SóProvas


ID
1139413
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TCM-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados SQL Server 2008, a replicação é projetada como um mecanismo de distribuição de dados. O mecanismo de replicação tem três métodos diferentes que um DBA pode utilizar para replicar dados. Dois deles são descritos como segue.

I - Empregado para alta disponibilidade, constitui uma cópia completa dos dados aplicados ao assinante, executando uma substituição total.

II - Inicia com uma cópia completa e, a partir daí, à medida que as transações subsequentes são emitidas no Publisher, o mecanismo de replicação se aplica ao subscriber, podendo ser configurado com dois modos opcionais, assinantes de atualização imediata e assinantes de atualização enfileirada.

Essas descrições caracterizam, respectivamente, os métodos de replicação denominados:

Alternativas
Comentários
  • O SQL Server suporta três diferentes tipos de replicação, Snapshot, Transactional e Merge Replication.

    Snapshot Replication: Como o próprio nome já sugere, ele simplesmente tira uma “foto” da base de dados replicada e compartilha essa “foto” com os seus Assinantes, em um processo longo e que consome muitos recursos do servidor, afinal é uma cópia completa de todos os artigos da Publicação, por esse motivo esse tipo de replicação não é utilizado em uma base de dados que sofre freqüentes alterações.

    Merge Replication: Permite que o Assinante e o Editor efetuem alterações independentes na base de dados, ambas as entidades podem trabalhar desconectadas. No momento do sincronismo (com as bases conectadas obviamente) o Agente de Mesclagem(Merge Agent) checa as alterações feitas na Publicação e em cada um dos Assinantes e mescla as alterações de maneira que os dados fiquem solidificados.Entretanto neste processo de mesclagem podem ocorrer conflitos por diversos motivos, esses conflitos podem ser solucionados facilmente com um algoritmo de resolução de conflitos que determina os dados apropriados a serem mantidos na base.Este tipo de replicação é utilizado frequentemente utilizados em bases de dados SQL Server Compact Edition para dispositivos móveis os quais não estão constantemente conectados ao Editor.

    Transactional Replication: A replicação transacional é bem mais flexível do que a Snapshot, quando se trata de uma base de dados que sofre constantes alterações, nesse tipo de replicação o seu Agente monitora a base Editora esperando por alterações e transmite somente essas alterações para os assinantes, de maneira muito mais otimizada e rápida do que a anterior.