SóProvas


ID
113605
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Todas as rotinas do sistema operacional que tem como função se comunicar com os dispositivos de Entrada/ Saída em nível de hardware, são softwares tradutores que recebem comandos do sistema operacional para um hardware específico. Essa é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • Um driver de dispositivo simplifica a tarefa da aplicação atuando como um tradutor entre o dispositivo e as aplicações ou o sistema operacional. O código de alto nível das aplicações pode ser escrito independentemente do dispositivo que será utilizado. Qualquer versão de um dispositivo, como uma impressora, requer os seus próprios comandos. Entretanto, a maioria das aplicações acedem aos dispositivos usando comandos genéricos de alto-nível, como println, que imprime um texto. O driver converte esses comandos genéricos e converte para um código de baixo-nível interpretado pelo dispositivo. Em uma melhor tradução: um driver (do verbo to drive) opera ou controla um hardware, ou seja, é o meio de comunicação do hardware.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Driver_de_dispositivo
  • Erro grosseiro de português detected...

    " Todas as rotinas do sistema operacional (aqui deveria haver uma vírgula... olha a outra vírgula lá na frente antes de "são") que tem como função..."

    -> tem fica no singular, pois o pronome "que" tem como termo referencial o "sistema operacional".

    * A outra vírgula dá o caráter explicativo ao pronome relativo "que"

  • LETRA D

    >>> atenção : driveRs com R é um SOFTWARE

    >>> DRIVE SEM O R É UM HARDWARE

    _______________________________________________________

    Hardware é a parte física do computador, o que é tangível (teclado, mouse, CPU, placa de vídeo, drive de DVD).

    Software é a parte lógica de um sistema. São instruções desenvolvidas para gerenciar o funcionamento do computador, ou seja, são os programas.

    >>> Podemos dividir os softwares em três categorias:

    Software Básico – programa fundamental para colocar o computador em funcionamento. Exemplo: Windows, macOS e Linux.

    Software Utilitário – também conhecido como software de sistema, justamente pela função de apoiar e complementar os trabalhos do sistema operacional (software básico). Ex.: Compactadores de arquivos, antivírus, desfragmentadores de disco, drivers.

    Software Aplicativo - programa desenvolvido com foco no usuário. Visa uma interação mais amigável entre homem e máquina, para que ele tire maior proveito possível do computador como, por exemplo, digitar textos, montar planilhas, ouvir músicas e apresentar eslaides