SóProvas



Questões de Conceitos Básicos em Sistemas Operacionais


ID
27235
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Exonúcleos e monolíticos são nomes atribuídos

Alternativas
Comentários
  • Os exonúcleos, também conhecidos como sistemas operacionais
    verticalmente estruturados, representam uma aproximação radicalmente nova ao desenvolvimento de sistemas peracionais.
  • Sistema Monolítico – É o mais utilizado. Não há estruturação, qualquer procedimento pode chamar outro procedimento (se este oferecer alguma computação util).

    Sistema de Camadas – É dividido. Vários processos sendo executados ao mesmo tempo em um único processador.

    Máquinas virtuais – Cópia exata do hardware. Multiprogramação e interface mais conveniente do que a que o hardware exposto oferece. (Sistema Batch e CMS – Conversation Monitor System).

    Exonucleos – Clone de uma máquina, recursos alocados individualmente, sem transparência.

    Modelo Cliente-Servidor – Divisão do processamento em módulos e processos distintos.É equilibrado entre cliente (obtém dados) e servidor (manutenção de informação).
    Síncrono (o cliente é suspenso até que a resposta chegue) e Assíncrono (o cliente envia a mensagem e continua).
  • Exonúcleo é um paradigma de implementação em que existe em um núcleo simples que faz gerência de recursos do sistema e um conjunto de bibliotecas que implementam a abstração de um sistema operacional. O aplicativo pode utilizar diretamente os recursos dos dispositivos do sistema ou pode utilizar bibliotecas de software e são capazes de compartilhar o mesmo hardware simultaneamente, similarmente a uma máquina virtual. A diferença é que em um sistema exonúcleo o hardware é alocado previamente, não podendo ocorrer o acesso indevido de outro sistema.

  • Letra E.

    Além delas, temos a Arquitetura de Camadas, Micronúcleo (MicroKernel) e Cliente-Servidor.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed

  • às estruturas de sistemas operacionais.


ID
29125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o Sistema Operacional Windows XP com suas configurações padrões e os sistemas de arquivos NTFS, FAT e FAT32, está correto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de arquivos é essencial para gerenciar como os dadosdevem ser gravados e armazenados.O fat era um sistema de arquivos inadequado para uso em servidorese aplicações críticas. O NTFS surgiu para atender as necessidades do sistema operacional windows NT. um sistema de arquivos flexível, adaptável, altamente seguro e confiável.gerencia maior quantidade de dados. Já o FAT trabalhava em clusters por setor, fazia o sistema dependentede um pré-determinado de setores. o FAT32, que é compatível com os Windows 9x/Me/2000 e XP (apesar destes dois últimos terem um sistema de arquivos mais avançado, o NTFS).
  • Quando o NTFS começou a ser utilizado em larga escala, no lançamento do Windows XP, vários testes de comparação foram realizados, os quais comprovaram que o FAT32 era mais rápido. Essa vantagem do FAT32 durou alguns anos, principalmente pelo fato dos computadores da época possuírem um poder de processamento muito menor que hoje em dia. Isso acontecia também porque as estruturas de dados usadas para armazenar informações de arquivos no NTFS eram mais complexas que no FAT32. Em discos rígidos antigos, que possuíam tamanhos menores que 20 GB, o NTFS não era uma boa opção.

    Contudo, em pleno 2009, o NTFS está relativamente mais rápido que o FAT32, principalmente na execução de aplicativos mais novos. Os desenvolvedores estão criando seus programas para o funcionamento em NTFS, portanto, trabalhando melhor com suas estruturas de dados mais complexas. Além disso, os PCs atuais possuem potência de processamento suficiente para que essas estruturas não sejam sentidas.

    Resumindo, em aplicações mais antigas e lineares, o FAT32 é melhor. Entretanto, para os programas mais novos, é recomendado o uso do NTFS.
    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/1507-fat32-ou-ntfs-qual-o-melhor-parte-2-de-2-.htm#ixzz1te1mGMz5
  • Tamanho Max. FAT= 2G
    Tamanho Max FAT32 = 2T
    Tamanho Max NTFS = O disponivel no HD
  • Glaucio,
    O Fat 32 suporta até 4G.
  • Errado amigo, o FAT32 suporta ARQUIVOS de no maximo 4gb, porém pode ter uma capacidade maior de armazenamento, EX: meu SD card tem 32gb porém só posso colocar arquivos menores que 4gb(formatado em FAT32).
  • A alternativa B é a menos errada, uma vez que o NTFS é mais lento que o FAT32.

    Gabarito: B

  • b-

    In NTFS, the maximum file size is 16 exabytes architecturally and 16 terabytes in implementation, while the maximum volume size is 256 terabytes.

    https://en.wikipedia.org/wiki/NTFS


ID
29155
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O software responsável por "gerenciar" o computador, criando um ambiente de comunicação entre usuário e máquina, é denominado Sistema Operacional. Seus componentes são:

Alternativas
Comentários
  • Por mais que atualmente existam SO's gráficos um sistema operacional só necessita do kernel, que é o nucleo do sistema, parte que vai propiciar a interação software e hardware, e do shell que seria a interface com o usuário, neste caso uma interface em modo texto.
  • http://www.kabloc.com.br/2007/08/18/uma-breve-viagem-ao-mundo-do-shell/


    http://en.wikipedia.org/wiki/Kernel_(computer_science)
  • Ta errado ou incompleto.... os principais componentes são:
    -Kernel
    -System calls(chamadas do sistema)
    -Gerenciador de memoria, de arquivos, de I/O(entrada e saida), escalonamento de processo(no do sistemas ser multi-tarefa)
  • A opção "b" trás componentes do Kernel, que não deixam de fazer parte de um sistema operacinal. Na minha opnião, a questão foi mal formulada.

    Principais componentes do Kernel:
    - Gerência de processador;
    - Gerência de memória;
    - Sistema de arquivos; e
    - Gerência de entrada e saída.

ID
32707
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A pasta documentos de um servidor com Windows Server 2003 foi compartilhada como Docs$. As permissões da pasta foram definidas da seguinte maneira:
Docs$ com permissões compartilhadas de pasta:
Todos – Controle total.
Pasta documentos com permissões NTFS: Usuários autenticados – Leitura, gravar; Gerentes – Modificar; Administradores – Controle total.

Com relação ao acesso aos recursos, assinale a declaração correta.

Alternativas
Comentários
  • Modify permission: can Delete the folder plus perform actions permitted by the Write permission and the Read & Execute permission. Therefore, the manager can do change file properties. Item "D" is also correct.
  •  Permissões NTFS para arquivos

    Permissão Nível de Acesso
    Leitura Permite ao usuário ler o arquivo, permite que sejam exibidas as permissões, dono e atributos.
    Gravar Permite ao usuário gravar um arquivo com o mesmo nome sobre o arquivo, alterar os atributos da pasta e visualizar o dono e as permissões da pasta.
    Ler e executar Permite ao usuário executar aplicativos (normalmente programas .exe, .bat ou .com), mais todas os direitos da permissão Leitura.
    Modificar Permite ao usuário modificar e eliminar o arquivo, mais todas as ações permitidas pela permissão Gravar e pela permissão Ler e executar.
    Controle total Permite que sejam alteradas as permissões, permite ao usuário tornar-se dono do arquivo, mais todas as ações permitidas por todas as outras permissões NTFS.

    Fonte: www.infowester.com

    • d)  Gerentes podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta.
    •  e) Gerentes podem excluir arquivos da pasta.
    • Penso que pode realizar as duas operações.
    • Discoram?

     

  • Breve descricao das pemissoes windows:
    $: adicionado ao final do compartilhamento, permite acesso a compartilhamentos ocultos na rede.
    Leitura: Apenas ler o arquivo na pasta;
    Leitura/Escrita: le e escreve arquivos na pasta;
    Leitura/escrita/execução: le, escreve e executa arquivos na pasta;
    Modificação: permissoes anteriores+modificar arquivos na pasta. Ex.: excluir;
    Controle total: permisssoes anteriores+modificar permissão da pasta+modificar dono do arquivo;
    Sendo assim:

    a) O $ no nome do compartilhamento Docs$ faz com que apenas os Administradores possam acessar a pasta compartilhada. Não. qqr usuario pode ter acesso b) Usuários autenticados podem excluir arquivos da pasta. Usuarios autenticados podem apenas ler e gravar. Excluir requer permissão minima de modificar. c) Usuários autenticados podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta. Alterar propriedade significa mudar as permissões da pasta. Usuarios autenticados podem apenas ler e gravar. d) Gerentes podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta. Gerentes só podem modificar o conteudo da pasta. No máximo, excluir(vide C). e) Gerentes podem excluir arquivos da pasta. Correto, a propriedade mofdifica permite mudar o conteudo da pasta(adicionar, excluir etc).
  • Se todos tem controle total, então todo mundo pode fazer tudo.
  • Todos – Controle total.

  • e-

    O acesso modificar permite excluir arquivos

  • Gerentes podem excluir arquivos da pasta.


ID
104464
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Algumas Regras Gerais de Uso do Computador

I. Sempre feche todas as aplicações abertas antes de
instalar qualquer software. Para um cuidado extra,
faça uma nova inicialização (boot) e feche todas as
aplicações que são inicializadas automaticamente
antes de você instalar algum programa. Sempre
desligue seu computador antes de plugar ou desplugar
qualquer tipo de equipamento.

II. Nunca instale um software enquanto seu programa
antivírus estiver executando. Em ambientes de
rede, via de regra, a política de uso dos recursos
com-putacionais restringe ou permite determinados
privi-légios aos usuários da rede, por exemplo, a
insta-lação de aplicativos (processadores de texto,
plani-lhas eletrônicas, agendas corporativas,
browsers e programas diversos).

III. Sempre atualize e execute a proteção contra vírus,
sempre configure para o antivírus fazer um "scan"
nos downloads e nunca confie em qualquer anexo
de mensagens enviadas, mesmo que sejam de
pessoas que você conheça. A autopropagação de
virus começa a partir das pessoas que mantém o seu
endereço de email nos livros de endereço (address
book) dos programas de correio eletrônico.

IV. Se o seu computador faz parte de uma rede, normalmente
as políticas corporativas recomendarão
que você gerencie o uso de seu espaço em disco
na rede, de modo a utilizar o mínimo indispensável.
Faça backups! Apesar de aparentemente você não
ter um problema em seu computador, seu disco
rígido (HD) pode parar sem prévio aviso.

V. Dependendo do sistema operacional, ele avisará
que uma atualização é necessária, por questões de
segurança e integridade do sistema. Nesse caso,
faça backup do registro (registry) ou, se o sistema
operacional suportar, crie um ponto de restauração
antes de fazer o download solicitado e de instalar
qualquer software ou driver.

VI. Mantenha sempre o seu navegador configurado de
acordo com as recomendações da administração
da rede. Em corporações, os computadores da rede
local acessam a Internet, sob regras restritivas, que
visam a proteção do ambiente interno, tais como
bloqueio/limitação de downloads a determinados tamanhos,
bloqueio de acesso a sites pornográficos e
chats.

No item I, a recomendação para fazer uma nova inicialização (boot), significa que o computador executará uma série de tarefas, acionando primeiramente

Alternativas
Comentários
  • Nos computadores modernos o processo de iniciação começa com a execução pela CPU (processador) de um programa contido na memória ROM (o BIOS do IBM PC).
  • O Boot (processo de inicialização) inicia-se com a ligação do computador que passa a receber energia elétrica. Após isso, um pequeno programa chamado BIOS é executado. O BIOS está permanentemente gravado em um chip de memória ROM que fica localizado na placa-mãe do computador.
  • Apenas por curiosidade, a palavra "boot" vem de "bootstrap", que é exatamente o primeiro programinha dentro da BIOS que o computador executa.

    Guarde essa!


ID
106225
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na instalação do OfficeScan no Windows, utilizando o browser Internet Explorer, considere:

I. O bloqueador de pop-ups deve estar desativado.

II. Os arquivos temporários devem ser excluídos. Caso contrário, surgirá mensagem solicitando a exclusão.

III. As solicitações de instalação de controles AtiveX devem ser aceitas.

Está correto o que consta em

Alternativas

ID
113605
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Todas as rotinas do sistema operacional que tem como função se comunicar com os dispositivos de Entrada/ Saída em nível de hardware, são softwares tradutores que recebem comandos do sistema operacional para um hardware específico. Essa é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • Um driver de dispositivo simplifica a tarefa da aplicação atuando como um tradutor entre o dispositivo e as aplicações ou o sistema operacional. O código de alto nível das aplicações pode ser escrito independentemente do dispositivo que será utilizado. Qualquer versão de um dispositivo, como uma impressora, requer os seus próprios comandos. Entretanto, a maioria das aplicações acedem aos dispositivos usando comandos genéricos de alto-nível, como println, que imprime um texto. O driver converte esses comandos genéricos e converte para um código de baixo-nível interpretado pelo dispositivo. Em uma melhor tradução: um driver (do verbo to drive) opera ou controla um hardware, ou seja, é o meio de comunicação do hardware.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Driver_de_dispositivo
  • Erro grosseiro de português detected...

    " Todas as rotinas do sistema operacional (aqui deveria haver uma vírgula... olha a outra vírgula lá na frente antes de "são") que tem como função..."

    -> tem fica no singular, pois o pronome "que" tem como termo referencial o "sistema operacional".

    * A outra vírgula dá o caráter explicativo ao pronome relativo "que"

  • LETRA D

    >>> atenção : driveRs com R é um SOFTWARE

    >>> DRIVE SEM O R É UM HARDWARE

    _______________________________________________________

    Hardware é a parte física do computador, o que é tangível (teclado, mouse, CPU, placa de vídeo, drive de DVD).

    Software é a parte lógica de um sistema. São instruções desenvolvidas para gerenciar o funcionamento do computador, ou seja, são os programas.

    >>> Podemos dividir os softwares em três categorias:

    Software Básico – programa fundamental para colocar o computador em funcionamento. Exemplo: Windows, macOS e Linux.

    Software Utilitário – também conhecido como software de sistema, justamente pela função de apoiar e complementar os trabalhos do sistema operacional (software básico). Ex.: Compactadores de arquivos, antivírus, desfragmentadores de disco, drivers.

    Software Aplicativo - programa desenvolvido com foco no usuário. Visa uma interação mais amigável entre homem e máquina, para que ele tire maior proveito possível do computador como, por exemplo, digitar textos, montar planilhas, ouvir músicas e apresentar eslaides


ID
134002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Um gabarito parcial:

    a. ERRADA: no contexto de sistemas operacionais, um processo pode ser definido com um programa em execução (acho importante frisar isso pois o processo, após finalizado, não é mais um processo).

    b. ? 

    c: CORRETA: é uma abstração de software (é uma técnica de software, que utiliza-se, por vezes, de "auxílios" em hardware - como instruções de processadores próprias para virtualização, ex: AMD-V e Intel VT-x), mas o que deve ficar claro é que ela é construído com código. Apesar de existirem virtualizações com hypervisores rodando diretamente sobre o hardware, acredito que o "frequentemente" não invalida a questão.

    d. ERRADO "... maximizar a quantidade de tempo que um processo espera pelas E/S por disco". Esse escalonador é muito mal/troll, hein? Escalonadores (sejam de processos, como de disco, como de requisições quaisquer) são criados para otimizar o processamento de tarefas (em sentido genérico) segundo algum princípio/critério dado (prioridades, filas, pilhas, etc...).

    Peço desculpas pela falta de referências, mas se alguém puder corrigir/complementar com Tanembaum/Stallings seria de muito bom grado.

  • Só complementando o comentário do Igor.

     

    b) Quando um evento ocorre sincronamente em relação à operação de um processo, significa que ele acontece independentemente do que se passa no processo.  Na verdade, um evento síncrono é o resultado direto da execução de um processo (programa corrente), além disso o resultado da sua execução é previsível. Por outro lado, um evento assíncrono ocorre independentemente da execução de um processo e seus resultados são imprevisíveis.

     

    Fonte: http://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap4so.html


ID
147628
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

NÃO é um componente dos sistemas operacionais:

Alternativas
Comentários
  • No meu fraco modo de entender, essa questão deveria ser anulada, pois shell não é um componente do sistema operacional, mas sim um software básico que funciona como intermediário entre o usuário e a máquina, interpretando os comandos.
  • Por que interface gráfica do usuário seria componente do SO? Sou obrigado a ter um SO gráfico?
  • Quando vi essa questão pensei em BOOTSTRAP como BOOTP (BOOTSTRAP  PROTOCOL), que é um protocolo da camada de Rede. Um dispositivo usa-o ao iniciar para obter um endereço IP.
    Pensei nele como protocolo e não como componente de SO.
  • A pergunta é generalizada, logo... tempos SO com e sem GUI, mas temos. Sobrou a letra A.
    Luciano, meu Guru...rs... te peguei discutindo com a banca....rs...
     

