SóProvas


ID
113503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação a eventos, cerimonial e protocolo, julgue os
próximos itens.

A precedência entre ministros de Estado é regulada pela importância do respectivo ministério.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Não há hierarquia entre ministérios, muito menos critérios de importância entre si. Cada ministério é um órgão, uma desconcentração da Administração Direta, cujo órgão central é a Casa Civil da Presidência da República.
  • Existe, no Manual de eventos da Presidência, uma ordem de precedência entre os ministérios, determinada pelo critério histórico do respectivo ministério:  Marinha; Exército; Relações Exteriores; Fazenda; Transportes; Agricultura; Educação e Cultura; Trabalho e Previdência Social, Aeronáutica; Saúde, Indústria e Comércio; Minas e Energia; Planejamento e Coordenação Geral; Interior; e Comunicações.
     
     § 1º Quando estiverem presentes personalidades estrangeiras, o Ministro de Estado das Relações Exteriores terá precedência sobre seus colegas, observando-se critério análogo com relação ao Secretário-Geral de Política Exterior do Ministério das Relações Exteriores, que terá precedência sobre os Chefes dos Estados-Maior da Armada e do Exército. O disposto no presente parágrafo não se aplica ao Ministro de Estado em cuja jurisdição ocorrer a cerimônia.
     
    Recomendo a leitura das normas do cerimonial público da Presidência da República em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D70274.htm
  • Errado.

    A precedência entre Ministros de Estado tem como critério a data de criação de seus respectivos ministérios. O mesmo ocorre com governadores dos estados e do Distrito Federal.

    Ordem de criação dos ministérios: Justiça; Marinha; Exército; Relações Exteriores; Fazenda; Transportes; Agricultura; Educação e Cultura; Trabalho e Previdência Social, Aeronáutica; Saúde, Indústria e Comércio; Minas e Energia; Planejamento e Coordenação Geral; Interior; e Comunicações.


  • É pela antiguidade do ministério.