grava slide em DVD como descrito nos comentários da Michele.
  • O Windows 7 tem dois programas nativos que gravam DVD-video ao contrário do exposto na questão. São eles o criador de DVD do Windows e o Windows Movie Maker que pode ser baixado pelo instalador do Windows Live Essentials.
  • Por que existem duas formas diferentes de formatar um disco?
    Você pode escolher entre os formatos Sistema de Arquivos Dinâmico e Mastered quando criar um novo disco gravável, pois cada um desses formatos é usado com uma finalidade diferente. A escolha padrão é o formato Sistema de Arquivos Dinâmico, pois é uma forma mais conveniente de criar discos. Quando você usa um disco no formato Sistema de Arquivos Dinâmico, os arquivos são copiados imediatamente para o disco. Quando você usa o formato Mastered, os arquivos são armazenados em uma "área de teste" até que o disco seja gravado.

    Quando você usa o formato Sistema de Arquivos Dinâmico com discos regraváveis, como CD-RW e DVD-RW, também é possível apagar os arquivos indesejados de um disco para obter espaço, o que não é possível em discos com o formato Mastered. Por outro lado, os discos Mastered são mais compatíveis com computadores antigos, versões anteriores do Windows e outros dispositivos, como CD e DVD players.


    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Disc-burning-frequently-asked-questions
  • O Windows 7 permite a gravação de CD e DVD no formato sistema de arquivos dinâmico ou no formato mastered, mas não está habilitado para gravação de DVD-Vídeo.


    OLHA O ERRO DA QUESTÃO AÍ , É POSSIVEL SIM NO WINDOWS 7 ESTÁ HABILITADO PARA GRAVAÇÃO DE DVD-VIDEO.

    asdasdf olha o erro aí  

  • ta parecendo que as bancas nao estao sabendo o que perguntar sobre o windows 7. so perguntas medianas.
  • Errado. Em questões de Informática do Cespe, negação, restrição ou menosprezo, é sinal de erro em 95% dos casos. Os outros 5% são negações, restrições ou comparações corretas, conceituais.

  • ERRADO.

    Está habilitado para gravação de DVD-vídeo.

  • MACETE: NISHIMURA - WIN  ͜ʖ͠)

  • "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

     

  • Macete do japonês------> faz você passar longe da aprovação! Principalmente hoje em dia! A pessoa quer saber o porquê da questões está errada para entender o assunto e o comentário do Professor é macete?

  • Macete do japonês------> faz você passar longe da aprovação! Principalmente hoje em dia! A pessoa quer saber o porquê da questões está errada para entender o assunto e o comentário do Professor é macete?

  • o enunciado já se contradiz...


ID
254863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a conceitos e funções de
aplicativos de editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações
e gerenciadores de banco de dados.

Para organizar os arquivos e pastas de um computador, o Windows 7 também usa bibliotecas que podem reunir itens do próprio computador ou de um disco rígido de outra máquina.

Alternativas
Comentários
  • Há as bibliotecas e elas podem tanto serem criadas a partir de outros discos rígidos/pendrives como compartilhadas em rede.
    Porém para que os arquivos funcionem, o disco deverá estar conectado ao computador.
  • O texto associado está correto?
    Com relação à questão, as bibliotecas do Windows 7 servem para organizar itens no computador local. Só é válido 'um disco rígido de outra máquina' se o computador estiver em um domínio configurado com roaming profiles.
  • As Bibliotecas – novo recurso do Windows 7 – tornam mais fácil localizar, trabalhar e organizar arquivos espalhados por seu PC ou pela rede. Uma biblioteca reúne suas coisas em um lugar – sem importar onde realmente elas estão armazenadas.

    Pode-se incluir pastas em uma biblioteca a partir de muitos locais diferentes, como a unidade C do computador, uma unidade de disco rígido externa ou uma rede.

    Onde a pasta é armazenada?

    Ela pode ser incluída em uma biblioteca?

    Na unidade C

    Sim.

    Em uma unidade de disco rígido externa

    Sim, mas o conteúdo não ficará disponível se a unidade for desconectada.

    Em um disco rígido adicional dentro do computador

    Sim.

    Em uma unidade flash USB

    Somente se o dispositivo aparecer no painel de navegação, em Computador, na seção Unidades de Disco Rígido. Essa configuração é definida pelo fabricante do dispositivo e, em alguns casos, pode ser alterada. Contate o fabricante para obter mais informações.

    O conteúdo não ficará disponível se a unidade for desconectada.

    Em mídia removível (como um CD ou DVD)

    Não.

    Em uma rede

    Sim, desde que o local da rede esteja indexado ou a pasta esteja disponível offline. (Veja a dúvida a seguir.)

    Em outro computador do seu grupo doméstico

    Sim.

  • A biblioteca reúne o conteúdo de várias pastas. Você pode incluir pastas a partir de locais diferentes na mesma biblioteca, e, em seguida, visualizar e organizar os arquivos nessas pastas como uma coleção. Por exemplo, se você manter algumas de suas fotos em um disco rígido externo, você pode incluir uma pasta de que o disco rígido em sua biblioteca de imagens, e então acessar os arquivos dessa pasta na sua biblioteca de imagens sempre que o disco rígido é conectado ao computador.
    http://windows.microsoft.com/en-CA/windows7/Include-folders-in-a-library
  • UNHUM SENTA LA VIU CESPE.... AFS 

  • Gente, alguém pode explicar melhor essa história de "disco rígido de outras máquinas"? Obrigada, to perdida.

  • Natália Santos: É só lembrar de uma lan house onde um computador controlar os outros esse que contrala tem acesso aos arquivos dos  discos rígidos ( conhecido HD ) dos outros computadores podendo modificar a posição deles até passar para se próprio TIPO FOTOS,IMAGENS,VIDEOS, o dono da lan house pode até ver os sates que a pessoa esta acessando .

  • Para organizar os arquivos e pastas de um computador, o Windows 7 também usa bibliotecas que PODEM (há possibilidade) reunir itens do próprio computador ou de um disco rígido de outra máquina.

     

    Item correto.

  • Bibliotecas multimídias reunem itens de musica, video e imagens. Tanto do próprio computador quanto de outro. O exemplo da Lan House é perfeito!

  • Alguém já me disse que as bancas cobram o padrão da informatica !!

  • se as maquinas estiverem em rede


ID
255109
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao Windows Explorer, do Windows XP, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários



  • Os botões Voltar, Avançar e Acima ficam na Barra de Ferramentas.




  • Não entendi essa afirmação que diz que a tela de trabalho pode ser dividida em três partes.

    O máximo que eu consegui até agora foi dividir a área de conteúdo( é a parte direita do Explorer) em três partes como ficou nessa figura.Esse efeito se consegue através do menu Exibir/Organizar por ícones/Mostrar conteúdos.
  • Letra B.
    Na letra A, por se tratar do Windows XP, as três partes são: pastas e sub-pastas (à esquerda), conteúdos (à direita) e caminho da pasta (superior).
    Na letra C, acima do caminho das pastas encontramos os itens citados, Barra de Título, menus e ferramentas.
    Na letra D. refere-se justamente o item que compõe a letra A, ou seja, o caminho, com as letras das unidades de disco.
    Na letra E, válida para itens do Painel de Controle e outras pastas do sistema como Minhas Imagens, ao clicar em algum item na lista, um pequeno resumo (derivado das Propriedades do item) é exibido.
  • Caro Samuel a explicação para a alternativa estar errada é mais simples: Esses botões (Voltar, Avançar e Acima) estão na BARRA DE FERRAMENTAS e não na Barra de Título, como afirma o enunciado.

    Abraços!
    : )
  • D) No lado esquerdo, logo abaixo da Barra de Menu, aparecem as unidades dos drives existentes, sendo os mais comuns simbolizados por letras.

    Não entendi como a alternativa  (D) está correta, pois logo abaixo da barra de menu vem a barra de ferramentas e não a barra de endereço! alguém pode me ajudar?
  • Na letra D, você tem a opção de pastas e subpastas, etc. Mas você pode ver Meu Computador, Disco C, Disco D, Drive de dvd, etc.
  • Quanto a letra b:

    Na barra de títulos se encontram somente o maximizar, restaurar e minimizar. O afirmado se encontra na barra de ferramentas.

    Quanto a letra A... não sei o que ele quis dizer com dividir em 3 partes não.
  • Gente não sei se estou certa,
    mas no caso da alternativa A entendi como sendo as 03 Partes da tela assim:

    No topo: Os  menus
    Abaixo esquerda: Os tais drives...
    Abaixo direita: O cooonteúdo  das pastas..

    familiar?...
  • Pessoal ... eu juro que nao entendi a dificuldade de tanta gente nessa questao...
    A barra de titulo.. .como o proprio nome diz... so' contem o titulo do programa em execucao.
    Algumas outras ate' causavam uma certa duvida... mas na duvida, quando for para marcar o INCORRETO, marquem a que estiver mais errada. Como explicou o urso panda ai em cima dando tchau, a janela e' dividida em 3 partes.
    Bons Estudos
    Sem mais...
  • Prezados,

    A barra de título do Windows Explorer é aquela parte bem em cima que mostra o título do local aberto e possui os botões Minimizar, Maximizar e Fechar. Os botões Voltar, Avançar e Acima estão na barra de ferramentas e não na barra de títulos.

    Portanto a alternativa correta é a letra B.