  • Bootstrap: Construído para que seja capaz de carregar um outro programa para permitir a iniciação do sistema operacional.

  • Na maioria dos computadores modernos, quando o computador ativa o disco rígido ele encontra o trecho inicial do sistema operacional, conhecido como bootstrap loader (sistema de inicialização).

    O bootstrap loader é um pequeno programa que tem uma única função. Ele carrega o sistema operacional na memória e permite que ele comece a operar. Em sua forma mais básica, o bootstrap configura os pequenos programas de driver que fazem interface e controlam os vários subsistemas de hardware do computador. Ele configura as partes da memória que contêm o sistema operacional, as informações de usuário e os aplicativos. Ele também estabelece as estruturas de dados responsáveis pelos inúmeros sinais, flags e semáforos que são usados para a comunicação com (e entre) os subsistemas e aplicativos do computador. Então ele entrega o controle do computador ao sistema operacional.


    http://tecnologia.hsw.uol.com.br/sistemas-operacionais4.htm


  • Essa teria que anular. Bootstrap ta certo.

    Mas no Tanembaum fala claramente que o Shell é importante mas não faz parte do SO.

    A GUI também mas ainda daria para dar um desconto porque um SO com GUI é responsável pela GUI também.
  • Temos também o bootstrap para desenvolvimento web:


    http://getbootstrap.com.br/

  • a alternativa falou do bootstrap e nao do bootstrap loader. Bootstrap é em desenvolvimento web, um framework para desnvolvimento de páinas responsivas. O bootrap presente em sistemas operacionais é o bootstrap loader.

    portanto está correta a alternativa A)

  • As Várias Partes de um Sistema Operacional

    Um sistema operacional de um computador que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multiusuário geralmente são:

    1º Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo") - Responde a C.

             -> Aqui o usuário interage com o SO (núcleo) por meio da Interface "CLI" (command-line Interface), que é o SHELL. Responde a D.

    .

    2º Gerenciador de processo

    3º Escalonador (Scheduler, em inglês) - Responde a B.

    4º Gerenciador de arquivo

             -> Aqui é o usuário interagindo com o SO por meio da interace "GUI" (graphical user interface). Windows Explorer, por exemplo. Responde a E.

    .

    Logo a A está de fora. Lembrando que o Bootstrap é um sistema dentro da BIOS e é o primeiro programinha a ser executado qdo o computado é ligado.


ID
224587
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional é construído como uma série de módulos, sendo que cada módulo é responsável por uma função. NÃO é um módulo de um sistema operacional multiusuário:

Alternativas
Comentários
  • Um sistema operacional de um computador que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema  complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multi-usuário geralmente são

    Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo") Gerenciador de processo Escalonador (Scheduler, em inglês) Gerenciador de arquivofonte: http://www.di.ufpb.br/raimundo/SistOper/os01port.htm
  • A mesma questão usada pela FCC, em 2010, para o METRÔ-SP e TRT20 (Q39568) !

ID
235543
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CODENI-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual forma os sistemas operacionais denominam os grupos de dados para que seja possível individualizar grupos diferentes de informações?

Alternativas
Comentários
  • LETRA A
    Pessoal,

    Grupo de dados = Arquivo
    Individualização de grupos de dados de diferentes informações = leia-se => arquivos com diferentes extensões.
  • Achei a redação dessa questão horrível de entender


ID
236938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de fundamentos de sistemas
operacionais.

Um processo em execução possui um identificador que pode ser utilizado para alterar a prioridade de execução do processo pelo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Todo processo possui um identificador unico. No UNIX esse identificador é o PID (Process ID) e para alterar a prioridade de execução pode-se usar o comando NICE, que tem como parâmetro o PID.
  • O comentário acima está certo. Só que se não me engano o comando que usa como parametro o PID é o RENICE.
  • Correto. Um processo pode ter prioridade em relação a outros em sua execução. Quando um processo é gentil, significa que ele "oferece a gentileza" de permitir que um processo com prioridade maior que a sua seja executado antes dele. Os níveis de gentileza, também chamados de nice, são determinados através de números.
    No Linux, quanto mais alto for o valor nice, mais gentil é o processo. Geralmente, o intervalo de números usados no nice são os inteiros entre -20 e 20.

    Embora determinar a prioridade de um processo não seja uma prática comum, afinal, o próprio Linux faz muito bem essa tarefa, isso pode ser necessário em alguma situação. Para isso, utiliza-se um comando que recebe o mesmo nome do conceito: nice. A sintaxe é:

    nice -n prioridade processo

    Por exemplo:

    nice -n -5 ntpd

    No exemplo, o ntpd recebe prioridade -5. Trata-se de uma prioridade alta, afinal, como já dito, quanto menor o número menor sua gentileza.

    Se um determinado processo está em execução, isso acontece com uma prioridade já definida. Para alterar um processo nessa condição, usa-se o comando renice, cuja sintaxe é:

    renice prioridade opção processo/destino



    Observe, na figura, que a coluna NI representa o nice dos processos.

  • Prezados,

    Um processo , seja em execução ou não, possui seu identificador único. Esse identificador pode ser utilizado para, dentre outras coisas , alterar a prioridade de execução desse processo . No linux isso é feito com o comando nice. 

    Portanto a questão está correta.


  • Certo.

    Como bem apontado pelo William.

    Se um determinado processo está em execução, isso acontece com uma prioridade já definida. Para alterar um processo nessa condição, usa-se o comando renice!!!

     

    Com comando 'renice' você pode trocar a prioridade das aplicações. A menos que a aplicação seja iniciada com o comando 'nice' a aplicação vai iniciar com "0". Para trocar esta prioridade, fazendo-a rodar mais rápido, basta trocar o "0" por um número negativo, sendo que -20 é o mais prioritário e o 20 menos.

    O formato é o seguinte:

    /usr/bin/renice <priority> <pids> <program groups> <users>

    http://www.dicas-l.com.br/arquivo/unix_comandos_nice_e_renice.php#.WosIFedv9nI

  • CADA PROCESSO POSSUI UMA IDENTIFICAÇÃO ÚNICA (PID), QUE SERÁ USADA PARA CONTROLE DO SISTEMA OPERACIONAL.

    O PROCESSO EM EXECUÇÃO POSSUI OUTRO IDENTIFICADOR, QUE INDICA A SUA PRIORIDADE DE EXECUÇÃO. E ESTE IDENTIFICADOR PODERÁ SER ATUALIZADO DE ACORDO COM AS DEFINIÇÕES DO SISTEMA OPERACIONAL PARA MAIOR OU MENOR PRIORIDADE.

    FERNANDO NISHIMURA


ID
276595
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São tipos de sistemas operacionais:

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao seu projeto (arquitetura), segundo Tanenbaum (1999):

    • Núcleo monolítico ou monobloco: o núcleo consiste em um único processo executando numa memória protegida (espaço de núcleo) executando as principais funções. Ex.: MAC OS X, OS/2, Windows, Linux, FreeBSD.
    • Micronúcleo ou modelo cliente-servidor: o núcleo consiste de funções mínimas (comunicação e gerenciamento de processos), e outras funções, como sistemas de arquivos e gerenciamento de memória, são executadas no espaço do usuário como serviços; as aplicações (programas) são os clientes. Ex.: GNU Hurd, Mach.
    • Sistema em camadas: funções do núcleo irão executar em camadas distintas, de acordo com seu nível de privilégio. Ex.: Multics.
    • Monitor de máquinas virtuais: fornece uma abstração do hardware para vários sistemas operacionais. Ex.: VM/370, VMware, Xen.

    Quanto ao gerenciamento de processos, pode-se usar a seguinte classificação:

    • Monotarefa: pode-se executar apenas um processo de cada vez Ex.: MS-DOS.
    • Multitarefa: além do próprio SO, vários processos de utilizador (tarefas) estão carregados em memória, sendo que um pode estar ocupando o processador e outros ficam enfileirados, aguardando a sua vez. O compartilhamento de tempo no processador é feito de modo que o usuário tenha a impressão que vários processos estão sendo executados simultaneamente. Cada processo recebe um tempo para ser executado. Ao final desse tempo, outro processo é executado. Essa alternância de processos chama-se concorrência.
    • Multitarefa cooperativa: Executa dois ou mais programas em simultâneo mas o programa que está em primeiro plano tem controlo sobre o processador. Neste caso se este programa falhar bloqueia o computador e tem que ser reiniciado. Exempo de SO: Windows 3.x e versões anteriores ao Mac OS 8.
    • Multitarefa preempetiva: É o processador que controla a execução dos programas, desta forma permite ao sistema operativo recuperar o controlo caso um programa bloqueie. O utilizador perde os trabalhos do programa que falhou mas os restantes programas continuam a trabalhar. Exemplo de SO: Unix; Linux; Windows 95 e superiores; MAC OS 8 e superiores; etc.
    • Elemento de lista com marcas
  • Continuação:

    Ex: OS/2, Windows, Linux, FreeBSD e o Mac OS X. Cabe destacar que processos só podem estar executando simultaneamente caso o sistema seja multiprocessado, já que, em que cada instante de tempo, apenas um processo está em execução em um processador ou núcleo de processamento (core).

    • Multiprocessamento: o SO distribui as tarefas entre dois ou mais processadores. Se os processadores estivem na mesma máquina fisica, o sistema é chamado de Sistema Multiprocessado Fortemente Acoplado. Caso esteja em máquinas diferentes, trata-se de um Sistema Multiprocessado Fracamente Acoplado.

    Quanto à quantidade de usuários que podem utilizar o sistema concorrentemente:

  • Modelos de S.O.:

    ? Sistemas operacionais de computadores de grande porte;
    ? Sistemas operacionais de servidores;
    ? Sistemas operacionais de multiprocessadores;
    ? Sistemas operacionais de computadores pessoais;
    ? Sistemas operacionais de computadores portateis;
    ? Sistemas operacionais embarcados;
    ? Sistemas operacionais de nós sensores (sensor node);
    ? Sistemas operacionais de tempo real;
    ? Sistemas operacionais de cartões inteligentes (smart cards)
  • Os sistemas operacionais podem ser classificados segundo inúmeros critérios, dentre os quais os mais comuns são:
     
    Aplicativos ou números de tarefas
     
    Monotarefa - executa uma tarefa de cada vez
    Multitarefa - processos podem ser executados simultaneamente/concorrentemente
     
    Usuários ou números de usuário
     
    Monousuários – projetados para suportar um único usuário. Exemplos: MS DOS e Windows.
    Multiusuários - projetados para suportar várias sessões de usuários. Exemplos desse sistema são Windows NT e UNIX.
     
    Qtde Processadores
     
    Monoprocessado – Trabalha com 1 processador.
    Multiprocessado - Trabalha com 2 ou mais processadores.

    Multiprogramação versus Monoprogramação
     
    A multiprogramação torna mais eficiente o aproveitamento dos recursos do computador. Isso é conseguido por meio da execução simultânea de vários programas. Em um sistema multiprogramado diversos programas são mantidos na memória ao mesmo tempo. A ideia da multiprogramação é aproveitar o tempo ocioso do processador durante as operações de entrada e saída, ou seja, enquanto o periférico executa o comando enviado, o sistema operacional inicia a execução de outro programa. Isso faz com que exista uma maximização do uso do processador e da memória. Em um ambiente monoprogramado, o processador ficaria parado durante a realização do acesso a um periférico. Multiprogramação depende apenas do sistema operacional.
    Alternativa: B
  • Sistemas com múltiplos processadores não são Sistemas Operacionais. Questão no mínimo questionável quanto a elaboração.

  • Tipos de SO:

    • Monotarefa;

    • Multitarefa. 

    Alternativa B.

  • b-

    monotarefa é executar um programa por vez. A capacidade de multiprogramação permitiu executar programas em time slices. O conceito de job surgiu para possibilitar executar um programa enquanto outro aguardava req. I/O. Com o MS-DOS, o advento de multitarefa veio, e multiprocessamento permitiu executar programas simultaneos. 


ID
319168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos e modos de utilização da informática, julgue os itens a seguir

O erro fatal signal 11, que pode ocorrer durante a instalação do Linux, deve ser resolvido ligando-se o cache da CPU na BIOS.

Alternativas
Comentários
  • Apenas para esclarecer o que é o erro fatal signal 11.

    O erro fatal signal 11 durante a instalação, é provavelmente devido um erro de hardware no barramento de seu sistema. Como outros sistemas operacionais, o Red Hat Enterprise Linux impõe seus próprios requisitos ao hardware de seu sistema. Parte do hardware talvez não consiga atender a estes requisitos, mesmo que funcione corretamente sob outro SO.

    Um erro signal 11, normalmente chamado de falha de segmentação, significa que o programa acessou uma localidade da memória que não tenha sido atribuída. Um erro signal 11 pode ocorrer devido a um erro em um dos programas instalados, ou devido a hardware defeituoso.
  • Eu não sabia o que seria o erro 11 mas a parte final da questão entrega o gabarito.
    A memória cache é uma memória super rápida que está presente nos processadores (CPU). Tal memória é utilizada de forma automática e transparente pelo processador não sendo possível qualquer configuração por parte do usuário final.
  • O fatal error 11:

    not a valid file descriptor at /usr/local/cpanel/Cpanel/DiskUsage.pm line 468
    Carp::croak('not a valid file descriptor') called at /usr/lib/perl5/site_perl/5.6.2/i686-linux/Storable.pm line 74
    Storable::logcroak('not a valid file descriptor') called at /usr/lib/perl5/site_perl/5.6.2/i686-linux/Storable.pm line 251

    Memória cache guarda informação da RAM em um pool.Essa informação está endereçada p/ resumir a parte da RAM que deve ser acessada consoante o processo. Não é manipulada pelo usuário;é usada pelo CPU.
  • Só para complementar, encontrei no site do MIT o "Guia de Instalação do Red Hat Enterprise Linux para Arquitetura POWER da IBM" que diz o seguinte no "Apêndice B: Resolvendo problemas de Instalação do Red Hat Enterprise Linux":

    B.1. Você Não Consegue Inicializar o Red Hat Enterprise Linux
    B.1.1. Seu Sistema Está Exibindo Erros 'Signal 11'?
    Um erro 'signal 11', comumente conhecido como uma falha de segmentação, significa que o programa acessou uma localidade da memória não atribuída.
    ...
    Garanta que você tem as últimas atualizações e imagens da instalação da Red Hat. Revise as erratas online para verificar se há versões mais novas disponíveis. Se as imagens mais recentes ainda falharem, pode ser um problema com seu hardware. Geralmente, estes erros estão na sua memória ou no cache da CPU. Uma possível solução para este erro é desligar o cache da CPU no firmware. Você também pode tentar trocar sua memória nos slots da placa-mãe para verificar se o problema está relacionado ao slot ou à memória.

    Referência: http://web.mit.edu/rhel-doc/4/RH-DOCS/rhel-ig-ppc-multi-pt_br-4/ap-trouble.html

ID
328675
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A administração de sistemas é uma tarefa importante, mas bastante árdua. Os administradores de sistemas lançam mão de ferramentas de administração que automatizam e facilitam seu trabalho. Algumas dessas ferramentas possuem interface Web, ou seja, podem ser usadas a partir de qualquer computador que possua acesso à rede e um browser. Assinale a alternativa que apresenta o nome de uma ferramenta de administração via Web, muito utilizada para administração de sistemas Unix.

Alternativas

ID
332695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

Região crítica é o termo utilizado para denominar a parte do código do programa na qual é realizado o acesso a um recurso compartilhado.

Alternativas
Comentários
  • Região crítica: parte do código onde é feito o acesso ao recurso compartilhado.

    Em programação concorrente, uma região crítica - também conhecida por seção crítica  - é uma área de código de um algoritmo que acede um recurso compartilhado que não pode ser acedido concorrentemente por mais de uma linha de execução. O objetivo é tornar a operação sobre o recurso compartilhado atômica. Uma região crítica geralmente termina num tempo específico, e uma linha de execução ou processo só precisa esperar um tempo específico para entrá-la. Algum mecanismo de sincronização é necessário para implementar a entrada e a saída duma região crítica para assegurar o uso exclusivo, como por exemplo um semáforo.

    O acesso concorrente pode ser evitado ao controlar cuidadosamente quais variáveis são modificadas dentro e fora a região crítica. Uma região crítica é geralmente usada quando um programa multitarefa deve atualizar diversas variáveis relacionadas sem que outra linha de execução faça modificações conflitantes nos dados. Numa situação relacionada, uma região crítica também pode ser usada para assegurar que um recurso compartilhado como uma impressora seja acedido por somente um processo a cada vez.

