SóProvas


ID
1140025
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ________________ é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas. Esse processo não funciona necessariamente como uma alternativa ao método racional; na verdade, eles são complementares.
A expressão que preenche a lacuna, tornando-a CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • B

     

  • A teoria das decisões nasceu de Herbert Simon, que a utilizou para explicar o comportamento humano nas organizações. O processo de escolher o caminho mais adequado à organização também é conhecido como tomada de decisão.

     

    A diferença entre racionalidade e intuição está na proporção de informação, de um lado, e opinião e sentimentos, de outro. Quanto maior a de informações, mais racional é o processo. Quanto maior a proporção de opiniões e sentimentos, mais intuitivo se torna. A racionalidade e a intuição são atributos humanos complementares e não concorrentes.

     

    A tomada de decisão intuitiva é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas. Esse processo não funciona, necessariamente, como alternativa ao método racional; na verdade, eles são complementares. A intuição, principalmente, pode ser uma força poderosa no processo de tomada de decisões.

     

    Fonte: Ribas e Salim

  • Segue uma relacionada:


    QUESTÃO CERTA: A tomada de decisão intuitiva é um (a) processo cognitivo inconsciente, apoiado nas experiências vividas, em associações holísticas ou em conexões difusas entre informações divergentes.



    Resposta: Letra B

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 170), 

    Tomada de decisão intuitiva: processo cognitivo inconsciente gerado pelas experiências vividas.

    "Apesar de a intuição não ser racional, isso não significa que seja errada, nem que funcione necessariamente como uma alternativa ao método racional. Na verdade, eles podem ser complementares. Mas intuição não é superstição, nem produto de um sexto sentido mágico ou paranormal."

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.