- Receitas Financeiras de Juros recebidas por entidades comerciais é Valor Adicionado recebido em Transferência, pois é riqueza não criada pela própria entidade. Outros exemplos: resultados de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc.
- Valor da contribuição patronal para a Previdência Social está em Distribuição da Riqueza (ou Distribuição do Valor Adicionado), que mostra como a riqueza obtida pela entidade foi distribuída. Os principais componentes da Distribuição da Riqueza são: 1) Pessoal, 2) Impostos, Taxas e Contribuições, 3) Remuneração de Capitais de Terceiros e 4) Remuneração de Capitais Próprios.
Excelente a resposta do Colega Elcio, segue abaixo comentários com base nas explicações do Professor Justino de Oliveira, apenas para enriquecer os comentários:
Gabarito A
Pronunciamento Técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado:
Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc. Precisa ficar destacado, inclusive para evitar dupla-contagem em certas agregações.
Distribuição da riqueza
A segunda parte da DVA deve apresentar de forma detalhada como a riqueza obtida pela entidade foi distribuída. Os principais componentes dessa distribuição estão apresentados a seguir:
i) Pessoal – valores apropriados ao custo e ao resultado do exercício na forma de:
* Remuneração direta - representada pelos valores relativos a salários, 13º salário, honorários da administração (inclusive os pagamentos baseados em ações), férias, comissões, horas extras, participação de empregados nos resultados, etc.
* Benefícios - representados pelos valores relativos a assistência médica, alimentação, transporte, planos de aposentadoria etc.
* FGTS – representado pelos valores depositados em conta vinculada dos empregados.
ii) Impostos, taxas e contribuições - valores relativos ao imposto de renda, contribuição social sobre o lucro, contribuições aos INSS (incluídos aqui os valores do Seguro de Acidentes do Trabalho) que sejam ônus do empregador, bem como os demais impostos e contribuições a que a empresa esteja sujeita. Para os impostos compensáveis, tais como ICMS, IPI, PIS e COFINS, devem ser considerados apenas os valores devidos ou já recolhidos, e representam a diferença entre os impostos e contribuições incidentes sobre as receitas e os respectivos valores incidentes sobre os itens considerados como “insumos adquiridos de terceiros”.
Resolução:
Valores Recebidos em Transferência
a) Resultado da Equivalência Patrimonial
b) (+) Receita de Dividendos
c) (+) Receitas Financeiras
d) (+) Receitas de Aluguéis ou Royalties
A Contribuição Patronal para a Previdência Social é o INSS Patronal. Considerado uma distribuição de riqueza para o governo.
Distribuição do Valor Adicionado
Governo
ICMS, IPI, PIS e COFINS
(+) Impostos, Taxas e Contribuições