A questão quer saber qual alternativa traz corretamente a doença/manifestação e a sua respectiva evidência clínica.
Vamos analisar as alternativas:
A- Incorreta. "Linha de Burton: linha cinzenta ou negro-azulada na margem gengival, encontrada no envenenamento por mercúrio"
A manifestação está associado à intoxicação por chumbo.
B- Correta. "Sinal de Phalen: flexão do punho com exacerbação da dor ou de parestesia, encontrada na síndrome do túnel do carpo".
De acordo com o glossário do Manual do Ministério da Saúde sobre Doenças do Trabalho (2001), o sinal de Phalen, "para detecção de síndrome do túnel do carpo, o tamanho do túnel do carpo é reduzido segurando-se a mão afetada com o punho completamente flexionado ou estendido durante 30 a 60 segundos ou colocando-se um manguito de esfigmomanômetro no braço afetado e inflando-se a um ponto entre a pressão diastólica e a sistólica durante 30 a 60 segundos".
C- Incorreta. "Contratura de Dupuytren: contração do nervo facial, encontrada em operadores de torre de controle de tráfego aéreo"
Atinge as mãos e não a face.
De acordo com o glossário do Manual do Ministério da Saúde sobre Doenças do Trabalho (2001), "a contratura de Dupuytren, relaciona-se a exigências de compressão palmar repetida com trabalho pesado, associadas ou não a vibrações". Além disso, o manual traz os seguintes fatores de risco: posições forçadas, gestos repetitivos, ritmo de trabalho penoso e vibrações localizadas.
D- Incorreta. Teste de Romberg: tremulação intermitente das pálpebras, encontrada em intoxicação por benzeno.
De acordo com o glossário do Manual do Ministério da Saúde sobre Doenças do Trabalho (2001), é um teste usado para diferenciação entre ataxia sensória e cerebelar, que é a incapacidade de coordenar movimentos voluntários, não-relacionada com deficiência motora. Esse último tipo está geralmente associado à exposição ao mercúrio. Segundo o MS (2001): "com o paciente de olhos fechados, a marcha mostra-se larga, denota incerteza e os movimentos do corpo são desajeitados, na ataxia sensória, e sem alteração na ataxia cerebelar".
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: LETRA B