O CH4 ou gás metano é o mais simples dos hidrocarbonetos existentes. Suas características incluem a ausência de cor (incolor) e também a ausência de cheiro (indolor).
Além disso, o gás metano é também caracterizado por sua baixa solubilidade em água, e por se tornar altamente explosivo quando adicionado ao ar.
Hoje, o gás metano está muito presente na mídia em função de duas de suas principais características, uma positiva (por ser uma espécie de biogás, visto que pode ser produzida por meio de matéria orgânica), e uma negativa (por ser um eficiente colaborador do aquecimento global ao cooperar com a formação do efeito estufa).
Além disso, vale ressaltar que o gás metano pode ser muito perigoso à saúde humana caso seja inalado, podendo causar parada cardíaca, asfixia, inconsciência e até graves danos no sistema nervoso central.
Na realidade, a fama do gás metano está muito associada à produção de pecuária, uma vez que ele também é produzido e liberado por meio da digestão de animais herbívoros.