SóProvas


ID
1137010
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
CBM-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fosso que separa negros e brancos declarados no Brasil se estreitou em um ritmo sem precedentes desde meados da década passada. A diminuição dessa desigualdade pode ser constatada quando se verificam as estatísticas de aumento da renda e de escolaridade, que foi bem mais intenso no caso dos negros do que dos brancos. A diferença de salários entre eles, ainda grande, encolheu 14% desde 1995. No campo da educação, os resultados são ainda mais expressivos. Antes, apenas dois em cada 100 negros concluíam a faculdade. Agora, sete em 100 obtêm diploma de curso superior - um crescimento de 250%. A proporção de brancos formados cresceu menos: 115%. A redução do analfabetismo também foi maior entre os negros: 74%, contra 60% entre os brancos. [...]
A redução da iniquidade não tem nenhuma relação com a criação de cotas para negros em universidades ou no serviço público. Deve-se a outros fatores, como a universalização da educação fundamental e a melhoria da qualidade do ensino médio oficial. Essas conquistas foram obtidas quando o governo passou a dar prioridade ao ensino básico, o que ocorreu a partir de 1995. A mudança de orientação favoreceu aos estratos mais pobres, que concentram a maior proporção de negros. “No Brasil, a pobreza é predominantemente negra. Por isso, quando a distância entre pobres e ricos se estreita, eles são os mais beneficiados”, diz Marcelo Paixão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

            Raquel Salgado IN: Especial. Revista Veja 02 abr 2009.

A partir das ideias do texto, julgue como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as inferências abaixo.

( ) A conquista dos espaços pelos negros parte do princípio de que o preconceito é o único e grande entrave, no Brasil, para a ascensão dos negros.
( ) O processo civilizatório envolve, determinantemente, o desenvolvimento da educação, fator decisivo para reduzir as desigualdades entre negros e brancos.
( ) A criação de cotas para negros em universidades ou no serviço público, no Brasil, diminuiu consideravelmente a ascensão social do negro.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários