-
CERTA
Q93514 Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Analista Administrativo - Área 1
Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Treinamento e Desenvolvimento;
O gerente de RH que busca garantir o sucesso na execução do treinamento deverá atentar para fatores como: qualidade e preparo dos instrutores e adequação do programa de treinamento às necessidades da organização.
GABARITO: CERTA
Q298595
Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Treinamento;
As ações de treinamento devem ser direcionadas para as atividades atualmente desempenhadas na instituição, sendo realizadas no intuito de eliminar deficiências previamente identificadas.
GABARITO: CERTA
-
GABARITO CORRETO!
Eu marcaria como errada pois, nem sempre, são os gerentes que são responsáveis pelo treinamento do pessoal. Alguém pode me ajudar? Obrigada!
-
Prezada Danielle,
Há um princípio básico em ARH: gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente, ou supervisor, ao qual elas estão subordinadas. Por esta razão, existe o princípio da unidade de comando: cada pessoa deve ter apenas um gerente. A contrapartida desse princípio é que cada gerente é o chefe único e exclusivo de seus subordinados. Para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de ARH, que lhe proporciona os meios e serviços de apoio. Assim, gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente, que por sua vez deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela organização. Gradativamente, a área de ARH está deixando de ser a prestadora de serviços especializados de recursos humanos, abandonando paulatinamente suas operações burocráticas e se transformando cada vez mais em uma área de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes de nível médio para a nova realidade. Estes passam a ser novos gestores de pessoal dentro das empresas, o que significa que as decisões eações com relação às pessoas passa a ser da alçada dos gerentes e não mais uma exclusividade da área de ARH.
SCIENTIA SIT POTENTIA.
-
Acredito que a dúvida da Danielle e minha permanecem... pois não estamos falando sobre função de linha e de staff e sim da não obrigatoriedade do gerente em ser o instrutor de um programa de treinamento.
-
minha contribuição visto no Curso de Gestão de Pessoas Andreia Ribas.
Tipos de treinamento
- Técnico-operacional: objetiva capacitar o indivíduo a desempenhar tarefas específicas. É em curto prazo.
- Integração: programas intensivos de treinamento inicial destinados aos novos membros da organização, para familiarizá-los com a linguagem usual da organização, com os usos e costumes, valores internos (cultura organizacional), normas e padrões de comportamento, a estrutura de organização (áreas existentes), os principais produtos e serviços, missão e os objetivos organizacionais.
- Gerencial: objetiva desenvolver as competências técnica, administrativas e comportamentais do treinando. É em longo prazo.
- Comportamental: visa desenvolver ou modificar atitudes.
Processo de treinamento – cíclico e contínuo
-
é o que?? regra do cespe o gerente ser linha ou staff? ¬¬ fico com a mesma duvida da danielle e do alex.
ia marcar errado lindamente.
-
Concordo com os demais colegas, pairou sobre mim a mesma dúvida, não acredito que o gerente é obrigado saber lidar com o T&D, pelo contrário, eu acreditava que isso era obrigação do responsável do setor de pessoas, muitas empresas possuem um quadro especifico para este fim, e os gerentes não fazem a mínima ideia do quadro de treinamento...
Eu queria somente um embasamento teórico que realmente mostre isso, por que até agora só temos pessoas interpretando a questão, mas onde tem isso?
-
Resposta certa.
Existem diversos tipos de treinamentos. Dentre eles, existe o treinamento que ocorre no próprio
dia-a-dia por meio da orientação da chefia, que é considerada a principal forma
de treinamento no trabalho, onde cada orientação é um treinamento. Acredito que foi neste sentido que a Cespe colocou que o gerente pode ter habilidades de treinamento.
-
-
3. Implementação / execução: depende dos seguintes fatores: (1) Adequação do programa de treinamento
às necessidades da organização, (2) a qualidade do material de treinamento, (3) a cooperação dos gerentes e
dirigentes, (4) a qualidade e a preparação dos instrutores e aprendizes.
habilidade dos gerentes para treinar e formar pessoas
Tanto os gerentes como os dirigentes terão de ter habilidades, como sinônimo de cooperacão, pois se eles não estiverem também motivados, com informacões específicas sobre o programa de treinamento e com bom relacionamento interpessoal eles poderão fazer com que o treinamento não ocorra parcial ou totalmente. Outro exemplo seria um dirigente que não coopere com a verba, atrapalhando assim o processo...
Espero ter ajudado
A paz...
-
Os métodos de treinamento no trabalho constantes da programação das organizações devem incluir critérios claros e estruturados, habilidade dos gerentes para treinar e formar pessoas e definição de metas de trabalho fundamentada na realidade. CORRETA
--------
Amigos, onde na questão diz que SOMENTE os gerentes treinam? E onde diz que esse gerente citado na questão é o gerente de linha? Nas organizações existem diversos gerentes, como o gerente de treinamento, por exemplo. Inclusive o gerente de linha pode treinar também, mas não pensem só nele ok.
-
Um
dos métodos bastante utilizados para preparar e atualizar tecnicamente os profissionais
é o treinamento no trabalho, também conhecido como on the job training. Trata-se
de uma modalidade de treinamento realizado no posto de trabalho, que
possibilita ao profissional que necessita adquirir novos conhecimentos e
maiores habilidades, aprender e praticar o aprendizado juntamente com um
instrutor capacitado. Essa modalidade de ensino é adotada para capacitar os
profissionais das empresas a realizarem os trabalhos peculiares de cada setor
sem que haja a necessidade de se ausentar por longos períodos do local de
trabalho para realizar treinamentos em sala de aula. Nessa modalidade de
ensino, o profissional aprende à medida que realiza as tarefas do dia-a-dia. Esse
tipo de treinamento deve incluir critérios claros e estruturados, habilidade
dos gerentes para treinar e formar pessoas e definição de metas de trabalho
fundamentada na realidade.
-
Também fiquei na dúvida sobre o gerente, mas pensei assim:
O RH (Staff) pode ajudar ou desenvolver o treinamento junto com o gerente (linha), sendo esse quem aplicaria o treinamento.
Não sei se estou falando besteira, mas já passei por essa experiência em várias empresas.
Gabarito C
-
podem ser os gerentes como o pessoal do RH, a questão não fala "exclusivamente os gerentes"
-
COMPLETANDO; esses gerentes podem ser de linha, como de RH, como a questão não restringiu ela está correta.
-
Gab: CERTO
- Os métodos de treinamento devem ser mensuráveis, adaptáveis e alcançáveis. Além dos treinandos, os gerentes também precisam possuir o CHA e estabelecer critérios verdadeiros de avaliação. Assim, metas de trabalho subjetivas e irreais devem ser evitadas.
OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Interessados, solicitem amostra: Soresumo.com.br@gmail.com
Erros, mandem mensagem :)