SóProvas



Questões de Instalação de Elevador


ID
76387
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação ao poço de instalação de elevadores, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 5.7.2 Poço

    5.7.2.1 A parte inferior da caixa deve ser constituída de um poço com fundo liso e aproximadamente nivelado, exceto quanto a bases de pára-choques e guias e dispositivos de drenagem de água. Depois da chumbação dos fixadores das guias, pára-choques, etc, o poço deve ser impermeabilizado contra infiltração de água.

    5.7.2.2 Se existe uma porta de acesso ao poço, que não seja a porta de pavimento, ela deve atender as exigências de 5.2.2.

    Se a profundidade do poço exceder 2,5 m, tal porta deve ser instalada.


ID
76411
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando a instalação de elevadores, analise:

I. As paredes laterais devem possuir acabamento liso e pintura em cores claras de tons pastéis, como o cinza e o azul, para conferir luminosidade ambiental, admitindo-se acabamento rústico, com textura equiparável à do reboco rolado; no caso de elevadores panorâmicos, as paredes laterais devem ser pintadas com tintas semibrilho, nas cores cinza escuro ou azul petróleo.

II. A caixa dos elevadores deve ser convenientemente ventilada, podendo ser utilizada simultaneamente como elemento de ventilação para outros ambientes ou dispositivos que tenham interface com este local e não interfira no funcionamento do conjunto motor.

III. Aberturas permanentes, como as de passagem dos cabos de tração, devem ser previstas no piso da casa de máquinas, conforme especificação, e devem ser arrematadas com tubo de PVC chumbado na laje, com ressalto de 50 mm acima da laje ou piso acabado, a fim de evitar a queda de objetos pela abertura.

IV. O pé-direito mínimo da casa de máquinas deve ser de 2,20 m, medido do piso ao teto, e, na casa de polias, a altura sob o teto deve ser no mínimo 1,8 m. O acesso à casa de máquinas ou à casa de polias deve ter altura mínima de 2,10 m e largura mínima de 80 cm, por corredores de circulação e locais privativos, que permita trânsito fácil e com segurança.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - Errado

    De acordo com a norma NM 207, as paredes devem possuir acabamento liso e de cor clara, admitindo-se o acabamento sem rebocar desde que ele seja de textura equiparável a do concreto à vista

    II - Errado

    A caixa deve ser convenientemente ventilada e nao deve ser utilazada para ventilação de locais alheios ao serviço dos elevadores.

    III - certo

    ​Abertura no piso da casa de máquina devem ser reduzidas ao mínimo. Para evitar que objetos situados sobre a caixa caiam pelas aberturas, incluindo aquelas para os cabos eletricos, devem ser feitos ressaltos no minimo 50mm acima da laje ou piso acabado.

    IV - Errado

    O acesso à casa de máquinas e as próprias entradas devem ter altura mínima de 2,0 m e a largura mínima de 0,7 m.

     

     

     


ID
82144
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O poço do elevador deverá possuir escada vertical instalada, quando empregada para acesso ao fundo, que tenha

Alternativas

ID
145132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No projeto de uma edificação, deve-se planejar a instalação do sistema de proteção e de defesa contra incêndio, incluindo, além dos sistemas de combate ao incêndio, a salvaguarda da vida humana. Essa última é prevista por meio da existência de saídas de emergência. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

No caso de repartições públicas, a obrigatoriedade da instalação de elevadores de emergência se dá para todas as edificações com mais de 20 pavimentos.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9077

    4.9 Elevadores de emergência
    4.9.1 Obrigatoriedade
    É obrigatória a instalação de elevadores de emergência:
    a) em todas as edificações com mais de 20 pavimentos, excetuadas as de classe de ocupação G-1, e em torres exclusivamente monumentais de ocupação F-2;
  • Complementando a obrigatoriedade:

    b) nas ocupações instituicionais H-2 e H-3, sempre que sua altura ultrapassar 12m.

  • Em 01/09/2018, às 10:41:06, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 27/08/2018, às 19:07:18, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 26/03/2018, às 15:16:59, você respondeu a opção E.

  • Não desista Pikachu!


ID
202534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A organização do canteiro de obras é de fundamental importância
para a realização das atividades de construção com eficiência e
segurança. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.

Na localização dos elevadores de carga, é conveniente que se escolha uma posição que permita a descarga dos materiais transportados em ambientes amplos da construção.

Alternativas
Comentários
  • mas é claro

     

  • a NR foi feliz nesse ponto. Afinal, quando se trata de segurança, toda a segurança ainda será insuficiente. A descarga em locais amplos impede o atravancamento por pessoas e eventuais acidentes


ID
205261
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na montagem e instalação de elevadores em obras de edificação há que se verificar se os mesmos possuem molas parachoques, que servem para

Alternativas
Comentários
  • Definição de pára-choque, segundo a NBR NM207:


    pára-choque: Batente resiliente no final do percurso

    constituído de meios de retardamento usando fluidos

    ou molas (ou outro meio similar).


    Ele é instalado no fundo do poço do elevador e tem a finalidade de amortecer o impacto do elevador no mesmo.


ID
228874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere à instalação e às características de elevadores de prédios residenciais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra b - errada
    2.1 Acionamento duplo Sistema pelo qual a máquina é acionada ora por motor alimentado por tensão constante, ora por motor alimentado por tensão variável. 2.2 Acionamento simples Sistema pelo qual a máquina é acionada por motor alimentado por tensão constante ou por motor alimentado por tensão variável.

    letra c - errada - o desnível deve ser de 10mm
    4 Condições gerais Os elevadores previstos nesta Norma devem atender à NM 207, bem como às condições específicas da seção 5 ou às normas exigidas para o elevador existentes ou preferivelmente mais recentes, desde que sejam garantidos os critérios de acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência exigidos nesta Norma. 5 Condições específicas Os elevadores novos para o uso da pessoa portadora de deficiência devem atender aos requisitos de 5.1. Os elevadores existentes para o uso da pessoa portadora de deficiência devem atender aos requisitos de 5.2. 5.1 Elevadores novos 5.1.1 Localização e acesso 5.1.1.1 Os elevadores novos para o uso da pessoa portadora de deficiência devem situar-se em locais acessíveis à pessoa portadora de deficiência. 5.1.1.2 O saguão do edifício deve prover espaço adequado para permitir a entrada e a saída nos elevadores com segurança. 5.1.2 Operação e nivelamento O elevador deve ter comando automático e ser provido com um sistema de nivelamento próprio que automaticamente leve a cabina ao piso dos pavimentos, dentro de uma tolerância máxima de 10 mm sob condições normais de carga e descarga. 5.1.3  Operação de portas O sistema de portas deve ser do tipo corrediça horizontal automático, simultâneo na cabina e no pavimento. 5.1.4 Entradas As entradas devem atender ao seguinte: 5.1.4.1 A largura livre mínima deve ser de 800 mm e a altura livre mínima deve ser de 2 000 mm. 5.1.4.2 Em todos os pavimentos, a área defronte da entrada do elevador deve estar livre de obstáculos e conforme a NBR 9050.  

ID
233263
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das técnicas e conceitos envolvidos nos projetos dos elementos componentes das instalações complementares de uma edificação (elevadores, ar-condicionado, ventilação-exaustão, telefonia e combate a incêndio), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários

  • NBR NM 207 -  ELEVADORES ELÉTRICOS DE PASSAGEIROS REQUISITOS DE SEGURANÇA PARA CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO.

     

    5.8 PROIBIÇÃO DE INSTALAR NA CAIXA MATERIAL ESTRANHO AO SERVIÇO DO ELEVADOR. 

    A CAIXA DEVE SER USADA EXCLUSIVAMENTE COM O PROPÓSITO DO ELEVADOR. ELA NÃO DEVE CONSTER CAOS OU DISPOSITIVOS, ETC QUE NÃO SEJAM DO ELEVADOR. CONTUDO, A CAIXA PODE CONTER EQUIPAMENTOS DE AQUECIMENTO DA CAIXA, EXCLUINDO AQUECIMENTO DE VAPOR E AQUECIMENTO DE ÁGUA DE ALTA PRESSÃO. 


ID
247738
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores de passageiros é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ser anulada. Na NM 207:1999, ainda em vigor segundo o site da ABNT, consta, na página 45, o trecho "8.16.1 A cabina deve dispor de iluminação elétrica permanente assegurando uma intensidade de pelo menos 50 lx ao nível do piso e nos dispositivos de controle."
  • Concordo com o comentário de Emerson. De acordo com a norma são 50 lx na cabina e no pavimento.