  • Resposta do Professor:

    A barra de título do Windows Explorer é aquela parte bem em cima que mostra o título do local aberto e possui os botões Minimizar, Maximizar e Fechar. Os botões Voltar, Avançar e Acima estão na barra de ferramentas e não na barra de títulos.

  • Letra B.

    Na letra A, por se tratar do Windows XP, as três partes são: pastas e sub-pastas (à esquerda), conteúdos (à direita) e caminho da pasta (superior).

    Na letra C, acima do caminho das pastas encontramos os itens citados, Barra de Título, menus e ferramentas.

    Na letra D. refere-se justamente o item que compõe a letra A, ou seja, o caminho, com as letras das unidades de disco.

    Na letra E, válida para itens do Painel de Controle e outras pastas do sistema como Minhas Imagens, ao clicar em algum item na lista, um pequeno resumo (derivado das Propriedades do item) é exibido.

    Fonte: QC

    So faltou falar da errada. Rs

  • (B) está errada, pois não é barra de títulos, eles ficam ao lado da barra de endereços.

    Exemplo numa questão da Vunesp.

    (VUNESP – TJ/SP – Escrevente Técnico Judiciário) A seguir, é apresentada uma parte

    do Explorador de Arquivos do Windows 10.

    A seta para cima presente antes da Barra de Endereço


ID
256900
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, a afirmação a seguir.

Para apagar, de forma intercalada, vários arquivos de uma pasta cujo conteúdo está sendo visualizado com o Windows Explorer, que integra o Microsoft Windows XP, em sua configuração padrão, um usuário deverá acionar a tecla________ , selecionar os arquivos com o mouse e acionar a tecla ____________ .

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Se trata de um procedimento bastante simples, usado quando se quer apagar vários documentos de uma só vez. O usuário poderá clicar no primeiro documento antes de apertar o ctrl ou mesmo antes de selecionar qualquer item ele ja pode apertar e segurar a tecla e ir, apartir de então, selecionado com o mouse aquilo que deve ser apagado, terminado esta fase basta apertar Delete.

    Bons estudos!!

     
  • Alternativa A.
    A seleção pode ser realizada pelo mouse, como descrito na questão, mas também poderia ser pelo teclado apenas. Com o teclado, seguramos a tecla CTRL e usamos as setas de direção para andar pela lista de arquivos. Quando desejamos escolher um deles, pressionamos a barra de espaço quando o contorno pontilhado está sobre seu nome. Liberamos a tecla CTRL depois de haver selecionado todos os arquivos desejados.
  •         Bom, não é primeira vez que erro essa questão pelo mesmo motivo ficar em dúvida com  Shift  “forma intercalada”, porque   Ctrl   possibilita que vc selecione vários desse, mas lembrando que  Shift  seleciona TODOS até aquele ponto selecionado, não é de forma independente .(do documento A ao documento M)
  • SHIFT:  Sequencial

    CTRL: Intercalada

  • CTRL: interCalada;

    SHIFT: Sequencial.


ID
258358
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows Explorer do Windows XP, um clique com o mouse no símbolo [+] que precede uma pasta na janela esquerda da área de trabalho trará como resultado a exibição

Alternativas
Comentários
  • A situação apresentada na letra A ocorre quando clicamos em um nome (que tenha o sinal de + na sua frente). Se clicarmos apenas no sinal de +, somente o lado esquerdo da tela será atualizado, portanto, letra C.
  • Letra c

    quando clicamos  no sinal de + nas pastas iremos acessar as subpastas. Em relação a questão: apenas das respectivas subpastas nessa mesma janela da área de trabalho
    . 
  • Algumas pastas apresentam um sinal de + (mais), outras apresentam sinal de - (menos), e há ainda algumas que não apresentam sinal nenhum. As pastas que possuem sinal possuem subpastas, já as pastas que não possuem sinal, não possuem subpastas (mas não podemos afirmar que estão vazias, porque podem conter arquivos).
    Um clique no sinal de mais fará a pasta em questão ser expandida na própria árvore, mostrando suas subpastas (e esse sinal de mais se transformará em sinal de menos). Quando se clica no sinal de menos, este fará a pasta em questão ser contraída, escondendo novamente suas subpastas na árvore (e fazendo o sinal de menos voltar a ser um sinal de mais).
    Esse comentário foi extraído do livro do professor João Antônio,
  • Prezados,

    O simbolo [+] que a questão se refere é esse da imagem abaixo



    Ao clicarmos no [+] será exibida todas as subpastas  nessa mesma janela, não será exibido nessa janela da esquerda os arquivos, e a janela da direita só exibirá algo diferente quando clicarmos na pasta , se clicarmos só no [+] , a única coisa que ele vai fazer é mostrar e esconder as subpastas relacionadas

    Portanto a alternativa correta é a letra C


  • Fiquei em dúvida em relação à expressão "área de trabalho". Pensei que fosse só a tela inicial do windows, mas parece que a questão diz ter uma área de trabalho no windows explorer. Alguém pode esclarecer? obrigado

  • Para fins de atualização...

    No Windows 8, a resposta da questão seria a mesma, com apenas a ressalva de que não existe mais o sinal de [+] e [-], mas sim setinhas, sendo que setinha branca na horitontal significa que a pasta está recolhida e a sentinha preta na diagonal significa já houve expansão da pasta.


ID
259360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um navegador é um software de computador que possibilita a visualização de páginas na Internet. Considere os softwares abaixo.

I – Google Chrome

II – Windows Explorer

III – Skype

IV – Mozilla Firefox

V – Mozilla Thunderbird

São navegadores APENAS os softwares

Alternativas
Comentários
  • Windows Explorer é o gerenciador de pastas do Windows.

    Skype é um recurso que utiliza a tecnologia Voip, confunde-se com Msn, porém muito mais útil e de mais qualidade.

    Mozila Thunderbird é serviço de correio eletrônico, ele é melhor que o Outlook, inclusive, mais fácil de configurar.


  • Mozila Firefox é o navegador mais baixado no site do Baixaki.

    O Google Chrome é o 3º, isso porque ele também é baixado diretamente do site do Google.
  • esta questao e complicada,pq o windows explorer também faz a funçao de navegador
  • na barra de endereço do explorer, vc pode sim digitar um endereço de um site.. mas ele, em si não abre a página, apenas redireciona para o browser q estiver configurado como padrão.. faça o teste ae.
  •  Além do Google chome só a outra questão que atende ao pedido do enùnciado é mozilla firefox,sem  nem uma sombra de dúvida auternativa A.
  • Como são complicadas essas bancas. Há pouco tempo resolvi uma questão da CESPE de 2010, no qual o gabarito foi mantido, onde afirmava-se que o Windows Explorer pode virar um software de acesso a internet. Digita-se o endereço no cabeçalho e ele se converte em um navegador e busca a página. E realmente é o que acontece!
    Complicado né? O que serve para uma banca não serve para outra!
    Fica a dica se a prova for da CESPE!
    Bons estudos!

  • Se colocarmos um site no WE ele pode até acessar a internet, mas acho q ñ é por isso q devemos considerá-lo um navegador. A fç principal do WE é gerenciar arquivos e pastas, e ñ ser um navegador, ao contrário do GoogleChrome e Mozilla.

    Bons estudos! Não desanimem!
  • Letra A. O Google Chrome e o Mozilla Firefox são navegadores de Internet. O Windows Explorer é um gerenciador de arquivos e pastas no Windows, que permite acesso à Internet, porém não é sua função primária. O mesmo podemos afirmar sobre o Windows Media Player, um gerenciador de mídias, que permite acesso a mídias na Internet a partir de links, mas nem por isto é um navegador de Internet. O Skype, recém adquirido pela Microsoft, é um software de comunicação instantânea, com recursos de telefonia (VoIP), muito popular nas empresas. E o Mozilla Thunderbird é um cliente de correio eletrônico (semelhante ao Microsoft Outlook, Windows Live Mail, etc).
  • O que confunde o pessoal é que o Windows Explorer pode sim acessar páginas da web digitando o endereço. Mas ele não é um navegador, como pede a questão, e sim um gerenciador de arquivos.
  • Os navegadores mesmo sao apenas os Mozila firefox e o Google Chrome.Indo além do méerito da questao acima, gostaria de saber, porém, se algumas questoes podem indagar as diferenças entre esses dois???? O que sei ainda é muito pouco: O Chrome è o preferido atualmente por ser o mais rapido de todos. Contudo o Firefox é excelente no que diz respeito aos plug-ins de automaçao de downloads, por exemplo, como também na impressao de documentos, pelo fato de na impressao gerar menos erros de bordas que os demais. 
    Peço, gentilmente aos amigos colaboradores mais experientes que postem mais diferenças entre esses navegadores.
    muito Grato
  • quem deveria se internar era vc,e de preferência ser expulso do site.. se vc sabe tudo de informática o que está fazendo aqui? 
  • Alternativa correta letra A

    Mozila Firefox
    Google Chrome
    Esses são os principais navegadores; atualmente os mais usados.
  • Letra A.
    Na realidade o que acomete erro na questão
    C é apenas a palavra ''Windows''. Porque, isso significa que é um gerenciador de arquivos e pastas, que permite acesso à Internet, porém não é sua função primária.

    Acredito que daria para pedir recurso nessa questão, pois a banca não especifica se a função é primária ou não. Vamos ficar ligados, pois uma palavra pode mudar tudo. Poderíamos marcar a questão C caso tivesse escrito "Internet Explorer".


