SóProvas


ID
1135552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No novo mapa da riqueza no Brasil, as cidades médias avançam e as capitais perdem espaço. Apesar dessa tendência, a riqueza continua concentrada no país. A renda gerada por apenas seis municípios — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus — responde por um quarto de toda a riqueza no país.

Com base no fragmento de texto acima e nos diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

A capacidade empreendedora do interior do país e a busca por novas oportunidades, somadas à ineficiência dos grandes centros, às dificuldades de infraestrutura e aos elevados custos operacionais encontrados nesses espaços, contribuíram para a expansão geográfica do sistema produtivo brasileiro, das capitais para as cidades interioranas, tendência observada na atualidade

Alternativas
Comentários
  • Na atualidade observa-se que a população e a economia de muitas cidades médias e pequenas do interior do Brasil crescem a taxas maiores que as grandes cidades brasileiras. Esse crescimento é reflexo principalmente da desconcentração do desenvolvimento econômico brasileiro.

    Correta a questão ao afirmar como fatores a capacidade empreendedora do interior do país e a busca por novas oportunidades, somadas à ineficiência dos grandes centros, às dificuldades de infraestrutura e aos elevados custos operacionais encontrados nesses espaços.

  • Em decorrência de uma nova forma de organização econômica e social, voltada para a flexibilização do trabalho, o Brasil passou, a partir dos anos 1970, por um processo de desconcentração industrial entre as regiões. Facilitado pelo avanço das tecnologias de comunicação, verificou-se um desmembramento das sedes das empresas de suas áreas de produção. Por exemplo, houve um movimento de indústrias tradicionais, de uso intensivo de mão de obra, como a de calçados e vestuários, para o Nordeste, atraídas, principalmente, pelo baixo custo operacional, pela mão de obra extremamente barata e pelas isenções fiscais.

    A afirmativa é bastante tendenciosa em relação às cidades interioranas, mas ela pode ser vista como correta. 

  • o nome do processo é DESMETROPOLIZAÇÃO, mas cuidado, não significa que as metrópoles estão diminuindo, mas sim que estão crescendo em um ritmo mais lento