  • Tpdas erradas:

    Letra A - Devem ser previstas aberturas de ventilação, na parte superior da caixa, com área total de no mínimo 1% da seção transversal da caixa. (NM 207);

    Letra B - Se os espaços abaixo do carro ou do contrapeso forem acessíveis, a base do poço deve ser projetada para suportar uma carga de no mínimo 5000 N/m2 (NM 207);

    Letra C - A cabina deve dispor de iluminação elétrica permanente assegurando uma intensidade de pelo menos 50 lx ao nível do piso e nos dispositivos de controle (NM 207 e ABNT NBR 16042);

    Letra D - A distância horizontal entre a soleira do carro e a soleira de pavimento não deve exceder 0,035 m (NM 207).

    Letra E - Em condições normais de funcionamento, a exatidão de parada da cabina do elevador em cada pavimento deve ser de ± 10 mm e deve ser mantida uma exatidão de nivelamento de ± 20 mm (NM 313).

     

  • Na norma "elevadores de passageiros - elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência"

    cita, no item 5.1.13, que a iluminação mínima é de 60lx.

  • 5.1.13 Iluminação mínima A cabina deve ter iluminação elétrica com no mínimo duas lâmpadas, de forma a assegurar iluminamento médio mínimo de 60 lx ao nível do piso

    NBR 13994

    "Força Guerreiros - O Pai tá ON"


ID
542605
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os critérios construtivos estabelecidos em norma para instalação de elevador em edifícios, considere.

I. O poço deverá ser impermeável, fechado e aterrado, e nele não deverá existir qualquer obstáculo que dificulte a instalação dos parelhos do elevador.

II. As paredes devem ser constituídas de material incombustível, formando uma superfície lisa. Quando houver distância superior a 11 m entre paradas consecutivas, devem existir portas de emergência na Caixa.

III. Entre os Poços de elevadores adjacentes deve existir parede divisória, ou proteção de chapa de madeira ou tela de arame, sendo que a abertura de malha deve estar entre 7 cm e 10 cm, com altura mínima de 1,60 m acima do nível do Poço.

IV. Na parte superior deve existir abertura de ventilação, com área igual a 0,5% da área de seção horizontal da Caixa, quando se tratar de torre única.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A NBR NM 27 define os critérios para instalação de elevadores novos em edifícios. Analisando as proposições, temos:

    I. Verdadeiro;

    II. verdadeiro;

    III. Falso: A divisória só é obrigatório para o fundo do poço até 2,5m acima do fundo do poço, deve ser de material incombustível e só se estenderá por todo poço se a distância horizontal entre as cabines e outra parte móvel for menor que 0,3 m. Além disso, a divisória deve ser de material incombustível ( o que descarta a madeira), outrossim deve ter espessura de no mínimo, 0,10m (descartando a possibilidade de utilizar arame);

    IV. Falso: De fato os elevadores novos devem ser instalados com área de ventilação no teto, no entanto a área deve ser de no mínimo 1% da seção transversal (a proposição fala de 0,5% da seção horizontal).

    Resposta: Letra "b" de bucéfalo.


  • Corrigindo...

    É possível utilizar com estrutura de arame, desde que tenha até 5cm de abertura de malha.


ID
627814
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as condições exigíveis na elaboração do projeto, fabricação e instalação de elevadores de passageiros, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NM 313, a profundidade mínima deve ser 1500mm e a largura da cabina 1500mm para garantir o giro da cadeira de rodas. Essa questão deveria ser cancelada!

  • NR 9050 - Acessibilidade - Diâmetro de giro de uma cadeira de rodas = 1.500mm ???????

  • Está correta a alternativa A.

    De acordo com a norma " Elevadores p/ transporte de pessoa portadora de deficiência" o espaço interno da cabina deve permitir o giro completo da cadeira de rodas. A distância entre paineis laterais deve ser no mínimo de 1725mm. A distância entre o painel do fundo e o frontal deve ser no mínimo 1300mm.

     

    As outras alternativas estao erradas pq:

    b) o sistema de reabertura deve atuar nas alturas de 50mm até 1200mm.

    c) largura mínima da entrada 800mm

    d) no caso de botoeiras horizontais devem estar à esquerda.

    e) a parte superior deve estar a uma altura entre 890mm e 900 mm do piso acabado.

     

  • Esse valor de 1725 mm está presente na NBR 13994, CANCELADA pela NM 313. Questão desatualizada.


ID
722320
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre as condições de segurança dos elevadores de passageiros utilizados durante a fase de construção de edificações.

I. Nos edifícios em construção com 12 ou mais pavimentos, ou altura equivalente é obrigatória a instalação de, pelo menos, um elevador de passageiros, devendo o seu percurso alcançar toda a extensão vertical da obra.

II. Elevador de passageiros deve ser instalado, a partir da execução da 7a laje dos edifícios em construção com 8 ou mais pavimentos, ou altura equivalente, cujo canteiro possua, pelo menos, 30 trabalhadores.

III. É permitido o transporte de cargas no elevador de passageiros.

IV. O elevador de passageiros deve dispor sistema de frenagem automática, a ser acionado em caso de ruptura do cabo de tração ou de interrupção de corrente elétrica.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. Na minha opinião as acertivas III e IV estão corretas, senão vejamos:


     A NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, preconiza que:


     18.14.23.1 - Nos edifícios em construção com oito ou mais pavimentos a partir do térreo ou altura equivalente é obrigatória a instalação de pelo menos um elevador de passageiros devendo seu percurso alcançar toda a extensão vertical da obra.   (A afirmativa I alega que é obrigatório em edifícios com 12 pavimentos ou mais, portanto está ERRADA)   (((((JHjhhs

     

    18.14.23.1.1 O elevador de passageiros deve ser instalado a partir da conclusão da laje de piso do quinto pavimento ou altura equivalente. (E  NÃO à partir da 7ª laje, como afirma a acertiva II)

    18.14.23.2.3 Quando o elevador de passageiros for utilizado para o transporte de cargas e materiais, não simultaneamente, e for o único da obra, será instalado a partir do pavimento térreo. (Portanto a acertiva III está correta.)


     

    18.14.23.3 O elevador de passageiros deve dispor de:

    b) sistema de frenagem automática, a ser acionado em caso de ruptura do cabo de tração ou, em outras situações que possam gerar a queda livre da cabine; (Portanto a acertiva IV está correta.)




     

    18.14.23.3 O elevador de passageiros deve dispor de:

    a) interruptor nos fins de curso superior e inferior, conjugado com freio automático eletromecânico;

    (Redação vigente até 09/05/2013 - Vide Portaria SIT n.º 254, 06 de maio de 2011)

    “interruptor nos fins de curso superior e inferior monitorado através de interface de segurança;”

    (Redação vigente a partir de 10/05/2013 - Vide Portaria SIT n.º 224, 06 de maio de 2011)

    b) sistema de frenagem automática, a ser acionado em caso de ruptura do cabo de tração ou, em outras situações

    que possam gerar a queda livre da cabine;

        

     

     

     


     

  • Estou impressionada com as questões de engenharia. Muitas erradas, sem gabarito. Que estranho.

  • Assertivas III e IV corretas, não concordo com este gabarito. Alguém mais?

  • discordo do gabarito 

    NR 18

    18.14.23.1 Nos edifícios em construção com oito ou mais pavimentos a partir do térreo ou altura equivalente é obrigatória a instalação de pelo menos um elevador de passageiros devendo seu percurso alcançar toda a extensão vertical da obra.

    18.14.23.1.1 O elevador de passageiros deve ser instalado a partir da conclusão da laje de piso do quinto pavimento ou altura equivalente.

    18.14.23.2 É proibido o transporte simultâneo de carga e passageiros nos elevadores tracionados a cabo.

    18.14.23.2.1 Quando ocorrer o transporte de carga nos elevadores de tração a cabo, o comando do elevador deve ser externo.

    18.14.23.2.2 Em caso de utilização de elevador de passageiros para transporte de cargas ou materiais, não simultâneo, deverá haver sinalização por meio de cartazes em seu interior, onde conste de forma visível, os seguintes dizeres, ou outros que traduzam a mesma mensagem: "É PERMITIDO O USO DESTE ELEVADOR PARA TRANSPORTE DE MATERIAL, DESDE QUE NÃO REALIZADO SIMULTÂNEO COM O TRANSPORTE DE PESSOAS."

     

    KEEP STUDYING

  • Eu também me assustei quando vi o gabarito da questão.

    O que o Marconi Tavares colocou está correto (pelo menos até hoje)

    O que aconteceu, que a IBFC não deve ter se ligado, foi que a Portaria SIT n.º 224, de 06 de maio de 2011 modificou esses itens, valendo a partir da data da publicação. Ou seja, em 2012 (data desta questão), já estava em vigor essa nova redação.

    Sendo assim, mesmo à época, caberia recurso pautado nessa Portaria.

    Hoje (09/07/2020), a Portaria N° 3.733, de 10 de fevereiro de 2020 é a mais recente. Mas CUIDADO (!!!), pois ela não está em vigor ainda. Segue trecho:

    "Art. 5º Esta Portaria entra em vigor 1 (um) ano após a data de sua publicação"

    Olhem só como é abordado sobre Elevador de Passageiros:

    "18.11.21 Na construção com altura igual ou superior a 24 m (vinte e quatro metros), é obrigatória a instalação de, pelo menos, um elevador de passageiros, devendo seu percurso alcançar toda a extensão vertical da obra, considerando o subsolo.

    18.11.21.1 O elevador de passageiros deve ser instalado, no máximo, a partir de 15 m (quinze metros) de deslocamento vertical na obra."

    É possível acessar as NR's atualizadas no site da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT):

    https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/sst-menu/sst-normatizacao/sst-nr-portugues?view=default

  • O que não torna a II e III correta é que na II afirma que a execução deve ser a partir da 7º laje, e não é verdade, deve ser a partir da 5º laje, para edificios com 8 ou mais pav.


ID
727387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de segurança do trabalho, julgue os itens subsequentes.

O elevador de cremalheira pode ser utilizado para transportar pessoas e materiais, desde que obedeçam às especificações do fabricante para montagem, operação, manutenção e desmontagem.

Alternativas
Comentários
  • Pessoas e materiais, porem, não ao mesmo tempo.

  • 18.14.22.1 É proibido o transporte de pessoas nos elevadores de materiais tracionados a cabo, com exceção dos elevadores do tipo cremalheira onde somente o operador e o responsável pelo material a ser transportado podem subir junto com a carga, desde que fisicamente isolados da mesma.

  • 18.14.25.1 Os elevadores de cremalheira para transporte de pessoas e materiais deverão obedecer às especificações
    do fabricante para montagem, operação, manutenção e desmontagem, e estar sob responsabilidade de profissional
    legalmente habilitado.

  • Eu errei a questão porque entendi o "e" como simultaneidade. O correto não seria "pessoas OU materiais"?

  • NR 18 

    18.14.25.1 Os elevadores de cremalheira para transporte de pessoas e materiais deverão obedecer às especificações do fabricante para montagem, operação, manutenção e desmontagem, e estar sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

  • O ELEVADOR OBEDEÇAM

    valeu cespe

    concordância do carai


ID
778549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das instalações, equipamentos, dispositivos e componentes das edificações, julgue os itens que se seguem.

Os elevadores são equipamentos de saída de emergência das edificações.

Alternativas
Comentários
  • Os Elevadores podem ser considerados equipamentos de emergência desde que atendam as recomendações da NBR 9077/2001:
    4.9 Elevadores de emergência
    4.9.1 Obrigatoriedade
    É obrigatória a instalação de elevadores de emergência:
    a) em todas as edificações com mais de 20 pavimentos, excetuadas as de classe de ocupação G-1, e em torres exclusivamente monumentais de ocupação F-2;
    b) nas ocupações institucionais H-2 e H-3, sempre que sua altura ultrapassar 12,00 m.
    4.9.2 Exigências
    4.9.2.1 Enquanto não houver norma específica referente a elevadores de emergência, estes devem atender a todas as normas gerais de segurança previstas nas NBR 5410 e NBR 7192, e ao seguinte (ver Figura 12):
    a) ter sua caixa enclausurada por paredes resistentes a 4 h de fogo;
    b) ter suas portas metálicas abrindo para antecâmara ventilada, nos termos de 4.7.12, para varanda conforme 4.7.14, para hall enclausurado e pressurizado, para patamar de escada pressurizada ou local análogo do ponto de vista de segurança contra fogo e fumaça;
    c) ter circuito de alimentação de energia elétrica com chave própria independente da chave geral do edifício, possuindo este circuito chave reversível no piso da descarga, que possibilite que ele seja ligado a um gerador externo na falta de energia elétrica na rede pública.
    4.9.2.2 O painel de comando deve atender, ainda, às seguintes condições:
    a) estar localizado no pavimento da descarga;
    b) possuir chave de comando de reversão para permitir a volta do elevador a este piso, em caso de emergência;
    c) possuir dispositivo de retorno e bloqueio dos carros no pavimento da descarga, anulando as chamas existentes, de modo que as respectivas portas permaneçam abertas, sem prejuízo do fechamento dos vãos do poço nos demais pavimentos;
    d) possuir duplo comando automático e manual reversível, mediante chamada apropriada.
    4.9.2.3 Nas ocupações institucionais H-2 e H-3, o elevador de emergência deve ter cabine com dimensões apropriadas para o transporte de maca.
    4.9.2.4 As caixas de corrida e casas de máquinas dos elevadores de emergência devem ser enclausuradas e totalmente isoladas das caixas de corrida e casas de máquinas dos demais elevadores.
  • NÃO SÃO, MAS PODEM SER 

  • Se tivesse um "PODE SER" eu acreditaria, kkkkkk

    Assertiva --> Errada


ID
1029229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de projeto complementar de elevadores, julgue os itens que se seguem.

Entre os poços de dois elevadores adjacentes, onde não haja parede divisória, é necessário existir proteção de chapa metálica ou tela de arame com abertura de malha inferior a 5 cm, para que seja impedida a comunicação entre os poços.

Alternativas
Comentários
  • CERTO, As principais exigências da NBR NM 207 para o Poço são: 

     Deve existir acesso ao fundo do Poço.

     Entre os Poços de elevadores adjacentes deve existir parede divisória, ou proteção de chapa metálica 

    ou tela de arame, de abertura de malha inferior a 5 cm, com altura mínima de 2,50 m acima do nível do 

    fundo do Poço. 



ID
1029232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de projeto complementar de elevadores, julgue os itens que se seguem.

As caixas de elevadores deverão ser fechadas com paredes vazadas, sendo permitido, nas regiões mais fechadas, o uso de vãos para ventilação, saída de gases e fumaças.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NM 207:

    "Cada caixa deve ser totalmente fechada por
    paredes, pisos e tetos sem perfurações."

  • Pessoal essa questão contradiz com a sentença:


    Na parte superior da caixa deve existir abertura de ventilação com área igual a 1% da área da seção transversal da caixa, no mínimo. 


    que é uma sentença verdadeira da questão Q380478

  • A caixa deve ser  fechada por paredes não vazadas. Na parte superior da caixa deve existir abertura de ventilação com área igual a 1% da área da seção transversal da caixa, no mínimo. 

  • A caixa deve ser fechada. Lá na parte superior deve haver apenas uma abertura equivalente a 1% da área transversal para a saída de gases e fumaça, proporcionando a ventilação da caixa.
  • 8.3 PAREDES, PISOS E TETO DA CABINA. 

    8.3.1 A CABINA DEVE SER TOTALMENTE FECHADA POR PAREDES, PISO E TETO NÃO PERFURADO, SENDO PERMITIDAS APENAS AS SEGUINTES ABERTURAS: 

    A) ENTRADAS PARA ACESSO NORMA DOS USUÁRIOS; 

    B) PORTAS E ALÇAPÕES DE EMERGÊCIA;

    C) ABERTURA DE VENTILAÇÃO. 


ID
1029235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de projeto complementar de elevadores, julgue os itens que se seguem.

As caixas de elevadores deverão ter resistência mecânica suficiente para manter alinhadas as guias do elevador e as portas do pavimento com os seus mecanismos de operação e travamento

Alternativas
Comentários
  • 4 Condições específicas

    4.1

    Caixa, fechamento e construções a ela relacionados

    4.1.1 Construção da caixa

    A caixa deve possuir resistência mecânica suficiente para manter alinhadas as guias do elevador e as portas de pavimento com seus mecanismos de operação e travamento

  • por qual motivo?


ID
1139182
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TCM-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR NM313 de 2007, que trata de requisitos de segurança para construção e instalação de Elevadores de Passageiros, incluindo pessoas com deficiência, NÃO estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • a) as dimensões da cabina devem ser aferidas entre as paredes estruturais, e os acabamentos decorativos de parede devem ter no máximo 15 mm de espessura

    5.3.1 - DIMENSÔES DA CABINA 

    AS DIMENSÕES INTERNAS DA CABINA PARA ELEVADORES COM ENTRADA ÚNICA OU COM DUAS ENTRADAS OPOSTAS DEVEM SER ESCOLHIDAS DE ACORDO COM AS TABELAS DA NORMA. 

    AS DIMENSÕES MÍNIMAS DA CABINA DEVEM SER MEDIDAS ENTRE AS PAREDES ESTRUTURAIS DA CABINA, QUALQUER ACABAMENTOS DECORATIVOS DE PAREDE NÃO DEVEM ULTRAPASSAR 15 mm DE ESPESSURA. 

     

    b) os acessos sejam livres com as portas totalmente abertas, sem obstáculos nas áreas em frente à porta do elevador, com tempo de abertura inicial de 5 segundos. 

    5.2 ENTRADAS - PORTAS

    5.2.1 O ACESSO LIVRE COM AS PORTAS TOTALEMENTE ABERTAS DEVEM ATENDER OS REQUISITOS DA TABELA DA NORMA. 

    5.2.2 EXIGE-SE O ACESSO SEGURO E LIVRE DE OBSTÁCULOS NOS PISOS DE PAVIMENTO, NAS ÁREAS EM FRENTE À PORTA DO ELEVADOR. 
    5.2.3 PARA PERMITIR AOS USUÁRIOS ENTRAR NO ELEVADOR E DELE SAIR SEM EMPRECILHOS, O TEMPO DE PORTA ABERTA DEVE SER INICIALMENTE AJUSTADO PARA 5 s. O SISTEMA DE CONTROLE DEVE POSSIBILITAR QUE O TEMPO DE PORTA ABERTA SEJA ENTRE 2 s E 20 s. SERÃO INSTALADOS RECURSOS PARA REDUZIR  ESSE TEMPO, POR EXEMPLO, USANDO-SE UM BOTÃO DE FECHAMENTO DE PORTA DA CABINA, OS MEIOS DE AJUSTE NÃO DEVEM SER ACESSÍVEIS AOS USUÁRIOS. 

     

    c) o corrimão deve estar localizado nas paredes laterais e de fundo, sendo preferencialmente de seção circular e contrastando com o material dos painéis da cabina.

    5.3.2 EQUIPAMENTO NA CABINA 

    5.3.2.1 DEVE-SE INSTALAR UM CORRIMÃO LOCALIZADO NOS PAINÉIS E NO DE FUNDO. O CORRIMÃO DEVE TER SEÇÃO TRANSVERSAL ENTRE 30 mm E 45 mm, COM RAIO MÍNIMO DE 5 mm +- 1 mm. DEVE PERMITIR BOA EMPUNHADURA, SENDO PREFERENCIALMENTE DE SEÇÃO CIRCULAR, COM ESPAÇO LIVRE ENTRE O PAINEL DA CABINA E O CORRIMÃO DE 40 mm 

    A ALTURA DA PARTE SUPERIOR DO CORRIMÃO DEVE ESTAR ENTRE 875 mm +- 25 mm DO PISO ACABADO E TER CONTRASTE COM OS PAINÉIS DA CABINA
     

    d) os comandos de emergência devem estar integrados ou sobre a botoeira, consistindo de pictogramas luminosos e sinais audíveis.

    5.4.4 SINALIZAÇÕES DA CABINA.

    5.4.4.1 UM INDICADOR DE POSIÇÃO DEVE SER LOCALIZADO DENTRO OU ACIMA DA BOTOEIRA DA CABINA. A LINHA DE CENTRO DO INDICADOR DE POSIÇÃO DEVE SER COLOCADA ENTRE 1,60 m E 1,80 m DO PISO DA CABINA. 

    A ALTURA DOS NÚMEROS DOS PAVIMENTOS DEVE TER, NO MÍNIMO, 30 mm E OS NÚMEOS DEVEM TER COR CONTRSTANTE COM A DAS ÁREAS ADJACENTES. INDICADORES ADICIONAIS, SE EXISTENTES, PODEM SER COLOCADOS EM QUALQUER POSIÇÃO. 
     

    e) a distância horizontal entre a soleira do elevador e do pavimento deve exceder 30 mm quando da parada do elevador em qualquer pavimento, com a porta aberta.

    5.3.3.2 A DISTÂNCIA HORIZONTAL ENTRE A SOLEIRA DO ELEVADOR E A SOLEIRA DO PAVIMENTO NÃO DEVE EXCEDER 30 mm QUANDO O ELEVADOR ESTIVER PARADO COM ABERTAS EM QUALQUER PAVIMENTO. 

     

     

  • Complementando:

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Analista Judiciário - Engenharia Civil

    No que diz respeito aos assuntos técnicos relacionados à prevenção contra incêndio, elevadores e ar condicionado, julgue os itens seguintes.

    Para evitar que uma pessoa caia na caixa do elevador, a distância horizontal entre a parede da caixa e a soleira, ou armação da entrada da cabina ou porta, não deverá exceder a 0,125 m.

    Gab. C


ID
1141441
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A caixa de elevadores é o recinto formado por paredes verticais, fundo do poço e teto, onde se movimentam o carro e o contrapeso.

É errado afirmar que existe a seguinte exigência da normalização brasileira para a execução da caixa de elevadores:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a norma NBR NM-207 "

    Quando  houver  distância  superior  a  11  m  entre  paradas  consecutivas, devem existir portas de emergência na Caixa"

  • NBR NM - 2017.

    5.2.2.1.2 Quando ocorrer um percurso muito grande na caixa sem porta de pavimento, deve ser provida a evacuação dos passageiros da cabina, situado a uma distância que não exceda 11 m, por meio de uma porta de emergência na caixa, ao nível do pavimento

  • GABARITO C


ID
1222357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à execução e à compatibilização de projetos complementares de engenharia civil, julgue os itens que se seguem.

Sem que se deixe de atender a requisitos de projetos arquitetônicos, é possível realizar a instalação e a operação de elevadores de passageiros dispensando-se a construção de casas de máquinas.

Alternativas
Comentários
  • Inclusive, existe norma brasileira (NBR 16042 de 04/2012) que rege os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas

     

  • Nos elevadores mais modernos, os comandos são instalados acima da cabine, dispensando-se assim a casa de máquinas

ID
1230646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que diz respeito aos assuntos técnicos relacionados à prevenção contra incêndio, elevadores e ar condicionado, julgue os itens seguintes.

Para evitar que uma pessoa caia na caixa do elevador, a distância horizontal entre a parede da caixa e a soleira, ou armação da entrada da cabina ou porta, não deverá exceder a 0,125 m.

Alternativas
Comentários
  • A distância horizontal entre a parede da caixa
    e a soleira ou armação da entrada da cabina ou
    porta (ou a borda extrema das portas, no caso de
    portas corrediças) não deve exceder 0,125 m. O
    motivo desta exigência é evitar:
    a) que pessoa caia na caixa;
    b) que pessoa permaneça na folga entre a porta
    da cabina e a caixa durante a operação normal
    do elevador (com este propósito deve ser medida
    a distância de 0,125 m, principalmente no caso
    de portas telescópicas simultâneas).

  • alguem teria a fonte da resposta dessa questao? 

  • Colega Jack3d Concurseiro, de 27 de Novembro de 2017, às 17h28.

    A fonte de embasamento dessa questão é a ABNT NBR 16042.

     

    Bons estudos

  • NBR NM 267:

    11.2.1 A distância horizontal entre a superfície

    interna da caixa e a soleira ou armação da entrada

    do carro ou porta (ou borda exterior de folhas de

    portas tipo corrediça horizontal) não deve exceder

    0,125 m.


ID
1317391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No desenvolvimento do projeto de uma edificação, é necessário que o projetista observe a operacionalidade, a funcionalidade e a segurança do edifício, o que exige considerar aspectos como conforto térmico, transporte vertical, entre outros. Acerca de projetos complementares de uma edificação, julgue os itens que se seguem.

O limitador de velocidade de um elevador, montado no piso da casa de máquinas ou no interior da caixa, é um dispositivo que, constituído de polia, cabo de aço e interruptor, aciona mecanicamente o freio de segurança e desliga o motor do elevador quando a velocidade do carro ultrapassa o limite preestabelecido.

Alternativas
Comentários
  • O Limitador de Velocidade é mais um importante item de segurança do elevador que garante mais confiabilidade e segurança aos passageiros em todas as viagens. Os modelos mais atuais possuem um tempo de acionamento menor do que o dos antigos limitadores, garantindo mais eficácia e menor tempo na parada do elevador em caso de emergência.

     

    Caso o elevador ultrapasse o limite de velocidade permitido, o limitador dispara o primeiro sistema de segurança elétrico, cortando a energia do elevador no quadro de comando.

     

    Caso o elevador não pare, o limitador dispara um segundo comando de segurança mecânico, acionando o dispositivo de desengate, localizado sobre a cabina, que por sua vez aciona o freio de segurança, que fica abaixo da cabina, parando definitivamente o elevador.

     

     


ID
1695406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que a NBR 5665 estabelece condições mínimas para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores, julgue o item que se segue.

O sistema de despacho com antecipação do destino, também conhecido como antecipação de chamada, reduz o número de paradas prováveis, o que, por sua vez, diminui os tempos totais de aceleração e retardo bem como de abertura e fechamento das portas.


Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia falar qual trecho da norma está essa informação?


ID
1695409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que a NBR 5665 estabelece condições mínimas para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores, julgue o item que se segue.

A parcela da população de um edifício que deve ser transportada pelos elevadores em cinco minutos é definida com base em aspectos construtivos e de ocupação da edificação bem como nas características técnicas dos elevadores.


Alternativas
Comentários
  • NBR-596/1983

    5.2 Capacidade de trafego

    5.2.1 Considerando-se” Wifego predominante de subida, OS elevadores drvem scr capazes de transporiar, em 5 min, as seguintes porcentagens minimas da populagZo de urn edificio:

    a) escritbrios de uma iinica cntidade: 15%;

    b) cscrit6rios em geral e COnsultOrios: 12%:

    c) apartamentos: 10%;;

    d) hoteis: 10%;

    e) rcstaurantes: 6%;

    f) hospitais: quando houver tubas de queda. para roupa e lixo e manta-carga para o servi$o de nutrição: 80/b; quand” nBo houver essas condi@es: 12%;

    g) escolas: 20%:

    h) edificios-garagem corn rampa, sem manobrista: 10%

    i) lojas e centros comerciais: 10%

  • A parcela da população de um edifício que deve ser transportada pelos elevadores em cinco minutos é definida com base na ocupação/funcionalidade da edificação.


ID
1695412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que a NBR 5665 estabelece condições mínimas para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores, julgue o item que se segue.

Na modernização de um grupo de equipamentos — retrofit —, a substituição das portas de pavimento de eixo vertical de 90 cm por novas de abertura lateral de 1,1 m auxilia na redução dos tempos totais de abertura e fechamento das portas e de entrada e saída de passageiros.


Alternativas
Comentários
  • NBR 5665 - Cálculo do tráfego de elevadores

     

    6 Cálculos

    6.1 Tempo total de viagem

    T3 = tempo total de abertura e fechamento de portas (resultado da multiplicação do número de paradas provavéis pelo tempo de abertura e fechamento das portas, em uma parada, dado na Tabela 3)

    T4 = tempo total de entrada e saída de passageiros (resultado da multiplicação do valor correspondente à lotação da cabina, pelo tempo de entrada e saída de cada passageiro, dado na Tabela 4)

     

    Tabela 3 - Tempo de abertura e fechamento de portas

    Tipo de porta | Tempo (s)

    Abertura central (AC) - 3,9s

    Abertura lateral (AL) - 5,5s

    Eixo vertical (EV) - 6s

     

    Tabela 4 - Tempo de entrada e saída de passageiros

    Abertura da porta (m) | Tempo (s)

    Menor que 1,10  - 2,4s

    Maior ou igual a 1,10 - 2,0s

     

     

    CORRETA

     

    Você não sabe do que é capaz até começar a tentar!

  • RETROFIT É UM TERMO UTILIZADO PRINCIPALMENTE EM ENGENHARIA PARA DESIGNAR O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DE ALGUM EQUIPAMENTO JÁ CONSIDERADO ULTRAPASSADO OU FORA DE NORMA.

    NO CASO ELES QUEREM SUBISTITUIR A PORTA DO PAVIMENTO, AQUELA QUE FICA FIXA NO PAVIMENTO, SUBSTITUIR UMA DE EIXO VERTICAL QUE ABRE IGUAL A DAS CASAS DA GENTE, ESSA DE EIXO VERTICAL TEM O TEMPO DE ABERTURA E FECHAMENTO DE 6,0 SEGUNDOS E COMO TEM 0,90 m O TEMPO DE ENTRADA DOS PASSAGEIROS É DE 2,4 DE ACORDO COM A NORMA QUE DIZ QUE PORTAS MENORES DE 1,10 TEMO TEMPO DE 2,4 PARA ENTRADA E SAÍDA DOS PASSAGEIROS.

    POR UMA DE ABERTURA LATERAL COM 1,10 m ESSA DE ABERTURA LATERAL TEM 5,5 S PARA ABERTURA E FECHAMENTO DAS PORTAS E 2 SEGUNDOS PARA ENTRADA E SAÍDA DO PESSOAL.

    OU SEJA O TEMPO DE ENTRADA E SAÍDA E DE FECHAMENTO E ABERTURA SIM, É MENOR.


ID
1695415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que a NBR 5665 estabelece condições mínimas para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores, julgue o item que se segue.

A capacidade de tráfego, que expressa a quantidade de passageiros transportados por elevadores em um determinado período, corresponde ao produto entre o intervalo de tráfego e o número de elevadores no grupo.


Alternativas
Comentários
  • NBR-596/1983

    6.3 Capacidade de Transporte

    A capacidade de transporte de urn elevador, em 5 min, deve ser calculada pela fórmula:

    Ct =L.300/T

    Onde:

    -Ct = capacidade de transporte

    -L = Iota+ da cabina, excluindo o acensorista

    -T = tempo total da viagem, em s

  • NBR 5665

    6.4 - CAPACIDADE DE TRÁFEGO

    CT = C11 + C12 + C13... é dado pela soma e não pelo produto da capacidade de transporte de cada elevador.

    A resposta para questão: o produto entre o intervalo de tráfego e a quanrtidade de elevadores no grupo resulta no tempo total de viagem. (Item 6.5)

  • Capacidade de tráfego (CT) é a soma das capacidades de transporte de cada elevador, ou seja, será a quantidade de pessoas transportadas em 5 minutos por toda a bateria de elevadores.


ID
1695418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos sistemas de transporte vertical, julgue o item subsequente.

Caso ocorra a queda livre do carro, a possibilidade de o freio de segurança não atuar antes que o para-choque seja atingido é considerada aceitável apenas se o carro partir do pavimento extremo inferior.


Alternativas
Comentários
  • Segundo NBR 207:

    0.3.1 Ocorrendo a queda livre do carro a partir do pavimento extremo inferior, a possibilidade do freio de segurança não atuar, antes que o pára-choque seja atingido, é considerada aceitável.

  • A classificação dessa questão está correta? Ela tá no assunto de estradas

  • Classificação errada, @HenriqueMota.

    Este trecho foi retirado da NBR NM 207 – Elevadores Elétricos de passageiros (Requisitos de segurança para construção e instalação).


ID
1695421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos sistemas de transporte vertical, julgue o item subsequente.

Considerando-se os requisitos para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência, as dimensões mínimas da cabina com entrada única, de acordo com a NBR NM 313, correspondem a um elevador com lotação para, no máximo, sete pessoas.


Alternativas
Comentários
  • Errado

    O erro está no final, onde fala que é no máximo sete pessoas, sendo que a norma NBR NM 313:2008 nos informa que a capacidade mínima tem de ser de 8 pessoas.

  • Segundo a  ABNT NBR NM 313:2008 – Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência

    Principais pontos

    - Capacidade mínima de 8 passageiros (600 kg);

    - Área interna da cabine: Largura 110 cm x Profundidade 140 cm.

    - Corrimão em todos os lados da cabine, em cor contrastante a cabine;

    - Espelho no painel do fundo;

    - Painel de operação da cabine instalado do lado direito da entrada do elevador, também em cor contrastante a cabine;

    - Piso em cor contrastante ao piso do hall;

    - Portas automáticas na cabine e pavimentos com reabertura automática no caso de interferência durante o fechamento;

    - Sistema de comunicação viva voz;

    - Sinalização sonora;

    - Sistema de sinalização direcional digital;

    - Botões de micro contato iluminados;

    - Sinalização em braile.

  • Pessoal, onde diz na Norma o número minimo de passageiros? Pois não achei nada a respeito

  • Também não achei nada sobre o número mínimo de passageiros.


ID
1695427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos requisitos de construtivos e aos requisitos de instalação de elevadores elétricos e hidráulicos, julgue o item a seguir.

Os freios de segurança do carro e o do contrapeso — se houver — devem, cada um, ser acionados pelo seu próprio limitador de velocidade. O acionamento pode ser realizado por meio de dispositivos mecânicos ou hidráulicos, sendo vedado seu acionamento por meio de dispositivos elétricos ou pneumáticos.


Alternativas
Comentários
  • NBR NM 207 / 1999 - Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores com maquinaria dentro da caixa

    9.7 Freio de segurança

    9.7.3 Método de acionamento

    9.7.3.1 O texto desta subseção é substituído pelo seguinte: Os freios de segurança do carro e o do contrapeso (se houver) devem, cada um, ser acionados pelo seu próprio limitador de velocidade. Quando a velocidade nominal não supera 1 m/s, o freio de segurança do contrapeso pode ser acionado pela quebra da suspensão ou por cabo de segurança.

