SóProvas


ID
1140874
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na elaboração da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), as Receitas Financeiras de Juros recebidas por entidades comerciais e o valor da contribuição patronal para a Previdência Social são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • - Receitas Financeiras de Juros recebidas por entidades comerciais é Valor Adicionado recebido em Transferência, pois é riqueza não criada pela própria entidade. Outros exemplos: resultados de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc.

    - Valor da contribuição patronal para a Previdência Social está em Distribuição da Riqueza (ou Distribuição do Valor Adicionado), que mostra como a riqueza obtida pela entidade foi distribuída. Os principais componentes da Distribuição da Riqueza são: 1) Pessoal, 2) Impostos, Taxas e Contribuições, 3) Remuneração de Capitais de Terceiros e 4) Remuneração de Capitais Próprios. 

  • Excelente a resposta do Colega Elcio,  segue abaixo comentários com base nas explicações do Professor Justino de Oliveira, apenas para enriquecer os comentários:

    Gabarito A

    Pronunciamento Técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado:

    Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc. Precisa ficar destacado, inclusive para evitar dupla-contagem em certas agregações.

    Distribuição da riqueza

    A segunda parte da DVA deve apresentar de forma detalhada como a riqueza obtida pela entidade foi distribuída. Os principais componentes dessa distribuição estão apresentados a seguir:

    i) Pessoal – valores apropriados ao custo e ao resultado do exercício na forma de:

    * Remuneração direta - representada pelos valores relativos a salários, 13º salário, honorários da administração (inclusive os pagamentos baseados em ações), férias, comissões, horas extras, participação de empregados nos resultados, etc.
    * Benefícios - representados pelos valores relativos a assistência médica, alimentação, transporte, planos de aposentadoria etc.
    * FGTS – representado pelos valores depositados em conta vinculada dos empregados.

    ii) Impostos, taxas e contribuições - valores relativos ao imposto de renda, contribuição social sobre o lucro, contribuições aos INSS (incluídos aqui os valores do Seguro de Acidentes do Trabalho) que sejam ônus do empregador, bem como os demais impostos e contribuições a que a empresa esteja sujeita. Para os impostos compensáveis, tais como ICMS, IPI, PIS e COFINS, devem ser considerados apenas os valores devidos ou já recolhidos, e representam a diferença entre os impostos e contribuições incidentes sobre as receitas e os respectivos valores incidentes sobre os itens considerados como “insumos adquiridos de terceiros”.


  • Insta saber que a DVA tem por finalidade demonstrar a origem da riqueza gerada pela empresa, e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração. Corresponde à diferença entre o valor da receita de vendas e os custos dos recursos adquiridos de terceiros.

    Fonte:
    RIBEIRO, Osni Moura. 
    Contabilidade Geral Fácil.
    9 ed. São  Paulo: Saraiva, 2013.


  • Resolução:

    Valores Recebidos em Transferência

    a) Resultado da Equivalência Patrimonial

    b) (+) Receita de Dividendos

    c) (+) Receitas Financeiras

    d) (+) Receitas de Aluguéis ou Royalties

    A Contribuição Patronal para a Previdência Social é o INSS Patronal. Considerado uma distribuição de riqueza para o governo.

    Distribuição do Valor Adicionado

    Governo

    ICMS, IPI, PIS e COFINS

        (+) Impostos, Taxas e Contribuições

  • Demonstração do Valor Adicionado esta na NBC TG 09 ! Neste link:

    https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/normas-completas/