    A definição da região crítica é importante para a implementação de exclusão mútua, usada para evitar condições de corrida.

  • "Considere um sistema composto por n processos {P0, P1, ..., Pn-1}. Cada processo tem um segmento de código, chamado seção crítica, em que o processo pode estar alterando variáveis comuns, atualizando uma tabelam gravando em um arquivo e assim por diante."

    Silberschatz. Fundamentos de SO. 8º edição, página 122.

  • "A solução mais simples para evitar os problemas de compartilhamento apresentados no item an- terior é impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso simultaneamente. Para isso, enquanto um processo estiver acessando determinado recurso, todos os demais processos que queiram acessá-lo deverão esperar pelo término da utilização do recurso. Essa ideia de ex- clusividade de acesso é chamada exclusão mútua (mutual exclusion).

    A exclusão mútua deve afetar apenas os processos concorrentes somente quando um deles estiver fazendo acesso ao recurso compartilhado. A parte do código do programa onde é feito o acesso ao recurso compartilhado é denominada região crítica (critical region). Se for possível evitar que dois processos entrem em suas regiões críticas ao mesmo tempo, ou seja, se for garantida a execução mutuamente exclusiva das regiões críticas, os problemas decorrentes do compartilha- mento serão evitados."

     (B. 97)

    B., MACHADO, F., MAIA, Paulo. Arquitetura de Sistemas Operacionais, 5ª edição. LTC Editora, 03/2013. VitalBook file.

    A citação fornecida é uma diretriz. Verifique a exatidão de cada citação antes de usar.

  • Para evitar problemas de compartilhamento, temos que achar uma maneira de garantir que os recursos só possam ser acessados por um processo de cada vez, ou seja, quando um processo estiver em uma Região Crítica( parte do programa que leva à condição de corrida), nenhum outro processo poderá entrar nesta mesma região. Em outras palavras, precisamos implementar a Exclusão Mútua de execução.

    http://fubica.lsd.ufcg.edu.br/hp/cursos/so/LabSO/comunicacao.html
  • Gabarito Certo

    Em programação concorrente, uma região crítica - também conhecida por seção crítica (português brasileiro) ou secção crítica (português europeu) - é uma área de código de um algoritmo que acessa um recurso compartilhado que não pode ser acedido concorrentementepor mais de uma linha de execução. O objetivo é tornar a operação sobre o recurso compartilhado atômica. Uma região crítica geralmente termina num tempo específico, e uma linha de execução ou processo só precisa esperar um tempo específico para entrá-la. Algums mecanismos de sincronização são necessários para implementar a entrada e a saída de uma região crítica para assegurar o uso exclusivo, como por exemplo um semáforo.

    O acesso concorrente pode ser evitado ao controlar cuidadosamente quais variáveis são modificadas dentro e fora a região crítica. Uma região crítica é geralmente usada quando um programa multitarefa deve atualizar diversas variáveis relacionadas sem que outra linha de execução faça modificações conflitantes nos dados. Numa situação relacionada, uma região crítica também pode ser usada para assegurar que um recurso compartilhado como uma impressora seja acessado por somente um processo a cada vez.

    A definição da região crítica é importante para a implementação de exclusão mútua, usada para evitar condições de corrida.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
347038
Banca
MOVENS
Órgão
IMEP-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos de sistemas operacionais, julgue os itens como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Um processo é basicamente um programa em execução e, associado a cada processo, está o seu espaço de endereçamento.

II – Quando dois ou mais processos estão interagindo, eles podem entrar em uma situação da qual não consigam sair, ou seja, eles podem entrar em deadlock.

III – Todos os sistemas operacionais permitem que múltiplos programas residam na memória principal ao mesmo tempo. Para mantê-los livres da interferência dos outros programas, há o mecanismo de proteção chamado gerenciamento de memória.

IV – Interrupções detectadas por hardware, como tentar executar uma instrução ilegal ou usar um endereço inválido, são convertidas pelo sistema operacional em sinais para o processo causador.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
348415
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMARH-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre características gerais de sistemas operacionais é correto afirmar que:

Alternativas

ID
392191
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos softwares relacionais com serviços complementares do sistema operacional, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Um software tradutor é utilizado para converter um programa-fonte em código de máquina.
II. Assembler é responsável por traduzir um código-fonte em linguagem de montagem em um programa-objeto não executável.
III. Um software interpretador é um tradutor que traduz cada instrução e a executa imediatamente.
IV. Um linker ou editor de ligação é utilizado para carregar na memória principal um programa para ser executado.

Alternativas
Comentários
  • Linker - responsável por gerar um único programa executável.

    Loader ou carregador - responsável por carregar na MP um programa para ser executado. Transfere o programa da memória secundária para a MP e inicia sua execução.

    GABARITO D

     

  • D) Apenas I, II e III estão corretas.


ID
519466
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos conceitos de multiprogramação e multitarefa podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • multiPROGRAMAÇÃO - PROGRAMA - SOFTWARE - SO

    multiTAREFA - depende de Hardware e Software.

     

    @papirobizurado


ID
645283
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional é uma interface entre a máquina e o usuário que proporciona uma forma amigável de comunicação entre esses. Assinale a alternativa INCORRETA sobre sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.
  • O Sistema Operacional (SO) tem a função de administrar e executar todos os pedidos dos usuários e assegurar que eles não interfiram entre si. Os programas solicitam serviços ao sistema operacional através das chamadas de sistemas. O Kernel (ou núcleo ) de SO é responsável pela implementação dessas chamadas.Nesse kernel encontramos os principais componentes de um SO:
    1. Gerência de Processador (letra E)
    2. Gerência de Memória (letra C)
    3. Gerência de Entrada e Saída (letra A)
    4. e Sistemas de Arquivos (letra E e B)
    Resposta: Letra D
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • A letra D é radicalmente a pior! Não entendi a anulação.


ID
651394
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O termo que designa um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos que não estão interessados em detalhes da implementação do software, mas apenas em usar seus serviços é:

Alternativas
Comentários
  • API é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. A sigla API refere-se ao termo em inglês "Application Programming Interface" que significa em tradução para o português "Interface de Programação de Aplicativos".

    https://canaltech.com.br/software/o-que-e-api/ 


ID
748171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O mecanismo pelo qual programas dos usuários solicitam serviços ao núcleo do sistema operacional é denominado

Alternativas
Comentários
  • Em computação, uma chamada de sistema (system call) é o mecanismo usado pelo programa para requisitar um serviço do sistema operacional, ou mais especificamente, donúcleo do sistema operacional.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Chamada_de_sistema
  • Esses wikipedianos....

    Segue uma referência confiável:
    "A interface entre o sistema operacional e os programas de usuário é definida pelo conjunto de "instruções estendidas" que o sistema operacional proporciona. Essas instruções tradicionalmente foram conhecidas como chamadas de sistema."

    Fonte: Tanembaum, Sistemas Operacionais, 2ª Edição, página 25.
  • Utilizei a definição do Wikipedia exatamente por ser a provável fonte da questão, uma vez que o enunciado é exatamente o mesmo texto. Aproveite e estude um pouco mais de interpretação de texto... ;)

  • Breno Simonetti Portella

    Mais respeito pela Wikepedia aí, se você se dignar a ler as fontes, verá que o artigo em questão tem boas referências.

    Em vez de criticar, seria melhor gastar tempo tornando a Wiki algo melhor e mais confiável, pois quer você goste ou não, ela é a primeira fonte para muitos.


    Já pensou em alterar o artigo da Wiki e apresentar esse sua referência? Olha como o mundo seria melhor se tivéssemos mais pessoas com capacidade de ação do que reclamação.


ID
754486
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos de sistemas operacionais é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • o uso do conceito de sistema .de arquivos faz com que o usuário não tenha que se preocupar com as peculiaridades relacionadas aos dispositivos de Entrada e Saída.


ID
786346
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São funções do núcleo do sistema operacional:

Alternativas

ID
800716
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para um sistema operacional, é correto afirmar que um recurso é:

Alternativas
Comentários
  • O hardware - a unidade central de processamento (CPU, central processing Uttit), a memória e os dispositivos de entrada/saída (I/O, Input/Output) - fornece os recursos básicos de computação.

  • Um dispositivo de hardware ou um trecho de informação


ID
813475
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em sistemas operacionais, é correto afirmar que o throughput representa

Alternativas
Comentários
  • Em redes de comunicação, como Ethernet ou packet radiothroughputthroughput de rede ou simplesmente taxa de transferência é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Throughput

  • GABARITO A


ID
814594
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em sistemas operacionais, o conceito de interpretador é

Alternativas
Comentários
  • Interpretador lê código de linguagem "interpretada". A letra e) deveria estar errada.

  • Pelo que estudei, a letra tá certa. 

  • O software interpretador é um programa de computador que executa instruções escritas em uma linguagem de programação. Por exemplo, as linguagens Basic, Prolog, Python e Java, são frequentemente interpretados. Um interpretador geralmente usa uma das seguintes estratégias para a execução do programa: executar o código fonte diretamente ou traduzir o código fonte em alguma eficiente representação intermediária e depois executar este código

  • Meio confusa!

  • O software interpretador é um programa de computador que executa instruções escritas em uma linguagem de programação. Por exemplo, as linguagens Basic, Prolog, Python e Java, são frequentemente interpretados. Um interpretador geralmente usa uma das seguintes estratégias para a execução do programa: executar o código fonte diretamente ou traduzir o código fonte em alguma eficiente representação intermediária e depois executar este código.

    Para isso, certos tipos de tradutores transformam uma linguagem fonte em uma linguagem simplificada, chamada de código intermediário, que pode ser diretamente “executado” por um programa chamado interpretador. Nós podemos imaginar o código intermediário como uma linguagem de máquina de um computador abstrato projetado para executar o código fonte.


ID
815356
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Hardening possui algumas ações típicas, uma delas é a

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Hardening

    Hardening é um processo de mapeamento das ameaças, mitigação dos riscos e execução das atividades corretivas, com foco na infraestrutura e objetivo principal de torná-la preparada para enfrentar tentativas de ataque.

    Normalmente, o processo inclui remover ou desabilitar nomes ou logins de usuários que não estejam mais em uso, além de serviços desnecessários.

    Outras providências que um processo de hardening pode incluir: limitar o software instalado àquele que se destina à função desejada do sistema; aplicar e manter os patchesatualizados, tanto de sistema operacional quanto de aplicações; revisar e modificar as permissões dos sistemas de arquivos, em especial no que diz respeito a escrita e execução; reforçar a segurança do login, impondo uma política de senhas fortes.

  •  Hardening
     Processo de fortalecimento e tunning de sistemas e recursos de processamento da informação
     Consiste em aplicar medidas preventivas e corretivas, ajuste de serviços e softwares, redução de riscos e fortalecimento da segurança dos sistemas
     Exemplos
     No sistema operacional (ex: Linux, Windows etc)
     Nos sistemas de arquivos
     Em serviços
     Em procedimentos de controle de acesso
     Etc
     Medidas genéricas comuns
     Manter sistemas atualizados e com patchs aplicados
     Mapeamento de ameaças e vulnerabilidades
     Análise/Avaliação e tratamento de riscos relacionados
     Ações preventivas e corretivas
     Reduzir serviços e funções de softwares ao mínimo necessário
     

  • Mapear ameças, mitigar riscos e aplicar correções, não inclue, de forma propriamente dita, realizar configuração de aplicações e criar perfis de usuário.
  • Quando você fica adiando uma atualização do Windows, pois está com preguiça de reiniciar o notebook, provavelmente está mitigando um processo de Hardening que a Microsoft deseja fazer no Sistema Operacional. Além das atualizações envolvendo desempenho e usabilidade, há também, embutido, ações de aumento de segurança e portanto ações que podem ser classificadas como Hardening.


ID
889516
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas eram primordialmente multimodais de multiprogramação. Suportavam processamento em lote, tempo compartilhado e aplicações de tempo real. A computação estava em seus estágios incipientes, favorecida por desenvolvimentos anteriores e continuos da tecnologia de multiprocessadores. A afirmativa anterior, de acordo com os Sistemas Operacionais, se refere à década de

Alternativas
Comentários
  • Aqui http://www.inf.pucrs.br/~zorzo/ii/downloads/historicodoscomputadores.pdf tem um material interessante para contextualizar cada década exposta nas opções. Bons estudos!
  • Primeira geração (1945-1955) – Válvulas

    Segunda geração (1955-1965) – Transistores e Sistemas em lote (batch)

    Terceira geração (1965-1980) – Cis e Multiprogramação

    Quarta geração (1980 – presente momento) – computadores pessoais


ID
959536
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual dos seguintes arquivos mostra as mensagens de erro globais do sistema?

Alternativas
Comentários
  • /var/log/messages >> principal log do sistema, com mensagens do kernel/sistema e mensagens de programas que utilizam o syslog.

    nano /var/log/messages.

    Letra C

     

  • Gabarito: C

    A /var/log/dmesg: mensagens relacionadas aos drivers de dispositivo. O comando dmesg pode ser usado para visualizar mensagens neste arquivo.

    B /var/log/kern.log: armazena logs do Kernel e dados de aviso. Esse registro também é útil para solucionar problemas de kernels personalizados.

    C /var/log/messages: mensagens gerais, bem como informações relacionadas ao sistema. Essencialmente, este registro armazena todos os dados de atividade em todo o sistema global. Observe que a atividade para sistemas baseados em Redhat, como CentOS ou Rhel, é armazenada em mensagens, enquanto o Ubuntu e outros sistemas baseados em Debian são armazenados no Syslog.

    D /var/log/wtmp: histórico de login/logout.

    E /var/log/lastlog: informações sobre os últimos logins para todos os usuários. Este arquivo binário pode ser lido pelo comando lastlog.

    Fonte: https://sempreupdate.com.br/como-funciona-os-logs-no-linux/


ID
969124
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A comunicação do usuário como sistema operacional ocorre de dois modos. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Formas de comunicação do usuário com o SO:

    De forma visual/interativa. Através de mouse, teclado, recebendo as respostas através do monitor ou impressora...

    Através do batch (arquivo em lote, os arquivos com extensão .bat) que é utilziado para automatizar tarefas do SO.

ID
984982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ao longo do tempo, as estratégias de obtenção e armazenamento de dados passaram por diversas alterações,devido ao aumento significativo na produção e no detalhamento de dados. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.


O método heads-up representa uma das técnicas mais simples de captura de dados vetoriais, a partir de dados matriciais, e agrega, aos seus produtos, a melhor qualidade posicional.

Alternativas
Comentários
  • Existem 3 formas de digitalização vetorial:

    - Manual (heads-up)

    - Semi-automática

    - Automática

    Não encontrei informações comparando tais métodos, mas pude observar que cada uma delas possui situações peculiares que interferem na qualidade do produto final.

    O método heads-up, por exemplo, depende da habilidade do técnico responsável. Acredito que não seja possível tachá-lo como o método de melhor qualidade posicional devido à incerteza inerente ao processo.


ID
1076347
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os softwares utilitários auxiliam no funcionamento da máquina e oferecem recursos mais avançados para algumas aplicações empregadas de modo mais rudimentar. Dentre os softwares abaixo, aquele que não representa um software utilitário é o ;

Alternativas
Comentários
  • O programa utilitário contrasta com o programa de aplicação, que permite aos usuários realizar tarefas como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir música, ou navegar na web. Ao invés de prover esse tipo de funcionalidade voltada para o usuário, o programa utilitário normalmente está relacionado ao modo de funcionamento de uma infraestrutura computacional. Devido a esse foco, os utilitários geralmente são mais técnicos do que os programas aplicativos, e por isso costumam ser usados por pessoas com níveis mais avançados de conhecimento sobre computação.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Utilitário

  • Gabarito D

    Firebird é um sistema gerenciador de banco de dados. Roda em Linux, Windows, Mac OS, em grandes sistemas operacionais e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da SourceForge.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1120765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistema operacional é um programa ou conjunto de programas que visa conferir operacionalidade a um computador ou a um sistema computacional qualquer. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens.

No sistema operacional, cabe à camada de drivers de dispositivo gerenciar e manter no computador estruturas de recurso de qualquer hardware, para administrar disputas, conflitos e evitar dead locks.

Alternativas
Comentários
  • Driver de dispositivos administrando disputas, conflitos e DEAD LOCKS???? loucura 

  • Drivers se comunicam com um conjunto de perifericos. quem realiza isso é o kernel do SO

  • os driver dos dispositivos de hardware que são responsáveis em repassar as informações de como o dispositivo funciona para o sistema operacional

  • Gabarito: ERRADO.

    Driver

    Um driver de dispositivo é um conjunto de instruções específicas para tratamento de um dispositivo que depende diretamente do sistema operacional.

