SóProvas



Questões de SQL Server


ID
4999
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Que quantidade de memória RAM o Microsoft SQL Server 2005, na versão Express Edition, está limitado a utilizar?

Alternativas
Comentários
  • CARACTERÍSTICA DB2 Express-C ---> RAM 2GBSQL Server 2005 Express ---> RAM 1GBOracle 10g Express Edition ---> RAM 1GB

ID
5002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Microsoft SQL Server 2005, que tipo de restrição (constraint) pode ser utilizado para limitar valores aceitos em uma coluna como, por exemplo, uma nota de 0 a 10?

Alternativas
Comentários
  • Essa letra E tá estranha... mas é Check mesmo.
  • Na prova original só consta "Unique" na letra E; o restante do texto não existe.
  • ALTER TABLE NomeTabela ADD CONSTRAINT check_nometablela CHECK (colunatabela BETWEEN 0 AND 10);

  • A restrição UNIQUE garante que o conteúdo da coluna (ou combinação de colunas) assume um valor diferente para cada linha da tabela. Neste caso a coluna ou combinação de colunas constituem uma UNIQUE KEY ou ALTERNATE KEY (identificador alternativo)

    Chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas. Assim, uma coluna corresponde à mesma coluna que é a chave primária de outra tabela. Dessa forma, deve-se especificar na tabela que contém a chave estrangeira quais são essas colunas e à qual tabela está relacionada.

    A restrição NOT NULL garante que uma coluna não admite valores NULL. Isto significa que será abortada uma operação de INSERT ou UPDATE que coloque um valor NULL nessa coluna. A sua utilização é útil sempre que as regras de negócio obriguem ao preenchimento de um campo.

    VERIFICAÇÃO restrição é usada para limitar a gama de valores na coluna. Se você definir uma restrição CHECK em uma única coluna, em seguida, o valor específico da coluna permite apenas.

    Os tipos smallint, integer e bigint armazenam números inteiros, ou seja, números sem a parte fracionária, com faixas diferentes. ... O padrão SQL somente especifica os tipos inteiros integer (ou int) e smallint.


ID
5164
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

USE MASTER GO IF EXISTS(SELECT * FROM sysdatabases WHERE name='Cesgranrio') DROP DATABASE Cesgranrio GO No SQL Server 2000, que efeito tem o código acima?

Alternativas
Comentários
  • Tradução:

    Se existir (selecione tudo da 'lista de bancos de dados' cujo nome seja "cesgranrio" ), excluir banco de dados cesgranrio.

  • Linguagem de programação DECLARATIVA = SQL

    Subconjuntos:

    * DDL = create, alter, DROP (excluir tudo), truncate

    * DML = select (subconjunto: DQL = delete, update, merge, insert)

    * DTL = commit, rollback, savepoint

    * DCL = grant (concessão, permissões), revoke (revogação)

    PS. Na sintaxe dos comandos SQL (DML) = SELECT e FROM são OBRIGATÓRIOS.

    Bons estudos.


ID
5800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma das tarefas que um administrador de um banco de dados realiza é o backup dos bancos de dados. No SQL Server 2000, para esta tarefa, o administrador conta com quatro tipos diferentes de procedimentos de backup, que estão disponíveis através da ferramenta Enterprise Manager. Assinale a opção que NÃO corresponde a um destes tipos de backup.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Não existe o tipo compactado para o SQL Server 2000.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
5803
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A ferramenta gráfica de gerenciamento do Microsoft SQL Server 2000, que permite aos administradores do sistema monitorar eventos de mecanismo do servidor, tais como comandos TRANSACT-SQL, conexão, falha ou desconexão de login e outros, visualizando um registro contínuo da atividade do servidor em tempo real, é o:

Alternativas
Comentários
  • O SQL Server Profiler é uma ferramenta que captura eventos do SQL Server de um servidor. Os eventos são salvos em um arquivo de rastreamento que pode ser analisado ou usado para reproduzir uma série específica de etapas na tentativa de diagnosticar um problema. O SQL Server Profiler é usado para atividades, como:


    -Percorrer consultas de problemas para localizar a causa do problema.


    -Localizar e diagnosticar consultas de execução lenta.


    -Capturar a série de instruções Transact-SQL que resultam em um problema. Em seguida, o rastreamento salvo pode ser usado para replicar o problema em um servidor de teste onde o problema pode ser diagnosticado.


    -Monitorar o desempenho do SQL Server para ajustar cargas de trabalho. Para obter mais informações sobre como ajustar o design físico do banco de dados para cargas de trabalho do banco de dados, consulte Visão geral do Orientador de Otimização do Mecanismo de Banco de Dados.


    -Correlacionar contadores de desempenho para diagnosticar problemas.

  • A bibliografia de onde o colega encontrou foi:(Versão um pouco mais atualizada)

     

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms181091.aspx

     


ID
17959
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Observe as afirmativas abaixo sobre o MS SQL SERVER 2005 .

I - É possível gerenciar bancos de dados OLTP e OLAP.
II - As expressões MDX definem consultas e objetos multidimensionais em bancos de dados OLTP.
III - O BCP utiliza ODBC (Open Database Connectivity) para comunicação com o SQL Server.
IV - Pipes nomeados (named pipes) são suportados nativamente.
V - A tabela sysdatabases encontra-se no banco de dados de sistema chamado MSDB.

Estão corretas, apenas, as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - The term OLAP (Online analytical processing) was created as a slight modification of the traditional database term OLTP (Online Transaction Processing). [Wikipedia]

    II - MDX é uma query language e não pode definir objetos.

    III - The bcp utility is written using the ODBC bulk copy application programming interface (API). Earlier versions of the bcp utility were written using the DB-Library bulk copy API. [MSDN]

    IV - Pacotes TDS podem ser encapsulados em outros protocolos de transporte (por exemplo, TCP/IP), named pipes ou memória compartilhada.

    V - Contém uma linha para cada banco de dados em uma instância de Microsoft SQL Server. Quando SQL Server é instalado pela primeira vez, sysdatabases contém entradas para os bancos de dados master, model, msdb e tempdb. [MSDN]

ID
17983
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para um melhor desempenho, que valor de FILL FACTOR deve ser utilizado em uma tabela somente para leitura (read-only) no SQL Server 2005?

Alternativas
Comentários
  • Imagine uma prateleira com 100 livros organizados, por exemplo, em ordem alfabética. Se você colar os livros um no outro, e tiver que adicionar algum novo livro, terá que empurrar os demais livros da prateleira para liberar espaço para este novo livro. Agora, se você deixar um espaço entre os livros, você não terá que fazer tanto esforço para incluir um novo.

    Os índices das tabelas, no SQL Server, funciona da mesma forma, e quem define o percentual % livre por página[1] é a opção FILL FACTOR.


    Quando você cria índices para suas tabelas, o SQL Server organiza os dados dentro de páginas de índices, desta forma qualquer alteração nos dados de um atributo (campo) pertencente a um índice, exige que o SQL Server reorganize a página de índice, e isto leva tempo. A opção FILL FACTOR define quanto de uma página de dados (em %) deve ser preenchida e quanto deve ser mantida em branco, que será reservada para uso futuro.


    Após a criação do índice o espaço em branco deixado através da opção FILL FACTOR será utilizado para alterações, inclusões, etc.


    A má notícia é que o SQL Server não refaz o índice, o que vai exigir que você, depois de um tempo, recrie para liberar novamente o espaço livre.

    Não existe regra para a definição do FILL FACTOR, porém, o valor de 100% é utilizado quando o índice é destinado a uma tabela apenas para consulta. Você pode calcular um percentual com base nas tuplas (registros) que a tabela já tem, com a estimativa de quantas tuplas serão adicionadas ou alteradas por dia, e o tempo que você deseja ter para fazer nova manutenção na base de dados. Se o FILL FACTOR for muito baixo, o SQL Server deverá percorrer muitas páginas para localizar a informação tornando a consulta, tecnicamente, um pouco lenta.

    [1] Página é a unidade fundamental/básica de armazenamento de dados do SQL Server. No SQL Server 2000 o tamanho de uma página é 8 Kb. A quantidade utilizada pelo índice irá depender do tipo do dado.

ID
28189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para recuperar linhas de um banco de dados SQL Server 2005, pode-se utilizar o comando SQL:

Alternativas
Comentários
  • INSERT - Comando de banco para inclusão de dados em uma tabela;
    READ - Não é um comando de banco de dados;
    CONSULT - Não é um comando de banco de dados;
    SELECT - Comando de banco para trazer resultados;
    ALTER - Comando de banco para alterar estruturas de banco de dados;


  • SELECT - Traz informação do local solicitado no comando.


ID
76936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Nas suas versões mais recentes (incluindo a 2005 e a ), o Microsoft SQL Server suporta a utilização de diversas instâncias em um único servidor. Em cada instância, podem existir diversos Databases (bancos de dados). Cada Database pode possuir diversos Filegroups (grupos de arquivos). A cada Filegroup podem estar associados diversos arquivos.

Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - Para facilitar as tarefas de administração e o backup, deve-se utilizar sempre o mesmo arquivo como arquivo de dados primário nos Filegroups de todos os Databases de uma instância.

II - A cada Filegroup devem sempre estar associados, ao menos, um arquivo de dados e um arquivo de log.

III - Um Database pode pertencer, simultaneamente, a mais de uma instância de SQL Server, desde que todas as instâncias sejam da mesma versão do software.
IV - A um Filegroup de dados podem estar associados arquivos posicionados em diferentes discos físicos.

V - Em algumas configurações, é possível realizar operações de backup tanto do Database completo quanto, individualmente, dos Filegroups que a ele pertencem.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários

ID
81604
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server, o utilitário que reconstrói os bancos de dados de sistema chama-se

Alternativas
Comentários
  • "Observação No SQL Server 2005, o arquivo Rebuildm.exe foi descontinuado. Para recriar o banco de dados mestre , use o arquivo Setup.exe."Fonte: http://support.microsoft.com/kb/298568/pt-br

ID
81607
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server, a restauração de um backup de banco de dados recupera

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa questão esteja desatualizada.

  • Complementando o comentário do Seu Saraiva, de fato, segundo a documentação do SQL Server 2016:

    "Normalmente, o banco de dados se torna disponível imediatamente."

    Dependendo da versão do banco de origem, a documentação explica que alguns índices podem não ficar disponíveis durante a atualização.

     

    https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/backup-restore/restore-a-database-backup-using-ssms

     

    Gabarito: e)


ID
81610
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server, o Tuning tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • tuning:é um processo evolutivo de análise e otimização que pode ser realizado nos SGBDs, com a finalidade de melhorar o seu desempenho de acordo com a aplicação que está sendo utilizada.

  • LETRA D.

    Tomei como  base para solucionar a questão o conceito genérico de tuning dado por Navathe.

    Segundo Navathe(2011,p.494),"Os objetivos do ajuste são os seguintes:

    -Fazer as aplicações rodarem mais rapidamente.

    -Melhorar (reduzir) o tempo de reposta de consultas e transações.

    -Melhorar o desempenho geral das transações."

    -------------------------------------------------

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO- NAVATHE



  • Resposta D, mas acredito que a E também esteja correta. Afinal se o banco de dados têm melhor desempenho isso impacta na disponibilidade.

     

  • a) A duplicação de informações em locais diferentes diz mais respeito à replicação de dados, característica dos sistemas distribuídos. O tuning é um processo que visa realizar o ajuste do banco de dados com o objetivo de melhorar a performance. ERRADA

    b) O aumento da capacidade de usuários trabalharem de forma simultânea é algo mais associado a upgrades de hardware, como a aquisição de um processador com múltiplos núcleos e a ampliação da capacidade de comunicação da rede. O tuning está mais relacionado à realização de ajustes no SGBD do que em substituição de componentes de hardware. ERRADA

    c) Essa atividade está relacionada ao processo de Business Intelligence, em que se trata dados e o transforma em informação acionável que serve de subsídio para a tomada de decisão. ERRADA

    d) Claramente, é essa a nossa resposta correta! Tuning é exatamente isso, uma análise aprofundada com a identificação e execução de melhorias com vistas à melhoria de desempenho. CERTA

    e) O que melhora no tuning é a performance ou o desempenho. As consultas e transações passam a ser executadas com mais rapidez. O aumento da disponibilidade do banco de dados não está relacionado a esse processo. ERRADA

    Gabarito: D


ID
113623
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre um Trigger, que é um bloco de comandos Transact- SQL executado em bancos de dados, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • a questão B também está correta, pois existem triggers do tipo DDL
  • Acredito que essa prova tomou como base o SQL 2000, por isso a B foi considerada errada.

     

    Agora teria que ver como estava no edital, pois se a prova foi em 2010 e se o edital foi omisso a versão mais atual na época era o 2008.