    "O Internet Explorer é considerado um navegador da Internet, conhecido também como Browser, logo, Browser e navegador são sinônimos."
    Fonte: http://www.fortium.com.br/blog/material/Internet.Explorer.6.pdf
  • Errei por falta de atenção.

  • A questão não é passível de recurso.
    Vejam no enunciado escrito "possibilita a visualização de paginas da internet", o W.E não tem tal função, mas sim a de digitar qual site você quer visitar e na hora da "dar enter" a pagina será aberta no navegador padrão, e não no W.E.
    Questão correta. Gabarito: A

  • cabe recurso pois outras bancas a resposta são outra
  • Quem leu muito rápido e viu "Internet Explorer" no lugar de Windows Explorer. Tmj, kkkkk!

    O mal do concurseiro é a pressa, é a falta de atenção.

  • A Cesgranrio Adora a pegadinha de confundir:

    Internet Explorer

    Com

    Windows explorer


ID
261778
Banca
FGV
Órgão
TRE-PA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows Explorer, é possível

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    No Windows explorer é possível copiar um arquivo para outra pasta, mesmo estando ele aberto.

    Bons estudos!!!!
  • a) renomear um arquivo sem movê-lo, mesmo estando ele aberto.(ERRADO,P/ RENOMEAR DEVEMOS FECHAR O ARQUIVO)  b) mesclar documentos do Word, comparando as alterações realizadas em versões diferentes.(ERRADO)  c) copiar um documento do Microsoft Excel e salvá-lo como documento do Word.(ERRADO EXCEL SALVA EM XLS E O WORD EM DOC)  d) copiar um arquivo para outra pasta, mesmo estando ele aberto.(CERTO)  e) mover um arquivo de uma pasta para a área de trabalho, mesmo estando ele aberto.(ERRADO)
  • Letra D.
    Não é possível renomear um arquivo aberto (exceto arquivos TXT) como descrito na alternativa A. A comparação de alterações e mesclagem de documentos é possível dentro do Word, com os dois arquivos abertos, e não pelo Windows Explorer como sugere a alternativa B. Não é possível mudar o formato de XLS/XLSX para DOC/DOCX pelo Windows Explorer, apenas copiar parte do documento e colar ele como Scrap, portanto a alternativa C também não é verdadeira. E não é possível mover m arquivo que está aberto, como sugerido pela alternativa E.
    É possível copiar um arquivo para outra pasta, mesmo estando ele aberto, entretanto a cópia será idêntica ao arquivo que já está em disco. Alguma alteração realizada durante a sessão, enquanto ele está aberto, não será considerada.
  • renomear um arquivo sem movê-lo, mesmo estando ele aberto.

    Essa vai até para o grande Fernando:

    Criem um novo arquivo de texto e nomeiem-no.

    Abram-no e coloquem qualquer caractere. Salvem-no.

    Reabram-no e "tentem" renomear.

    VOILÁ.


    Isso deu no Windows 7 x64, devo conhecer essa doidera desde o Windows XP.

  • ARQUIVO ABERTO:

    apagar - NÃO

    mover=recortar - NÃO

    renomear - NÃO

    essas 3 ações acima só são conseguidas com arquivo fechado

    copiar - SIM (PODE O ARQUIVO ESTAR ABERTO OU FECHADO)

    imprimir - SIM (PODE O ARQUIVO ESTAR ABERTO OU FECHADO)


ID
262834
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows XP, uma das funções do Windows Explorer é organizar arquivos e pastas através de operações disponíveis em menus e botões. Uma operação NÃO disponível no Explorer é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B

    As operações copiar, recortar, renomear e colar fazem parte do windows explorer, os quais são encontrados no menu EDITAR. A única alternativa que não se encontra em nenhum dos menus é a opção B: salvar
  • Bom gente, o Windows Explorer é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.

    A função salvar é usada em programas (word, excel, photoshop, pdf etc) gerenciadores têm a função de organizar os diretórios, copiando, colando, renomeando excluindo arquivos e pastar para uma melhor organização.


    espero ter ajudado, bons estudos
  • Letra B. As opções Copiar (Ctrl+C), Recortar (Ctrl+X) e Colar (Ctrl+V) estão no menu Editar, e usam a Área de Transferência do Windows. O item Renomear, trocar o nome/extensão, está no menu Arquivo, e é acessível pela tecla F2. A opção Salvar não existe no Windows Explorer, apenas nos aplicativos que abrem/modificam os arquivos.
  • B.

    Salvar não está disponível no Windows Explorer.

    As operações copiar, recortar, renomear e colar fazem parte do windows explorer, os quais são encontrados no menu EDITAR. 


ID
264286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do sistema operacional
Windows XP.

A criação de novas pastas no Windows Explorer pode ser feita pelo usuário, de modo a facilitar a forma com que os arquivos possam ser armazenados.

Alternativas
Comentários
  • Certo. As pastas são criadas por qualquer usuário em locais onde ele possui permissão com o objetivo de facilitar a organização das informações (arquivos) que possui.
  • Pessoal,

    O recurso de pastas do Windows Explorer tem a principal função de permitir que o usuário possa organizar, da melhor forma que lhe convier, os seus arquivos. Uma pasta é um elemento de armazenamento que pode abrigar arquivos e outras pastas, que passam a ser chamadas de subpastas.

    A forma de organização depende das necessidades do usuário, tipos de arquivos, etc. Os arquivos e subpastas podem ser organizados segundo critérios de data, tipo de arquivos, estágio de projeto, autor, etc. ou a combinação desses critérios.

    Portanto, questão certa!

    Bons estudos!
  • A criação de novas pastas no Windows Explorer pode ser feita pelo usuário, de modo a facilitar a forma com que os arquivos possam ser armazenados.CORRETO 

    O USUÁRIO PODE CRIAR QUANTAS PASTA ELE DESEJAR. 
  • Para agregar a questão:

    Tecla de atalho para criar uma nova pasta:

    (Ctrl+Shift+N).

    Bons Estudos!

  • Certo

    As pastas são criadas por qualquer usuário em locais onde ele possui permissão com o objetivo de facilitar a organização das informações (arquivos) que possui.

  • Minha contribuição.

    Windows Explorer (Explorador de Arquivos): É um gerenciador de arquivos e pastas do Sistema Operacional Windows, ou seja, é utilizado para cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos.

    Fonte: QC

    Abraço!!!

  • 119 questões na prova

  • Será? Qual a fonte


ID
265672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao gerenciamento de
arquivos.

No Windows Explorer do Windows XP, ao se efetuar a ação de mover um arquivo que esteja aberto, de uma pasta para outra, esse arquivo é automaticamente salvo, fechado e, em seguida, transferido para a pasta de destino.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a questão, o arquivo está aberto, logo, não é possível movê-lo já que está sendo usado por um programa.
  • Errado. Não é possível renomear um arquivo aberto (exceto arquivos TXT). Não é possível mover m arquivo que está aberto, como sugerido pela questão. É possível copiar um arquivo para outra pasta, mesmo estando ele aberto, entretanto a cópia será idêntica ao arquivo que já está em disco. Alguma alteração realizada durante a sessão, enquanto ele está aberto, não será considerada.
    Portanto: COPIAR sim, MOVER, RENOMEAR ou EXCLUIR um arquivo aberto, não.
  • Com arquivo do tipo .JPEG, mesmo sendo visualizado, é movido para outra pasta. 
  • Completando o comentário do Fernando: muito menos FECHADO automaticamente...
  • Complemento, nem transferido e nem pode ser anexado por e-mail
  • Completando:


    ele seria NINJA demais se fizesse isso tudo!

  • ATENÇÃO! Arquivos de VÍDEO podem ser MOVIDOS, mesmo estando sendo executados! Assim como fotos.

    O que acontece é que o sistema não permite mover arquivos que estejam em EDIÇÃO como arquivos de texto, planilhas e apresentações.

  • Pessoal, no meu pc consigo tranquilamente renomear, excluir, mover ou copiar um arquivo que esteja aberto. isso se aplica a videos e texto;

    Não consegui renomear,excluir,mover ou copiar arquivo de txt, quando o mesmo estava aberto.

    É bom estar atento para não bobear na prova sobre isso.

  • ERRADO. O arquivo ja estando aberto não é possível movê-lo como sugere a questão, o que seria possível é fazer uma cópia em outro local.

  • automaticamente salvo....esse tb é um erro na questão

  • Quando está aberto ele dá uma mensagem dizendo que não é possível por estar aberto.

  • NÃO É POSSIVEL MOVER UM ARQUIVO ABERTO!


ID
269113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à atribuição de permissões em pastas e arquivos em ambiente Windows.

As permissões de pasta incluem os tipos Controle total, Modificar, Ler e executar, Listar conteúdo da pasta, Ler e gravar. Cada uma dessas permissões consiste em um grupo lógico de permissões especiais. Com relação à permissão chamada Desviar pasta/Executar arquivo, ao definir-se a permissão Desviar pasta em uma pasta, automaticamente define-se a permissão Executar arquivo em todos os arquivos dessa pasta.

