SóProvas


ID
1141453
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A prospecção dos solos para se obterem dados que permitam projetar as fundações de uma obra pode ser executada por meio do SPT (Standard Penetration Test) ou por meio do CPT (Cone Penetration Test), sendo as principais diferenças entre esses dois tipos de sondagem:

I. para um mesmo número de furos e num mesmo local, o método SPT tem menor custo que o método CPT;

II. o método SPT é executado por meio de percussão, enquanto o CPT é executado por meio de pressão;

III. o método CPT fornece resultados mais completos do que o SPT.

Quantas dessas afirmativas estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Todas as afirmativas estão corretas.

     

    "Nossos feitos moldam o futuro!"

  • III. o método CPT fornece resultados mais completos do que o SPT.

    CPT: "Os principais atrativos do ensaio são o registro contínuo da resistência à penetração, fornecendo uma descrição detalhada da estratigrafia do subsolo, informação essencial à composição de custos de um projeto de fundações, e a eliminação da influência do operador nas medidas de ensaio" (Fonte: Ensaios de campo e suas aplicações à engenharia de fundações / Fernando Schnaid, Edgar Odebrecht. -- 2. ed.)

    II. o método SPT é executado por meio de percussão, enquanto o CPT é executado por meio de pressão;

    CPT: "O equipamento de cravação consiste de uma estrutura de reação sobre a qual é montado um sistema de aplicação de cargas. Em geral, utilizam-se sistemas hidráulicos para essa finalidade, sendo o pistão acionado por uma bomba hidráulica acoplada a um motor a combustão ou elétrico. Uma válvula reguladora de vazão possibilita o controle preciso da velocidade de cravação durante o ensaio. A penetração é obtida por meio da cravação contínua de hastes de comprimento de 1 m, seguida da retração do pistão hidráulico para o posicionamento de nova haste." (Fonte: Ensaios de campo e suas aplicações à engenharia de fundações / Fernando Schnaid, Edgar Odebrecht. -- 2. ed.)

    SPT: "Perfuração e cravação dinâmica de amostrador-padrão (...)" (Fonte: NBR 6484)

    I. para um mesmo número de furos e num mesmo local, o método SPT tem menor custo que o método CPT;

    "O Standard Penetration Test (SPT) é, reconhecidamente, a mais popular, rotineira e econômica ferramenta de investigação geotécnica em praticamente todo o mundo. (...) As vantagens desse ensaio com relação aos demais são: simplicidade do equipamento, baixo custo." (Fonte: Ensaios de campo e suas aplicações à engenharia de fundações / Fernando Schnaid, Edgar Odebrecht. -- 2. ed.)