SóProvas


ID
1139182
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TCM-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR NM313 de 2007, que trata de requisitos de segurança para construção e instalação de Elevadores de Passageiros, incluindo pessoas com deficiência, NÃO estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • a) as dimensões da cabina devem ser aferidas entre as paredes estruturais, e os acabamentos decorativos de parede devem ter no máximo 15 mm de espessura

    5.3.1 - DIMENSÔES DA CABINA 

    AS DIMENSÕES INTERNAS DA CABINA PARA ELEVADORES COM ENTRADA ÚNICA OU COM DUAS ENTRADAS OPOSTAS DEVEM SER ESCOLHIDAS DE ACORDO COM AS TABELAS DA NORMA. 

    AS DIMENSÕES MÍNIMAS DA CABINA DEVEM SER MEDIDAS ENTRE AS PAREDES ESTRUTURAIS DA CABINA, QUALQUER ACABAMENTOS DECORATIVOS DE PAREDE NÃO DEVEM ULTRAPASSAR 15 mm DE ESPESSURA. 

     

    b) os acessos sejam livres com as portas totalmente abertas, sem obstáculos nas áreas em frente à porta do elevador, com tempo de abertura inicial de 5 segundos. 

    5.2 ENTRADAS - PORTAS

    5.2.1 O ACESSO LIVRE COM AS PORTAS TOTALEMENTE ABERTAS DEVEM ATENDER OS REQUISITOS DA TABELA DA NORMA. 

    5.2.2 EXIGE-SE O ACESSO SEGURO E LIVRE DE OBSTÁCULOS NOS PISOS DE PAVIMENTO, NAS ÁREAS EM FRENTE À PORTA DO ELEVADOR. 
    5.2.3 PARA PERMITIR AOS USUÁRIOS ENTRAR NO ELEVADOR E DELE SAIR SEM EMPRECILHOS, O TEMPO DE PORTA ABERTA DEVE SER INICIALMENTE AJUSTADO PARA 5 s. O SISTEMA DE CONTROLE DEVE POSSIBILITAR QUE O TEMPO DE PORTA ABERTA SEJA ENTRE 2 s E 20 s. SERÃO INSTALADOS RECURSOS PARA REDUZIR  ESSE TEMPO, POR EXEMPLO, USANDO-SE UM BOTÃO DE FECHAMENTO DE PORTA DA CABINA, OS MEIOS DE AJUSTE NÃO DEVEM SER ACESSÍVEIS AOS USUÁRIOS. 

     

    c) o corrimão deve estar localizado nas paredes laterais e de fundo, sendo preferencialmente de seção circular e contrastando com o material dos painéis da cabina.

    5.3.2 EQUIPAMENTO NA CABINA 

    5.3.2.1 DEVE-SE INSTALAR UM CORRIMÃO LOCALIZADO NOS PAINÉIS E NO DE FUNDO. O CORRIMÃO DEVE TER SEÇÃO TRANSVERSAL ENTRE 30 mm E 45 mm, COM RAIO MÍNIMO DE 5 mm +- 1 mm. DEVE PERMITIR BOA EMPUNHADURA, SENDO PREFERENCIALMENTE DE SEÇÃO CIRCULAR, COM ESPAÇO LIVRE ENTRE O PAINEL DA CABINA E O CORRIMÃO DE 40 mm 

    A ALTURA DA PARTE SUPERIOR DO CORRIMÃO DEVE ESTAR ENTRE 875 mm +- 25 mm DO PISO ACABADO E TER CONTRASTE COM OS PAINÉIS DA CABINA
     

    d) os comandos de emergência devem estar integrados ou sobre a botoeira, consistindo de pictogramas luminosos e sinais audíveis.

    5.4.4 SINALIZAÇÕES DA CABINA.

    5.4.4.1 UM INDICADOR DE POSIÇÃO DEVE SER LOCALIZADO DENTRO OU ACIMA DA BOTOEIRA DA CABINA. A LINHA DE CENTRO DO INDICADOR DE POSIÇÃO DEVE SER COLOCADA ENTRE 1,60 m E 1,80 m DO PISO DA CABINA. 

    A ALTURA DOS NÚMEROS DOS PAVIMENTOS DEVE TER, NO MÍNIMO, 30 mm E OS NÚMEOS DEVEM TER COR CONTRSTANTE COM A DAS ÁREAS ADJACENTES. INDICADORES ADICIONAIS, SE EXISTENTES, PODEM SER COLOCADOS EM QUALQUER POSIÇÃO. 
     

    e) a distância horizontal entre a soleira do elevador e do pavimento deve exceder 30 mm quando da parada do elevador em qualquer pavimento, com a porta aberta.

    5.3.3.2 A DISTÂNCIA HORIZONTAL ENTRE A SOLEIRA DO ELEVADOR E A SOLEIRA DO PAVIMENTO NÃO DEVE EXCEDER 30 mm QUANDO O ELEVADOR ESTIVER PARADO COM ABERTAS EM QUALQUER PAVIMENTO. 

     

     

  • Complementando:

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Analista Judiciário - Engenharia Civil

    No que diz respeito aos assuntos técnicos relacionados à prevenção contra incêndio, elevadores e ar condicionado, julgue os itens seguintes.

    Para evitar que uma pessoa caia na caixa do elevador, a distância horizontal entre a parede da caixa e a soleira, ou armação da entrada da cabina ou porta, não deverá exceder a 0,125 m.

    Gab. C