Alternativas
Comentários
  • Desviar pasta/Executar arquivo

    Para pastas: A permissão Desviar pasta aplica-se somente a pastas. Ela permite ou impede que o usuário se mova por meio das pastas para alcançar outros arquivos ou pastas, mesmo se o usuário não tiver permissões para pastas desviadas. Desviar pasta tem efeito apenas quando o grupo ou usuário não recebe o direito de usuário Ignorar a verificação completa. O direito de usuário Ignorar a verificação completa verifica os direitos do usuário no snap-in Diretiva de grupo. Por padrão, o grupo Todos recebe o direito do usuário Ignorar a verificação completa. 

    Para arquivos: A permissão Executar arquivo permite ou nega o acesso aos arquivos de programa em execução.

    Se você configurar a permissão Desviar pasta em uma pasta, a permissão Executar arquivo não é configurada automaticamente em todos os arquivos dessa pasta.

    https://support.microsoft.com/pt-br/kb/308419#bookmark-3a

  • Nem a tecla SAP resolveu

  • Nem a tecla Elsys.

  • bela questão para deixar em branco na prova

  • Falou "automaticamente" em questão de informática da CESPE... cuidado! Geralmente está errado...

  • Errado. A opção “Desviar pasta” é usada para permitir que um usuário acesse uma sub-pasta, passando por outras que ele não tem permissão. A definição da permissão “Desviar pasta” para a pasta de arquivos, não atribui automaticamente a permissão “Executar arquivo” para os arquivos da pasta.


  • ► Desviar Pasta permite ou nega o movimento através de pastas para acessar outros arquivos ou pastas (aplica-se somente a pastas).



    ► Executar Arquivo permite ou nega a execução de arquivos de programa (aplica-se somente a arquivos).


    Resolvendo a questão:



    "As permissões de pasta incluem os tipos Controle total, Modificar, Ler e executar, Listar conteúdo da pasta, Ler e gravar. Cada uma dessas permissões consiste em um grupo lógico de permissões especiais. Com relação à permissão chamada Desviar pasta/Executar arquivo, ao definir-se a permissão Desviar pasta em uma pasta, não se define a permissão Executar arquivo em todos os arquivos dessa pasta."


    Comentário: Desviar Pasta/Executar arquivo é tratado como um único tipo de permissão especial. Mas que se comporta de maneira diferente para pastas e arquivos. Assim, definir a permissão Desviar pasta para uma pasta, não implica que os arquivos dentro da pasta terão a permissão Executar arquivodefinida.

    Gabarito: errado.

    Comentário Professor Ramon Ahnert

  • ERRADO.

    A opção “Desviar pasta” é usada para permitir que um usuário acesse uma sub-pasta, passando por outras que ele não tem permissão de acesso.

  • Automaticamente .... = errada


ID
269116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à atribuição de permissões em pastas e arquivos em ambiente Windows.

Apesar de as opções Listar conteúdo de pastas e Ler e executar aparentemente terem as mesmas permissões especiais, essas permissões são herdadas de formas diferentes. A permissão Listar conteúdo de pastas é herdada por pastas, mas não por arquivos, e deve aparecer apenas quando são exibidas as permissões de pasta. A permissão Ler e executar é herdada por arquivos e pastas e está sempre presente quando são exibidas as permissões de arquivo ou pasta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo. Mas é um absurdo cobrarem isso de um técnico administrativo, até porque esse controle de herança de pastas é feito feito pelo técnico de informática que tem conta de administrador.

  • Isso é grego para mim ¬¬'

  • Ave Maria!!!!! KKKKKK. Noções de informática e papai noel deixa presentinho ainda na janela.

  • Não entendi bulhufas... :O(

  • É o que faz sentido né

  • nao entendi foi nada! kkkkkkkkkkkkk

  • Li, reli e nada entendi, rs 

  • Não entendi, tb nadinha de nada. que questão doida. pleo menos para mim.kkkkkkkkkkkkkkkk

  • GABARITO: CERTO

     

    O que são permissões?

    As permissões são definidas em um descritor de segurança do objeto. Elas são associadas a usuários e grupos específicos, ou a eles atribuídas. Por exemplo, para o arquivo Temp.dat, ao grupo interno Administradores podem ser atribuídas as permissões Ler, Gravar e Excluir, enquanto ao grupo Operadores de backup podem ser atribuídas apenas as permissões Ler e Gravar.

     

    O que são permissões herdadas?
    As permissões herdadas são as propagadas até um objeto a partir de um objeto pai. As permissões herdadas facilitam a tarefa de gerenciar permissões e garantir a consistência das permissões em todos os objetos de um determinado recipiente.

     

    Apesar das opções Listar Conteúdo de Pastas e Ler & Executar parecerem ter as mesmas permissões especiais. Essas permissões são herdadas de formas diferentes. A permissão Listar Conteúdo de Pastas é herdada por pastas, mas não por arquivos, e deve aparecer apenas quando você exibir as permissões de pasta. A permissão Ler & Executar é herdada por arquivos e pastas e está sempre presente quando você exibe permissões de arquivo ou pasta.

    Nesta versão do Windows, por padrão, o grupo Todos não inclui o grupo Logon Anônimo; portanto, as permissões aplicadas ao grupo Todos não afetam o grupo Logon Anônimo.
     

    #questãodelascar :(

     

    Veja mais:https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771375(v=ws.11).aspx

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc732880(v=ws.11).aspx

  • A mãe de quem?

     

  • Essa questão deve ter sido elaborada pela Dilma.


  • ► Permissão: determina o que se pode (ou não) fazer ou o que se pode acessar em um objeto de um computador. São regras utilizadas, por exemplo, em pastas e arquivos.

     

    ► Permissões especiais: no ambiente Windows, são conjuntos personalizáveis de permissões de acesso a arquivos ou pastas no sistema de arquivo NTFS. 

    Resolvendo a questão:

    "Apesar de as opções Listar conteúdo de pastas e Ler e executar aparentemente terem as mesmas permissões especiais, essas permissões são herdadas de formas diferentes. A permissão Listar conteúdo de pastas é herdada por pastas, mas não por arquivos, e deve aparecer apenas quando são exibidas as permissões de pasta. A permissão Ler e executar é herdada por arquivos e pastas e está sempre presente quando são exibidas as permissões de arquivo ou pasta."

     

    Comentário: questão difícil, pois a assertiva foi copiada do site da própria Microsoft (Ctrl + C / Ctrl + V). Acredito que seja importante saber, pelo menos, quais são as permissões especiais: ​

     

    Controle Total,

    Modificar,

    Ler & Executar,

    Listar Conteúdo da Pasta,

    Ler e Gravar

     

    Gabarito: certo.

    Comentário Professor Ramon Ahnert.

  • Desviando dessa questão em 3...2...1 ¬¬

  • 50% errou os outros 50% acertaram chutando..kkk

  • Essa até o Bill Gates erraria!

  • A técnica do professor Sakamura não funcionou. Hehehe!!

  • Não entendi nada.
  • Deixa em branco. Adianta nem ficar pensando muito

  • ???? KKK

  • É o que? Kkk

  • Fui...kkkkkkkkkk

  • O QUE É ISSO MEU DEUS

  • Que dia foi isso?

  • OXENTE !

  • O examinador foi corrigir no dia seguinte e errou a questão

  • AVEMARIADOIDO KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • tenho certeza de que quem elaborou essa questão estava sofrendo por amor


ID
270325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao gerenciamento de
arquivos.

Para atribuir uma letra a uma pasta (ou computador da rede), a qual será reconectada automaticamente sempre que o usuário efetuar logon, é suficiente executar o procedimento descrito a seguir, na sequência indicada.

I abrir a pasta Meu Computador, no menu Ferramentas;
II clicar em Mapear unidade de rede;
III selecionar uma letra de Unidade; em Pasta, digitar o nome do servidor e o nome do compartilhamento do computador ou pasta desejada.

Alternativas
Comentários
  • Só faltou uma coisa: clicar na opção "reconectar-se durante o logon".
  • Questões desse tipo são odiosas!!!!
    Como se preparar para isso!!?? Até para quem manuseia no dia-a-dia não fica prestando atenção no nome de cada opção que é selecionada...
     
    : (
  • Na hora da prova, meu caro, quando você se deparar com uma questão dessas, deixe em branco...

    Mas concordo com você...
  • Comentários acima...concordo...

    Essa questão deveria estar na área específica para candidatos para área de T.I. e não para meros simples usuários como nós.

    Bons estudos
  • CREIO QUE TB FALTOU CLICAR EM "CONCLUIR"...............
  • Não existe a pasta meu computador no menu ferramentas...
  • Como o colega disse, não existe o menu ferramentas existe a barra de opções e neste caso os passos seriam:
    Meu computador
      Na barra de opções
        Mapear unidade de rede
           Escolher a letra
           Escolher a pasta neste (item e no de cima a ordem não importa, pode ser um como o outro primeiro)
           Clicar em concluir

    Não é necessário escolher reconectar-se durante o logon pois isto já vem automaticamente marcado.

  • I abrir a pasta Meu Computador, no menu Ferramentas; (CORRETO)
    II clicar em Mapear unidade de rede(CORRETO)
    III selecionar uma letra de Unidade; em Pasta, digitar o nome do servidor e o nome do compartilhamento do computador ou pasta desejada.
    Selecionamos a Unidade de Rede no campo Unidade, em Pasta digitamos o nome do servidor e o nome do compartilhamento do computador ou pasta desejada.


  • Avalio que faltou apenas o concluir...No mais,  o procedimento demonstrado segue todas as sequÊncias acima explicitadas.

  • Alguém poderia explicar para que serve esse procedimento? Eu não consegui entender o que significa:
    "atribuir uma letra a uma pasta (ou computador da rede), a qual será reconectada automaticamente sempre que o usuário efetuar logon".
  • O erro está em afirmar que o MEU COMPUTADOR está no Menu Ferramentas.

    Abraços;
  • Para mim, a questão só está errada no Item I, pois no enunciado foi pedido para que seguisse a “sequência indicada” e no item I a sequência é contrária ao que se diz!

    I abrir a pasta Meu Computador, no menu Ferramentas; (ERRADO) penso que o erro esteja aqui [no português culto, ele quis dizer isso]: No menu Ferramentas, abrir a pasta Meu Computador. Não, mas sim, na pasta Meu Computador, clicar em menu Ferramentas.

    II clicar em Mapear unidade de rede (CORRETO)

    III selecionar uma letra de Unidade; em Pasta [Locução adverbial de lugar, ou seja, no lugar do espaço Pasta], digitar o nome do servidor e o nome do compartilhamento do computador ou pasta desejada. (CORRETO)
  • Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/create-a-shortcut-to-map-a-network-drive
    Quando você cria um atalho para uma pasta ou computador compartilhado em uma rede (também chamado de mapeamento de unidade de rede), pode obtê-lo em Computador ou no Windows Explorer sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede.

    1. Para abrir Computador, clique no botão IniciarImagem do botão Iniciare, depois, em Computador.

    2. Clique no menu Ferramentas e em Mapear Unidade de Rede.

      Se você não vir o menu Ferramentas, pressione ALT.

    3. Na lista Unidade, clique em uma letra da unidade.

      Você pode escolher qualquer letra disponível.

    4. Na caixa Pasta, digite o caminho da pasta ou do computador ou clique em Procurar para localizar a pasta ou o computador.

      Para se conectar sempre que fizer logon no computador, marque a caixa de seleção Reconectar-se durante o logon.

    5. Clique em Concluir.

      Agora seu computador está conectado, ou mapeado, à unidade de rede.

  • Concordo com vc Ana Feitosa, é questão de interpretação.

  • Meu computador não é uma pasta, é um aplicativo da área de trabalho (fonte: Cortana do windows 10)

  • I abrir a pasta Meu Computador, no menu Ferramentas; (CORRETO)
    II clicar em Mapear unidade de rede;  (CORRETO)
    III selecionar uma letra de Unidade; em Pasta, digitar o nome do servidor e o nome do compartilhamento do computador ou pasta desejada.

    Na lista Unidade, clique em uma letra da unidade.Você pode escolher qualquer letra disponível.Na caixa Pasta, digite o caminho da pasta ou do computador ou clique em Procurar para localizar a pasta ou o computador.

    Para se conectar sempre que fizer logon no computador, marque a caixa de seleção Reconectar-se durante o logon.

    Logo não é suficiente os três passos citados é necessário marcar a caixa reconectar-se durante logon.

    fonte: menu de ajuda windows 7.

    Trabalhando com a pasta Computador

    Nas pasta Computador, você pode ter acesso a locais como discos rígidos, unidades de CD ou DVD e mídia removível.Você também pode acessar outros dispositivos que podem estar conectados ao seu computador, como unidades de disco rígido externas e unidades flash USB.

    Clique para abrir Computador.

    Um motivo comum para abrir a pasta Computador é verificar o espaço disponível nos discos rígidos e mídia removível.

    Pasta Computador mostrando espaço disponível no disco rígido e mídia removível

    Se você clicar com o botão direito do mouse na pasta Computador, poderá executar tarefas como ejetar um CD ou DVD, exibir as propriedades de um disco rígido e formatar um disco.

    Estes são tópicos da Ajuda que fornecem informações adicionais sobre o uso da pasta Computador:

     

    logo computador é pasta no windows 7 não  que se falar em erro aqui

    fonte ajuda do windows 7

     

     

  • Se após "Meu Computador" tivesse um ";" tudo ficaria de acordo com o correto a fazer

  • Questão interpretativa!

  • Informática eu respondo questões pra ver se fica alguma coisa na cabeça, a verdade é que na maioria das vezes meu acerto foi um chute no escuro, com excessão das questões mais simples que envolvem as tarefas do dia-a-dia, ou uso de internet, NÃO SEI NADA!!!!

    PELA FÉ!!!!

     

  • LOGIN seria o correto na minha opinião.

  • Informatica, eu treino como acertar questões pela lógica gramatical, não pelo conteúdo em si de informática. Já em outras matérias, eu estudo, entendo o assunto e respondo questões com consciência. 

  • O maior erro de futuros servidores é dizer '' pra que vou precisar disso no serviço público?''.

  • Nem Bill Gates acertaria essa.

  • Isso não mede conhecimento de ninguém, qualquer pessoa poderia fazer qualquer questão desse mesmo tipo que nem esse examinador que fez essa ai acertaria. Tudo é questão de usabilidade e experiencia. Computadores tem uma gama de comandos que nem mesmo quem fez sabe todos, impossível saber todos.

  • Meu amigo, se você conseguir interpretar essa questão... você superou Chico Xavier.


ID
274444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à organização e gerenciamento
de arquivos e pastas.

As propriedades de um documento, também conhecidas como metadados, são detalhes de um arquivo que o descrevem ou o identificam. As propriedades incluem detalhes como título, nome do autor, assunto e palavras-chave que identificam o tópico ou o conteúdo do documento.

Alternativas
Comentários
  • Certo. No gerenciador de arquivos, o modo de exibição de Detalhes permite conhecermos informações como o tamanho do arquivo, data de modificação da pasta/arquivo e o Tipo. Entretanto, existem muitas outras informações que não são exibidas na configuração padrão, e são facilmente acessíveis. Clicando com o botão direito sobre o título das colunas, podemos encontrar os outros campos, como título, nome do autor, assunto, duração, etc. E quando são documentos (como na questão) existem outros metadados específicos, acessados e modificados em Arquivo, Propriedades.
  • Bacana esta questão para dizer outra coisa...
    Quando você cria um arquivo ele ganha data e hora automaticamente, essa data e hora são quase impossíveis de serem modificadas e mesmo que sejam, é possível identificar que houve uma modificação forçada.

    Se você escrevesse um livro o algo do tipo e alguém publicasse na sua frente você poderia utilizar essa informação para provar que a obra é sua ou pelo menos provar que foi criado no seu computador na data tal hora tal. Enfim, viajei, mas estava pensando numa aplicação prática desta funcionalidade.
  • O salvador das questões de informática:Fernando Nishimura

  • No documento Word pesquisei e achei: 

     

    tipo, abre com, local, tamanho, tamanho em disco, criado, modificado, acesado, atributos, segurança, permissões, titulos, assunto, marcas, categoria, autor, salvo, revisões, versão, programa, empresa, gerente, impressão, conteudo, páginas, palavras (contagem), caracteres, linhas, idioma, versões anteriores, etc.

     

    Não há PALAVRAS-CHAVE.

     

    complicado.

  • Certo

    No gerenciador de arquivos, o modo de exibição de Detalhes permite conhecermos informações como o tamanho do arquivo, data de modificação da pasta/arquivo e o Tipo. Entretanto, existem muitas outras informações que não são exibidas na configuração padrão, e são facilmente acessíveis. Clicando com o botão direito sobre o título das colunas, podemos encontrar os outros campos, como título, nome do autor, assunto, duração, etc. E quando são documentos (como na questão) existem outros metadados específicos, acessados e modificados em Arquivo, Propriedades.

  • assunto que tá no edital pra "completar tabela"

  • A assertiva descreve corretamente os metadados de arquivos, que são “dados sobre dados” a respeito desses arquivos, representando propriedades que descrevem ou identificam cada arquivo. Título, autor, assunto e palavras-chave são exemplos comuns de metadados armazenados nos sistemas operacionais.

  • Foi o CTRL + C no site da micrsoft.

  • Não há palavras-chaves a questão deveria ser considerada errada. Mas a banca parece que tem presunção de verdade e ponto.

  • GABARITO CORRETO

    Metadados de arquivos: São dados sobre dados, estruturados e codificados, utilizados para descreve-los. Permitem encontrar, gerenciar, compreender e recuperar. Ex: propriedades de um documento.

    FONTE: Meus resumos

    "A persistência é o caminho do êxito". -Charles Chaplin

  • CERTO

    Metadados são indispensáveis para a comunicação entre computadores, mas podem ser inteligíveis também por humanos. Todos os dados descritivos de um documento, físico ou digital, sobre autor, data de criação, local de criação, conteúdo, forma, dimensões e outras informações são metadados.

  • CERTA

    Metadados documentam e organizam de forma estruturada os dados das organizações, com objetivo de minimizar duplicações de esforços e facilitar a manutenção de dados. Ademais, são utilizados para criação e uso de documentos em sistema informatizados disponíveis aos usuários; metadados provêm de uma descrição concisa a respeito dos dados. São eles: documentos, tabelas, imagens, vídeos, coleção de documentos, entre outros.

    estratégiac.

