SóProvas


ID
1140847
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria

No relatório de auditoria, deve ser divulgado que os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a:

Alternativas
Comentários
  • Conforme alínea B, item 31 da NBC TA 700:

    O relatório do auditor independente deve descrever a auditoria especificando que:

    (a) a auditoria envolve a execução de procedimentos para obtenção de evidência de auditoria a respeito dos valores e divulgações nas demonstrações contábeis;

    (b) os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causadas por fraude ou erro. Nessas avaliações de risco, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração das demonstrações contábeis da entidade para planejar procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia dos controles internos da entidade. Nas circunstâncias em que o auditor também tem a responsabilidade de expressar uma opinião sobre a eficácia dos controles internos juntamente com a auditoria das demonstrações contábeis, o auditor deve omitir a frase de que a consideração do auditor sobre o controle interno não tem a finalidade de expressar uma opinião sobre a eficácia dos controles internos; e

    (c) a auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis, tomadas em conjunto.Fonte: http://sejogagalera.blogspot.com.br/2014/05/receita-federal-comentarios-da-prova-de_13.html
  • olho nas palavras sempre, exclusivamente, todos.

    a) não é só por fraude
    b) não é só por erroc) não são todos os riscos, só os de distorções relevantes
    d) não é exclusivamente por erro
  • Não compreendi porque a letra c está errada? Alguém pode explicar?

  • Boa noite, a C está incorreta pelo uso do termo "identificação de TODOS os riscos de distorção nas demonstrações contábeis". Apesar de intuitivamente ser desejado a identificação de TODOS os riscos, a natureza do trabalho do Auditor NÃO PRECISA garantir a identificação dos riscos em sua TOTALIDADE.

  •  Lucas,

    c) identificação de todos os riscos de distorção nas demonstrações contábeis e no relatório da administração, independentemente se causada por fraude ou erro, determinando sua materialidade.

    O Auditor apenas se preocupa com os riscos de distorção RELEVANTE.

  • a resposta correta é a letra e) pois o auditor se preocupa com os risco de distorçoes relevantes  independente se causada por erro ou fraude

  • Letra A- Falso. O auditor está interessado na avaliação dos riscos de distorções relevantes, independentemente de serem decorrentes de fraudes e erros.

    Letra B- Falso. O auditor está interessado na avaliação dos riscos de distorções relevantes, independentemente de serem decorrentes de fraudes ou erros, mas não faz estimativas de risco no relatório. A responsabilidade primária pela detecção de fraudes é da administração. A responsabilidade (autoria) pela fraude não é, necessariamente, da administração.

    Letra C-Falso. Apenas distorções relevantes.

    Letra D-Falso. O relatório indica que o auditor cumpriu as exigências éticas e que a auditoria foi planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante.

    O planejamento pressupõe a identificação das áreas de maior risco, o que podemos considerar como uma espécie gestão de risco, com o auditor concentrando mais ou menos procedimentos em determinadas áreas. Entretanto, se há distorções, interessam ao auditor independentemente de serem causadas por fraude ou erros.

    Letra E- Verdadeiro

    Resposta E