ID
113653
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O SQL Server 2008 permite que amplos dados binários sejam armazenados no sistema de arquivos (File System), enquanto permanecem como parte integrante do banco de dados com consistência transacional, por meio do objeto

Alternativas
Comentários
  • O FILESTREAM permite que aplicativos baseados no SQL Server armazenem dados não estruturados, tais como documentos e imagens, no sistema de arquivos.Os aplicativos podem utilizar as APIs de streaming avançado e o desempenho do sistema de arquivos e, ao mesmo tempo, manter consistência transacional entre os dados não estruturados e os dados estruturados correspondentes.


    O FILESTREAM integra o Mecanismo de Banco de Dados do SQL Server com um sistema de arquivos NTFS armazenando dados BLOB (objeto binário grande) de varbinary(max) como arquivos no sistema de arquivos.Instruções Transact-SQL podem inserir, atualizar, consultar, pesquisar e fazer backup de dados FILESTREAM.As interfaces do sistema de arquivos do Win32 fornecem acesso de streaming aos dados.

    fonte : https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/gg471497(v=sql.120).aspx


ID
113656
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Consultas podem ser criadas no SQL Server 2008, com maior produtividade, baseadas em um modelo de entidades de dados, ou na linguagem de programação em vez de SQL, por meio da linguagem

Alternativas
Comentários
  • LINQ to SQL é uma implementação específica do LINQ para o SQL Server que converte consultas escritas em C# ou Visual Basic em SQL dinâmico , provendo uma interface que permite mapear os objetos do banco de dados gerando as classes para realizar as operações usando a sintaxe LINQ; também permite realizar alterações nos objetos e atualizar o banco de dados
  • Acredito que essa questão tenha haver mais com .NET, C# e VB do que com o SQL Server.

     


ID
120736
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Trata-se de um termo que NÃO pode ser considerado como um objeto do SQL Server:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Objetos do SQL Server – A versão 2005 do SQL Server nos oferece diferentes tipos de objetos, como descrevemos abaixo:

     

    - Database – Os objetos do sistema são criados dentro de uma estrutura lógica que corresponde ao objeto Database, iremos falar dele mais adiante.

     

    - Table – Os dados do sistema são inclusos neste objeto de duas dimensões, que é formado por linhas e colunas.

     

    - Constraint, Default e Rule – Consistem em regras usadas para implementar a consistência e a integridade dos dados. Mais sobre elas em artigos futuros.

     

    - Data Type e User Defined Data Type – Os dados são armazenados no disco sob um formato representado pelo datatype. Um datatype deverá ser atribuído  a cada coluna de uma tabela.

     

    - View – Este objeto nos oferece uma visualização lógica dos dados de uma tabela, de modo que diversas aplicações possam compartilhá-la.

     

    - Index – São objetos responsáveis pela otimização de acesso aos dados de uma tabela, com o objetivo de agilizar determinadas pesquisas de dados.

     

    - Procedure – Neste objeto, encontramos um bloco de comandos Transact-SQL, responsável por uma determinada tarefa. Sua lógica pode ser compartilhada por várias aplicações. Muito utilizado atualmente em praticamente todo tipo de empresa.

     

    - Trigger – Como a Procedure, este objeto também possui um bloco de comandos Transact-SQL. É criado sobre uma tabela e ativado no momento da execução dos comandos UPDATE, INSERT e/ou DELETE.

     

    - Function – Neste objeto, temos um bloco de comandos Transact-SQL responsável por uma determinada tarefa. Como a Procedure, sua lógica pode ser compartilhada por N aplicações. Importante dizer que uma função SEMPRE retornará um valor.

     

    Obs: Os objetos Procedure, Trigger e Function são processados rapidamente, pois seu código tende a ficar compilado na memória. Isso acontece porque estes objetos são executados no servidor de dados.

     

    https://www.devmedia.com.br/sql-server-comandos-basicos-objetos-tipos-de-dados-e-criacao-de-database/17052


ID
120739
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação às permissões no SQL Server, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
122674
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação às operações em bancos de dados SQL, é correto afirmar que

Alternativas

ID
122689
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os seguintes agents são agentes de replicação do SQL Server, versão 2005:

Alternativas
Comentários
  • http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms152501
  • Snapshot Agent

    O Agente de Instantâneo normalmente é usado com todos os tipos de replicação. Ele prepara o esquema e os arquivos de dados iniciais das tabelas publicadas e de outros objetos, armazena os arquivos de instantâneo e registra as informações sobre a sincronização do banco de dados de distribuição. O Agente de Instantâneo executa no Distribuidor. Para obter mais informações, consulte Replication Snapshot Agent.

     

    Agente de Leitor de Log

    The Agente de Leitor de Log é usado em replicação transacional. Ele move transações marcadas para replicação do log de transação no Publicador para o banco de dados de distribuição. Cada banco de dados publicado com o uso de replicação transacional possui seu próprio Agente de Leitor de Log que executa no Distribuidor e conecta ao Publicador (o distribuidor pode estar no mesmo computador do Publicador). Para obter mais informações, consulte Replication Agente de Leitor de Log.

     

    Agente de Distribuição

    O Agente de Distribuição é usado com a replicação de instantâneo e com a replicação transacional. Ele aplica o instantâneo inicial ao Assinante e move as transações contidas no banco de dados de distribuição para os Assinantes. O Agente de Distribuição é executado no Distribuidor para assinaturas push ou no Assinante para assinaturas pull. Para obter mais informações, consulte Agente de Distribuição de Replicação.

     

    Agente de Mesclagem

    O Agente de Mesclagem é usado com replicação de mesclagem. Ele aplica o instantâneo inicial ao Assinante e move e reconcilia as alterações de dados incrementais que ocorrem. Cada assinatura de mesclagem possui seu próprio Agente de Mesclagem que se conecta ao Publicador e ao Assinante e atualiza os dois. O Agente de Mesclagem é executado no Distribuidor para assinaturas push ou no Assinante para assinaturas pull. Por padrão, o Agente de Mesclagem carrega alterações do Assinante ao Publicador e, em seguida, baixa as alterações do Publicador para o Assinante. Para obter mais informações, consulte Replication Merge Agent.

     

    Queue Reader Agent

    O Agente de Leitor de Fila é usado com a replicação transacional com a opção de atualização enfileirada. O agente executa no Distribuidor e move as alterações feitas no Assinante de volta para o Publicador. Diferente do Agente de Distribuição e do Agente de Mesclagem, somente uma instância do Agente de Leitor de Fila existe para atender a todos os Publicadores e publicações de um determinado banco de dados de distribuição. Para obter mais informações sobre o Agente de Leitor de Fila, consulte o Replication Queue Reader Agent. Para obter mais informações sobre assinaturas atualizáveis, consulte Assinaturas atualizáveis para replicação transacional.

     

    FONTE: Comentário do Fausto Carvalho:  http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms152501


ID
122692
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na base do Microsoft SQL Server, versão 2005, encontram-se:

Alternativas

ID
122695
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os componentes requeridos para transações distribuídas no Microsoft SQL Server, versão 2005, são

Alternativas
Comentários
  • Serviço Distributed Transaction Cordinator
    Os consumidores do provedor OLE DB do SQL Server Native Client podem usar o método ITransactionJoin::JoinTransaction para participar de uma transação distribuída coordenada pelo MS DTC (Microsoft Distributed Transaction Coordinator).

    O MS DTC expõe objetos COM que permitem que os clientes iniciem e participem de transações coordenadas através de várias conexões com vários repositórios de dados.  .....

    Gerenciadores de Recursos - Gerenciador de Transações
    Transações distribuídas abrangem dois ou mais servidores conhecidos como gerenciadores de recursos. O gerenciamento da transação deve ser coordenado entre os gerenciadores de recursos por um componente de servidor chamado de gerenciador de transações. Cada instância do Mecanismo de banco de dados do SQL Server pode operar como um gerenciador de recursos em transações distribuídas coordenadas por gerenciadores de transações, como o MS DTC (Coordenador de Transações Distribuídas da Microsoft), ou outros gerenciadores de transações que dão suporte à especificação XA do Open Group para processamento de transações distribuídas....

    Fontes:

    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms131665.aspx
    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms191440.aspx
     


ID
126970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O SQL Server 2008 é um banco de dados com diversas características que o destacam no mercado. Julgue os itens a seguir, com base nas características desse programa.

I O SQL Server 2008 permite a criptografia de um banco de dados inteiro.

II O SQL Server 2008 proíbe que os usuários criem e gerenciem auditorias DDL.

III No SQL Server 2008, os clientes podem adicionar database mirroring sem mudança nas aplicações.

IV O SQL Server 2008 incapaz de adicionar recursos de memória online.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • II - Não proibe que usuários gerenciem auditorias que definem dados do BDIV - Desconheço c)Certa
  • Forma mais fácil de acertar essa questão sem saber lhufas de SQL 2008:Começo pela IV: "SQL 2008 é incapaz de..." - Ele não eh incapaz de nada! Errado.Nisso já eliminamos c) e d)Agora pela II: "Sql 2008 proíbe que os usuários..." - Ele não é chato. Ele não proíbe os usuários.Conclusão: I e III, alternativa b)
  • O melhor seria se fosse assim:

    II - O SQL Server proíbe usuários não autorizados de efetuar DMLs.

    IV - O SQL Server 2008 é incapaz de formatar o computador.

    Ai eu queria ver alguém comentar a questão e dizer "O SQL Server não é incapaz de nada" ou "O SQL Server não é chato". Eu acho que isso não é macete, ou bizu, ou qualquer "atalho" para resolução de questões de concursos.

  • Criptografia transparente dos dados

    O SQL Server 2008 permite a criptografia de um banco de dados inteiro, arquivos de dados ou registros, sem a necessidade de modificar as aplicações. Um dos benefícios mais importantes é que ele fornece a habilidade de busca dos dados criptografados, incluindo buscas em série ou associadas apenas.

    Auditoria

    O SQL Server 2008 permite que os usuários criem e gerenciem auditorias DDL, enquanto simplifica a conformidade, fornecendo uma auditoria abrangente dos dados. Isso permite que as organizações respondam dúvidas comuns, como “Quais dados foram recuperados?”

    Failover Transparente

    A implementação do Database Mirroring no SQL Server 2005 requer uma configuração do cliente para permitir o failover automático com o redirecionamento do cliente. Há momentos em que não é possível, ou prático, configurar clientes desta forma. No SQL Server 2008, os clientes podem adicionar Database Mirroring sem mudança nas aplicações. Isso faz com que eles forneçam maior nível de disponibilidade às aplicações existentes.

    Hot Add CPU

    O recurso Hot Add CPU permite que os usuários resolvam as questões de escalabilidade do banco de dados, permitindo que os recursos de CPU sejam adicionados ao SQL Server 2008, em plataformas suportadas de hardware, sem precisar parar as aplicações. O SQL Server já suporta a capacidade de adição de recursos de memória on-line.

     

    Fonte: https://www.microsoft.com/brasil/servidores/sql/techinfo/whitepapers/sql2008Overview.mspx


ID
144460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados Microsoft SQL Server 2005, existe uma tabela denominada produtos, que possui, entre outros, um campo de nome valor para armazenar o preço de venda de diferentes produtos. Os preços dos produtos são R$ 170,00, R$ 180,00, R$ 195,00 e R$ 280,00. A tabela deve ser atualizada tal que, no campo valor, nenhum produto deverá possuir preço menor que R$ 195,00, e não pode haver redução de preço nos produtos.

Assinale a opção que apresenta corretamente o comando SQL que permite realizar a atualização na tabela descrita acima.

Alternativas
Comentários
  • Muito mal formulada a questão, pois o código "...where valor <= 195" também poderia ser usado neste exemplo, já que o valor R$ 195 não seria reduzido e sim atualizado. (se fosse = 195 iria receber 195, ou seja, atualizado não reduzido)

    Acho que a banca deve consultar um dicionário.

    Acredito que tem duas respostas: B e C.

    Aguardo ajuda dos colegas!

    abs

  • Mas, a resposta mais correta, com toda certeza, é a letra B, concorda ?

     

    Abraços!

  • Concordo.  B e C são corretas.  Era pra ter sido anulada a questão.

  • As alternativas B e C produzirão o mesmo resultado final.
    Deveria ser anulada e cabe recurso.
  • O enunciado esta dizendo possuir preço menor que R$ 195,00 e não possuir preço menor ou igual!

  • Eu tô ficando louca ou ele pede todos os valores maiores que 195?


ID
147337
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No ambiente de desenvolvimento com SQL Server, uma sintaxe usada para definir objetos multidimensionais, bem como para examinar e manipular dados multidimensionais, corresponde à linguagem

Alternativas
Comentários
  • The Multidimensional Expressions (MDX) syntax appears, at first glance, to be remarkably similar to the syntax of Structured Query Language (SQL). In many ways, the functionality supplied by MDX is also similar to that of SQL; with effort, you can even duplicate some of the functionality provided by MDX in SQL(http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa216779(SQL.80).aspx)
  • A linguagem Multidimensional Expression (MDX) foi criada com propósito de manipular dados multidimensionais Analysis Services e outras ferramentas. Sua sintaxe possui uma semelhança com SQL.