    • METADADOS Também chamados de metainformações, os metadados são basicamente informações sobre os dados ou o resumo deles que favorecem o seu entendimento e a sua utilização.
    • Documentos informatizados: quando escrevemos qualquer informação em pdf ou doc, por exemplo, são originados os metadados: o nome de quem criou o arquivo, a data e hora da criação, as informações sobre a modificação do arquivo, o título e o local de salvamento.
    • Fotos: quando revelamos uma foto, são originadas as informações sobre horário e data do acontecimento registrado. Algumas câmeras digitais e celulares configuram a foto com a localização geográfica, gerando esse metadado para a imagem.
    • Tags: são palavras-chaves encontradas em um artigo de blog ou site; é como se fosse uma etiqueta que nos ajuda a localizar o assunto desejado.
    • EXEMPLO prático é quando tu clica em uma foto no seu celular aparece data,hora,tamanho e etc..
  • gab c!!

    PS Tag de XML também é metadado.

    As tags XML descrevem a estrutura dos dados. Dessa maneira, elas podem sim ser consideradas metadados. Em vários casos, utiliza-se também atributos dentro dessas tags para descrever uma série de características dos dados que estão sendo armazenados ou transmitidos através do documento XML.

    Fonte Prof. Arthur Mendonça  - equipe V. Dalton

  • Certo!

    Metadado refere-se a alguma estrutura descritiva da informação sobre outro dado; que é usado para ajudar na identificação, descrição, localização e gerenciamento de recursos da Web. Entretanto, eles podem ser aplicados em qualquer meio.

    • Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados
    • São informações estruturadas que auxiliam na descrição, identificação, gerenciamento, localização, compreensão e preservação de documentos digitais;
    • Facilitam a interoperabilidade de repositórios.

    Atenção! Os metadados dos arquivos não são acessados diretamente pelo sistema operacional para alterações, sendo usados apenas para consultas. O sistema operacional e os programas criadores dos arquivos, podem oferecer ferramentas de alteração dos metadados.

    Exemplos comuns de metadados são:

    - Número de telefones, endereços de email e os nomes das pessoas que usam serviços;

    - Dados de Localização: onde está o seu telefone celular;

    - Data e hora em que foram feitas as ligações, e-mails, arquivos e fotos;

    - Informações do aparelho que você está usando;

    - Os títulos (assuntos) de seus e-mails.

    Tipos de metadados

    • Metadados sintáticos: descrevem a sintaxe dos dados.
    • Metadados estruturais: descrevem o esquema, ou seja, a estrutura dos dados.
    • Metadados semânticos: descrevem o significado dos dados, ou seja, seu conteúdo.
  • METADADOS: têm a função de facilitar a localização e a recuperação de um determinado dado, ou seja, uma definição mais básica: dados sobre outros dados.

    Metadados estruturais: formato, tipo, tamanho, etc

    Metadados descritivos: nome do autor, horário, palavras-chave, etc

    Metadados administrativos: configuram permissões de acesso aos próprios metadados de um arquivo. Ex: Sabe aquela foto da sua crush no insta? Então... você não consegue identificar o IP da máquina dela.


ID
284758
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Conceição do Araguaia - PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando um usuário exclui um arquivo ou pasta, e logo após desiste dessa ação, será necessário pressionar as teclas __________ para recuperar e recolocar no local de origem, o arquivo ou pasta, antes da exclusão.

Alternativas
Comentários
  • Ctrl + Z é a tecla de atalho retornar!!
  • Mas isto só será possível se o arquivo estiver na lixeira, não é??
  • Izabela se o arquivo for excluido definitivamente não tem como desfazer.
  • Shusahsuhas... Boa George Vieira Ramos
    Se a pessoa desligar o computador o Ctrl + Z não ira funcionar!!!
    Infelizmente
  • Letra C.


    Ctrol + Z = desfazer

    Ctrol + R = refazer
  • Até onde sei Refazer, usa-se o CTRL+Y, faça o teste no word...
  • o ctrl+z é para refazer o ctrl+y ele refaz ou repeti
    bons estudos
  • Vendo o comentário do colega rafael

    Quando ele afirma que excluindo arquivos definitivamente, não é possível trazer eles devolta, ... , mas cuidado com estas afirmações, pois é possível trazer sim. Mesmo excluindo usando SHIFT+DEL, ainda é possível restaurar o arquivo, isso porque o arquivo fica em seu computador, DESDE que haja espaço livre.
    Tem alguns softwares que apagam arquivos nestes espaços livres.
    Também tem softwares que restaram arquivos apagados por SHIFT+DEL.

    Por isso que a polícia consegue restaurar arquivos de espertinhos que excluíram por SHIFT+DEL

    Para mais informações leiam este link
    http://www.tecmundo.com.br/limpeza/9218-como-limpar-rastros-de-arquivos-apagados-no-disco-rigido.htm



ID
285346
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows Explorer, você pode realizar rapidamente algumas funções, usando teclas de atalho. Qual a função executada ao se pressionar as teclas “CTRL” e “X” simultaneamente?

Alternativas
Comentários
  • Dica: Lembre-se que X parece um tesoura, portanto corta!!
  • Recortar ---- CTRL + X
    Colar ---- CTRL + V
    Excluir ----- CTRL + DEL
    Localizar ---- CTRL + L
    Selecionar Tudo ---- CTRL + A (no Windows Explorer) e CTRL + T (no Word).
  • Obs.: Ctrl + L no windows explorer não existe.
    Ctrl + F sim é que serve para LOCALIZAR.
  • Complementando o comentário da colega acima, o comando CTRL+L refere-se a função localizar no World. Já o comando CRTL+F, como já comentado, corresponde a essa mesma função no Windows Explorer.
  • E o X parece com uma tesoura mesmo!


ID
288475
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O nome do programa do sistema operacional Microsoft Windows XP que, entre outras tarefas, exibe a estrutura hierárquica de arquivos, pastas e unidades no computador é

Alternativas
Comentários
  • Windows Explorer (literalmente do inglês "Explorador do Windows", nome pelo qual é encontrado na versão portuguesa de todas as versões do Windows) é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.

    Seu ícone é uma pasta (diretório) amarela com uma lupa por cima da mesma e o nome de seu arquivo é Explorer.exe, o qual normalmente se encontra em C:\Windows. Para encontrar esse programa, clique no botão "Iniciar", em seguida, em Programas e em Acessórios, lá estará o Windows Explorer.

    até mais!


ID
291955
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows XP, o Windows Explorer permite o gerenciamento da árvore de diretórios e tem como uma de suas funções organizar

Alternativas
Comentários
  • é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.

    Seu ícone é uma pasta (diretório) amarela com uma lupa por cima da mesma e o nome de seu arquivo é Explorer.exe, o qual normalmente se encontra em C:\Windows. Para encontrar esse programa, clique no botão "Iniciar", em seguida, em Programas e em Acessórios, lá estará o Windows Explorer.

  • O WINDOWS EXPLORER APRESENTA SUA INTERFACE DIVIDIDA EM DUAS PARTES:
    • ÁREA DAS PASTAS OU DA ÁRVORE:É O PAINEL QUE MOSTRA A ESTRUTURA COMPLETA DO COMPUTADOR HIERARQUICAMENTE PASTA POR PASTA.(À ESQUERDA)
    • ÁREA DO CONTEÚDO:É O PAINEL QUE MOSTRA AS PASTAS E SEUS ARQUIVOS.(É A MAIS LARGA À DIREITA)
  • Alguém pode me explicar pq a resposta não é a letra A, uma vez que a árvore fica do lado esquerdo?
  • Eu tb fiquei confusa em relação a A, mais uma pegadinha da FCC em relação aos painéis do Explorer!!  Simples: do lado esquerdo não se manipula arquivos, apenas pastas!!

    O banca dos meus pecados viu!! :S
  • A questão diz que é possível mexer nos arquivos pela árvore, porém, por ela só é possível navegar pelas pastas. Os arquivos estão dispíniveis, assim como as pastas, na parte direta da janela. Bom, eu acho que foi isso, fiz o teste aqui e me parece ser esse o erro. Também errei, marquei a letra A.

     

  • A questão não diz que a arvore de diretório organiza, mas sim o Windows Explorer.

    o Windows Explorer permite o gerenciamento da árvore de diretórios e tem como uma de suas funções organizar.
     

     

  • Só pastas podem ser organizadas no lado esquerdo. Esse é o erro do item A!
  • Primeiramente comentemos cada assertiva, abaixo delas vejamos um esquema sinóptico:

    a) arquivos e pastas no painel esquerdo da janela.

    Arquivos não ficam do lado esquerdo. Pastas sim

    b) apenas arquivos, no painel esquerdo da janela.

    Mais errada ainda, arquivos não ficam do lado esquerdo.

    c) arquivos e pastas no painel direito da janela.

    Essa é a resposta correta.

    d) apenas pastas, no painel direito da janela.

    Arquivos também.

    e) apenas arquivos, no painel direito da janela.

    Pastas também.


    Esqueminha:

    Lado esquerdo: APENAS pastas, diretórios e subdiretórios

    Lado direito: ARQUIVOS, pastas, diretórios, subdiretórios, tudinho que vc tem direito!!

    Bons estudos....
  • Não dá pra "mexer" com os arquivos na parte esquerda do windows explorer, por isso o erro da alternativa A. :D
  • Letra C. O lado esquerdo é reservado apenas para operações com pastas. O lado direito da janela do Windows Explorer pode ser usada para operações em pastas e arquivos.
  • acredito que a resposta correta seria ÁRVORE DE DIRETÓRIO DO LADO ESQUERDO, COM ORGANIZAÇÃO DE PASTAS E DO LADO DIREITO ORGANIZAÇÃO DE PASTAS E ARQUIVOS.

