SóProvas


ID
1135543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Apesar dos múltiplos pacotes de alívio tributário editados pelo governo, a carga brasileira de impostos mantém-se em alta e entre as maiores do mundo. Os tributos federais, estaduais e municipais subtraíram exatos 35,85% da renda nacional em 2012, segundo a Receita Federal. Entre as maiores economias emergentes, só a Argentina apresenta percentuais semelhantes. O maior obstáculo à queda da carga tributária é a elevação constante de gastos públicos.

Considerando o fragmento de texto acima e o tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

A expressão “economias emergentes” reporta-se, no texto, aos países que, no atual cenário de globalização, ultrapassaram as antigas potências econômicas no que se refere à capacidade de produzir, consumir e investir.

Alternativas
Comentários
  • São atualmente considerados como países emergentes ou países em desenvolvimento  um grupo cuja economia partiu de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento  e hoje se encontra em pleno desenvolvimento econômico.

    Além de representar mais de 80% da população mundial, estes países experimentam uma rápida urbanização e uma migração em massa de populações das áreas rurais para as cidades. Os países emergentes representam também um pouco mais de 50% do PIB mundial, fato que acontece pela primeira vez, e a sua influência tem sido determinante no perfil econômico mundial dos últimos anos. 

    As economias emergentes tornaram-se financiadoras do consumo e do investimento nas economias desenvolvidas. 

    Brasil, a Rússia, a Índia e a China, em especial, poderão representar mais de metade do peso das atuais seis maiores economias industrializadas até 2025 e ultrapassar estas últimas em menos de 40 anos.

    http://www.infoescola.com/economia/economias-emergentes/


  • O erro da questão está em "ultrapassaram as antigas potências econômicas ", apesar de estar incorreto segundo o Cespe eu discordo, pois a China hoje ultrapassou sim as antigas potências e é a segunda no mundo, Brasil (por pior que esteja) deixou muitos grandes europeus para trás também. Achei muito subjetivo a questão.

  •  Economias emergentes são aquelas que partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e encontram-se em pleno desenvolvimento econômico. Esses países ainda não alcançaram a capacidade de produção, consumo e investimento das grandes potências econômicas, mas estão em processo, rumo a um estágio mais avançado.

    A afirmativa está incorreta.
     
  • além disso, a China é uma excessão, e não uma regra. Se vocÊ analisar a realidade dos BRICS, que são os principais emergentes, a maioria dele não cumpriu o esperado de dominar o mundo e se tornarem potências.