    Utilização:

    - Ferramentas de Business Inteligence.
    - Navegação em estruturas de uma fonte de dados OLAP.
    - DDL (linguagem de definição de dados).
    - Obtém informações sobre a estrutura do cubo com expressões MDX.
    - Permite utilizar membros e células calculadas.
    - Funcionalidade Drill-Through (Visualização mais detalhada referente a um dado qualitativo).
    Ex.: 1.500 é o custo do cliente "Petrobrás" no ano de 2007.
    Com drill-through, poderemos observar, por exemplo, o telefone/código do cliente.
    - Baseado em dois eixos (Linhas e colunas).

     


ID
147340
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma assinatura criada e administrada pelo Publicador, com SQL Server, trata-se de uma assinatura

Alternativas
Comentários
  • Em uma assinatura push, o Publicador propaga alterações para o Assinante sem solicitação do Assinante. As alterações podem ser empurradas para os Assinantes sob demanda continuamente ou com base em agendamento. O Distribution Agent ou o Merge Agent são executados no Distribuidor.
    Assinatura pull

    Em uma assinatura pull, o Assinante solicita que alterações sejam feitas no Publicador. As assinaturas pull permitem que o usuário, no Assinante, determine quando as alterações de dados serão sincronizadas. O Distribution Agent ou o Merge Agent são executados no Assinante.

    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms151170.aspx


ID
147343
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server, uma única dimensão de banco de dados unida à tabela de fatos em uma chave estrangeira diferente, para produzir várias dimensões de cubo, é denominada dimensão

Alternativas
Comentários
  • A definição foi retirada do glossário da microsoft
    dimensão com função múltipla: Uma única dimensão de banco de dados unida à tabela de fatos em uma chave estrangeira diferente para produzir várias dimensões de cubo.
    Fonte: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms165911.aspx

ID
150220
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Bancos de dados SQL Server e impressoras, disponibilizados virtualmente, que em caso de falha são transferidos aos usuários trata-se, no Windows 2003 Server, da técnica

Alternativas
Comentários
  • Clusters de servidores: "Esse tipo de cluster fornece alta disponibilidade para aplicativos por meio de "failover" de recursos. Ele se concentra na preservação do acesso do cliente a serviços de aplicativos e do sistema, como o Microsoft Exchange para mensagens, Microsoft SQL Server para aplicativos de banco de dados e serviços de arquivos e de impressão.
    Os clusters de servidor podem combinar até oito nós. Além disso, um cluster não pode ser composto de nós que executem Windows Server 2003, Enterprise Edition e Windows Server 2003, Datacenter Edition simultaneamente. Nos clusters de servidor com mais de dois nós, todos os nós devem executar Windows Server 2003, Datacenter Edition ou Windows Server 2003, Enterprise Edition, mas não ambos."
    OU: "Um cluster de servidor é um grupo de sistemas de computadores independentes, conhecidos como nós, executando Microsoft® Windows Server™ 2003, Enterprise Edition ou Microsoft® Windows Server™ 2003, Datacenter Edition e trabalhando juntos como um único sistema para assegurar que os recursos e aplicativos de missão crítica continuem disponíveis para clientes. Os nós de um cluster permanecem em constante comunicação por meio da troca de mensagens periódicas chamadas de pulsações. Se um dos nós não estiver mais disponível devido à falha ou manutenção, outro nó começará imediatamente a fornecer o serviço (um processo conhecido como failover)."
    Att, LA_X
    Fontes: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc757731%28v=ws.10%29 e http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc783714%28v=ws.10%29

ID
150271
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A implementação do Database Mirroring no SQL Server 2005 requer uma configuração do cliente para permitir o

Alternativas

ID
150310
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No utilitário de rede para clientes do Microsoft SQL Server, são protocolos passíveis de ativação:

Alternativas

ID
157054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos conceitos de sistemas operacionais e suas tecnologias, julgue os itens subseqüentes.

O sistema de arquivos do Windows baseia-se no banco de dados (SQL Server) implementado na primeira versão comercial do Windows Vista.

Alternativas
Comentários
  • O sistema de arquivos utilizado pelo windows Vista é o NTFS.

    O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, 7, Server -- 2003 e 2008) [CARRIER, 2005]. O NTFS foi desenvolvido quando a Microsoft decidiu criar o Windows NT: como o WinNT deveria ser um sistema operacional mais completo e confiável, o FAT não servia como sistema de arquivos por causa de suas limitações e falta de recursos. Na época, o que a empresa de Bill Gates queria era abocanhar uma fatia do mercado ocupada pelo UNIX. Anteriormente, ela já havia tentado fazer isso em parceria com a IBM, lançando o OS\2 - no entanto as duas empresas divergiam em certos pontos e acabaram quebrando a aliança. O OS\2 usava o sistema de arquivos HPFS (High Performance File System - Sistema de Arquivos de Alta Performance), cujos conceitos acabaram servindo de base ao NTFS.

ID
173806
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que apresente a função da Transact-SQL (extensão do SQL ANSI utilizada no SQLServer) que pode ser utilizada para inverter o valor de uma cadeia de caracteres.

Alternativas
Comentários
  • a) TRANSVERSE. (não encontrei)
    b) REVERSE. (correto)
    c) REVERT. (retorna o contexto da execução para o último caller de um EXECUTE AS)
    d) ROUND. (arredonda valor numérico)
    e) PIVOT. (olap)

    http://msdn.microsoft.com/en-US/library/ms175003(v=sql.90).aspx

ID
174436
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Num sistema de consultório odontológico existe uma base de dados do SQLServer que possui entre outras uma tabela de nome cliente com os campos Nome, Endereco e dataNasc.
Está sendo construída uma funcionalidade para envio de cartões de aniversário aos clientes cadastrados.
A consulta em TransactSQL que retorna todos os cliente que fazem aniversário no dia corrente é:

Alternativas
Comentários

ID
174901
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o seguinte comando do Microsoft SQL Server 2000:

EXEC sp_helpdb First

Esse comando tem como resultado a

Alternativas

ID
174904
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere os seguintes comandos do Microsoft SQL Server 2008:

I. SELECT CAST (8.7627 AS INT)

II. SELECT CONVERT (INT, 8.7627)

O resultado dos comandos I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • INT = inteiro.

    Valores inteiros desconsideram o que aparece após a vírgula, mesmo se fosse 8.0001 ou 8.9999 o resultado seria 8.

     

    Resposta letra B.

     

    Bons estudos!

  • INT desconsidera a parte fracionaria e pega somente a parte inteira

    12,254234523425  = 12
    12,0000000001      = 12
    12, 99999999999   = 12

ID
178006
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em termos de funcionalidades nativas e exclusivas do SQL Server e do Oracle 10g, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Oracle LogMiner é uma ferramenta que permite consultas a arquivos de redo log’s online e archives através de SQL. Os arquivos de redo contém o histórico da atividades em um banco de dados. Entre os beneficios do LogMiner temos:

     
    1 – Localizar um corrupção lógica devido a erros de aplicação
    2 – Determinar que ações devem ser tomadas para executarmos um recover granular da transação
    3 – Otimização de performance e plano de capacitação através da análise de tendencias.
    4 – Pos auditoria.
     
    [1] http://aguimaraes.wordpress.com/2009/08/30/log-miner-indo-onde-o-flashback-nao-pode-voltar/
  •  O Oracle também possui a tecnologia de Flashback Query (introduzida no 9i) que permite ver o valor de uma coluna em um ponto no passado, antes que este valor tenha sido alterado ou gravado. No entanto isso só vai funcionar se a alteração ocorreu dentro do período determinado por UNDO_RETENTION, cujo default de 15 minutos. Muitas vezes esta informação não pode ser recuperada, ou por que o tempo expirou, ou por que o segmentos de undo foram re-utilizados.

    [1] http://aguimaraes.files.wordpress.com/2009/08/logminer1.pdf

  • a) Flashback Query é uma funcionalidade do SQL Server   ORACLE que permite que consultas sejam feitas em um cenário de tempo anterior ao atual.

    c) Identity é um campo na tabela do Oracle 10g SQL SERVER que tem a capacidade de auto-incrementar a chave primária de forma prática e simples.

    d) No SQL Server ORACLE, as extensões do parâmetro AUDIT_TRAIL possibilitam que todas as queries executadas possam ser auditadas, incluindo as bind variables.

    e) Notification Services é uma funcionalidade do Oracle 10g Sql Server, integrada ao SGBD para criar PDFs com uma excelente IDE, o que lhe confere exclusividade sobre o SQL Reports.

ID
188809
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server, role pode ser definido como

Alternativas
Comentários
  • http://imasters.com.br/artigo/1039/sql-server/roles-e-permissoes-no-sql-server/


    Após um login ser criado dentro do SQL Server este login é mapeado para um usuário
    de banco de dados que pode possuir o mesmo nome do login ou não.

    Para agrupar estes usuários de banco de dados podemos
    utilizar um role , que nada mais é do que um grupo. Porém para
    não confundir com os grupos de contas de usuários do Windows aqui
    no SQL Server foi dado o nome de role. Existem basicamente dois
    tipos de roles:

    Fixed Server Roles: Aqui não agrupamos usuários
    de bancos de dados e sim logins. Estes fixed server roles trabalham
    com o primeiro tipo de permissão vista no começo da coluna: as
    permissões que dizem respeito ao gerenciamento do servidor. Não
    podemos criar Server Roles e só podemos incluir logins nos fixed
    Server Roles pré-determinados.

    Exemplos de Fixed Server Roles: sysadmin , dbcreator
    e serveradmin. Para atribuir um login a um fixed server role podemos
    utilizar a aba Server Role da janela de criação de login como
    mostrado na figura abaixo onde estamos colocando o login teste
    como membro do fixed server role sysadmin:

    Fixed Database Roles: Neste tipo de role
    colocamos os usuários de bancos de dados agrupados para conceder-lhes
    os privilégios referentes aos objetos do banco de dados.

ID
189214
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre o Service Broker oferecido pelo SQL Server 2005, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • O SQL Server Service Broker fornece o suporte nativo do Mecanismo de banco de dados do SQL Server para aplicativos de mensagens e enfileiramento. Isso facilita para os desenvolvedores a criação de aplicativos sofisticados que usam os componentes do Mecanismo de Banco de Dados para comunicação entre bancos de dados díspares. Os desenvolvedores podem usar o Service Broker para criar facilmente aplicativos distribuídos e confiáveis.

    Os desenvolvedores de aplicativos que usam o Service Broker podem distribuir cargas de trabalho de dados por vários bancos de dados sem programação de comunicação complexa e mensagens internas. Isso reduz o trabalho de desenvolvimento e teste porque o Service Broker controla os caminhos de comunicação no contexto de uma conversação. Isso também melhora o desempenho. Por exemplo, bancos de dados de front-end que oferecem suporte a sites podem registrar informações e enviar tarefas de processamento intensivo para enfileiramento em bancos de dados de back-end. O Service Broker garante que todas as tarefas sejam gerenciadas no contexto de transações para assegurar confiabilidade e consistência técnica.

    fonte: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb522893.aspx

  • A questão Q63577 fala sobre o mesmo assunto, mas a resposta dada foi outra, apesar de só mudar a ordem do texto.

ID
189217
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um órgão público, que disponibilizou recentemente um sistema Web, recebe reclamações de seus usuários sobre lentidão. Um analista de sistemas identificou que não existem determinados índices no banco de dados. No SQL Server, que comando é utilizado para criar índices?

Alternativas
Comentários
  • Create Relational Index
    CREATE [ UNIQUE ] [ CLUSTERED | NONCLUSTERED ] INDEX index_name
    ON <object> ( column [ ASC | DESC ] [ ,...n ] )
    [ INCLUDE ( column_name [ ,...n ] ) ]
    [ WHERE <filter_predicate> ]
    [ WITH ( <relational_index_option> [ ,...n ] ) ]
    [ ON { partition_scheme_name ( column_name )
    | filegroup_name
    | default
    }
    ]
    [ FILESTREAM_ON { filestream_filegroup_name | partition_scheme_name | "NULL" } ]

    [ ; ]

     

    Fonte: msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms188783.aspx


ID
189220
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O projeto de implementação de um banco de dados de uma agência de publicidade prevê a criação de índices clustered. Considerando-se que campos calculados contendo funções não determinísticas não podem ser indexados no SQL Server 2005 de forma clustered, a função determinística é indicada por

Alternativas
Comentários
  •  As funções determinísticas sempre retornam o mesmo resultado quando são chamadas com o uso de um conjunto específico de valores de entrada e quando lhes é dado o mesmo estado do banco de dados. As funções não determinísticas podem retornar resultados diferentes cada vez que são chamadas com um conjunto específico de valores de entrada, mesmo se o estado do banco de dados que elas acessam permaneça o mesmo.

