-
A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultado esperados e utilizam esses objetivos como guias para suas atividades.
-
Correto!
A administração por objetivos baseia-se na aplicação prática do processo de planejar, organizar, executar e controlar.
-
Alguém poderia explicar melhor, o correto não seria: Planeja, organizar, dirigir, controlar?
-
Tatiane, a questão pede em relação à Administração por Objetivos (APO), que realmente é planejar, organizar, executar e controlar.
Fayol definiu como funções básicas da administração: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (PO3C), porém, assim como o mundo, a administração sofreu e continua sofrendo mudanças. Atualmente, as funções da administração são: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).
Mas a questão pediu em torno da ADO, o que realmente é aquilo.
-
COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TECCONCURSOS)
O item está CERTO.
A Administração por Objetivos (APO) ou Administração por Resultados (APR) surge em 1954 por intermédio dos postulados do austríaco Peter Ferdinand Drucker, considerado por muitos como o pai da APO. Em sua definição, a APO é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento, organização, execução e controle administrativo fundamentada no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.
Vejamos as características da APO na clara explanação de Idalberto Chiavenato (grifou-se):
A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.
A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenha do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados.
O estabelecimento de objetivos, embora devam ser desafiadores, também devem ser realistas. Nesse mesmo sentido, os objetivos conferem um sentido real à direção, aos propósitos; logo, não devem ser demasiadamente fáceis.
Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
CHIAVENATO, I.. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
-
De onde saiu esse executar? .-.
-
GABARITO : ERRADO
Segundo maximiano (1992).... cita cinco funções ,,,,
• Planejamento
• Organização
• Liderança
• Execução
• Controle
Na Teoria Neo-Classica, que se aproxima muito da APO e usado o PODC.
Conforme explanado em cima e em outra funções administrativas de outros teóricos o POEC NAO EXISTE EM CANTO NENHUM.