  • Questão extremante fácil que interpretei de forma equivocada.. AFFSS

  • arquivos e pastas no painel direito.

    B.

    Não dá pra "mexer" com os arquivos na parte esquerda do windows explorer, por isso o erro da alternativa A



ID
292573
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows 2000/XP, um funcionário do Senado Federal está com a janela do Windows Explorer aberta na tela do monitor de vídeo e executou os procedimentos a seguir descritos.

· selecionou o arquivo SENADORES.DOC na pasta PESSOAL existente no drive C:;

· executou o atalho de teclado + X;

· selecionou a pasta CONGRESSO, também existente no drive C:;

· executou o atalho de teclado + V.

Com relação ao arquivo SENADORES.DOC, esse funcionário realizou a operação:

Alternativas
Comentários
  • atalhos CTRL + X (RECORTAR)
                   CTRL + V (COLAR)
  • CTRL + X = quer dizer recortar ou mover, pois não existirá mais na origem!!!!!
  • Na mesma Unidade - MOVE, mas se apertar simultaneamente a tecla CTRL copia
    Para outra unidade - COPIA, mas se apertar simultaneamente a tecla SHIFT move
    Movendo para qualquer local, na mesma unidade ou em unidade diferente, e apertando a tecla ALT cria um atalho

    Na questão ele moveu do drive C para outro local no prorio drive C logo ele moveu, se tivesse arrastado com o mouse e clicado simultaneamente CTRL ele teria copiado

  • Não tem como errar: CTRL X = Mover, Recortar...

  • Só não entendi uma coisa: "atalho de teclado" é sinônimo de CTRL??

    Existem outros tipos de atalho...

  • Modo criativo de se perguntar uma questão recorrente _CTRLX (Recortar) e CTRLV (Colar). A questão acaba por ser interpretativa no final. Vamos com "Nervos de Aço" para a prova do Cebraspe.


ID
296365
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


No Windows Explorer, do Windows XP, ao se clicar com o botão direito do mouse numa mesma pasta, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito da área de trabalho, serão exibidas as mesmas opções de menu, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • A opção criar atalho só aparece se clicarmos num item do lado direito da área de trabalho do Windows Explorer...

    : )
  • Caros colegas,

    Há apenas uma resposta para a questão em tela que é a letra D.
    A opção excluir aparece tanto do lado esquerdo como do lado direito, portanto a única resposta seria a letra D como mencionado pelo primeiro colega que comentou a questão.


  • Só a FCC para fazer uma questão desta. 

    Se no endereço aparece (Meu computador),  Excluir NÃO APARECE DO LADO DIREITO.  

    Se na Barra de Endereço, aparecer (Desktop), Enviar para não aparece em ambos os lados.

    Se já aparecer as Unidades C:, ou D:, etc. Criar Atalho, não aparecerá do lado direito.

    Provas de informática da FCC são uma "inhaca", porque a gente vai na adivinhação, pois a FCC não mostra nenhuma figura. Já o CESPE mostra figuras. Não sei qual é a da FCC, se é preguiça de imprimir ou sei lá.

    Agora vai uma pergunta. Quando aparece (Meu Computador) na Barra de Endereço, tem uma Pasta chamada DOCUMENTOS COMPARTILHADOS. Do lado esquerdo e apareceu (Abrir, Explorar, Enviar Para e Atalhos). E cliquei do lado direito  no Documentos Compartilhados e apareceu (Abrir, Explorar, Enviar para). Interessante que não apareceu Excluir. Isto clicando na mesma pasta. 

    Infelizmente provas de informática da FCC, para mim é tentativas de descobrir o que eles querem. Sinceramente não sei o que a Banca FCC tem quando faz prova de INFORMÁTICA. Basta que eles coloquem figuras a exemplo do CESPE, FGV, etc.
  • ATENÇÃO:

    Além da questão tratar do Windows XP, é pedido no enunciado:

    "... ao se clicar com o botão direito do mouse numa PASTA ..."


    Dentre as alternativas listadas apenas "criar atalho" NÃO aparece dos dois lados.

    A título de informação ao se clicar com o botão direito em uma pasta a opção EXPANDIR/RECOLHER também só aparece de um lado: o esquerdo.

    Bons Estudos!
  • OMG, ainda tem gente dizendo que essa questão tem 2 respostas corretas.

    é o seguinte, explicando o que o colega postou acima:

    essa questão fala de windows XP (não de 7 nem do vista), e pede que se clique em uma PASTA (não uma unidade de disco -C:, D:, ou atalho, ou qualquer outra coisa. é em uma pasta).

    para fazer um teste melhor: crie uma pasta qualquer em Meus documentos, e faça o teste.

    não adianta fazer o teste em situaões diferetes da requerida pelo examinador. logo se vc está usando um SO diferente, vai dar errado, e o mesmo se não estiver clicando com o botão direito do mouse em uma PASTA
  • Só há uma resposta correta que é a letra D.
    Fiz o teste inclusive no Windowns 7, e ao clicar no botão direito na Pasta, a única opção que não aparece é
    Criar Atalho.
    Apesar disso, acho essas questões da FCC completamente SEM NOÇÃO, parece que o examinador passou o dia mexendo no computador dele
    só pra descobrir uma coisa que ninguém nunca notou e fazer uma questão de prova.
  • Concordo Com Vc Eduardo!

                 Área de Trablho > è toda a tela ativa
                
                podendo ser do desktop ou não
  • Questão ferradíssima. Essa questão mostra que tudo que o concurseiro estuda nunca é o suficiente. Alternativa D está terrivelmente correta.
  • Letra D
    Questão chata, mas que premia quem rala estudando e, principalmente, resolvendo provas anteriores.
    É melhor vir questões difíceis assim do que perder a vaga por critério de idade, cota,etc.

    Bons estudos a todos nós! Sempre!


  • Atenção!

    Para o W7 também não aparecerá do lado esquerdo a opção Criar Atalho, somente do lado direito.Além disso, a opção Novo também só aparece do lado esquerdo. 

  • DJANILSON, DESDE QUANDO ESSA QUESTAO É DIFICIL??? VAI ESTUDAR FILHOTE DE LEAO

  • pq a questão fala de área de trabalho? área de trabalho não é onde ficam os atalhos?


ID
297157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TST
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Windows XP, julgue os itens que se
seguem.

Ao se clicar o ícone correspondente a um arquivo que armazena um documento Word 2007 presente na desktop do Windows XP, o Word não será aberto. Por outro lado, se for aplicado um clique simples com o botão direito do mouse sobre o referido ícone, o Word 2007 será aberto e o conteúdo do arquivo associado ao ícone será exibido na tela do computador.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ora, para abrir um arquivo: clique duplo;
    Para abrir usando o botão direito do Mouse, tem que selecionar Abrir no menu que surge dessa ação.
  • São 3 opções de abrir um arquivo

    - Clique Duplo
    - Clicar uma vez e apertar ENTER
    - Clicar com botão direito, e depois clicar em abrir
  • QUESTÃO: ERRADA.

    COMENTÁRIOS: QUESTÃO FÁCIL DE SER ANALISADA.


    Ao se clicar o ícone correspondente a um arquivo (PASTA) que armazena um documento Word 2007 presente na desktop do Windows XP, o Word não será aberto. (ATÉ AQUI ESTÁ CERTO, POIS SOMENTE SERÁ SELECIONADA A PASTA ONDE ESTÁ O ARQUIVO).

    Por outro lado, se for aplicado um clique simples com o botão direito do mouse sobre o referido ícone (PASTA), o Word 2007 será aberto e o conteúdo do arquivo associado ao ícone será exibido na tela do computador. (ERRADO, CLICANDO COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE, SERÁ APRESENTADO UM MENU, ONDE SE PODE ABRIR A PASTA, VER SUAS PROPRIEDADES, COPIAR, COLAR, ETC. ENFIM, O ARQUIVO DO WORD 2007 NÃO SERÁ ABERTO NEUM O SEU CONTEÚDO SERÁ APRESENTADO).

    QUESTÃO ERRADA.

ID
301297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Windows Explorer pode

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    O Windows Explorer é o nome do gerenciador de arquivos do Windows. Portanto, é o programa através do qual a gente pode criar pastas e organizar arquivos.
  • Por que ninguem responde essas questao?


ID
317140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos básicos de informática e a conceitos de
organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue os
itens a seguir.

Em uma pasta, é possível armazenar arquivos e novas pastas, consideradas subpastas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

                                            Pastas ou diretórios são os locais onde organizamos nossos Arquivos ou até mesmo subpastas (pastas incutidas em outras pastas). Elas servem para que possamos melhor estruturar nossos programas e trabalhos. Imagine um disco rígido onde existem vinte programas diferentes, cada um produzindo cerca de cinquenta arquivos, alguns até com nome semelhante. Achar esses arquivos seria tarefa dificil, tanto para nóis quanto para o sitema operacional. Por isso, organizamos nossos arquivos em pastas!


    até mais!

    ;)
  • Pastas sevem para organização de documentos, podendo contar tanto novas pastas como arquivos em seu interior.

    Resposta CERTO.
  • Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco. Pastas são estruturas que dividem o disco em várias partes de tamanhos variados, como cômodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas são comumente chamadas de Diretórios, nome que possuíam antes .  Arquivo é apenas a nomenclatura que usamos para definir Informação Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos. Essa é a operação que chamamos desalvar um arquivo.  Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco, (HD, disquete, CD, Zip, etc..). Essas informações só podem ser gravadas de uma forma: elas são transformadas em arquivos. 


  • Estrutura de pastas e subpastas no Windows Explorer.
  • Correto

    Pastas são locais para organizar arquivos e subpastas.

    só não pode confundir com pasta de trabalho do excel.
  • Imagem de PASTAS e SUBPASTAS:

  • UMA DESSA Ñ CAI NA MINHA PROVA. AFFF....

    FÉ E FORÇA

  • Fiquei com dúvida nessa questão, porque um arquivo dentro de uma pasta seria considerado subpasta? Pelo entendimento que tinha apenas pastas dentro de pastas eram considerados subpastas, alguém pode me explicar?

    Vendo bem acho que foi erro de interpretação, acho que a questão se refere apenas às pastas como subpasta mesmo, correto?

  • CERTO.

    Existe a possibilidade de subpastas no windows explorer.

  • Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco. Pastas são estruturas que dividem o disco em várias partes de tamanhos variados, como cômodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas são comumente chamadas de Diretórios, nome que possuíam antes. Arquivo é apenas a nomenclatura que usamos para definir Informação Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos.

     

    Essa é a operação que chamamos desalvar um arquivo. Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco, (HD, disquete, CD, Zip, etc..). Essas informações só podem ser gravadas de uma forma: elas são transformadas em arquivos.

     

    Pastas sevem para organização de documentos, podendo contar tanto novas pastas como arquivos em seu interior.

    Resposta CERTO.

  • Minha contribuição.

    As pastas representam os locais onde se armazenam os documentos e os arquivos são os documentos propriamente ditos. Em uma pasta, é possível armazenar arquivos e novas pastas, consideradas subpastas.

    Fonte: QC

    Abraço!!!


ID
319201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, julgue os itens que se seguem.

O Windows XP permite a criação de uma hierarquia de pastas limitada à quantidade de 10 subpastas dentro da pasta principal. Acima dessa quantidade, outra pasta deve ser criada para o armazenamento de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    A quantidade de sub-pastas é limitado pela quantidade de caracteres em todo o caminho do arquivo, que não deve ser superior a 260 (incluindo caminho de unidade e raiz de diretório).
  • RETIFICANDO O AMIGO ACIMA, SEGUNDO O PROFESSOR RENATO DA COSTA  DO CONCURSO VIRTUAL:

    ARQUIVOS E PASTAS ,NOME + EXTENÇÃO, PODEM TER NO MÁXIMO 255 LETRAS "CARACTERES"

    SENDO INVÁLIDOS    /  |  \  <  >  :  "  *  ? 
  • São 260 caracteres em um caminho, sendo os três primeiros reservados para a letra da unidade, o seguinte reservado aos dois pontos, e a barra invertida que representa a pasta raiz (que toda unidade tem). Assim, são 5 + 255 caracteres, como já apareceu em questões da FCC.
  • Sendo assim nao ha como determinar a quantidade de subpastas? ou no caso de uma questao mencionar  máximo de 255 ( uma vez q posso nomear cada subpastas com apenas um caracter) estaria correto?
  • Retificando o comentário de Tiago e consolidando-o com o frequentemente perfeito comentário de Nishimura: não se deve confundir "quantidade de caracteres máximos permitidos para se nomear um arquivo ou pasta" com "quantidade máxima de caracteres que identificam o 'caminho' de localização da pasta em um diretório".
  • Ótimo comentário do Fernando..


ID
322315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O sistema operacional Windows XP

Alternativas
Comentários
  • A letra A está ERRADA-

    O Windows Explorer permite seis maneiras de visualização das pastas e arquivos: Película, Miniaturas, Lado a Lado, Ícones, Lista e Detalhes.

    A letra B está ERRADA -

    O Windows Media Player é um programa reprodutor de mídia digital, áudio ou vídeo.

    A letra C está ERRADA -

    O Windows Messenger é um mensageiro instantâneo que permite comunicação em tempo real com outros contatos.

    A letra D está CERTA

    Na pasta Minhas Imagens podemos organizar, adicionar, excluir ou classificar imagens.

    A letra E está ERRADA -

    Não é apenas na versão profissional que podemos copiar e colar.
  • Pelo o que entendi, a opção "A" não fala que só existe 1 tipo de exibição...fala que o windows explorer apresenta um recurso de exibição em modo "lista", o que não está errado. Não compreendi o erro da questão. Agradeço quem puder me auxiliar. 
  • Elaine, o erro da alternativa "A" é que o modo de exibição "lista" não mostra o tipo, o tamanho e nem a data de modificação dos arquivos. O modo de exibição "detalhes" é que fornce tais informações.
  • Letra D. Na letra A o erro está em afirmar que o modo Lista exiba dados como tipo, tamanho e data de modificação dos arquivos, que é da opção Detalhes. Na letra B, apesar de possível, originalmente o WMP foi desenvolvido para ser o reprodutor de mídias do Windows. Na letra C, o Messenger, mais conhecido como MSN Messenger, é para comunicação, enquanto que é a Limpeza de Disco que elimina arquivos antigos do computador. Na letra E uma restrição, característica que ajuda a identificar uma alternativa errada na Cespe... Todas as versões possuem o recurso Copiar/Colar que acionará a Área de Transferência do Windows.
  • Queria que os concursos de hoje em dia ainda fossem assim... :p

  • Prezados,

    A alternativa A está errada pois o modo de exibição que mostra essas informações é o detalhes, e não o modo de exibição lista.
    A alternativa B está errada pois o windows media player não tem por finalidade a navegação na internet.
    A alternativa C está errada pois o Windows Messenger é um aplicativo de conversação e não tem por finalidade eliminar arquivos antigos armazenado no HD.
    A alternativa D está correta, a pasta Minhas imagens permite a organização de arquivos de imagem por conta do usuário.
    A alternativa E está errada pois o recurso de copiar e colar está presente em todas as versões do Windows XP.

    Portanto a alternativa correta é a letra D.

  • " Lista " NÃO MOSTRA (DATA, ETC...)

    É SÓ TESTAR NO WINDOWS EXP.


ID
325324
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual a combinação de teclas no Windows Internet Explorer que estabelece o nível de zoom de 100%?

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    A letra B aumenta, a letra C diminui, a letra D não existe (porque combinação de teclas não tem mais do que 1 tecla no atalho), assim como a digitação do número 100 ao acaso.
  • O mesmo procedimento apontado pelo colega acima é observado no Google Chrome.
  • Correto, nos navegadores de Internet existe mais padronização do que nos sistemas operacionais e aplicações de escritório, e um dos motivos é porque a Internet é pública, e os usuários acabam determinando seus padrões. Imagine um novo e revolucionário navegador com teclas de atalho diferentes. Será que iria vingar???
  • Acertei a questão no chute, mas com o meu navegador aqui não funcionou!
    Alguém saberia me dizer por quê?
    Estou usando o IE 9.
  • Descobri o que acontece: o zero do teclado numérico não funciona em conjunto com o CTRL, mas o que fica acima das letras do alfabeto sim!

    Além disso, quando aciono o atalho CTRL + 0 aqui, o zoom retorna a 125% e não 100%.

    É assim com mais alguém?
  • Então gente acho que foi a duvida de muitos a não funcionamento da tecla “CTRL 0” Vocês podem fazer até o teste para conferir mais funciona da seguinte forma. O navegador tem que tar em outro ZOOM. Ex: de zoom de 160% ação de CTRL 0 = 100%...
     
    Entenderam?
  • O Comentário do Rafael solucionou tudo. Obrigada.
  • muito obrigada Farlei. Agora sim entendi
    Vlw mesmo..
    Entao a questao tinha que vir explicando isto não?
    Bom..
    é isso
    bjao a todoss
  • ctrl + = aumenta

    ctrl - = diminui

    Em Firefox a mesma coisa acontece, mas o comand ctrl+0 não tem feito neste internet browser.
  • Valeu mesmo pessoal agora sim ficou claro, demorei para achar o botão do zoom , mas quando achei o teste foi perfeito.
  • O atalho é ctrl 0 (ZERO) e é o número que está acima das letras. ctrl + aumenta e ctrl - diminui. São os mesmos atalhos que o Firefox tem.

ID
326956
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Windows Explorer oferece recursos e é organizado de tal forma a facilitar a localização de arquivos e pastas nos diversos dispositivos de um computador. Qual opção do Windows Explorer mostra o conteúdo do disquete, disco rígido, unidade de CD-ROM e unidades de rede disponíveis em determinado computador e que também permite procurar e abrir arquivos e pastas, bem como obter acesso a opções no Painel de Controle para modificar as configurações do seu computador?

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (d)

    O ícone "Meu computador", oferece várias opções, entre elas:
    Acessar os drives (disquete, cd-rom, hd)
    Acessar o painel de controle
    Acessar as unidade de rede em "Meus locais de rede"
    Acessar a opção "Pesquisar", representada pela uma lupa.
     

  • Olá

    Gabarito (d)


    O ícone "Meu computador", oferece várias opções, entre elas:

    Acessar os drives (disquete, cd-rom, hd)

    Acessar o painel de controle

    Acessar as unidade de rede em "Meus locais de rede"

    Acessar a opção "Pesquisar", representada pela uma lupa.