     
    As funções seguintes são determinísticas: ABS, DATEDIFF, POWER, ACOS, DAY, RADIANS, ASIN, DEGREES, ROUND, ATAN, EXP, SIGN, ATN2, FLOOR, SIN, CEILING, ISNULL, SQUARE, COALESCE , ISNUMERIC, SQRT, COS, LOG, TAN, COT, LOG10, YEAR, DATALENGTH, MONTH, DATEADD, NULLIF
     
    As funções a seguir nem sempre são determinísticas: CAST, CONVERT, CHECKSUM, ISDATE, RAND.
     
    Não são determinísticas: @@CONNECTIONS,  @@TOTAL_WRITE,  @@CPU_BUSY,  CURRENT_TIMESTAMP,  @@DBTS, GETDATE,  @@IDLE, GETUTCDATE,  @@IO_BUSY,  GET_TRANSMISSION_STATUS,  @@MAX_CONNECTIONS,  MIN_ACTIVE_ROWVERSION,  @@PACK_RECEIVED, NEWID,  @@PACK_SENT,  NEWSEQUENTIALID,  @@PACKET_ERRORS,  PARSENAME,  @@TIMETICKS, RAND,  @@TOTAL_ERRORS, TEXTPTR, @@TOTAL_READ
     
    [1] http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms178091.aspx

ID
189223
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server 2008, a funcionalidade a ser utilizada para sincronizar duas tabelas inserindo, atualizando ou excluindo linhas numa tabela, com base nas diferenças encontradas na outra tabela, é

Alternativas
Comentários

ID
189226
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um órgão público federal possui o SQL Server 2008, como banco de dados corporativo. Nesse SGBD, o statement REVERT (T-SQL)

Alternativas
Comentários
  • Revert

    Alterna o contexto de execução de volta para o chamador da última instrução EXECUTE AS.

    Argumentos

    WITH COOKIE = @varbinary_variable

    Especifica o cookie que foi criado em uma instrução autônoma EXECUTE AS correspondente. @varbinary_variable é varbinary(100).

    Comentários

    REVERT pode ser especificado dentro de um módulo como um procedimento armazenado ou uma função definida pelo usuário ou como uma instrução autônoma. Quando especificado dentro de um módulo, REVERT só é aplicável às instruções EXECUTE AS definidas no módulo. Por exemplo, o procedimento armazenado a seguir emite uma instrução EXECUTE AS seguida por uma instrução REVERT.


    CREATE PROCEDURE dbo.usp_myproc
    WITH EXECUTE AS CALLER
    AS
    SELECT SUSER_NAME(), USER_NAME();
    EXECUTE AS USER = 'guest';
    SELECT SUSER_NAME(), USER_NAME();
    REVERT;
    SELECT SUSER_NAME(), USER_NAME();
    GO


    fonte: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms178632.aspx
     

    Letra E

ID
189229
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um comando T-SQL válido no SQL Server 2008 NÃO está apresentado em

Alternativas
Comentários
  • TOUCH - É um comando Linux que atualiza a data e a hora de modificação e acesso de um arquivo para a data e a hora atuais.

    Obs: Se o arquivo não existir, será criado um arquivo vazio com o seu nome, como no exemplo: touch teste.txt. Nesse caso foi criado automaticamente o arquivo teste.txt, sem nenhum conteúdo.

  • DROP - Comando DDL Data Definition Language

    REVOKE - Comando DCL Data Control Language

    ALTER - Comando DDL Data Definition Language

    TOUCH - é usado para alterar a data e hora de acesso de um arquivo no Linux

    SELECT - Comando DQL Data Query Language

    Alternativa (E)


ID
189556
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma empresa utiliza SQL Server como banco de dados corporativo. O administrador desse banco, que deseja melhorar o desempenho no acesso aos dados, aponta que a versão 2008 possui as características a seguir.

I - Transparent Data Encryption: habilidade de encriptar o banco de dados.
II - Resource Governor: gerenciamento do uso de recursos, tais como CPU e memória.
III - LINQ: simplificação para o desenvolvedor no código de acesso a dados.

Está(ão) correta(s) a(s) característica(s)

Alternativas
Comentários
  •  Uai, mas LINQ não é um recurso do Framework 3.5 do .NET?

    Eu não poderia usar LINQ no PHP, por exemplo, mesmo ele acessando o SQL SERVER 2008.

    http://msdn.microsoft.com/en-us/netframework/aa904594.aspx

  • Existe sim maneiras de utilizar o componente no PHP.

    Veja: http://www.revista-php.net/artigos.php?pagina=33

ID
189559
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma consultoria foi contratada para desenvolver um sistema de informação utilizando o SQL Server 2008 como banco de dados. Que statement T-SQL pode, baseado em suas diferenças, sincronizar duas tabelas?

Alternativas
Comentários
  • O algoritmo merge join requer que ambas as tabelas estejam ordenadas pelo atributo de junção. O algoritmo utiliza as duas tabelas em simultâneo, na medida em que obtém o primeiro tuplo de cada tabela de input, e compara se o atributo de junção de cada tuplo é igual. Se for, então retorna a junção dos 2 tuplos, e obtém o 2º tuplo da 2ª tabela de input, e repete os passos acima descritos. Se não forem iguais, e se o 1º tuplo da 1ª tabela de input for menor que o 1º tuplo da 2ª tabela de input, então obtém o próximo tuplo da 2ª tabela de input e repete os passos atrás. Se for maior, então o obtém o próximo tuplo da 2ª tabela de input.
  • Ótimo artigo sobre MERGE em http://robersonferreira.com.br/merge_parte1/

ID
190738
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com o objetivo de prover maior integração no banco de dados corporativo de uma empresa, o gerente de TI optou por implementar o Service Broker oferecido pelo SQL Server 2005.
Sobre o Service Broker, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  •  O Service Broker suporta mensagens transacionais, o que significa que as mensagens são enviadas e recebidas como transações. Se a transação falhar, as mensagens enviadas e recebidas são revertidas, e não terão efeito até que a transação tenha processado a mensagem com sucesso e comprometidos. [1] 

    [1] http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms345108(SQL.90).aspx


ID
190741
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O administrador de banco de dados SQL Server 2005 de uma empresa têxtil está participando do desenho de um novo database para armazenar os dados sobre a logística de entrega dos produtos da empresa.
Algumas tabelas e seus índices serão criados para melhorar o desempenho, na forma clustered, já que, nesse tipo de implementação,

Alternativas
Comentários
  • s tipos de índices no SQL Server podem ser:

    Clustered

    Um índice clustered [agrupado] é aquele onde a ordem física das páginas de dados é a mesma ordem do índice. A cada inserção, numa tabela que tem um índice agrupado, a ordem física dos dados pode mudar. Só pode haver um único índice agrupado por tabela.Se você não especificar o indice Clustered a sua tabela será criada com o índice Non-clustered.

    Recomenda-se criar um índice agrupado antes de qualquer outro, pois ao criá-lo, as linhas da tabela são reordenadas fisicamente e todos os outros índices são reconstruídos.

    É recomendável usar um índice agrupado para a coluna que representa a ordem mais natural da tabela, ou seja, a ordem na qual geralmente os resultados serão apresentados.

    Non-clustered

    Um índice non-clustered [não-agrupado] possui uma ordem física diferente da ordem dos dados. Existe um nível a mais, de ponteiros para os dados, que permite acessá-los indiretamente.
    Pode haver mais de um índice não-agrupado na tabela, até o máximo de 249 índices, incluindo qualquer índice criado com restrições PRIMARY KEY ou UNIQUE.
    Quando o tipo de índice da tabela não for específicado ele será criado como um índice Nonclustered.

    Para os exemplos de criação de índice, crie a tabela abaixo:

    CREATE TABLE TES_EMPREGADO
    (
    EMP_IN_CODIGO INT IDENTITY CONSTRAINT TES_PK_EMPREGADO PRIMARY KEY CLUSTERED,
    EMP_ST_NOME VARCHAR(50),
    EMP_DT_PAGAMENTO DATETIME,
    EMP_IN_RG VARCHAR(15) CONSTRAINT TES_UK_EMP_RG UNIQUE NONCLUSTERED
    );

    Exemplos de sintaxe de criação de índices:

    CREATE INDEX TES_IDX_EMP_NOME ON TES_EMPREGADO(EMP_ST_NOME);

    CREATE UNIQUE INDEX TES_IDX_EMP_NOME ON TES_EMPREGADO(EMP_ST_NOME);

    CREATE INDEX TES_IDX_EMP_NOMEPAGAMENTO ON
    TES_EMPREGADO(EMP_ST_NOME,EMP_DT_PAGAMENTO);

    --Exemplo de sintaxe de remoção de índices:

    DROP INDEX TES_IDX_EMP_NOME ON TES_EMPREGADO;

  •     a) cada tabela e cada índice clustered possuem apenas uma partição e uma única estrutura de árvore B.
    O Sql Server utiliza árvores B+ para sua estrutura de índices.

        b) os índices estão armazenados como uma árvore B, com seu nível folha contendo apenas páginas de índices, em vez de páginas de dados.
    O Sql Server utiliza árvores B+ para sua estrutura de índices.

        c) as páginas de cada nível do índice, incluindo as páginas de nível folha, não possuem vínculo (link) entre si.
    Nas árvores B+, somente o nível folha possui vínculo entre as páginas

        d) as linhas de dados são armazenadas em ordem, de acordo com a chave do índice clustered.
    CORRETA! Por isso, só pode haver um índice clustered, pois ele organiza a tabela de acordo com sua chave

        e) a navegação entre os níveis da árvore binária, utilizada para armazenamento dos índices e dados, é realizada através de vínculos (links).
    Nas árvores B+, somente o nível folha possui vínculo entre as páginas

ID
190744
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O projeto de implementação de um banco de dados de uma corretora de valores prevê a criação de índices clustered. Considerando-se que campos calculados contendo funções não determinísticas não podem ser indexados no SQL Server 2005 de forma clustered, uma função não determinística é

Alternativas
Comentários
  • As funções determinísticas sempre retornam o mesmo resultado quando são chamadas com o uso de um conjunto específico de valores de entrada e quando lhes é dado o mesmo estado do banco de dados. As funções não determinísticas podem retornar resultados diferentes cada vez que são chamadas com um conjunto específico de valores de entrada, mesmo se o estado do banco de dados que elas acessam permaneça o mesmo.

    As funções seguintes são determinísticas: ABS, DATEDIFF, POWER, ACOS, DAY, RADIANSASIN, DEGREES, ROUND, ATAN, EXP, SIGN, ATN2, FLOOR, SIN, CEILING, ISNULL, SQUARE, COALESCE , ISNUMERIC, SQRT, COS, LOG, TAN, COT, LOG10, YEAR, DATALENGTH, MONTH, DATEADD, NULLIF

    As funções a seguir nem sempre são determinísticas: CAST, CONVERT, CHECKSUM, ISDATE, RAND.

    Não são determinísticas: @@CONNECTIONS,  @@TOTAL_WRITE,  @@CPU_BUSY,  CURRENT_TIMESTAMP,  @@DBTS, GETDATE,  @@IDLE, GETUTCDATE,  @@IO_BUSY,  GET_TRANSMISSION_STATUS,  @@MAX_CONNECTIONS,  MIN_ACTIVE_ROWVERSION,  @@PACK_RECEIVED, NEWID,  @@PACK_SENT,  NEWSEQUENTIALID,  @@PACKET_ERRORS,  PARSENAME,  @@TIMETICKS, RAND,  @@TOTAL_ERRORS, TEXTPTR, @@TOTAL_READ

    [1] http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms178091.aspx

  • LOG,  RADIANS e ASIN são funções matemáticas deterministas.

    COALESCE é uma função que serve para substituir valores nulos de uma relação por um outro valor padrão.

ID
210289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do SQL Server, julgue os itens subsequentes.

O SQL Server possui uma linguagem relacional denominada Transact-SQL, que é um dialeto da linguagem SQL.

Alternativas
Comentários
  • T-SQL (Transact-SQL) is a set of programming extensions from Sybase and Microsoft that add several features to the Structured Query Language (SQL) including transaction control, exception and error handling, row processing, and declared variables. Microsoft's SQL Server and Sybase's SQL server support T-SQL statements

    MSSQL: T-SQL

    ORACLE: PL/SQL

  • O SQL Server possui uma linguagem relacional chamada de Transact-SQL que é um dialeto da linguagem SQL - Structured Query Language. A principal característica da linguagem SQL é ter sido projetada para trabalhar com conjuntos de registros de dados , enquanto que as linguagens tradicionais (C++, VB , Delphi,..) podem tratar apenas um registro por vez. Além disto a SQL não é procedural , ou seja , a SQL não precisa descrever em detalhes como realizar uma tarefa , ela apenas descreve o que o usuário final deseja.

    http://www.macoratti.net/sql_ddl.htm


ID
210292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do SQL Server, julgue os itens subsequentes.