    Funciona em duas camadas: comandos lógicos (acessíveis a todos os programas) e comandos físicos (utilizados pelo driver para executar os comandos lógicos solicitados no dispositivo).

    Podem existir drivers genéricos, mas geralmente não são capazes de utilizar todos os recursos fornecidos por um dispositivo. 

    Fonte: https://www.adonaimedrado.pro.br/documentos/Resumao_de_Sistemas_Operacionais.pdf


ID
1120771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistema operacional é um programa ou conjunto de programas que visa conferir operacionalidade a um computador ou a um sistema computacional qualquer. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens.

Um sistema operacional moderno trabalha com o conceito de camadas e fornece estruturas auxiliares para garantir a execução de aplicativos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como correto

    Alguém sabe alguma fonte confiável sobre essa informação? Pensei que seria o sistema monolítico

  • O Sistema Operacional em Camadas é um termo oriundo dos estudos referentes a , que designa os modelos de sistemas operacionais montados sobre uma hierarquia de camadas.

    É organização o sistema operacional em camadas, construídas uma sobre a outra.

  • PEGUEI ESSA DO LUCC. O

    .

    .

    Estrutura dos SO:

    1) Sistema Monolítico: Todo sistema operacional, todas as suas instruções são o núcleo do SO. Todo mundo pode falar com todo mundo dentro do núcleo = paz e amor;

    2) Sistema de Camadas: ainda monolítico, mas com hierarquia de camadas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores;

    3) Sistema Micronúcleo (Microkernel): agora aparece a existência do modo usuário (rotinas que não são tão importantes);

    4) Modelo Cliente-Servidor: uma forma de especialização dos Micronúcleos;

    5) Sistema Exonúcleo (Verticalmente Estruturados): uma variação do Micronúcleo. Conceito embrionário de VMs.

    .

    Sistemas Operacionais, Tanenbaum, 3ª edição.


ID
1122025
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quando um computador é multiprogramado, ele muitas vezes tem múltiplos processos ou threads que competem pela CPU ao mesmo tempo. Essa situação ocorre sempre que dois ou mais processos estão simultaneamente no estado pronto. Se uma CPU se encontrar disponível, deverá ser feita uma escolha de qual processo executará em seguida. A parte do sistema operacional que faz essa escolha é chamada

Alternativas
Comentários
  • se chama escalonador

  • É o escalonador de processos.


    três tipos de escalonadores de processos:


    - long-term scheduler (job scheduler / escalonador de longo prazo): seleciona um processo (do pool de processos) para ser carregado na memória; controla o número de processos carregados em memória (grau de multiprogramação).

    - short-term scheduler (escalonador de curto prazo / CPU scheduler / escalonador de CPU): responsável pela escolha do próximo processo pronto para executar (já carregado na memória).

    - medium-term scheduler (escalonador de médio prazo): quando houver a necessidade da retirada de um processo da memória, através de swapping (retirada do processo da memória e seu respectivo armazenamento em disco, para futura recuperação).


    Fonte: Operating System Concepts, Silberschatz, Galvin,Gagne, 9ª edição, capítulos 3 e 6.

  • d-

    Para exercer a propriedade de escalabilidade, o SO escalona os processos em execução.

     

    Escalonamento esta tb nos sistemas de tempo real, onde o tempo é crítico: aviões, eqiupamento hospitalar, abs etc

     

    critérios de escalonamento:

     

    Utilização de CPU, mante-la ocupada;

     

    throughput - processos por unidade de tempo;

    turnaround - tempo inicio ao fim do processo;

    tempo de resposta: entre ready & running;

    tempo de espera: no estado pronto.

     

    Algoritmos de escalonamento sao responsáveis por essa tarefa, com o SO os combinando para otimizar escalonamento. 


ID
1132591
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São componentes internos ao Sistema Operacional, os princípios de

Alternativas
Comentários
  •  

    Outras partes extras chamados componentes ou dispositivos periféricos incluem o mouse, impressoras, modems, scanners, câmeras, etc. Para que todos esses componentes sejam usados apropriadamente dentro de um computador, é necessário que a funcionalidade de cada um dos componentes seja traduzida para algo prático.

    Gabarito(D)

    Fonte palpitedigital

  • só não fui na D pelo "sistema de segurança"


ID
1193431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo  a sistemas operacionais.

Gerenciar os recursos disponíveis do computador não é uma função do sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Porquanto, tal afirmação é uma função do S.O.

    Um sistema operacional é um conjunto de rotinas e serviços executado pelo computador que tem como objetivo facilitar o uso do computador pelo usuário e gerenciar e controlar o uso dos recursos do computador.

    O sistema operacional funciona como uma interface entre o usuário e o computador, tornando o uso do computador mais simples, eficiente e seguro.

    Para isso o computador controla o funcionamento do computador através do gerenciamento dos diversos recursos do computador tais como memória, processador, dispositivos de entrada e saída, etc.

  • Principais funcionalidades implementadas por um sistema operacional típico são:

    - Gerência do processador

    - Gerência de memória 

    - Gerência de dispositivos 

    - Gerência de arquivos

    - Gerência de proteção 

    Além dessas funcionalidades básicas oferecidas pela maioria dos sistemas operacionais, várias outras vêm se agregar aos sistemas modernos, para cobrir aspectos complementares, como a interface gráfica, suporte de rede, fluxos multimídia, gerência de energia, etc.

    As funcionalidades do sistema operacional geralmente são interdependentes: por exemplo, a gerência do processador depende de aspectos da gerência de memória, assim como a gerência de memória depende da gerência de dispositivos e da gerência de proteção. 

    _______

    fonte: Sistemas Operacionais: Conceitos e Mecanismos

    Carlos Alberto Maziero, 2013-2017


ID
1204765
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

É a unidade que armazena a posição de memória que contém a instrução que o computador está executando em um determinado momento. Ela informa à ULA qual operação a executar, buscando a informação (da memória) que a ULA precisa para executá-la.

O texto se refere à

Alternativas
Comentários
  • CTRL + c, CTRL + v  http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-proc.htm

    Como entender essa banca??



  • Contador de programa
     é um regi

    strador de uma Unidade Central de Processamento que indica qual é a posição atual na sequência de execução de um computador. 

    Def 2:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_controle
    Inicialmente, a UC de controle fornece o endereço de memória de onde deve retirar um byte ou mais, conhecido como chunk, esse chunk pode conter um código de operação-opcode, ou um operando também conhecido como dado. Lembre-se, na primeira posição de memória deve sempre ser gravado um opcode, pois só o opcode pode informar para a UC qual ação deve ser tomada depois. Além de controlar a posição de memória que contém a instrução corrente que o computador está executando a UC, ao decodificar o opcode, informa à ULA qual operação a executar: soma ou subtração nos processadores de 8 bits. Nos processadores de 16 bits podem ser efectuadas as instruções de soma,subtraçãodivisão e multiplicação.


    Fiquei na duvida entre esses dois, se alguem puder me explicar a diferenca, agradeco. 

  • É uma clássica questão "inerrável". Por eliminatória se resolve:

    • a) ISA é barramento
    • b) UCP é o próprio processador
    • c) ALU é a ULA
    • d) UC é a única alternativa que sobra.
    • e) PCI é barramento.
    "A unidade de controle é a parte do processador responsável pela busca das instruções na memória principal e pela determinação do tipo de cada instrução" (TANENBAUM)

  • A UCP é formada pela unidade lógico aritmética (ULA), unidade de controle (UC) e registradores de propósito geral como o registrador de instrução (IR), o qual armazena a instrução em execução.


    http://algol.dcc.ufla.br/~monserrat/icc/Capitulo2.html

    https://en.wikipedia.org/wiki/Instruction_cycle

  • Unidades de controle (UC): gerencia as atividades de todos os componentes do computador como gravação de dados em disco ou a busca de instruções na memória. É o dispositivo mais complexo da UCP.

    Alternativa: D


ID
1209310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de serviços e às práticas adequadas a esse tipo de gerenciamento, julgue os próximos itens.

A alteração da versão de um sistema operacional deve ser analisada pela gerência de releases, visto que esta é área responsável por verificar se métodos e procedimentos padronizados estão sendo utilizados.

Alternativas
Comentários
  • essa gerência de releases está no ITIL?

  • No processo Gerenciamento de Liberação e Implantação no estágio de Transição de Serviços, temos dois tipos de releases:

    1. Release Unit (Liberação de Unidade): Lembre-se como se fosse uma atualização solitária do Windows.
    2. Release Package: Um conjunto de release units - Imagine como se fosse um Service Pack do Windows com várias atualizações.
  • Releases = Liberação!!!!!! Ah cespe!

  • Sei lá, não concondei muito com a resposta.  Na minha opinião o processo Planejamento e Suporte da Transição (da fase de Transição) tem mais a ver com essa padronização.


    Busquei mais sobre o assunto, vejam só o que diz o guia oficial do ITIL v3 sobre os objetvos do processo Planejamento e Suporte da transição:


    "Ensure that all parties adopt the common framework of standard re-usable processes and supporting systems in order to improve the effectiveness and efficiency of the integrated planning and coordination activities." (Guia Oficial ITIL v3, Service transition)


    OBS: Pelo visto o CESPE cobrou ITIL v2, onde existia um processo chamado Release Management (https://pt.wikipedia.org/wiki/Information_Technology_Infrastructure_Library)


ID
1211371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de administração de sistema operacional z/OS, julgue o item que se segue.

Se, no z/OS, um operador precisar configurar arquivos de dados para registros sequenciais e fixos para que sejam acessíveis diretamente aos dispositivos do sistema operacional bem como aos aplicativos, ele deve criar e configurar os arquivos VTAM (virtual telecommunications access method) e compartilhá-los para acesso externo.

Alternativas
Comentários
  • Na terminologia da IBM, o VTAM é um software de  permite aos programas aplicativos ler e gravar dados de e para dispositivos externos.

    O Método de acesso a telecomunicações virtuais ( VTAM ) é o subsistema IBM que implementa o Systems Network Architecture (SNA) para ambientes de mainframe . O VTAM fornece uma interface de programação de aplicativos (API) para aplicativos de comunicação e controla equipamentos de comunicação, como adaptadores e controladores. Na terminologia moderna, o VTAM fornece uma pilha de comunicação e drivers de dispositivo.


ID
1216921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere aos sistemas operacionais modernos, julgue os itens a seguir.

A visão top-down de um sistema operacional é definida, na perspectiva do usuário, como uma abstração de hardware.

Alternativas
Comentários
  • Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

     

    pela perspectiva do usuário ou programador (visão top-down): é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware); ou

     

    numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados

     

    [FONTE: https://sites.google.com/site/profsuzano/sistemas-operacionais]

  • Visão top-down: o sistema operacional age como uma espécie de “camada” que fica entre o hardware e o usuário, possibilitando a ele formas mais amigáveis de interagir com o computador, como por exemplo os sistemas de janelas vistos em todos os sistemas operacionais modernos.

    Bottom-up: o sistema operacional faz todo o gerenciamento de hardware do computador, como o controle da alocação de memória utilizada pelos softwares do usuário, o controle dos dispositivos de entrada e saída de dados (mouse, teclado, impressoras…) e o gerenciamento do hd.

  • abstração significado dicionário = o resultado dessa operação.

    A visão top-down de um sistema operacional é definida, na perspectiva do usuário, como uma abstração de hardware.

    ou seja:

    A visão top-down de um sistema operacional é definida, na perspectiva do usuário, como um o resultado da operação do de hardware.

    .

    .


ID
1216924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere aos sistemas operacionais modernos, julgue os itens a seguir.

A interface textual, uma das diversas interfaces de uso providas por sistemas operacionais, pertence ao conjunto de interfaces de uso com base em texto, porém emprega recursos adicionais de menus, janelas e botões.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:Correto

    interfaces possíveis: terminal/linha de comando, textual, gráfica e voz


ID
1264471
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas referentes às funções básicas dos sistemas operacionais e classifique-as com V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Compartilhar recursos de forma organizada e protegida.
( ) Substituir o uso da memória principal pelo processador.
( ) Facilitar acesso aos recursos do sistema.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim as respostas estão todas trocadas. Gabarito deveria ser C

  • Arquitetura de Sistemas Operacionais 3a Edição

    Francis Berenger Machado Luiz Paulo Maia 


    Capítulo 1 – Visão Geral 


    1. Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. As duas principais funções são “facilidade de acesso aos recursos do sistema” e “compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida”. 

  • Alessanderson,

     

    Não sei se quando você fez essa questão estava com outro gabarito. De qualquer forma, gabarito: C.


ID
1267411
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPSEMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Região crítica é um conceito fundamental em sistemas operacionais.

Sobre o controle de acesso à uma região crítica, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    Condição de corrida é a situação em que processos querem acessar uma área de memória compartilhada ao mesmo tempo. Isso pode ocorrer, realmente, e justamente por isso existe esse mecanismo de controle.

     

    Condições para que processos paralelos utilizem recursos compartilhados:

     

    Dois processos nunca podem estar simultaneamente em suas regiões críticas.

    Nada pode ser afirmado sobre a velocidade ou sobre o número de CPUs.

    Nenhum processo executando fora de sua região crítica pode bloquear outros processos.

    Nenhum processo deve esperar eternamente para entrar em sua região crítica.

  • Os semáforos são exemplos de mecanismos de controle das regiões críticas, impedindo processos diferentes acessarem ao mesmo tempo um recurso compartilhado.

  • Em programação concorrente, uma região crítica é uma área de código de um algoritmo que acessa um recurso compartilhado que não pode ser acedido concorrentemente por mais de uma linha de execução. Alguns mecanismos de sincronização (como por exemplo um semáforo) são necessários para implementar a entrada e a saída de uma região crítica para assegurar o uso exclusivo de um recurso.


ID
1295851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas operacionais atuais suportam um recurso conhecido por Plug and Play, que instala e configura dispositivos de hardware de forma rápida, por meio da detecção automática, inclusive impressoras.

Basicamente, esse recurso foi implementado com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Os computadores 'antigos' usavam uma interrupção para cada hardware, e com a adição de muitos periféricos, algumas destas interrupções precisavam ser compartilhadas, o que exigia configuração manual e era um problema para os computadores em geral. Com o PnP, a interrupção disponível é associada ao novo equipamento, sem prejuízo dos demais.

  • Os conflitos que eram gerados estão diretamente relacionados ao vetor de Interrupções do processador. Se dois periféricos usassem a mesma interrupção, haveria conflito. No Plug and Play, o dispositivo ira utilizar a interrupção que estiver DISPONÍVEL, para evitar conflitos.


ID
1308445
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional (SO) de um computador, que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Um dos módulos típicos em um grande SO multiusuário é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Kernel, ou núcleo do sistema operacional. E também terá GUI (Graphics User Interface), a interface gráfica do usuário, para tornar o acesso ao núcleo amigável.

  • Em computação, o núcleo ou kernel é o componente central do sistema operacional da maioria dos computadores; ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. As responsabilidades do núcleo incluem gerenciar os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software).

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_(sistema_operacional) 


ID
1484953
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para garantir a execução apropriada do Sistema Operacional (SO), há pelo menos duas modalidades de execução. No momento da inicialização do SO, o hardware começa a operar na modalidade ..I.... . O SO é carregado e dá início às aplicações das pessoas que utilizam o computador na modalidade ..II.... .

As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas com:

Alternativas
Comentários
  • Para garantir a execução apropriada do Sistema Operacional (SO), há pelo menos duas modalidades de execução. No momento da inicialização do SO, o hardware começa a operar na modalidade de kernel. O SO é carregado e dá início às aplicações das pessoas que utilizam o computador na modalidade de usuário

  • O S.O. é constituído basicamente por duas camadas:

    O Shell (ou interpretador de comandos) usuário interage com o SO

    Kernel (ou núcleo) gerencia usuários a processos

     

    Se tiver errado, não hesitem em corrigir.

    ------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais respostas/vídeos explicados pelos professores, melhor será para todos.

    ------


ID
1552480
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No compartilhamento de arquivos e impressoras é tradicional, nos Sistemas Operacionais da Microsoft, a utilização do seguinte protocolo:

Alternativas
Comentários
  • O protocolo SMB (Server Message Block) embora tenha outras funções associadas a ele, primordialmente tem como funcionalidade o de compartilhamento de arquivos, mas é possível também o compartilhamento de impressoras e definir níveis de segurança e autenticação. Por ser muito usado nos sistemas operacionais da Microsoft a versão do SMB, denominado SMB/CIFS, é um protocolo muito comum em diversos tipos de máquinas e sistemas para o compartilhamento de arquivo

    GABARITO D

  • SMB/CIFS é o "coringão" da Microsoft. Sistema de arquivos, impressoras.
    https://www.samba.org/cifs/docs/what-is-smb.html

  • a) ITU-T = A ITU é o setor de normatização de telecomunicações ;

    b) TLS/SSL = Está presente na camada apresentação do modelo OSI e tem como objetivo criptografar as mensagens transportadas;

    c) RIPv2 é um protocolo de roteamento;

    d) nosso gabarito;

    e) IPv6 é um protocolo usado para a comutação de pacotes em redes.