    9.7.3.2 Os freios de segurança NÃO devem ser acionados por dispositivos elétricos, hidráulicos ou pneumáticos.


ID
1695430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos requisitos de construtivos e aos requisitos de instalação de elevadores elétricos e hidráulicos, julgue o item a seguir.

Em relação ao limitador de velocidade, os cabos devem ser dimensionados considerando-se a carga de ruptura no momento de atuação do dispositivo e um coeficiente de segurança com o valor de, no mínimo, oito. O diâmetro nominal do cabo deve ser de pelo menos 6 mm.


Alternativas
Comentários
  • NBR NM 207 / 1999 - Elevadores elétricos de passageiros 

    9.8.6 Cabos do limitador de velocidade

    9.8.6.1 O limitador de velocidade deve ser acionado por um cabo de aço projetado para esta finalidade.

    9.8.6.2 A carga de ruptura do cabo deve estar em função do esforço que possa ser produzido no cabo do limitador de velocidade no momento de sua atuação e considerar um coeficiente de segurança mínimo de 8.

    9.8.6.3 O diâmetro nominal do cabo deve ser de pelo menos 6 mm.

  • Para que os amigos não se confundam, como eu me confundi:

    # CABOS DE TRAÇÃO -> FS min de 12

    # CABOS DO LIMITADOR DE VELOC. -> FS min de 8 e DN min de 6mm

    # CABOS DA SUSPENSÃO -> DN min de 8mm, qntd. min de 3 (independentes entre si), Tensão de Ruptura de 1550 ou 1770MPa.

    FONTE: NBR NM 207


ID
1695433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos requisitos de construtivos e aos requisitos de instalação de elevadores elétricos e hidráulicos, julgue o item a seguir.

Polias motrizes e polias de desvio devem ser providas de estruturas de proteção construídas em chapas metálicas lisas que impedem qualquer contato com as partes girantes.


Alternativas
Comentários
  • grades metálicas, e não chapas

  • 12.9 PROTEÇÃO DA MAQUINÁRIA 

    DEVE SER PROVIDA PROTEÇÃO EFETIVA PARA AS PARTES GIRANTES ACESSÍVEIS QUE PODEM SER PERIGOSAS, EM PARTICULAR:

    A) CHAVETAS E PARAFUSOS NOS EIXOS;

    B) FITAS, CORRENTES E CORREIAS; 

    C) ENGRENAGENS, PINHÔES; 

    D) EIXOS SALIENTES DE MOTORES; 

    E) LIMITADOR DE VELOCIDADE DE BOLAS. 

    EXCLUEN-SE POLIAS MOTRIZES COM PROTEÇÃO DE ACORDO COM 9.6, VOLANTES MANUAIS, POLIAS E FREIOS E QUAISQUER PEÇAS SEMELHANTES, REDONDAS E LISAS. 

    TAIS ITENS DEVEM SER PINTADOS DE AMARELO, PELO MENOS PARCIALMENTE.

     
    9.6.2 AS PROTEÇÕES USADAS DEVEM SER CONSTRUÍDAS DE MODO QUE AS PARTES GIRANTES SEJAM VISÍVEIS E NÃO ATRAPALHEM AS OPERAÇÕES DE EXAME E MANUTENÇÃO 

     

     


ID
1695436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos requisitos de construtivos e aos requisitos de instalação de elevadores elétricos e hidráulicos, julgue o item a seguir.

Os elevadores hidráulicos podem ser de ação direta, quando o êmbolo ou cilindro é ligado diretamente ao carro, ou indireta, quando o êmbolo é ligado ao carro por cabos de suspensão. No caso dos equipamentos de ação indireta, é necessário, no mínimo, três cabos por pistão.


Alternativas
Comentários
  • NM 267 2001 Elevadores hidráulicos de passageiros -Requisitos de segurança para construção e instalação
    9.1.3 O número mínimo de cabos deve ser de:
    a) três por pistão no caso de elevadores de
    ação indireta;
    b) três para a ligação entre o carro e o peso de
    balanceamento.
    Os cabos devem ser independentes.
     


ID
1961719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com referência aos projetos complementares em obras de edificações, julgue o item subsequente.
Em edifícios com elevadores, é necessária a construção de uma casa de máquinas que, além de abrigar o painel de controle, a máquina de tração e o limitador de velocidade, pode conter dutos, cabos ou outros dispositivos e equipamentos integrantes das redes elétrica, lógica e de ar-condicionado.

Alternativas
Comentários
  •  NBR–7192: determinadas condições e exigências que deverão ser obrigatoriamente atendidas para a casa de máquinas

    a) Deve ser destinada única e exclusivamente aos equipamentos e aos componentes necessários (e/ou indispensáveis) ao funcionamento do elevador;

    b) Não pode (e não deve) servir de passagem de qualquer espécie para outras partes ou áreas do edifício, nem como acesso entre pavimentos ou dependências, sendo, ainda, terminantemente proibido o seu uso como depósito, ou para a guarda de materiais ou objetos que não pertençam ao elevador (ou que não contribuam para o seu funcionamento);

    c) Deve ser projetada com resistência apropriada o suficiente para suportar todas as cargas, pesos, pressões, e esforços a que será naturalmente submetida (ver mais detalhes neste sentido com o construtor do edifício);

    d) O piso, as paredes, e o teto deverão ser construídos obrigatoriamente de material incombustível, devendo o piso ter acabamento antiderrapante e o teto ser isolado termicamente;

    e) Deve ter o seu livre acesso garantido por escada fixa de material incombustível, cuja largura terá que ser igual ou maior que a da sua porta de entrada; a escada não pode formar ângulo superior a 60° com a horizontal, devendo, ainda, ser provida de corrimão de segurança nos lados abertos (caso os tenha);

    f) Sua porta de entrada deve ser feita de material incombustível (corta–fogo), além de ser dotada de fechadura que possibilite trancamento (com chaves, cadeados, trincos, e outros dispositivos de travamento) pelo lado de fora e livre abertura pelo lado de dentro;

    g) Para vencer desníveis de até 1,20 m de profundidade, permite-se o uso de escada fixa na parede (do tipo marinheiro);

    h) Deve receber ventilação natural cruzada (ou mesmo ventilação mecânica), a fim de que a sua temperatura ambiente se mantenha inferior a 40° C; a ventilação deve ser projetada de tal forma que não permita, sobre o equipamento instalado, a entrada de pó, poeira, gases nocivos, água de chuva, umidade, ou ar de exaustão proveniente de outras partes do edifício;

    i) A iluminação deve ter fonte independente das máquinas e dos demais equipamentos do elevador, não podendo ser menor que 200 lx (lux) ao nível do piso;

    j) Quando a destinação de uso do edifício exigir, a casa de máquinas deve ser construída (ou dotada de isolamento acústico adequado) de modo que possa absorver, reduzir, ou minimizar os ruídos provenientes do funcionamento do elevador;

    l) Deve haver, no mínimo, 2 tomadas independentes de 600 W;

    m) Deve ser obrigatoriamente dotada de luz de emergência através de circuito automático e independente, com autonomia mínima de 1 hora para proporcionar iluminação de, pelo menos, 10 lx (lux) sobre a máquina de tração

  •  

    CASA DE MÁQUINAS: RECINTO NO QUAL ESTÃO INSTALADAS AS MÁQUINAS E O EQUIPAMENTO RELACIONADO COM ELAS. 

     

    6.1.2.2 CASAS DE MÁQUINAS OU CASAS DE POLIAS NÃO DEVEM SER USADAS PARA OUTROS FINS QUE NÃO ELEVADORES. ELAS NÃO DEVEM CONTER DUTOS, CABOS OU DISPOSITIVOS QUE NÃO ESTEJAM RELACIONADOS COM ELEVADORES.

     

    ESTES RECINTOS PODEM NO ENTANTO CONTER. 

     

    A) MÁQUNAS PARA MONTA -CARGAS OU ESCADAS ROLANTES;

    B) EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO OU AQUECIDO DESSES RECINTOS, EXCETO AQUECEDORES DE ÁGUA OU VAPOR;

    C) DETECTORES DE FOGO OU EXTINTORES COM TEMPERATURA DE OPERAÇÃO ELEVADA, APROPRIADO PARA EQUIPAMENTO ELÉTRICO, ESTÁVEL POR UM PERIODO DE TEMPO, E CONVENIENTEMENTE PROTEGIDO CONTRA IMPACTOS ACIDENTAIS 

     


ID
2106688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base no disposto na norma NBR 13994, que trata de elevadores de transporte de pessoas com deficiência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Creio que foi anulada pois tanto a alternativa A quanto a C são corretas. Letra C no caso só se aplica a elevadores já existentes, para elevadores a serem construídos a distância mínima entre painéis laterais é 1,10m (sem permitir giro de cadeira de rodas).