O SQL Server é um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) cliente/servidor, pois comporta vários tipos de plataforma e possui funcionalidades divididas entre clientes e servidores, nas quais o cliente fornece uma ou mais interfaces, que serão utilizadas para fazer solicitações ao servidor (SGBD); e este, por sua vez, processa o pedido e devolve o resultado para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO: O SQL Sever tem como clients, por exemplo, o SQL Management Studio (ou SQL Enterprise Manager em versões anteriores a 2005), SQL Compact Edition, SQL Express Edition, etc. Além destas interfaces clients padrões, um programa que realiza uma consulta ao banco poderá também agir como cliente.

  •  "pois comporta vários tipos de plataforma". Isso é verdade? SQL Server (o servidor) não é somente para Windows?

  • "... nos quais um cliente fornece uma ou mais interfaces ..." ??
  • "Geralmente dizemos que o SQL Server é um SGBD cliente/Servidor pois comporta diferentes tipos de plataformas e possui funcionalidades divididas entre clientes e servidores , onde o cliente fornece uma ou mais interfaces que serão usadas para requerer uma solicitação ao servidor(SGBD) ; este por sua vez , processa a solicitação e devolve o resultado ao cliente."

    http://www.macoratti.net/sql_ddl.htm


ID
210295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do SQL Server, julgue os itens subsequentes.

O SQL Server oferece escalabilidade, mas não pode implementar o data warehouse.

Alternativas
Comentários
  • SQL Analysis Service é o serviço do SQL que implementa funções de DW. Portanto, MS-SQL possui suporte a Datawarehouse.

  •  

    O SQL Server oferece escalabilidade, interoperabilidade, disponibilidade, segurança, gerenciamento e possui plataforma integrada que inclui:

    • o OLAP (Processamento analítico on-line);
    • data mining, ferramentas de extração, transformação e carga  (ETL);
    • data warehousing e recursos de relatórios, ajudando a construir implementar de forma transparente, aplicações robustas de BI (Business Intelligence) enquanto controlam custos.
       
  • "O Azure Synapse Analytics é um serviço de análise que reúne data warehouse corporativo e análise de Big Data. O pool de SQL dedicado (antigo SQL DW) refere-se aos recursos de data warehouse empresariais que estão disponíveis no Azure Synapse Analytics."

    Microsoft


ID
222322
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O SGBD Microsoft SQL Server 2005 Expression Edition possui recursos para implementação de trigger. Para gerenciar trigger neste SGBD é possível afirmar que:

I. possui tabelas especiais internas, denominadas de inserted e deleted, em memória RAM, e são acessadas enquanto a trigger está executando.
II. a tabela deleted armazena os registros manipulados com os comandos DELETE e UPDATE e a tabela inserted armazena os registros manipulados pelos comandos INSERT ou UPDATE.
III. é possível criar uma trigger sem associar uma ação para que a mesma seja executada automaticamente e desta forma, possa ser chamada pela aplicação ou o usuário para sua execução.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar por que as alternativas I e II estão incorretas??? Valeu!!
  • Também tenho essa dúvida. Consultando da Internet, inclusive a MSDN, achei que a I e II também estão corretas.
  • I. Acredito que o erro da primeira seja o fato das tabelas serem criadas sob demanda com os comandos insert, update e delete. Na questão fica o entendimento de que as tabela já estariam em memória, quando na verdade a carga em memória depende do tipo de comando. Um exemplo seria o comando insert, ele só criaria a tabela Inserted.
    II. Não vejo erro no item 2. Mas pelo que eu vi publicado na net, acho que tem a possibilidade de você forçar ou não o uso das tabelas com os comandos insert.
    Como concurso é feito de maladragem, pode eliminação ficamos com a letra "C"

    fonte: http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&source=hp&q=trigger&pbx=1&oq=trigger&aq=f&aqi=g4&aql=&gs_sm=e&gs_upl=55713l56165l1l56992l3l3l0l0l0l2l967l2152l4-1.0.2l3l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=14340a4cd434eb5c&biw=1600&bih=707

    Bons estudos!!!
  • a III está errada - o Conceito não é de trigger, mas de procedure, function, t-sql, bloco anônimo, mas não trigger (disparo), acredito que a banca quis a opção errada e não a certa.

    Opções I e II - https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms191300.aspx


ID
222325
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A linguagem T-SQL do SGBD SQL Server possui vários tipos de dados e são classificados de acordo com o conteúdo que será utilizado em uma determinada coluna (atributo).
Com relação aos tipos de dados do SGBD SQL Server, analise as afirmativas a seguir.

I. Possui o tipo de dado BIGINT, inteiro com oito bytes.
II. Possui o tipo de dado TINYINT, inteiro com um byte.
III. Possui o tipo de dado INT, inteiro com quatro bytes.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o site abaixo, o gabarito da prova está errado.

    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms187745.aspx

    O correto seria letra e.

    bigint 8 bytes; int 4 bytes; smallint 2 bytes; tinyint 1 byte; 

  • E ninguém entrou com recurso?
  • Erro do site então.
  • Completando a mônica, tinyint não é inteiro, e sim natural vai de 0 a 255( e não de -128 a 127), os outros vão de -(2^n)  a (2^n)-1

    https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms187745.aspx?f=255&MSPPError=-2147217396

     

  • ✅Gabarito deveria ser (E)  

    tinyint

    Domain: Non-negative values between 0 and 255

    Storage: 1 byte

    Discussion: Used to store small non-negative integer values. Uses a byte for storage.

    int

    Domain: Whole numbers from -2,147,483,648 to 2,147,483,647 (–231 to 231 – 1).

    Storage: 4 bytes.

    Discussion: the int datatype is frequently employed in the surrogate key of a table because it’s small (it requires 4 bytes of storage), efficient to store and retrieve, and even just in the positive range of values. 

    bigint

    Domain: Whole numbers from -9,223,372,036,854,775,808 to 9,223,372,036,854,775,807 (that is, –263 to 263 – 1).

    Storage: 8 bytes.

    Discussion: One of the common reasons to use the 64-bit datatype is as a primary key for tables where you’ll have more than 2 billion rows. Of course, there are some companies where a billion isn’t really a very large number of things to store or count, so using a bigint will be commonplace to them. 

    Fonte: Pro SQL Server Relational Database Design and Implementation - Best Practices for Scalability and Performance - Sixth Edition.

  • O gabarito correto seria E.


ID
226273
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Determinado órgão público que utiliza Microsoft SQL Server 2008 como tecnologia de banco de dados oferece, aos seus gestores, informações para tomada de decisão. Essas informações são oriundas de um Data Warehouse (DW), que é alimentado, diariamente, pelo banco de dados de produção transacional do órgão. Que recurso do banco de dados, introduzido na versão 2008, pode ser utilizado para apoiar o procedimento de carga do DW?

Alternativas
Comentários
  •  O Change Data Capture foi projetado para capturar inserção, atualizar e excluir atividade aplicada a tabelas do SQL Server e disponibilizar os detalhes das mudanças disponíveis em um formato relacional facilmente consumível. As tabelas de alterações usadas pelo Change Data Capture contêm colunas que refletem a estrutura de coluna de uma tabela de origem controlada, junto com os metadados necessários para entender as mudanças ocorridas. [1]

    [1] http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb522489.aspx


ID
226276
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em uma reunião técnica para implementação de um sistema WEB, o administrador sugeriu a utilização do recurso FILESTREAM do Microsoft SQL Server 2008. Qual o objetivo de utilizar essa funcionalidade?

Alternativas
Comentários
  •  O FILESTREAM integra o Mecanismo de banco de dados do SQL Server a um sistema de arquivos NTFS armazenando dados de objetos binários grandes (BLOB) varbinary(max) como arquivos no sistema de arquivos. As instruções Transact-SQL podem inserir, atualizar, consultar, pesquisar e fazer backup de dados FILESTREAM. [1]

    [1] http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb933993.aspx


ID
226279
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O sistema de folha de pagamento de uma empresa, que utiliza o Microsoft SQL Server 2008 como banco de dados, está muito lento. O administrador responsável deseja saber a quantidade de conexões de usuário ativas no banco e, para isso, pode consultar os dados disponíveis em

Alternativas
Comentários
  •  sys.dm_exec_sessions é uma exibição de escopo de servidor que mostra informações sobre todas as conexões de usuário ativas e tarefas internas. Essas informações contêm versão de cliente, nome do programa cliente, hora de logon do cliente, usuário do logon, configuração da sessão atual etc. [1]

    [1] http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms176013.aspx


ID
230047
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O MS-SQL Server apresenta uma ferramenta que exibe um histórico das ações efetuadas no banco de dados, inclusive as que estão sendo executadas no momento. Esta ferramenta é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  •  O SQL Server Profiler é uma ferramenta que captura eventos do SQL Server de um servidor. Os eventos são salvos em um arquivo de rastreamento que pode ser analisado ou usado para reproduzir uma série específica de etapas na tentativa de diagnosticar um problema. [1]

    [1] http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms173757.aspx


ID
230077
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Qual das alternativas a seguir contém uma declaração sintaticamente correta de uma variável do tipo inteiro na linguagemTransact-SQL?

Alternativas
Comentários
  • DECLARE {

        { @local_variable [AS] data_type | [ = value ] }

        | { @cursor_variable_name CURSOR }

        } [,...n]

        | { @table_variable_name [AS] }

     

    https://docs.microsoft.com/en-us/sql/t-sql/language-elements/declare-local-variable-transact-sql


ID
230083
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Qual das alternativas a seguir NÃO está relacionada com uma das opções de backup existentes no SQLServer 2008?

Alternativas
Comentários
  • Complete.
  • Prezado Mario Filho,

    Agradeço muito o seu esclarecimento à respeito da questão
  • Os dois principais modos de backup são o Full e o Differential:

    Full Backp - realiza uma cópia completa dos dados e do log de transações

    Differential Backup - armazena os dados alterados desde o último Full Backup.

    Obs: Full e Differential podem ser realizados em toda a base de dados, um filegroup ou em arquivos individuais do banco de dados.

    Backups subsidiários:

    Transaction log - log das transações do banco de dados.

    Partial backup - armazena cópia de todos os filegroups com opção READ_WRITE. Para realizar o partial backup, deve-se utilizar Transact-SQL, pois não há como realizar esse tipo de backup via management studio.


    De acordo com a Microsoft: Filegroup`s são coleções de arquivos e são usados ??para ajudar no posicionamento de dados e tarefas administrativas, como operações de backup e restauração.

ID
240502
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O SQL Server NÃO possui dados para armazenar

Alternativas
Comentários
  • Stored Procedures são não são dados, são objetos. Os dados binários podem ser do tipo imagens por exemplo.

ID
240505
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Query Analyser do SQL Server

Alternativas
Comentários
  • Deve ser um SQL Server muito antigo pois o SQL 2008 não tem esse object browser e sim object explorer. E de qualquer maneira é possivel conectar e trabalhar com diferentes servidores ao mesmo tempo.
  • Sim, o Query Analyzer se usava no SQL 2000, apesar de ser possível conectar em uma base mais recente com ele.

     


ID
245218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de desempenho e otimização de consultas SQL no SQL
Server 2008, julgue os itens de 63 a 69.

O Database Engine Tuning Advisor (DTA), ferramenta utilizada para capturar o rastreio dos eventos que ocorrem em uma carga de trabalho típica para o aplicativo, mostra como o SQL Server resolve consultas internamente e fornece uma interface gráfica para otimização de consultas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Esta ferramenta não é usada para acompanhar rastreio de eventos conforme podemos ver no TECHNET da microsoft. Sua função é exclusivamente otimização de queries.
     
    Database Engine Tuning Advisor

    Welcome to the Database Engine Tuning Advisor tutorial. The Database Engine Tuning Advisor enables you to tune databases for improved query processing. Database Engine Tuning Advisor examines how queries are processed in the databases you specify and then it recommends how you can improve query processing performance by modifying physical design structures such as indexes, indexed views, and partitioning.

    It replaces the Index Tuning Wizard from Microsoft SQL Server 2000, and offers many new features. For example, Database Engine Tuning Advisor provides two user interfaces: a graphical user interface (GUI) and the dta command prompt utility. The GUI makes it easy to quickly view the results of tuning sessions, and the dta utility makes it easy to incorporate Database Engine Tuning Advisor functionality into scripts for automated tuning.

    Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/ms166575.aspx

  • A ferramenta referenciada pela questão é o SQL Server Profiler.
  • Na verdade, o examinador misturou os conceitos do DTA, Profile e do Management Studio.

    - Pois, o DTA (Database Engine Tuning Advisor) analisa arquivos de carga de trabalho e propõe alterações no banco de dados, a fim de melhorar seu desempenho geral.

    - O SQL Server Profiler é uma ferramenta que captura eventos do SQL Server de um servidor. Os eventos são salvos em um arquivo de rastreamento que pode ser analisado ou usado para reproduzir uma série específica de etapas na tentativa de diagnosticar um problema.