ID
1613227
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas operacionais possuem várias funções para permitir o funcionamento do sistema computacional. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO é função do sistema operacional:

Alternativas
Comentários
  • Realizar bloqueio de vírus no sistema: É uma função do antivírus, ou seja, um software complementar.


ID
1624825
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Sistema operacional de um computador tem como um dos seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • maquina extendida e gerenciador de recurso


ID
1642723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional é formado por memória principal, discos, teclado e diversos outros dispositivos. Considerando esse assunto, julgue o seguinte item.


Os estados de dormência e hibernação em dispositivos para economizar energia são gerenciados pelo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

     

    É isso mesmo, para economizar energia, o Windows possui o modo de hibernação e suspensão após certo tempo de inatividade do sistema. Essas funções são gerenciadas pelo sistema operacional.

  • O Gerenciamento TEM que ser feito pelo SO pois, o Processador não gerencia nada.

  • A FONTE DE ALIMENTAÇÃO, OS DISCOS DE ARMAZENAMENTOS, AS PLACAS DE REDE E OS MONITORES DE VÍDEO POSSUEM RECURSOS QUE PERMITEM A ECONOMIA DE ENERGIA. ESTES RECURSOS SÃO GERENCIADOS PELO SISTEMA OPERACIONAL.

    FERNANDO NISHIMURA


ID
1642726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional é formado por memória principal, discos, teclado e diversos outros dispositivos. Considerando esse assunto, julgue o seguinte item.


Em acesso como usuário de uma máquina, com permissões, um indivíduo conseguirá instalar ou programar um gerenciador de emails, mas não escrever um programa que interrompa ou manipule o relógio do sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Acesso como usuário permite escrita na pasta Arquivos de Programas? 

  • Certo.

     

    Questão horrorosa e bem maldosa.

    Pensando com a cabeça do maluco q formulou essa questão...qdo ele diz "relógio", ele só pode estar fazendo uma tradução literal e se referindo ao "clock" do kernel e, de fato, isso não seria possível.

    Apenas o modo Kernel possui acesso direto ao Hardware.

    O usuário NUNCA terá acesso direto ao HW, mas sempre por meio de "System calls".

    @Feijão Preto, aprenda a pensar com a cabeça do examinador, meu querido. Se tu ficar aí discutindo e batendo de frente com ele, vai se lascar... kkkkkkk

  • @Lucc O. 

    Queria saber de onde vocês tiram essas "SACADAS" de "O QUE O EXAMINADOR QUIS DIZER"...

    RELÓGIO DO SISTEMA OPERACIONAL é sinônimo de CLOCK DE PROCESSADOR? Onde está escrito isso?

    Pra quem quiser ver mais infelicidades de questões como essa, é só pegar o restante dessa prova... Um show de horrores!

  • @Feijão Preto, acho que vc faltou a aula nesse dia... mas vou te ajudar... :)

    Continuo na área, meu amigo... e "tira o feijão do dente"... hahahahahahah

     

    "Clock ou relógio é o dispositivo gerador de pulsos cuja duração é chamada de ciclo.

    A unidade de medida usual para a freqüência dos relógios de CPU é o Hertz (Hz), que significa 1 ciclo por segundo."

    https://www.ibytes.com.br/clock-o-dispositivo-gerador-de-pulsos-cuja-duracao-e-chamada-de-ciclo/

  • @Lucc O., sério que tu não entendeu o que eu perguntei?

    Não tenho dúvidas quanto à definição de clock de hardware... Vou Colar aqui pra ver se dessa vez você entende!

    "RELÓGIO DO SISTEMA OPERACIONAL é sinônimo de CLOCK DE PROCESSADOR? Onde está escrito isso?"

     

    Se for pra sanar minha dúvida, faça com literatura, por favor. O que o professor ,dessa aula que você acha que faltei, fala, não é parâmetro...

     

    Abraço do Cloud9

     

  • Ahhhhh, agora vc quer a questão mastigadinha??? Tá bom... vai esperando, viu?! :D

     

  • ta rolando fight aqui. rsss

  • Em acesso como usuário de uma máquina, com permissões, um indivíduo conseguirá instalar ou programar um gerenciador de emails, mas não escrever um programa que interrompa ou manipule o relógio do sistema operacional.

    CERTO, NÃO há como O USUÁRIO INTERROMPER ou MANIPULAR o relógio do S.O, uma vez que ele faz parte do NÚCLEO do S.O

    Núcleo (kernel ou supervisor)

    - Modo que há acesso completo ao hardware.

    - Executa qualquer instrução.

    - Sistema Operacional.

    Usuário

    - Apenas um subconjunto de instruções da máquina está disponível.

    - Outros softwares (Ex: aplicativos).

  • https://youtu.be/Vx9YvF73oJ0?t=8


ID
1642729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional é formado por memória principal, discos, teclado e diversos outros dispositivos. Considerando esse assunto, julgue o seguinte item.


Não é necessário que um sistema operacional tenha previamente muitas informações do hardware em que será instalado, uma vez que o próprio hardware fornece todas as suas características ao sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • No momento da instalação, por exemplo, é preciso fornecer informações sobre o processador se é 64 ou 32bits, tipo de partição, espaço em disco, etc.

  • De fato, não é necessário que um sistema operacional tenha previamente muitas informações do hardware em que será instalado.

     

    O erro está em dizer que o próprio hardware fornece todas as suas características ao sistema operacional. Os DRIVERS dos dispositivos de hardware que são os responsáveis em repassar a informação de como o dispositivo "funciona" para o sistema operacional. 

    Uma característica dos S.O. atuais, é que há uma busca automática e reconhecimento desses hardwares durante a configuração do novo sistema operativo, mas ainda assim é necessário a instalação correta dos drivers compatíveis. (Alfacon)

     

    Exemplo: Basta lembrar quando você vai instalar um nova impressora. Vem aquele CD para você instalar o DRIVER da impressora. A impressora sozinha ligada pelo USB não permite que o sistema operacional entende como ela funciona.

    @prof.lucasmicas

  • Driver - componente lógico, atua como controlador, transmitindo e interpretando dados entre o sistema operacional e um hardware.

  • Sem muito textão:

    Não é necessário que um sistema operacional tenha previamente muitas informações do hardware em que será instalado, uma vez que o próprio hardware fornece todas as suas características ao sistema operacional.

    O que fornece aos sistema operacional as características do hardware é um software chamado "Driver".


ID
1732828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à tecnologia Middleware, julgue o item subsequente.

Chamada remota de procedimento é uma forma de implementação de funções embutidas em dispositivos remotos, a exemplo da tecnologia de acesso às redes de longa distância.


Alternativas
Comentários
  • Chamada remota de procedimento (RPC, acrônimo de Remote Procedure Call) é uma tecnologia de comunicação entre processos que permite a um programa de computador chamar um procedimento em outro espaço de endereçamento (geralmente em outro computador, conectado por uma rede). O programador não se preocupa com detalhes de implementação dessa interação remota: do ponto de vista do código, a chamada se assemelha a chamadas de procedimentos locais.

    RPC é uma tecnologia popular para a implementação do modelo cliente-servidor de computação distribuída. Uma chamada de procedimento remoto é iniciada pelo cliente enviando uma mensagem para um servidor remoto para executar um procedimento específico. Uma resposta é retornada ao cliente. Uma diferença importante entre chamadas de procedimento remotas e chamadas de procedimento locais é que, no primeiro caso, a chamada pode falhar por problemas da rede. Nesse caso, não há nem mesmo garantia de que o procedimento foi invocado.

  • O que é Middleware?

    Do ponto de vista etimológico, middle em inglês significa meio e o sufixo ware é usado para denotar conjunto ou para transformar a palavra na forma coletiva. Desta forma, em uma tradução simplificada, middleware denota as tecnologias intermediárias. Intermediárias entre o que? Intermediárias entre quem?

    O temo Middleware é usado para agrupar todas as tecnologias em software que estão entre a aplicação final e os fornecedores de dados para esta aplicação final. Assim, uma solução de Middleware fica entre a aplicação que o usuário enxerga e as fontes de informações. A solução de Middleware intermedia a interação entre a aplicação final e as fontes de informações.

    Estas fontes de informações podem ou não estar na mesma máquina do servidor de aplicações nem podendo inclusive, estar fora do ambiente físico desta máquina. Além disso, as fontes de informações podem estar em plataformas diferentes com sistemas operacionais diferentes.

    Exemplos de Middleware

    Entre tantos, são exemplos de Middleware os grupos de tecnologias abaixo:

    • Servidores de Aplicação Java EE
    • Business intelligence
    • BPM (Business process management)
    • Enterprise Serial Bus
    • Mensageria
    • BAM (Business activity monitoring)
    • Monitoramento de IT
    https://www.4linux.com.br/o-que-e-middleware

  • NAO NECESSARIAMENTE ESTARÁ embutidas em dispositivos remotos


ID
1753543
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Conhecedor dos sistemas operacionais e seus princípios, o técnico Augusto afirma que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    a) Recurso preemptível pode ser retirado.

    c) Recurso não preemptível não pode ser retirado.

    d) e e) Deadlock pode ocorrer em mainframes e PCs.

  • esse "sem nenhum prejuizo" que me deixou na duvida, mas acertei =)

     

  • Letra B.

    Jubileu Silva, apenas para exemplificar uma situação onde a preempção seria prejudicial.

    Por exemplo, se há dois processos sendo impressos, necessariamente cada processo de impressão deve ser executado até o final. Vamos imaginar que ocorra preempção entre eles, concorda que o documento impresso seria: um pedaço da primeira impressão juntamente com o pedaço da segunda impressão e isso geraria, de fato, um prejuízo.

    A preempção normalmente acontece em processos de maior prioridade ou qdo o tempo de uso do processador (timeslice/quantum) é encerrado.

  • Neste caso, o sistema operacional pode, de forma PREEMPTIVA, retirar o uso da memória por parte de um processo e ceder a outro, sem que haja prejuízo.

    RESPOSTA CERTA: B

  • ===Letra A ===

    recurso preemptível é aquele que não pode ser retirado do atual processo proprietário sem que o computador apresente falha. Gravador de CD é exemplo de recurso preemptível. (ERRADO)

    Preempção: é a possibilidade do SO pegar um processo que está em execução, tirar ele de execução e colocar outro processo.

    ===Letra B ===

    recurso preemptível é aquele que pode ser retirado do processo proprietário sem nenhum prejuízo. A memória é um exemplo de recurso preemptível. (CERTO)

    ===Letra C ===

    recurso não preemptível é aquele que pode ser retirado do atual processo proprietário sem que o computador apresente falha. A memória e o gravador de CD são exemplos de recursos não preemptíveis. (ERRADO)

    Não preempção: um recurso não pode ser liberado de um processo só porque outros processos desejam o mesmo recurso;

    ===Letra D ===

    um conjunto de processos estará em situação de deadlock se todo processo pertencente ao conjunto estiver esperando por um evento que somente outro processo desse mesmo conjunto poderá fazer acontecer, desde que os processos não estejam sendo executados em um mainframe, pois neste não ocorre o deadlock. (ERRADO)

    Deadlock pode ocorrer em qualquer equipamento que ocorram simultaneamente as seguintes condições: Exclusão mútua, Espera por recurso (Posse e espera), Não preempção e Espera circular

    ===Letra E ===

    um conjunto de processos estará em situação de deadlock se todo processo pertencente ao conjunto estiver esperando por um evento que somente outro processo desse mesmo conjunto poderá fazer acontecer, desde que os processos não estejam sendo executados em um PC, pois neste não ocorre o deadlock. (ERRADO)

    Deadlock pode ocorrer em qualquer equipamento que ocorram simultaneamente as seguintes condições: Exclusão mútua, Espera por recurso (Posse e espera), Não preempção e Espera circular


ID
1757989
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente exemplos de sistemas operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Android é um SO

    HP-UX é um SO

    Windows - não preciso comentar!

  • KDE é uma interface gráfica utilizada em vertentes do S.O. GNU Linux (Kurumin, Kubuntu, etc.), assim como a GNOME(Ubuntu,etc.).

  • Gab. D 

    O HP-UX é um sistema operacional UNIX altamente integrado, construído com base na resiliência sempre em operação dos servidores  HPE Integrity para oferecer um ambiente dinâmico, seguro e unificado. (fonte: https://www.hpe.com/br/pt/servers/hp-ux.html);

    Windows - SO - Microsoft;

    Android - SO - Google.


ID
1760053
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional é constituído de alguns subsistemas. Quando um usuário do sistema operacional deseja executar um comando, ele interage com o subsistema denominado 

Alternativas
Comentários
  • shell, terminal ??

    Achei a questão mal elaborada. :|, mais alguém ?

  • Shell, de maneira genérica, é um programa que intermedeia o contato entre o usuário e o computador. É a interface entre o usuário e o sistema operacional (kernel).

    fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Shell_(computação)

  • GABARITO: A

     

     

    o shell do linux mais conhecido é o bash (interpretador de comandos)

     

  • The shell is the program which actually processes commands and returns output. Most shells also manage foreground and background processes, command history and command line editing. These features (and many more) are standard in bash, the most common shell in modern linux systems.

    A terminal refers to a wrapper program which runs a shell. Decades ago, this was a physical device consisting of little more than a monitor and keyboard. As unix/linux systems added better multiprocessing and windowing systems, this terminal concept was abstracted into software. Now you have programs such as Gnome Terminal which launches a window in a Gnome windowing environment which will run a shell into which you can enter commands.

    The console is a special sort of terminal. Historically, the console was a single keyboard and monitor plugged into a dedicated serial console port on a computer used for direct communication at a low level with the operating system. Modern linux systems provide virtual consoles. These are accessed through key combinations (e.g. Alt+F1 or Ctrl+Alt+F1; the function key numbers different consoles) which are handled at low levels of the linux operating system -- this means that there is no special service which needs to be installed and configured to run. Interacting with the console is also done using a shell program.

  • Resposta: A

    O S.O. é constituído basicamente por duas camadas:

    O Shell (ou interpretador de comandos) usuário interage com o SO

    Kernel (ou núcleo) gerencia usuários a processos

    Se tiver errado, não hesitem em corrigir.

    ------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais respostas/vídeos explicados pelos professores, melhor será para todos.

    ------


ID
1780249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito dos conceitos de sistema operacional.

Um mecanismo de prioridade dinâmica cuidadosamente projetado resulta em um sistema mais responsivo do que um mecanismo de prioridade estática.

Alternativas
Comentários
  • A medida que os processos forem sendo requisitados ele se torna mais elástico, diminuindo e aumentando a demanda por recursos de acordo com a necessidade, o que sim, torna mais responsivo. Só lembrar de responsividades de páginas web, se moldando de acordo com o tamanho das telas.

  • RESPONSIVO = FLEXÍVEL, logo pensamos em algo que se adapta facilmente, que é o mecanismo DINÂMICO.


ID
1785055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a administração, análise de desempenho e tunning de sistemas de aplicativos.

O levantamento de inventário de aplicativos utilizados em sistemas pode ser feito de maneira automatizada com o auxílio de ferramentas computacionais. Com esse procedimento busca-se identificar os aplicativos mais utilizados e é possível determinar-se a compatibilidade deste softwares com as atualizações de sistemas operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Cadê o pessoal da PCDF?

  • Assistindo vídeo aula...kkkk

  • Quase tudo pode ser feito em informática, por isso marquei a questão como certa. Pouquíssimas coisas não podem ser feitas...

  • "pode ser feito" "é possível" indicam que a questão é verdadeira!

    O levantamento de inventário de aplicativos utilizados em sistemas pode ser feito de maneira automatizada com o auxílio de ferramentas computacionais. Com esse procedimento busca-se identificar os aplicativos mais utilizados e é possível determinar-se a compatibilidade deste softwares com as atualizações de sistemas operacionais.


ID
1815028
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um sistema computacional moderno, sistema operacional é um 

Alternativas
Comentários
  • O sistema operacional fica em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e não na "BIOS"


ID
1815691
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando as funções básicas de um sistema operacional, analise as afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Servem de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional.
( ) São importantes apenas em sistemas multiusuários.
( ) Controlam o uso concorrente de recursos compartilhados do sistema computacional.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    São importantes em praticamente todos os tipos de sistema, não apenas em sistemas multiusuários.


ID
1828492
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre as atribuições de um sistema operacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Gerenciar o uso da memória RAM.
( ) Interagir diretamente com o usuário.
( ) Controlar os processos em execução.
( ) Validar a senha do usuário na Internet.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Que questão hein!

    O SO é um sistema complexo demais!

    Segue a definição segundo Maia:

    o SO é formado por um conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários e às suas aplicações. Esse conjunto de rotinas é denominado núcleo do sistema.

    O SO possui inúmeras funções duas delas são descritas abaixo:

    ·  Facilidade de acesso aos recursos do sistema;

    ·  Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida.



  • Sobre a segunda assertiva: o SO NÃO interage diretamente com o usuário, mas através dos aplicativos utilitários e aplicativos usuários, estes por sua vez interagem com os recursos de hardware através de interfaces denominadas chamadas de sistema ou system calls ou ainda syscalls.

     

    Fonte: http://wiki.inf.ufpr.br/maziero/lib/exe/fetch.php?media=so:so-livro.pdf

  • Por exclusão se mata a questão sem problemas.

    O usuário interage DIRETAMENTE com o SO usando softwares utilitários. 


ID
1862686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas operacionais

Alternativas
Comentários
  • É dificil definir um Sistema Operacional (S.O), alem de dier que é o software que executa em modo núcleo, e mesmo isto nem sempre é verdade.Usando uma abstração um sistema operacional, por mais complexo que possa parecer, é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usuários.

    Sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização compartilhamento dos seusdiversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.

    Simplificando ainda mais pode-se dizer que a  diferença entre um sistema operacional e aplicações convencionais (programas do usuario) ex: editor d texto,  browser etc , é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Podemos dizer que um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com início, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função d eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento ..

  • Programas Aplicativos rodam em cima do Sistema Operacional.

     

  • Coloquem o gabarito! Várias são as quetões que os colegas respondem muito bem, porém facilitaria por a alternativa correta logo no início.

  • GABARITO D

     

  • "Podemos dizer que um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com início, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função d eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento .."

    Mas aplicações também não são lineares. Depende de eventos assíncronos, interação do usuário com a aplicação. 

    Alguém?

  • d-

    pAralelismo começa a ser implementado a aprtie dA 3° GERAÇÃO (1966-1980). Com a evolucao do hardware, foi possivel executar um programa enquanto outro aguarda uma requisição I/O atraves de particoes de memoria nas quais os jobs sao alocados no sistema operacional, alem de divisao dos processos por time-sharing. na 4° geracao (1981-1990) presencia o conceito de multitarefa e multiprocessamento onde mais de 1 programa roda ao mesmo tempo, originando processamento vetorial e paralelismo.

  • D têm rotinas que não são executadas de forma linear, mas, sim, concorrentemente, em função de eventos assíncronos.

  • Gabarito: D

    A grande diferença entre um sistema operacional e aplicações convencionais, é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com início, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento.  

    Uma operação é dita síncrona quando o processo que realizou a operação fica aguardando no estado de espera pelo seu término. Assíncrona é quando o processo que realizou a operação não aguarda pelo seu término e continua pronto para ser executado. Neste caso, o sistema deve oferecer algum mecanismo de sinalização que avise ao processo que a operação foi terminada. 

    Resumindo: O sistema operacional não executa uma tarefa por vez (de forma linear = início, meio e fim) , ele executa várias tarefas ao mesmo tempo (concorrentemente). Muitas vezes uma tarefa que foi iniciada é pausada para que outra mais urgente seja realizada.

  • Gabarito: D

    A grande diferença entre um sistema operacional e aplicações convencionais, é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com início, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento.  

    Uma operação é dita síncrona quando o processo que realizou a operação fica aguardando no estado de espera pelo seu término. Assíncrona é quando o processo que realizou a operação não aguarda pelo seu término e continua pronto para ser executado. Neste caso, o sistema deve oferecer algum mecanismo de sinalização que avise ao processo que a operação foi terminada. 

    Resumindo: O sistema operacional não executa uma tarefa por vez (de forma linear = início, meio e fim) , ele executa várias tarefas ao mesmo tempo (concorrentemente) de forma assíncrona (sem ordem definida). Muitas vezes uma tarefa que foi iniciada é pausada para que outra mais urgente seja realizada.


ID
2022322
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos atuais sistemas MS Windows, quando uma tecla é pressionada, a rotina de tratamento da interrupção adequada é disparada apenas para ler o código da tecla do registrador e imediatamente liberar a interrupção. Sem efetuar outras tarefas de forma imediata, o processamento da tecla é postergado para evitar que um tratamento mais longo pudesse bloquear outras interrupções. O processamento adicional necessário é enfileirado e retomado apenas quando o sistema reconhece que não há outros tratamentos mais importantes.
O mecanismo descrito é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • DPC é uma fila que o kernel do Windows cria para gerenciar as interrupções de hardware. Cada vez que um dispositivo tem alguma informação para transmitir ao sistema (o movimento do mouse, um pacote de dados de uma interface de áudio, o pressionar de uma tecla no teclado etc), ele cria uma interrupção no Windows, avisando que tem informação para o sistema processar. 

     

    FONTE: http://www.hardware.com.br/comunidade/dpc-latency/1222884/


ID
2071813
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas computacionais são avaliados com base em parâmetros como vazão de dados, taxa de utilização, tempo de resposta, confiabilidade, disponibilidade e outros. O nome que se dá ao parâmetro que mede o intervalo entre falhas de um sistema e a duração dessa falha é

Alternativas
Comentários
  • Ambos são indicadores de disponibilidade, mas o e examinador poderia ter cobra de forma mais específica:

    MTBF (mean time between failures): Tempo médio entre falhas

    MTTR (mean time to repair): Tempo médio para reparo


ID
2083315
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Como se denomina o conjunto de instruções estendidas que o sistema operacional proporciona para a realização da interface entre o sistema operacional e os programas do usuário?

Alternativas
Comentários
  • Chamadas do sistema (system call) permitem que um programa em execução faça solicitações diretamente ao SO. É a porta de entrada para o núcleo do sistema. Conjunto de instruções estendidas que o SO proporciona para a realização da interface entre o SO e os programas do usuário.

    Funções da System Call:

    - Gerência de processos e threads

    - Gerência de memória

    - Gerência de sistemas de arquivos

    - Gerência de dispositivos

  • B- Chamadas do sistema. 


ID
2198575
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise os itens abaixo sobre sistemas operacionais:
I. O sistema operacional determina quais programas vão executar, quando, e quais recursos ele poderá utilizar.
II. Todo programa em execução no sistema operacional ocupa espaço na memória do computador.
III. O termo software pode denominar um conjunto de programas ou apenas um programa específico. Entretanto, um sistema operacional não pode ser considerado um software.
Está(ão) corretos(s):

Alternativas
Comentários
  • I. O sistema operacional determina quais programas vão executar, quando, e quais recursos ele poderá utilizar.


    VERDADEIRO


    II. Todo programa em execução no sistema operacional ocupa espaço na memória do computador.


    VERDADEIRO


    III. O termo software pode denominar um conjunto de programas ou apenas um programa específico. Entretanto, um sistema operacional não pode ser considerado um software.


    FALSO


    O começo está ok, apenas a segunda parte está errada, visto que um sistema operacional também é considerado um software. Um software bem "parrudo", sem dúvida, mas ainda assim é um software.


    Gabarito: C






ID
2229880
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre sistemas operacionais, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    A)

     

    https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/13441/~/qual-é-a-quantidade-máxima-de-memória-ram-suportado-pelo-windows-7%3F

  • Ainda tem o Windows 7 Enterprise


ID
2263423
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Classifique as seguintes atividades como manutenção preventiva (1) ou manutenção corretiva (2) de computadores.

( ) Desfragmentação de disco rígido.
( ) Limpeza de arquivos temporários.
( ) Limpeza de registro do Windows.
( ) Substituição de cooler.
( ) Remoção de vírus.

A correta classificação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Desfragmentação de disco rígido: Preventiva

    Limpeza de arquivos temporários: Preventiva

    Limpeza de registro do Windows: Preventiva

    Substituição de cooler : Corretiva

    Remoção de vírus:Corretiva

     

  • Manutenção preventiva não se refere a limpeza dos Hardwares e Corretiva é ao sistema não?

  • Gersonilson, resposta: Não. Independe de ser hardware ou software.

    Preventiva é para prevenir que algo aconteça independentemente se é hardware ou software.

    Corretiva é quando algo já aconteceu e você vai corrigir o problema.

    No caso do cooler da questão é corretiva porque não é usual trocar o cooler. Só troca quando perde rotação, dentre outros problemas, claro.


ID
2269204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, julgue o item a seguir.

Na comunicação do teclado com o sistema operacional, geram-se interrupções ao se pressionar e ao liberar uma tecla.

Alternativas
Comentários
  •  Olá pessoal (GABARITO = CERTO)

    ---------------------------------------------------------

     

    Quando não há uma interrupção, a execução volta ao Ciclo de Busca e o programa em execução continua a ser executado. Mas se houver uma interrupção, a CPU agora vai parar a execução do programa atual para atender a interrupção.

    Por exemplo, vamos supor que o usuário tenha pressionado uma tecla do teclado. O código armazenado pelo Gerenciador de Interrupção indica que a interrupção veio do teclado.

     

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • A minha dúvida era só em "ao pressionar e ao liberar uma tecla"

  • Quer dizer que se eu pressionar SHIFT+A, gera interrupção?

  • AS INTERRUPÇÕES SÃO SINAIS QUE OS DISPOSITIVOS ENVIAM PARA O BARRAMENTO PARA INFORMAR QUE PRECISAM ENVIAR UM DADO OU QUE A TRANSMISSÃO FOI FINALIZADA. SEM AS INTERRUPÇÕES, OS PERIFÉRICOS NÃO CONSEGUEM ACESSO AO TEMPO DE PROCESSAMENTO E O PROCESSADOR NÃO ATENDERÁ ÀS SOLICITAÇÕES (POIS ESLAS NÃO CHEGARAM).

    FERNANDO NISHIMURA

  • "Para controlar entrada e saída de dados, não é interessante que a CPU tenha que ficar continuamente monitorando e status de dispositivos como discos ou teclados. O mecanismo de interrupções permite que o hardware "chame a atenção" da CPU quando há algo a ser feito."

    fonte: inf.puc-rio.br/


ID
2269207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, julgue o item a seguir.

Quando múltiplas aplicações são executadas simultaneamente em um mesmo computador, o espaço de endereçamento constitui o conjunto de endereços que cada processo pode utilizar na memória.

Alternativas
Comentários
  • É EXATAMENTE ISSO.

    ESPAÇO DE ENDEREÇAMENTO CONSTITUI um conjunto de posições na memória que um processo pode referenciar 

    g: Certo

  • Errei a questão com o pensamento de que o SO não executa aplicações simultaneamente, só parece que o faz...

    Enfim, o cespe


ID
2269210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, julgue o item a seguir.

Em um disco com uma ou mais partições, o setor zero do disco, denominado MBR, é responsável por inicializar diretamente o sistema operacional armazenado no setor um.

Alternativas
Comentários
  • Este termo (MBR) se refere ao primeiro setor (com tamanho de 512 bytes ou 4096 bits) do disco (mídia magnética para a gravação de dados binários), onde ficam gravadas as informações referentes a inicialização do sistema instalado.

    MBR (Master Boot Record)

  • GABARITO: E

     

     

    Master Boot Record (MBR) (Registro mestre de inicialização (MBR, Master Boot Record))

    O registro mestre de inicialização é contido no primeiro setor da unidade de disco rígido. Identifica onde a partição ativa está e inicia em seguida o programa de reinicialização para o setor de inicialização dessa partição. O setor de inicialização identifica onde o sistema operacional está localizado e ativa as informações de inicialização a serem carregadas no armazenamento principal ou na RAM do computador. O registro mestre de inicialização inclui uma tabela que localiza cada partição presente na unidade de disco rígido.

  • NÃO é responsável por inicializar diretamente o sistema operacional 

    Inicialização no início de dispositivos de armazenamento em massa particionados, como discos fixos ou unidades removíveis.

    A inicialização de um sistema PC segue os seguintes passos:

    1- POST (Power On Self Test, um pequeno teste de intercomunicação dos componentes da placa mãe),

    2 - aquisição dos dados do BIOS e reprogramação do suporte E/S,

    3 - leitura do primeiro sector (MBR) do 1º disco do 1º canal da controladora (por exemplo, IDE 0/Master).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Record

  • Em um disco com uma ou mais partições, o setor zero do disco, denominado MBR, é responsável por inicializar diretamente o sistema operacional armazenado no setor um. (pode haver mais de um sistema operacioal)

  • O Comentário menos horrível é o do Paulo Fernandes...


    MBR = Trilha / Setor Zero do HD

    Contém 512 Bytes

    Magic Number - 2 Primeiros Bytes Tabela de Partição - 64 Bytes Seguintes Setor de Boot - Últimos 446 Bytes Aqui Fica o Boot Loader - NTLDR Para Windows, e LILO ou GRUB Para Linux




  • O MBR contém 512 bytes de informação da estrutura organizacional do disco (partições, código de arranque do sistema operativo, e assinatura desse código). Destes, 446 bytes são reservados para o setor de boot, enquanto os outros 64 bytes guardam a tabela de partição e os dois últimos a assinatura.

    Ao instalar o sistema operacional, é gravado mais um componente: o gerenciador de boot, responsável por carregar o sistema durante o boot.

    Tanto o gerenciador de boot quanto a tabela de particionamento do HD são salvos no primeiro setor do HD (a famosa trilha MBR), que contém apenas 512 bytes. Destes, 446 bytes são reservados para o setor de boot, enquanto os outros 66 bytes guardam a tabela de partição.

    Ao trocar de sistema operacional, você geralmente subscreve a MBR com um novo gerenciador de boot, mas a tabela de particionamento só é modificada ao criar ou deletar partições. Caso, por qualquer motivo, os 66 bytes da tabela de particionamento sejam sobrescritos ou danificados, você perde acesso a todas as partições do HD. O HD fica parecendo vazio, como se tivesse sido completamente apagado. Apesar disso, é quase sempre possível recuperar as partições (e os dados dentro delas) usando um programa de recuperação, como o testdisk.

    Para manter dois ou mais sistemas instalados no mesmo micro é necessário instalar um boot manager, um pequeno programa que ficará residente na trilha MBR e será carregado cada vez que o micro é ligado. O boot manager exibe então uma tela perguntando qual sistema operacional deve ser inicializado. A maior parte dos sistemas operacionais atuais trazem algum boot manager. O Windows NT/2000/XP por exemplo traz o NTLDR, que permite o dual boot com o Windows 95 ou 98, enquanto no Linux temos o Lilo e o Grub, que podem ser usados para combinar Linux e Windows, ou mesmo várias versões diferentes do Linux, de acordo com a configuração. Existem ainda produtos comerciais, como o BootMagic, que faz parte do PartitionMagic.

  • Comentário do professor no tec:

    Em um disco com uma ou mais partições, o setor zero do disco, denominado MBR, é responsável por inicializar diretamente o sistema operacional armazenado no setor um.

    Gabarito: ERRADA

    Os sistemas de arquivos são uma estrutura de dados criada em uma partição do disco para permitir a organização em arquivos e diretórios, sendo parte do Sistema Operacional (SO). 

    O MBR, também conhecido como "Master Boot Record", é um setor especial do disco rígido usado para inicialização, armazenando informações relevantes para o sistema de arquivo e partições no primeiro setor do HD, contendo apenas 512 bytes.

    Assim, a MBR é armazenada no primeiro setor do HD (e não no zero).


ID
2269297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao desenvolvimento de software.

Softwares abertos apresentam baixa qualidade, por isso deve-se evitar utilizá-los em sistemas operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Basta pensar no Sistema Operacional Linux que é aberto (open Source) sistema estavel, seguro, multiusuário, multitarefa, com suporte a 32 e 64 bits e bastante utilizados como plataforma para sistemas de missão crítica, portanto falar em "baixa qualidade" torna a questão errada.

  • Gabarito Errado

    Software livre é uma forma de manifestação de um software que, resumidamente, respeita a liberdade e o censo de comunidade do usuário. Não confundir com o movimento Open Source. Seus objetivos concedem aos usuários a liberdade de controle na execução e adaptação a sua computação e processamento de dados às suas necessidades (concessão plena liberdade de controle e independência, através da disponibilidade de código fonte para análise e alterações); bem como permitindo-lhes a liberdade social, para ser capaz de cooperar ativamente com todos os usuários e desenvolvedores de sua escolha.Os usuários de software livre estão livres dessas atividades, porque eles não precisam pedir qualquer permissão, eles não estão restritos nas atividades por meio de licenças proprietárias restritivas (por exemplo, cópia restrita), ou requisitos de ter de concordar com as cláusulas restritivas dos outros (por exemplo, acordos de não divulgação), e eles não estão restritos desde o início (por exemplo, através deliberada a não disponibilidade de código fonte).

    Os objetivos do software livre são atingidas por concessão dos seguintes direitos de liberdade: os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software,estas liberdades são explicitamente concedidas e não suprimidas (como é o caso do software proprietário). Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres – o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.

     

    O Código Aberto é um termo que se refere a um software cujo código está disponível para download por qualquer pessoa e a uma filosofia de criação de aplicativos voltada para a colaboração entre desenvolvedores.

    Isto se opõe ao comportamento padrão das fabricantes de software, que costumam não liberar o código de seus produtos para que não sejam alterados ou copiados sem autorização. O Código Aberto, por outro lado, conta com a ajuda de terceiros para evoluir e resolver problemas.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Assertiva ERRADA. 

     

    O erro não está na comparação da qualidade de ambos, pois isso é relativo de depende de uma análise subjetiva caso-a-caso. O erro está em falar que softwares abertos devem ser evitados, quando na verdade deve-se dar preferência para padrões abertos para facilitar a interconectividade. 

  • O erro da questão é afirmar que softwares abertos têm menos qualidade.

    Mais sobre o assunto:

    https://novaescola.org.br/conteudo/4593/voce-sabe-a-diferenca-entre-software-livre-e-codigo-aberto

    O software livre tem como objetivo permitir que as pessoas possam usar, estudar, modificar e redistribuir programas de computador ou somente seus códigos fonte (que são como receitas para criar outros programas). A única exigência é que, ao redistribuir o programa, ele permaneça livre para ser novamente alterado por outros usuários.

    Outra vantagem é que esses programas não pertencem a uma empresa e podem ser baixados gratuitamente da internet. (...)

    Segundo a Free Software Foundation (Fundação do Software Livre), o software livre deve garantir quatro tipos de liberdade aos usuários:

    1 – Liberdade de executar o programa para qualquer propósito;

    2 – Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para suas necessidades;

    3 - Liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar outros usuários;

    4 – Liberdade de modificar o programa e distribuir essas alterações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

    Um dos exemplos de software livre mais conhecido é o sistema operacional Linux. Há também o : um pacote de aplicativos onde é possível escrever textos, alterar e criar imagens, organizar pesquisas de dados e produzir um jornal ou apresentações de slides. Ele é um equivalente do famoso pacote Office, que pertence à multinacional Microsoft.

    Já o programa em código aberto, ou open source (em inglês), é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar. Porém, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição. Por exigir mais conhecimentos técnicos, os códigos abertos são geralmente manipulados por programadores.

    O conhecido navegador x, por exemplo, tem seu código aberto para modificação e redistribuição.

  • ERRADO

    O Linux é de software livre e possui grandes qualidades.

    Por exemplo: possui uma melhoria contínua. Com a ajuda da comunidade, os bugs aparecem o quanto antes e são corrigidos muitas vezes pelos próprios integrantes dessa comunidade, geralmente em um curto período.

    Também possui código estável, tendo em vista a melhoria continua, é praticamente impossível o software não ficar em constante manutenção acarretando, assim, melhoria em suas novas versões.


ID
2326102
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsequente acerca dos componentes de um computador, dos sistemas de entrada, saída e armazenamento e dos princípios de sistemas operacionais.

Embora o sistema operacional, que se constitui de um conjunto de softwares importantes para o funcionamento do computador, realize diversas funções de gerenciamento, ele não consegue aumentar os recursos da máquina.

Alternativas
Comentários
  • No caso da memória, o SO consegue, através da memória virtual, aumentar o tamanho

  • Não esqueçamos dos recursos lógicos, como por exemplo o número de processos em memória, compactação, etc.


ID
2330047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos princípios de sistemas operacionais, julgue o item a seguir.

A interface entre o sistema operacional e os programas de usuário é definida por um conjunto de instruções estendidas denominadas chamadas de sistema

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "CERTO"

     

    As principais chamadas de sistema de gerenciamento de processos são aquelas que tratam da criação e do término de processos. Considere um exemplo típico. Um processo chamado interpretador de comandos, ou shell, lê comandos de um terminal. O usuário acabou de digitar um comando solicitando a compilação de um programa. Agora o shell deve criar um novo processo que executará o compilador. Quando esse processo termina a compilação, executa uma chamada de sistema para ele próprio terminar.

     

    Para resumir em poucas palavras, o sistema operacional fornece uma variedade de serviços que os programas podem obter usando instruções especiais denominadas chamadas de sistemas

  • Chamadas de sistemas criam e tratam processos do sistema.
  • 2017

    “Sistemas Operacionais gerenciam aplicações e outras abstrações de software, como máquinas virtuais. Dessa forma, as finalidades primárias de um sistema operacional são __________ aplicações a interagir com um hardware de computador e __________ os recursos de hardware e software de um sistema.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

     a) gerenciar / habilitar

     b) habilitar / gerenciar

     c)  habilitar / suspender

     d) hospedar / amplificar

     

  • Certinho.

    "Chamadas de sistema" ou tbém conhecido como "System Calls".

    Em regra, são executadas em modo root (administrador / modo privilegiado). Ressaltando que o modo usuário não tem nenhuma permissão para execução dessas chamadas.

  • o sistema operacional fornece uma variedade de serviços que os programas podem obter por meio das chamadas de sistemas.. ou tbém conhecido como "System Calls".

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    O usuário (ou aplicação), quando deseja solicitar algum serviço do sistema, realiza uma chamada a uma de suas rotinas (ou serviços) através da system calls (chamadas ao sistema).

  • As chamadas de sistemas são funções (interfaces) usadas pelos aplicativos para solicitar a execução de algum serviço ao kernel do sistema operacional. Por isso, as chamadas de sistemas são instruções com maior privilégio quando comparadas às outras instruções.

    Com as chamadas de sistemas é possível, por exemplo, definir acesso a recursos de baixo nível como alocação de memória, periféricos e arquivos. Além disso, são as chamadas de sistemas que permitem a criação e a finalização de processos.

  • Mesma questão

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ  Prova: Analista de Informática 2015

    Julgue o próximo item, que se refere a sistemas operacionais.

    A interface entre o sistema operacional e os programas de usuário é definida por um conjunto de instruções estendidas conhecidas como system calls.


ID
2330050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos princípios de sistemas operacionais, julgue o item a seguir.

O tempo de resposta ao usuário é uma desvantagem da estruturação do sistema operacional em camadas, pois, em uma requisição do usuário, as camadas se comunicam entre elas, levando a um maior consumo de tempo no processamento.

Alternativas
Comentários
  • O empilhamento de várias camadas de software faz com que cada pedido de uma  aplicação demore mais tempo para chegar até o dispositivo periférico ou recurso  a ser acessado, prejudicando o desempenho do sistema. 

     

    www.professordiovani.com.br/so/aula05_so.ppt

  • Uma desvantagem desta estrutura é o tempo de resposta ao usuário, pois numa requisição sua, uma camada irá se comunicar com a outra diretamente seguinte, e assim por diante, possibilitando a modificação de parâmetros a cada camada, necessidade de dados e ainda o acréscimo de overhead à chamada do sistema, levando, contudo, ao consumo maior de tempo do que nos SO’s não estruturados em camadas.

  • Devido ao crescimento das necessidades dos utilizadores e o aperfeiçoamento dos sistemas, foi-se necessário a modularização da organização do sw do SO. Na abordagem em camadas, o SO é particionado em níveis, onde o nível mais “baixo” é o hw, e o nível mais “alto” é a interface com o usuário.

     

    A principal vantagem dessa estrutura é justamente a modularização(quebrar em várias partes), facilitando sua alteração e depuração de cada camada, além de criar uma hierarquia de níveis de acesso que permite proteger as camadas mais internas.

     

    Uma desvantagem desta estrutura é o tempo de resposta ao usuário, pois numa requisição sua, uma camada irá se comunicar com a outra diretamente seguinte, e assim por diante, possibilitando a modificação de parâmetros a cada camada, necessidade de dados e ainda o acréscimo de overhead à chamada do sistema, levando, contudo, ao consumo maior de tempo do que nos SO’s não estruturados em camadas.

     

    Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Estruturas_dos_sistemas_operacionais

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    No empilhamento de várias camadas de software faz com que cada pedido de uma aplicação demore mais tempo para chegar até o dispositivo periférico ou recurso a ser acessado, prejudicando o desempenho do sistema. 

  • Microkernel

    Camadas

    monolítico


ID
2339536
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a opção que contém apenas nomes de sistemas operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Unix - Unix é um sistema operativo portável, multitarefa e multiutilizador originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, entre outros, que trabalhavam nos Laboratórios Bell da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, uma companhia formada por empresas de informática.

    https://goo.gl/v9kezV


ID
2358694
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

“Sistemas Operacionais gerenciam aplicações e outras abstrações de software, como máquinas virtuais. Dessa forma, as finalidades primárias de um sistema operacional são __________ aplicações a interagir com um hardware de computador e __________ os recursos de hardware e software de um sistema.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Sistema operativo ou operacional (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema

  • ...Dessa forma, as finalidades primárias de um sistema operacional são  habilitar(quem gerencia é o usuário) aplicações a interagir com um hardware de computador e gerenciar os recursos de hardware e software de um sistema...

  • Letra B

  • 2017

    Um sistema operacional é responsável pelo gerenciamento dos recursos de hardware de um computador, permitindo o uso destes recursos por programas em execução.  

    certa

     


ID
2365894
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um problema comum em programação paralela causado pela impossibilidade de garantir a ordem de execução de diferentes linhas de execução é o conflito no acesso concorrente a um recurso compartilhado. Para evitar esse problema, uma estratégia comum é o uso d e semáforos, que consiste em

Alternativas
Comentários
  • Gab C.

  • com semáforos, defini-se regiões críticas que só pode acessar 1 por vez

  • GABARITO LETRA C)

    Assim como ocorre escalonamento do processador, ocorre também o "escalonamento de recursos", em outras palavras, o sistema operacional entendi que para cada recurso disponível no processador, apenas um processo pode acessá-ló por vez. Dessa forma, o processo que solicitar o recurso primeiro, fica com ele até terminar de usá-ló(liberar).

  • limitar o acesso--> semáforos

    Para evitar conflito (deve)-->limitar o acesso


ID
2367433
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa correta para o conceito de sistemas operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

    a) Trata-se de um conjunto de programas que tem como funções básicas administrar processos e pessoas que estejam operando o computador, a memória principal, armazenamento secundária bem como o sistema de entrada e de saída E/S. Seus componentes básicos são administração de arquivos, sistemas de proteção, comunicação e interpretador de comandos do sistema. 

    Errado. O que me chamou a atenção foi .. administrar ... pessoas ! nada ver hein!

     

    c) Trata-se de um conjunto de programas que tem como funções básicas administrar processos, a memória principal, armazenamento secundária bem como o sistema de entrada e de saída E/S. Seus componentes básicos são administração de arquivos, sistemas de proteção, comunicação e interpretador de comandos do sistema. É também responsável pela criptografia das informações para garantir a segurança digital. 

    Errado. O SO não é repsonsável pela criptografia, apesar de ter alguns recursos relacionado a isso.

     

    d) Trata-se de um conjunto de programas que tem como funções básicas gerenciamento de banco de dados, administrar processos, a memória principal, armazenamento secundária bem como o sistema de entrada e de saída E/S. Seus componentes básicos são administração de arquivos, sistemas de proteção, comunicação e interpretador de comandos do sistema.

    Errado.Gerenciar o banco de dados é função do SGBD.

     

     

    Letra B

  • LETRA  B

    a) Quem administra pessoas é o RH


ID
2375878
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre sistemas operacionais em geral, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Cada processador pode executar apenas um programa de cada vez. Por esta razão, a multitarefa num sistema uniprocessador (ou monoprocessador) é apenas uma ilusão conseguida com a alternância rápida entre as várias tarefas.
    Letra :  d

  • Quando houver mais de um núcleo de processamento, Sistemas operacionais multitarefa viabilizam a execução simultânea/paralela de processos. Se houver apenas um núcleo, o SO multitarefa viabiliza a execução concorrente dos processos.
  • Os sistemas multitarefas não possuem mais de um processador, mas sim um processador que executa várias tarefas definidas por algoritmos de escalonamento, diferente dos sistemas monotarefa dos anos 40, que executavam uma tarefa por vez até o término de sua execução por meio de um programa monitor.

  • Multiprogramação é uma alternância rápida entre os processos, por meio do revezamento da execução dos processos num unico processador, provocando a ilusão de paralelismo que é falso (Pseudoparalelismo). A Multiprogramação depende apenas do Sistemas Operacional.

    Quando houver mais de um núcleo de processamento, Sistemas operacionais multitarefa viabilizam a execução simultânea/paralela de processos. Se houver apenas um núcleo, o SO multitarefa viabiliza a alternância rápida dos processos (Pseudoparalelismo), isto é, ocorre multiprogramação. A multitarefa depende do sistema operacional e do Hardware, isto é, a multitarefa ou paralelismo de fato vai ocorrer se houver mais de um núcleo de processamento, bem como do SO oferecer suporte a multitarefa.

    Os sistemas multitarefa podem ser considerados como multiprogramados, pois executam vários programas ao mesmo tempo. No entanto, um sistema de multiprogramação não é necessariamente multitarefa.


ID
2390767
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional é importante porque

Alternativas
Comentários
  • 2017

    “Sistemas Operacionais gerenciam aplicações e outras abstrações de software, como máquinas virtuais. Dessa forma, as finalidades primárias de um sistema operacional são __________ aplicações a interagir com um hardware de computador e __________ os recursos de hardware e software de um sistema.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

     a) gerenciar / habilitar

     b) habilitar / gerenciar

     c)  habilitar / suspender

     d) hospedar / amplificar

     


ID
2402641
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O conceito utilizado pelo sistema operacional, quando o tempo de CPU é compartilhado para atender a muitos processos, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C : TIME-SHARING

  • Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Pressupõe a existência de dois ou mais processadores. Difere da multitarefa, pois esta simula a simultaneidade, utilizando-se de vários recursos, sendo o principal o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vários processos

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiprocessamento

  • Letra C) Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos.

     

    http://sistemasoperacionaisi.blogspot.com.br/2013/03/sistemas-de-tempo-compartilhado.html

  • Cada atividade que detém o processador recebe um limite de tempo de processamento, denominado quantum. Esgotado o quantum, a tarefa perde o processador e volta para uma fila de tarefas “prontas”, que estão na memória aguardando para executar.

     

     

    Fonte: http://wiki.inf.ufpr.br/maziero/lib/exe/fetch.php?media=so:so-livro.pdf

  • GAB. C. time-sharing.


ID
2411191
Banca
FCM
Órgão
IFF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A maioria dos sistemas operacionais fornece certos conceitos e abstrações básicas. Acerca dos sistemas operacionais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

COLUNA I

I - Processo

II- Memória virtual

III- Hierarquia de arquivos

IV- Chamadas de sistema (system calls)


COLUNA II

( ) É basicamente um programa em execução.

( ) Pode ser organizada em árvores, assim como os processos.

( ) Faz parte da interface entre o sistema operacional e os programas de usuários.

( ) Confere a capacidade de executar programas maiores que a memória física da máquina, movendo peças entre a memória RAM e o disco.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • 2017

    A interface entre o sistema operacional e os programas de usuário é definida por um conjunto de instruções estendidas denominadas chamadas de sistema

    certa

     


ID
2415331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a microcomputadores, aos seus componentes e aos programas neles utilizados, julgue o item que se segue.

A grande maioria dos computadores utiliza um sistema operacional que auxilia no uso do computador. Comumente, esse sistema operacional constitui-se de duas partes: o shell, que controla os processos de baixo nível, como o acesso a memória e a dispositivos de entrada e saída, e o kernel, que provê a interface de interação entre computador e usuário.

Alternativas
Comentários
  • Errada! Os conceitos foram invertidos.

  • Errado.

    O kernel é quem controla os processos de baixo nível, como o acesso a memória e a dispositivos de entrada e saída, e o shell é quem provê a interface de interação entre computador e usuário.

  • Os conceitos dados foram invertidos. Gab: errado.

     

    OUTRA QUESTÃO QUE AJUDARIA A RESPONDER:

     

    Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: PGE-PE Prova: CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Calculista
    Com relação a sistemas operacionais e ferramentas de edição de texto e planilhas, julgue o item a seguir. 


    O shell e o kernel são duas partes essenciais do sistema operacional Linux: o primeiro serve para interpretar os comandos do usuário, e o segundo, para controlar os dispositivos do computador

    CERTA

  • Sucinto; os conceitos foram invertidos.