    B - tempo de abertura deve ser ajustável entre 5s e 15s

    D - distância mín. entre painéis laterais p/ permitir giro de cadeira de rodas = 1,725m

    E - tolerância máx. 10mm ou 15mm p/ elevador existente

    @revisa.arq


ID
2106691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação aos elevadores, assinale a opção correta com base no disposto na NBR 13994, que trata de elevadores de transporte de pessoas com deficiência.

Alternativas
Comentários
  • NORMA CANCELADA PELA ABNT!!!


ID
2268817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A equipe responsável pela manutenção de determinada edificação constatou que um elevador parou de funcionar por defeito em uma peça. Devido à falta de peças de reposição no mercado, decidiu-se modernizar o elevador, para melhorar o seu desempenho quanto à capacidade de atendimento aos usuários.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Se a equipe tivesse trocado a peça antes de o elevador ter parado de funcionar, a atividade seria classificada como manutenção preventiva.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Mas como?! Manutenção antes da falha total é classificada como manutenção planejada. Neste gênero, há 5 espécies de manutenção:

    Ø Preventiva;

    Ø Preditiva;

    Ø Detectiva;

    Ø Total Productive Maintenance (TPM): manutenção produtiva;

    Terotecnologia.

    Não há nada na questão que indique qual espécie de manutenção planejada foi utilizada, não sendo possível se afirmar que a manutenção executada foi preventiva ou de qualquer outra espécie de manutenção planejada.

     

    Concorda comigo esta bibliografia:

    http://www.univasf.edu.br/~castro.silva/disciplinas/MAN/apostila_senai.pdf

    Sistema de Produção Lean Manufancturing, 2 edição

    XENOS, 1998, p.24; SLACK, 1997, p. 636 e BIBVIRT, 2000, p.1.3

    http://www.ppga.com.br/mestrado/2003/moraes-paulo_henrique_de_almeida.pdf

     

    e por aí vai...

     

  • Gabarito oficial e definitivo certo, realmente essa não deu para entender...

     

  • a manuntenção pode ser preventiva ou corretiva: a preventiva ocorre à priori (antes do fato) e a corretiva à posteriori (depois do fato)

    esse entendimento se repete em algumas questões da banca

  • Gabarito: CERTO

     

    Manutenções preventivas:   é uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data possível do surgimento de uma falha, elas reduzem a probabilidade de avarias ou degradação de serviços prestados. São procedimentos da manutenção preventiva as lubrificações periódicas, as revisões sistemáticas do equipamento, os planos de calibração e de aferição de instrumentos, os planos de inspeção de equipamentos e os históricos ou recomendações do fabricante.

    Manutenção corretiva: atuam, por sua vez, quando já há desgastes ou falhas nos equipamentos, substituindo as peças e os componentes afetados. Trata-se de um conjunto de procedimentos que visam corrigir, restaurar e recuperar a capacidade de produção de uma instalação ou equipamento que tenham sofrido alteração em seu funcionamento. A manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que aguarda pela falha para, assim, determinar a ação de manutenção a ser realizada.


ID
2268820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A equipe responsável pela manutenção de determinada edificação constatou que um elevador parou de funcionar por defeito em uma peça. Devido à falta de peças de reposição no mercado, decidiu-se modernizar o elevador, para melhorar o seu desempenho quanto à capacidade de atendimento aos usuários.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

A troca das peças danificadas é uma intervenção classificada como modernização.

Alternativas
Comentários
  • A conservação está relacionada com aquelas atividades rotineiras realizadas diariamente ou então, com pequenos intervalos de tempo entre intervenções, diretamente relacionada à operação e à limpeza do edifício, criando condições adequadas para seu uso. Por exemplo: lubrificação de engrenagens e polias de elevadores.

    A reparação está relacionada com atividades preventivas ou corretivas realizadas antes que o edifício ou algum de seus elementos constituintes atinja o nível de desempenho mínimo aceitável sem que a recuperação de desempenho ultrapasse Nível Inicial Nível Mínimo Aceitável DESEMPENHO Novo Nível Alcançado Modernização Reparação Restauração Conservação IDADE EDIFÍCIO 19 o nível inicialmente construído. Por exemplo: substituição de uma botoeira de elevador onde o “led” não acende.

    A restauração está relacionada com atividades corretivas realizadas após o edifício ou algum de seus elementos constituintes atingir níveis inferiores ao nível de desempenho mínimo aceitável, sem que a recuperação de desempenho ultrapasse o nível inicialmente construído. Por exemplo: troca de um cabo de elevador que se apresentava rompido, impedindo a utilização do mesmo.

    A modernização está relacionada com atividades preventivas e corretivas visando que a recuperação de desempenho ultrapasse o nível inicialmente construído, fixando um novo patamar de qualidade para a edificação. Por exemplo: instalação do sistema tipo “Daffee” (Dispositivo Automático de Funcionamento dos Elevadores com Força de Emergência - sigla empregada pela empresa Atlas Schindler) nos elevadores, permitindo que os mesmos, em caso de falta de energia, seja ainda assim conduzido ao térreo e tenha suas portas abertas automaticamente, sistema este antes inexistente.

  • Parece ser restauração.
  • decidiu-se modernizar o elevador, para melhorar o seu desempenho quanto à capacidade de atendimento aos usuários.

    ?????

    Modernizar para melhorar=elevar o nível inicialmente construído

    Pra piorar a outra questão da prova Q756272  inicia com a afirmativa correta  "A modernização do elevador é considerada...."

  • Alguém tem o material de elevadores para concurso ? se sim, poderia me adicionar e me enviar ?

  • Para mim seria apenas manutenção corretiva (independente de modernizar ou não só foi trocado pelo ocasionamento do defeito).

  • Na questão, foi feito uma modernização, mas a pergunta, do simples fato de trocar a peça não é modernização. O elevador parou de funcionar (desempenho abaixo do mínimo) então decidiu trocar a peça para que ele volte ao seu desempenho mínimo - isso eh restauração.
  • A troca de peças que aconteceria caso não houvesse falta de peças de reposição no mercado se trataria de restauração, pois o elevador ficou inviabilizado, como diz na questão: parou de funcionar totalmente. Ou seja, atingiu níveis inferiores aos de desempenho mínimo aceitável.


ID
2268823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A equipe responsável pela manutenção de determinada edificação constatou que um elevador parou de funcionar por defeito em uma peça. Devido à falta de peças de reposição no mercado, decidiu-se modernizar o elevador, para melhorar o seu desempenho quanto à capacidade de atendimento aos usuários.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

A modernização do elevador é considerada uma atividade preventiva e corretiva.

Alternativas
Comentários
  • A modernização está relacionada com atividades preventivas e corretivas visando que a recuperação de desempenho ultrapasse o nível inicialmente construído, fixando um novo patamar de qualidade para a edificação. Por exemplo: instalação do sistema tipo “Daffee” (Dispositivo Automático de Funcionamento dos Elevadores com Força de Emergência - sigla empregada pela empresa Atlas Schindler) nos elevadores, permitindo que os mesmos, em caso de falta de energia, seja ainda assim conduzido ao térreo e tenha suas portas abertas automaticamente, sistema este antes inexistente.

  • Preventiva?

    A modernização só ocorreu pelo desgaste da peça, o gabarito dessa questão entra em contradição com outra questão da mesma prova:

     

    A troca das peças danificadas é uma intervenção classificada como modernização. (ERRADA).

    Logo é de supor que a troca das peças nao foi uma modernização e sim uma manutenção corretiva.

  • Davi, concordo totalmente com teu comentario.
  • Gabarito discricionário do CESPE

    a falha já ocorreu, não tem como qualquer desdobramento posterior ser classificado como preventivo como vocês já falaram..

  • A unica explicação para o gabarito "CERTO" deve ser o fato de a decisão de trocar as peças ausentes no mercado já prevendo uma possível nova falha no equipamento que o deixaria sem funcionar pela falta de peça disponível no mercado, sendo esta, segundo a "brilhante cespe", considerado uma medida preventiva, apesar de tal medida ter sido ocasionada pela falha do equipamneto.

  • A unica explicação para o gabarito "CERTO" deve ser o fato de a decisão de trocar as peças ausentes no mercado já prevendo uma possível nova falha no equipamento que o deixaria sem funcionar pela falta de peça disponível no mercado, sendo esta, segundo a "brilhante cespe", considerado uma medida preventiva, apesar de tal medida ter sido ocasionada pela falha do equipamneto.

  • Corretiva = manutenção para a peça desgastada.

    Preventiva= manutenção que envolve a troca de peças já usadas, para se prevenir uma futura falha, durante a modernização do elevador.

  • Essa cesp é uma piada, quase todas questões deles dão problema, incrível!


ID
2681824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de projetos e execução de obras e serviços de engenharia, julgue o item a seguir.