    - O SQL Server Management Studio é uma ferramenta gráfica interativa que permite que um administrador ou desenvolvedor de banco de dados escreva consultas, execute várias consultas simultaneamente, exiba os resultados, analise o plano de consulta e receba assistência para melhorar o desempenho da consulta.

    Portanto, o DTA não rastreia os eventos e não mostra como o SQL Server resolve as consultas, mas possui uma interface gráfica de otimização, não de query e sim da estrutura do banco de dados. Dentre as suas capacidades, estão:
    Query Optimazer, para propor índices e visões indexadas; Recomendação de particões; Análise de impacto das recomendações; Fornecimento de informações sobre o número de consultas e o número de índices.

ID
245224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de desempenho e otimização de consultas SQL no SQL
Server 2008, julgue os itens de 63 a 69.

O ideal é que cada tabela possua pelo menos dois índices do tipo clustered - um para a chave primária e outro para a chave estrangeira principal -, a fim de permitir maior velocidade no acesso aos joins.

Alternativas
Comentários
  • Podemos ter apenas um índice do tipo cluster na tabela.
  • Fisicamente o índice do tipo CLUSTERED é parte da tabela que é classificada conforme as colunas deste tipo de índice, por isso é que não podemos ter mais que um índice do tipo CLUSTERED.
  • Em um indice clusterizado o leaf-level (última camada de índice) é a página atual, porque os dados são fisicamente ordenados de forma ascendente.,por isto é possível apenas um índice clusterizado por tabela. A ordenação tanto fisicamente dos dados como do índice é a mesma.

    Os índices cluster são bastante usados em colunas muito acessadas por range de valores, ou acessadas por ordenações, ao criar um índice clusterizado tenha em mente:

    • A chave "Key value" são únicas e por isto ao criar este índice automáticamente é criado um UNIQUE
    • O maior valor de um índice clusterizado é 5% da tabela (dependendo da chave do índice)
    • Ao criar uma chave primária por default ela vem como clusterizado se não houver já um índice cluster, mas é opcional podendo mudar para não cluster

    O índice clusterizado é parecido a uma agenda de telefone onde ficam as iniciais do alfabeto ficam logo em seguida os nomes e telefones das pessoas.

  • Apenas um índice cluster por tabela porque as linhas são ordenadas fisicamente.

ID
245227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de desempenho e otimização de consultas SQL no SQL
Server 2008, julgue os itens de 63 a 69.

Suponha que um índice do tipo unique tenha sido configurado em uma coluna. Nesse caso, não será possível configurar outra coluna, nessa mesma tabela, com índice do mesmo tipo, visto que cada tabela permite apenas um índice do tipo unique.

Alternativas
Comentários
  • Numa relação você pode, e é muito comum, definir mais de um atributo como UNIQUE. Usualmente encontramos isso em COD, CPF, RG... 

  • Uma tabela pode conter vários índices do tipo UNIQUE e cada um destes pode conter várias colunas.
  • UNIQUE Indica que o índice não pode conter valores duplicados.
  • Cada tabela permite apenas um índice do tipo clusterizado


ID
245230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de desempenho e otimização de consultas SQL no SQL
Server 2008, julgue os itens de 63 a 69.

A configuração dinâmica de valores no fill factor, para determinado índice entre 0% e 100%, permite ajustar o armazenamento e o desempenho de dados de índice. Desse modo, o mecanismo de banco de dados executa estatísticas sobre a tabela para manter a porcentagem de espaço livre especificada no fill factor, em cada página, a cada inserção de dados na tabela.

Alternativas
Comentários
  • http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/94/Como-Funciona-o-Fill-Factor-do-SQL-Server.aspx

  • Encontrei dois possiveis erros na assertiva:
    - o primeiro é que, tradicionalmente, o fill factor é preenchido manualmente pelo DBA. Não tenho conhecimento de "configuração dinâmica de valores do fill factor".
    - O segundo é que, no fim da questão, é dito que as tais "estatísticas sobre a tabela" (que discordo que existam), são executadas/calculadas a cada inserção de dados na tabela. No entanto, é sabido que o fill factor trata tanto de inserções quanto de alterações. Isso bastaria para dar como errada a questão.
  • FILL FACTOR é a quantidade de espaço livre por página que o BD deve manter.
    Quando deve ser reservado para os índices e quanto deve ser mantido em branco.

    * Configuração Manual
    * Quanto menor o FILL FACTOR, mais rapida a inserção de novos indices porém mais páginas para guardá-los
    * Reservado para a inclusão e alteração.
  • Pelo que entendi da questão, quando ela fala em configuração dinâmica, ela quer passar que os índices são reorganizados dinamicamente conforme o valo do fill factor. Basicamente a questão está tentando definir o que é um page split.

    Esse termo configuração dinâmica pode até ser um erro, não sou especialista, mas o maior problema mesmo é que não existe essa execução de estatísticas para manter a porcentagem especificada no fill factor, em outras palavras, não há page split nessa situação. O page split na realidade ocorre quando um registro é inserido ou atualizado e a página não possui espaço livre, aí sim SQL Server reorganiza todas as páginas para armazenar esse novo registro.

    Para compreender melhor o mecanismo e meu comentário: http://imasters.com.br/artigo/14751/sql_server/o_paradigma_fillfactor_parte_01/
  • A opção FILL FACTOR determina quantos % de uma página de dados deve ser preenchido com o índice e quanto deve ser mantido em branco, reservado para inclusões e alterações.

    Por exemplo, se marcarmos FILL FACTOR = 80%, então o SQL Server irá apenas preencher 80% de cada página com os índices. Se você alterar ou incluir dados, o SQL Server consegue reorganizar os índices de maneira mais rápida, pois ele tem 20% de espaço em branco em cada página de dados para poder preencher.


ID
245233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de desempenho e otimização de consultas SQL no SQL
Server 2008, julgue os itens de 63 a 69.

O particionamento de tabelas e índices no SQL Server (table partitioning) divide uma tabela em várias unidades que podem ser difundidas por mais de um grupo de arquivos em um banco de dados. Esse procedimento, porém, não influencia o desempenho de consultas, nessa tabela, independentemente do tipo de consulta executada ou da configuração de hardware associada às unidades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Um dos principais motivos para o particionamento de tabelas é justamente o aumento na performance das instruções SQL.
  • ERRADO.

    Segundo o site Technet,"O particionamento de uma tabela ou índice pode aprimorar o desempenho de consultas com base no tipo de consultas executadas freqüentemente em sua configuração de hardware."


    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms177411(v=sql.105).aspx




ID
319258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à criação de funções no Microsoft SQL Server 2000.

As funções Transact-SQL classificam-se em multi-statement quando utilizam, na sua definição, múltiplos comandos.

Alternativas
Comentários
  • (Errado)
    Uma função será do tipo multi-statement se a cláusula RETURNS especificar uma tabela com suas colunas e tipos de dados.
     
    Exemplo:
     
    CREATE FUNCTION LargeOrderShippers (@FreightParmmoney)
    RETURNS @OrderShipperTab TABLE (
    ShipperID int,ShipperName nvarchar (80),
    OrderID int,ShippedDate datetime,Freight money) AS
     
    BEGIN 
    INSERT @OrderShipperTab
    SELECT S.ShipperID, S.CompanyName,O.OrderID, O.ShippedDate, O.Freight
    FROM 
    Shippers AS S INNER JOIN Orders AS O 
    ON S.ShipperID = O.ShipVia
    WHERE O.Freight > @FreightParm
    RETURN 
    END

ID
319261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do processo de análise de desempenho do Microsoft SQL Server 2000, julgue os próximos itens.

No processo de investigação de queda de desempenho do banco de dados, as opções index wizard, plano de execução e estatísticas de query auxiliam na análise desse problema.

Alternativas
Comentários

ID
319264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do processo de análise de desempenho do Microsoft SQL Server 2000, julgue os próximos itens.

A instalação da ferramenta Profiler no servidor SQL Server 2000 aumenta o desempenho desse servidor

Alternativas
Comentários
  • Errada .. Profile é um interface gráfica para monitoramento!

    Microsoft SQL Server Profiler is a graphical user interface to SQL Trace for monitoring an instance of the Database Engine or Analysis Services. You can capture and save data about each event to a file or table to analyze later. For example, you can monitor a production environment to see which stored procedures are affecting performance by executing too slowly. 

    To run SQL Server Profiler, on the Start menu, point to All Programs, Microsoft SQL Server 2008, Performance Tools, and then click SQL Server Profiler.


    FONTE: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms181091.aspx
  • O SQL Server Profiler é uma ferramenta que permite que você monitore e capture informações em tempo real de uma sessão de dados que atua entre a aplicação e o servidor de dados SQL Server.

    Essa ferramenta permite obter informações importantes como consultas usadas, logins, bases de dados consultadas, tabelas que foram atualizadas, tempo de execução de instruções , etc.

    Só tem um problema ela esta presente apenas na versão paga do SQL Server.

    Então se você usa uma versão Express do SQL Server não contará com esse recurso.

    Mas não desanime, sempre existe alguém para nos salvar, e neste caso esse alguém é o AnjLab SQLProfiler.

    O AnjLab SQLProfiler é um projeto de código aberto compatível com as versões Express do SQL Server que permite realizar as mesmas tarefas que o SQL Profiler com algumas limitações.

    Para usá-lo basta instalar e indicar o servidor de dados do qual queremos monitorar as transações e eventos.

    Após a instalação ao abrir a ferramenta você verá a seguinte tela , onde no menu File estamos selecionando a opção New Trace para iniciar uma nova monitoração:

    Na janela Trace Properties, guia General, definimos o servidor de dados que desejamos monitorar, o tipo de autenticação e testamos a conexão:

    Na guia Events podemos escolher os eventos que desejamos monitorar e no exemplo foi escolhido apenas o evento SQLStmtStarting - TextData, que permite monitorar/capturar o texto da instrução SQL.

    Na guia Filters ainda podemos refinar o monitoramento/captura definindo filtros para diversos parâmetros:

    Na figura a seguir vemos o trace gerado pela abertura do SQL Server 2008 Express Edition :

    Além disso você pode colocar usar os recursos de pause, stop e play podendo assim visualizar apenas os eventos que lhe interessam.

    Para limpar as informações da grade de visualização basta clicar no ícone de reciclagem.

    A ferramenta é bem simples mas cumpre o seu objetivo e agora você não pode mais alegar que não tem como monitorar as conexões do seu SQL Server Express.

    Uma outra aplicação, esta muito mais completa e por conseguinte, mais  complexa, é o xSQLProfiler, da empresa xSQL Software. A versão gratuita tem o limite de apenas monitorizar 2 instâncias de dados. Algumas das funcionalidades mais interessantes são : permitir criar tarefas agendadas, filtros, fazer exportação das sessões para Excel, e gravar a monitorização numa base de dados. É compatível com as versões 2000, 2005 e 2008 do SQL Server. 


ID
319267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo ao processo de instalação do Microsoft SQL Server 2000.

A ordem de classificação (sort order) define como os dados serão apresentados, de modo que, na opção binary sort order, os caracteres são ordenados conforme a ordem de um dicionário, desconsiderando-se a distinção entre iniciais minúsculas e maiúsculas.

Alternativas
Comentários
  • Não desconsidera a ordem das letras Maiúsculas e Minúsculas, conforme explicação abaixo. 

    A ordem de classificação (sort order) determina como o SQL Server apresentará os dados do banco de dados quandos solicitados pelo usuário. Por exemplo, com a opção binary sort order, os caracteres serão ordenados por sua posição na tabela ASCII. Todos os caracteres maiúsculos (de A até Z) virão primeiro, seguidos pelos caracteres minúsculos (de a até z). Note que "Walter" virá antes de "d'Alessandro" na apresentação de uma consulta classificada na ordem binária. No entanto, todos os usuários de um banco de dados esperam que o resultado de suas consultas venham na mesma ordem de um dicionário, não importando se as letras são minúsculas ou maiúsculas e, portanto, as versões mais recentes do SQL Server adotaram esse tipo de classificação como padrão. Esse padrão resolve todos os problemas para a língua inglesa, mas a língua portuguesa exige ainda que tenhamos palavras acentuadas classificadas corretamente. O SQL Server disponibiliza a opção accent-insensitive que torna possível a classificação de palavras acentuadas. Portanto questão ERRADA.