  • investido os conceitos

  • ERRADA

    Kernel: (é o cérebro do corpo humano, não pode ser modificado) esse é o núcleo do sistema. Ele é responsável pelo gerenciamento e controle dos processos em execução, do uso da memória, dos dispositivos de hardware.

    Shell: esse é interpretador de comandos. Ele interpreta os comandos do usuário para o Kernel poder executar. O Shell de comandos é também o terminal de comandos – aquela telinha preta onde se digita os comandos em linha de código.

  • Seria correto se fosse assim:

    A grande maioria dos computadores utiliza um sistema operacional que auxilia no uso do computador. Comumente, esse sistema operacional constitui-se de duas partes: o kernel, que controla os processos de baixo nível, como o acesso a memória e a dispositivos de entrada e saída, e o shell, que provê a interface de interação entre computador e usuário.

  • Kernel: É o núcleo do sistema. Ele controla todo o software e o hardware da máquina.

    Shell: É o interpretador de comandos do Linux. É uma camada intermediária que traduz os comandos do usuário para o kernel.

    O SHELL É A CONCHA (tradução) QUE "ENVOLVE" O KERNEL!

  • O Shell interpreta comandos do usuário, para o kernel (núcleo do sistema)

  • Kernel e Shell

    (CESPE 2013) O sistema operacional consiste em programa especializado que controla o uso dos recursos do computador, sendo dividido em duas partes: o kernel, que controla a interface entre o usuário e a máquina, e o shell, que controla o acesso aos periféricos. (ERRADO)

    (CESPE 2012) A grande maioria dos computadores utiliza um sistema operacional que auxilia no uso do computador. Comumente, esse sistema operacional constitui-se de duas partes: o shell, que controla os processos de baixo nível, como o acesso a memória e a dispositivos de entrada e saída, e o kernel, que provê a interface de interação entre computador e usuário. (ERRADO)

    (CESPE 2019) shell e o kernel são duas partes essenciais do sistema operacional Linux: o primeiro serve para interpretar os comandos do usuário, e o segundo, para controlar os dispositivos do computador

    Só para agregar conhecimento, o PowerShell está substituindo o prompt de comando, o famoso "cmd"

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/o-powershell-est%C3%A1-substituindo-o-prompt-de-comando-fdb690cf-876c-d866-2124-21b6fb29a45f


ID
2471779
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item a seguir quanto a sistemas operacionais.

Em um sistema de E/S por dispositivos de rede, todas as interfaces que visem trocar dados com outros hospedeiros poderão ser acessadas diretamente por processos usuários.

Alternativas
Comentários
  • Para promover o compartilhamento seguro do uso dos recursos, contudo, não é permitido aos processos o acesso direto aos dispositivos de entrada e saída. Assim, cabe ao SO oferecer serviços (chamadas de sistema) que permitam ler e escrever dados.

    A interação dos programas com o SO para o acesso aos dispositivos pode ocorrer enviando e recebendo bytes de/para dispositivos de caractere, ou realizando operações de arquivos em dispositivos de bloco.

    Atuações do SO nas operações de E/S:

    • Emitir comandos para os dispositivos

    • Atender interrupções geradas pelos dispositivos

    • Tratar erros nas operações desses dispositivos

    • Prover uma interface para utilização dos dispositivos; se possível a mesma para todos eles, de forma que a sintaxe das operações seja independente dos dispositivos.

    fonte: http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2451/1/SO_-_AT2_-_Subsistemas_de_E-S.pdf

     

  • Gabarito: errado

    O controle da entrada e saída (E/S – ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional. Para promover o compartilhamento seguro do uso dos recursos, contudo, não é permitido aos processos o acesso direto aos dispositivos de entrada e saída.

    Fonte: prof. Hélio Crestana Guardia


ID
2491147
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No sistema operacional Android 4.4 (Kit Kat), é possível imprimir fotos, documentos e páginas utilizando qual serviço?

Alternativas
Comentários
  • b)

    Google Cloud Print 


ID
2491150
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional iOS é a fundação de quais das seguintes linhas de produtos da Apple?

Alternativas
Comentários
  • iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod touch e iPad. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/IOS 


ID
2493073
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional de um computador fornece os meios para a utilização apropriada do hardware, do software e dos dados durante a operação de um sistema de computação. Um computador, executando um sistema operacional Windows, pode executar um convidado Linux para permitir a execução de aplicativos nesta plataforma. Essa facilidade é provida por

Alternativas
Comentários
  • Virtualização

     

    Tipo 1 (Monitor de VM)

    Hypervisor é o SO;

    VM não executa instruções sensíveis;

    Ex.: Xen

     

    Tipo 2

    SO hospedeiro;

    Instruções sensíveis simuladas(tradução binária);

    Ex.: VirtualBox

     

    A virtualização citada na questão é a do tipo 2.

     

    @papirobizurado


ID
2508631
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional é a camada de software que tem como função gerenciar os recursos de hardware fornecendo assim uma interface entre o computador e o usuário. Assinale a alternativa que corresponde a um sistema operacional.

Alternativas

ID
2510263
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Troca de contexto é uma tarefa efetuada pelo Sistema Operacional na gerência de tarefas. A troca de contexto consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Em sistemas operacionais, uma troca de contexto (também conhecido como chaveamento ou mudança de contexto) é o processo computacional de armazenar e restaurar o estado (contexto) de uma CPU de forma que múltiplos processos possam compartilhar uma única instância de CPU. É garantido que quando o contexto anterior armazenado seja restaurado, o ponto de execução volte ao mesmo estado que foi deixado durante o armazenamento.

    Termo referente a sistemas operacionais, encontrado também sobre a designação troca de contexto ou mudança de contexto, que se refere à saída de uma tarefa do processamento para que outra assuma, podendo a primeira não ter sido concluída. O chaveamento garante que quando a primeira novamente voltar a ser processada todo o seu contexto de software volte ao ponto de onde ela permitiu a entrada de outro processo.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Troca de contexto também é citada nas alternativas A e C da questão 25 (Q836754).

  • GABARITO LETRA C

    A troca de contexto é conhecida como escalonamento, em outras palavras, consiste na troca de um processo em execução no processador. Entende-se como processo qualquer programa em execução.


ID
2510923
Banca
FCC
Órgão
ARCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistema Operacional (SO) é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes do sistema, apresentando-o ao usuário como uma interface simples de entender e de programar. Considere as afirmativas a seguir sobre Sistemas Operacionais.


I. Os programas de aplicação solicitam serviços ao SO através da execução de chamadas de sistema. Os SOs oferecem Application Program Interfaces (APIs) para que os programadores usem funções para interagir com suas rotinas.

II. O Basic Input/Output System (BIOS) é um dispositivo de hardware que assegura que todos os recursos funcionem em conjunto num computador.

III. Firmware são programas ou instruções gravados no hardware da máquina que permitem a comunicação com outros dispositivos eletrônicos.

IV. A interface entre o SO e os programas de aplicação é definida pelo conjunto de instruções estendidas fornecidas pelo SO. Estas instruções são conhecidas como Dynamic Link Library (DLL).


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Sobre a assertiva II: O Basic Input/Output System (BIOS) é um dispositivo de hardware que assegura que todos os recursos funcionem em conjunto num computador (BIOS é um FIRMWARE, ou seja, um programa previamente instalado em memória ROM e serve para inicializar os componentes de hardware e o sistema operacional de um computador. De certa forma ele assegura que os recursos de um computador funcionem em conjunto sim, pois ele é o responsável por sua inicialização correta).

     

     

    Sobre a assertiva IV : A interface entre o SO e os programas de aplicação é definida pelo conjunto de instruções estendidas fornecidas pelo SO. Estas instruções são conhecidas como Dynamic Link Library (DLL). (A interface oferecida pelo SO para as aplicações é um conjunto de instruções conhecidas como System Calls ou Chamadas de Sistema, enquanto as DLLs são bibliotecas do Windows).

  • Ler a explicação de Icaro Rego Fernandes

    GAB: D


ID
2556274
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A questão abaixo assume que se está usando Microsoft Windows 7 Professional com Microsoft Office Professional Edição 2013 ou então Ubuntu Linux 14.04.1 LTS com LibreOffice 4.2, todos em suas versões em Português do Brasil. As configurações do mouse (botões esquerdo e direito) são as usadas para usuários destros (configuração padrão). Clicar significa pressionar o botão esquerdo do mouse. Clicar sobre um ícone significa pressionar o botão esquerdo do mouse quando o cursor estiver sobre a área desse ícone na tela. No caso do Excel e do Calc, as configurações para linguagem e números são as definidas como padrão para as versões em Português do Brasil. 

A alternativa que NÃO apresenta um programa utilitário é:

Alternativas
Comentários
  • Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, etc.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Utilit%C3%A1rio

  • Aquele texto maroto que não serve pra absolutamente NADA. Gabarito letra B.


ID
2556370
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Sistema Operacional funciona como uma interface entre um programa de usuário e o hardware e oferece uma variedade de serviços e funções de supervisão. NÃO é uma das tarefas clássicas de um Sistema Operacional

Alternativas
Comentários
  • O controle da frequência de clock para permitir execuções mais rápidas usando overclocking. --> Função do processador !


ID
2564641
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes definições e assinale a INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Ainda não encontrei a legislação sobre os Bitcoins, intitulada como a moeda do futuro.

     

     

     

    Marquei a letra A

  • Alternativa correta: A. 

     

    As moedas digitais caracterizam-se por não terem um controle centralizado, operando de uma maneira similar ao BitTorrent (P2P). Sendo assim, nenhuma instituição detém o controle centralizado desse tipo de moeda. 

     

    Obs: acho que a D também está incorreta, pois o pool não é necessariamente compartilhado, ele pode ser exclusivo, como no caso de uma nuvem fornecida nos moldes do IaaS. 


ID
2607349
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Técnico de Suporte, usuário de um computador com sistema operacional CentOS 7, está utilizando um terminal Bash e pressionou as teclas Ctrl e p simultaneamente, estando o cursor no Prompt do terminal. Como resultado dessa ação, o

Alternativas
Comentários
  • O comando CTRL + P no prompt de comando no CentOS 7 funciona como se fosse a seta pra cima, mostrando o comando dado anteriormente.

  • comando anterior será apresentado no Prompt

  • Se é mais prático apertar a tecla de seta para cima, quem diabos usa isso? Essa questão avalia o quê? A capacidade do candidato de decorar atalhos do terminal?

     

    Pra mim, parece mais um caso de mutretagem com perguntas selecionadas para que apenas alguns candidatos acertem. Triste Brasil.

  • Previous

  • QUAL E O GABARITO ?

  • típica questão ridícula


ID
2613586
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O software responsável pelo gerenciamento dos recursos do hardware para o usuário, a fim de que os softwares aplicativos não tenham que interagir diretamente com os dispositivos periféricos, é definido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Sistema operativo (português europeu) ou operacional (português brasileiro) (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

    Segundo Tanenbaum, pela perspectiva do usuário ou programador, existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

    numa visão de cima para baixo (top-down): é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre os programas (software) e os componentes físicos do computador (hardware); ou

    numa visão de baixo para cima (bottom-up): é um gerenciador de recursos, i.e., que controla as aplicações (processos) a executar, como, quando e com quais recursos (memória, disco, periféricos).

    Um sistema operacional é projetado para ocultar as particularidades de hardware (ditas "de baixo nível") e, com sua atuação, criar uma máquina abstrata que fornece às aplicações serviços compreensíveis ao usuário (ditas "de alto nível").

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Recurso?

     

    "não tenham que interagir diretamente com os dispositivos periféricos" é coisa que o driver faz, visto que o SO não interage diretamente com o hardware também. 

  • Nessa questão podemos falar que a ordem de cima para baixo seria: Usuário(Aplicativo), Sistema Operacional, Drivers, Hardware.
    Logo quem faz a ponte entre o usuário (aplicativo) e o hardware é o Sistema Operacional.

  • Sem o Driver o SO não reconhece nada, questão para recurso.


ID
2628526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a sistemas operacionais.


O início da execução de um programa provocada pelo usuário leva à criação de processos deamons.

Alternativas
Comentários
  • Em sistemas operacionais multitarefa, um daemon é um programa de computador que executa como um processo em plano de fundo, em vez de estar sob o controle direto de um usuário interativo.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Daemon_(computa%C3%A7%C3%A3o)

  • http://www.gbzando.com.br/daemons/

    O que é um daemon?

    Daemons são programas que ficam rodam indefinidamente, sozinhos, e em background no computador. Eles não ficam interagindo diretamente com o usuário.

    Por exemplo, no Linux, podemos citar o daemon SSH, que fica rodando no sistema aguardando um usuário solicitar uma sessão SSH (para logar remotamente), e o Apache, que fica rodando sem parar aguardando requisições web.

    A maioria dos daemons são iniciados na hora do boot do sistema e finalizados no momento que o sistema desliga. Entretanto, existem as excessões: eles podem ser iniciados e finalizados de acordo com a vontade do administrador do sistema (por exemplo, através do comando service); além disso, como todo e qualquer programa, eles estão sujeitos a bugs e podem finalizar por falhas.

    Uma outra coisa importante é que, como os daemons tem que funcionar o tempo todo, o ambiente em que eles rodam não pode estar associado a um terminal. Do contrário, ao fechar o terminal, eles iriam parar de funcionar. Dizemos que eles rodam desassociados (detached) de terminais.

    Resumindo: Um daemon é um processo independente que roda indefinidamente em background no sistema, desassociado de terminais.

  • daemons rodam sozinhos, e normalmente em background.

  • Assertiva ERRADA. 

     

    Daemons são processos em segundo plano que rodam por tempo indeterminado. Um exemplo de daemon pode ser o seu antivírus, que está rodando em segundo plano agora em seu computador. Você abrir um programa não necessariamente cria daemons, pode muito bem ser criado um único processo que interage com o usuário e termina quando completa suas tarefas, como o seu navegador de internet.  

  • Errado

    Em sistemas operacionais multitarefa, um daemon é um programa de computador que executa como um processo em plano de fundo, em vez de estar sob o controle direto de um usuário interativo. Ou seja iniciar um programa não leva ao demonio, como disse Leandro Silveira, um daemon é um processo independente que roda indefinidamente em background no sistema, desassociado de terminais.

     

  • marquei errado...achava que alguns daemons pudessem rodar na situacao descrita..

  • Primeiro de tudo, não é deamons, e sim Daemons. Isso já deixaria a questão errada. Mas vamos ao conteudo:

    Segundo esta fonte[1], Daemons são programas que rodam indefinidamente, sozinhos, e em background no computador.

    Por rodar em background e não poder interagir com o usuário de forma convencional (interface gráfica ou console), um daemon usa mecanismos alternativos para se comunicar com o usuário. Por exemplo, ele podem ler parâmetros de arquivos de configuração, responder a pacotes que recebe via rede, informar ao administrador o que está ocorrendo escrevendo informações em logs, ou realizam ações ao receber sinais.

    Tendo como referência as explicações acima, vamos analisar a questao:

    O início da execução de um programa provocada pelo usuário leva à criação de processos deamons(daemons).

    Além do erro de grafia, toda a parte sublinhada tá errada, conforme a explicação dada.

    Fonte:

    https://www.gbzando.com.br/daemons/

  • Pensei nisso: https://www.youtube.com/watch?v=fP5MxbZ5Df0

  • Daemons programas que rodam indefinidamente, sozinhos, e em background (segundo plano) no computador. Eles não ficam interagindo diretamente com o usuário.

    Cron é o daemon responsável por executar comandos agendados e recorrentes (todo dia, toda semana, etc.);

    Anacron executa comandos periódicos agendados, tradicionalmente feitos por cron, mas sem assumir que o sistema esteja continuamente ativo, sistema não funcionam 24 hr por dia. Sendo assim, baseado em intervalos.

    Atd é o que lida com comandos a serem executados uma única vez, mas em um momento específico no futuro.

    Gabarito: Errado. Outras questões: Q594999, Q68223, Q348382.

  • Salvando

    Daemons programas que rodam indefinidamente, sozinhos, e em background no computador. Eles não ficam interagindo diretamente com o usuário.

    Cron é o daemon responsável por executar comandos agendados e recorrentes (todo dia, toda semana, etc.);

    Anacron executa comandos periódicos agendados, tradicionalmente feitos por cron, mas sem assumir que o sistema esteja continuamente ativo, sistema não funcionam 24 hr por dia. Sendo assim, baseado em intervalos.

    Atd é o que lida com comandos a serem executados uma única vez, mas em um momento específico no futuro.

  • Questão de processos do demônio, isso sim kkk

  • Daemon é um processo que roda em segundo plano no computador. Pode ser, por exemplo, um antivírus que verifica o computador enquanto um usuário o está utilizando. Não é o usuário quem inicia a criação de um daemon, esse tipo de processo é independente do usuário.

     

    Gabarito: ERRADO