No cálculo de tráfego para definir que elevador de passageiro será escolhido no projeto, as variáveis básicas utilizadas são a velocidade de abertura da porta e a largura da cabina.

Alternativas
Comentários
  • 4.2.1 o trafego deve ser calculada em funcao da populacao estipulada conforme 4.1.1 e atcndendo aos percentuais e areas de ocupaco prescritas em 5.1 .1 e 5.2.1, objetivando o transparte de pessoas em edificios destinados a:

     

    NBR 5665

  • ERRADO

     

    As características básicas que definem o elevador de passageiros são sua velocidade nominal e a lotação da cabina

  • Gabarito: Errado:

    Cálculo de tráfego: é a sistemática que permite avaliar se a quantidade de elevadores e a área das caixas previstas serão satisfatórias para proporcionar um transporte vertical adequado ao fluxo de pessoas do edifício.

    • NBR 5665

    Para que se possa efetuar o cálculo, as seguintes variáveis deverão ser conhecidas:

    - População do prédio

    - Número de paradas dos elevadores

    - Percurso dos elevadores

    - Tipos de portas dos elevadores

    - Capacidade das cabinas

    - Velocidade dos elevadores

    - Quantidade de elevadores

  • Basicamente, são as seguintes:

    - População do prédio

    - Número de paradas dos elevadores

    - Percurso dos elevadores

    - Tipos de portas dos elevadores

    - Capacidade das cabinas

    - Velocidade dos elevadores

    - Quantidade de elevadores

  • Para que se possa efetuar o cálculo, as seguintes variáveis deverão ser conhecidas:

    População do prédio;

    Número de paradas dos elevadores;

    Percurso dos elevadores;

    Tipos de portas dos elevadores;

    Capacidade das cabinas;

    Velocidade dos elevadores;

    Quantidade de elevadores.

  • Gabarito: Errado

    são as seguintes:

    - População do prédio

    - Número de paradas dos elevadores

    - Percurso dos elevadores

    - Tipos de portas dos elevadores

    - Capacidade das cabinas

    - Velocidade dos elevadores

    - Quantidade de elevadores

  • As características básicas que definem o elevador de passageiros são sua velocidade nominal e a lotação da cabina

  • A questão exigiu conhecimento a respeito da quantidade de variáveis previstas no cálculo de tráfego pela NBR 5665/1983:Cálculo de tráfego nos elevadores.

    O cálculo do tráfego segundo a norma nos seus anexos depende da:

    1. População:
    1.1 Composição;
    1.2 Relação;
    1.3 População total;
    1.4 Porcentagem mínima a ser transportada em 5 min;
    1.5 Intervalo de tráfego máximo;

    2. Elevadores:
    2.1 Unidades do grupo;
    2.2 Capacidade (passageiros);
    2.3 Paradas;
    2.4 Paradas prováveis;
    2.5 Percurso;
    2.6 Velocidade;
    2.7 Tipo de portas;
    2.8 Abertura livre;

    3. Tempos adotados:
    3.1 Aceleração e retardamento;
    3.2 Abertura e fechamento de portas;
    3.3 Entrada e saída de passageiros;
    3.4 Intervalo de tráfego;
    3.5 Capacidade de transporte;
    3.6 Capacidade de tráfego;

    Não é necessário decorar todos esse parâmetros para responder a questão. 

    Note que a assertiva fala que a capacidade de tráfego depende basicamente da velocidade de abertura e da largura da cabine, o que a torna errada, pois ela esquece de variáveis importantes como a capacidade da cabine de transportar passageiros.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2694064
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A engenharia de manutenção deve conhecer as frequências de falhas dos dispositivos das instalações para verificação da disponibilidade das instalações e levantamento dos custos da manutenção. Um prédio de 20 andares possui um determinado tipo de mostrador (display) nos elevadores que, após um longo período de utilização, revelou uma distribuição em frequência de falhas segundo uma função exponencial negativa de média 0,25 por 2.500 horas. Qual a indisponibilidade de um display nestes elevadores durante sua vida útil que é prevista em 10 anos x 24 horas/dia x 365 dias/ano, se o tempo médio de reparação é 36 horas?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    10 anos x 365 (dias/ano) x 24 (horas/dias) = 87.600 horas

    Sabendo que a falha acontece 0,25 a cada 2.500 horas, então:

    87.600 / 2.500 = 35,04

    35,04 x 0,25 = 8,76 ou 9 horas.

  • Você calculou a quantidade de falhas, Raquel, não o período de indisponibilidade . 

  • Bom dia, pessoal! Pelo que entendi, o caminho é o que a Raquel fez, mas está faltando alguma coisa para se chegar ao resultado final. Não entendi 2 coisas: onde usar o dado "tempo médio de reparação de 36 horas" e "função exponencial negativa de média 0,25 por 2.500 horas..." Se alguém puder nos dar uma luz...

  • Calculei da seguinte forma.

    10 anos x 365 (dias/ano) x 24 (horas/dias) = 87.600 horas dura a vida útil do elevador. Sabendo que o tempo médio de reparação durante a vida útil é de 36h então desconta.

    87.600-36=87.564h.

    Se o mesmo falha 0,25h a cada 2.500h, faz-se regra de 3

    0,25h---->2.500h

    x-------->87.564h

    O resultado é 8,756h de falha durante a vida útil, arredondando seria 9h de falha durante a vida útil do elevador, alternativa C.

    NÃO SEI SE É A FORMA CORRETA, MAS FIZ E DEU CERTO.

  • Agora entendi o 0,25. É 0,25h para cada 2.500h. Então o x da questão está aí. Valeu Ícaro!


ID
2721052
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Diante de edificações que comportam cada vez mais andares, os elevadores se tornaram um meio de transporte essencial. Nesse sentido, em relação a elevadores elétricos de passageiros, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NM 207:99

    cabina: A parte do elevador que transporta passageiros e objetos.

    contrapeso: Massa que assegura a tração. (a questão foi anulada por essa troca de palavras)

    limitador de velocidade: Dispositivo que, quando o elevador atinge uma velocidade predeterminada, causa a parada do elevador e, se necessário, aciona o freio de segurança.

    freio de segurança instantâneo: Freio de segurança no qual a ação de freada plena nas guias é quase imediata.

    guias: Os componentes rígidos destinados a manter a direção do movimento do carro ou do contrapeso.

     

    pára-choque: Batente resiliente no final do percurso constituído de meios de retardamento usando fluidos ou molas (ou outro meio similar).


ID
4825993
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No cálculo do tráfego de passageiros das instalações de elevadores em hospitais, quando houver tubos de queda para roupa e lixo e monta-carga para o serviço de nutrição, considerando o tráfego predominante de subida, a porcentagem mínima da população que os elevadores devem ser capazes de transportar em 5 minutos é de

Alternativas
Comentários
  • Acertei no chute.

    Como é feito este calculo ?

  • Segundo  :

    Considerando-se o tráfego predominante de subida, os elevadores devem ser capazes de transportar em 5 min as seguintes porcentagens mínimas da população de um edifício: escr1tórios de uma única entidade: 15%; escritórios em geral e consultórios: 12%; apartamentos: 10%; hotéis: 10%; restaurantes: 6%; hospitais: quando houver tubos de queda, para roupa e lixo e monta carga para o serviço de nutrição: 8%; quando não houver essas condições: 12%; escolas: 20%; edifícios-garagem com rampa sem manobrista: 10%; e lojas e centros comerciais: 10%.

  • A questão é aplicação direta da norma NBR 5665:1983 – Cálculo do tráfego nos elevadores, mais precisamente do item 5.2, que trata da capacidade de tráfego. O item 5.2.1 pontua que, considerando-se o tráfego predominante de subida, os elevadores devem ser capazes de transportar, em 5 min, uma porcentagem mínima da população de um edifício, porcentagem essa que depende do tipo de edificação. No caso de hospitais (item f), as porcentagens são de 8%, para quando houver tubos de queda, para roupa e lixo e monta carga para o serviço de nutrição, e de 12% quando não houver essas condições. Uma vez que a questão especifica a situação descrita de tubos de queda e monta-carga, afirma-se que a opção CORRETA é a LETRA C.





    Gabarito do Professor: Alternativa C


ID
4932247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para garantir a funcionalidade e segurança de obras civis, especial atenção deve ser dada às instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas, de segurança etc. Com relação às características que devem ser observadas nessas instalações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tubulaçao de água potável é verde, e não branca!

  • NBR 5410

    Equipotencialização: Procedimento que consiste na interligação de elementos especificados, visando obter a equipotencialidade necessária para os fins desejados. Por extensão, a própria rede de elementos interligados resultante.

    Função de proteger a rede contra choques elétricos, sobretensões e também perturbações eletromagnéticas.