ID
320485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de fundamentos, configuração e administração do MS SQL Server, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando um estudo comparativo entre os sistemas gerenciadores de banco de dados Oracle, MySQL, PostgreSQL e SQL Server, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de backup, recuperação, administração, configuração, tunning e detecção de problemas em banco de dados, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
349564
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à utilização de funções do Microsoft SQL Server 2008 (configuração padrão), analise as afirmativas:

I. CREATE_TRIGGER (Transact-SQL) – cria um gatilho DML, DDL ou de logon. Um gatilho é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado automaticamente quando um evento ocorre no servidor de banco de dados.
II. CAST e CONVERT (Transact-SQL) – reverte uma transação explícita ou implícita ao começo da transação ou a um ponto de salvamento dentro da transação.
III. SELECT (Transact-SQL) – recupera linhas do banco de dados e permite a seleção de uma ou mais linhas ou colunas de uma ou mais tabelas.
IV. CONTAINS (Transact-SQL) – é um predicado usado em uma cláusula WHERE para pesquisar colunas que contêm tipos de dados baseados em caracteres para obter correspondências precisas ou difusas (menos precisas) para palavras e frases únicas, proximidade de palavras com uma determinada distância entre si ou correspondências ponderadas.
V. ROLLBACK TRANSACTION (Transact-SQL) – marca o término de uma transação implícita ou explícita que teve êxito.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  I. CREATE_TRIGGER (Transact-SQL) – cria um gatilho DML, DDL ou de logon. Um gatilho é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado automaticamente quando um evento ocorre no servidor de banco de dados. 

    II. CAST e CONVERT REVERT(Transact-SQL) – reverte uma transação explícita ou implícita ao começo da transação ou a um ponto de salvamento dentro da transação. 

    III. SELECT (Transact-SQL) – recupera linhas do banco de dados e permite a seleção de uma ou mais linhas ou colunas de uma ou mais tabelas. 

    IV. CONTAINS (Transact-SQL) – é um predicado usado em uma cláusula WHERE para pesquisar colunas que contêm tipos de dados baseados em caracteres para obter correspondências precisas ou difusas (menos precisas) para palavras e frases únicas, proximidade de palavras com uma determinada distância entre si ou correspondências ponderadas. 

    V. ROLLBACK COMMIT TRANSACTION (Transact-SQL) – marca o término de uma transação implícita ou explícita que teve êxito. 
  • Acredito que não exista o comando CREATE_TRIGGER e sim CREATE TRIGGER (sem o "_")
  • Pessoal cuidado, o Eduardo Neves (acima) comentou uma coisa de forma errada.

    O que ele colocou como a função do REVERT, na verdade, seria ROLLBACK.

    O REVERT serve para outra coisa, como consta no site Microsoft MSDN:

    REVERT só é aplicável às instruções EXECUTE AS definidas no módulo. EXECUTE AS seguida por uma instrução REVERT. Ela tem a função de inicialmente.

    Complicou, né? Na prática fica melhor de entender, vejamos:
    Digamos que eu crio a  seguinte procedure:


     CREATE PROCEDURE dbo.FacaAlgumaCoisa
    AS
        SELECT SUSER_NAME(), USER_NAME();
        EXECUTE AS USER = 'convidado';
        SELECT SUSER_NAME(), USER_NAME();
        REVERT;
        SELECT SUSER_NAME(), USER_NAME();
    GO


    Agora eu vou chamar essa procedure com um determinado login:

    EXECUTE AS LOGIN = 'administrador';
    GO
    EXECUTE dbo.FacaAlgumaCoisa; 


    E ntão, iniciei a execução como 'administrador', no meio do código mandei executar como 'convidado' e depois fiz um REVERT, ou seja, falei para voltar a executar como 'administrador'. 

  • Acredito que não exista o comando CREATE_TRIGGER e sim CREATE TRIGGER (sem o "_")

  • Só um detalhe, SQL Server não é Oracle que precisa sempre de pelo menos uma tabela (e disponibiliza tabela Dual). Então não é muito preciso dizer que permite a "seleção de uma ou mais linhas ou colunas de uma ou mais tabelas." 

    No SQL Server

    Select 'Hello';

    Select getdate();

    No Oracle

    Select 'Hello' From Dual;

     

    Mas enfim, teria que ser kamikase pra não marcar o item por conta disso.


ID
391462
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Transact SQL do Microsoft SQL Server 2005, os tipos de dados smallmoney e money são armazenados, respectivamente, com

Alternativas
Comentários
  • Os tipos de dados money e smallmoney têm a precisão de dez milésimos das unidades monetárias que eles representam. Para o Informática, os tipos de dados money e smallmoney têm a precisão de um centésimo das unidades monetárias que eles representam.

     

    Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/t-sql/data-types/money-and-smallmoney-transact-sql?view=sql-server-2017


ID
391465
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Transact SQL do Microsoft SQL Server 2005, é possível o uso de comentários. Um exemplo de comentário válido é

Alternativas
Comentários
  • Os comentários podem ser inseridos em uma linha separada, aninhados no final de uma linha de comandos Transact-SQL ou em uma instrução Transact-SQL. O servidor não avalia o comentário.

    Sintaxe

    -- text_of_comment 

    Use dois hífens (--) para comentários de uma linha ou aninhados. Comentários inseridos com -- são finalizados pelo caractere de nova linha. Não há comprimento máximo para comentários. A tabela a seguir lista os atalhos do teclado que podem ser usados para comentar ou remover comentários do texto.


ID
391468
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Transact SQL do Microsoft SQL Server 2005, o comando para remover um sinônimo de um banco de dados é

Alternativas
Comentários
  • O comando Oracle DROP SYNONYM é usado para eliminar sinônimos públicos e privados.


ID
391501
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As seguintes afirmações listam possíveis características do EMS SQL Manager for SQL Server:

I. importar e exportar dados de/para uma base de dados SQL Server;
II. possuir interface gráfica que permite, por exemplo, criação e edição de tabelas;
III. possuir wizards para, por exemplo, fazer o backup de uma base de dados.

Sobre as afirmações, pode-se dizer que está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • O EMS SQL Manager para SQL Server é uma ferramenta de alto desempenho para o desenvolvimento e administração de banco de dados do Microsoft SQL Server. O SQL Manager funciona com qualquer versão do MS SQL Server de 2000 para o mais novo e suporta os mais recentes recursos do SQL Serverincluindo sequências, columnstore e índices espaciais, FileTables, bancos de dados contidos, funções de servidor customizadas e outros. Ele oferece várias ferramentas SQL eficientes, como o Visual Database Designer, que permite criar bancos de dados SQL Server em poucos cliques, o Visual Query Builder e o editor SQL avançado para criar consultas complicadas do SQL Server e muito mais recursos úteis para o desenvolvimento e administração eficientes do SQL Server. O SQL Manager para SQL Server possui uma interface gráfica de usuário de última geração, com um sistema de assistente bem descrito, de forma tão clara que até mesmo um novato não será confundido com ele.

    Características principais

    1. Suporte do SQL Server, Banco de Dados SQL do Azure, Amazon RDS para Microsoft SQL Server

    2. Suporte de dados Unicode

    3. Gerenciamento rápido de banco de dados e navegação

    4. Gerenciamento fácil de todos os objetos do SQL Server

    5. Ferramentas avançadas de manipulação de dados

    6. Gerenciamento de segurança eficaz

    7. Excelentes ferramentas visuais e de texto para construção de consultas

    8. Recursos impressionantes de exportação e importação de dados

    9. Visual Database Designer para manipular a estrutura do banco de dados em poucos cliques

    10. Depurador Transact-SQL poderoso para rastrear procedimentos, funções, scripts SQL

    11. Comparação e sincronização da estrutura da base de dados

    12. Simples, obtendo seu banco de dados sob controle de origem

    13. Assistentes fáceis de usar executando tarefas de manutenção do SQL Server

    14. Ferramentas poderosas para tornar o seu trabalho com o SQL Server tão fácil quanto possível

    15. Criador de relatórios com assistente de criação de relatórios claro em uso

    16. Interface gráfica de usuário poderosa e fácil de usar


ID
391504
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Ao se abrir o Microsoft SQL Server Management Studio (versão 2005), é aberta uma janela que contém uma caixa com várias opções de tipos de servidores a serem conectados. Dentre essas opções de tipo de servidor, incluem-se:

Alternativas
Comentários
  • Na versão de 2008 o server type possui essas opções:

     Database Engine, Analysis Services, Reporting Services, SQL Server Compact Edtion, Integration Services.


ID
391507
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Microsoft SQL Server Management Studio (versão 2005) possui uma série de janelas que facilitam a navegação pelas bases de dados e seus objetos componentes. Duas dessas janelas são:

Alternativas
Comentários
  • O Pesquisador de Objetos fornece uma interface de usuário hierárquica e gerencia os objetos em cada instância do SQL Server. O painel de detalhes do Pesquisador de Objetos apresenta uma exibição tabular dos objetos de instância e a capacidade de procurar objetos específicos. Os recursos do Pesquisador de Objetos variam, dependendo ligeiramente do tipo de servidor, mas normalmente incluem recursos de desenvolvimento de bancos de dados e recursos de gerenciamento de todos os tipos de servidores.

     

    O Summary também pode ser usada para acessar um conjunto de relatórios pré-definidos criados pelos serviços de relatório do SQL Server 2005 (SSRS)


ID
391519
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Microsoft SQL Server 2005 provê três tipos de replicação:

Alternativas
Comentários
  • O SQL Server suporta três diferentes tipos de replicação, Snapshot, Transactional e Merge Replication.

     

    1. Snapshot Replication: Como o próprio nome já sugere, ele simplesmente tira uma "foto" da base de dados replicada e compartilha essa "foto" com os seus Assinantes, em um processo longo e que consome muitos recursos do servidor, afinal é uma cópia completa de todos os artigos da Publicação, por esse motivo esse tipo de replicação não é utilizado em uma base de dados que sofre frequentes alterações.

     

    2. Transactional Replication: A replicação transacional é bem mais flexível do que a Snapshot, quando se trata de uma base de dados que sofre constantes alterações, nesse tipo de replicação o seu Agente monitora a base Editora esperando por alterações e transmite somente essas alterações para os assinantes, de maneira muito mais otimizada e rápida do que a anterior.

     

    3. Merge Replication: Permite que o Assinante e o Editor efetuem alterações independentes na base de dados, ambas as entidades podem trabalhar desconectadas. No momento do sincronismo (com as bases conectadas obviamente) o Agente de Mesclagem(Merge Agent) checa as alterações feitas na Publicação e em cada um dos Assinantes e mescla as alterações de maneira que os dados fiquem solidificados. Entretanto neste processo de mesclagem podem ocorrer conflitos por diversos motivos, esses conflitos podem ser solucionados facilmente com um algoritmo de resolução de conflitos que determina os dados apropriados a serem mantidos na base. Este tipo de replicação é utilizado frequentemente utilizados em bases de dados SQL Server Compact Edition para dispositivos móveis os quais não estão constantemente conectados ao Editor.


ID
391522
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Microsoft SQL Server 2005, o comando para restaurar um banco de dados de nome Abc, a partir de um dispositivo ou banco de dados de nome Xyz, é:

Alternativas
Comentários
  • A opção RESTORE DATABASE permite restaurar um backup completo, diferencial, de arquivo ou de grupo de arquivos.

    Usando a sintaxe RESTORE DATABASE Abc FROM Xyz comum, os arquivos de texto completo são restaurados como parte da restauração de arquivo de banco de dados.


ID
391525
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Microsoft SQL Server 2005, quando se realiza um backup, há uma opção chamada de Reliability (Confiabilidade), que contém as seguintes opções:

Alternativas
Comentários
  • Para habilitar ou desabilitar a soma de verificação de backup durante operações de backup
    1. Conecte-se ao Mecanismo de Banco de Dados.

    2. Na barra Padrão, clique em Nova Consulta.

    3. Para habilitar somas de verificação de backup em uma instrução BACKUP , especifique a opção WITH CHECKSUM. Para desabilitar somas de verificação de backup, especifique a opção WITH NO_CHECKSUM. Esse é o comportamento padrão, com exceção de um backup compactado. 


ID
449965
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Stored Procedure é termo utilizado para um conjunto de comandos, ao qual é atribuído um nome, que fica armazenado no Banco de Dados e pode ser chamado a qualquer momento tanto pelo SGBD quanto por um sistema que faz interface com o mesmo. A utilização de Stored Procedures constitui uma técnica eficiente de executarmos operações repetitivas. Ao invés de digitar os comandos cada vez que determinada operação necessite ser executada, cria-se um Stored Procedure que é chamada quando necessário. Em um Stored Procedure pode-se ter estruturas de controle e decisão, típicas das linguagens de programação. No SQL Server, uma “stored procedure” é executada automaticamente quando um dado da tabela é alterado em decorrência da execução de um comando SQL do tipo INSERT, UPDATE ou DELETE. Esta “stored procedure” é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Uma  stored procedure é um programa escrito numa linguagem própria para  procedures e triggers do Firebird que é armazenado como parte do banco de dados. 
    A maioria das coisas que serão ditas sobre  stored procedures se aplicarão também às triggers.
    Assim:
    Triggers são iguais a stored procedures com as seguintes exceções: 
    1. Triggers são chamadas automaticamente quando os dados da tabela a qual ela esta conectada são alterados 
    2. Triggers não tem parâmetros de entrada. 
    3. Triggers não retornam valores. 
    4. Triggers são criadas pelo comando CREATE TRIGGER. 

    Fonte: http://www.comunidade-firebird.org/cflp/downloads/CFLP_T003.PDF
  • Um Trigger é bloco de comandos Transact-SQL que é automaticamente executado quando um comando INSERT , DELETE ou UPDATE for executado em uma tabela do banco de dados.

    Os Triggers são usados para realizar tarefas relacionadas com validações , restrições de acesso , rotinas de segurança e consistência de dados ; desta forma estes controles deixam de ser executados pela aplicação e passam a ser executados pelos Triggers em determinadas situações :

    • Mecanismos de validação envolvendo múltiplas tabelas
    • Criação de contéudo de uma coluna derivada de outras colunas da tabela
    • Realizar análise e e atualizações em outras tabelas com base em alterações e/ou incluções da tabela atual

    A criação de um Trigger envolve duas etapas :

    1. Um comando SQL que vai disparar o Trigger ( INSERT , DELETE , UPDATE)
    2. A ação que o Trigger vai executar ( Geralmente um bloco de códigos SQL )

ID
458950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com base nas práticas de configuração de ambientes de BD,
julgue os itens a seguintes.

O Configuration Manager SQL Server que é parte da linha de produtos Microsoft, permite que sejam gerenciados os protocolos de rede de servidor e cliente, exibir as propriedades do alias ou habilitar/desabilitar um protocolo. Nesse produto, a utilização de criptografia impõe a utilização do SQL Security Agent.

Alternativas
Comentários
  • O SQL Server suporta nativamente a maioria das opções de criptografia.


ID
505189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As recomendações técnicas da Microsoft para o produto SQL Server 2005 Enterprise System, em arquitetura de 32 bits, incluem memória RAM com um mínimo de

Alternativas
Comentários
  • https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc917691.aspx&prev=search


ID
515758
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São expressões corretas no MS SQL Server, os exemplos:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá.

    De cara eliminamos as questões A e C, pois não existe DROP de colunas;
    A questão B está errada porque está faltando agrupar pois foi usado um comando de agrupamento(avg);
    A questão D está toda erra pois misturou alterar tabela com coluna e esse datatype tb não existe.
  • Só para deixar um pouco mais claro, existe sim o Drop Column. Não na forma que foi exposto, mas sim ao se utilizar o comando ALTER TABLE,

    ALTER TABLE table_name
    DROP COLUMN column_name
  • Só mais uma correção ao comentário do colega Vanderlei.

    A questão B não está errada pelo motivo que ele apresentou, pois é possível sim usar uma função de agregação sem a cláusula de agrupamento (GROUP BY). A diferença de se usar o agrupamento ou não é que, sem agrupamento o resultado da função de agregação é relativo a todos os registros, enquanto que com agrupamento será mostrado um resultado para cada grupo de valores da coluna.

    O erro da questão B é que a cláusula FROM foi colocada antes da especificação da coluna a ser consultada. O comando correto seria:

    SELECT AVG(column_name)
    FROM table_name 


     


ID
534031
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O SQL Server 2005 suporta diversos métodos para preencher catálogos, incluindo

Alternativas
Comentários
  • e) full population, incremental population e update population.


    O uso das funções da questão estão em:
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/ms142575.aspx


ID
534034
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server 2005, são modelos de recuperação que ajudam a planejar os backups

Alternativas
Comentários
  • As operações de backup e restauração do SQL Server ocorrem no contexto do modelo de recuperação do banco de dados. Os modelos de recuperação são projetados para controlar a manutenção de log de transações. Um modelo de recuperação é uma propriedade de banco de dados que controla como as transações são registradas, se o log de transações exige (e permite) backup e que tipos de operações de restauração estão disponíveis. Existem três modelos de recuperação: simples, completo e bulk-logged. Geralmente, um banco de dados usa o modelo de recuperação completa ou o modelo de recuperação simples. É possível alternar para outro modelo de recuperação do banco de dados a qualquer momento.

    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms189275.aspx

ID
534037
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server 2005, transações de E/S incompletas, causadas por erros de E/S, podem ser verificadas por

Alternativas
Comentários
  •  

    Propriedades do Banco de dados (página Opções)
    Página Verificar

    Especifique a opção usada para descobrir e relatar transações de E/S incompletas provocadas por erros de E/S em disco. NenhumTornPageDetection e Soma de Verificação.
    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms188124.aspx

  • PAGE_VERIFY can take one of the three values:
    CHECKSUM, TORN_PAGE_DETECTION or NONE.
     
    The default and recommended value providing the most protection is CHECKSUM. This option advises SQL Server to calculate a checksum over the contents of each data / index page when it is written to disk. This value is stored in the page header. When the page is read from the disk, checksum is computed again and compared to the value in page header. 

    The TORN_PAGE_DETECTION value configures SQL Server to save a specific bit for each 512 byte sector on the data / index page. This allows SQL Server to detect I/O operations that might have been interrupted due to power failures or other types of system outages. If the saved bit is in a wrong state when the page is read from disk, the error 824 will be raised indicating a torn page. 

    The value of NONE advises SQL Server not to compute checksums nor flip bits for detecting torn pages. This option uses the least amount of resources but provides no protection against potentially serious problems. 

    Fonte: http://sqlserverpedia.com/wiki/Db_Config_-_PAGE_VERIFY_Option

ID
534043
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
534046
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL Server 2005 há os seguintes modos de autenticação:

Alternativas
Comentários
  • Durante a instalação, você deve selecionar um modo de autenticação para o Mecanismo de Banco de Dados. Há dois modos possíveis: modo de Autenticação do Windows e modo misto. O modo de Autenticação do Windows habilita a Autenticação do Windows e desabilita a Autenticação do SQL Server. O modo misto habilita a Autenticação do Windows e do SQL Server. A Autenticação do Windows sempre está disponível e não é possível desabilitá-la.
    Logo a resposta é a letra "a".
    Retirado de: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms144284.aspx

ID
534049
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As opções disponíveis de auditoria no SQL Server são:

Alternativas
Comentários
  • Security Page

ID
534052
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O SQL Server 2005 suporta os seguintes papéis de bancos de dados:

Alternativas

ID
534055
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São permissões granulares associadas com papéis de servidor fixo:

Alternativas
Comentários

ID
598483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando que um SGBD é um pacote de software para a implementação e manutenção de bancos de dados computacionais, julgue os itens a seguir.

O SQL Server oferece os seguintes tipos de integridade de dados: integridade de domínio, integridade de entidade e integridade referencial.

Alternativas
Comentários
  • Integridade de Domínio

    A integridade de domínio nada mais é do que a integridade do campo como o tipo de dados correto, se permite null ou not null, default´s, check´s constraints, estes mecanismos foram criados para dar integridade aos campos. Os tipos de dados também são caracterizados como integridade de domínio, se o tipo de dado estiver incorreto, ou com mais posições que o necessário, pode haver ali um risco que quebre a integridade. O check aqui é em nível de campo apenas por exemplo: Tenho um campo Meses e quero que entre valores de 1 até 12 somente.

    Integridade de Entidade

    A integridade de entidade nada mais é que a integridade da tabela, isto é conseguido através das Primary Keys ou Uniques, uma tabela sem PK ou Unique é uma tabela sem integridade de entidade, é muito comum pegarmos tabelas sem PK, alguns colocam campo identity e não se preocupam com as PK´s, mas esquecem que o campo identity não garante a não duplicidade.

    Integridade Referencial

    A integridade referencial é mais conhecida, são as Foreign Keys, nada mais é que eu aceitar valores em minha entidade que estão em outra entidade, isto é possível a partir da integridade de entidade, eu apenas consigo criar Foreign Keys a partir de uma Primary Key ou uma Unique, a integridade referencial consiste também em check em nível de tabela e não em nível de campo

    fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=669
  • Acho interessante o critério de notas do pessoal aqui. O colega acima colocou um monte de termos que não estão corretos de acordo com a literatura retirados de um site qualquer e a galera atribui ótimo. Outros colocam comentários super plausíveis e a galera coloca ruim...
    O navathe define o seguinte:
    • Integridade de Domínio: garante que, dentro de cada tupla, o valor de cada atributo A deve estar dentro de um valor indivisível do domínio dom(A).
    • Integridade de entidade: nenhum valor de atributo que componha a PK poderá ter seu valor NULL, pois ele servirá para identificar tuplas de forma única em uma tabela.
    • Integridade de chave: uma PK deve possuir as propriedades de unicidade (deve identificar de forma única uma tupla em determinada relação) e minimalidade (é uma superchave mínima, ou seja, uma superchave da qual não podemos remover nenhum atributo e ainda mantermos a unicidade). Obs.: A propriedade de minimalidade não é exigida por uma superchave. Essa é a diferença de uma superchave para uma chave candidata!
    • Integridade referencial: os atributos de uma FK devem estar no mesmo domínio da chave (primária ou secundária) referenciada e uma FK ou referenciará uma dessas chaves ou terá seu valor como NULL.
  • Pois é, Luiz, acontece que a questão quer saber sobre os tipos de integridade de um produto específico que é o SQL Server, e a que vc colocou não é especificamente dele. Só a título de informação, há vários outros tipos de integridade, que diversos autores, como [1] elenca, como(no caso da abordagem relacional):

    - Integridade de domínio, onde o valor de um campo deve obedecer a definição de valores admitidos para a coluna (o domínio da coluna).

    - Integridade de vazio, onde se especifica se os campos de uma coluna podem ou não ser vazios (se a coluna é obrigatória ou opcional).

    - Integridade de chave, que trata da restrição que define que os valores da chave primária e alternativa devem ser únicos. - Integridade referencial, que é a restrição que define que os valores dos campos que aparecem em uma chave estrangeira devem aparecer na chave primária da tabela referenciada.

    Em seguida, [1] prossegue com outros exemplos, afirmando haver muitas outras restrições de integridade que não se encaixam em nenhuma das categorias acima e que normalmente não são garantidas pelo SGBD. Essas restrições são chamadas de restrições semânticas. Alguns exemplos de restrições deste tipo poderiam ser:

    - Um empregado do departamento denominado “Finanças” não pode ter a categoria funcional “Engenheiro”.

    - Um empregado não pode ter um salário maior que seu superior imediato.

    Pare estes últimos casos, como o autor não fala de integridade de entidade e como o exemplo descrito se encaixa perfeitamente nesse conceito, pois os termos descritos são entidades, infere-se que são restrição de entidade.

    Perceba que descrevemos diversos tipos de integridade, e a questão arrola apenas 3 deles que o SQL possui, o que não invalida a questão. Mesmo que ele citasse apenas um desses três, ainda assim ela estaria correta.

    Fonte:

    [1] SBD, Heuser.

  • 1. Integridade de entidade

    Esse tipo de restrição está relacionado às regras impostas pelas chaves primárias. A integridade de entidade define somente que cada chave primária deve ser única e não nula. Também é conhecida como integridade primária ou de chave primária.

    2. Integridade referencial

    A integridade referencial está relacionada ao conceito de chave estrangeira. A regra simplesmente determina que uma chave estrangeira só pode estar em dois estados:

    a) Fazendo referência a um registro válido da tabela referenciada;

    b) Assumindo o valor NULL, caso em que o registro em questão não participa do relacionamento. 

    3. Integridade de domínio

    domínio é o conjunto dos valores possíveis para um determinado atributo. Dessa forma, a integridade de domínio determina que os valores de todas as colunas, em todos os registros de um banco de dados fazem parte de seus respectivos domínios. Por exemplo, se dizemos que um atributo é de um tipo numérico, um registro não poderá nunca ter um valor textual para esse atributo. Dentro da integridade de domínio temos uma subcategoria chamada integridade de vazio. Essa restrição determina se o atributo pode ou não assumir valores nulos.


ID
616840
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O mecanismo de “banco de dados incorporado”, normalmente executado em processo com o aplicativo, atendendo um cliente por vez, é fornecido pela Microsoft por meio do SQL Server 2005

Alternativas

ID
616843
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As tarefas de armazenamento, processamento e segurança dos dados são fornecidas pelo SQL Server 2005 por meio do serviço

Alternativas
Comentários
  • Database Engine. (ou mecanismo de armazenamento) é o componente de software subjacente que um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) usa para criar, ler, atualizar e excluir dados (CRUD) de um banco de dados. (ou mecanismo de armazenamento) é o componente de software subjacente que um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) usa para criar, ler, atualizar e excluir dados (CRUD) de um banco de dados.


ID
616846
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Projetar, criar e administrar estruturas multidimensionais, que contêm detalhes e dados agregados de múltiplas fontes, são tarefas realizadas no SQL Server 2005 pelo

Alternativas

ID
616849
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A ferramenta de autoria de relatório usada para criar relatórios ad hoc no SQL Server 2005 é denominada

Alternativas

ID
616852
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um ambiente integrado para acessar, configurar, gerenciar, administrar e desenvolver todos os componentes do do SQL Server 2005 é o

Alternativas